• Nenhum resultado encontrado

Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

www.boschsecurity.com.br O Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL é um painel

de controle analógico desenvolvido para pequenas e médias instalações, em aplicações comerciais ou em edifícios públicos.

O FPA-1000-UL combina equipamentos do Painel de Controle de Incêndio (FACP) completamente integrados, tais como Circuitos de Equipamentos de Notificação (NACs), Circuitos de Linha de Sinalização (SLCs), relés, fonte de alimentação, Transmissor Comunicador Digital de Alarme (DACT) e conexão Ethernet, com a possibilidade de expansão usando o barramento de opções ou placas tipo plug-in. Os dois NACs integrados podem ser expandidos com o booster de NAC remoto endereçável e programados com padrões específicos de ativação. O painel de controle padrão inclui um SLC que suporta 127 pontos endereçáveis (em cada ponto pode-se instalar um detector analógico, um módulo ou um detector analógico com uma base com sirene). O painel de controle é facilmente expansível com o módulo plug-in de Circuito de Lplug-inha de Splug-inalização FPE-1000-SLC, duplicando os pontos de endereços.

O painel possui um gabinete metálico sólido e compacto com uma fechadura e chave e uma porta removível interna de acesso às placas eletrônicas. Possui opções de instalação semi-embutida e em superfície plana. Na parte frontal do painel, seis diodos emissores de luz (LEDs) mostram as condições de Incêndio, Alarme de Gás, Alimentação, Supervisão, Silenciar e Falha. O teclado

integrado pode ser utilizado para programar e controlar totalmente o sistema mesmo usando luvas de bombeiro. Além disso, um grande display LCD alfanumérico com 4 linhas, de 20 caracteres cada, mostra a informação do ponto do dispositivo programado. Quatro teclas ativam as funções de Reconhecimento, Reset, Silenciamento e Teste de Evacuação.

O painel FPA-1000-UL permite várias abordagens de programação:

• Programação pelo painel frontal (via teclado incorporado)

• Programação no local, usando um laptop com a possibilidade de pré-programar no escritório

• Programação remota com acesso remoto via Ethernet (baseada em web browser – por ex. Internet Explorer e etc.).

Para a programação pelo painel frontal, o sistema fornece uma função de auto-reconhecimento permitindo ao instalador configurar de forma rápida e fácil o sistema no modo predefinido. Usando um laptop local ou uma comunicação de acesso remoto, a programação é efetuada por meio de uma interface de usuário baseada em browser. Assim sendo, não é necessário qualquer instalação de software. O painel pode receber diagnósticos de um Web browser rodando num PC conectado em rede.

Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL

Inclui um Circuito de Linha de Sinalização, configurável que

suporta 2 circuitos Classe B (Estilo 4) ou um circuito Classe A (Estilo 6 ou 7).

Expansível adicionando um segundo módulo de Circuito de Linha de Sinalização FPE-1000-SLC.

Cada Circuito de Linha de Sinalização suporta até 127 pontos endereçáveis. Em cada ponto endereçável pode-se instalar um detector analógico, um módulo ou um detector analógico com uma base de sirene.

Possui dois circuitos NACs integrados com capacidade de 2,5 A cada (não sincronizados), permitindo até 4 A de corrente total (incluindo NAC, Barramento de Opções e alimentação auxiliar).

Suporta até 4 boosters de NAC remoto endereçáveis, fornecendo alimentação auxiliar e até 16 circuitos NAC sincronizados. Possui três relés Tipo C programáveis na placa principal

(incêndio, falha, supervisão, alarme de gás ou ativação por zona).

(2)

1. Barramento de Opções

2. Circuito de Linha de Sinalização 1 3. Circuito de Linha de Sinalização 2

4. Circuito de Equipamento de Notificação (NAC) 5. Módulo City Tie Energia Local/Circuito de Polaridade

Invertida

6. Baterias de Alimentação Auxiliar Funções

Comunicação

O FPA-1000-UL tem um circuito RTPC/DACT de linha telefônica dupla e uma conexão Ethernet com reporte Conettix IP. O painel reporta em formato Contact ID, SIA e Modem Illa2. O painel fornece diversas funções de reporte, tais como controle de discagem e supervisão de transmissão, prioridades dos grupos de reporte, encaminhamento de destinos, reportes de teste automáticos e manuais e função de Anti-Repetição. As seguintes características são programáveis para a conta primária e secundária:

• Dois números diferentes de telefone ou IP • Tipos de discagem diferentes para RTPC (apenas

pulso, tom e pulso ou apenas de tom) • Supervisão de linha RTPC individual (sinal de

falha audível e visível em caso de falha na via de transmissão)

• Opções selecionáveis para Grupos de Direcionamento de Reporte

• Tempo de espera de reconhecimento programável para cada conta Conettix de reporte IP (15 a 255 segundos) • Frequência de chamada de teste programável

individualmente para cada conta (4, 12, 24 horas, intervalos de 7 e 28 dias, frequência padrão de 24

horas).

Com a função de modem, é possível programar remotamente o painel de controle (carregar um novo arquivo de parâmetros para o painel a partir da estação remota).

Circuitos de Equipamentos de Notificação (NACs) Dois Circuitos de Equipamentos de Notificação (NACs) de Classe A Estilo Z ou Classe B Estilo Y fornecem até 4 A de 24 V de alimentação (não sincronizado: 2,5 A por NAC; sincronizado: 2,75 A NAC 1 + NAC 2 no total) para operar sirenes, estrobos, campainhas e outros equipamentos de notificação.

Cada NAC pode ser programado para fornecer Código 4 Temporal, Código 3 Temporal, Contínuo, Pulsado e saída de protocolo sincronizado para equipamentos de notificação da Wheelock e System Sensor.

Barramento de Opções

No Barramento de Opções, o FPA-1000-UL suporta: • até oito Centros de Comando Remotos

FMR-1000-RCMD e Indicadores Remotos FMR-1000-RA em qualquer combinação,

• até oito Indicadores por LED da Série D7030X com oito LEDs de zona cada,

• até oito combinações da Série D7030X/D7032, • até dois Módulos de 8 Relés (D7035) ou Módulos de

8 Controladores (D7048) com 8 saídas de Coletor Aberto.

As saídas dos Módulos D7035 e D7048 são totalmente programáveis e podem ser ativadas pelos eventos do sistema. Estas saídas possuem as mesmas opções de programação como os relés locais. Cada saída opera independentemente das outras sete para fornecer completa flexibilidade. A comunicação com o D7035/B ou D7048/B é supervisionada através do barramento de opções.

Alimentação

Um transformador operando com 120 Vca ou 240 Vca é fornecido com o painel de controle. Duas baterias de alimentação auxiliar de 7 Ah a 18 Ah cada cabem dentro do gabinete do painel de incêndio. Uma caixa separada para baterias pode fornecer maior capacidade.

O FPA-1000-UL fornece duas saídas de alimentação auxiliar (uma FWR – Full Wave Rectified e uma CC) com 0,5 A a 24 V cada, com AUX/RST comutável. Esta alimentação auxiliar pode alimentar placas de expansões ou outros dispositivos auxiliares de baixa corrente. Para instalações que requerem capacidade de bateria maior que 40 Ah, pode ser usada uma fonte de

alimentação externa regulada e certificada UL 1481. As fontes de alimentação externas conectam através dos terminais da bateria do painel e são supervisionadas para falha CA e da bateria por um módulo de entrada de monitoramento no Circuito de Linha de Sinalização (SLC). O Booster de NAC Remoto FPP-RNAC-8A-4C adiciona quatro Circuitos de Equipamentos de Notificação (NFPA 72, Classe A Estilo Z ou Classe B Estilo Y) ao painel de incêndio ou serve como uma fonte de alimentação para sistemas de sinalização de proteção a incêndio. Esta fonte de alimentação regulada fornece até 6 A de corrente que é utilizada para recarregar as baterias e alimenta cargas de dispositivos de alarme contínua ou intermitente. Estes 6 A de corrente podem ser distribuídos através de 4

(3)

www.boschsecurity.com.br circuitos de Fonte de Alimentação NAC, que são partes

do FPP-RNAC-8A-4C. O FPP-RNAC-8A-4C é certificado UL para uso em aplicações comerciais de alarme de incêndio. Circuitos de Linha de Sinalização

O Painel de Incêndio Compacto utiliza o Protocolo de Comunicação Digital (DCP) patenteado da Hochiki para comunicar com cada um dos dispositivos analógicos endereçáveis localizados nas SLCs. Este protocolo, rápido e seguro, permite o uso de cabeamento padrão não trançado e não blindado para os SLCs. O FPA-1000-UL suporta dois circuitos Classes B, Estilo 4 ou um circuito Classe A Estilo 6 ou 7 por SLC.

Certificações e Aprovações

Região Certificação

USA UL

CSFM

FCC

FSZI: Unidade de Controle de Sistema de Alarme de Emergência (ANSI/UL 2017) e UOJZ: Unidade de Controle, Sistema (ANSI/UL 864, edição 9)

7165-1615:229 Unidade de Controle de Alarme de Incêndio (Comercial).

ESVAL00BFPA1000 Canadá IC 1249A-FPA1000

Notas de Instalação/Configuração

Considerações de Instalação

O gabinete pode ser instalado semi-embutido (requer o Kit de Instalação Semi-Emutido FPM-100-SFMK, opcional) ou em superfície plana.

Dependendo da configuração e da escolha da bateria, o FPA-1000-UL pode ficar um pouco pesado. Quando fixar o gabinete em uma superfície, use o hardware de instalação (não fornecido) capaz de suportar o peso e reforce a parede, se necessário.

Considerações do Cabeamento

O comprimento do cabo permitido entre o painel de controle e o último dispositivo em uma extensão de cabo depende do consumo de corrente nesta extensão de cabo. Reduzindo o número de dispositivos em uma extensão de cabo, permite que as extensões individuais sejam mais longas.

Se não especificado, use cabos de bitola 12 AWG a 18AWG (3,3mm2 a 0,8mm2).

Nota

Não são recomendados cabos compartilhados para o Barramento de Opções, barramento de pontos endereçáveis, telefone ou cabeamento NAC. Não passe os cabos para NAC,

Barramento de Opções e SLC em um mesmo eletroduto. Evite cabos blindados ou de pares trançados, exceto para aplicações especiais onde é aceitável um comprimento reduzido de cabeamento (cerca de 50%) para tolerar um ambiente elétrico adverso.

Peças Incluídas

Quant. Componente

1 FPA-1000-UL placa principal 1 Gabinete com transformador

1 Fechadura do gabinete e duas chaves1 (chave de reposição: D102)

1 Pacote de hardware

3 Etiquetas do cabeamento (uma de cada, em Inglês, Espanhol e Português)

2 Resistores fim de linha 2,21 kΩ (resistores de reposição: EOL-2,2K, 8 por pacote)

Máscaras com diferentes versões de idioma para o texto dos LEDs e teclas

Literatura (um de cada tipo de documento em Inglês, Espanhol e Português)

Manual de Instalação e Operação •

Folha de Instruções de Operação •

Folha de Anotações do Programa •

Nota de Lançamento •

1Código da chave estampada na fechadura e na chave

Especificações Técnicas

Elétrica

Alimentação (primária)

Corrente: 120 Vca: 2 A máximo 240 Vca: 1 A máximo

Tensão: 120 Vca, 60 Hz ou 240 Vca, 50 Hz

Alimentação (secundária)

Corrente (Alarme): • Painel < 0,240 A • SLC = 0,63 A máximo Corrente (carga): Em repouso: < 1,25 A

Alarme: 4 A Máximo compartilhado • NAC 1 = 2,5 A máximo • NAC 2 = 2,5 A máximo • AUX/FWR = 0,5 A máximo • AUX/RST = 0,5 A máximo • Barramento de Opções = 0,5 A máximo Tensão: 24 Vcc Baterias Tensão: 2 x 12 Vcc em série Capacidade: máxima de 40Ah

• em gabinete: 7 Ah a 18 Ah • em caixa adicional para bateria: 24 Ah a 40 Ah Fusíveis 15 A tipo lâmina Alimentação auxiliar (AUX)

AUX/FWR: 0,5 a 24 V FWR

Não chaveado, com limitação de corrente, não filtrada, não supervisionada

AUX/RST: 0,5 A a 24 Vcc

Chaveada, com limitação de corrente, filtrada, não supervisionada

(4)

Informações para Pedido

FPA-1000-UL Painel de Incêndio Compacto UL

FPA-1000-UL Painel de Incêndio Compacto com gabinete e transformador

FPA-1000-UL

FPA-1000-LC Painel de Incêndio Compacto Sem Gabinete FPA-1000-UL Painel de Incêndio Compacto sem gabinete

FPA-1000-LC

Acessórios

FMR-1000-RA Indicador Remoto Anunciador remoto com display LCD sem capacidade de controlar o sistema, para uso com o Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL

FMR-1000-RA

FMR-1000-RCMD Centro de Comando Remoto

Teclador remoto com display LCD com capacidade de controlar o sistema, para uso com o Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL

FMR-1000-RCMD

FPE-1000-CITY Módulo tipo Plug-in City Tie

Fornece ao Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL dois circuitos City Tie supervisionados de Energia Local ou de Polaridade Invertida

FPE-1000-CITY

FPE-1000-SLC Módulo tipo Plug-in de Circuito de Linha de Sinalização Fornece um Circuito de Linha de Sinalização para conexão de dispositivos analógicos de Protocolo de Comunicação Digital (DCP) ao Painel de Incêndio Compacto FPA-1000-UL

FPE-1000-SLC

FPM-1000-ENC Gabinete para o Painel de Incêndio Compacto Gabinete com a porta frontal interna de acesso às placas

FPM-1000-ENC

FPM-1000-SFMK Kit de Instalação Semi-Embutido

O Kit de Instalação Semi-Embutido FPM-1000-SFMK inclui uma armação de acabamento e hardware de instalação

FPM-1000-SFMK

FPP-RNAC-8A-4C Fonte de Alimentação para Circuito de Equipamento

de Notificação Remoto Adiciona quarto circuitos de equipamentos de notificação (NAC) para o painel de controle de alarme de incêndio

FPP-RNAC-8A-4C

Módulo de Relé Analógico D328A Permite controlar um contato de Formato C.

D328A D5070 Programador de Dispositivo

Analógico

Programa o endereço dos dispositivos analógicos em uma EEPROM programável

D5070 Ambiental

Ambiente: Interno, seco Grau de Proteção: IP 30

Umidade Relativa: até 95%, sem condensação Temperatura (operação): 0°C a +49°C Temperatura (armazenamento): -10°C a +55°C Mecânica Elementos de Operação LCD: Display de 4 linhas x 20 caracteres, com luz de fundo LEDs: Total de seis: Incêndio,

Alarme de Gás, Alimentação, Supervisão, Silenciar e Falha Teclas de Operação: Teste de Evacuação, Reset,

Silenciar e Reconhecer Teclado

Alfanumérico: 12 teclas alfanuméricas, escape, enter, e teclas setas de navegação (esquerda, direita, para cima e para baixo)

Interfaces

RTPC/DACT: 2 linhas, RJ45

Ethernet 1 x RJ45

Cabeamento

Entrada de Cabos: Dois orifícios (3/4”, 1/2”) Conexões: Blocos terminais plugáveis

para AUX, Barramento de Opções, SLC, NAC, Relés da Placa Principal

Bitolas dos Cabos: 12 AWG a 18 AWG (0,75 mm2 a 3,25 mm2)

Gabinete

Material: Aço (processado a frio), bitola 19 (1,2 mm) Cor: Vermelha Dimensões (LxAxP): 36,8 cm x 10,9 cm x 57,7 cm Dimensões com a armação envolvente (L x P): Instalação semi-embutida (A aparente / A embutido): 44,5 cm x 65,0 cm 8,25 cm / 2,7 cm Peso: 8.32 kg. (18.1 lb.)

(5)

www.boschsecurity.com.br

Informações para Pedido

D7030X Indicador por LED Indica, por LED, condições de alarme para até oito zonas

D7030X D7030X-S2 Indicador por LED

Dois LEDs indicam condições de supervisão, seis indicam condições de alarme

D7030X-S2

D7030X-S8 Indicador por LED Todos os LEDs das oito zonas indicam condições de supervisão

D7030X-S8 D7032 Expansor de Indicador LED

de oito zonas

Utilizado com a série de Indicadores por LED D7030X nos Sistemas dos Painéis de Controle de Alarme de Incêndio (FACP) D7024, DS9400i, DS9400M, FPD-7024 e FPA-1000-UL

D7032

D7035 Módulo de 8 Relés Fornece oito saídas a relé Tipo C para o Painel de Controle de Alarme (sem gabinete) D7024/FPD-7024 e FPA-1000-UL

D7035

D7035B Módulo de 9 Relés com Gabinete

Fornece oito saídas a relé Tipo C para o Painel de Controle de Alarme de Incêndio (sem gabinete) D7024/ FPD-7024 e FPA-1000-UL

D7035B

D7048 Módulo de 8 Controladores (8 saídas de coletor aberto) Módulo e hardware

D7048 D7048B Módulo de 8 Controladores

(8 saídas de coletor aberto) com Gabinete de Incêndio

Módulo, placa de montagem, gabinete metálico e hardware

D7048B

FAA-325-2.5 Tubo de Amostragem (0,76 m)

Tubo de amostragem de 0,76 m de comprimento, para uso com os Detectores Analógicos de Duto FAD-325 e FAD-FAD-325-R

FAA-325-2.5

FAA-325-5 Tubo de Amostragem (1,5 m)

Tubo de amostragem de 1,5 m de comprimento, para uso com os Detectores Analógicos de Duto FAD-325 e FAD-FAD-325-R

FAA-325-5

FAA-325-10 Tubo de Amostragem (3 m)

Tubo de amostragem de 3 m de comprimento, para uso com os Detectores Analógicos de Duto FAD-325 e FAD-FAD-325-R

FAA-325-10

FAA-325-B4 Base de 10 cm para Detector Analógico

É combinado com os detectores analógicos endereçáveis que usam o protocolo de comunicação analógica para fornecer aviso de incêndio para segurança da vida e proteção de propriedade.

FAA-325-B4

FAA-325-B6 Base de 15 cm para Detector Analógico

Base de 15 cm para Detectores FAH-325, FA1-325 e FAP-325

FAA-325-B6

FAA-325-B6S Base com Sirene para Detectores Analógicos

Contém uma sirene endereçável na qual fornece um alarme audível em sua proximidade e somente opera em combinação com um detector FAH-325 ou FAP-325

FAA-325-B6S

FAD-325 Detector Analógico de Duto

Gabinete para uso em sistemas de aquecimento, ventilação e de ar condicionado (HVAC) que vem com um Detector de Fumaça Analógico para Duto FAD-325-DH

FAD-325

FAD-325-DH Detector de Reposição para o Detector de Fumaça

Analógico para Duto

Detector de reposição para o Detector Analógico de Duto FAD-325, para uso em sistemas de aquecimento, ventilação e de ar condicionado

FAD-325-DH

FAD-325-R Detector Analógico de Duto com Relé

Gabinete com 2 contatos de alarme Tipo C para uso em sistemas de aquecimento, ventilação e de ar condicionado (HVAC) que vem com um Detector de Fumaça Analógico para Duto FAD-325-DH

FAD-325-R

FAH-325 Detector de Temperatura Analógico

Utilizado em ambientes internos que atingem elevadas temperatura tais como cozinhas e áreas de caldeiras

FAH-325

FAI-325 Detector de Fumaça Iônico Analógico

Para o aviso rápido de problemas de superaquecimento ou combustíveis em chamas onde haja interferências externas de RFI e outras

interferências elétricas.

Disponível somente para o mercado americano (USA)

FAI-325

Detector Fotoelétrico de Fumaça Analógico

Utilizado para detectar incêndios de rápida propagação e geração de fumaça densa que tende a queimar sem chama

(6)

Brasil

Escritório Central para América Latina Robert Bosch Limitada, Sistemas de Segurança Rodovia Anhanguera, km98 – Boa Vista Campinas – SP – 13065-900 Tel: 55 (19) 2103-2860 Fax: 55 (19) 2103-2862 www.boschsecurity.com.br

© Bosch Security Systems B.V. 007 | As informações deste documento podem ser modificadas sem aviso prévio. Agosto 2009

Informações para Pedido

FLM-325-2I4 Módulo de

Monitoramento de Dupla Entrada Fornece dois circuitos

independentes de monitoramento de contato para monitorar contatos secos do tipo Normalmente Aberto (NA) ou Normalmente Fechado (NF) para dispositivos de alarme de incêndio

FLM-325-2I4

FLM-325-2R4 Módulo de Dois Relés Fornece dois contatos Tipo C de controle independente para uma variedade de aplicações Normalmente Aberto e Normalmente Fechado

FLM-325-2R4

FLM-325-CZM4 Módulo de Zona Convencional

Permite ao FACP interfacear e monitorar até 25 dispositivos convencionais dependendo do tipo de dispositivo tais como detectores de fumaça a dois fios ou acionadores manuais

FLM-325-CZM4

FLM-325-I4 Módulo de

Monitoramento de Contato para caixa de 4”

Montado em um espelho para caixas de instalação elétricas de 4”, um LED bicolor fornece o estado do módulo

FLM-325-I4

FLM-325-IS Módulo Pequeno de Monitoramento de Contato Design de pequena dimensão apropriado para instalação em pequenas caixas de instalação elétrica atrás de um acionador manual ou outros dispositivos monitorados.

FLM-325-IS

FLM-325-ISO Isolador de Curto-Circuito

Isola, do resto do sistema, uma seção curto-circuitada em um circuito de polling específico para minimizar a perda da comunicação

FLM-325-ISO

FLM-325-IW Módulo de

Monitoramento de Contato com Pigtail

Design de pequena dimensão apropriado para instalação em pequena caixa de instalação elétrica atrás de um acionador manual ou outros dispositivos monitorados.

FLM-325-IW

Informações para Pedido

FLM-325-N4 Módulo de Saída Supervisionado

Fornece uma saída supervisionada de polaridade invertida utilizado para dispositivos de sinalização ótica e acústica ou para acionar uma expansão de alimentação de NAC remoto

FLM-325-N4

FMM-325A Acionador Manual de Ação Simples

Comunica com o Painel de Controle de Alarme de Incêndio (FACP) FPA-1000-UL (alimentação de dados) em circuito de polling a dois fios

FMM-325A

FMM-325A-D Acionador Manual de Ação Dupla

Comunica com o Painel de Controle de Alarme de Incêndio (FACP) FPA-1000-UL (alimentação e dados) em circuito de polling a dois fios

Referências

Documentos relacionados

Física (Profº Fernando) Natureza e Sociedade Linguagem Oral e Escrita Linguagem Oral e Escrita Matemática 14h35 – 15h25 Linguagem Oral e Escrita Informática

Um dos processos chamou a atenção da atriz, este se referia a uma mulher casada com um diplomata, que além de se recusar a dar o divórcio para sua mulher, a internou na Casa de

Disse o Profeta: &#34;Quando alguém não se preocupa em saber por que meios adquire seus bens, Deus também não se preocupa em saber por qual dos caminhos Ele o fará entrar

Ei proyecto de 19 7 5 de Código Civil para Brasil, en cuanto a família y sucesiones, comparado con el derecho civil argentino.. OMAR

Trabalhador industrial: 6.22 mg/m3 - Consumidor: 1.55 mg/m3 - Exposição: Por inalação humana De longo prazo, efeitos sistémicos.. Trabalhador industrial: 1.49 mg/kg - Consumidor:

Criaturas do fogo elemental são mais propensas a assumir esta filosofia imprudente; até mesmo os monstros de fogo não-inteligentes sentem a luxúria imprudente

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Esse estudo mostra que a escolaridade feminina é a variável socioeconômica mais importante para explicar o número de filhos por mulher, visto que o aumento da educação feminina pode