• Nenhum resultado encontrado

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA VC LITERATURA 1º EM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LISTA DE EXERCÍCIOS PARA VC LITERATURA 1º EM"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

LISTA DE EXERCÍCIOS PARA VC LITERATURA 1º EM

1) Embora seja homem da época do Renascimento e isso se reflita em sua obra, especialmente na crítica à sociedade e à Igreja, Gil Vicente é extraordinariamente apegado à Idade Média. Aponte duas características que com provem essa tendência medievalista de sua obra.

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 2) Que classe social Gil Vicente critica em sua obra?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ 3) A sátira de Gil Vicente, no Auto da Barca do Inferno, limita-se a indivíduos ou focaliza classes,

grupos ou instituições sociais?

_______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________

4) (PUC-SP) – Gil Vicente escreveu o Auto da Barca do Inferno em 1517, no momento em que eclodia na Alemanha a Reforma Protestante, com a crítica veemente de Lutero ao mau clero dominante na Igreja. Nessa obra, há a figura do Frade, severamente censurado como um Sacerdote negligente. Indique a alternativa cujo conteúdo não se presta a caracterizar, na referida peça, os erros cometidos pelo clero.

a) Não cumprir os votos de celibato, mantendo a concubina Florença. b) Entregar-se a práticas mundanas, como a dança.

c) Praticar esgrima e usar armamentos de guerra, proibidos aos clérigos.

d) Transformar a religião em manifestação formal, ao automatizar os ritos litúrgicos.

e) Praticar a avareza, como cúmplice do Fidalgo, e a exploração da prostituição em parceria com a alcoviteira.

5) Pode-se dizer que as personagens do Auto da Barca do Inferno são alegóricas? Por quê? 6) Com relação ao Auto da Barca do Inferno, suas personagens e seu autor, assinale V (verdadeiro) ou F (falso).

A. O auto atinge seu clímax no episódio do Fidalgo, que encerra a peça. ( )

(2)

C. O Onzeneiro é o agiota, pessoa que empresta dinheiro a juros altos. ( ) D. Brísida Vaz é cafetina (alcoviteira), ou seja, dona de prostíbulo. ( ) E. O Corregedor representa a reta Justiça, praticada por ele em vida. ( ) F. O Diabo é o capitão da Barca do Inferno. É dissimulado e irônico. ( ) G. O Anjo é o capitão da Barca do Céu. É brincalhão e flexível. ( ) H. As personagens são caricaturas de tipos sociais. ( )

I. A peça transcorre numa sucessão de quadros (cenas). ( ) J. Gil Vicente é considerado o fundador do teatro português. ( )

K. As personagens carregam consigo, após sua morte, os objetos que representam seus pecados. ( ) L. O teatro vicentino rompe com os valores medievais, pois manifesta visão antropocêntrica (centrada no Homem e não em Deus). ( )

M. As personagens do Auto da Barca do Inferno apresentam psicologia própria, sendo, portanto, errôneo dizer que se trata de personagens alegóricas. ( )

N. Preso aos valores cristãos, Gil Vicente tem como objetivo alcançar a consciência do homem, lembrando-lhe que tem uma alma para salvar. ( )

O. As figuras do Anjo e do Diabo, apesar de alegóricas, não estabelecem a divisão maniqueísta do mundo entre o Bem e o Mal. ( )

P. As personagens comparecem nesta peça de Gil Vicente com o perfil que apresentavam na terra, porém apenas o Onzeneiro e o Parvo portam os instrumentos de sua culpa. ( )

Q. Gil Vicente traça um quadro crítico da sociedade portuguesa da época, porém poupa, por questões ideológicas e políticas, a Igreja e a Nobreza. ( )

Leia o texto seguinte e indique, nos fragmentosde 1 a 5, o tipo de cantiga de amigo que cada um representa.

Texto para as questões de 7 a 9.

Ai flores, ai flores do verde pinho, Se sabedes novas do meu amigo, Ai, Deus, e u é? onde

Ai flores, ai flores do verde ramo, Se sabedes novas do meu amado, Ai, Deus, e u é?

(Dom Dinis)

7. O eu lírico é um homem ou uma mulher? O que permite chegar a essa conclusão?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 8. Examine a estrutura dos versos. Qual é o refrão, isto é, o verso que se repete sem variação alguma? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(3)

9. Observe que os versos se repetem de forma metódica, com pequenas alterações. Em que consistem essas alterações? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Texto 1

A dona que eu am’e tenho por senhor’1 amostrade-me-a Deus, se vos en prazer for2, se non dade-me a morte.

A que tenh´eu por lume destes olhos meus e por que choram sempre amostrade-me-a Deus, se non dade-me-a morte.

1 – Senhor’: senhora.

2 – Se vos en prazer for: se tiverdes prazer nisso. Texto 2

Levad´1, amigo, que dormides as manhãas frias; todalas aves do mundo d´amor dizian:

leda2 m´and´eu! (...)

Todalas aves do mundo d´amor dizian; do meu amor e do voss´en ment´avian3: leda m´and´eu!

1 – Levad´: levantai. 2 – Leda: contente. 3 – En ment´avian: traziam na mente.

10. Os textos anteriores pertencem a uma cantiga de amor e a uma cantiga de amigo, respectivamente. Caracterize as duas modalidades poéticas, apresentando trechos dos textos que exemplifiquem sua caracterização. _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Texto para o teste 11.

(...) Um dia, fazendo ele [Camilo] anos, recebeu de Vilela uma rica bengala de presente, e de Rita apenas um cartão com um vulgar cumprimento a lápis, e foi então que ele pôde ler no próprio coração; não conseguia arrancar os olhos do bilhetinho. (...) Camilo quis sinceramente fugir, mas já não pôde. Rita, como uma serpente, foi-se acercando dele, envolveu-o todo (...) Um dia, porém, recebeu Camilo uma carta anônima, que lhe chamava imoral e pérfido (...) (Machado de Assis, “A Cartomante”)

11. Considerando o fragmento e o contexto de “A Cartomante”, é correto afirmar que:

a) o recebimento da carta anônima leva Camilo a procurar a cartomante. b) o bilhete de Rita faz Camilo perceber o amor que tem por ela.

c) Rita é comparada a uma serpente porque o desejo dela é arruinar Camilo.

d) Vilela envia a carta anônima com a intenção de afastar Camilo e salvar o próprio casamento. e) Camilo se mostra ingênuo ao se deixar seduzir por Rita e sofre por trair o amigo.

(4)

12. No “Mito da Caverna”, o diálogo envolve duas pessoas. Quem são elas? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 13. O que é a caverna? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 14. As epopeias da Antiguidade e da Renascença celebram heróis individuais — Ulisses, Eneias,

Orlando. Acontece o mesmo em Os Lusíadas? Explique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 15. Na tradição clássica, Calíope era a musa grega da poesia épica. É a ela que Camões dirige o seu pedido de inspiração? Justifique.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Texto para a questão 16.

Queria perdoar-lhe o Rei benino, Movido das palavras que o magoam; Mas o pertinaz povo e seu destino

(Que desta sorte o quis) lhe não perdoam. Arrancam das espadas de aço fino

Os que por bom tal feito ali apregoam. Contra h˜ua dama, ó peitos carniceiros, Feros vos amostrais e cavaleiros? (Camões, Os Lusíadas)

16. No episódio de Inês de Castro, do qual fazem parte os versos acima, além das razões de Estado, Camões aponta outros fatores que concorreram para a morte da personagem. Aponte dois desses outros fatores.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ Texto para o teste 17

.

É questão muito antiga e altercada1 Entre os Letrados e os Milicianos2 Sem se haver decidido em muitos anos Qual é de mais nobreza: a pena ou a espada. Discorrem em matéria tão travada

Altos entendimentos mais que humanos, E julgam ter brasões mais soberanos

Uns, que Palas togada3, outros, que armada. (Gregório de Matos)

1 – Altercado: disputado. 2 – Miliciano: soldado. 3 – Togado: vestido com toga.

(5)

17. (UnB-DF – adaptado) – Leia as afirmações seguintes e assinale a alternativa correta.

I. Gregório de Matos, expoente da literatura brasileira, era temido e odiado, em virtude de suas sátiras ferinas e espirituosas. Os versos transcritos apresentam vestígios de sua mordacidade.

II. O texto trata da disputa entre intelectuais e militares pela permanência no governo, o que se confirma por meio do emprego metafórico de “brasões”.

III. Entre os termos “pena” e “Letrados”, e entre “espada” e “Milicianos”, há uma relação de proximidade imediata, e os instrumentos (a pena e a espada) podem representar as pessoas que os utilizam (Letrados e Milicianos).

Está correto o que se afirma em a) I e II, apenas.

b) I e III, apenas. c) II e III, apenas. d) I, apenas. e) I, II e III.

18. Que significa fugere urbem e por que este é um dos temas do Arcadismo?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 19. Que é bucolismo? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 20. Em que consiste a figura do herói burguês?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 21. Em que a linguagem do Arcadismo é antibarroca?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 22. Em que consiste o princípio da aurea mediocritas como ideal de arte e de vida?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ 23. Mencione pelo menos três características da arte romântica.

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

(6)

Texto para o teste 24 .

Se uma lágrima as pálpebras me inunda, Se um suspiro nos seios treme ainda, É pela virgem que sonhei... que nunca Aos lábios me encostou a face linda! (Álvares de Azevedo)

24. A característica do Romantismo mais evidente nesta quadra é: a) o espiritualismo.

b) o pessimismo.

c) a idealização da mulher. d) o confessionalismo. e) a presença do sonho.

25 (USF-SP – modificado) – Todas as afirmativas são verdadeiras quanto à obra Iracema, exceto: a) O título Iracema pode ser considerado anagrama de América, indício da intenção de mito fundador da obra.

b) Iracema e Martim representam, respectivamente, o mundo selvagem e o mundo civilizado. c) A amostragem da formação histórica da nação brasileira é propósito da construção da narrativa. d) O nome da personagem Moacir, filho de Iracema e Martim, significa o “filho do sofrimento”. e) Poti, como “bom selvagem”, mostra a integridade do indígena.

26. (UNIFESP-SP – modificado) – A “Canção do Exílio” é um dos textos mais citados e parodiados da Língua Portuguesa. Os versos Teus risonhos lindos campos têm mais flores, Nossos bosques têm mais vida, Nossa vida no teu seio mais amores. que remetem, de modo flagrante, ao poema de Gonçalves Dias, ocorrem

a) na “Nova Canção do Exílio”, de Carlos Drummond de Andrade, publicada em A Rosa do Povo. b) na letra de “Sabiá”, de Tom Jobim e Chico Buarque.

c) no poema “Canto de Regresso à Pátria”, do modernista Oswald de Andrade. d) na “Canção do Exílio” de Casimiro de Abreu, poeta do Romantismo brasileiro.

e) na letra do Hino Nacional Brasileiro, de Joaquim Osório Duque Estrada, oficializada em 1922. Texto para as questões 27 e 28.

O primeiro cearense, ainda no berço, emigrava da terra da pátria. Havia aí a predestinação de uma raça? (José de Alencar, Iracema)

27. (FUVEST-SP – adaptada) – Quem é o “primeiro cearense” a que o trecho faz alusão?

_____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

28. (FUVEST-SP – adaptada) – A que se refere o narrador, no interior da obra, ao lançar a pergunta final? _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________ _____________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

[r]

Os conversores de frequência VACON® 100 INDUSTRIAL e VACON® 100 FLOW são ideais para economizar energia, otimizar o controle de processo e melhorar a produtividade.. Eles foram

A deontologia do arquivista tem implicações muito importantes sobre o modo de exercer sua profissão. É-lhe proibida a censura por qualquer motivo que seja, como, por

mentos de ex-funcionários responsáveis pela produção da vacina antivarÍólica no Instituto, quais seja..'TI, os Doutores Murilo A. So- ares e José Amaral do Prado e os

População: todos os resultados, respostas, medidas ou contagens de interesse. Amostra: subconjunto de uma população. População: resposta de todos os estudantes da UFABC

Vivemos hoje em uma sociedade aonde ainda muito se vê crianças abandonadas, algumas possuidoras de pais, mas que não recebem a devida atenção. Atitude essa

Itaque non solum — quae est eius praecipua causa — ad rationem optimorum stu- diorum, Academiarum propriam ii praeparentur, qui linguae Latinae, praesertim

Voltada para as práticas pedagógicas dos docentes que atuam em escolas do campo localizadas no entorno de Unidades de Conservação, mais especificamente em ilhas (Ilha do Mel/PR),