• Nenhum resultado encontrado

COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE PORTUGUÊS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "COLÉGIO XIX DE MARÇO excelência em educação 2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE PORTUGUÊS"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

2ª Prova Substitutiva/Português/Paula/7° ano/ Pág:1

2012

2ª PROVA SUBSTITUTIVA DE PORTUGUÊS

Aluno(a): Nº

Ano: 7º Turma: Data: Nota:

Professor(a): Valor da Prova: 40 pontos

Orientações gerais: 1) Número de questões desta prova: 12

2) Valor das questões: Abertas (4): 6,0 pontos cada. Fechadas (8): 2,0 pontos cada. 3) Provas feitas a lápis ou com uso de corretivo não têm direito à revisão.

4) Aluno que usar de meio ilícito na realização desta prova terá nota zerada e conceituação comprometida.

5) Tópicos desta prova:

- Textos, interpretação, Redação

- Verbos intransitivos e transitivos- Objeto Direto e Objeto Indireto -Acentuação: monossílabos, oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas

No dia 22 de agosto comemora-se o Dia Mundial do Folclore. Monteiro Lobato, entre outros escritores, destacou, em suas obras, seres fantásticos que sempre povoam a nossa imaginação. Leia o texto abaixo com calma e atenção e, em seguida, responda às questões de forma clara e objetiva.

O MEDO

Longamente filosofaram os dois lá debaixo da grande peroba que os abrigava do sereno da noite. A floresta tinha uma vida noturna tão intensa quanto a vida diurna. Entre os homens, tudo para durante certa parte da noite, mas na floresta a vida continua, porque uns seres dormem de dia e vivem de noite e outros dormem de noite e vivem de dia. Assim que os sabiás, sanhaços e tico-ticos se recolhem aos pousos ou ninhos, começam a sair das tocas as corujas e morcegos. E as borboletas e mariposas noturnas vêm substituir as borboletas e mariposas diurnas, que adormecem logo que chega a noite. E as caças medrosas, tão perseguidas pelos homens, saem de noite a pastar e beber água nos rios. E os vaga-lumes, que de dia não deixam os lugares escurinhos, começam a piscar por toda a parte as suas lanterninhas.

- Esses eu sei – disse o menino. – A vida desses animais eu conheço mais ou menos. O que me interessa agora é a vida dos tais “entes das trevas”, como diz a Tia Nastácia – os misteriosos – os que uns dizem que existem e outros juram que não existem.

COLÉGIO XIX DE MARÇO

(2)

2ª Prova Substitutiva/Português/Paula/7° ano/ Pág:2

- Compreendo – disse o saci. – Você refere-se aos chamados “duendes”, “monstros”, “capetas”, “gnomos” etc...

- Isso mesmo, amigo saci. Ando desconfiado que tudo não passa de sonho.(...) Mos pesadelos é que aparecem monstros horríveis. Por quê? Por que é que há coisas horríveis?

- Por causa do medo, Pedrinho. Sabe o que é o medo?

O menino gabava-se de não ter medo de nada, exceto de vespa e outros bichinhos venenosas. Mas não ter medo é uma coisa e saber que o medo existe é outra. Pedrinho sabia que o9 medo existe porque diversas vezes o seu coração pulara de medo. E respondeu:

- Se, sim O medo vem da incerteza.

- Isso mesmo – disse o saci. – A mar do medo é a incerteza, e o pai do medo é o escuro. Enquanto houver escuro no mundo, haverá medo. E enquanto houver medo, haverá monstros como os que você vai ver.

- Mas se a gente vê esses monstros, então eles existem.

- Perfeitamente. Existem para quem os vê e não existem para quem não os vê. Por isso digo que os monstros existem e não existem.

- Não entendo – declarou Pedrinho. – Se existem, existem. Se não existem, não existem. Uma coisa não pode ao mesmo tempo existir e não existir.

-Bobinho! – declarou o saci. – Uma coisa existe quando a gente acredita nela; e como uns acreditam em monstros e outros não acreditam, os monstros existem e não existem.

Aquela filosofia do saci já estava dando dor de cabeça no menino, o qual suspirou e disse. - Basta, amigo saci. Não quero mais saber de filosofia, quero conhecer os segredos da noite na floresta. Mostre-me os filhos do medo que você conhece. Desde que há tanta gente medrosa no mundo, deve haver muitos filhos do medo.

- Se há! – exclamou o saci. – Os medos são os maiores criadores das coisas que existem. Não tem conta o que lhes sai da imaginação. As mitologias daqueles velhos povos estão cheias de terríveis criações do medo. Aqui nestas Américas, temos também muitas criações do medo, não só dos índios chamados aborígenes, como dos negros que vieram da África.

Pedrinho lembrou-se do Tio Barnabé, que era africano.

- Tio Barnabé, por exemplo – disse ele – é um danado para saber dessas coisas. Conhece todos os filhos do medo. Foi ele que me explicou o caso dos sacis. Contem-me no que é que os índios acreditavam.

- Os índios – começou o saci – não usavam durante a noite aquelas luzes que Dona Benta usa lá no sítio – aqueles lampiões de querosene. Nem usavam a luz elétrica que há nas cidades. Só usavam fogueirinhas de pouca luz e por isso o medo entre os índios era grande. Quanto maior é o escuro, maior o medo; e quanto maior o medo, mais coisas a imaginação vai criando. Já ouviu falar no Jurupari?

- Não...

Pois é o diabo dos índios, o espírito mau que aparece nos sonhos e transforma os sonhos em pesadelos horríveis. Insônia, mal-estar, inquietação, tudo que é desagradável vem desse Jurupari.

- Mas como ele é?

-Um espírito sem forma. Um espírito mau que se diverte em agarrar os que estão dormindo e causar-lhes todos os horrores dos pesadelos. E parece que segura as vítimas pela garganta, porque elas esperneiam e se debatem, mas não podem gritar.

- Oh, eu já tive um pesadelo assim! – disse o menino. – Lembro-me muito bem. Eu ia caindo num buracão enorme. Quis gritar por vovó, mas foi inútil. A voz não saía...

-Pois era o Jurupari que estava apertando a sua garganta.

O divertimento dele é esse. Anda de casa em casa provocando pesadelos horríveis nos que encontra dormindo.

Monteiro Lobato

1ª Questão: (6,0): Responda:

a) O saci é um dos habitantes das florestas e faz medo a muitas pessoas. Ele adora fazer travessuras e molecagens. Pedrinho não tem medo desse saci, porque ele já se tornou amigo de todos os habitantes do sítio do Pica-Pau Amarelo onde o menino passa as férias. Os dois conversavam. Onde? Quando? (2,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(3)

2ª Prova Substitutiva/Português/Paula/7° ano/ Pág:3

b) O interesse de Pedrinho não eram os habitantes comuns da floresta. b.1) Em que ele estava interessado? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b.2) Quem são esses seres? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Pedrinho e o saci concordam em que o medo vem da incerteza. Para eles ela é a mãe do medo. O pai é o escuro.

c.1) Por que a incerteza pode causar o medo? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c.2) Por que o escuro pode ser considerado o pai do medo? (1,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

2ª Questão: (2,0): No texto de Monteiro Lobato, “O medo”, aparecem personagens que são entes

folclóricos, criados pela imaginação popular. NÃO pode ser considerado um ente folclórico: ( ) Saci Pererê

( ) Jurupari

( ) Mula-sem-cabeça ( ) Índios aborígenes ( ) Lobisomem

3ª Questão: (2,0): Entre as regras de acentuação estudadas, vimos o caso das palavras

paroxítonas terminadas com as consoantes da palavra ROUXINOL. Das palavras abaixo, a única que NÃO é paroxítona é: ( ) Nastácia ( ) folclóricas ( ) horríveis ( ) índios ( ) sítios

4ª Questão: (6,0) – Livro –Alice no País das Maravilhas

Alice no País das Maravilhas é um livro acerca de uma menina que passa por uma série de aventuras.

Alice começava a estar farta de se sentar no banco ao pé da irmã sem nada que fazer: tinha olhado para o livro que a irmã lia uma ou duas vezes, mas como não tinha imagens ou conversas. E para que serve um livro, pensou a Alice, sem imagens ou conversas? Assim considerava, na sua mente (o melhor que podia, já que o dia quente a tornara indolente e estúpida), se o prazer de fazer um colar de margaridas seria suficiente para a fazer levantar e apanhar as margaridas, quando um Coelho Branco de olhos cor de rosa subitamente passou por ela a correr .

Não havia nada de extraordinário nisso; Alice nem sequer pensou que fosse algo muito fora vulgar ouvir o Coelho dizer para si. “Ai eu! Ai eu! Vou chegar atrasado!?” (quando mais tarde se lembrou ocorreu-lhe que deveria ter pensado nisso, mas na altura tinha parecido natural); mas, quando o Coelho tirou um relógio do bolso do colete, viu as horas, e se apressou, Alice pôs-se de pé, pois tinha-lhe passado pela cabeça que nunca antes tinha visto um coelho nem com um colete,

(4)

2ª Prova Substitutiva/Português/Paula/7° ano/ Pág:4

nem com um relógio para tirar do bolso, e ardendo de curiosidade, correu através do campo atrás dele, e só teve tempo de o ver entrar numa toca enorme sob os arbustos.

* Atenção! Seja bem claro em suas respostas.

a) Qual foi o fato que mais surpreendeu Alice quando viu passar o Coelho Branco? (2,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ b) Você vê alguma semelhança entre a narrativa de Alice no País das Maravilhas e os desenhos animados atuais? Qual? Comente. (2,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ c) Assim que Alice acorda de seu sonho, conta tudo para sua irmã. Qual foi a primeira reação de irmã de Alice quando esta lhe conta o sonho que teve? E a segunda reação dela? (2,0)

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

5ª Questão: (2,0): “A mesa era bem grande, mas os três estavam amontoados no mesmo canto.

‘Nao tem lugar! Não tem lugar!’ gritaram ao ver Alice aproximar-se. ‘Tem lugar até demais!’ disse Alice indignada, sentando-se numa grande poltrona numa das cabeceiras da mesa.” O Chapeleiro, a Lebre de Março e o Dormidongo ficam o tempo todo:

( ) cuidando das roseiras ( ) produzindo poções

( ) limpando a toca do coelho ( ) dormindo

( ) tomando chá

6ª Questão: (2,0): Entre as várias figuras que Alice encontrou lá no País das Maravilhas estava o

Gato de Cheshire. Das alternativas a seguir, apenas uma delas apresenta duas particularidades desse personagem:

( ) Não possui cauda e desaparece no ar. ( ) Sorri e não possui cauda.

( ) É triste e desaparece no ar. ( ) Ele sorri e desaparece no ar.

(5)

2ª Prova Substitutiva/Português/Paula/7° ano/ Pág:5

( ) Desaparece no ar e esconde-se na toca. A sequência correta é: ( ) 1, 3, 2, 4 ( ) 4, 1, 2, 3 ( ) 2, 3, 1, 4 ( ) 3, 4, 2, 1 ( ) 1, 4, 2, 3

7ª Questão: (6,0): Observe as orações:

1-“Longamente filosofaram os dois lá debaixo da grande peroba...”

2-“ ...os sabiás, sanhaços e tico-ticos se recolhiam aos pousos ou ninhos...”

3-“E as borboletas e mariposas noturnas vêm substituir as borboletas e mariposas diurnas...” 4-“Os vaga-lumes começam a piscar por toda a parte com as suas lanterninhas.”

5-“O medo vem da incerteza.” 6-“A mãe do medo é a incerteza...” 7-“... e o pai do medo é o escuro.”

8-“As mitologias daqueles velhos povos estão cheias de terríveis criações do medo.” 9-“Pedrinho lembrou-se de Tio Barnabé...”

10-“Oh, eu já tive um pesadelo assim!”

A- Identifique e classifique o sujeito e o predicado de cada oração: (2,0):

1_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 2_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 3_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 4_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 5_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 6_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 7_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 8_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 9_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ 10______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ B-Destaque o verbo ou locução verbal de cada oração classificando-os em: VL, VI, VTD, VTI ou VTDI: (2,0) 1-_______________________________6-________________________________ 2-_______________________________7-________________________________ 3-_______________________________8-________________________________ 4-_______________________________9-________________________________ 5-_______________________________10-_______________________________

C- Indique, quando houver, os complementos verbais – OD e/ou OI- de cada verbo ou locução verbal: (2,0)

1-________________________________6-_______________________________ 2- _______________________________7-_______________________________

(6)

2ª Prova Substitutiva/Português/Paula/7° ano/ Pág:6

3-________________________________8-_______________________________ 4-________________________________9-_______________________________ 5-_______________________________10-_______________________________

8ª Questão: (2,0): Observe os verbos e locuções verbais destacados nas orações abaixo:

I-“Mas você não é galinha.” II-“...águias comem milho...” III-“Águia voa alto.”

IV-A águia precisava do sentimento de dignidade.

V-O homem das montanhas devolveu esse sentimento a ela. Eles classificam-se, respectivamente, como:

( ) VL, VTI, VI, VTD, VTDI ( ) VL, VTD, VTDI, VTI, VI ( ) VL, VTD, VTDI, VI, VTI ( ) VL, VTD, VI, VTI, VTDI ( ) VI, VTI, VL, VTD, VTDI

9ª Questão: (2,0) “Anda de casa em casa provocando pesadelos horríveis nos que encontra

dormindo.” O verbo destacado na frase tem a seguinte predicação: ( ) verbo intransitivo

( ) verbo transitivo direto ( ) verbo transitivo indireto

( ) verbo transitivo direto e indireto ( ) verbo de ligação

10ª Questão: (2,0): Acentuam-se todas as palavras oxítonas terminadas em A, E, O, seguidas ou

não de S. Assinale o grupo de palavras que NÃO se encaixa nesta regra: ( ) café, vovô, chulé

( ) até, Pererê, aliás ( ) sofá, conseguirá, está ( ) fará, vovô, até

( ) lá, sabiás, Barnabé

11ª Questão: (2,0): As palavras fantásticos, Américas, aborígenes, África, elétrica, espírito e vítimas são acentuadas porque são:

( ) oxítonas ( ) paroxítonas ( ) proparoxítonas ( ) trissílabas ( ) polissílabas 12ª Questão: (6,0) – REDAÇÃO

Pense no medo: você tem ou já teve medo? Medo de quê? Assombração, castigo, assalto, da morte? Você gosta de fazer medo nos outros?

Narre um acontecimento, vivido ou inventado, em que você ou outra pessoa tenha sentido medo.

________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(7)

2ª Prova Substitutiva/Português/Paula/7° ano/ Pág:7 ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

As Empresas concederão, para cada empregado, até 40 (quarenta) horas de ausência ao ano, sem reposição, nos casos de acompanhamento de familiares de primeiro grau, registrados no

Gravidez como como como como Situação de Crise Situação de Crise Situação de Crise Situação de Crise. [cont.] [cont.] [cont.] [cont.] Caso de primípara Caso

Este artigo promove uma revisão bibliográfica e um estudo exploratório de ferramentas que possibilitam realizar modelagem de aplicações com a técnica de redes

A análise das atividades do conteúdo poliedros, do livro didático de matemática, permitiu concluir que o livro de matemática do 6º ano selecionado disponibiliza

Variação da Venda de Produtos de Dermocosmética por categoria Semana 16 de 2020 vs Semana 16 de 2019 Volume de vendas semanais (unidades). A categoria de Dermocosmética

Possuir Conhecimentos em: ● *Word/Software de Textos Nível Intermediário Nível Avançado ● *Excel/Softwares de Planilhas: Nível Intermediário Nível Avançado ●

O agendamento de provas para 2017 será liberado somente a partir do dia 16 de janeiro para a sede de São José, polo de Passo de Torres e Chapecó.. O polo de Balneário Camboriú

§2° Deverão participar de forma presencial na reitoria: reitor (ou seu substituto com delegação para colação de grau); técnico responsável pelo suporte de TI; mestre de