• Nenhum resultado encontrado

Manual do Aluno - Colégio Arena

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Manual do Aluno - Colégio Arena"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

Manual do Aluno

(2)
(3)

Prezados pais ou responsáveis,

Este manual foi elaborado para facilitar o entendimento da vida acadêmica e a participação de todos os envolvidos no processo educacional. O conteúdo disponibilizado é um resumo das principais informações, normas e diretrizes da escola.

Agradecemos a confiança depositada no Colégio Arena Ensino Médio ao colocar, sob nossa responsabilidade, a educação acadêmica e a formação de seus filhos.

Sumário

1. Calendário escolar 2018 3

2. Palavra da direção 4

3. Composição das turmas no início do ano 8

4. Reestruturação de turmas ao longo do ano letivo 8

5. Normas relativas aos horários de entrada e saída dos alunos 9

6. Frequência às aulas 10

7. Direitos e deveres do corpo discente 11

8. Tarefas 14

9. Da concepção da média e do grupo de Provas 14

10. Entrega de Boletins 17 11. Disciplinas Eletivas 17 12. Do uso do uniforme 20 13. Objetos Pessoais 22 14. Saúde 22 15. Sistema Poliedro (P+) 23

16. Departamentos do Arena Ensino Médio 23

17. Horário de Funcionamento da unidade 26

(4)

1. Calendário Escolar 2018

No início do ano letivo, o aluno receberá da Coordenação Pedagógica o calendário escolar com as datas de início e de término das atividades, os recessos e as férias escolares, além dos dias e os horários de todas as provas.

1.1. Início das aulas em 2018

No ano letivo de 2018, as aulas terão início no dia 22 de janeiro. Para que os alunos e seus responsáveis possam programar-se, informamos que não haverá atividades regulares no Colégio Arena Ensino Médio nos seguintes dias:

1.2. Para as turmas da 1

a

, 2

a

e 3

a

séries regulares do

Ensino Médio

12/02 a 14/02, Carnaval e Quarta-feira de Cinzas 30/03 a 01/04, Semana Santa

21/04, Tiradentes

31/04 e 01/05, Dia do Trabalho

31/05 a 03/06, Corpus Christi (para o 3° ano, considera-se apenas o feriado do dia 01/06)

29/06 a 31/07, Férias escolares 07/09, Independência do Brasil 12/10, Nossa Senhora Aparecida 02/11, Finados

15/11, Proclamação da República

Observações:

As férias escolares, o recesso escolar e os demais dias de paralisação podem sofrer alterações devido às datas dos vestibulares e do Enem, ou a problemas de força maior, como os casos de saúde pública.

(5)

2. Palavra da Direção

O Ensino Médio é uma das fases mais importantes da vida de um jovem. É o momento de pensar em respostas para as perguntas que soavam como brincadeira na infância. É tempo de decidir o que vai ser quando crescer. Aos 5 anos de idade, era fácil afirmar que seria ator, dentista, astronauta, médico e atleta ao mesmo tempo. Aos 10 anos, ninguém se importava de você querer ser advogado num dia e piloto de Fórmula 1 no outro.

No Ensino Médio é diferente! O jovem pode se decidir pela profissão que quiser, mas é preciso ter foco para se preparar para o futuro, para tirar uma nota excelente no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), para conquistar vaga nas universidades mais importantes do País e do exterior.

Para isso, é preciso estudar! As provas do Enem mudaram; a reforma do Novo Ensino Médio proposto pelo governo federal também trouxe novidades. Essa fase de transição não é fácil para nenhum estudante. E, para acolher esses jovens de forma 100% responsável, competente e madura, nós, professores Samuel Araújo – o Argentino -, Henrique Oliveira e Wendell Sullyvan, optamos por associar nossos anos de experiência na docência para desenvolver esse projeto forte e humanizado que é o Colégio Arena Ensino Médio.

Sabemos de nossas responsabilidades de empresários e, mais ainda, de educadores. O Arena não é uma empresa qualquer. Afinal de contas, os “clientes” em questão não vão adquirir produtos perecíveis, mas sim um conjunto de ferramentas necessárias para a construção de sua identidade e de seu futuro, o que trará reflexos para a vida de toda a comunidade. Somos o novo que nasceu grande! Grande porque, se somarmos nossos anos de sala de aula,temos expertise de mais de 50 anos dedicados à educação! Grande porque somos respaldados pelo Sistema de Ensino Poliedro, que há mais de duas décadas é reconhecido no Brasil e no exterior pela alta qualidade e sólida proposta pedagógica aliada à inovação tecnológica.

É nosso objetivo nortear nossas práticas pedagógicas pelos 4 Pilares da Educação, segundo a Unesco:

(6)

- Aprender a conhecer; - Aprender a fazer; - Aprender a conviver e - Aprender a ser.

Assumimos o compromisso de buscar o desenvolvimento dos alunos nos seguintes planos:

- Plano mental – pensamentos e conceitos; - Plano emocional – respeito e sentimentos; - Plano físico – o corpo.

O trabalho do colégio com o apoio da família fará com que nossos alunos sejam pessoas que respeitem suas essências, que sejam lúcidos e modestos para se colocarem como são, pois assim serão acolhidos como sujeitos que fazem parte de um Universo como um todo.

Isso deve se dar porque não há como separar o corpo, os pensamentos (cognitivo) e as emoções. Nosso objetivo, assim, é tratar o aluno de forma integral. É fundamental, para esse fim, desenvolver uma educação emocional e fortalecer as emoções para saber aplicar os saberes aprendidos e os vários conceitos no meio em que o indivíduo está inserido contribuindo para o todo.

Em um mundo cada vez mais agitado, em que estamos imersos em tantas informações, a Educação precisa exercer um novo papel, transmitir saberes, mas também de forma eficaz transmitir o saber – fazer.

No nosso complexo, cultivar a criatividade é ndispensável, fortalecendo os potenciais de cada aluno. A nova escola precisa transmitir conhecimentos, e o aluno precisa compreender o que fará com eles e como vai cooperar com os outros e participando da melhoria da vida como um todo e para todos.

(7)

Vamos valorizar o trabalho contra o bullying, contra os preconceitos, estabelecendo uma relação mais saudável entre alunos; sabemos que na fase de desenvolvimento em que se encontram tudo é muito intenso, e as emoções e sentimentos não trabalhados acabam pesando e atrapalhando o rendimento escolar.

Comprometemo-nos, dessa forma, a fazer com que abram os olhos para outras realidades, trabalhando a caridade e a empatia em projetos sociais.

Assim, vamos proporcionar aos nossos alunos uma preparação forte e adequada para a disputa nas melhores e mais concorridas universidades. Estamos materializando no Arena Ensino Médio projetos inéditos para Goiânia e Goiás. Nossos laboratórios e disciplinas extracurriculares darão aos nossos alunos a oportunidade de vivenciar na escola um saber que vai muito além das tradicionais grades curriculares maçantes. Queremos que nossos jovens olhem para o céu, que enxerguem muito além do horizonte. E é isso: vamos ultrapassar fronteiras e barreiras com participação em diversas olimpíadas estudantis em 2018. A programação é extensa e contempla eventos regionais, nacionais e até internacionais. Essas são só algumas novidades que estamos apresentando a Goiás.

Wendell Sullyvan, Diretor Geral

Samuel Araújo (Argentino), Diretor Financeiro Henrique Oliveira, Diretor Financeiro

(8)

Arena - o nome

Ainda que se possa ler o nome de nossa instituição das mais variadas formas - já que “arena” é uma palavra polissêmica -, é preciso destacar o que nos motivou à escolha. Primeiramente, “arena” é lugar de luta, já que não nos furtamos da obrigação de preparar nossos jovens pupilos para as provas cada vez mais concorridas e exigentes, quer seja em vestibulares, quer seja no ENEM; “arena”, mais que isso, é lugar de eventos. E para nós, a escola é o lugar do maior evento possível na vida de alguém: libertação! Sim, porque é na escola, por meio da leitura, do diálogo, da investigação da realidade, da vigilância epistêmica, que acontece o amadurecimento, a criticidade, o caminho para a autonomia. ARENA é , assim, o lugar do grande evento da EDUCAÇÃO.

(9)

3. Composição das turmas no início do ano

A distribuição dos alunos entre as turmas do Arena Ensino Médio, no início do ano, é feita de acordo com critérios pedagógicos e educacionais estabelecidos pela coordenação pedagógica. Exceto em casos disciplinares ou de reestruturação de turmas, essa divisão é válida para todo o ano letivo.

Na entrevista e até o momento da matrícula, foi dada a possibilidade de colegas optarem por permanecer juntos na mesma sala. Ressalta-se que esse pedido não será aceito após o início das aulas. Apesar da tentativa de atender as solicitações, algumas delas podem ser recusadas devido a questões pedagógicas, disciplinares ou à possibilidade de equacionar todas as demandas.

4. Reestruturação de turmas ao longo do ano

letivo

Nas turmas do Arena Ensino Médio, é facultado à direção e à coordenação, a qualquer momento, promover mudança de alunos entre as salas, a fim de resolver possíveis problemas disciplinares e de adaptação.

(10)

5. Normas relativas aos horários de entrada e

saída

- A grade curricular do Arena Ensino Médio é distribuída em aulas que ocorrem no período da manhã e, eventualmente, no período da tarde.

- As aulas acontecem para os alunos de 1a e 2a séries, de segunda a sexta-feira,

das 07h00 às 12h50, no período matutino. Os alunos da 3a série também terão aulas aos

sábados nesse mesmo horário.

- Os horários de eventuais aulas extras no vespertino serão sempre divulgados com antecedência.

- As 1a e 2a séries terão aulas de retorno obrigatório na quarta-feira das 14h30

às 17h50, e nas sextas provas 15h00 às 19h00 ou até as 20h00 quando houver prova de redação.

- As 3a séries terão aulas de retorno na terça das 18h00 às 19h40 e nas

quartas das 18h00 às 20h40, e aos sábados à tarde provas ou simulados das 15h00 às 19h00 ou até as 20h00 quando houver prova de redação.

- A entrada dos alunos é acompanhada pelos porteiros e orientadores disciplinares.

Atrasos:

No Arena Ensino Médio, existe uma tolerância de 05 minutos para a entrada na primeira aula do dia, no período matutino.

Alunos atrasados que ultrapassem essa tolerância terão permissão de assistir à segunda aula desde que o atraso não chegue a 11 minutos. Após a 3a ocorrência

mensal dessa natureza, o discente não poderá assistir às aulas da manhã (ou da tarde, à quartas-feiras), devendo permanecer o período das aulas na biblioteca.

Em todos esses casos, o aluno deverá ser encaminhado para a Orientação Educacional, que registrará o fato para os pais.

(11)

aluno em sala sem autorização.

Horários de saída da escola:

A saída antecipada das aulas só ocorrerá quando houver autorização, verbal ou escrita, da família, encaminhada diretamente à Coordenação Pedagógica, ou em casos excepcionais.

A liberação do aluno só será permitida nas trocas de professores ou durante os intervalos de aulas. Apenas em caso de extrema urgência ou emergência o discente será liberado durante o acontecimento das aulas.

6. Frequência às aulas

A Legislação Escolar e o Regimento Escolar do Arena Ensino Médio determinam a frequência de 75% da carga horária em cada componente curricular.

Caso o aluno precise se ausentar das atividades escolares, a apresentação de atestado médico servirá apenas para a escola estar ciente dos motivos das faltas. Entretanto, elas não são abonadas, conforme legislação em vigor.

Conduta em sala de aula:

A concentração no decorrer da aula é essencial para o bom desempenho do aluno, além de ser primordial para que haja, por parte do professor e da classe, uma perfeita sintonia de objetivos, ou seja, motivação para ensinar e disposição para aprender.

Os princípios que regem nossos procedimentos obedecem à ética coletiva. Dessa forma, é papel do educador estabelecer os limites e, se necessário, intervir para manter um ambiente escolar propício ao bom desenvolvimento do trabalho acadêmico. Essas intervenções podem se dar sob a forma de diálogo e até de imposição das sanções disciplinares previstas no Regimento Escolar.

(12)

O professor é a autoridade em sala de aula. Portanto, ele definirá quais parâmetros serão adotados para julgar as atitudes dos alunos durante o desenvolvimento das atividades escolares.

Desse modo, as condutas consideradas inadequadas são passíveis de encaminhamento para a orientação ou coordenação, incluindo os casos de retirada da sala de aula.

Vale lembrar que, para todo aluno que chega atrasado à escola, que foi retirado de sala ou que recebe qualquer outra advertência, a Orientação Educacional emite, imediatamente, uma ocorrência que deverá ser informada via e-mail ou telefones de contato deixados no ato da matrícula pelo responsável legal.

Em casos de reincidências ou de problemas disciplinares graves, independentemente de ter sido retirado de sala, o aluno poderá ser suspenso das aulas por um período que será determinado pelo coordenador.

Cabe ressaltar que não haverá reposição de aula para os casos de ausência do estudante devido a sanções disciplinares.

7. Direitos e deveres do corpo discente

Art.52 - O Corpo Discente é constituído por todos os alunos regularmente matriculados na Escola, aos quais se aplicam as disposições deste Regimento. I - Ser respeitado na sua dignidade como

ser humano, independentemente de sua convicção religiosa, política, ou filosófica, grupo social, etnia, sexo e nacionalidade, por seus colegas, pelos professores, pela equipe técnica-pedagógica, pela direção e pelos funcionários.

II - Obter orientações em suas indagações e dificuldades, assim como ser ouvido com atenção em suas queixas, reivindicações e questionamentos.

III - Utilizar a biblioteca, as salas ambientes, os laboratórios e demais

(13)

Art.53 - Deveres dos alunos e de seus responsáveis I - Acatarem a autoridade do Diretor,

do pessoal técnico e administrativo, dos professores e demais funcionários da escola, no que se refira às suas atribuições; II - Observar os horários de entrada na escola, com a tolerância de 10 minutos, admissível 2 vezes a cada mês;

IV - Comparecer uniformizado, pontual e assiduamente às atividades escolares propostas pela escola;

V - Tratar com cortesia, polidez e urbanidade os colegas, professores e demais integrantes do grupo;

VI - Respeitar os educadores, funcionários e demais coordenadores e orientadores educacionais;

VII - Zelar pela conservação e manutenção dos recintos (e suas adjacências) onde as aulas serão ministradas, do

material didático, do mobiliário e outros materiais e equipamentos de uso coletivo, responsabilizando-se por eventuais danos causados;

VIII - Ter responsabilidade com seus próprios materiais e pertences pessoais, além de respeitar a propriedade alheia. IX - Agir com responsabilidade e probidade na execução das atividades propostas (didáticas e pedagógicas);

X - Apresentar as tarefas sempre que forem solicitadas;

XI - Ser ciente de seus próprios valores e ter respeito pelos de seus colegas;

XII - Aprender a “sacrificar” algumas horas de lazer para estudar mais um pouco. No futuro você não se arrependerá;

instalações da escola, para as atividades determinadas, nos horários permitidos ou pré-estabelecidos pela direção escolar; IV - Receber todas as atividades propostas pelo Colégio devidamente corrigidas e avaliadas.

V - Recorrer aos educadores responsáveis quando se julgar lesado em seus direitos. VI - Receber toda a assistência educacional que lhe for necessária de acordo com as suas necessidades (observadas as possibilidades da escola).

(14)

XIII - Ver no seu professor uma pessoa mais experiente e capaz de orientá-lo; XIV - Ser honesto com você mesmo nos testes e provas a que for submetido, apoiando-se exclusivamente em seus conhecimentos e esforços;

XV - Ter comportamento adequado nas salas e dependências da escola;

XVI - Entregar aos seus pais ou responsáveis as correspondências da escola;

XVII - Colaborar com o professor para que se tenha um ambiente satisfatório na sala de aula;

XVIII - Evitar brincadeiras que ofendam os colegas;

XIX - Melhorar o vocabulário. Abandone os palavrões;

XX - Quando errar, procure retratar-se com a pessoa apresentando desculpas e mudança de comportamento;

XXI - Compartilhar sua alegria com pessoas que o rodeiam.

Art.54 - É vedado ao aluno I - Fazer uso do celular ou qualquer aparelho eletrônico em sala de aula; II - Permanecer ocioso fora de sala de aula durante o horário de aulas e de estudo; III - Dormir dentro ou fora da sala de aula durante o período letivo;

IV - Namorar dentro do estabelecimento ou nas imediações;

V - Comercializar qualquer produto

(doces, vestuários etc) nas dependências da escola;

VI - Praticar qualquer tipo de jogo de azar nas dependências ou imediações da escola;

VII - Fumar ou utilizar qualquer outro tipo de substância psicoativa nas dependências ou imediações da escola;

VIII - Buscar materiais no armário no período da aula ou na passagem de uma

(15)

aula para outra;

IX - Ausentar-se da sala de aula sem a autorização do professor;

X - Ausentar-se da sala de aula na troca de professores;

XI - Entrar e/ou permanecer nas dependências da escola sem o uniforme completo, inclusive agasalho da escola; XII - Usar chapéu, bonés ou qualquer outro acessório que não pertença ao uniforme;

XIII - Portar qualquer objeto alheio à aula (instrumentos musicais, eletroeletrônicos, revistas etc);

XIV - Deixar de realizar as atividades

8. Tarefas

As tarefas serão cobradas regularmente pelos professores. A cada atividade não realizada, os responsáveis serão avisados pelo aplicativo P+. O aluno que deixar de fazer mais de 5 tarefas no bimestre deixará de ter direito à pontuação obtida nos simulados avaliativos.

9. Da concepção da média e do grupo de Provas

As avaliações do estudante serão elaboradas pelos professores mediante critérios de avaliação estabelecidos pelo Colégio Arena Ensino Médio. Elas devem ser baseadas nas competências, habilidades e conteúdos curriculares previstos. O processo pedagógicas, como provas, simulados e redações;

XV - Conversar, brincar ou fazer qualquer outra atividade que prejudique o aproveitamento da aula.

XVI - Desrespeitar o colega, o professor ou qualquer funcionário da escola; XVII - Brigar nas dependências da escola ou em suas imediações (briga implica transferência pedagógica). XVIII - Danificar as dependências e matérias da escola;

XIX - Lanchar ou tomar café durante as aulas.

(16)

avaliativo ocorrerá de forma contínua durante todo ano letivo.

Provas:

Constituem o maior peso na média final da unidade de avaliação de cada disciplina. Elas acontecerão da seguinte forma:

1a e 2a séries – duas provas bimestrais e um simulado: Prova 1: dissertativa.

Prova 2: objetiva, no modelo Enem. Prova 3: simulado

Média Bimestral: (Prova 1 *0,5 + Prova 2 *0,5) + (Prova simulado no valor de até 1,5 ponto).

OBSERVAÇÃO: o aluno que deixar de fazer mais de 5 tarefas no bimestre não terá direito à pontuação do simulado.

3a série

- Nos 2 primeiros bimestres, duas provas bimestrais e um simulado:

Prova 1: dissertativa.

Prova 2: objetiva, no modelo Enem. Prova 3: simulado.

Média Bimestral: (Prova 1 *0,5 + Prova 2 *0,5) + (Prova simulado no valor de até 1,5 ponto).

- Nos 2 últimos bimestres, uma prova bimestral e um simulado:

3° Bimestre: 1 prova dissertativa (valendo 10,0 pontos) + Prova simulado no valor de até 1,5 ponto.

4° Bimestre: 1 prova objetiva (valendo 10,0 pontos) + Prova simulado no valor de até 1,5 ponto.

(17)

Grupo de Provas:

1° e 2° anos

Provas Discursivas:

PA - L. E. M. Inglês, Matemática e Redação PB - Língua Portuguesa, Literatura e Biologia PC - Química, Filosofia e História

PD - Geografia, Sociologia, Física e Artes

Provas Objetivas:

P1 - Redação, Matemática, Língua Portuguesa, Literatura e Artes P2 - Geografia, Biologia, Química e Sociologia

P3 - Física, Filosofia, L. E. M. Inglês, Educação Física e História

3° ano

Provas Discursivas:

PA - L. E. M. Espanhol / Inglês, Matemática, Redação e Geografia PB - Língua Portuguesa, Literatura, Biologia e Física

PC - História, Química, Educação Física e Filosofia/Sociologia

Provas Objetivas:

P1 - L. E. M. Espanhol / Inglês, Matemática, Redação e Geografia P2 - Língua Portuguesa, Literatura, Biologia e Física

P3 - História, Química, Educação Física e Filosofia/Sociologia

O aluno que não obtiver MB (média bimestral) ≥ 6,0 fará a Recuperação Bimestral.

Para elaboração das notas, serão adotados pesos aos bimestres, na forma em que se apresentam abaixo:

1º bimestre = peso 2 2º bimestre = peso 3

3º bimestre = peso 2 4º bimestre = peso 3

(18)

10. Entrega de Boletins

Os Boletins serão entregues a todos os alunos nos dias previstos no calendário escolar. Para os alunos que não conseguirem alcançar a média será agendado um horário com a coordenação, a fim de que juntos possam estabelecer outras metas para atingir os resultados.

Teremos duas reuniões de pais já agendadas no calendário, mas o nosso espaço estará aberto para receber e acolher as famílias sempre que necessário.

11. Disciplinas eletivas

Visando uma formação completa e multidisciplinar de nossos alunos, que vai muito além da vivência em sala de aula, o Colégio Arena proporciona atividades extracurriculares nas mais diversas áreas do desenvolvimento humano. Aprimorando o conhecimento pessoal, cultural e profissional, despertando a cidadania e o respeito pelo próximo, as disciplinas eletivas aliam o potencial educativo das atividades ao interesse dos alunos.

O horário e disponibilidade de vagas de cada uma delas serão apresentados nos primeiros dias de aula. As disciplinas são:

1. Areninho (aulas de fundamentos de Matemática, Física e

Química)

Objetivo: apoiar alunos(as) que têm dificuldades com o básico dessas disciplinas.

2. Arenão (turmas avançadas de Física, Química e

Matemática)

Objetivo: preparar alunos para vestibulares superexigentes e olimpíadas científicas desde o primeiro ano do Ensino Médio.

(19)

3. Inteligência Financeira e Desenvolvimento Pessoal

Objetivo do Curso: Desenvolver novas percepções sobre a Inteligência Financeira e possibilidades no Empreendedorismo; criar estratégias para impulsionar a marca pessoal no mercado; alavancar habilidades de negociação e persuasão e meios para se para atingir um novo nível no desenvolvimento pessoal do jovem.

4. Espanhol

Objetivo do curso: desenvolvimento das habilidades auditiva, oral, de leitura e escrita; abordagem de aspectos culturais da Espanha e de países hispano-americanos; preparação dos alunos para o uso do espanhol em situações informais ou em ambientes acadêmico e profissional.

5. Trabalho de Campo (viagem com alunos do 1° ano)

Objetivo: promover reflexões sobre como o agronegócio articula cada vez mais campo e cidade; conhecer uma fazenda-modelo, que promove a integração lavoura-agropecuária; estabelecer relações com a experiência do contrário: visita ao Parque

(20)

Nacional das Emas, em Serranópolis, para estudar os impactos negativos da expansão irresponsável da fronteira agropecuária para áreas impróprias para a atividade.

6. Robótica

Objetivos do curso: nas aulas de robótica, serão apresentadas situações-problema que incentivam os alunos a criarem soluções feitas em grupos, com a mediação do professor. A participação em competições científicas também está inserida no planejamento anual. Dessa maneira, o aprendizado ocorre por meio da reflexão individual e da interação em grupo. O processo e o desenrolar dos trabalhos por projetos e uso constante de kits de robótica com LEGO® e Arduino® tornam as aulas mais lúdicas e envolventes.

7. Cinema e Sociedade

Objetivos do curso: desenvolver a compreensão das linguagens audiovisuais e seu papel na sociedade; aumentar o repertório cultural dos alunos participantes.

8. Projeto Bennu (aulas de Astronomia)

Objetivos do curso: estimular o interesse dos alunos pela astronomia por meio de debates sobre livros, filmes e documentários que abordam o tema; observação astronômica com equipamentos e telescópios no ambiente escolar.

9. Filosofia e Cultura: conceitos e relações

Objetivos do curso: combater as dificuldades de estabelecimento de diálogos nestes tempos de intolerância comunicativa nas redes sociais por meio do estudo de textos de filósofos e sociólogos e da promoção de mesas redondas com os alunos.

(21)

10. Teatro

Objetivos: desenvolver a linguagem teatral; ampliar as possibilidades de ler e reconstruir o mundo; potencializar o desenvolvimento das diferentes formas de expressão do corpo e da voz que vão além do uso cotidiano, proporcionando uma vivência lúdica da realidade; preparar uma apresentação para a comunidade escolar durante a Semana Cultural.

11. Yoga

Objetivos da prática: favorecer os processos de aprendizagem e o despertar de inteligências múltiplas; contribuir para o desempenho dos alunos por meio exercícios respiratórios, posturas físicas e desenvolvimento da capacidade de concentração.

12. Projeto Eagle

Objetivos do projeto: preparar alunos para o processo seletivo de universidades estadunidenses por meio de treinos de testes; orientar na escolha de cursos e universidades; ampliar habilidades de conversação e escrita em inglês.

12. Do Uso do Uniforme

A adoção do uniforme obrigatório se estabelece como objetivo de democratizar o ambiente escolar, conferindo-lhe um caráter acadêmico.

O uniforme escolar definido pelo Arena Ensino Médio é

composto dos seguintes itens:

- Camiseta manga curta (com o nome identificando o(a) aluno(a) - Camiseta Baby Look (com o nome identificando o(a) aluno (a) - Jaleco branco (para uso no laboratório)

- Bermuda ou calça legging específica do Arena Ensino Médio, para a Educação Física (masculino/feminino);

(22)

- Blusa de moleton/suéter específica do Arena (não serão aceitos outros agasalhos);

O uniforme escolar deverá ser utilizado em todas as ações desenvolvidas dentro das dependências do Arena Ensino Médio, na quadra de esportes e laboratórios, em qualquer período ou dia da semana. Essas atividades incluem: as aulas de Educação Física, de reforço, de laboratório, de língua estrangeira, provas, simulados, plantões de dúvidas, apoio pedagógico e todas as demais atividades extracurriculares;

O uso do uniforme também será obrigatório em excursões e eventos externos promovidos pelo colégio, salvo situações em que a Coordenação Pedagógica defina outro tipo de vestimenta.

Durante os dias mais frios, em que são necessários agasalhos, o aluno deverá utilizar o modelo definido pelo Colégio Arena Ensino Médio. Não será permitida a entrada no colégio de alunos vestidos com outro tipo de agasalho, blusas, jaquetas, etc.

Como as aulas iniciam no dia 22 de janeiro de 2018, os alunos terão o prazo de até dez dias para providenciarem o uniforme escolar. No dia 01/02/2018 todos os alunos deverão estar devidamente uniformizados.

Sabemos que acontecem imprevistos; portanto, recomendamos aos pais que adquiram um número suficiente de peças, pois o aluno que não estiver devidamente uniformizado, conforme definido anteriormente, será impedido de frequentar as aulas e atividades (até a troca do uniforme), mesmo com justificativa verbal ou escrita.

Os orientadores educacionais são os responsáveis por monitorar a entrada dos estudantes no colégio e, portanto, verificam o uniforme.

Os alunos que não estiverem corretamente uniformizados serão encaminhados pelos orientadores à sala de Orientação Educacional ou à Coordenação, onde será registrada uma ocorrência sobre o impedimento da frequência às atividades, e os pais serão comunicados sobre o ocorrido.

(23)

13. Objetos Pessoais

Para manter um ambiente escolar adequado e a atenção dos aluno durante a aula, não é permitido o uso de aparelhos eletrônicos em sala, tais como tablets, celulares, câmeras fotográficas e outros. É importante ressaltar que o colégio não se responsabiliza por materiais e objetos danificado, perdidos ou furtados em suas dependências, tampouco efetua qualquer tipo e ressarcimento.

Achados e perdidos

É aconselhável que todos os objetos pessoais trazidos para a escola sejam identificados com o nome do aluno, pois, em caso de perda, isso facilitará a devolução que ficará a cargo dos inspetores e, em casos específicos, da Orientação Educacional.

14. Saúde

De acordo com a Resolução da ANVISA RDC Nº 344 (12/05/1998) e seus anexos, o colégio não tem permissão para ministrar qualquer tipo de medicamento sem que haja prescrição médica.

Os pais devem entregar o remédio obrigatoriamente acompanhado da receita médica, com todos os dados necessários, a dosagem e o horário para ministrar o medicamento.

Em caso de algum acidente, entraremos em contato primeiramente com a família, e, se não for possível contatá-la a tempo, o aluno será encaminhado para o atendimento hospitalar, conforme dados preenchidos na ficha de saúde dele no ato da confirmação da matrícula. Por este motivo é importante que os pais ou responsáveis mantenham essas informações sempre atualizadas na secretaria.

(24)

15. Sistema de Ensino Poliedro (P +)

P+ é uma ferramenta educacional multiplataforma que utiliza conceitos de aprendizagem adaptativa para ajudar os alunos no processo de ensino e aprendizagem. Tanto os alunos quanto os pais podem acessar o aplicativo por meio do computador conectado à internet ou baixá-lo em telefones celulares ou tablets.

Opções disponíveis no P+:

Através do Portal Edros, na internet, é possível acessar o sistema P+.

Após a realização da matrícula, pai/mãe/responsável e aluno receberão, no e-mail pessoal (informado na hora da matrícula), a conta e a senha que dão acesso ao Portal Edros.

16. Departamentos do Arena Ensino Médio

O Arena Ensino Médio tem como objetivo atender a comunidade escolar e coloca à disposição dos alunos, pais e responsáveis os seguintes departamentos internos:

Direção Escolar

A Direção Escolar do Arena Ensino Médio representa a escola perante os órgãos públicos – Conselho Estadual de Educação e Secretaria Estadual de Educação do Estado de Goiás, atendendo às exigências legais e garantindo o cumprimento das diretrizes estabelecidas por esses órgãos.

Plano de estudos

Mangahigh

Sugestão de estudos

Notas das avaliações

Recursos educacionais organizados por assunto

Agenda de aulas

Tarefas enviadas por professores

Diário + Gabaritos de simulados

Recados da Coordenação Pedagógica

Análise de desempenho

(25)

Coordenação Pedagógica e Orientação Educacional

A Coordenação Pedagógica do Colégio Arena Ensino Médio é responsável pelo atendimento à comunidade escolar e busca harmonizar os seus anseios com relação às questões pedagógicas e disciplinares, e atua como elo entre corpo discente e docente, a escola e a família e proporciona o desenvolvimento cognitivo e social de seus alunos. A Coordenação Pedagógica recebe o apoio de Orientadores Educacionais que prestam serviços de suporte ao professor e ao aluno e responsáveis. Os Orientadores são responsáveis pelo bom funcionamento durante a aplicação de provas, distribuição de listas de exercícios e divulgação de informativos relativos às avaliações dentro do Colégio Arena Ensino Médio.

Secretaria

Com uma função administrativa, a Secretária Escolar, juntamente com os auxiliares de secretaria, é a responsável pela documentação dos alunos e arquivos do Colégio e devem garantir o fluxo de documentos e informações facilitadores e necessários ao processo pedagógico e administrativo. Seu papel é fundamental para o sucesso da administração escolar, e o seu trabalho deve interagir com todos os segmentos da comunidade escolar visando o cumprimento das diretrizes da Secretaria da Educação.

Psicóloga

O papel do psicólogo no âmbito educacional visa fortalecer a cultura do respeito às emoções humanas e do entendimento das suas características. A equipe do Colégio Arena, preocupada com a formação e humanização de seus alunos, traz uma proposta de parceria, que inclui a psicologia em várias esferas. Dentre elas:

- Participar de programas de orientação profissional com a finalidade de contribuir no processo de escolha da profissão e em questões referentes à adaptação do indivíduo ao mercado de trabalho, como a Feira das Profissões;

(26)

- Aplicar conhecimentos psicológicos concernentes ao processo de ensino-aprendizagem, em análise e intervenções referentes ao desenvolvimento humano, as relações interpessoais e a integração família-comunidade-escola, para promover o desenvolvimento integral do ser;

- Realizar seu trabalho em equipe interdisciplinar, integrando seus conhecimentos àqueles dos demais profissionais da educação;

- Desenvolver programas visando à qualidade de vida e cuidados indispensáveis as atividades acadêmicas, como palestras, campanhas de conscientização e rodas de conversas.

A Psicologia, além de trazer a importância de conscientização da saúde emocional, da subjetividade humana e do bem-estar social, é um convite às pessoas a se conhecerem mais, a olharem para dentro de si e a se acostumarem a dialogar com seus próprios sentimentos.

Biblioteca

O empréstimo de materiais bibliográficos destina-se a todos os alunos regularmente matriculados no Colégio Arena.

Serviço de Empréstimo

O serviço de empréstimo é o setor da Biblioteca encarregado de fornecer aos leitores, mediante empréstimo, o material bibliográfico solicitado, seguindo os procedimentos:

a) Cada leitor poderá retirar, de cada vez, até 2 (duas) obras;

b) Quando a publicação desejada pelo leitor não se encontrar na Biblioteca, isto é, estiver emprestada, ele poderá reservá-la;

c) As publicações não serão retiradas em prazos iguais, mas sim de acordo com as condições específicas de cada tipo de leitura, isto é:

(27)

d) O leitor responde por perdas e danos das obras a ele confiadas; e) No caso de perda ou dano de obras e materiais emprestados, o leitor deverá pagar o preço da obra, constante da fatura, ou terá que a repor, além de pagamento de multa.

17. Horário de Funcionamento da unidade

Período letivo

De Segunda a Sexta, das 6h30 às 23h Sábado, das 6h30 às 20h

Período de férias

De Segunda a Sexta, das 7h às 18h

Site Arena Ensino Médio

Todas as informações gerais como notícias, eventos, horários de aulas e provas estarão disponíveis em nosso site, além de todos os telefones de contatos, e-mail e localização.

Acesse o site do Colégio Arena em www.colegioarena.com.br

- Livros didáticos: Prazo de empréstimo de 5 dias - Livros literários: Prazo de empréstimo de 7 dias - Periódicos: Prazo de empréstimo de 3 dias

*Os Periódicos antigos poderão ser emprestados após o recebimento do seu número mais atualizado.

(28)

18. Contatos

Arena Ensino Médio

Av T-54, esq. com Av-T-3, Qd 101, Lt 12/13, Setor Bueno, CEP 74215-160 3920 3250 / 3920 3299 / 62 99985 0827

arena@colegioarena.com.br

Arena Enem Vestibulares

Av C235, n° 93, Qd 538, Lt 5, Jardim América, CEP 74230-015 62 3092 2682 / 99640 2376 arena@arenavestibulares.com.br

Redes Sociais

facebook.com/colegioarena/ instagram.com/colegioarena Youtube: TV Arena

(29)
(30)

Referências

Documentos relacionados

Entrando para a segunda me- tade do encontro com outra di- nâmica, a equipa de Eugénio Bartolomeu mostrou-se mais consistente nas saídas para o contra-ataque, fazendo alguns golos

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Outros discordaram e alegaram que mesmo sendo usado o mesmo texto, a cada aula percebiam informações novas acerca da fábula e as estratégias não só auxiliaram

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Se a pessoa do marketing corporativo não usar a tarefa Assinatura, todos as pessoas do marketing de campo que possuem acesso a todos os registros na lista de alvos originais

RESUMO - Uma das limitações para que o desenvolvimento florestal sustentável seja atingido está relacionado com a questão do tráfego durante a realização das operações de colheita

Nếu các cấu tử B và C hoà tan hạn chế vào nhau còn cấu tử thứ ba A hoà tan vào chúng không hạn chế thì khi thêm cấu tử A vào hệ sẽ làm độ tan lẫn nhau của hai cấu tử

tratamentos, com aclimatação de oito dias em casa de sombra e avaliação final das mudas realizada aos 50 dias de idade. De forma geral, não se observou efeito.. significativo