• Nenhum resultado encontrado

PRODUÇÃO TEXTUAL PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR. Administração INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI. Curso: Administração

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PRODUÇÃO TEXTUAL PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR. Administração INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL PTI. Curso: Administração"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

Curso: Administração

(2)

Curso: Administração Semestre: 5º / 6º

Disciplinas:

• Composto Mercadológico

• Planejamento e Inteligência de Marketing • Pesquisa Mercadológica

• Processo Criativo

Professores

• Profª. Ma. Jaqueline dos Santos Ferrarezi; • Profª. Ma. Suzi Bueno de Almeida

• Profª. Ma. Emilia Yoko Okayama • Profª. Ma. Nicole Cerci Mostagi

Competências:

Compreender e aplicar conceitos teóricos em situações práticas atinentes à(ao):

• Composto Mercadológico, enquanto um conjunto de variáveis determinantes para as estratégias organizacionais e aplicar as ações para crescimento de mercado exercitando as atividades na praça, preço, promoção e produto.

Habilidades:

Ao concluir as etapas propostas neste desafio, você terá desenvolvido as habilidades:

• Fornecer sólida formação humanística e visão global que habilite o acadêmico a compreender os meios social, político, cultural e econômico;

• Promover formação teórico-prática possibilitando a vivência concreta nas organizações, estimulando uma postura investigativa e de análise crítico-reflexiva;

• Formar profissionais com visão integral, capacidade de adaptação e flexibilidade, que atuem de forma interdisciplinar;

• Capacitar para que os indivíduos possam tomar decisões complexas com ética e responsabilidade;

(3)

• Permitir que os indivíduos consigam ampliar sua visão de forma competitiva, promovendo melhorias nas organizações.

Objetivos da Aprendizagem:

A produção textual é um procedimento metodológico de ensino-aprendizagem que tem por objetivos:

• Favorecer a aprendizagem.

• Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz.

• Promover o estudo dirigido a distância.

• Desenvolver os estudos independentes, sistemáticos e o auto aprendizado.

• Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem.

• Auxiliar no desenvolvimento das competências requeridas pelo Catálogo Nacional de Cursos Superiores em Tecnologia do Ministério da Educação.

• Promover a aplicação da teoria e conceitos para a solução de problemas práticos relativos à profissão.

• Direcionar o estudante para a busca do raciocínio crítico e a emancipação intelectual.

(4)

Prezad@ alun@!

Seja bem-vind@ a este semestre!

Para atingir os objetivos desta produção textual, você deverá seguir as instruções voltadas à elaboração do trabalho disponibilizadas neste manual, sob a orientação do Tutor a Distância, considerando as disciplinas norteadoras.

A participação na consecução da proposta é fundamental para que haja o pleno desenvolvimento de competências e habilidades requeridas em sua atuação profissional. Nessa produção textual deverá ser considerado o caso de reestruturação de um produto da sua região, apresentado na sequência.

Na Produção Textual Interdisciplinar Individual (PTI) você deverá, em um primeiro momento, conhecer a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA) que descreve o case de sucesso das Havaianas Em um segundo momento, você deverá se envolver com a Situação Geradora de Aprendizagem (SGA), inserindo-se nesse contexto para realizar as tarefas previstas. Para realizar essas tarefas, siga as orientações fornecidas nesse material e nas fundamentações teóricas diversas (livros das disciplinas, teleaulas, web aulas e outros materiais complementares, sejam estes indicados pelos professores ou pesquisados por você).

No final deste manual, constam todas as informações necessárias para a construção do

trabalho individual. Faça uma leitura na integra e observe todos as normas e orientações para que o desenvolvimento do trabalho seja satisfatório e possa atender todas as solicitações que a atividade exige.

Se houver qualquer dúvida no desenvolvimento deste trabalho, sempre recorra as

instruções aqui presentes, bem como, acione o seu tutor a distância para que ele possa auxiliá-lo da melhor forma possível.

(5)

SITUAÇÃO GERADORA DE APRENDIZAGEM (SGA)

A reestruturação empresarial total é uma avaliação e análise completa da empresa, ou seja, é realizado em todas áreas e setores, porém é possível realizar a reestruturação em determinadas marcas, seguimentos, produtos, como foi o caso das Havaianas. A Alpargatas S.A. é a dona das marcas Havainas, Dupé e Osklen.

A sandálias Havaianas foram criadas em 1962, um produto feito de borracha e 100% nacional. A inspiração do seu design veio da sandália japonesa Zori. A origem do nome Havaianas é uma homenagem ao Havaí, considerado como o paraíso do sol e do mar, onde os ricos e famosos norteamericanos passavam suas férias.

Figura 1 - Sandálias Zori

Fonte: Sandálias Zori (https://pixabay.com/pt/photos/zori-japon%c3%aas-sapatos-tradicionais-3397328/)

Durante um longo período, as únicas opções que poderiam ser encontradas nas sandálias Havaianas eram cinco cores (preto, azul, verde, amarela e rosa, todos com a palmilha branca), que depois ficaram conhecidas como as Havaianas Tradicionais. Foi realizada uma pesquisa de mercado e descobriu que os consumidores desejavam ter produtos monocromáticos (partir da criatividade dos usuários das sandálias que invertiam a sola com a palmilha deixando os chinelos em uma única cor).

(6)

O primeiro passo para a revitalização foi o lançamento de novas cores, em 1994, com o lançamento da Havaiana Top (monocromática), a estratégia da marca era lançar produtos que acompanhassem as tendências da moda e o público-alvo inicial era os consumidores considerados classe média.

Para a divulgação dos novos produtos, a empresa lançou mão de campanhas em revistas de moda nacionais e internacionais, como Marie Claire e Vogue. Não demorou muito para celebridades nacionais e internacionais utilizarem as sandálias Havaianas associando o produto a conceitos como glamour e sofisticação.

Para consolidar o novo conceito (glamour e sofisticação) foram fechadas parcerias com a joias

Swarovski (o chinelo custava US$ 99), H.Stern (modelo exclusivo, com acabamento em ouro e

diamantes, chegando a custar 60 mil reais) e recentemente com a grife Saint Laurent. O reposicionamento da marca proporcionou que um produto que inicialmente era considerado chinelo para as classes sociais mais baixas passou ser sinônimo de elegância e beleza.

Fontes:

SOBRE A MARCA E SUA ESTRUTURA. Havaianas. Disponível em: <https://www.havaianas.com/pt-br/node/6529>. Acesso em: 14 de Jul. de 2021.

TRAZENDO ALEGRIA PARA SEUS PÉS DESDE 62. Havaianas. Disponível em: < https://havaianas.com.br/history.html>. Acesso em: 14 de Jul. de 2021.

(7)

TAREFAS

O desafio será escolher uma empresa local e realizar a revitalização de um produto, para isso você terá que utilizar os 4’Ps (produto, preço, praça e promoção) para reposicionar e revitalizar o produto no mercado. Você deverá apresentar um relatório que precisará ser entregue aos gestores, em que deverá ser apresentado obrigatoriamente os passos descritos a seguir.

Passo 1 - Produto

A geração de ideias e novos conceitos ocorre constantemente. Quando nos referimos às organizações, empresas e indústrias, podemos afirmar que a geração de ideias para novos produtos é concentrada no marketing, responsável por captar informações de fontes internas (análise de consumidores, sugestões do departamento de atendimento ao cliente, pesquisa e desenvolvimento, entre outros) e de fontes externas (pesquisa de mercado, sugestões de clientes, ações da concorrência). O primeiro passo é que você consiga definir os produtos para o negócio (bens e/ou serviços). Essa definição deve passar pela transformação das ideias em um novo conceito, exemplificada na Figura 1:

Figura 2 - Transformação da ideia em conceito (SLACK, 1996)

Fonte: Santos, Ferreira e Piaia (2004, p. 3).

Utilize o modelo apresentado para criar o conceito de dois novos produtos (bens ou serviços) que serão divulgados. Para tanto, todos os requisitos devem ser apresentados: ideia inicial, forma, função, propósito e benefícios, para que se chegue a um conceito de produto satisfatório, aderente às expectativas do mercado e alinhado com as pesquisas realizadas previamente.

(8)

Passo 2 – Preço

O Composto Mercadológico, também conhecido como Mix de Marketing, configura as principais variáveis que norteiam todo o desenvolvimento de um negócio, desde a sua concepção, e sua gestão ao longo de sua existência no mercado! Essas variáveis consistem nos 4 P’s que você já conhece e, aqui nesta etapa, nosso enfoque será no P de PREÇO.

De maneira geral, o Preço tem inúmeras implicações na estratégia e gestão organizacional. É através do preço de venda que a organização se mantém rentável (pois é a partir da venda de produtos e serviços que ela obtém sua receita indispensável para arcar com seus custos e obter o lucro desejado); que atrai seu público-alvo; tem o poder de aumentar ou diminuir sua demanda; se posiciona no mercado etc.

Pensando em um reposicionamento de produto/marca, gerenciar o preço é fundamental! Ao conhecer profundamente o público-alvo e os aspectos que agregam valor ao produto para este público, o preço entra como um fator decisivo na criação de uma relação lucrativa e duradoura com os clientes.

No contexto da empresa escolhida por você e do produto ofertado por tal empresa, sua missão consiste no desenvolvimento de uma estratégia efetiva de precificação a partir da tarefa abaixo:

• A partir da ideia de revitalização/reposicionamento do produto em questão, como o novo preço deve ser estipulado? Quais informações são necessárias?

• Quais elementos/variáveis precisam ser analisados no processo de precificação? (Liste esses elementos e variáveis para cada vertente que compõe o processo de precificação: Preço baseado no consumidor; Preço baseado na concorrência; Preço baseado em custos).

Passo 3 – Praça

Apresentado o conceito do produto durante o processo de inovação, está na hora de realizar a pesquisa mercadológica para validar esta ideia. Neste sentido, os gestores podem realizar a

(9)

novo produto/serviço ao mercado com maior garantia e sucesso. Desta maneira, seguem as atividades a serem realizadas:

1. Explique o que é pesquisa de desenho de produto e relacione a sua importância

com a reestruturação e o desenvolvimento de um novo produto/serviço.

2. Quais são as três etapas que esta pesquisa desenvolve? Aponte e explique cada

uma delas, contextualizando o novo produto/serviço que está sendo criado. Imagine quem será o público-alvo, que tipo de pessoas ou local (praça) poderá ser submetido os testes na prática.

Passo 4 – Promoção

As ações de marketing precisam ser coerentes, coordenadas e adequadas aos objetivos estabelecidos. Dentro do composto de marketing o P de promoção tem a função de divulgar o produto, para que isso aconteça se utiliza de diversas estratégias para mostrar as vantagens e benefícios do produto, assim como o preço e a localização de onde o produto pode ser encontrado.

A promoção dentro do composto de marketing tem a função de estimular a demanda pelo produto junto ao público-alvo. Portanto o P de promoção envolve ações e decisões relacionadas a propaganda; venda pessoal; promoção de vendas; publicidade; relações públicas; assessoria de imprensa; merchandising; redes sociais; blog; influenciadores.

A promoção é a parte que é responsável de realizar a comunicação da marca com o público-alvo. Portanto, você deverá escolher quais estratégias de comunicação serão utilizadas para divulgar os dois novos produtos escolhidos. As estratégias de promoção devem ser empregadas tanto nas mídias tradicionais (TV, rádio, outdoor, etc) quanto nas mídias digitais (redes sociais, blogs, sites, etc). Você deverá criar toda campanha de divulgação dos produtos, como, criação de conteúdo, interação, postagens, plataformas sociais a serem utilizadas (Facebook, Instagram, blogs, etc), representantes da marca (embaixadores e promotores) e definir os valores que devem ser transmitidos nas campanhas.

(10)

REFERÊNCIAS

FARIA, Priscilla Santos; BORGES, Luciana Guimarães Naves Lemos. Planejamento e inteligência de

marketing. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

MICCOLI, R. R. B.; CAMPOS, M. I. de. Composto mercadológico. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A, 2016.

PIROLO, A. C. I. da S. Processo da criatividade. Londrina: Editora e Distribuidora Educacional S.A., 2016.

SANTOS, Fabiano R. ; FERREIRA, Sergio C.; PIAIA, Joelson. Engenharia do produto. Universidade do Estado de Santa Catarina. CCT. Curso de Tecnologia em Sistemas de Informação. 2004.

SLACK et al. Administração da Produção. São Paulo: Atlas, 1996.

ORIENTAÇÕES PARA A EXECUÇÃO DO TRABALHO

Para nortear o desenvolvimento do que está sendo proposto, indicamos que sejam apresentados no relatório um conjunto de tópicos a serem informados na seguinte sequência, segundo as normas da ABNT:

1. Capa: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.

2. Folha de Rosto: Título do trabalho, nome completo, matrícula, polo, nome do tutor presencial, nome do tutor a distância, município, Estado, ano.

3. Sumário

4. Título: Título do trabalho.

5. Introdução: Faça uma introdução envolvendo uma fundamentação teórica com os itens mais importantes referentes ao tema do trabalho (mínimo uma página).

6. Desenvolvimento: Nesta seção deve-se realizar as tarefas descritas acima, com detalhamento dos cálculos (sempre indique as equações utilizadas), gráficos etc. Cada Tarefa será um tópico do desenvolvimento, podendo ser nomeada através do passo (1, 2 etc.). Como exemplo:

a. Passo 1 b. Passo 2

(11)

7. Conclusões: Nesta seção você fará a ligação entre os objetivos e os resultados alcançados, fazendo uma discussão dos resultados, dos métodos de medida utilizados, tendo em vista o objetivo do trabalho. De um modo geral, a conclusão deve ser redigida de tal modo que a ideia central do relatório se revele e se fixe claramente ao leitor.

8. Referências bibliográficas: Toda a bibliografia utilizada para elaborar o relatório deverá ser

citada. Utilize a norma ABNT para a colocação das referências.

9. Anexos (se necessário): Os anexos são utilizados para colocar alguma dedução que seja

importante e tenha sido utilizada nos cálculos das grandezas físicas da experiência, fotos do experimento etc.

NORMAS PARA ELABORAÇÃO E ENTREGA DA PRODUÇÃO TEXTUAL

A resolução da situação-problema deverá ser registrada em forma de um relatório descritivo que deverá ser postado em seu ambiente virtual. Neste texto você deverá obedecer às normas a seguir:

a) Abra um documento no Word seguindo as normas da ABNT. Acesse a Biblioteca Digital, clique em “Padronização” e escolha as opções “Trabalhos acadêmicos – Apresentação” e “Modelo para elaboração de Trabalho Acadêmico”;

b) Este trabalho deverá ser redigido na seguinte estrutura: capa de abertura, descrição separada de cada um dos itens solicitados na SGA, acompanhada do detalhamento solicitado para cada um desses itens;

c) A postagem do arquivo final relacionado a PTI no AVA deve ser em um único arquivo, formato .DOC (Word ou editor de textos);

d) O sistema irá arquivar e disponibilizar para correção apenas o último trabalho encaminhado, caso você encaminhe um novo arquivo, ele irá sobrepor e apagar o arquivo encaminhado anteriormente;

e) Você deverá postar o trabalho finalizado no AVA, o que deverá ser feito na pasta específica (“atividades interdisciplinares”), obedecendo ao prazo limite de postagem, conforme disposto no cronograma do curso. Não existe prorrogação para a postagem da atividade;

(12)

g) A capa do trabalho deverá conter o seu nome, sua matrícula, nome do polo e nome do tutor

a distância;

h) Importante: A produção textual é um trabalho original e, portanto, não poderá haver trabalhos idênticos aos de outros alunos ou com reprodução de materiais extraídos da internet. Os trabalhos plagiados serão invalidados, sendo os alunos reprovados na atividade. Observe que a prática do plágio constitui crime, com pena prevista em lei (Lei n.º 9.610), e deve ser evitada no âmbito acadêmico;

i) Em caso de dúvida para elaboração do trabalho, você deverá buscar orientações com o seu tutor à distância;

j) Importante: Não serão aceitos trabalhos enviados em extensão .PDF, somente os trabalhos

elaborados em editor de texto (Word) com extensão .DOC;

k) Atenção aos prazos de postagens, acompanhe o cronograma das datas de postagem e correção das atividades em seu AVA.

CRITÉRIO AVALIATIVOS

Apresentamos os critérios avaliativos que nortearão a devolutiva escrita e o conceito a ser dado pelo tutor eletrônico.

Critério Significado Valor/peso

Coerência, clareza e coesão

A produção textual apresenta uma linguagem de fácil compreensão, apresentando os argumentos de modo claro e coeso. 10% Aplicação dos conteúdos interdisciplinares no texto argumentativo

No texto escrito (com as justificativas e argumentações) as ideias apresentam relação direta com a situação descrita e explicitam conteúdos trabalhados nas disciplinas de forma clara.

50% (10% por passo)

Riqueza de argumentação

As ideias apresentadas no texto (com as justificativas

(13)

traduzem uma perspectiva crítica e variedade de pontos de vista.

Conclusão Todo o registro de ideias foi feito com um mínimo de

termos, sem repetições ou redundâncias. 10% Normalização Respeito às normas da ABNT, respeito a escrita

ortográfica e estrutura solicitada. 10%

O Um ótimo trabalho!

Referências

Documentos relacionados

a) A unidade do poder estatal, civil e religioso, com a criação de uma igreja Francesa (nacional). c) A submissão da nobreza feudal pela eliminação de todos os seus privilégios

O universo ficcional desse romance é bastante amplo, incorporando mulheres de várias classes sociais, que vivem sob as rédeas do patriarca. Este artigo analisa o

De forma análoga, em A dinâmica do inconsciente – volume VIII das Obras completas –, no epílogo do texto Considerações teóricas sobre a natureza do psíquico ,

Foram analisados 79 indivíduos machos adultos da espécie coletados em oito diferentes localidades do Pará e de Pernambuco.. Apenas seis indivíduos apresentaram o cromossomo

4.7 Não havendo candidatos aprovados para as vagas reservadas para portadores de deficiência, essas serão preenchidas por candidatos não portadores de

Os principais parâmetros utilizados foram: fertilidade natural, textura, drenagem, profundidade efetiva, susceptibilidade à erosão, pedregosidade, rochosidade, relevo,

As plantas ge- radas pelo cruzamento entre elas (cruzamento I da imagem acima) possuíam um alelo para semente de cor verde e outro alelo para semente de cor amarela. Ele chamou

Trabalho de fundamental importância e de leitura obrigatória para a compreensão entre a descrição quantitativa da relação entre ocupação e resposta.. Sutherland,