• Nenhum resultado encontrado

Tema/conteúdo: Dever de casa avaliativo Impressionismo, Pós-Impressionismo, Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Surrealismo, Futurismo, Dadaísmo.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Tema/conteúdo: Dever de casa avaliativo Impressionismo, Pós-Impressionismo, Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Surrealismo, Futurismo, Dadaísmo."

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

Atividade de História da Arte – 3° etapa/2015

1ª Série do Ensino Médio

Professor (a): Nélia Armond Lopes

Nome: _______________________________________________ N°: _____ Turma: ____

Data: 21/09/2015

Resumo para estudos

Tema/conteúdo: Dever de casa avaliativo

– Impressionismo, Pós-Impressionismo,

Expressionismo, Fovismo, Cubismo, Surrealismo, Futurismo, Dadaísmo.

Van Gogh – Noite Estrelada. Disponível em: <pt.slideshare.net/mariainesvitorino/impressionismo-e-expressionismo>. Acesso em 10 set. 2015.

Impressionismo

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura europeia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as variações de cores da natureza.

Características

 A pintura deve mostrar as tonalidades que os objetos adquirem ao refletir a luz do sol num determinado momento, pois as cores da natureza mudam constantemente, dependendo da incidência da luz do sol.

 As figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.

 As sombras devem ser luminosas e coloridas, tal como é a impressão visual que nos causam. O preto jamais é usado em uma obra impressionista plena;

 As cores e tonalidades não devem ser obtidas pela mistura de pigmentos. Pelo contrário, devem ser puras e dissociadas no quadro em pequenas pinceladas. É o observador que, ao admirar a pintura, combina as várias cores, obtendo o resultado final. A mistura deixa, portanto, de ser técnica para se tornar óptica;

 Preferência pelos pintores em representar uma natureza morta do que um objeto;

(2)

 Valorização de decomposição das cores;

Artistas

Claude Monet - incessante pesquisador da luz e seus efeitos, pintou vários motivos em diversas

horas do dia, a fim de estudar as mutações coloridas do ambiente com sua luminosidade. Principal obra : Impressão sol nascente¹

Obras Destacadas: Mulheres no Jardim² e a Catedral de Rouen em Pleno Sol³.

Palavras-chave das obras

Impressão Sol Nascente - (Sol, Luz, Movimento, Natureza, Ar).

Mulheres no Jardim - (Natureza, Movimento, Verde, Ar Livre, Harmonia). Catedral de Rouen - (Grandeza, Claridade, Espaço, Dia, Cores).

Auguste Renoir - foi o pintor impressionista que ganhou maior popularidade e chegou mesmo a ter o

reconhecimento da crítica, ainda em vida. Seus quadros manifestam otimismo, alegria e a intensa movimentação da vida parisiense do fim do século XIX. Pintou o corpo feminino com formas puras e isentas de erotismo e sensualidade, preferia os nus ao ar livre, as composições com personagens do cotidiano, os retratos e as naturezas mortas.

Palavras-chave do pintor

- Popularidade, Otimismo, Alegria, Movimentação, Liberdade.

(3)

No Brasil, destaca-se o pintor Eliseu Visconti, ele já não se preocupa mais em imitar modelos clássicos; procura, decididamente, registrar os efeitos da luz solar nos objetivos e seres humanos que retrata em suas telas. Ganhou uma viagem à Europa, onde teve contato com a obra dos impressionistas. A influência que recebeu desses artistas foi tão grande que ele é considerado o maior representante dessa tendência na pintura brasileira.

Palavras-chave do pintor - Luz Solar - Objetos - Seres Humanos - Anticlássico - Movimentação

Obra destacada: Trigal Palavras Chave (Movimento, Claridade, Ar, Natureza, Leveza)

O pintor impressionista não está, a rigor, interessado no modelo como ser humano, isto é, no seu delicado complexo contexto de realidades materiais e espirituais. Suas intenções artísticas diante de uma pessoa serão praticamente as mesmas diante de uma árvore, de um lago, de uma praia, porque sua preocupação exclusiva será observar e fixar as constantes e sutis modificações que a luz do sol produz nas cores da natureza.

Pós-Impressionismo

Pós-impressionismo foi a expressão artística utilizada para definir a pintura e, posteriormente, a escultura no final do impressionismo, por volta de 1885, marcando também o início do cubismo, já no início do século XX. O pós-impressionismo designa-se por um grupo de artistas e de movimentos diversos onde se seguiram as suas tendências para encontrar novos caminhos para a pintura. Estes acentuaram a pintura nos seus valores específicos – a cor e bidimensionalidade.

A maioria de seus artistas iniciou-se como impressionista, partindo daí para diversas tendências distintas. Chamavam-se genericamente pós-impressionistas os artistas que não mais representavam fielmente os preceitos originais do impressionismo, ainda que não tivessem se afastado muito dele ou estivessem agrupados formalmente em novos grupos.

Sentindo-se limitados e insatisfeitos pelo estilo impressionista, alguns jovens artistas queriam ir mais além, ultrapassar a Revolução de Manet. Aí se encontra a gênese do novo movimento, que não buscava destruir os valores do grande mestre, e sim aprimorá-los.

Os artistas mais consagrados desta época

Vicent Van Gogh, que é considerado um dos pioneiros na ligação das tendências impressionistas com as aspirações modernistas, sendo a sua influência reconhecida em variadas frentes da arte do século XIX.

(4)

Palavras-chave do pintor

- Cor, Bidimensão, Ousadia, Criatividade, Inspiração.

Noite estrelada Quarto

Palavras-chave das obras

- Distorção, Cor, Geometria, Bidimensão e Não perspectiva.

Esse novo movimento procurou novos estilos, com novos conceitos e formas: Cézanne, geometriza as formas da natureza e aplica as cores limpas e simples, mas bem determinadas; Van Gogh, aplica as cores com textura espessa e espatulada para transmitir emoção, procura subjetividade e humanismo na obra; Gauguin, trabalha com as cores puras, fortes, sem claro/escuro, e as formas são bidimensionais, sem perspectiva.

O rompimento com as linhas mestras do impressionismo verificou-se pelo valor colocado na pesquisa científica da cor, que deu origem ao chamado pontilhismo. Os trabalhos orientam-se a partir de um método preciso: dividir os tons em seus componentes fundamentais. As inúmeras manchas de cores que cobrem a tela são recompostas pelo olhar do observador e, com isso, recupera-se a unidade do tom, longe do uso não sistemático de cores.

Expressionismo

O expressionismo foi um movimento cultural de vanguarda surgido na Alemanha nos primórdios do século XX, de indivíduos que estavam mais interessados na interiorização da criação artística do que na sua exteriorização, projetando na obra de arte uma reflexão individual e subjetiva. Ou seja, a obra de arte é reflexo direto do mundo interior do artista expressionista.

O expressionismo costuma ser entendido como a deformação da realidade para expressar mais subjetivamente à natureza e ao ser humano, dando primazia à expressão dos sentimentos mais que à descrição objetiva da realidade. Entendido desta forma, o expressionismo é extrapolável a qualquer época e espaço geográfico.

Com as suas cores violentas e a sua temática de solidão e de miséria, o expressionismo refletiu a amargura que invadia os círculos artísticos e intelectuais. Defendia a liberdade individual.

Matthias Grünewald foi um pintor alemão, precursor do

expressionismo e um dos maiores pintores germânicos do gótico tardio.

(5)

Palavras-chave do pintor

- Gótico, Real, Solidão, Miséria e Liberdade.

1503 "Verspottung Christi" Palavra-chave das Obras

- Movimento, Sofrimento, Liberdade, Ser Humano e Realidade.

Surgido como desdobramento do pós-impressionismo, teve forte influência de Van Gogh e do simbolismo, de onde tirou a prática de colocar "mensagens ocultas" nas obras.

Características

 Deformação da imagem visual e cores

resplandecentes, vibrantes, fundidas ou separadas.

 O pintor recusa o aprendizado técnico e pinta conforme as exigências de sua sensibilidade. O pincel (ou a espátula) vai e vem, fazendo e

refazendo, empastando ou provocando explosões.

 Preferência pelo patético, trágico e sombrio.

 O artista vive não apenas o drama do homem, mas também da sociedade.

 Em uma acepção mais ampla, a palavra

“expressionismo” refere-se a qualquer manifestação subjetiva e psicológica da criação humana.

Velho Aflito 1890 – Van Gogh (Solidão, Tristeza, Real, Humano, Deformação)

Fovismo

É uma corrente artística do início do século XX, que se desenvolveu, sobretudo, entre 1905 e 1907. Associada à busca da máxima expressão pictórica, o estilo começou em 1901, mas só foi denominado e reconhecido como um movimento artístico em 1905.

Este grupo de pintores, ao utilizar em seus quadros, cores violentas de forma arbitrária, receberam o nome de “fauves” (feras). A denominação do movimento deve-se ao crítico conservador Louis Vauxcelles, que, no Salão de Outono de 1905, em Paris.

(6)

O fovismo teve como características, a simplificação das formas, o primado das cores e uma elevada redução do nível de graduação das cores utilizadas nas obras. Os seus temas eram leves, retratando emoções e a alegria de viver e não usando a intenção crítica. A cor passou a ser utilizada para delimitar planos, criando a perspectiva e modelando o volume. Tornou-se também totalmente independente do real, já que não era importante a concordância das cores com objeto representado, e sendo responsável pela expressividade das obras.

A dança – Henri Matisse – 1909. Palavras-chave da obra

- Cor, Mancha, Alegria, Vida, Emoção.

Os princípios desse movimento artístico eram:

 criar é seguir os impulsos do instinto, as sensações primárias;

 a cor pura deve ser exaltada;

 as linhas e as cores devem nascer impulsivamente e traduzir as sensações elementares, no mesmo estado de graça das crianças e dos selvagens.

 pincelada violenta, espontânea e definitiva.

 ausência de ar livre.

 colorido brutal, pretendendo a sensação física da cor que é subjetiva, não correspondendo à realidade.

 autonomização completa do real.

 uso exclusivo das cores puras, como saem das bisnagas.

 pintura por manchas largas, formando grandes planos.

Principais Artistas Georges Braque

Braque iniciou a sua ligação às cores na empresa de pintura decorativa de seu pai.

Palavras-chave do pintor - Emoção, Alegria, Cores, Vida, Espontaneidade.

André Derain

Depois de ver uma exposição de telas de Van Gogh em 1901, Derain reforçou o uso das cores puras em suas telas.

Henri Matisse

Foi um artista francês, conhecido por seu uso da cor e sua arte de desenhar fluida e original. Foi um desenhista gravurista e escultor, mas é principalmente conhecido como um pintor.

Para o movimento Fovista, as criações artísticas não possuem relação com intelecto ou sentimentos, ou seja, a criação artística deve ser livre e espontânea, baseada no instinto, nos impulsos primários. Também as cores eram levadas amplamente em consideração. A larga preferência por cores puras são exaltadas no Fovismo. Linhas e cores não possuem uma ordem predeterminada, são empregadas nas obras da mesma forma primária e instintiva que fazem crianças e selvagens, como diziam os próprios artistas.

(7)

Cubismo

O cubismo também surgiu no início do século XX, tendo como principal expoente o famoso pintor Pablo Picasso. A obra Les demoiselles d'Avignon, 1907 (ao lado), é o marco inicial dessa importante vanguarda.

Possui como principal característica o traçado geométrico e o descompromisso com a realidade. São expressas as três dimensões, mas todas no mesmo plano, como se as formas estivessem abertas. As linhas são retas e representam os objetos pelos olhos de um expectador que visualiza o objeto por vários ângulos. Há uma sensação de pintura escultórica e as cores são fechadas e austeras.

Nas artes plásticas, seus principais pintores, além do já citado Picasso, foram Paul Cézanne, Georges Braque, Juan Gris, Umberto Boccioni, Diego Riviera, Tarcila do Amaral e Vicente do Rego Monteiro, entre outros. Na literatura se destacaram Érico Veríssimo, John Passos, Guillaume Apollinaire, Blaise Cendrars, Oswald de Andrade, entre outros.

Futurismo

O Futurismo surgiu em 1909 como movimento artístico e literário. Baseava-se na tecnologia que começava a surgir e negava a moral e o passado. O movimento era ativamente defendido tendo como seu primeiro manifesto o texto Les mots en liberté, que significava liberdade às palavras.

Senóide

Obra de Luigi Russolo _ 1913 _ FUTURISMO ITALIANO

Os adeptos desses movimentos defendiam o design, a publicidade e a propaganda como veículos de arte. Sua principal característica era a exploração do lúdico, da abstração, das cores vivas e do contraste, além de imagens sobrepostas que traziam a ideia de movimento.

Na literatura, os artistas faziam uso de onomatopeias e frases fragmentadas em suas poesias, com o intuito de transmitirem a ideia do progresso tecnológico o qual defendiam.

(8)

Dadaísmo

O Dadaísmo nasceu em 1916 em meio à Primeira Guerra Mundial. Criado por intelectuais contrários à grande guerra, e inclusive por desertores do serviço militar, nasceu no Cabaret Voltaire, em Zurique na Alemanha. Acredita-se que seu nome tenha sido dado ao acaso, já que naquele momento não havia preocupações lexicais.

Tenta-se abolir a lógica. Defendia-se, portanto, a falta de ordem e de lógica, não só nas artes visuais como na literatura, ridicularizando o padrão existente. Teve como principais artistas Andre Breton, Tristan Tzara, Marcel Duchamp, Man Ray, Hans Arp, entre muitos outros.

Suporte de Garrafas (1914) – Suporte de garrafas.

Surrealismo

O Surrealismo nasceu em Paris na década de 1920. Foi fortemente influenciado pelas teorias psicanalíticas de Sigmund Freud, negando o positivismo artístico e defendendo a importância do papel do inconsciente no processo de criação.

Em defesa da arte como instrumento de expor as manifestações do mundo subjetivo, a arte surrealista mescla o abstrato e o irreal, trazendo à tona o mundo dos sonhos e dos desejos.

André Breton, um de seus maiores expoentes, propôs aos artistas, em um manifesto publicado em 1924, que expressassem suas ideias de maneira espontânea e livre, de forma a externar nas obras seu mundo psíquico. Era um mundo sem qualquer preocupação estética ou moral.

Entre muitos artistas, podemos citar como grande nome do surrealismo o pintor Salvador Dalí. Ele pintou os sonhos e a fantasia com muita maestria. Além dos quadros, Dalí se aventurou no cinema, dirigindo “Um cão andaluz” (1928), em parceria com o diretor espanhol Luis Buñuel.

Relembrando

Fauvismo: movimento que rompe com o impressionismo, apresentando uma arte equilibrada e

serena. Possui cores fortes e traços marcantes.

Expressionismo: a arte serve como veículo dos sentimentos. Para a vanguarda expressionista a

obra deveria expressar o mundo interior.

Cubismo: traços geométricos e imagem em único plano. Expressa sensação de observar as formas

por todos os seus lados. Sem compromisso com o real.

Futurismo: obras abstratas e com ideia de movimento. Vanguarda que contempla o avanço

tecnológico da época.

Dadaísmo: descompromisso com o nexo e a lógica. Falta de formas e modelos.

Surrealismo: a obra de arte serve para representar o mundo dos sonhos, dos desejos e da fantasia.

Disponível em: PORTAL EDUCAÇÃO

http://www.portaleducacao.com.br/educacao/artigos/36231/fauvismo-expressionismo-cubismo-futurismo-dadaismo-e-surrealismo#!2#ixzz3ldQuG5da. Acesso em 10 set. 2015. A persistência da memória, o mais conhecido dos quadros, é um quadro pequeno (24x33cm), Dalí levou apenas 2 h para realizá-lo.

Referências

Documentos relacionados

o1) Durante o concurso, cada compartimento de cozinha estará equipado com: 4 (quatro) placas elétricas; 1 (um) forno elétrico; 1 (uma) bancada de trabalho; 1 (uma) pia; 1 (uma)

Esse é o chamado salto quântico, proveniente da energização dos átomos e característico dos processos emissores de luz: há a migração do elétron de uma camada para

1 - Com o fim de examinar os progressos realizados na aplicação da presente Convenção, é constituído um Comité para a Eliminação da Discriminação contra as Mulheres (em seguida

AC AC TROMBONE II a VIII JLA JLA METAIS 4. AC AC

casamento extinto pelo divórcio – o divórcio há-de ter os efeitos patrimoniais que hoje a lei acha eticamente sustentáveis (e legalizou) e daí que os benefícios recebidos ou a

Sistema de Mem´ oria Circuitos de Mem´ oria Planos de Mem´ oria Mapas de Mem´ oria Hierarquia de Mem´ oria Pr´ oxima

O banco 2 apresentou uma diminuição da impedância média em relação à primeira avaliação de 9%, fato este não esperado, uma vez que a tendência natural da bateria é com o

a) A velocidade do veículo V1 ( ) imediatamente antes da colisão era de 80,84 km/h. c) O veículo V2 ( ) pode ter iniciado seu movimento a partir do repouso, em frente ao