• Nenhum resultado encontrado

Primeiros Hippies: a seita cristã que praticava o nudismo e abominava o casamento

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Primeiros Hippies: a seita cristã que praticava o nudismo e abominava o casamento"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Os cinco

pássaros

falantes mais

inteligentes

do mundo

Documentário

investiga se

filho de Angelina

Jolie foi roubado

de pais

biológicos

Virgin Galactic

vai sortear

2 passagens

para viajar ao

espaço

Cinco filmes

brasileiros

inspirados

em obras

literárias

Primeiros Hippies:

a seita cristã que

praticava o nudismo

e abominava o

casamento

Primeiros Hippies:

a seita cristã que

praticava o nudismo

e abominava o

casamento

Página 4

MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULHO DE 2021 * ANO 3 * Nº 1040

CNP J 28.321.31 5/000 1-5 0

/onjornal @onjornal @_onjornal

Animais

3

Fama & Estilo

Universo

6

5

Cinema

(2)

ON Cães & Gatos

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

2

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Quatro raças de cães populares que

hoje estão extintas

1. Talbot

Popular na Inglaterra du-rante a Idade Média, o cão de caça talbot chegou a es-tampar o brasão dos Con-des de Shrewsbury e estava intimamente ligado à reale-za. Apesar de haver poucos registros sobre suas habili-dades, esses cães brancos de patas curtas trabalha-vam ao lado de caçadores devido a seus dons de ras-treamento, mas começa-ram a desaparecer pelo fi-nal do século XVIII, dando lugar ao Cão do Norte e ao Cão do Sul.

2. Grão-fauve de Bretag-ne

O grão-fauve de Bretag-ne existiu durante a década de 1520 e, apesar de ser um exímio caçador e rastrear com eficiência lobos e ja-valis selvagens, seu tem-peramento forte e errático dificultou a domesticação, visto que constantemente ele direcionava sua aten-ção para animais de criaaten-ção e os atacava ferozmente. Quando os lobos pararam de ser uma ameaça, esse cachorro se tornou prati-camente inútil, e a popula-ção não viu sentido em dar continuidade à raça.

3. Blue paul terrier

Criado para lutar, o blue paul terrier teve sua origem no final do século XVIII e foi incrivelmente valoriza-do na Escócia pelo instin-to violeninstin-to e pela coragem. Considerado forte, astuto e capaz de derrubar qual-quer oponente, o animal de cor azul-escura entrou em declínio quando a socieda-de percebeu a impossibili-dade de levá-lo para den-tro de casa. A sua extinção definitiva culminou no fim das lutas de cães no país, que passaram a ser, então, criminalizadas pelas auto-ridades locais.

4. Molossus

Supostamente originá-rio do reino molossiano, na Grécia Antiga, o Molossus era uma popular raça cães que servia como guarda de gado e cachorro de guer-ra paguer-ra gregos e romanos. O antepassado do Mastim serviu de inspiração para textos de Aristóteles, Horá-cio e Virgílio devido ao seu grande porte físico e, após a sua extinção, ainda sem motivo aparente, passou a ser homenageado no Mu-seu Britânico.

Estudo alerta para superbactéria

resistente a antibióticos encontradas

em ração

Afinal, cachorros precisam usar

cinto de segurança?

O estudo produzido por pesquisadores da Univer-sidade do Porto, em Por-tugal, demonstrou que as bactérias encontradas nos alimentos são bem semelhantes àquelas em pacientes hospitalares es-palhados por leitos por di-versos países do continen-te. Na visão dos cientistas, o aumento de pessoas ali-mentando cães com co-midas cruas pode estar contribuindo para o surgi-mento de um problema de saúde grave.

Para descobrir a origem do problema envolvendo a ração, as pesquisadoras Ana R. Freitas, Carla No-vais, Luísa Peixe e seus co-legas avaliaram diversos

alimentos para cachorro presentes em supermerca-dos e pet shops espalha-dos pela Europa na busca pela Enterococci — um gê-nero de bactéria que vive nas vísceras dos seres hu-manos e animais causan-do infecções que podem se espalhar para o resto do corpo.

O estudo observou que 30 das 55 amostras coleta-das deram positivo para a presença de Enterococci. Entre essas bactérias, 40% delas se mostrou resisten-te aos antibióticos eritro-micina, tetraciclina, qui-nupristina-dalfopristina, estreptomicina, gentami-cina, cloranfenicol, ampi-cilina ou ciprofloxacina. É bem provável que você

tenha a preocupação de afi-velar seu próprio cinto de se-gurança, mas acabe deixando seu animal de estimação livre para perambular pelas outras poltronas. Entretanto, esse pode acabar sendo um pro-blema até mesmo se você for dono do cão mais tranquilo do mundo.

O lugar ideal para um ca-chorro dentro do carro não é no banco da frente e tam-pouco é no colo de seu dono. Para aumentar os cuidados, o ideal é que o pet seja coloca-do em uma caixa transporta-dora ou em um “cinto de se-gurança” especializado para a espécie.

Como os airbags não são projetados para salvar ani-mais, qualquer acidente pode oferecer graves riscos na po-sição incorreta. Os cintos de

segurança dos cães são na verdade arreios - um tipo colete acolchoado que pas-sa sobre a cabeça do animal, aperta o peito e depois é pre-so ao real cinto de segurança. A proteção ideal permitirá ao seu cão deitar e sentar sem nenhum problema ao mesmo tempo que impede que ele fi-que se movimentando de um lado para o outro dentro do veículo.

(3)

ON Animais

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

3

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Os cinco pássaros falantes mais

inteligentes do mundo

5. Periquito-de-colar -indiano

O periquito-de-anel-in-diano é uma das espécies de papagaio mais notáveis e consegue aprender entre 200 a 250 palavras.

4. Papagaio-ecletus

Nativo da Nova Guiné, o papagaio-ecletus é incri-velmente claro em sua co-municação e pega a maio-ria das palavras faladas ao

seu redor, com algumas casos de aprendizagem de músicas completas.

3. Papagaio-de-nuca -amarela

O papagaio-de-nuca -amarela, encontrado co-mumente na Amazônia, é capaz de armazenar um amplo catálogo de palavras e consegue reproduzi-las com extrema fidelidade.

2. Periquito-australiano

Detentor de um recor-de no Guinness World Re-cords em 1995 por desen-volver um vocabulário de

1728 palavras, o periquito -australiano é uma espécie especial de pássaro inteli-gente que tem um grande potencial de aprendizado.

1. Papagaio-cinzento Considerado o papagaio mais inteligente do mundo, o papagaio-cinzento, nati-vo da África Subsaariana, é conhecido pela impressio-nante capacidade de reco-nhecimento de vozes e de imitações da fala humana.

Alga com três sexos é

descoberta no Japão

Abate de jumentos para exportação cresce

8.000% e ameaça a espécie no Brasil

Uma nova espécie de algas

acabou chamando a atenção de pesquisadores no Japão nas últimas semanas. Após mais de 30 anos de estudos sobre os sistemas de algas de água doce ao redor de Tóquio, o cientista Hisayoshi Nozaki foi pego de surpresa ao desco-brir a Pleodorina starrii, uma espécie que se reproduz com três sexos diferentes.

De acordo com Nozaki, que é professor associado na Uni-versidade de Tóquio, essa é a primeira vez que uma alga desse tipo é descoberta no mundo. A esperança é que o achado ajude no entendimen-to sobre como as espécies pri-mitivas evoluíram de indivídu-os assexuadindivídu-os para espécimes que reproduzem sexualmente.

Majoritariamente, os indiví-duos bissexuais se comportam como os machos durante a re-produção sexuada. Entretan-to, as algas também podem cumprir o papel das fêmeas quando estão rodeadas por uma maioria de indivíduos do sexo masculino.

Imagine um Brasil sem jumentos. Exagero? Pois a extinção desta espécie, de grande importância eco-nômica e cultural – além do seu valor intrínseco – é uma possibilidade muito real. O abate de jumentos para comercialização da pele no mercado externo, tanto legal quanto ilegal, está ameaçando a exis-tência destes animais no País. O alerta é feito por pesquisadores da Faculda-de Faculda-de Medicina Veteriná-ria e Zootecnia (FMVZ) da USP em artigo publicado numa edição especial do Brazilian Journal of Veteri-nary Research and Animal Science sobre o bem-estar no manejo de jumentos e mulas. O trabalho mostrou que, considerando apenas os registros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), o abate aumentou mais de 8.000% entre 2015 e 2019, quando foram mortos

91.645 animais. Entre 2010 e 2014, foram pouco mais de 1.000 abates em todo o País. Os pesquisadores apontam que o ritmo atual coloca em risco a espécie, cujo rebanho estimado no Brasil é de 400.000 ani-mais, pois a taxa de repro-dução não tem a mesma velocidade.

Ao pesquisarem o pro-blema do abandono e desenvolverem um pro-tocolo para avaliação de bem-estar para jumentos, em parceria com o projeto Animal Welfare Indicators, da União Europeia, os au-tores do trabalho tomaram conhecimento da deman-da internacional pela pele dos jumentos. “Na China, a elevação do padrão de vida da população criou demanda para produtos antes acessíveis somente à elite, como o eijao, uma gelatina extraída da pele de jumentos, ingredien-te de tônicos e cremes

fa-ciais, usada na medicina tradicional chinesa para tratar anemia, problemas do aparelho circulatório e reprodutivos, principal-mente em mulheres, além de insônia, sem nenhuma comprovação científica de eficácia”, apontam Zanella e Mariana. “O aumento da demanda teve sérias con-sequências para a popula-ção de jumentos na China, que diminuiu 75% entre 1994 e 2018, segundo da-dos de 2020 da Organi-zação das Nações Unidas para Alimentação e Agri-cultura (FAO).”

(4)

ON Mundo Antigo

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

4

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Os primeiros Hippies: conheça a seita cristã que

abominava o casamento e praticava o nudismo

Ao longo dos séculos, diversas seitas cristãs com hábitos pra lá de curiosos surgiram no mundo. No século II, foi a vez dos ada-mistas, que tinham Adão e Eva como inpiradores. Eles seguiram tão ao pé da letra o casal original da Bíblia que praticavam o nudis-mo sagrado e chamavam sua igreja de Paraíso. Hoje em dia, porém, são vistos como os primeiros “hi-ppies” da História.

A comparação não é tão infundada, afinal, os ada-mitas alegavam desconhe-cer o bem e o mal e rejei-tavam o casamento. Eles praticavam o amor livre, algo defendido pelos hi-ppies da atualidade, e di-ziam que o casamento era

um pecado. Nessa época, eles também queriam mu-dar a sociedade e acabar com o lance de servos e senhores, implementando a igualdade entre todas as pessoas.

O frio ou o calor não eram problemas para os adamitas. Na maior parte

de suas celebrações, eles dançavam nus ao redor de fogueiras. A nudez era vis-ta como pureza e inocên-cia, assim como era antes de Adão e Eva terem comi-do o tal fruto proibicomi-do.

Obviamente, tanto radi-calismo iria bater de fren-te com a Igreja Católica da

Idade Média. Com o passar dos tempos, os eles foram caçados e queimados vi-vos. Os adamistas que so-braram continuaram sen-do vistos esporadicamente na região da Boêmia, atual República Tcheca, até que sumiram completamente do radar.

Achado histórico: especialistas

encontram impressão digital de

Michelangelo em estátua

4 direitos que você tem hoje, mas não

tinha durante ditadura militar

De acordo com infor-mações publicadas nesta sexta-feira, 16, pela CNN, especialistas do Victoria & Albert Museum (V&A), de Londres, descobriram em uma estátua de cera uma marca que pode ser a im-pressão digital do mestre da Renascença, Michelan-gelo.

A estatueta em questão intitulada ‘A Slave’ é feita de cera em uma coloração vermelha escura. A obra de arte serviu como um es-boço para uma escul-tura que nunca che-gou a ser finalizada. Segundo os pesquisa-dores, é possível que a impressão do pintor tenha sido pressiona-da no material.

Os pesquisadores concluíram que a peça foi produzida

para integrar o elaborado e extenso projeto da tum-ba do Papa Júlio II, entre os anos de 1516 e 1519. A estátua retrataria uma fi-gura jovem despida com o braço cobrindo o rosto. A versão maior da obra, in-titulada ‘Young Slave’ não chegou a ser concluída.

De acordo com os espe-cialistas, Michelange-lo tinha o costume de destruir suas peças de esboço, por isso, caso comprovado, a

im-pressão digital ofe-rece uma rara

pers-pectiva sobre os primeiros processos do artista.

Todos os detalhes do estudo serão

di-vulgados em um novo episódio do documentário da BBC ‘Secrets of the Museum’.

1. Votar no seu presiden-te

Hoje, podemos ques-tionar o processo políti-co-eleitoral e o quanto as pessoas eleitas realmente representam a população. Na Ditadura Militar, nin-guém podia opinar nada sobre quem seria ou não presidente, uma vez que as eleições eram indiretas. Assim, os governadores também eram nomeados, assim como os prefeitos de várias capitais, e, se o povo não gostasse deles, era obrigado a aceitá-los.

2. Dizer o que pensa

Na Ditadura Militar, diver-sas leis foram impostas para controlar os pensamentos e as expressões culturais que não concordassem com o regime, como o AI-5, que instituiu a censura prévia. Isso pode não ser um pro-blema quando você con-corda com o regime, mas é “só dar um passo fora da

linha” e discordar de algo para sofrer as consequên-cias. Muito extremo, não é? 3. Ouvir e ver o que você gosta

Na Ditadura Militar, o go-verno simplesmente proi-bia a veiculação de qual-quer obra de que ele não gostasse.

Diversos artistas brasilei-ros tiveram músicas censu-radas, além disso, novelas e filmes tinham cenas cor-tadas e títulos estrangeiros eram proibidos de serem lançados no Brasil.

4. Fiscalizar o governo Em um estado democráti-co de direito, nós podemos dar nossa opinião sobre as obras do governo e o modo como ele administra o di-nheiro público ou até nos candidatar nas próximas eleições para fazer melhor.

Em uma ditadura, o go-verno faz o que quer, e nós nem ficamos sabendo.

(5)

ON Universo

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

5

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Virgin Galactic vai sortear 2 passagens

para viajar ao espaço

Em parceria com a pla-taforma de arrecadação de fundos Omaze, o bilionário Richard Branson vai sor-tear duas passagens para um voo espacial a bordo da VSS Unity. A nave da Virgin Galactic é a mesma utilizada por ele na missão de inauguração do servi-ço de turismo espacial da companhia, realizada no domingo (11).

Conforme anúncio feito por Branson nessa segun-da-feira (12), os interes-sados deverão fazer uma doação para a Space for Humanity, organização sem fins lucrativos que objetiva tornar as viagens espaciais mais democráti-cas. A cada contribuição, o participante terá mais chances de ganhar.

Interessados em

parti-cipar do sorteio da Virgin Galactic devem se inscre-ver no site da Omaze, onde é feita a doação. Candida-tos devem ter pelo menos 18 anos de idade e apre-sentar comprovante de vacinação contra covid-19 para embarcar na missão.

As inscrições vão até 1º de setembro e o sorteio está programado para o dia 29 do mesmo mês. Será anunciado um vencedor, que terá direito a levar um convidado na viagem até a borda do espaço, prevista para acontecer em 2022.

Os sortudos vão passar pelo mesmo treinamen-to da tripulação na sede da empresa, nos Estados Unidos, e também farão um tour pelo Espaçoporto América na companhia do bilionário.

Água salgada demais: novos estudos

em Marte diminuem as chances de

vida no planeta

Drones autônomos são treinados para

‘caçar’ meteoritos

Um novo estudo suge-re que a imagem da capa de gelo que cobre o polo sul de Marte, não esconde lagos de água líquida em condições potencialmen-te habitáveis.

Cientistas apontam que isso exigiria um aqueci-mento geotérmico con-tínuo, capaz de manter a água em condições sub-glaciais.

Além disso, seria neces-sário existir um reserva-tório de magma subter-râneo para manter toda a área aquecida, mas não foi detectada atividade vulcânica no planeta.

Vale lembrar que a pos-sibilidade de encontrar lagos em Marte foi levan-tada pela primeira vez em

2018, quando a Mars Ex-press explorou a calota polar sul do planeta. Na época, o orbitador detec-tou uma série de pontos brilhantes, sugerindo a presença de um grande corpo de água líquida de cerca de 20 km abaixo de uma camada de 1 quilô-metro e meio de gelo.

Ainda faltam evidências de cenários plausíveis para encontrar água lí-quida no polo sul de Mar-te, mas os pesquisadores sugerem que se os lagos existissem, eles seriam provavelmente extrema-mente frios e compostos por 50% de sal, condições nas quais nenhum orga-nismo conhecido poderia sobreviver.

Cerca de 500 meteori-tos caem na Terra a cada ano, conforme estimativas de cientistas planetários, mas apenas 2% deles são localizados. Tentando me-lhorar os números, pes-quisadores da Universida-de da Califórnia em Davis, nos Estados Unidos, estão usando drones com inte-ligência artificial (IA) para caçar essas rochas espa-ciais.

O sistema de busca au-tomatizada utiliza uma grade quadriculada virtual para estabelecer a área de pesquisa, com base no lo-cal da queda dos fragmen-tos. A partir daí, o equipa-mento registra uma série de fotos dentro deste cam-po, de acordo com o estu-do publicaestu-do em junho na revista Meteoritics &

Pla-netary Science.

Na etapa seguinte, o al-goritmo analisa as ima-gens feitas pelo drone autônomo, tentando iden-tificar meteoritos em po-tencial. A IA foi treinada com milhares de fotos de pedras espaciais recupe-radas, ajudando a melho-rar sua capacidade de de-tecção, diferenciando esse material das rochas de ori-gem terrestre.

A recuperação de peque-nos pedaços de meteoritos costuma ser complicada, pois eles se espalham em áreas amplas ao quebrar, podendo cair em árvores, plantas e lugares de difícil acesso.

O estudo deles fornece importantes informações a respeito da formação do Sistema Solar.

(6)

ON Fama & Estilo

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

6

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Documentário investiga se filho de Angelina

Jolie foi roubado de pais biológicos

Um novo documentário sobre adoções de crianças no Camboja irá investigar se Maddox, 19, filho de An-gelina Jolie, 46, e Brad Pitt, 57, foi roubado de sua fa-mília biológica, segundo reportagem do jornal bri-tânico The Sun.

Maddox foi adotado por Jolie, em 2002, e depois por Pitt, em 2006, pouco tem-po após o início do relacio-namento dos dois atores.

O documentário “The Stolen Children” (“As Crian-ças Roubadas”, em inglês) é comandado pela cineas-ta Elizabeth Jacob, 21, que também busca descobrir as circunstâncias de sua pró-pria adoção no Camboja. Seus pais adotivos recor-reram à americana Lauryn Galindo, a mesma agente que intermediou a adoção de Maddox e de outras cen-tenas de crianças do país.

Entre 1997 e 2001, pelo menos metade das ado-ções do Camboja para os Estados Unidos (800 entre 1.600) passaram pela agên-cia Seattle International Adoptions, que pertencia a Galindo e sua irmã, Lynn Devin.

Um ano após a adoção

de Maddox, as duas foram acusadas de falsificar do-cumentos para a obtenção de vistos americanos para as crianças. Em 2004, Ga-lindo foi condenada a 18 meses de prisão por esse crime e por lavagem de di-nheiro. Hoje, ela está em liberdade e mora no Havaí.

Ao jornal The Sun, Galin-do negou que tenha come-dido qualquer irregulari-dade.

Ela também afirmou que já houve uma série de in-vestigações sobre a adoção de Maddox e que ele não foi roubado de seus pais biológicos.

Band contrata Miss Brasil, Julia Gama,

para trabalhar com Faustão

Lu do Magazine Luiza participará da

Super Dança dos Famosos

A Miss Brasil Julia Gama, 28, assinou contrato com a Band. Vice-colocada no Miss Universo 2020, ela vai trabalhar no programa que está sendo desenvol-vido para ser apresentado por Faustão, 71, que volta à emissora paulista após 32 anos na Globo.

Ainda não há detalhes sobre a função que a mo-delo e atriz terá na nova atração. O programa ainda está em desenvolvimento e diversos profissionais que trabalhavam para Faustão na Globo migraram para a nova emissora do comuni-cador.

“É uma emoção imensa estrear na televisão ao lado de um grande ícone como o Fausto Silva”, diz ela em

comunicado. “Estou muito grata por essa oportuni-dade e comprometida em contribuir para o sucesso do novo programa.”

Julia participou de uma das últimas edições do Domingão do Faustão. Em maio, ela foi jurada do Su-per Dança dos Famosos, então ainda um quadro dentro do programa.

Neste domingo (18) a Lu do Magalu estreará em TV aberta ao entrar para o time do Super Dança dos Famosos, no Domingão do Faustão da TV Globo. A influencer (literalmen-te) digital, que já acumula 5 milhões de seguidores nas redes sociais, fez apa-rições recentes em clipes onde contracenou com a cantora Anitta e DJ Alok.

Segundo Daniel Schia-von, diretor-executivo de criação da Ogilvy Brasil — agência que idealizou o projeto — trazer a Lu com diferentes estilos, roupas e movimentos, é levar para a TV “tudo que ela já vem fazendo” nas redes sociais como TikTok e Instagram.

Para tornar a

participa-ção da Lu possível, a Rede Globo desenvolveu uma tecnologia própria para captar os movimentos corporais e faciais de uma coreógrafa — recurso co-mum em filmes e jogos — permitindo que a influen-cer 3D se apresente. Serão seis estilos musicais dife-rentes: funk, samba, paso doble, salsa, valsa e tango.

(7)

ON Cinema

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

7

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

Cinco filmes brasileiros inspirados

em obras literárias

1. O auto da compadecida

O auto da compadecida, longa-metragem baseado na peça de Ariano Suassuna, é uma obra satírica e cômica que exalta a cultura popular nordestina. Repleto de tiradas regionais, diálogos irônicos e atos divertidos, o filme apre-senta a dupla de sertanejos Chicó e João Grilo, dois en-ganadores que se destacam por sua esperteza e malan-dragem.

2. Cidade de Deus

Adaptação roteirizada ins-pirada na obra de Paulo Lins, Cidade de Deus, lançado em 2002, até hoje é considerado um dos filmes nacionais mais importantes já lançados, in-dicado a diversas premiações.

3. A hora da estrela

Em 1985, a diretora Suza-na Amaral estreou no cinema adaptando A hora da estrela, conhecida por ser a última obra literária de Clarice Lis-pector.

4. Memórias póstumas de Brás Cubas

Filme homônimo baseado na eterna obra de Machado de Assis, Memórias póstumas de Brás Cubas é uma clássica comédia dramática que con-ta a história de Brás Cubas, o protagonista e narrador do tí-tulo.

5. Vidas secas

Vidas secas, adaptação ci-nematográfica do livro de Graciliano Ramos, foi o úni-co filme brasileiro indica-do pelo British Film Institute como uma das 360 obras fun-damentais e um dos poucos nacionais incluídos no livro 1001 filmes para ver antes de morrer. Sua história conta o drama sofrido por uma famí-lia que tenta sobreviver em meio à seca, enfrentando a fome, sede e conflitos psico-lógicos decorrentes da deses-perança.

Sucesso na Netflix, Rua do Medo pode

ganhar sequência

Game of Thrones: HBO Max

produzirá mais duas animações

baseadas na série

Será que podemos esperar

um Rua do Medo 4 na Netflix? Se depender dos livros de R. L. Stine, nos quais a série de filmes é baseada — Fear Street —, sim. A série original conta com mais de 50 livros e pos-sui muitas histórias maca-bras. Com a nova onda de in-teresse pelo gênero slasher, a produção de uma continua-ção tem grandes chances de acontecer. O último filme de terror da série, Rua do Medo parte 3 - 1966, já foi liberado na plataforma de streaming.

A história dos filmes da Netflix se passa na peque-na cidade de Shadyside, peque-na qual assassinatos violentos são tão comuns que ela

re-cebeu o apelido de “capital do assassinato dos EUA”. O primeiro filme, Rua do Medo Parte 1: 1994, segue a adoles-cente local Deena, seu irmão Josh e seus amigos, que per-cebem que uma maldição de 350 anos está por trás de to-das as mortes da cidade.

Nos dois filmes subse-quentes, Rua do Medo Parte 2: 1978 e Rua do Medo Par-te 3: 1666, a história da cida-de é explorada enquanto os personagens principais des-vendam o mistério da mal-dição. O terceiro filme tem um final aberto, o que deixa aberta também a possibilida-de possibilida-de uma continuação para a franquia.

O HBO Max tem planos am-biciosos para o continente de Westeros, mas em uma ver-são animada. De acordo com os relatos trazidos pelo The Hollywood Reporter, a emis-sora deve trazer mais duas animações de Game of Thro-nes para a sua plataforma de streaming — em adição a ou-tro projeto anunciado para o futuro.

Atualmente, o spin-off House of the Dragon é a úni-ca série baseada no universo de GoT já em desenvolvimen-to. Porém, como o projeto deve ir ao ar na televisão, a HBO buscava por novos en-redos para emplacar no HBO

Max. Ao que tudo indica, uma das histórias deve se passar no reino de Yi Ti, uma região localizada no continente de Essos e possível substituta do Império da China.

Apesar dos rumores iniciais despertarem a curiosidade dos fãs, ainda existem pou-quíssimos detalhes revelados sobre as novas criações da HBO pelo fato de tudo ainda estar em um estágio inicial de criação. Entretanto, um dos shows está sendo des-crito como um “drama para adultos” similar ao live-ac-tion original que conquistou milhares de adoradores pelo mundo.

(8)

ON Games

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

8

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

Mercado de consoles gera mais de US$

400 milhões em junho nos EUA

Junho foi um mês exce-lente para a indústria de games nos Estados Unidos. Conforme o NPD Group, a venda de novos consoles gerou a receita de US$ 401 milhões (cerca de R$ 2,04 bilhões) – um aumento de 112% em relação ao mes-mo período em 2020.

“Este é o maior total ar-recadado em um mês de junho desde 2008, quan-do o setor atingiu US$ 617 milhões”, disse Mat Pisca-tella, analista da empresa norte-americana de moni-toramento de mercado.

O relatório do NPD Group destaca o aumento do interesse por consoles

de nova geração. Segun-do o analista, a venda de aparelhos Xbox Series X e Series S tiveram uma forte alta após a E3 2021,

princi-pal evento da indústria de games.

Assim, as plataformas da Microsoft foram líderes em geração de receita durante

o mês de junho. Os produ-tos também estabelece-ram um novo recorde para a marca que não era atin-gido desde junho de 2011.

HBO Max já está disponível para

download no PS4 e PS5

Gundam Evolution: shooter

multiplayer gratuito será lançado

em 2022

A chegada do serviço por

assinatura HBO Max ao Bra-sil foi um dos assuntos mais comentados do mês, e agora os jogadores de PlayStation também podem fazer parte da festa baixando o app ofi-cial tanto no PlayStation 5 como no PS4!

Essa foi uma boa surpresa já que Luis Duran, o Gerente Geral da HBO na América La-tina, tinha prometido em seu Twitter pessoal que o aplica-tivo só deveria aparecer nos sistemas da Sony no começo de agosto

Por enquanto, é preciso usar uma conta norte-ameri-cana na PSN para conseguir fazer o download, mas o app deve ser liberado na loja bra-sileira nas próximas horas. Se você ainda joga no PS4, é pre-ciso abrir a PlayStation Store e

encontrar o app manualmen-te na aba de busca ou dentro das recomendações de TV e Vídeo.

No PlayStation 5 o proces-so é mais orgânico e você encontrará a HBO Max já na aba de Mídia do sistema. Vale lembrar que para poder curtir o serviço nos videogames é preciso ser assinante do pla-no Multitelas, o que custa R$ 27,90 (plano mensal), R$ 74,90 (trimestral) ou R$ 239,90 (anual).

Se consoles não são tanto a sua praia, também é possível fazer a assinatura do plano mobile por R$ 19,90 (mensal), R$ 54,90 (trimestral) ou R$ 169,90 (anual). Alternativa-mente, o HBO Max também já está disponível nos sistemas Xbox desde o seu lançamen-to.

A Bandai NAMCO Online anunciou Gundam Evo-lution, um shooter multi-player em primeira pessoa que será lançado gratuita-mente em 2022. Confira o teaser abaixo:

O título permitirá que os jogadores apreciem bata-lhas online com equipes de seis pessoas, pilotando e utilizando as habilidades de seus Mobile Suits favo-ritos da franquia de ani-me Gundam em diferentes

mapas.

Por enquanto, ainda não se sabe para quais plata-formas o game estará dis-ponível, mas um teste beta fechado para PC está mar-cado para 8 e 9 de agos-to no Japão, porém, vale ressaltar que o jogo será disponibilizado mundial-mente no próximo ano.

E aí, empolgados para pilotar seus mechas favo-ritos? Contem pra gente na seção de comentários!

(9)

ON Oportunidades

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

9

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

SP abre inscrições para o Bolsa do Povo

Educação com 20 mil vagas

O Governo do Estado de São Paulo lançou nesta quarta-feira (14) o progra-ma Bolsa do Povo Educa-ção, que contratará 20 mil responsáveis por alunos da rede estadual para apoio geral às escolas. Com um benefício mensal de R$ 500, os profissionais tra-balharão, principalmente, no acompanhamento de protocolos sanitários para

o retorno presencial de es-tudantes e funcionários.

As inscrições aconte-cem entre os dias 19 e 31 de julho pelo o site Bolsa do Povo — clique na ses-são “educação”. A jornada de trabalho será de quatro horas por dia, e as ativi-dades vão de agosto a de-zembro. Confira abaixo os critérios para inscrição e avaliação divulgados pelo

governo.

Para participar é neces-sário:

• Ser responsável legal por aluno da rede estadual (um responsável por famí-lia);

• Ter entre 18 e 59 anos; • Morar próximo à uni-dade escolar (raio de dois quilômetros);

• Estar desempregado há pelo menos três meses;

São critérios preferen-ciais:

• Estar cadastrado no CadÚnico;

• Ser mãe de aluno da rede estadual;

• Ter filho estudando na escola de interesse;

• Maior idade — Se duas pessoas disputarem a mesma vaga, a mais velha ganha.

MPF lança

concurso para

estágio em direito

na PR/RN

Banco Do Brasil está com inscrições abertas para concurso

público em todo país

O Ministério Público Fe-deral (MPF) no Rio Grande do Norte publicou o edi-tal para o Processo Seleti-vo de Estagiários de Direi-to, voltado à formação de cadastro de reserva para atuar nas procuradorias da República em Natal, Caicó e Mossoró, além de Assu e Pau dos Ferros (es-sas duas últimas vêm fun-cionando junto à de Mos-soró).

A ficha de pré-inscri-ção (assim como o edi-tal e demais documentos relacionados) ficará dis-ponível no site da Pro-curadoria da República no Rio Grande do Norte (http://www.mpf.mp.br/ rn/estagie-conosco/con-cursos-de-estagio/2021/) das 8h do próximo dia 14, até 16h do dia 23 de ju-lho. Dentro desse mesmo prazo, os interessados de-vem confirmar as inscri-ções encaminhando (em arquivo único e de forma digitalizada) os demais documentos - legíveis e em formato PDF - para os emails listados ao final do texto.

O Banco do Brasil está com vagas abertas para o car-go de escriturário, segundo mapeamento realizado pelo Gran Cursos Online, empre-sa especializada em educa-ção e capacitaeduca-ção para con-cursos públicos. Ao todo, são ofertadas 4.480 oportunida-des, sendo 2.240 imediatas e 2.240 para formação de ca-dastro de reserva. As opor-tunidades serão distribuídas entre duas áreas do cargo de escriturário: Agente de Tec-nologia e Agente Comercial.

De acordo com a apuração, as vagas disponibilizadas são para nível médio completo e o processo seletivo consiste em quatro etapas, com opor-tunidades que estão distri-buídas no Acre (42), Alagoas (33), Amazonas (53), Amapá (28), Bahia (150), Ceará (65),

Espírito Santo (44), Goiás (158), Maranhão (141), Mi-nas Gerais (483), Mato Gros-so do Sul (163), Mato GrosGros-so (283), Pará (96), Paraíba (18), Pernambuco (76), Piauí (31), Paraná (288), Rio de Janei-ro (71), Rio Grande do Norte (18), Rondônia (137), Rorai-ma (23), Rio Grande do Sul (319), Santa Catarina (150), Sergipe (29), São Paulo (927), Tocantins (59) e no Distri-to Federal (480 e 125 vagas, para Agente de Tecnologia e Agente Comercial, respecti-vamente). Destas, 5% são va-gas destinadas para pessoas com deficiência e 20% para candidatos que se autode-claram pretos e pardos.

As inscrições para o con-curso iniciaram no dia 24 de junho e vão até às 23h59 do dia 28 de julho, pelo site

ofi-cial da Fundação Cesgranrio, que é a banca organizadora. A taxa de inscrição é de R$ 38. Os inscritos no Cadastro Único (CadÚnico), membros de “família de baixa renda”, nos termos da Lei 13.656 e do Decreto nº 6.135 ou do-adores de medula óssea te-rão direito à isenção do valor pago pela inscrição.

Os profissionais aprova-dos terão salário inicial de R$ 3.022,37, além de ser pro-porcionado benefícios como participação nos lucros, de acordo com os termos da legislação e do acordo sin-dical vigente; vale-transpor-te; auxílio-creche; alimenta-ção/refeição; auxílio a filho com deficiência; previdên-cia complementar; acesso a programas de educação e capacitação.

GM abre vagas exclusivamente para negros

em programa de trainee

A General Motors está com vagas abertas exclusivas para negros em seu programa de trainee. As áreas envolvem Cadeia de Suprimentos, Fi-nanças, Manufatura, Venda, Pós-Venda e Marketing.

Os interessados devem ter concluído cursos como: Ad-ministração de Empresas, Ciências Econômicas, Física, Matemática, Estatística,

En-genharias (todas) e Ciências Contábeis.

-Conclusão da graduação entre 07/2018 e 07/2021 (so-mente bacharelado) – pre-sencial ou EAD;

-Disponibilidade para via-gens e mudanças;

-Conhecimento no idioma inglês será considerado ape-nas um diferencial.

O Programa

Com duração de três anos, o programa oferece curso de inglês, treinamento em soft skills (de gestão) e de de-senvolvimento para carreira, além de mentoria e a presen-ça de um colaborador para acompanhamento nas pri-meiras semanas na empresa.

Os candidatos podem se inscrever até o dia 3 de agos-to neste link.

(10)

ON Dicas Interessantes

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 18 DE JULH0 DE 2021

10

FIQUE LIGADO. FIQUE ON.

6 pontos no corpo que ajudam a aliviar a

dor de cabeça em poucos minutos

1. Ponto Yintang

Também chamado de Terceiro Olho, este pon-to está localizado entre as sobrancelhas, bem na parte onde acaba o nariz e começa a testa. É ideal para aliviar dores de cabe-ça causadas por vista can-sada e perto da região dos olhos.

2. Pontos Zan Zhu

Estes dois pontos estão localizados na base inter-na da sobrancelha e

tam-bém ajudam a aliviar sin-tomas como corrimento nasal, além de melhorar a precisão visual.

3. Pontos Yingxiang

Localizados entre a boca e o nariz, mas alinhados

com os olhos, estão estes dois pontos que ameni-zam sintomas da sinusite, do estresse e das dores de dente e cabeça. Para sen-ti-los, basta procurar uma covinha na maçã do rosto.

4. Pontos Tian Zhu

Para aliviar dores na parte de trás da cabeça, aposte nestes pontos. Eles são simétricos e localiza-dos entre as orelhas, bem na região onde começa a coluna vertebral.

Massa-geá-los também alivia a congestão nasal, as dores nos olhos ou nos ouvidos, além de diminuir as enxa-quecas.

5. Pontos Shuai Gu

Para aliviar dores na late-ral da cabeça, basta pres-sionar estes dois pontos localizados nas têmporas, pouco acima das orelhas e a cerca de 2 a 3 centíme-tros da linha onde se inicia o cabelo. Basta procurar uma covinha e massage-á-la com vigor. Também ajuda na fadiga ocular.

Quer queimar gordura? Evite isto

antes de dormir

Usa óculos? Esta é a forma correta de

limpá-los. Aprenda

Um novo estudo, publi-cado na Scientific Reports, alerta para um hábito co-mum que está prejudican-do os nossos objetivos de perda de peso (e saúde em geral). Desde verificar o e-mail pela manhã até ver televisão antes de dormir, os nossos dispositivos são parte integrante de nos-sa vida, desde o momento em que acordamos até ao momento em que ador-mecemos - o que pode ser muito prejudicial.

No estudo, um grupo de 10 homens adultos foi ex-posto a um diodo emissor de luz (LED), diodo orgâni-co emissor de luz (OLED) ou luz fraca quatro horas antes de adormecer dentro de uma câmara metabóli-ca, em que foram monito-rizados pelos investigado-res.

Os investigadores

des-cobriram que os partici-pantes do estudo que fo-ram expostos à luz LED verificaram uma redução significativa na sua capa-cidade de queimar gordu-ra enquanto dormiam.

Portanto, se deseja me-lhorar a qualidade do seu sono e melhorar a sua saú-de geral experimente saú- des-ligar esses dispositivos - e as luzes - antes de dormir. Conforme explica um

ar-tigo divulgado na publica-ção Nova Mulher, o quanto usa os óculos e como cui-da cui-das lentes é um indica-dor da frequência com que deve limpá-las. Contudo, e generalizando, deverá fa-zê-lo pelo menos uma vez por dia.

Embora, atualmente existam vários produtos à venda que ajudam a higie-nizar as lentes, nomeada-mente soluções próprias para o efeito, é igualmen-te fundamental que utili-ze um pano de microfibra para não deixar riscos.

Eis os passos que deve seguir ao limpar as lentes dos seus óculos:

1. Lave as mãos antes de começar para evitar bac-térias

2. Use água morna para remover o pó da superfície. Se puder use água

destila-da para evitar os minerais. 3. Seque com um pano de microfibra.

4. Pulverize ambos os lados com a solução de limpeza e esfregue suave-mente. Se utilizar sabone-te, opte por um que seja neutro e aplique uma gota em cada lado da lente. Su-avemente ensaboe e enxa-gue.

5. Para evitar manchas de água, sacuda o excesso e limpe-os com um pano de microfibra limpa.

Referências

Documentos relacionados

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021 33 FIQUE LIGADO..

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 11 DE SETEMBRO DE 2021 44 FIQUE LIGADO..

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2021 66 FIQUE LIGADO..

4.1 Serão selecionados 10 projetos nas áreas voltadas para Economia Criativa citadas no item ​1.1C​, usufruindo assim do espaço Cocreation Lab, localizado no mezanino do Museu

como ferramenta para análise de um planejamento escolar do projeto intitulado "Música e Teatro no Ensino Médio".. Para tanto, apresenta inicialmente o

§  2º  Os  valores  que  seriam  destinados  ao  pagamento  do  FIDEPS  dos  hospitais  cuja  habilitação  tenha  sido suspensa  e  informada  à  Secretaria 

Como a comunidade Gameleira possui o desejo de desenvolver o turismo rural, pesquisas e projetos que promovam esse desenvolvimento acabam por contribuir para

Entre eles é possível citar os seguintes trabalhos: Moeschberger (1974) obtém um modelo Weibull para riscos competitivos a partir da distribuição Weibull