• Nenhum resultado encontrado

PLANO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO 2013 RELATO DE EXPERIÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PLANO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO 2013 RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

21 mar. 2013.

CORTE REAL, Luciane Magalhães; CORBELLINI, Silvana. Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) em um Curso de Graduação Modalidade EAD: uma Proposta

Cooperativa Construída em Ambiente a Distância. Revista Renote, Porto Alegre, v.9, n. 1 jul. 2011. Disponível em:

<http://seer.ufrgs.br/renote/article/view/21909/12711>. acesso em 25 de julho de 2013.

BECKER, Fernando. Ensino e Pesquisa: qual a relação? In: BECKER, Fernando; MARQUES, Tânia. Ser Professor é Ser Pesquisador. Porto Alegre: Mediação, 2007. p. 11-20.

LEITE, Lígia. Elaboração de teses de doutorado e o processo de orientação virtual na sala de aula do século XXI. In: IV International Conference on Education, Training and |New Technologies - VirtualEduca 2003, Miami, 2003. Disponível em: <http://www.educoea.org/webs/virtualeduca/2003/es/actas/10/10_06.pdf>

LEITE, Lígia. Formando profissionais reflexivos na sala de aula do século XXI. In: VALENTE, J.A.; BUSTAMANTE, S.B.V. Educação a distância: prática e formação do professor reflexivo. São Paulo: Avercamp, 2009. p. 37-62

LITTO, Fredric; FORMIGA, Marcos. Educação a Distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson, 2009.

SCHNITMAN, I. M. A mediação pedagógica e o sucesso de uma experiência educacional on-line. ETD – Educ. Tem. Dig., Campinas, v.12, n.esp., p.287-314, mar.

2011. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2263/pdf_61>. acesso

em 21 mar. 2013.

PLANO INOVADOR DE CAPACITAÇÃO – 2013

RELATO DE EXPERIÊNCIA

Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos1, Fernanda Bassani2, Joselí Daher

Viera3, Reinaldo Afonso Mayer4 .Marcia Rodriues5, Marily Aparecida Benício6, Luciane

Ferreira Clarindo7, Simone Abilhôa8

1Universidade Estadual de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta e

a Distância, mluzia@uepg.br

2 Universidade Estadual de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta

e a Distância, nandabassani@hotmail.com

3 Universidade Estadual de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta

e a Distância, vieirajoseli@hotmail.com

4 Universidade Estadual de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta

e a Distância, ramayer1952@gmail.com

5 Universidade Estadual de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta

e a Distância, marciaprof2009@hotmail.com

6 Universidade Estadual de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta

e a Distância, tutead.mat.marily@nutead.org

7 Universidade Estadual de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta

e a Distância, luciclarindo@yahoo.com.br

8 Universidade Estadual de Ponta Grossa/Núcleo de Tecnologia e Educação Aberta

e a Distância, abilhoasimone@gmail.com

Resumo – O Plano Inovador de Capacitação – PIC - teve como objetivo inicial destacar recursos de EAD que podem ser aplicados ao ensino presencial no ambiente da escola pública. Foram ofertadas 100 vagas distribuídas para professores da Universidade Estadual

(2)

de Ponta Grossa - UEPG e da rede pública de ensino, vinculados ao CAIC1, CAAR2, PDE3 e

CEEBJA4. O PIC é um projeto apresentado como curso de extensão junto à Pró-reitoria de

Extensão e Assuntos Culturais da UEPG. A programação foi desenvolvida em 5 semanas com a realização de oficinas presenciais de apresentação e a realização de disciplinas na modalidade à distância, via plataforma Moodle5 do Ambiente Virtual do NUTEAD/UEPG. Foi

realizado de 20 de setembro a 25 de outubro de 2013 com 52 horas de duração, das quais 12 horas foram de encontros presenciais e 40 horas foram com disciplinas virtuais. O objetivo do artigo é apresentar quão importante ´a formação e a constante capacitação dos nossos professores para que os mesmos possam dinamizar suas aulas. Os resultados positivos verificados através dos relatos, possibilitaram a inserção e reoferta do curso no calendário do NUTEAD/UEPG para o ano de 2014.

Palavras-chave: Tecnologia. Educação. Capacitação. Professor.

Abstract – The Innovative Training Plan initial goal was to highlight the EAD resources that can be applied to classroom teaching in the public school environment. 100 vacancies were offered and distributed between UEPG and public schools teachers, linked to CAIC, CAAR, PDE and CEEBJA per project presented as an extension course by the Dean of Extension and Cultural Affairs UEPG. The program was developed in 5 weeks with conducting classroom workshops submission and implementation of courses in distance mode via Moodle Virtual Environment NUTEAD / UEPG platform. It was developed from September 20 to October 25, 2013 with 52 hours, of which 12 hours were face meetings and 40 hours were virtual courses. Positive results made possible a new insertion and one more edition of the course in NUTEAD / UEPG calendar in 2014.

Keywords: Technology. Education. Training. Teacher.

1 Centro de Atenção Integral A Criança e Ao Adolescente, onde funciona a escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – Educação Infantil e Ensino Fundamental.

2 Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, vinculado á UEPG.

3 Programa de Desenvolvimento Educacional O objetivo do PDE é proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática. Funciona em Ponta Grossa no Campus UEPG.

4 Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos, com educação diferenciada para jovens, adultos e idosos que têm interesse em concluir seus estudos.

5 MOODLE é o acrónimo de "Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment", um software livre, de apoio à aprendizagem, executado num ambiente virtual.

(3)

1 Introdução

A evolução da tecnologia influi de modo especial em nossas atividades, alterando antigas formas de informação e comunicação, que, quando aplicadas à educação, transformam radicalmente o ambiente escolar, buscando ou incentivando novas formas de aprendizagem. O que nos faz repensar o ambiente clássico da sala de aula, pois apenas a forma tradicional de ensinar já não é suficiente para preencher todas as necessidades emergentes.

Segundo Kenski (2013a, p.66)

Da sala de aula ao ciberespaço – a transição a sala de aula, onde costumeiramente os alunos e professores se encontram face a face, para os ambientes virtuais de aprendizagem não é fácil. Alguns aspectos desconsiderados no ensino presencial tornam-se de fundamental importância nessa nova forma de educação. Uma nova linguagem comunicacional se apresenta na cultura educacional digital.

A informação, que vem dos livros, das aulas expositivas, ou de pesquisa na Internet, passa a ser complementada ou substituída pela construção de outros conceitos e relacionamentos, cuja riqueza reside no “fazer e experimentar”, utilizando os comandos e escolhas disponíveis nos artefatos eletrônicos convergentes.

Tudo o que está no espaço escolar, que tem a função de formar um cidadão consciente e participativo, já a partir das primeiras séries, pode ser reconstruído com base em práticas com mídias tecnológicas integradas. Assim todos podem, de forma colaborativa, com articulação dos instrumentais pedagógicos, desenvolver a concepção de uma educação continuada e dinâmica, sobretudo inovadora, buscando, de maneira autônoma, informações para resolver questões imediatas, sejam elas relacionadas com a escola ou com a vida.

Quando nos referimos a instrumentais, consideramos que recursos tecnológicos devem ser encarados com dimensões mais poderosas do que “simples apoio didático”. A ideia de se pensar numa escola transformadora, que se desloca da razão operativa para outra, ainda em construção, foi e é sabiamente colocada por diversos autores, que não limitam ações à simples presença desses recursos no ambiente escolar:

(4)

Num módulo didático, por exemplo, o aluno precisa ser incentivado a incluir considerações e ações que incorporem recursos de hiperlinks, complementos gráficos e visuais, imagens e animações, em seus textos, também postados digitalmente. Ao melhorar a qualidade estética e funcional, um texto ou conteúdo produzido é agradável e pode ser compartilhado, publicado, interpretado e assimilado. Alunos e professores, quando descobridores de novos caminhos, modificam o ambiente escolar, mostrando diferentes formas de aprender e de ensinar.

Falar em interdisciplinaridade também é necessário, pois a atuação colaborativa, num ambiente tecnológico e aberto, deve ser permeada com ações que diminuem a distância entre os processos escolares e as necessidades emergentes. O ponto de encontro para estabelecer interesses integrados da tecnologia com propostas pedagógicas na escola deve ser um diferente projeto político - pedagógico, que discuta a urgência do momento e a forma de buscar elações criativas.

Para isto, é necessário propiciar à comunidade escolar uma vivência cada vez mais inclusiva com as tecnologias, para que ela possa renovar o conceito tradicional das disciplinas isoladas, conforme destaca Kenski (2013b, p. 67):

Vivenciadas em grupos com muitas interações e trocas de informações, essas tecnologias não se encontram mais como espaços de ficção, mas de realidades, ainda que virtuais. Em alguns casos pelas próprias condições em que são desenvolvidas oferecem oportunidades de maior e melhor exploração e vivencia do que os espaços concretos a que se referem.

As ações de capacitação digital realizadas pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) são concretizadas pelo interesse institucional, através de projetos e cursos com responsabilidades de coordenadores, professores e acadêmicos da instituição. Com o primordial interesse de planejar e trabalhar o contexto educacional de Ponta Grossa e região, nos seus campi e polos de Ensino à Distância, seus núcleos de ensino definem planos especiais de formação continuada. Eles compreendem ações, definem metodologias para que um professor ou aluno possa usar ferramentas tecnológicas para aprender e aplicar em atividades de ensino ou de aprendizagem.

As necessidades emergentes da sociedade contemporânea tais como adaptação às rápidas mudanças tecnológicas com o advento das TIC e o conhecimento de novos gêneros discursivos – trazem mutações nas formas de ser, ensinar, aprender, pensar, se informar, se relacionar. O educador, que trabalha com a construção do conhecimento deve e precisa acolher essas mudanças. (SCHUCHTER, 2010, p. 209).

(5)

2 Curso de Extensão Plano Inovador de Capacitação

Em especial, destaca-se o PIC, ou “Plano Inovador de Capacitação”, um curso organizado e oferecido no segundo semestre de 2013, para professores da Escola Pública, com propostas pedagógicas práticas para desenvolver características inovadoras na integração de conteúdos, com apoio de tecnologias comunicativas e socializadoras.

É um processo gratificante de produção conjunta, com professores selecionados e vinculados ao NUTEAD/UEPG, que trabalham continuamente para desenvolver novas formas de ensinar e aprender com tecnologias. Ele tem como público-alvo professores da Instituição que trabalham no ensino à distância e professores da rede pública, com interessantes atualizações pedagógicas. Todos os responsáveis pelo programa, aos poucos se alinham dentro de uma expectativa de evolução crescente nas tarefas institucionais relacionadas com EAD e agora tem a oportunidade de criar e expandir estratégias que visem a atualização do professor da escola pública, com recursos EAD, considerando o apoio de conceitos e exemplos definidos no programa da Instituição denominado PAFC6, que ocorre de forma contínua para professores e

tutores de EAD, na UEPG, desde 2011. Para as atividades o curso conta com 13 integrantes das mais diferentes áreas7 que se revezam na função de professores

formadores, tutores ou suporte técnico, com diversas atividades previstas, que se destinam a extrair de cada participante inscrito a sua crítica, interesse e avaliação sobre um processo educacional diferenciado. O curso, com ações, nas “salas de aula virtuais”, bem integradas, são parte de um amplo projeto político-pedagógico, de indiscutível valor social, do NUTEAD/UEPG, que já trabalha continuamente diversas metodologias tecnológicas para docentes envolvidos com EAD. Ele se configura como uma expansão possível do trabalho educativo e relevante da UEPG, junto aos

6 Plano Anual de Formação Continuada em EAD, do NUTEAD/UEPG (Núcleo de Tecnologia e

Educação Aberta e a Distância), instituído em 2011 para profissionais da Educação à Distância em metodologias e tecnologias aplicáveis ao Ensino.

7 Carlos Alberto Godoy (Economia/suporte), Cleonice de Fátima Martins (Letras – Espanhol),

Ester Mendes Levandoski (Pedagogia); Fernanda Bassani (História); Joselí Daher Vieira (História), Luciane Lopes Clarindo (Letras- Espanhol); Marcia Rodrigues (História); Marcos Bandeira (Administração), Maria Luzia Fernandes Bertholino dos Santos (Biblioteconomia), Marily Aparecida Benício (Matemátia), Paulo César Machado Lemos (Contabilidade) e Reinaldo Afonso Mayer (Informática) e Simone Abilhôa (Pedagogia).

(6)

educadores das escolas públicas de Ponta Grossa e região.

Como o ensino à distância na Instituição passou a fazer parte de uma evolução educacional natural, dentro de um contexto social considerado, o NUTEAD buscou para seus quadros uma formação diferenciada e inovou, trazendo novas formas de conhecimento que permitiram atualização tecnológica e aprendizado constante. Dentro deste contexto, foi possível um diferente planejamento didático e metodológico para tarefas práticas, utilizando recursos de uma plataforma e de ambientes gratuitos, com tarefas e tutoriais online, aproveitando materiais e métodos desenvolvidos pelos autores do PIC nas suas destacadas participações nos PAFC 2011, 2012 e 2013, do NUTEAD da Instituição.

Quando recursos tecnológicos são disponibilizados por uma Instituição, com seus Núcleos ou Departamentos, para difundir ideias atuais e compromissadas com a educação pública, grupos de interesse como esse, que compartilham capacidades, podem produzir muitos resultados significativos. Apoiados por uma gestão integrada comprovam, através de um produto como o PIC, que construções coletivas e relações benéficas com o apoio da tecnologia são possíveis, para discutir processos antes considerados complexos, com o fim de torná-los mais simples sob o ponto de vista tecnológico e educacional. Qualquer conteúdo, desenvolvido e apresentado com interessantes recursos tecnológicos, produzem um agradável resultado final, num ambiente compartilhado e que pode ser implementado com diversas ações criativas. Abaixo, estão descritas as disciplinas referenciadas no PIC 2013 utilizando tecnologias adaptadas ao contexto do ensino e que foram aplicadas pelo grupo responsável:

Introdução à EAD, com dez horas e a ementa: Concepções de educação a distância. Evolução histórica. Perspectivas atuais de educação a distância; Moodle Básico, com dez horas e a ementa: Funcionalidades básicas; Visão geral do Moodle; Gerenciamento de tarefas no Moodle e emissão de relatórios. Buscas em REAS – Recursos Educacionais Abertos – com dez horas e ementa: Estratégias de busca e elaboração de atividades práticas com realização de levantamentos bibliográficos em bases de dados, bibliotecas e portais virtuais; Aprendizagem Inovadora com Mídias, com dez horas online e ementa: Condições ideais para a aprendizagem inovadora. Ambientes e recursos tecnológicos para comunicação e expressão criativa. Ações educativas e inovadoras com características inclusivas e compartilhadas. Ferramenta de Apresentação - PowerPoint, com dez horas e a ementa: Elaboração de apresentações com recursos multimídia; Uso de Recursos Gratuitos e Aplicativos Integradores na Educação, também com dez horas e ementa: A busca do conhecimento e as tecnologias. Princípios de investigação, reflexão e ação participativa. Recursos gratuitos para a construção, usando aplicativos integradores.

(7)

Construindo uma Disciplina em EAD: do conceito ao planejamento, com dez horas e ementa: Disciplina EAD e sua importância na atualidade. O material didático e a sua articulação. Perfil do professor autor, formador, tutor e alunos. Plataforma EAD: produção, atividades e estilos de aprendizagem.

Inicialmente realizou-se um diagnóstico para identificar a característica e perfil do público alvo, para identificar suas habilidades e conhecimento sobre as ferramentas e recursos tecnológicos. Com base neste resultado e as propostas das disciplinas foi possível desenvolver um processo reflexivo sobre os desafios contemporâneos do ensino e da aprendizagem, em função do uso das tecnologias de informação e comunicação. Buscou-se repensar a prática pedagógica e o planejamento de ações inovadoras, na perspectiva metodológico do ensino-pesquisa, procurando realizar uma interação entre as TIC e elaborar propostas através da utilização educativa da Internet e seus recursos e ferramentas. Esta metodologia de ensino-aprendizagem contribui de forma significativa para a formação reflexiva e integral e vislumbra novos desafios do educador na atualidade.

3 Objetivos

O objetivo geral do curso foi discutir mudanças educativas possíveis com ações tecnológicas simples e criativas, integrando conteúdos e contextos através de ações inovadoras, comunicativas e socializadoras, com o uso de mídias disponíveis e emergentes.

Os resultados levaram a refletir sobre possibilidades imediatas para disseminação gradativa desses recursos, pelos participantes, no ambiente da Escola Pública. Ao revelar professores e alunos como descobridores de novos caminhos, uma aula que utilize recursos midiáticos pode confirmar um ambiente escolar atualizado com novas formas de aprender e de ensinar, ações e relações especiais - objetivos maiores do PIC - podem transformar uma realidade limitada, com projetos diferenciados complementares que serão benéficos para mudanças sociais necessárias e urgentes.

Os objetivos e ações específicas foram: discutir mudanças educativas possíveis com ações tecnológicas simples e criativas, integrando conteúdos e contextos através de ações inovadoras, comunicativas e socializadoras, com o uso de mídias disponíveis e emergentes; refletir sobre possibilidades imediatas para disseminação gradativa desses recursos, pelos participantes, no ambiente da Escola Pública. Analisar as tarefas educativas enviadas e a relação destas com o dia-a-dia na escola dos docentes; estabelecer expectativas, avaliar dificuldades e limitações do uso dos recursos utilizados no ambiente escolar público, com base nos resultados enumerados.

(8)

As ações para concretizar os objetivos foram: mostrar a plataforma Moodle como ambiente de trocas, de produção e de comunicação complementar para a escola. Difundir o uso de ambientes gratuitos online para apresentar um tema ou conteúdo com características integradoras, utilizando recursos multimídia; usar tutoriais explicativos que integram recursos na exploração de contextos de disciplinas ou áreas de estudo. Possibilitar aos participantes avaliar os recursos utilizados nas tarefas e construir, com base nos exemplos, respostas criativas que possam ser compartilhadas; revelar professores e alunos como descobridores de novos caminhos, para atuar no ambiente escolar com novas formas de aprender e de ensinar, visando outros projetos benéficos, que possam promover mudanças sociais necessárias e urgentes.

4 Público Alvo

Professores da UEPG, vinculados à EAD e da rede pública de ensino, vinculados ao CAIC - Centro de Atenção Integral A Criança e Ao Adolescente, onde funciona a escola Reitor Alvaro Augusto Cunha Rocha – Educação Infantil e Ensino Fundamental, CAAR - Colégio Agrícola Estadual Augusto Ribas, vinculado á UEPG.

PDE - Programa de Desenvolvimento Educacional cujo objetivo é proporcionar aos professores da rede pública estadual subsídios teórico-metodológicos para o desenvolvimento de ações educacionais sistematizadas, e que resultem em redimensionamento de sua prática e CEEBJA - Centro Estadual de Educação Básica Para Jovens e Adultos, com educação diferenciada para jovens, adultos e idosos.

5 Resultados

As atividades de planejamento começaram em março de 2013, com reuniões e criação do projeto, definição das palestras, disciplinas, organização do cronograma e organização operacional da plataforma e das atividades.

Durante os meses de maio a julho/2013 as disciplinas foram estruturadas na plataforma Moodle do NUTEAD, no mês de agosto foram testadas para disponibilidade em setembro ocorreu a abertura das inscrições e início das atividades conforme programação do cronograma proposto. A duração do curso foi de 20 de setembro a 25 de outubro de 2013.

A meta foi compartilhar e trocar experiências, publicar leituras e reflexões. Importante é, além disso, envolver gradativamente o aluno nestes processos, do aprender e se atualizar de forma permanente e participativa. Uma escola integrada a um projeto inovador deve contar também com a ajuda da comunidade: pais ou professores que detém algum conhecimento de informática, outros que já possuem computador em casa, para direcionar estratégias complementares de capacitação.

(9)

Com ações e relações especiais que podem transformar uma realidade limitada, os projetos diferenciados serão benéficos para mudanças sociais necessárias e urgentes. O resultado mostrou uma nova geração de aprendizes, com condições de discutir concepções atuais de mundo, trabalho, cultura, cidadania e sociedade.

Pela descrição das disciplinas, optou-se por uma gradativa inserção dos participantes no uso das ferramentas online, além da plataforma, utilizando os ambientes gratuitos Google Docs8 e Blogger9. O contato com as facilidades dispostas

nestes ambientes, com as novidades na fácil inserção de imagens e vídeos, tornaram os alunos mais comunicativos nas tarefas, utilizando diversos conceitos desta nova realidade, facilitando o desenvolvimento de ações no ambiente tecnológico criativo e compartilhado. Foi possível, através dessa conjunção de esforços, buscar, através das contribuições desses recursos abertos importantes, discutir um tema, com independência de programas e dispositivos de armazenamento locais, criar e compartilhar novos conhecimentos, com referenciais criativos.

A execução foi pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem - Plataforma Moodle do NUTEAD/UEPG, como projeto de curso de extensão à distância, considerando que no Brasil, o interesse pela EAD surgiu no início do século XX experimentando uma outra forma de ensinar e aprender. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei no. 9.394 de 31/12/96 reconhece a validade dos estudos realizados na modalidade EAD para todos os níveis de ensino abrindo perspectivas até então inexistentes de formação superior a distância. (BRASIL, 1996).

A partir da fala dos nossos cursistas (na palestra de encerramento) pudemos perceber o quanto o PIC foi produtivo para eles na questão da inserção dos recursos tecnológicos no seu dia a dia.

6 Considerações finais

Quando recursos tecnológicos são disponibilizados por uma Instituição, com seus núcleos ou departamentos, para difundir ideias atuais e compromissadas com a educação pública, grupos de interesse como esse, que compartilham capacidades,

8 O “Google Docs” é um pacote de aplicativos gratuitos disponível na Internet, pelo Google, com o recurso da edição do mesmo documento por mais de um usuário e salvamento em servidores da Internet, sem usar o armazenamento local. 9 O site “Blogger” foi um dos primeiros a disponibilizar ferramentas gratuitas dedicadas à publicação de blogs e é conhecido por popularizar o formato. Com os recursos, o usuário poder criar posts para o blog e publicar, disponibilizando imediatamente para todos

(10)

podem produzir muitos resultados significativos. Apoiados por uma gestão integrada comprovam, através de um produto como o PIC, que construções coletivas e relações benéficas com o apoio da tecnologia são possíveis, para discutir processos antes considerados complexos, com o fim de torná-los mais simples sob o ponto de vista tecnológico e educacional.

Os conteúdos visaram exclusivamente capacitar docentes para a prática pedagógica e mesmo propostas de atividades de pesquisa, destacando a EaD para os segmentos de professores da UEPG vinculados a EaD na Instituição e para professores da rede pública de ensino vinculados ao CAIC, CAAR, PDE e CEEBJA com propostas pedagógicas práticas para desenvolver características inovadoras na integração de conteúdos, visando estimular a formação crítica do participante , com apoio de tecnologias comunicativas e socializadoras voltadas a educação a distância Considera-se que o curso atingiu os objetivos propostos e obteve avaliação com bons conceitos pelos participantes, os quais relataram no encontro presencial os aprendizados e conhecimentos agregados.

Em relação à avaliação realizada pela própria plataforma os conceitos atribuídos sobre as disciplinas cursadas foram descritas no quadro 1.

Quadro 1 – Avaliações obtidas das disciplinas Disciplina Avaliação

Disciplina cursada Desempenho na disciplina Livro texto(*) Tutoria on line Aprendizagem

Inovadora Muito bom a bom Muito bom a bom. Muito bom a razoável. Muito bom a bom. Buscas em REAs Muito bom a Bom,

com pequeno índice de razoável para tempo de desenvolvimento

Muito bom a

razoável. Muito bom a bom. Muito bom a bom.

Construindo uma

disciplina em EAD Muito bom a Bom, com pequeno índice de razoável para tempo de desenvolvimento

Muito bom a

razoável. Muito bom a bom. Muito bom.

Ferramanentas de apresentação POwerpoint

Muito bom a bom. Muito bom a bom. Muito bom a bom. Muito bom a bom.

(11)

bom. Moodle básico Muito bom a Bom,

com pequeno índice de razoável para tempo de desenvolvimento

Muito bom a bom. Bom a razoável. Bom.

Uso de Recursos

Gratuitos Muito bom a bom. Muito bom a bom. Muito bom a razoável. Muito bom.

(*) indices que atingiram níveis razoável e insatisfatório não foram considerados uma vez que não foram práticas executadas no curso como realização de webconferência e uso de livro didático. A avaliação não foi realizada por 100% dos participantes.

O índice e aproveitamento foi de 8% para o intervalo de notas de 7,0 a 7,9, de 14% para o intervalo de 8,0 a 8,9 e de 78% para o intervalo de 9,0 a 10,0. A média geral de aproveitamento foi de 9,4.

Referências

ALVES, J. R. M. A história da EAD no Brasil. In: LITTO, F. M.; FORMIGA, M. (Org.) Educação a distância: o estado da arte. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2009. p.9-13.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília: MEC, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 mar. 2012.

BEHAR, P. A. Competências em educação a distância. Porto Alegre: Artmed Ed., 2013. 312p.

BELLONI, M. L. Educação a distância. Campinas: Autores Associados, 2001. CHAVES, E. Tecnologia na educação, ensino a distância e aprendizagem mediada

(12)

Campinas, ano. 3, n. 7, p. 29-43, Nov. 1999.

FERNANDES, M. C S. G.; BLENGINI, G. D. Concepções e práticas pedagógicas inovadoreas na educação infantil: limites e possibilidades para a transformação.. Disponível em http://www2.unimep.br/endipe/3485d.pdf. Acesso em: 15 dez. 2013.

GITABY, R. R. C.; MENIN, M. S. S. A educação na era da tecnologia: o aluno como ser virtual. Tecnologia Educacional, ano.30/31, n. 159/160, p. 21-30, out./dez. 2002; jan./mar. 2003.

KENSKI, V. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 5. ed. São Paulo: Papirus, 2002.

KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 9. ed. Campinas: Papirus, 2013a .

KENSKI, V. M. Tecnologias e tempo docente. Campinas: Papirus, 2013b. KHAN, S. Um mundo uma escola. Rio de Janeiro: Intrínseca, 2013.

MATTAR, J. Tutoria e interação em Educação a Distância. São Paulo: Cencage Learning, 2011. 240p.

MORAN, J. M. Internet no ensino. Comunicação & Educação, v. 14, p.17-26, abr. 1999.

MORAN, J. M. O que é educação a distância. 2002. Disponível em:

http://www.eca.usp.br/prof/moran/dist.htm. Acesso em: 12 mar. 2012.

(13)

Disponível em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/inov.htm. Acesso em: 12 mar. 2012.

MORAN, J. M. Perspectivas (virtuais) para a educação. 2008. Disponível em:

http://www.eca.usp.br/prof/moran. Acesso em: 12 mar. 2012.

MORAN, J. M. Como utilizar as tecnologias na escola. Disponível em:

http://www.eca.usp.br/moran/utilizar.htm. Acesso em 30 maio. 2013.

MORAN, J. M. Como utilizar a Internet na educação. Ci. Inf. , v. 26, n.2, p. 146-153, maio/ago. 1997. Disponivel em: http://www.eca.usp.br/prof/moran/internet.htm. Acesso em: 25 maio 2013.

MORAN, J. M. Novas tecnologias e o re-encantamento do mundo. Tecnologia Educacional, Rio de Janeiro, v. 23, n.126, p. 24-26, set./out. 1995.

MORAN, J. M. Gestão inovadora da escola com tecnologias. In: VIEIRA, Alexandre (Org.). Gestão educacional e tecnologia. São Paulo: Avercamp, 2003. p. 151-164.

MORAN, J. M. A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá. Campinas, SP: Papirus, 2007.

MORAN, J. M.; MASETTO, M.; BEHRENS, M. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 16. ed. Campinas: Papirus,2009. p.12-17

MOTA, R. Olhando para o futuro: visões da educação brasileira para os próximos dez anos. Tecnologia Educacional, Ano. 39, n. 188, p. 31-44, mar. 2010.

MULLER, C. C.; OLIVEIRA, R. B. Recursos multimídia para a Educação. Ponta Grossa: Estúdio Texto, 2013.

(14)

SCHUCHTER, L. H. O livro, o computador e a formação do professor: recursos, espaços e sujeitos em interação? In: BRUNO, A. R. et al. (Org.) Linhas cruzadas: politicas educacionais, formação de professores e educação online. Juiz de Fora: Ed. UFJF, 2010. p.205-222.

SILVA, M.; SANTOS, E. (Org.) Avaliação da aprendizagem em educação online. 2. ed. São Paulo: Loyola, 2011.

SILVA, M. (Org.). Educação online. 4. ed. São Paulo: Loyola, 2012.

SIMÃO NETO, A. Cenários e modalidade em EAD. Curitiba: IESDE Brasil, 2012. SIMÃO NETO, A.; HESKET, C. G. Didática e design instrucional. Curitiba: IESDE,

2009.

WILSON, C. Alfabetização midiática e informacional: currículo para a formação de professores. Brasília: UNESCO, 2013. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002204/220418por.pdf>. Acesso em: 20 set. 2013.

Referências

Documentos relacionados

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

(2019) Pretendemos continuar a estudar esses dados com a coordenação de área de matemática da Secretaria Municipal de Educação e, estender a pesquisa aos estudantes do Ensino Médio

Ficou com a impressão de estar na presença de um compositor ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um guitarrista ( Clique aqui para introduzir texto. ), de um director

O facto da execução das tarefas do plano não exigirem um investimento avultado a nível das tarefas propostas é possível neste caso em concreto visto que na Empresa A

dois gestores, pelo fato deles serem os mais indicados para avaliarem administrativamente a articulação entre o ensino médio e a educação profissional, bem como a estruturação