• Nenhum resultado encontrado

NEWS. Publicação trimestral Ano 1 Nº 2 JUL/AGO/SET/ Venda proibida. Flagship Store Manuel Martins Village Mall e RioMar

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NEWS. Publicação trimestral Ano 1 Nº 2 JUL/AGO/SET/ Venda proibida. Flagship Store Manuel Martins Village Mall e RioMar"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Flagship Store

Manuel Martins

Village Mall e RioMar

Publicação trimestral – Ano 1 – Nº 2 JUL/AGO/SET/2012 - Venda proibida

NEWS

(2)

Traduzida

para o português, a palavra flagship significa o navio líder de uma esquadra, aquele que comanda as ações operadas pelas demais embarcações. No varejo (+ store), a expressão refere-se à loja líder de uma rede, não por seu tamanho, mas por representar de forma inovadora o conceito da marca e sua posição no mercado.

Flagship store é um conceito praticado por grandes marcas globais desde os anos 90, mas desembarcou com força no Brasil apenas nos últimos anos. Em São Paulo, o principal endereço da ousadia é o bairro dos Jardins, em especial a rua Oscar Freire e vizinhança, região escolhida por marcas consagradas para mostrar suas ideias ousadas e cheias de personalidade.

A Construtora LAR foi responsável pela construção, nos últimos meses, de três das mais importantes flagship stores da região - as lojas Schutz Oscar Freire, John John Oscar Freire e Noir Bela Cintra,

espaços que se tornaram ícones de charme e referência de visual merchandising.

Schutz

A badalada loja de sapatos do grupo Arezzo&Co reinaugurou o espaço de três pavimentos e 430 m2 na Oscar Freire em junho de 2012. A data foi celebrada com o lançamento de sapatos pintados à mão na própria loja por três artistas plásticos. Marília Lima, gestora de contrato da LAR responsável pela conta do grupo Arezzo&Co, revela que a unidade

incorporou soluções exclusivas, como a fachada de painéis brancos de Corian (Du Pont) iluminados por diodos de LED. “O uso externo do Corian, exclusivo desta loja, exigiu que o material fosse importado”, explica.

Outra novidade foi a criação, no fundo da loja, de um closet onde as clientes podem provar, além dos desejados sapatos, peças de vestuário e acessórios que acabam de entrar na linha de produtos da Schutz. A área é integrada harmoniosamente ao jardim, que ganhou amplitude com um espelho bronze, inédito na rede, aplicado também no nicho da escada. Marília explica que a obra também exigiu intervenções na fundação e na estrutura, feitas sob as restrições comuns a um local como a Oscar Freire, mas o resultado final reforçou o conceito de modernidade e exclusividade da marca. O espaço possui ainda dois vídeo walls. A obra, gerenciada por André Giusti, teve também a participação de Devair Ambrozio e Celso Novaes.

John John

Sofisticada e glamorosa, a Oscar Freire também foi a passarela escolhida para sediar a flagship store da John John, marca de moda jovem do grupo Restoque. Maurício Morita, gerente da LAR, explica que o espaço de 543 m2 foi todo transformado para ganhar amplitude e favorecer a acessibilidade. Entre as intervenções, a LAR retirou um pavimento para atingir o pé direito estipulado no projeto de Fernanda Marques e instalou um elevador, facilitando o acesso

Flagship Store: a essência da marca

Capa

aos dois andares da loja. O time da LAR nesta obra é composto ainda por Renata Soares, gestora de contratos, Alduir Xavier e Wilson Moreno.

Um dos diferenciais do projeto, segundo Renata Soares, é a ausência de vitrine. A fachada possui apenas o nome em relevo (all type) e o brasão da marca acima da porta - um convite para desbravar o endereço, que reúne uma linha completa de jeans, camisetas, saias e jaquetas, além da coleção infantil. Ela explica que as peças são valorizadas pelo forro de gesso preto em contraste com luzes focais nos produtos e muito neon, forrorama metalizado e nichos de exposição que lembram espaços da casa. No mobiliário, itens inusitados, como o sofá em forma de pára-choque e o pufe “tecla de computador”, definem a linguagem jovem e despojada, reforçada por provadores com vidros e espelhos cor de laranja. Os modelos da coleção estão também em um catálogo virtual acessível pelo IPad. A inauguração da John John Oscar Freire ocorreu em março e contou com a presença de diversas celebridades, entre elas o ator Ian Somerhalder.

Noir, Le Lis

Também do grupo Restoque, a Noir, Le Lis, marca de vestuário masculino que valoriza o conforto, o design e a consciência ambiental, instalou sua flagship store na rua Bela Cintra. A obra foi realizada pela LAR sob a gerência de Paulo Hachich e contou na equipe com Joaquim Cavalcante, gestor do contrato, Luciano Santos e Nilciano Sales. Joaquim

explica que a fachada marcante do prédio, em estilo retrô com superfície texturizada, recebeu pórticos em chapas de aço pintado. No interior, a marca exibe uma autêntica barbearia, ambientada com um revestimento de pastilhas brancas à semelhança de antigos azulejos. “As cubas recebem água quente de aquecedores de passagem sob a bancada, o que não é usual em lojas”, destaca o gestor. O espaço cenográfico, projetado pelo escritório de arquitetura PAC, conta ainda com uma decoração lúdica, que remete a uma sauna, e o uso generoso de madeira no forro e de MDF cru nos provadores.

A flagship store da Noir conta com linhas completas de acessórios, tricô, jeans e homewear, e tem também à disposição dos clientes serviços de alfaiate para pequenos ajustes. A loja de 594 m2 foi inaugurada em abril, com a presença do ator Matthew McConaughey e da modelo Camila Alves.

Concept stores

Desde os anos 90 o conceito de flagship store vem sendo praticado por grandes marcas mundiais. A intenção original era criar nos principais centros urbanos espaços dedicados a algum tema ou estilo de vida. Com o passar do tempo, as flagship stores passaram a oferecer aos clientes novas experiências de compra, baseadas em inovações e um jeito particular de se relacionar com ele. Algumas concept stores que se destacaram foram a 10 Corso Como (Milão), Colete (Paris), Quartier 206 (Berlim) e Niketown (Nova Iorque).

Foto Ar

quivo LAR

Foto Coscia & Nehmad Foto Coscia & Nehmad

(3)

Entrevista

principalmente no setor da construção. Esperamos

dos órgãos de aprovação o desenvolvimento e o cumprimento de políticas públicas de uso e ocupação do território e diretrizes para que o local seja tanto sustentável quanto o empreendimento situado nele.

Como se dá o acompanhamento de um projeto até a certificação?

Manuel Martins - A certificação ocorre em três etapas, no caso de prédio novo. Ela começa na fase de Programa, que corresponde ao planejamento. Esta etapa define questões como: “o que vou fazer, onde, para que, como funcionará, características do local, inserção no local e níveis de desempenho do edifício em operação, orientações de projeto, viabilidade, recursos disponíveis e compromisso do empreendedor”. Essa demonstração toda, mais um sistema de gestão das etapas, corresponde ao Programa, que é certificado. Depois existem as etapas de Projeto e de Realização, além de Operação e Uso.

Quando o empreendedor interessado na certificação deve procurar a fundação?

Manuel Martins - No início do planejamento. O ideal é consultar as referências técnicas do processo Aqua antes do projeto. Há quem pense na sustentabilidade já na escolha do terreno.

Em relação ao processo, quais são as responsabilidades do empreendedor e da fundação?

Manuel Martins - No contato conosco, o empreendedor apresenta uma visão do seu empreendimento. A fundação avalia se ele se enquadra nos critérios de certificação e produz uma proposta composta das fases que serão avaliadas. O empreendedor deve mostrar como vai garantir o atendimento dos critérios da certificação. Nesta etapa, se estiver tudo conforme, o certificado será emitido na fase de Programa. O projeto precisa ser bom, superior ou excelente em cada categoria. Ele precisa ser avaliado com 3 itens excelentes e 4 superiores.

Quais são os parâmetros para ser bom, excelente ou superior?

Manuel Martins - Os detalhes estão no Referencial Técnico de Certificação, preparado pela fundação em cooperação com os grupos franceses Cerqual e CSTB e com professores da Engenharia de Produção da Poli-USP.

Qual é o perfil predominante de quem procura o Processo Aqua?

Manuel Martins - O processo está presente na certificação de lojas, escolas, igrejas, parques, edifícios e conjuntos habitacionais, edifícios comerciais, além de shopping centers.

Em quatro anos de existência o Aqua possui muitos empreendimentos certificados...

Manuel Martins - Sim, mas nem todos estão prontos. Por isso é importante pensar a sustentabilidade na fase de planejamento; desenvolver o projeto antes de construir; estabelecer a gestão integrada do processo; conscientizar o usuário para o bom uso dos recursos; e quando o empreendimento for entregue refletir sobre o aprendizado.

Quais os benefícios da certificação?

Manuel Martins - O processo de certificação ajuda a melhorar o próprio processo do empreendedor; sua imagem também é beneficiada pelo fato de a sustentabilidade ser comprovada por outra organização, com método estruturado, coerente e rigoroso; terceiro aspecto, o empreendedor começa a perceber a preferência do mercado pela certificação; por fim, as soluções indicadas no processo podem resultar em economia na própria obra, no custeio e na manutenção.

São as “soluções ativas e passivas” que um projeto sustentável deve comportar?

Manuel Martins - Sim, tudo o que pudermos resolver no projeto será mais econômico. O benefício para o usuário, se ele usar bem a edificação, é a redução das despesas de manutenção, água, luz etc. A durabilidade e a manutenção do valor patrimonial também são requisitos do Aqua e devem ser decididos no início.

Critérios do Processo Aqua para edifícios

Vitrine Sustentável

O mundo mudou.

Economizar energia, promover o reuso da água e reciclar resíduos se tornaram uma necessidade e um diferencial de mercado. Esta é a crença de grupos empresariais do varejo e da área imobiliária. Exemplo disso é que, ainda em 2012, o país ganhará dois shopping centers com a bandeira da sustentabilidade: o Rio Mar (Grupo JCPM), em Recife, e o Américas Shopping (Construtora Ecia), no Rio de Janeiro. Ambos receberão a certificação Aqua (Alta Qualidade Ambiental), concedida pela Fundação Vanzolini, de São Paulo.

Os dois shoppings encontram-se em estágios diferentes – o Américas, concluindo os projetos executivos, foi certificado na fase Programa; o Rio Mar Recife, concluindo a obra, passará por auditoria para certificação da fase Realização. Lançado no Brasil em 2008, o Processo Aqua é uma certificação internacional da construção sustentável baseada em 14 objetivos de desempenho ligados a eco-construção, eco-gestão, conforto e saúde.

Os projetos de lojas têm um papel fundamental em favor da sustentabilidade, assim como as construtoras, responsáveis pela escolha integrada de produtos, processos e sistemas construtivos empregados na obra. Esse ciclo resulta, por exemplo, em uma construção racionalizada, com mínima geração de entulhos e baixo índice de desperdício, gerando um canteiro de obras com baixo impacto ambiental - critérios da certificação. A LAR Construtora contribui, nesse processo, com algumas das mais importantes lojas do Rio Mar, como a âncora Tok & Stok, Sony, Le Lis Blanc, BoBo, John John e Bare Minerals, entre outras (leia Mercado).

A metodologia do Processo Aqua, desenvolvida e adaptada pela Fundação Vanzolini, foi baseada na certificação francesa HQE (Haute Qualité Environmentale), reconhecida por entidades certificadoras da SBAlliance (Sustainable Building Alliance). Primeiro a receber a certificação Aqua, o Rio Mar, por exemplo, teve nível de desempenho excelente em oito das 14 categorias avaliadas e recebeu nota máxima nos critérios gestão de água, energia e resíduos, além de apresentar um canteiro de obras com baixo impacto ambiental.

O coordenador do Aqua, professor Manuel Martins, revela que a certificação já ganhou importantes adesões e conta com dezenas de empreendimentos certificados, entre eles diversas lojas. E explica como funciona o processo de certificação.

O conceito de sustentabilidade e o processo de certificação estão mudando a forma de projetar o espaço e utilizar os recursos?

Manuel Martins - As mudanças culturais ocorrem

Por Eder Santin

Foto Eder Santin

Eco-construção

Relação com o entorno

Escolha integrada de produtos, processos e sistemas

construtivos

Canteiro de obras com baixo impacto ambiental

Eco-gestão

Da energia

Da água

De resíduos de uso e de operação

Manutenção com permanência do desempenho ambiental

Conforto

Térmico

Acústico

Visual

Olfativo

Saúde

Qualidade sanitária dos ambientes

Qualidade sanitária do ar

Qualidade sanitária da água Manuel Martins, coordenador do

(4)

O setor de varejo aguarda com grande expectativa a inauguração, em 2012, de dois grandes shopping centers no país: o Village Mall, no Rio de Janeiro, e o Rio Mar Recife, na capital pernambucana.

O luxo em novas grifes

Novo endereço na Barra da Tijuca, o Village Mall, com inauguração prevista para novembro, promete trazer marcas ligadas a moda, cultura, beleza e estilo ainda inéditas no Brasil, como Michael Kors, Anne Fontaine, Coccodrillo, Burberry, Tory Burch, Tiffany e Ermenegildo Zegna, entre outras. A LAR também está presente no empreendimento, sendo responsável pela construção de espaços de destaque, como a mega livraria Saraiva, com mais de 2000 m2 de piso; a inédita loja Besi, que mescla num mesmo espaço café e decoração; a Phebo e a sempre sofisticada Trousseau, além de outras lojas.

O shopping do grupo Multiplan tem uma área construída superior a 116 mil m2 e conta com 123 lojas, teatro de 1.600 lugares; salas vip de cinema, restaurantes e 1.770 vagas no estacionamento. O projeto é assinado pelo arquiteto Antonio Paulo Cordeiro (Coutinho, Diegues & Cordeiro) e oferece espaços generosos de circulação e farta iluminação natural, graças aos 8 mil m² de vidro instalados em claraboias e nos enormes átriuns de 20 metros de altura.

Estimado em cerca de R$ 350 milhões, o empreendimento de três pavimentos integra o complexo composto pelo BarraShopping, New York City Center e Centro Empresarial Barrashopping, iniciados pela incorporadora há cerca de 30 anos e que serão interligados por passarelas e microônibus.

O maior shopping do Nordeste

A cidade de Recife também celebra a vinda de um novo empreendimento de peso: o Rio Mar Recife, maior shopping center do Nordeste, título conquistado antes mesmo da inauguração. O empreendimento, que abre as portas oficialmente no fim de outubro, ostenta 101 mil m2 de Área Bruta Locada (ABL) e abriga 476 lojas. Seu porte rivaliza apenas com o do futuro Rio Mar Fortaleza (93 mil m2 de ABL). Algumas das mais importantes lojas do empreendimento foram construídas pela LAR, como a âncora Tok & Stok, com mais de 7500 m2 de construção; a moderna Sony, e as charmosas Le Lis Blanc, BoBo, John John e Bare Minerals, entre outras marcas.

O Grupo JCPM investiu R$ 600 milhões no empreendimento, que possui 18 lojas âncoras, 7 megalojas, 12 restaurantes e 12 salas de cinema, além de teatro com 720 lugares e 6.200 vagas de estacionamento. A estrutura viária foi concebida para atender a um público que pode chegar a 100 mil visitantes em momentos de pico.

O presidente do Grupo JCPM, João Carlos Paes Mendonça, entregou o empreendimento pessoalmente aos operadores no dia 31 de maio, afirmando na ocasião tratar-se da realização de um sonho. O Rio Mar é o primeiro shopping do país a receber o Selo Aqua (Alta Qualidade Ambiental) de sustentabilidade, sendo considerado excelente em 8 das 14 categorias avaliadas pela Fundação Vanzolini (veja entrevista nesta edição).

Mercado

Village Mall / Rio Mar

Social

Nike

Técnica & Arte

Caio Castro na inauguração da memove Wallig Constanza Pascolato e Alexandre Birman na inauguração da Schutz Oscar Freire

Fotos Fer

nando Per

eira

Foto Fabiano Panizzi

Foto Divulgação

Ian Somerhalder na inauguração da John John Oscar Freire Ju Ferraz, Alessandra Saddi, Thassia Naves, Alexandre

Birman, Sophia Alckmin, Cris Tamer e Fran Monfrinatti na inauguração da Schutz Oscar Freire

Simples, mas refinado

A Nike, uma das mais conceituadas marcas esportivas do mundo, inaugurou em setembro seu primeiro escritório no Rio de Janeiro. Ele ocupa 400 m2 de um prédio em Ipanema e surpreende pelo estilo despojado.

As obras foram realizadas pela LAR sob gerência do engenheiro Ilan Katalan e coordenação do engenheiro Renato Azevedo. O escritório carioca possui instalações aparentes e acabamento de cimento queimado polido no piso, banheiros e pilares. E as divisórias de MDF cru receberam apenas proteção da seladora, a fim de evitar o desgaste natural do material. Renato explica que o layout limpo exigiu cuidados adicionais. “As instalações aparentes requerem o encaixe perfeito de dutos e o alinhamento preciso de caixas elétricas”. O hall do andar, por ser curvo, representou ponto de atenção da marcenaria, que preparou uma porta adequada ao espaço. A maior dificuldade da obra, contudo, foram as restrições do condomínio. “Trabalhamos sob um regime de apenas 1 hora pela manhã e de 3,5 horas no fim do dia”, explica Renato. A equipe da LAR contou ainda com Nelson Machado (técnico residente) e Carlos Xavier e Joaquim Mat.

Foto Divulgação

Foto AgNews Band

Perspectiva artística do Village Mall (RJ)

(5)

Amsterdam Sauer Barra Shopping

Loungerie Shopping Mooca

Memove Wallig Nike Office RJ

www.larconstrutora.com.br

Portfólio

Obras recentes da LAR Construtora

Expediente

Ano 1 - nº 2 JUL/AGO/SET/2012 LAR News é uma publicação trimestral da LAR Construtora São Paulo/SP - Brasil Diretor Responsável: Andre Giusti Coordenação: Eliana Taniguti Editor: Cidadela | Eder Santin Mtb 16.439 Projeto Gráfico e Direção de Arte: e8 comunicação

Granado Shop Galleria Campinas

Le Lis Blanc Iguatemi JK

Foto Ar

quivo LAR

Foto Coscia & Nehmad

Foto Fer

nando Per

eira

Foto Ar

quivo LAR

Foto Coscia & Nehmad

Foto Ar

Referências

Documentos relacionados

3 — Caso o resultado dos controlos efectuados pelos produtores referidos no n. o 2 ou quaisquer informações à sua disposição revelem a presença de um ou mais organismos

As informações relativas às UFs são analisadas, primeiramente, no conjunto, em relação ao Brasil e à região correspondente, apresentando-se dados sobre o número de empregos

Assim, este trabalho teve como objetivo principal estudar a influência da incorporação de material reciclado pós-consumo ao PEAD virgem, em diversas porcentagens, quanto as suas

Média anual ± desvio padrão da abundância absoluta por faixa etária (infantes, juvenis e adultos) e resultado da análise de variância para as diferenças na abundância entre

Para que nossa proposta de solução através do algoritmo de inteligenciamento que visa escalonar a infraestrutura de nuvem funcione de forma eficiente, também

Apresenta o acordo entre a Secretaria Municipal de Educação de Teresina-PI e o Instituto Alfa e Beto, tendo em vista aquisição de materiais do Programa Alfa e Beto Pré-escola II

• Os egípcios acreditavam na vida após a morte, preservando assim seus mortos para o.. renascimento de

CPFL SUL PTA COMPANHIA SUL PAULISTA DE ENERGIA 48,114. CP MAT_MT EI CERVEJARIA