• Nenhum resultado encontrado

Campanha da Gagueira: Atividades desenvolvidas pelo corpo docente e discente da FEAD

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Campanha da Gagueira: Atividades desenvolvidas pelo corpo docente e discente da FEAD"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Campanha da Gagueira:

Atividades desenvolvidas pelo corpo docente e discente da FEAD

No dia 22 de outubro é comemorado mundialmente o Dia Internacional de Atenção à Gagueira. Pensando nisso, o curso de Fonoaudiologia da FEAD organizou atividades sobre o tema “Gagueira não tem graça. Tem tratamento” durante todo o mês de outubro.

Como fundamental suporte para as atividades a FEAD patrocinou a impressão de 3.000 folhetos explicativos sobre a gagueira. Esses folhetos foram (e ainda serão) distribuídos em escolas para professores e alunos, unidades municipais de educação infantil, na emissora Bandeirantes, na clínica integrada de saúde FEAD, no show do cantor Fernando Augusto, na UFMG, em unidades básicas de saúde e na própria FEAD. Os discentes e docentes da FEAD adquiriram a camisa da campanha e estão usando-a durante todo o mês nas diferentes atividades propostas.

Atividades desenvolvidas

Entrevista na rádio CBN

No dia 24 de setembro, a professora Letícia Corrêa Celeste foi entrevistada pela rádio CBN, em um quadro de saúde.

Foram passadas informações sobre o conceito de gagueira, mitos, verdades e atitudes positivas e negativas com relação à gagueira.

Atividade da Campanha da Gagueira nas escolas

Os alunos da FEAD do 3º ao 5º período (além de três monitoras do 6º período), sob orientação das professoras Letícia C. Celeste, Karine Kelvia, Emiliane Matos e Rita Leite, realizaram três palestras para professores na Escola da Serra e na Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca.

(2)

Além da atuação direta com os professores, os alunos da FEAD também realizaram atividades com as crianças e adolescentes da escola, demonstrando conhecimento e maturidade nas atividades desenvolvidas.

Seguem, abaixo, algumas fotos dos alunos na Escola da Serra: na entrada da escola (antes de subir para as salas de aula), dentro das salas para as atividades com os alunos da escola, realizando dinâmicas com os professores e das professoras da FEAD com o diretor pedagógico da escola.

(3)

As atividades realizadas na Escola Estadual Marechal Deodoro da Fonseca também foram muito produtivas. Seguem, abaixo, fotos dos alunos da FEAD na entrada da escola com a professora Letícia C. Celeste, das alunas da FEAD com os professores da escola depois do primeiro treinamento, das alunas com as professoras da escola no segundo treinamento e dos alunos da FEAD dentro da sala de aula, realizando atividades com os alunos.

(4)
(5)
(6)

Matéria da rede Band Minas

O programa “Tudo de Bom” realizou uma matéria especial sobre gagueira no dia 08 de outubro. Um repórter foi até a clínica integrada de saúde da FEAD para fazer a reportagem. Lá, ele entrevistou um paciente da clínica e a professora Letícia C. Celeste. Veja as fotos abaixo:

(7)

Durante o programa, a apresentadora Bianca Lage falou sobre a gagueira e apresentou nosso folheto com o slogan da campanha:

No programa ao vivo, a professora Letícia C. Celeste e o paciente da clínica João Batista também foram entrevistados.

(8)

Atividades que ainda serão desenvolvidas

Entrega de folhetos em UMEIs

Os alunos do 8º período do curso de fonoaudiologia irão entregar folhetos em UMEIs, tanto para professores quanto para os alunos e funcionários.

(9)

Promoção de saúde

Os alunos 8º período irão promover, na última semana de outubro, atividades de promoção de saúde relacionadas à gagueira na clínica integrada de saúde da FEAD.

Entrega de folhetos na FEAD

Alunos do 2º período de fonoaudiologia irão distribuir folhetos na FEAD sobre a gagueira na semana do dia 22 de outubro.

Entrevista para o Jornal Hoje em Dia

O jornal Hoje em Dia irá realizar uma matéria especial sobre gagueira e procurou a professora Letícia C. Celeste, solicitando entrevistas com a professora e pacientes da clínica integrada de saúde da FEAD. O repórter responsável pela matéria irá acompanhar uma manhã no Ambulatório de Fluência da FEAD.

Show do cantor Fernando

Os alunos da FEAD que desejarem poderão participar do show do cantor Fernando Augusto, no dia 22 de outubro. Nesse dia, entregaremos folhetos para os participantes da semana de conhecimento e cultura da UFMG.

O corpo discente e docente do curso de Fonoaudiologia da FEAD fica feliz em ter o total apoio da Instituição nos eventos da Campanha da Gagueira, com atividades de destaque em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais.

Belo Horizonte, 18 de outubro de 2010 Professora Letícia Corrêa Celeste

Referências

Documentos relacionados

Portanto, mesmo percebendo a presença da música em diferentes situações no ambiente de educação infantil, percebe-se que as atividades relacionadas ao fazer musical ainda são

ado a necessidade de modificar o pré- se manter o dorso do frango à 95C por 30 minutos, este procedimento desnaturava o colágeno, formando um gel scrito

(2019) realizaram um estudo bibliométrico, de um período entre 1991 e 2017, sobre a relação entre as LP e os colchões evidenciando os tipos que são utilizados tal como descritos

O “tempo necessário” para as atividades complementares foi definido no tópico “Objetivos e Metas”, no qual apresentou duas metas referentes ao eixo da jornada de

Esta ação consistirá em duas etapas. Este grupo deverá ser composto pela gestora, pelo pedagogo e ou coordenador pedagógico e um professor por disciplina

O pesquisador, licenciado em Estudos Sociais com Habilitação Plena em História, pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES/JF), concluiu, ainda, o curso de

Da relação entre o Conselho e Associação dos Plantadores de Darjeeling (Darjeeling Planters Association) nasceram as diretrizes básicas para a comercialização do

Posteriormente, foi realizado o teste t de Student para averiguar diferenças na riqueza específica, teste t de Hutcheson para obter a significância dos índices de diversidade