• Nenhum resultado encontrado

INSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INSTITUIÇÃO DO CONHECIMENTO"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Relatório

Anual 2011

(2)

A ABM reposicionou-se como Instituição do Conhecimento respaldada por pesquisa de valor realizada com seus associados e usuários, que reconheceram de forma bastante positiva a trajetória eminentemente técnica mantida pela Associação em 67 anos de existência.

A nova estratégia tem como fio condutor aprofundar sua identidade técnico-científica, atualizando suas ações como forma de se preparar para responder às necessidades criadas pela economia do conhecimen-to e para dar suporte aos profissionais e às empresas do seconhecimen-tor.

Sinalizando essa nova fase, a ABM deu ênfase ao conteúdo técnico em todas suas atividades, fortaleceu o intercâmbio com parceiros na-cionais e internana-cionais, incentivou a aproximação com a academia e abriu novos canais de participação aos associados, tanto presenciais quanto virtuais.

A diretriz embasou uma série de ações ao longo do ano, como a criação do periódico técnico-científico de alcance internacional - o Journal of Materials Research and Technology - jmr&t, em parceria com a reno-mada editora Elsevier; a reformulação do Portal ABM, que prioriza a interatividade e o compartilhamento de informações; e a interiorização das atividades, por meio das Regionais.

Nova identidade visual

Em reforço ao reposicionamento como Instituição do Conhecimento, foi modernizada a logomarca ABM, evidenciando a cultura e a sólida experiência da Associação, além do seu compromisso com o corpo as-sociativo e com os setores minerometalúrgico e de materiais.

A imagem dos três anéis, em forma de espiral, retrata as áreas de atu-ação, em que metalurgia, materiais e mineração se integram dinamica-mente, e também o ambiente da Entidade, onde se discute os avanços do setor e é promovido network. Em ambos os casos, sinergias que criam valor.

(3)

GESTÃO 2011/2013

Depois de 18 anos, a ABM voltou a ser presidida por um representante da academia. O professor doutor Nelson Guedes de Alcântara, que tomou posse no dia 27 de abril de 2011, como presidente da Entidade para a gestão 2011/2013, dedicou toda sua vida profissio-nal à Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), onde ingressou assim que concluiu seu curso de Enge-nharia de Materiais.

Atuando como professor do Departamento de Enge-nharia de Materiais (DEMa) da UFSCar e diretor-execu-tivo do CCDM (Centro de Caracterização e Desenvolvi-mento de Materiais), Nelson Guedes foca sua gestão em resultados, aproveitando a multidisciplinaridade e a grande rede de relacionamento construída pela ABM ao longo dos seus 67 anos.

Representando a indústria, tomou posse como vice--presidente, o engenheiro Alfredo Huallem, à época vice-presidente da Gerdau e, atualmente, integrante do board da empresa.

O Conselho da ABM é presidido pelo engenheiro Kar-lheinz Pohlmann, associado há 50 anos, tendo como conselheiros os representantes dos sócios patrocinado-res (10), reppatrocinado-resentantes de todos os sócios (20), dire-tores e vice-diredire-tores das Divisões Regionais (17) e das Divisões Técnicas (23).

DIRETORIA

Presidente | Nelson Guedes de Alcântara Vice-presidente | Alfredo Huallem

Diretor de Patrimônio | Hideyuki Hariki

Diretor-executivo | Horacídio Leal Barbosa Filho Diretores | Antenor Ferreira Filho

Antonio Siqueira Viana Carlos Alberto Briganti Carlos Cunha Dias Henriques Carlos de Moura Neto Delmar Barros Ribeiro Evando Mirra de Paula e Silva Hermênio Pinto Gonçalves Márcio Frazão Guimarães Lins Marcos Alexandre Stuart Nogueira Renato Cesar Brito de Moura Rogério Tales Silva Carneiro Sérgio Leite de Andrade Sérgio Neves Monteiro Simone Valladares

CONSELHO

Presidente | Karlheinz Pohlmann

Nelson Guedes (2º à direita) com os companheiros de diretoria e conselho: Pohlmann, Huallem, Brandão e Hideyuki

(4)

DIFUSÃO DO CONHECIMENTO

Difundir, incentivar, reconhecer e premiar os melhores estudos acadêmicos e as melhores

práticas empresariais, bem como a inovação e o conhecimento tecnológico, são a

essên-cia da ABM. Para isso, promove anualmente um congresso e vários eventos (seminários,

workshops e encontros), confere medalhas e prêmios de reconhecimento técnico, além de

disponibilizar um vasto acervo documental e uma das mais completas bases de dados da

América Latina para pesquisas bibliográficas.

Bastante concorrida, a abertura do 66º Congresso ABM foi realizada na Sala São Paulo

Eventos

O Congresso e os demais eventos do calendário 2011 (nove seminários e dois encontros) reuniram 2.881 profissionais da indústria e da academia. Ampliando o intercâmbio de conheci-mentos teóricos e práticos, esses eventos contaram com a apre-sentação de 870 trabalhos e visitas técnicas a 17 empresas. Reafirmando-se como o principal fórum de debates e de rela-cionamento do setor na América Latina, o Congresso contou com conferências de 18 keynote speakers do Brasil e exterior; apresentação de 428 trabalhos e cases empresariais; o 11º Enemet; o Seminário da Construção em Aço e a Expomet. Entre os destaques, aconteceu o Fórum de Líderes que debateu o tema ‘Desafios da Competitividade, em nível nacional e internacio-nal, sob três aspectos: Inovação, Logística e Recursos Humanos’. Com o apoio e organização da ABM, foi realizado pela primeira vez na América Latina, o mais importante encontro mundial na área de termodinâmica computacional: o Calphad (Computer Coupling of Phase Diagrams and Thermochemistry). Em sua 40ª edição, o evento reuniu as maiores autoridades da comunidade técnica e científica internacional envolvidas com esta área do conhecimento, inclusive Larry Kaufman, autor do primeiro texto sobre o assunto e criador do método que vem revolucionando a área de materiais industriais.

Reforçando a presença na agenda técnico-científica internacio-nal, foram iniciados os preparativos para a realização, em 2012, do ICSTI – International Congress on the Science and Technology of Ironmaking, juntamente com o 42º Seminário de Redução de Minério de Ferro e o 13º Simpósio de Minério de Ferro.

Acordo de cooperação assinado com o Sindicato Nacional da Indústria de Trefilação e Laminação de Metais Ferrosos (Sicetel) para o desenvolvimento de atividades em conjunto resultou na organização do 3º Seminário de Trefilação de Arames, Barras e Tubos de Metais Ferrosos e não Ferrosos, que ocorrerá em novembro de 2012, em São Paulo.

Congressos e Seminários Participantes 2011 Aciaria Automação Calphad Congresso Enemet Energia Laminação Logística Moldes Não Ferrosos Redução Resp. Social Workshops de Moldes Construção em Aço

Não estão inclusos na tabela os eventos das Regionais (464). 312 130 192 454 329 104 308 199 110 93 395 111 92 52

(5)

Medalhas

Com sessão solene de abertura na Sala São Paulo, o 66º Con-gresso ABM homenageou o Prof. Dr. Ronaldo Antonio Neves Marques Barbosa (UFMG) com a Medalha ABM ‘Hubertus Colpaert’ e a Escola de Engenharia Industrial Metalúrgica de Volta Redonda, da Universidade Federal (UFF), que completou 50 anos, com a entrega da Medalha de Mérito ABM.

Prêmios

Visando estimular a inscrição de trabalhos de qualidade nos eventos e valorizar a atitude inovadora dos profissionais do setor minerometalúrgico e de materiais, a ABM conferiu 13 Prêmios de Reconhecimento Técnico.

Somando aproximadamente R$ 120 mil em dinheiro, além de uma viagem à Áustria, esses prêmios foram patrocinados pela ABM e pelas empresas associadas: ArcelorMittal Tubarão, Brasmetal Waelzholz, CBA, Combustol, Harsco Metals, Mag-nesita, Samarco Mineração, Siemens VAI, Usiminas e Vale.

Centro de Informação

Por meio da Base de Dados Hephaestus, a ABM disponibiliza aos associados e à comunidade em geral um vasto acervo especializado e uma das mais completas bases de dados da América Latina para pesquisas bibliográficas.

Nesta Base estão indexadas referências de publicações edita-das pela Associação (anais de seminários e congressos, livros, publicações didáticas dos cursos, CD’s e imagens), obras de referência e publicações especializadas na área, que somam 27.760 registros.

Em 2011, essa importante fonte de pesquisa recebeu 1.422 novos registros, referente a 131 obras e 1.081 resumos, que podem ser acessados localmente ou via internet (http://www. abmbrasil.com.br/cim/).

No ano, foram contabilizadas 1.077 consultas sobre assun-tos diversos, com predomínio de redução, aço, metais não--ferrosos e siderurgia.

Fernando Tadeu de Medeiros e Renato Azevedo, da EEIMVR-UFF e Horacídio Leal Barbosa Filho, diretor-executivo da ABM

Ronaldo Barbosa, da UFMG, e Nelson Guedes, presidente da ABM Fernando Tadeu de Medeiros e Renato Azevedo,

Consultas

à Base de

(6)

CAPACITAÇÃO

Contribuindo para a capacitação e atualização dos profissionais dos setores

minerometalúrgico e de materiais, a ABM disponibiliza um portfólio com mais

de 100 cursos (abertos, a distância, in/for company, tecnólogo e de

pós-gradu-ação) e desenvolve o programa de qualificação e certificação de operadores.

Educação Continuada

Ao todo, foram ministrados 106 cursos em diversas áreas do conhecimento, na sede, em São Paulo, e em várias localidades do País. Em relação ao ano anterior, representa um acréscimo de 24,7%, sendo que o destaque foram os cursos in com-pany, formatados para atender às necessidades específicas de empresas como Vale, CSA, Usiminas, Aperam, Novelis, SAP e Minerconsult.

Garantindo flexibilidade ao aluno, que pôde escolher livre-mente onde e como estudar, os cursos a distância ‘Funda-mentos da Siderurgia’ e ‘Tratamento Térmico de Ligas Ferro-sas’ contaram com oito edições.

Já os cursos de pós-graduação, criados para suprir a neces-sidade crescente de profissionais especializados para o setor, tiveram sequência com três turmas de ‘Metalurgia com ên-fase em Siderurgia’ em parceria com a Unileste–MG (uma delas customizada para a Aperam); ‘Processos Metalúrgicos de Fabricação’ (ABM/PUC-MG) e ‘Engenharia de Minas com

Os cursos realizados nos seminários envolveram 549 participantes

2007 2.213 2008 3.187 2009 792 2010 1.624 2011 2.323 Participantes

Cursos

ênfase em Beneficiamento Mineral’ (ABM/UFOP- Ouro Pre-to). Também prosseguiram os cursos tecnólogos ‘Processos Metalúrgicos’ e ‘Manutenção Industrial’ em convênio com a Unimonte, Santos (SP).

Os cursos de aperfeiçoamento e atualização realizados envol-veram 2.323 participantes e 205 instrutores ligados à indús-tria e à academia.

(7)

Além das ocupações citadas acima, o PNCO está preparado para qualificar e certificar opera-dores de pelotização e técnico de planejamento e controle da produção.

Operador de Ponte Rolante OPR

Operador de Aciaria OAC

Operador de Alto-forno OAF

Operador de Coqueria OCQ

Operador de Laminação a Quente OLQ

Operador de Sinterização OSI

Operador de Distribuição de Energia e Utilidades OEU

Operador de Máquinas Ferroviárias OMF

Operador de Máquinas Elevação OME

Operador de Máquinas Operatrizes OMO

Operador de Laboratório OLA

Técnico de Inspeção da Qualidade TIQ

1459 500 254 252 220 99 81 75 70 33 13 11

Operadores certificados

Certificação

A importância e a credibilidade do sistema ABM de qualifi-cação e certifiqualifi-cação de operadores foi mais uma vez reco-nhecido pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Nor-malização e Qualidade) que, pelo terceiro ano consecutivo, acreditou a Entidade como organismo certificador de pessoas para as ocupações de ponte rolante, pórticos e semipórticos.

Somente em 2011, o PNCO - Programa Nacional de Certificação de Operadores beneficiou 339 profissionais, que tiveram a opor-tunidade de atualizar conhecimentos e melhorar sua competên-cia técnica. Do total, 241 passaram pelo processo de recertifica-ção e 98 receberam a chancela pela primeira vez. Desde que foi criado, em 2004, o PNCO já certificou 3.067 pessoas.

(8)

Série Capacitação Técnica

em Processos Siderúrgicos

Com o patrocínio da Villares Rolls, o livro Processos de Laminação a Quen-te de de Produtos Planos de Aço inQuen-tegra a série Capacitação Técnica em Processos Siderúrgicos, criada pela ABM para auxiliar na formação, treina-mento e reciclagem de técnicos e engenheiros ligados direta ou indireta-mente à indústria do aço.

Bastante didática e ilustrada com muitas imagens e gráficos, a série já conta com 11 livros elaborados pelo Prof. Dr. Ernandes Marcos da Silveira Rizzo.

Siderurgia

Reunindo os cem primeiros artigos publicados na coluna Internacional da Revista ABM - Metalurgia, Materiais & Mineração, o livro ‘Siderurgia Internacional: uma retrospectiva de 100 reflexões’ fornece ao leitor um panorama das alterações vivenciadas pela indústria siderúrgica mundial no período janeiro de 2001 a junho de 2010.

Entre as tendências destacadas nos artigos assinados pelo Prof. Dr. Ger-mano Mendes de Paula (Instituto de Economia da Universidade Federal de Uberlândia) estão as fusões e aquisições e o deslocamento geográfico a favor dos países asiáticos.

Coleção Livros ABM

Primeira obra em inglês lançada pela ABM, o livro Transport Phe-nomena: Fundamentals and Applications in Metallurgical Enginee-ring and Materials apresenta conceitos e exemplos de transportes que, juntamente com os aspectos de engenharia, são essenciais para o controle dos processos de operações metalúrgicas. A publicação, que contou com o patrocínio da CBMM - Compa-nhia Brasileira de Metalurgia e Mineração, tem como autores, os professores da Ufop (Universidade Federal de Ouro Preto) e da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Varadara-jan Seshadri, Roberto Parreiras Tavares, Carlos Antonio da Silva e Itavahn Alves da Silva. O livro integra a Coleção Metalurgia, Materiais e Mineração, que já conta com seis obras publicadas.

A Coleção de Livros ABM – indispensável para estudantes e profissionais das áreas acadêmica e industrial - abrange desde conhecimentos básicos, ciência e metalurgia física, como matérias-primas, processos de fabricação, produtos, aplicações e gestão.

PRODUÇÃO EDITORIAL

Mantendo o compromisso de privilegiar o conteúdo técnico em suas ações e contribuindo

para suprir a demanda por obras didáticas e publicações técnico-científicas, a ABM lançou

em 2011 três livros e um periódico internacional.

(9)

1º Aços e Ferros Fundidos 637 2º Siderurgia Internacional: uma retrospec-tiva uma retrospectiva de 100 reflexões 396

3º Introdução a Siderurgia 331

4º Tratamento Térmico das Ligas Metálicas 322

5º Dicionário Metalúrgico 128

Mais vendidos

Periódico técnico-científico internacional

O Journal of Materials Research and Technology (jmr&t) nasce com o propósito de ser, em curto espaço de tempo, referência na comunidade técnico-científica, atraindo trabalhos de uni-versidades, centros de pesquisa e empresas de todo o mundo. Fruto de parceria com a Elsevier, objetiva também contribuir para aumentar a qualidade dos trabalhos inscritos nos even-tos da Associação.

O periódico é dedicado a artigos e estudos (originais, revisão e notas técnicas), em inglês, nas áreas de Metalurgia, Mate-riais e Mineração.

Na edição especial, à disposição do público (www.abmbrasil. com.br/jmrt), constam corpo editorial, tipos de contribuições que serão aceitas, forma de apresentação e fluxo de seleção e aprovação dos trabalhos.

Revista Metalurgia,

Materiais & Mineração

Presente no mercado há quase 70 anos, a revista é referência para empresários, profissionais da indústria e acadêmicos, que buscam conhecer os avanços tecnológicos, tendências e mu-danças no setor, além de apro-ximar compradores e fornece-dores. Em 2011 abriu espaço ao Ibram e ampliou o mailling Mineração. Acompanhando o

processo de modernização da identidade visual da En-tidade, a partir de 2012 passará a se chamar Revista ABM - Metalurgia, Materiais & Mineração.

Periódico trimestral, publica os melhores trabalhos apresen-tados nos eventos da ABM, além de artigos por submissão espontânea selecionados pela comissão editorial, valorizan-do a produção acadêmica e as melhores práticas empre-sariais no setor de atuação da Associação. Em 2011 foram publicadas quatro edições, dando visibilidade a 45 artigos técnicos e seus autores.

Livraria

2.882 livros foram vendidos em 2011, representando um crescimento de 16,5% em relação a 2010.

Para conhecer e/ou adquirir as publicações, acesse o endereço http://www.lojavirtualabm.com.br

Presente no mercado há quase 70 anos, a revista é referência para empresários, profissionais da indústria e acadêmicos, que buscam conhecer os avanços tecnológicos, tendências e mu-danças no setor, além de apro-ximar compradores e fornece-dores. Em 2011 abriu espaço ao Ibram e ampliou o mailling Mineração. Acompanhando o

processo de modernização da identidade visual da En-tidade, a partir de 2012 passará a se chamar Revista Presente no mercado há quase

70 anos, a revista é referência para empresários, profissionais da indústria e acadêmicos, que buscam conhecer os avanços tecnológicos, tendências e mu danças no setor, além de apro ximar compradores e fornece dores. Em 2011 abriu espaço ao Ibram e ampliou o mailling Mineração. Acompanhando o

processo de modernização da identidade visual da En tidade, a partir de 2012 passará a se chamar Revista Periódico trimestral, publica os

melhores trabalhos apresen-tados nos eventos da ABM, além de artigos por submissão espontânea selecionados pela comissão editorial, valorizan-do a produção acadêmica e as melhores práticas empre-sariais no setor de atuação da Associação. Em 2011 foram publicadas quatro edições, dando visibilidade a 45 artigos

Tecnologia em Metalurgia,

Materiais e Mineração

(10)

ESTUDANTES

A ABM aproxima estudantes do meio empresarial, oferecendo oportunidades

e suporte para sua formação técnica e crescimento profissional. Em 2011,

esses objetivos foram alcançados por meio de várias atividades, entre elas:

ABM Jr

A Divisão Técnica ABM Jr cumpre uma importante missão junto aos futuros engenheiros (alunos de nível técnico e superior), abrindo espaço para seu envolvimento com as atividades da Associação e com o mercado.

Sua página no portal (www.abmbrasil.com.br/abmjr) foi revi-talizada, ganhou um blog e integrou-se às redes sociais (face-book, twitter e youtube), aumentando o relacionamento entre os usuários, que podem compartilhar ideias e conteúdos com mais rapidez.

Além de um diretor e um vice-diretor, a Divisão tem repre-sentação no Conselho, fazendo valer seu voto nos destinos da Associação.

Enemet

Durante o 11º Encontro Nacional de Estudantes de Engenha-ria Metalúrgica, de MateEngenha-riais e de Minas – Enemet os alunos puderam complementar sua formação participando de qua-tro minicursos, palestras, mesa-redonda e visitas técnicas a

Representantes de 30 universidades estiveram presentes no 11º Enemet

Participantes

do Enemet

por Estado

empresas como Brasmetal, Combustol, Gerdau, Saint Gobain, Usiminas e Voith.

A visibilidade perante o mercado de trabalho foi intensificada na Sessão de Iniciação Técnico-científica do 66º Congresso, principalmente para os autores dos 38 trabalhos apresentados, e durante a Rodada de RH.

Nessa oportunidade, os 329 universitários de 30 instituições de ensino puderam interagir com os profissionais de recursos hu-manos e conhecer suas políticas de contratação, programas de estágio e de trainee de empresas como Votorantim, Usiminas, ArcelorMittal e Siemens.

(11)

Prêmios

Brasmetal

O Prêmio de Reconhecimento Técnico da ABM também tem sua versão para os universitários. Patrocinado pela Brasmetal Waelzholz (BW) premiou, em 2011, o aluno da UFRGS, Peter-son de Medeiros Batista, um dos autores do melhor trabalho de Iniciação Técnico-científica apresentado no 66º Congresso. O prêmio consiste em um valor em dinheiro (R$ 2 mil), estágio de uma semana na BW e anuidade da ABM para dois autores associados. Todos os premiados são agraciados com inscrição gratuita na próxima edição do Congresso ABM.

Fábio Décourt Homem de Mello

É outorgado, anualmente, ao melhor formando dos cursos de Engenharia Metalúrgica, de Materiais e de Minas de cada universidade brasileira, de acordo com critérios estabelecidos pelas próprias escolas. Em 2011, 28 recém-formados foram agraciados com um diploma, concessão de anuidade de sócio da ABM e inscrição gratuita no Congresso

Concurso

Em 2011, a ABM lançou um novo programa que vai aproximar ainda mais os futuros profissionais das principais discussões do setor, além de incentivar novos talentos: o concurso Estudantes nos Seminários. A novidade permitirá que alunos de graduação de engenharia metalúrgica, materiais e de minas de todo o País possam partici-par dos eventos da ABM, com todas as despesas pagas. A primei-ra edição do concurso – versão Aciaria – conta com o patrocínio da CBMM - Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração. Os estudantes vencedores também serão beneficiados com uma anuidade de associado, assim como o professor orientador.

Benefícios

Estimulando a busca por novos conhecimentos, a ABM ofere-ce descontos especiais aos estudantes na inscrição de eventos e cursos e aquisição de livros. Atendendo à reivindicação, na compra de obras editadas pela ABM, os alunos arcam com ape-nas 50% do valor.

ABM dá a Dica

O programa, que visa despertar o interesse de estudantes do Ensino Médio e Técnico pela Engenharia, realizou 13 palestras em escolas de São Paulo, Minas Gerais e Vale do Aço, envolven-do aproximadamente mil alunos.

Em Minas Gerais, o ABM dá a Dica conta com o apoio da ArcelorMittal. Antenor Ferreira Filho, então diretor da Brasmetal

Waelzholz, entrega o prêmio a Peterson Batista

São Paulo Colégio Bandeirantes, Fatec, Colégio Visconde de Porto Seguro e Univesp Minas

Gerais

Colégio Bernoulli, Santa Rita de Cássia, São Francisco de Assis, Colégio Loyola, Santa Maria Pampulha, Municipal Go-vernador Carlos Lacerda e Ouro Preto Vale do Aço Colégio JK (Ipatinga)

(12)

COMUNICAÇÃO DIGITAL

Com o uso da web 2.0 e das mídias sociais, a comunicação digital da

ABM foi ampliada, propiciando mais conteúdo técnico e interatividade

Portal ABM

Disponível no endereço www.abmbrasil.com.br, o Portal ABM foi reestruturado dentro da estratégia de reposiciona-mento da marca.

A nova plataforma segue a tendência de web 2.0, permitin-do o compartilhamento e propagação de informações. Entre as novidades, implantou-se o Blog das Divisões Técnicas para agilizar a comunicação entre os profissionais. A maior mudança ocorreu na página da Divisão ABM Jr, que ganhou um espaço customizado para seu público, com conexão direta com face-book, twitter e youtube.

O Blog do Congresso manteve-se atualizado, com notícias so-bre a programação, permitindo aos interessados acompanhar toda a cobertura do evento, em 47 reportagens.

Também foi resgatada a história da Associação, com depoi-mentos de seus fundadores. Além de acesso a notícias atuali-zadas diariamente, clippings sobre o setor e específico de C&T, entre outros serviços, o site é porta de entrada para as mídias sociais, onde a Entidade está presente.

Atendendo ao interesse das empresas de associarem seus pro-dutos e serviços à marca ABM, o portal passou a contar com espaços publicitários desenhados sob medida.

Portal Tecnológico

O Portal Tecnológico (http://www.abmbrasil.com.br/portal--tecnologico/portal/) recebeu novas adesões e atualizações de dados, totalizando 271 laboratórios de 30 instituições, permitindo à comunidade conhecer, em tempo real, a infraes-trutura de pesquisa e o quadro de especialistas disponível em cada unidade. Essa visibilidade favorece a articulação entre as entidades de ensino e pesquisa e as empresas, maximizando o uso dos laboratórios em prol do desenvolvimento do setor.

Boletim ABM

Distribuído eletronicamente a aproximadamente 10 mil leito-res (associados e assinantes) o Boletim ABM teve 83 edições no ano, contribuindo para disseminar as informações sobre a Associação, o setor e os principais destaques das empresas e entidades parceiras.

(13)

AÇÕES SETORIAIS

Novas ações coletivas vêm sendo conduzidas tendo em vista

promo-ver a evolução técnico-científica e a inovação em processo, produtos

e gestão nas áreas de metalurgia, materiais e mineração.

IABM

Foi formalizada, com registro em cartório, a criação do IABM - IABM - Instituto Pró-Inovação e Competitividade da Metalur-gia, Materiais e Mineração, que terá a função de prospectar, desenvolver e gerenciar estudos e projetos setoriais multi--institucionais e pré-competitivos, que resultem em inovações tecnológicas para o setor.

A iniciativa, pioneira no País ao abranger projetos em redes colaborativas de âmbito nacional, envolverá empresas, aca-demia e governo visando aumentar a competitividade da in-dústria nacional.

Ação concreta nesse sentido já está sendo desenvolvida pelo IABM, que articula apoio financeiro para a execução e implementação de três projetos definidos pela Agenda Tec-nológica Setorial decorrente do EPSS – Estudo Prospectivo do Setor Siderúrgico:

• Estudo dos Indicadores de Eficiência Energética das etapas da Cadeia Produtiva do Aço;

• Estudo das Tecnologias para Tratamento de Lamas Finas de LD e Pós de Aciaria Elétrica: Extração de Álcalis e Recupera-ção / Reciclagem do Ferro e Zinco.

Agregado siderúrgico

Outra ação cooperada em andamento, envolvendo as siderúr-gicas paulistas e a Cetesb – Companhia Ambiental do Estado de São Paulo, é o projeto Agregado Siderúrgico. O objetivo é a aprovação, pelo órgão ambiental, de um “procedimento para a utilização benéfica do produto, em diversas aplicações (confi-nadas e não-confi(confi-nadas)”.

O projeto encontra-se na Câmara Ambiental do Setor Meta-lúrgico, Mecânico e Siderúrgico da Cetesb para, posterior-mente, ser submetido à apreciação e aprovação da diretoria, transformando-se em um procedimento operacional daque-le órgão.

Parecer técnico sobre a química do ferro, man-ganês e cromo no solo, elaborado pelo prof. Caetano Marciano de Souza, da Universidade Federal de Viçosa, concluiu que: “O uso do agre-gado siderúrgico para os usos propostos neste PARECER (lastro de ferrovias, gabiões, rip-rap e base e sub-base de estradas, confinadas e não confinadas) tendo-se como base os estudos e as condições projetadas é tecnicamente recomen-dável e, sob o ponto de vista ambiental, seguro.”

Carvão vegetal

Atendendo a convite do Ministério do Desenvolvimento, In-dústria e Comércio Exterior - MDIC, a ABM coordenou o comitê de especialistas que elaborou o texto-base para a criação de norma para a produção de carvão vegetal. O tex-to foi encaminhado à ABNT que deverá, posteriormente, ser colocado à consulta pública para conhecimento e sugestões do setor.

Com a articulação da ABM, empresas e Cetesb definem procedimento para o agregado siderúrgico

(14)

INTERNACIONALIZAÇÃO

Atendendo à diretriz de internacionalização, a ABM busca ampliar sua inserção

na comunidade técnico-científica mundial, abrindo novas fontes de informação

e de intercâmbio do conhecimento que beneficiam diretamente seus associados

Alianças e parcerias

Novos acordos de cooperação técnico-científica com renoma-das instituições estrangeiras ligarenoma-das aos setores minerometa-lúrgico e de materiais foram assinados em 2011, fortalecendo a estratégia de internacionalização das atividades da ABM. A primeira parceria, formalizada com a TMS - The Minerals, Metals & Materials Society, permite aos associados de ambas as instituições filiar-se às entidades com valores especiais e ter direito a vários benefícios, a exemplo do que ocorre com o convênio junto à AIST (Association for Iron & Steel Technology) que já resultou na inscrição de 107 estrangeiros na ABM e 20 brasileiros na coirmã norte-americana.

Abrindo mais um espaço para o acesso dos associados a ban-cos de dados internacionais e ao estado da arte em diversas áreas do conhecimento, também foi assinado acordo de co-operação com a canadense Metsoc – Mettalurgical Society e a inglesa IOM3 - Institute of Materials, Minerals and Mining. As duas primeiras alianças concretizaram-se, respectivamente, durante realização do Congresso Anual da TMS, em San Diego (EUA), e da 50th Conference of Mettalurgists, da Metsoc, em Montreal (Canadá).

A ABM também esteve representada no Congresso Mundial de Associações de Metalurgia (Stahl Congress), em Düsseldorf (Alemanha). Na oportunidade, a diretora da Regional MG, Ja-naína França, apresentou proposta de intercâmbio estudantil a entidades da Alemanha, Estados Unidos e Áustria.

Com a Alemanha, as conversações estão mais adiantadas e ob-jetivam possibilitar a estudante brasileiros e alemães cursar um semestre de Engenharia Metalúrgica em uma universidade do exterior, estagiar em uma siderúrgica e associar-se à respectiva associação local.

Missão técnica

Sintonizada com o cenário de mudanças e o surgimento de no-vas tecnologias, a ABM, em parceria com a Siemens, organizou uma missão técnica à usina da Arvedi, em Cremona (Itália). O grupo de 32 profissionais brasileiros e estrangeiros conheceu em detalhes o processo ESP – Endless Strip Production e visitou a Metec InSteel Con 2011, em Düsseldorf (Alemanha).

Calphad

Com a presença das maiores autoridades mundiais em

termodi-nâmica computacional, a ABM realizou o XL Calphad - Computer Coupling of Phase Diagrams and Thermochemistry. O encontro, realizado pela primeira vez em um país da América Latina, reuniu 198 profissionais de 19 países.

Editorial

Na parte editorial, a ABM empreendeu várias ações de inserção internacional, como o lançamento do Journal of Materials Re-search and Technology- jmr&t e do livro Transport Phenomena: Fundamentals and Applications in Metallurgical Engineering and Materials, além de reportagens em inglês na Revista Meta-lurgia, Materiais e Mineração, ampliando sua penetração entre os leitores estrangeiros.

Dirigentes da ABM e da TMS firmaram nova parceria

Missão liderada pela ABM visitou planta da Arvedi

(15)

Presença da ABM no Pará entusiasma estudantes locais

O encontro reuniu, pela primeira vez, as três universidades de Marabá

REGIONAIS

A descentralização das atividades, por intermédio das 17 divisões

regionais, possibilita ampliar o número de empresas e profissionais

atendidos em suas necessidades de capacitação e atualização.

Ampliando sua abrangência no território nacional, a ABM foi apresentada oficialmente à região Norte do País, durante o I Encontro das Engenharias organizado pela Regional Pará, em Marabá. Promovido pela Sinobras e Vale, o encontro reuniu pela primeira vez as três universidades da cidade: Metropoli-tana, Uepa – Universidade do Estado do Pará e UFPA – Uni-versidades Federal do Pará.

Presente na região, a ABM poderá ter grande atuação na formação e capacitação de mão de obra no Estado, um dos maiores do mundo na área mineral e com vultosos investi-mentos previstos na expansão industrial.

Um exemplo desse trabalho realizado pelas regionais em im-portantes localidades do País, foi a realização de 15 cursos abertos, 16 in company e 05 de pós-graduação, além de apoio a vários eventos, fora da sede São Paulo, ampliando o número de empresas, instituições de ensino e profissionais atendidos. Através do projeto ABM Itinerante, realizado em escolas e empresas, a Associação esteve mais próxima de seu público, dando visibilidade aos produtos e serviços que oferece.

Eventos realizados pelas regionais têm repercutido positivamen-te e alguns já estão inseridos no calendário anual da Entidade.

Presença da ABM no Pará entusiasma estudantes locais

O encontro reuniu, pela primeira vez, as três universidades de Marabá

Minas Gerais 04

Espírito Santo 02

Vale do Aço 02

Rio de Janeiro 01

Espírito Santo 9º Encontro Regional do Espírito Santo 183 participantes

Rio de Janeiro 7º Workshop de Responsabilidade Social 91 participantes

Vale do Aço 3º Workshop de Segurança e Saúde Ocupacional 149 participantes

Zona da Mata 1º Workshop de Manutenção Industrial 48 participantes

ABM Itinerante - Número de Visitas

(16)

TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO

VOLUNTÁRIOS

REPRESENTATIVIDADE

Elaborado o projeto de integração do sistema ABM com o sistema Protheus, visan-do dar mais segurança no tratamento da informação e eliminação de retrabalhos na alimentação de dados. A execução e implementação se estenderá ao longo de 2012 e tem por objetivo final trazer mais agilidade à ABM na tomada de decisões e facilitar a interface com o associado e usuário através do portal.

Em termos de hardware, foram adquiridos dois servidores de alta capacidade de processamento que vão garantir maior agilidade e confiabilidade nos pro-cessos da ABM.

O sucesso das atividades da ABM deve-se à efetiva participação de profissio-nais voluntários que integram a diretoria e o conselho da Associação, conselhos assessores das divisões técnicas, comissões organizadoras, comitês técnicos e editoriais, comissões de avaliação de prêmios e certificações, ou atuando como mesários e avaliadores de trabalhos nos eventos. Esse universo envolve aproxi-madamente 1.000 profissionais, que emprestam seu tempo e competência, em caráter de puro associativismo, para o desenvolvimento da metalurgia, dos ma-teriais e da mineração.

A representatividade da ABM junto a órgãos ligados ao setor e às áreas de ciência, tecnologia e inovação manteve-se fortalecida com a assinatura do acordo de co-operação com a ABDI – Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial para estruturação do IABM – Instituto Pró-inovação e Competitividade da Metalurgia, Materiais e Mineração; presença nos Fórum de Competitividade da Siderurgia e da Mineração, promovidos pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC); no Grupo de Carvão Mineral do CGEE – Centro de Gestão e Es-tudos Estratégicos; Câmara Setorial de Meio Ambiente da Mineração e Metalurgia da Cetesb; Conselho Superior de Inovação e Competitividade da Fiesp (Conic) e, Conselho de Metalurgia e Mineração da Abimaq - Associação Brasileira da Indús-tria de Máquinas e Equipamentos..

Referências

Documentos relacionados

O Conselho de Administração é composto por cinco representantes da Comissão, em nome da União, e cinco representantes de outros membros que não a UE, dos quais pelo menos um deve

Público em geral, especialmente os egressos do Espanhol Intermediário 1 e pessoas que tenham necessidade de se comunicar na língua estrangeira, ou seja, buscam utilizar a língua

A Revista Logística Revista Logística & Supply Chain possui o mais completo e qualificado mailing do segmento logístico no Brasil, com mais de 170 mil profissionais

21 Maria Margarida Nunes Ferreira Estrela 9,4 Excelente. 22 Maria Teresa Sérgio Loff Barreto 9,6

30 - Il regime giuridico dei dipendenti pubblici civili dello Stato, delle autarchie e delle fondazioni pubbliche sarà unico e stabilito in statuto, per mezzo di legge

O objetivo deste trabalho foi estudar configurações de cavidades ressonantes laser, que possibilitem a obtenção de pulsos chaveados Q e futura dobra de freqüência,

O presente trabalho teve como objetivos: (i) selecionar indivíduos com baixa necessidade de frio hibernal e indicar um bom genitor para estas características através da metodologia

Produção mais limpa na indústria têxtil: alternativas para minimização da utilização de água no processo de tingimento e acabamento. Revista destaques Acadêmicos, ano 1,