• Nenhum resultado encontrado

ESTUDO DE CASO: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO SETOR ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO DO SOBRADO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ESTUDO DE CASO: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO SETOR ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO DO SOBRADO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

ESTUDO DE CASO: MOTIVAÇÃO E SATISFAÇÃO DOS FUNCIONÁRIOS DO SETOR ADMINISTRATIVO DA PREFEITURA MUNICIPAL DE PASSO DO

SOBRADO

Rúbia Lindajara Silva da Fontoura¹ Angelo Staub²

RESUMO

Este estudo objetiva identificar a motivação e satisfação dos funcionários que desempenham suas funções no setor administrativo da Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado. A metodologia utilizada na pesquisa caracteriza-se como descritiva, realizada através de levantamento de dados, com aplicação de um questionário composto por trinta e duas questões, tendo uma abordagem quantitativa e qualitativa dos dados. O questionário aplicado foi respondido por vinte funcionários do órgão público, sendo que os resultados encontrados indicam que os funcionários da organização encontram-se de um modo geral, motivados e satisfeitos ao desenvolverem suas atividades diárias.

Palavras Chave: Motivação, Satisfação, Órgão Público.

ABSTRACT

This study aims to identify the motivation and satisfaction of employees who perform their duties in the administration of city hall Passo do Sobrado. The methodology used in this research is characterized posology described as a survey, conducted by levantemento data, applyin a questionnaire consistinhirty of thirty two questions, with a quantitative and qualitative approach. The questionnaire was answered by twenty employees of the public body, and the results indicate that the employees of the organization are in general satisfied and motivated to develop their daily activities.

Key-words: Motivation, Satisfaction, Public Agency.

___________

1 - Graduando do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto.

2 - Professor do Curso de Administração da Faculdade Dom Alberto e Orientador da pesquisa

(2)

1. Introdução

Dentro de uma organização no desempenho de sua missão, sustentam-se três pilares: os recursos materiais, recursos financeiros e recursos humanos, os quais são permeados por um sistema de planejamento, organização, direção e controle.

Conforme Chiavenato (1999, p.67), “estamos vivendo a terceira revolução industrial, cujo protagonista da historia é o computador”. Porém não podemos ignorar a importância dos seres humanos neste fato, o homem não pode ser tratado como algo que seja substituível pela máquina, pois o cérebro humano é o que ainda oferece voz de comando para o trabalho automatizado.

Aliado a este pensamento, Hersey (2005) diz que, por mais que o trabalho seja intelectualizado, menos braçal e a tecnologia desempenhe um papel fundamental nos dias atuais, é preciso investir no material humano, é preciso criar estratégias, para assim utilizar da melhor forma possível da tecnologia atrelada ao trabalho desenvolvido por cada colaborador. Desta forma, a organização e os profissionais poderão sobreviver às incertezas e constantes mudanças do mercado atual.

É grande o desafio em desenvolver tanto a satisfação de seus funcionários no ambiente de trabalho, quanto motivá-los a aliarem seus objetivos com os objetivos propostos pela organização. Devido a esta necessidade de construir uma energia motriz a fim de atingir resultados desejados, as organizações estão buscando cada vez mais alternativas que motivem seus funcionários, pois conhecer e implantar meios de manter a equipe motivada a realizar seu trabalho é buscar qualidade, sucesso e lucratividade.

Com o intuito de contribuir para um melhor desenvolvimento das atividades realizadas na organização pesquisada, realizou-se este estudo, cujo objetivo geral é identificar o grau de motivação e satisfação dos funcionários do setor administrativo da Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado, e como objetivos específicos, verificar quais são os fatores que motivam e desmotivam, analisando suas influências sobre o funcionário.

A fim de alcançar os objetivos propostos este estudo se divide em três fases distintas: primeiramente apresenta-se a fundamentação teórica do estudo, logo se

(3)

descreve o método e os procedimentos da pesquisa; e para finalizar, são apresentados os resultados e as considerações finais do estudo proposto.

2. Referencial Teórico 2.1 Organizações

É fundamental que se faça uma breve abordagem sobre as organizações para que após, possamos entender como surgiram os estudos sobre o comportamento das pessoas dentro delas. Desde a pré-história os homens desenvolvem sistemas organizacionais com intuito de atingir seus objetivos. Os homens se organizavam em busca de abrigo, alimento, defesa, constituindo assim uma estrutura organizacional informal (DIAS, 2003, p.14).

Associado ao pensamento de Dias (2003), em relação às organizações, pode-se dizer que com o depode-senvolvimento da humanidade houve um crescente numero de organizações, visando atender as necessidades sociais e humanas de toda sociedade. Deste modo, as organizações são definidas como entidades sociais, na qual as pessoas interagem entre si para alcançar objetivos específicos.

As organizações são necessárias na sociedade segundo Stoner (1994, p.14), pois a partir delas que são realizados objetivos que os indivíduos sozinhos não são capazes de realizar, mantendo assim os conhecimentos e proporcionando carreiras. “A organização é um sistema racional, porém é preciso saber quais as razões que os levam a cooperar” (MOTTA, 1988, p.47).

2.2 Setor Público como organização

A evolução da Administração Pública em nosso país passou por três modelos diferentes, sendo eles: Administração Patrimonialista, Administração Burocrática e Administração Gerencial. Essas modalidades surgiram sucessivamente ao longo do tempo, o que não significa que algumas delas tenham sido definitivamente abandonadas.

A administração publica vem passando por profundas transformações, inclusive no Brasil, conforme Seabra (2001), um conjunto de idéias administrativas, rotuladas por muitos autores como “Nova Administração Publica”, tem provocado mudanças em organizações do setor publico em muitos países. No que tange as mudanças em nível intra-organizacional, a principal tônica da NAP tem sido o

(4)

restabelecimento da primazia de princípios gerenciais sobre o modelo burocrático tradicional.

Aliado a idéia de Seabra, Faller(2004, p.17), diz que na realidade, os governos não tem adotado uma visão de longo prazo, objetivando a profissionalização da máquina publica e elevação consistente de seus padrões de efetividade.

Salienta Caldas Silva (2006, p.30) que a modernização da gestão de pessoas no setor público é fundamental para combater a perda de competitividade por talentos para o setor privado, pois é o maior crescimento e novos desafios o que procuram profissionais qualificados.

2.3 Cultura e clima organizacional

Conforme Brescancini (2009) existe uma estreita relação entre os conceitos de clima e cultura organizacional. Para se fazer uma análise do clima organizacional de uma organização é preciso desvendar os seus principais elementos culturais.

Segundo Souza (1978, p.36), cultura “é o conjunto de fenômenos resultantes da ação humana, visualizada dentro das fronteiras de um sistema”. Aliado ao pensamento de Souza, Robbins (2005, p.376) diz que a cultura organizacional se refere a um sistema de valores compartilhados pelos membros, que diferencia uma organização das demais. O clima é, de certa forma, o reflexo da cultura organizacional como um todo.

Luz (2003) enfatiza que o clima organizacional é a representação do estado de ânimo ou grau de satisfação dos colaboradores de uma determinada organização em um dado momento. É resultante da cultura, de seus aspectos positivos e negativos, bem como dos acontecimentos que sucedem fora delas.

Ainda o mesmo autor salienta a importância da pesquisa de clima organizacional, que além de avaliar o grau de satisfação dos funcionários em relação à organização, também serve para avaliar o grau de disseminação de determinados valores culturais entre os colaboradores de uma determinada organização.

3. Metodologia

A presente pesquisa de caráter analítico foi realizada no setor administrativo da Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado com enfoque no clima organizacional,

(5)

tem metodologia definida de acordo com procedimentos, abordagem do problema e instrumento de coleta de dados.

Para o desenvolvimento desta pesquisa, inicialmente realizou-se uma pesquisa bibliográfica e documental. Logo se deu um levantamento de dados, onde foi realizada a interrogação direta com os funcionários desta administração cujo comportamento se deseja conhecer, sendo assim aplicado um questionário aos vinte funcionários do setor em questão, com perguntas de múltipla escolha. Conforme Lakatos e Marconi (2002, p.92), questionário é um instrumento de coleta de dados constituído por uma série de perguntas, que devem ser respondidas sem a presença do entrevistador.

O questionário aplicado foi dividido em duas partes, apresentando uma abordagem quantitativa e qualitativa. A primeira parte apresentou sete questões de múltipla escolha, onde procurou identificar o perfil dos funcionários da organização pesquisada. A segunda composta por vinte e cinco questões, as quais se tratam de fatores motivacionais e suas influências no contexto.

Como limitação do estudo proposto destaca-se a resistência às mudanças e a desconfiança perante determinados questionamentos. Os funcionários se sentem amedrontados em explanar suas opiniões com receio de serem prejudicados futuramente, sendo que desta forma, os resultados obtidos não podem ser generalizados.

4. Análise e interpretação dos resultados

4.1 Características dos colaboradores pesquisados

Inicialmente procurou-se identificar o grau de motivação dos funcionários do setor administrativo da Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado, segundo suas características. De forma geral os respondentes do questionário podem ser caracterizados como:

a) Gênero: 60% dos funcionários são do sexo masculino, sendo ainda os que apresentam o maior índice de satisfação com a atividade que desempenha na organização (gráfico 01).

(6)

Gráfico 01 – Gênero

b) Faixa Etária: 40% dos funcionários possuem entre 21 a 30 anos de idade, 35% de 31 a 40 anos, sendo estas faixas etárias mais motivadas ao desenvolverem suas atividades. 20% encontram-se na faixa de 41 a 50 anos de idade e ainda 5% da amostra possuem mais de 50 anos.

Gráfico 02 – Faixa Etária

c) Estado civil: quanto a esta característica, a amostra é equitativa, sendo 50% casados e 50% solteiros. Porém, conforme índice exemplificado no gráfico 03, os solteiros são mais satisfeitos com seu cargo dentro da organização.

(7)

Gráfico 03 – Estado civil

d) Escolaridade: 10% possuem especializações, 30% possuem superior completo, 50% ensino médio completo, 10% possuem apenas o ensino fundamental. Os funcionários que apresentam maior índice de satisfação com a atividade que desempenham dentro da organização, segundo o gráfico 04, são os que possuem um grau elevado de escolaridade.

Gráfico 04 – Escolaridade

e) Categoria funcional: 70% dos funcionários são concursados, sendo está categoria funcional que apresentou maior indice de motivação dentro da organização. 15% são comissionados(CC), 10% contratados e ainda 5% outros(estagiário).

(8)

Gráfico 05 – Categoria Funcional

f) Tempo funcional: 45% dos funcionários estão de 1 a 5 anos no desenvolvimento de suas atividade no órgão em pesquisa, 20% estão de 6 a 10 anos, 10% de 11 a 15 anos e ainda 5% menos de 1 ano. Pode-se notar no gráfico 06 que o maior indice de motivação esta nos funcionários com maior tempo de casa.

Gráfico 06 - Tempo funcional

g) Remuneração: todos os funcionários do setor estudado possuem renda mensal superior a um salário minimo, sendo que destes 60% deles responderam que recebem de 1 a 3 salários, 30% de 3 a 5 salários e ainda 10% dos funcionários declaram receber acima de 5 salários mínimos. Conforme indice exemplificado no gráfico 07, pode se afirmar que a remuneraçao pode ser um fator motivacional, porém, não é o principal.

(9)

Gráfico 07 – Remuneração

4.2 Análise de dados referentes à satisfação e motivação

Segundo Maslow (2001) o homem é um individuo que tem necessidades ligadas a seu ego, ao seu desenvolvimento pessoal, a sua aprendizagem e sua realização. Aliado a este pensamento, a “Teoria dos Dois Fatores” de Frederick Herzbeg mostrou que os fatores envolvidos na produção da satisfação e motivação são independentes e distintos dos fatores que levam a insatisfação no trabalho.

Para uma melhor compreensão e análise dos dados coletados nesta presente pesquisa se identifica a necessidade de uma comparação dos mesmos com a Teoria de Herzberg, conforme quadro abaixo.

Quadro 01- Fatores Higiênicos

RELACIONAMENTO

Existe cooperação entre os setores

Sempre Quase sempre Raramente Nunca

15% 65% 20% 0%

Relacionamento com superiores

Ótimo Bom Ruim Péssimo

40% 60% 0% 0%

AMBIENTE TRABALHO

O ambiente de trabalho favorece as atividades

Sempre Quase. Sempre Raramente Nunca

45% 45% 10% 0% SALÁRIO / BENEFICIOS Remuneração adequada Concorda plenamente Concorda parcialmente

Discorda plenamente Discorda parcialmente

15% 45% 20% 20%

Reconhecimento da família e sociedade para com seu trabalho Sempre Quase sempre Raramente Nunca

(10)

STATUS 35% 45% 20% 0%

SEGURANÇA

Existe Feedback por parte da organização

Sempre Quase sempre Raramente Nunca

30% 65% 5% 0%

Conforme quadro 01, se pode afirmar que, quanto ao relacionamento interpessoal dentro da organização, não existem problemas, pois o índice de cooperação entre os setores é considerado alto (85%), no relacionamento subordinado/ chefia apresentou-se índice ainda mais satisfatório (100%). Isto se dá devido ao sentimento de amizade entre os funcionários e superiores observados durante as pesquisas, o que, conseqüentemente, gera um ambiente de trabalho favorável, o qual também apresentou um índice alto de aprovação pelos mesmos.

A remuneração e benefícios influenciam no comportamento dos funcionários dentro da organização em estudo, porém não é o principal fator, pois o gráfico 07 mostra que os funcionários com menor salário são mais satisfeitos em relação aos outros. O reconhecimento pela família e sociedade em relação ao trabalho dos funcionários é satisfatório, pois segundo 45% dos entrevistados, quase sempre existem o sentimento por parte dos seus, e isto os faz sentir orgulho em desempenhar uma atividade em prol do bem comum.

Ainda segundo a Teoria dos Dois Fatores, é preciso que o funcionário se sinta seguro no desempenho de suas atividades. O feedback por parte da empresa é um indício desta segurança , o que quase sempre (65%) esta presente na organização e motiva os funcionários.

Quadro 02- Fatores Motivacionais

REALIZAÇÃO PESSOAL E PROFISSIONAL

Satisfação quanto ao cargo e as atividades que desenvolve dentro da organização

Muito Satisfeito Satisfeito Pouco satisfeito Insatisfeito

15% 65% 20% 0%

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Existe possibilidade de crescimento ao funcionário dentro da organização

Sempre Quase sempre Raramente Nunca

15% 10% 65% 10%

RECONHECIMENTO

O funcionário é reconhecido dentro da organização Sempre Quase sempre Raramente Nunca

25% 55% 20% 0%

AUTONOMIA

O funcionário tem liberdade ao desenvolver suas atividades Sempre Quase sempre Raramente Nunca

(11)

PARTICIPAÇÃO

O quadro 02 mostra que o índice de satisfação do funcionário para com seu cargo e as atividades que desenvolve é considerado ótimo (70%). Pode-se dizer que os mesmos gostam do que fazem.

Porém, notou-se que existe certa insatisfação do funcionário quanto a possibilidade de ascensão profissional dentro da organização. Na maioria das vezes são reconhecidos pelo seu trabalho de uma forma “teórica”, mas devido à falta de um plano de carreira estruturado, a esperança de um “cargo melhor” fica estagnada, não acontecendo na prática. Existe autonomia e grande participação dos funcionários nas decisões e processos dentro da organização. O fato dos funcionários poderem expôr suas idéias, críticas aos seus colegas e até mesmo muitas vezes ao seu superior, é algo de grande importância para eficácia e eficiência durante o desenvolvimento de suas atividades rotineiras.

A partir das visitas, observações no setor, dos gráficos e quadros descritos podem-se elaborar tabelas que definem os fatores que apresentam índice maior de motivação entre os funcionários e fatores que apresentam índice menor de motivação.

Tabela 01 – Fatores com alto índice de motivação  Gostar do que faz

 Estabilidade

 Integração entre os colaboradores  Reconhecimento e valorização  Bom relacionamento com chefias

O fato dos funcionários gostarem do que fazem das afinidades para com suas atividades, e a estabilidade são pontos fundamentais segundo os funcionários. Para que se sintam satisfeitos e motivados com suas tarefas e cargo dentro da organização. A descentralização, o envolvimento intenso e livre do pessoal nos processos, o bom relacionamento entre funcionários e chefia também são fatores apontados pelos funcionários, que aumentam substancialmente a eficácia dentro da organização, bem como a produtividade e qualidade dos serviços prestados.

Tabela 02 – Fatores com baixo índice de satisfação  Instalações e equipamentos

(12)

 Imagem da organização

 Desenvolvimento de projetos à curto prazo  Administração política

 Não há possibilidade de crescimento

Conforme tabela acima, o nível de satisfação diminui quando os cargos e atividades ficam vulneráveis à interferência do pode político, pois a missão dos funcionários de um órgão público é prestar serviços a sociedade. Porém, isto muitas vezes sofre contradições, devido à limitação de recursos recebidos. E quando há disponibilidade de recursos, eles tendem a depender da decisão política e das flutuações da economia do Estado, o que leva a morosidade dos trabalhos, dificultando o desenvolvimento dos processos, até mesmo na disponibilidade de materiais, equipamentos e manutenções das instalações que são necessárias para os funcionários realizarem seus trabalhos de forma confortável e correta.

Saliento ainda que a descontinuidade administrativa é um dos pontos que mais diferencia a organização pública da privada. Pode-se dizer então que, além de ser uma característica da organização em pesquisa, é um ponto desmotivador considerado pelos funcionários. Outro ponto apontado é a falta de expectativa quanto à sua posição dentro da prefeitura. Não existem grandes possibilidades de crescimento, levando assim a estagnação do funcionário quanto ao quadro funcional.

Apesar de existir alguns fatores que não contribuem para o bom desenvolvimento das atividades dentro do setor administrativo, notou-se, segundo percepções adquiridas, o espírito de cooperação entre os funcionários e o orgulho de desenvolver uma atividade voltada para a comunidade. Estes pontos são essências para fundamentar o nível de motivação e satisfação apresentado.

5. Considerações Finais

O objetivo deste estudo foi identificar a motivação e satisfação dos funcionários do setor administrativo da Prefeitura Municipal de Passo do Sobrado. Uma pesquisa de caráter analítico e descritivo, com levantamento de dados documentais e bibliográficos. Como instrumento de coleta de dados foi aplicado um questionário composto por trinta e duas questões, respondido por vinte funcionários, com uma abordagem quantitativa.

(13)

Os resultados encontrados indicam que a busca pela satisfação está diretamente ligada às características da personalidade de cada funcionário, o fato de cada individuo ser único na forma de pensar e agir, com suas experiências e concepções, faz com que nem sempre, absorvam os mesmos estímulos.

Conforme presente estudo, os fatores relacionados com o relacionamento informal dos funcionários foram os que apresentaram maior indice de motivação. A integração da equipe com seus superiores é apontada como um fator fundamental para o funcionário se sentir valorizado e reconhecido. A flexibilidade, autonomia, e a estabilidade funcional, fatores estes que conseqüentemente fazem com que o funcionário goste de desenvolver suas atividades, também são de grande influência no bom clima organizacional apresentado. Já quanto às questões físicas, como instalações e equipamentos; e questões de processos internos, como projetos em curto prazo, administração política e a falta de expectativa de crescimento profissional, foram fatores que trouxeram, através da pesquisa, fortes indícios de que afetam negativamente as relações entre os funcionários e a organização.

Logo, pode-se destacar a importância de manter o bom clima organizacional, tendo como referência o que os funcionários pensam. Elevar o nível de satisfação, mesmo que os trabalhos estejam andando bem, é de extrema importância. Em relação aos níveis encontrados pode-se dizer que, de uma maneira geral, os funcionários encontram-se motivados e satisfeitos ao desenvolverem suas atividades. Porém, como sugestão de melhoria, recomenda-se maior atenção, por parte das chefias, ao potencial humano dentro da organização; uma reflexão sobre procedimentos e mecanismos atuais de motivação funcional; melhor adequação do espaço físico e equipamentos, obedecendo à ergonomia e saúde laboral dos funcionários; disponibilidade de mais cursos e maior treinamento; e ainda existe a necessidade de elaborar um plano de carreira estruturado, possibilitando assim o crescimento profissional do funcionalismo.

Por fim, espero que este trabalho sirva de estímulo ao estudo da gestão pública, em busca de avanços teóricos e práticos, especialmente na graduação acadêmica, a qual dedica pouca atenção à área que é tão singular e essencial à coletividade.

(14)

BRESCANCINI, Ana Maria. Programa avançado em gestão publica

contemporânea: Motivação, clima, organização e qualidade de vida. São Paulo,

2009.

CALDAS SILVA, Patrícia S. Gestão Humanizada no setor público: um estudo de caso no Instituto Anísio Teixeira (IAT). Curso bacharelado em administração, Universidade Estadual de Feira Santana, São Paulo, 2006.

CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: o novo papel dos recursos humanos nas organizações. Rio de Janeiro: Campus, 1999.

DIAS, Reinaldo; CASSAR, Mauricío; ZAVAGLIA, Tércia. Introdução à

administração: da competitividade a sustentabilidade. São Paulo: Alínea, 2003.

FALLER, Bruno Cesar. Motivações no Serviço Público: um estudo de caso da secretaria de administração da Prefeitura Municipal de Santa Cruz do Sul. 2004. Dissertação de Mestrado – Curso de Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2004.

HERSEY, Paul, Psicologia para Administração de Empresas: a utilização de recursos humanos, São Paulo, Pedagógica e Universitária Ltda, 2005.

LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Metodologia cientifica. 3 .ed.São Paulo: Atlas,1999.

LUZ, Ricardo, Gestão do Clima Organizacional. Rio de Janeiro: Qualitymark,2003. MASLOW, Abraham H .Maslow no gerenciamento. Tradução: Eliana Castilhos. Rio de Janeiro: Qualitymark, 2001.

MOTTA, Fernando. Teoria geral da administração: uma introdução. São Paulo; Pioneira, 1998.

ROBBINS, Stephen P. Comportamento organizacional. Trad. Reynaldo Marcondes, 11ª Ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.

SEABRA, Sergio Nogueira, A Nova Administração pública e mudanças

organizacionais.REVISTA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA, Rio de Janeiro, v 35, n.

4,p. 19-44,jul./ago, 2001.

SOUZA, Edela Lanzer Pereira de. Clima e Cultura Organizacional: como se manifestam e como se manejam. São Paulo: Edgard Blucher, 1978.

STONER, James; FREEMAN, Edward. Administração. 5. ed. Rio de Janeiro: JC, 1994.

Referências

Documentos relacionados

Para um maior detalhamento dos principais problemas encontrados no setor de Oxicorte foram analisados documentos fornecidos pelo setor de PCP, os quais são

(e) T2-weighted FatSat coronal MR image, 10 months latter from image B. In the follow-up 10 months later, some loss of thickness and fissuring are seen in the

k) uso de equipamentos e técnicas de proteção; l) participação do servidor em atividades comunitárias. Observa-se que as questões atribuídas aos quatro níveis de

Na apropriação do PROEB em três anos consecutivos na Escola Estadual JF, foi possível notar que o trabalho ora realizado naquele local foi mais voltado à

Figura A53 - Produção e consumo de resinas termoplásticas 2000 - 2009 Fonte: Perfil da Indústria de Transformação de Material Plástico - Edição de 2009.. A Figura A54 exibe

A mãe do Roberto, antes de sair – tem sempre alguma coisa para fazer, o seu curso de Italiano, a inauguração de uma exposição, um encontro no clube de ténis –, faz- -lhe

ITIL, biblioteca de infraestrutura de tecnologia da informação, é um framework que surgiu na década de mil novecentos e oitenta pela necessidade do governo

Simbiose industrial - análise de como energia, subprodutos e co-produtos são trocados entre empresas, ou seja, o foco maior não é no produto principal de cada empresa,