• Nenhum resultado encontrado

Índice de Confiança do Consumidor de Maringá - PR (ICCM) Novembro de 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Índice de Confiança do Consumidor de Maringá - PR (ICCM) Novembro de 2017"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

Novembro de 2017 | Página 1

Índice de Confiança do Consumidor de Maringá - PR (ICCM) Novembro de 2017

1 Apresentação

Inicialmente, convém esclarecer, que o Índice de Confiança do Consumidor de Maringá-PR (ICCM), está baseado em metodologia adaptada do Instituto Brasileiro de Economia (IBRE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que é pioneiro neste tipo de pesquisa. No caso da Sondagem da Indústria, a mesma foi iniciada pelo IBRE em 1966 e, a partir de 2005, passou a realizar também mensalmente a Sondagem do Consumidor.

Em linhas gerais, as sondagens de tendência econômica são pesquisas contínuas que geram informações úteis ao monitoramento da situação corrente e antecipação de eventos futuros da economia. A partir de um questionário contendo opções de resposta majoritariamente de natureza qualitativa (ex: as compras

aumentarão/ficarão estáveis/diminuirão) são construídos indicadores que

expressam em números o sentimento de consumidores ou empresários em relação à economia, às condições financeiras familiares, decisões de poupança e consumo, etc.

O monitoramento do sentimento do consumidor tem por objetivo produzir indicações sobre as suas decisões de gastos e poupanças futuras. Estas, por sua vez, constituem- se em indicadores úteis na antecipação dos rumos de curto prazo da economia.

Este documento apresenta os principais aspectos conceituais e metodológicos da pesquisa e os resultados da coleta de dados realizada nos dias 18 e 25 de novembro de 2017.

(2)

Novembro de 2017 | Página 2 2 Procedimentos Metodológicos

A Sondagem do Consumidor é uma pesquisa trimestral realizada pelo Curso de Economia da Faculdade Cidade Verde (FCV), Associação Comercial e Empresarial de Maringá (ACIM) e Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá (CODEM), que tem por finalidade gerar indicadores a respeito de temas como a situação econômica geral, situação financeira da família, mercado de trabalho, poupança, intenção de gastos com bens duráveis, expectativas de inflação e taxa de juros.

O horizonte temporal das perguntas contidas no questionário pode ser classificado em três modalidades:

 Observações sobre o momento de realização da pesquisa;  Previsões para os próximos seis meses; e,

 Previsões para os próximos 12 meses (caso específico da pergunta sobre inflação).

As opções de resposta para as questões realizadas trimestralmente aos consumidores são de natureza qualitativa, com exceção do quesito relacionado à inflação para os doze meses seguintes.

As previsões e observações são feitas de modo comparativo (muito

melhor/muito pior, melhor/pior ou igual; mais fácil/mais difícil, fácil/difícil ou igual). As

avaliações, por sua vez, referem-se ao nível absoluto da variável (muito boa/muito

ruim, boa/ruim ou normal; muito fácil/muito difícil, fácil/difícil ou normal). A seguir, é

apresentada uma descrição detalhada das principais perguntas:

Situação Econômica Local – esse quesito procura medir como o consumidor avalia a situação econômica na cidade em que reside e suas expectativas em relação aos seis meses seguintes;

(3)

Novembro de 2017 | Página 3

do informante em dois horizontes temporais: momento atual e expectativas para os seis meses seguintes;

Poupança – em relação a este tema, a pesquisa possui dois quesitos: o primeiro avalia o fluxo orçamentário da família ao consultá-la se o resultado final será aumento da poupança, do endividamento ou uma evolução neutra. O segundo procura avaliar se o o entrevistado considera o momento atual favorável à poupança ou ao consumo;

Emprego - as perguntas sobre Mercado de Trabalho seguem os mesmos critérios de observação sobre o momento atual e previsão para o semestre seguinte, avaliando o grau de dificuldade de se obter emprego e as expectativas futuras;

Compras de Bens Duráveis - o consumidor é questionado sobre suas intenções de compras de bens duráveis no horizonte de seis meses seguintes comparado aos seis meses anteriores. São considerados como bens duráveis: eletroeletrônicos, utilidades domésticas e outros, exceto automóveis e imóveis, tratados separadamente em outro quesito da pesquisa. No caso da resposta afirmativa pede-se ainda a especificação dos bens a serem adquiridos.

Compras Específicas – um grupo de quesitos avalia intenções de compras de bens específicos pelos consumidores nos seis meses seguintes. O primeiro questiona sobre a intenção de compra de bens duráveis com detalhamento de qual tipo de bem durável será adquirido. O segundo questiona sobre a intenção de compra de automóveis com especificação, no caso de resposta afirmativa, se o veículo é novo ou usado. O terceiro capta o ímpeto para aquisição de imóvel, especificando, no caso afirmativo, se novo ou usado. E por último, o informante é sondado a respeito de suas intenções de reforma de imóvel. As opções de resposta referem-se sobre uma afirmação, negação

(4)

Novembro de 2017 | Página 4

ou dúvida sobre a variável (sim, incerto ou não). A Sondagem inclui ainda quesitos relacionados às Viagens de Férias. Dentre as perguntas realizadas, o consumidor é questionado sobre sua intenção de viagem nos seis meses seguintes. No caso da resposta ser afirmativa, os quesitos seguintes refere- se ao destino da viagem (dentro ou fora do país), no caso de uma viagem nacional, qual a região (Norte, nordeste, centro-oeste ou sul), o tipo de meio de transporte que será utilizado (automóvel, avião, ônibus ou outro);

Inflação – esse quesito procura medir, em termos quantitativos, qual a expectativa do consumidor para a inflação dos próximos doze meses; e,  Taxa de Juros – expectativas dos consumidores a respeito da tendência da

taxa de juros ao longo dos seis meses seguintes. Assim como no caso da inflação, não há especificação sobre o tipo de taxa de juros.

Tamanho da Amostra

A pesquisa objetiva estimar, com baixo erro amostral e elevada confiabilidade probabilística, proporções de respostas em perguntas de múltipla escolha. Por exemplo: a proporção de consumidores que acham que a situação financeira da família estará muito pior, pior, igual, melhor ou muito melhor, nos próximos seis meses. Neste exemplo, cinco proporções deverão ser estimadas pela pesquisa: P1 = muito pior (%), P2 = pior (%), P3 = igual, P4 = melhor e P5 = muito melhor (%).

A amostra é qualquer subconjunto da população, que deverá apresentar as características da mesma. O processo de retirada da amostra requer certas técnicas e cuidados no sentido de resguardar que a mesma seja representativa da população. Nesse sentido, segundo Berni (1992):

(5)

Novembro de 2017 | Página 5 Em que:

N = população; n = tamanho da amostra; n0 = coeficente; e e = margem de erro.

Como a coleta de dados envolve outras variáveis socioeconômicas, utiliza-se a Pesquisa por Amostra de Domicílio. Para uma margem de erro de mais ou menos 2,19 pontos percentuais, são pesquisados 540 domicílios maringaenses (em todas as regiões) que, por ter propósitos múltiplos, investiga diversas características socioeconômicas da sociedade, como população, educação, trabalho, rendimento, religião, economia, meio ambiente e política, entre outros temas que são incluídos na pesquisa de acordo com as necessidades de cada coleta de dados.

Com o intuito de assegurar o sigilo das informações prestadas durante a realização deste tipo de pesquisa, a FCV adota regras de desidentificação dos respondentes, de modo a evitar a individualização do informante.

Uma vez determinado o tamanho total da amostra o próximo passo foi a definição do seu desenho e cálculo dos indicadores.

Quesito com Opções de Resposta do Tipo Quantitativo - Inflação

Cada informante da pesquisa informa em valores percentuais qual a expectativa de inflação para os próximos 12 meses. Para cálculo da média da inflação prevista, é aplicado um procedimento estatístico denominado Box Plot, para eliminação de outliers.

A definição de valores a serem excluídos para cálculo da média das projeções de inflação pelo método Box Plot é realizada da seguinte forma:

i) para exclusão de valores extremamente pequenos, o limite inferior da amostral é determinado como sendo o valor limite do primeiro quartil subtraído do valor do intervalo interquartílico multiplicado por 1,5;

(6)

Novembro de 2017 | Página 6 Em que:

LI é o limite inferior determinado por Q1 – (1,5 x IQ);

Q1 é o primeiro quartil (Q1) da série de dados e seu limite é n+1; IQ é o intervalo interquartílico dado por (Q3-Q1);

ii) para exclusão de valores extremamente grandes, o limite superior da amostra é determinado como sendo o valor limite do terceiro quartil adicionado do valor do intervalo interquartílico multiplicado por 1,5.

LS = Q3 + (1,5 x IQ) Em que:

LS é o limite superior determinado por Q3 +(1,5 x IQ) Q3 é terceiro quartil da série de dados, e o seu limite é 3n+1; IQ é o intervalo interquartílico dado por (Q3-Q1);

Os chamados "outliers" serão os valores da série analisada fora do intervalo [LI, LS]. Ao final a média calculada é a aritmética. Se x1, x2,..., xn são os valores dos dados e pertencem ao intervalo [LI, LS], então podemos escrever a média como:

x = x1 + x2 + .... + xn = Σn i =1 xi

n n

Indicador de cada Quesito

As opções de resposta oferecidas ao consumidor consultado são de natureza majoritariamente qualitativa (ex: situação está boa/ruim estará melhor/pior). Os resultados apurados são as frequências relativas, expressas em termos percentuais, de informantes que optaram por cada uma das opções de respostas apresentadas no questionário.

Uma vez obtidas as frequências relativas de cada opção de resposta, calcula-se a diferença, em pontos percentuais, entre as opções extremas, respostas favoráveis menos desfavoráveis (boa versus ruim; melhor menos pior) e soma-se 100, como

(7)

Novembro de 2017 | Página 7 forma de se evitar números negativos.

O indicador de cada quesito é calculado da seguinte forma:

Em que:

é o saldo (100 + respostas favoráveis - respostas desfavoráveis), obtido para o quesito "q";

nf é o número de informantes que optaram por uma resposta favorável no quesito "q";

nd é o número de informantes que optaram por uma resposta desfavorável no quesito

"q";

representa o i-ésimo informante que optou por uma resposta favorável ao quesito "q"; e,

representa o i-ésimo informante que optou por uma resposta desfavorável ao quesito "q".

Índice de Confiança do Consumidor de Maringá-PR (ICCM)

O Índice de Confiança do Consumidor de Maringá (ICCM) é composto de cinco perguntas integrantes da Sondagem de Expectativas do Consumidor, conforme apresentado a seguir.

 Situação Econômica Local no momento;  Situação Financeira da Família no momento;

 Situação Econômica Local nos próximos seis meses;  Situação Financeira nos próximos seis meses;

 Intenção de Compra de Bens Duráveis nos próximos seis meses.

Duas das perguntas são avaliações realizadas a respeito do momento atual (mês de realização da pesquisa) e formam o Índice da Situação Atual (ISA). As três

(8)

Novembro de 2017 | Página 8

últimas tratam de expectativas em relação ao futuro (próximos seis meses) e formam o Índice de Expectativas (IE).

Com, q =1,....,5 representando os cinco quesitos que compõe o Índice;

Em que:

 é o indicador de cada quesito "q"; e,

 Todas as cinco opções de resposta têm o mesmo peso no resultado geral.

3 Resultados para Novembro de 2017

3.1 Informações Socioeconômicas da Pesquisa Figura 1. Gênero

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

49,2%

51,8%

Masculino Feminino

(9)

Novembro de 2017 | Página 9 Figura 2. Faixa Etária

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 3. Estado Civil

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

1,6%

13,0% 13,7%

16,8%

23,8%

31,1%

Até 18 anos De 19 a 25 anos De 26 a 35 anos De 36 a 45 anos De 46 a 55 anos 56 ou mais

62,3%

25,0%

7,1% 4,9%

0,6%

Casado Solteiro Divorciado e/ou

separado

(10)

Novembro de 2017 | Página 10 Figura 4. Escolaridade

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 5. Atualmente é

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

2,2% 4,0% 3,7% 20,7% 10,8% 31,3% 8,4% 10,5% 7,4% 0,9% 25,2% 23,0% 21,7% 6,7% 6,4% 6,4% 5,8% 2,6% 2,2%

(11)

Novembro de 2017 | Página 11

Figura 6. Trabalha e/ou Exerce Atividade onde?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 7. Renda Familiar Mensal

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

34,5% 21,7% 19,3% 7,8% 6,4% 6,4% 2,6% 1,3% 4,9% 14,6% 23,6% 24,3% 12,0% 7,4% 13,3% Até R$ 937,00 R$ 938,00 a R$ 1.874,00 R$ 1.875,00 a R$ 2.811,00 R$ 2.812,00 a R$ 5.622,00 R$ 5.623,00 a R$ 7.496,00 Acima de 7.496,00 Não declarou

(12)

Novembro de 2017 | Página 12 Figura 8. Religião

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 9. Quais meios de comunicação você costuma utilizar?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

64,3%

24,4%

7,5%

1,9% 1,9%

Católico Evangélico Sem Religião Espírita Outro

25,6% 18,1% 15,9% 13,3% 12,3% 6,7% 6,0% 2,1%

(13)

Novembro de 2017 | Página 13 Figura 10. Horas de Uso de Internet

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 11. Equipamentos utilizados para acessar a internet

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

24,0% 14,4% 16,2% 15,5% 4,4% 24,4% 1,1% Até 5 horas De 6 a 10 horas De 11 a 20 horas De 21 a 30 horas De 31 a 40 horas 41 horas ou mais Não acessa 51,0% 21,2% 12,9% 7,2% 5,5% 1,8% 0,4% Celular Desktop Residência Notebook Desktop Empresa Tablet Console de Jogos Desktop Faculdade

(14)

Novembro de 2017 | Página 14 Figura 12. Principal Provedor de E-mail

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 13. Nos últimos 3 meses se cadastrou em algum serviço online novo?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

29,6% 29,0%

7,5%

2,6% 2,0%

1,3%

28,0%

Outlook Gmail Yahoo Corporativo UOL BOL Não uso

19,5%

72,8%

7,7%

(15)

Novembro de 2017 | Página 15

Figura 14. Com base no seu cotidiano, como você percebe a situação atual da economia em sua cidade?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 15. Nos próximos 6 meses, a situação econômica da cidade em que reside estará:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

3,6%

29,5%

42,0%

20,0%

4,9%

Muito boa Boa Normal Ruim Muito Ruim

5,6%

46,0%

41,4%

6,6%

0,3% Muito melhor Um pouco melhor Igual Um pouco pior Muito pior

(16)

Novembro de 2017 | Página 16

Figura 16. Na sua opinião, conseguir emprego hoje em sua cidade está:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 17. Nos próximos 6 meses, conseguir emprego estará:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

2,3%

6,9%

25,4%

51,8%

13,5%

Muito fácil Fácil Normal Difícil Muito difícil

3,7%

34,0%

44,7%

14,3%

3,3%

Muito mais fácil Um pouco mais fácil

Igual Um pouco mais difícil

(17)

Novembro de 2017 | Página 17

Figura 18. Neste momento, a situação financeira de sua família está:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 19. Nos próximos 6 meses, a situação financeira de sua família estará:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

6,6%

39,1%

43,0%

9,6%

1,7%

Muito boa Boa Normal Ruim Muito ruim

7,0%

54,8%

33,2%

4,3%

0,7% Muito melhor Um pouco melhor Igual Um pouco pior Muito pior

(18)

Novembro de 2017 | Página 18

Figura 20. Comparando receitas e despesas, no momento atual sua família está:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 21. Tendo em vista a situação econômica do país, você acredita que agora seja um momento:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

5,3%

27,8%

55,0%

10,9%

1,0% Poupando muito Poupando pouco Equilibrada Endividando-se

pouco Endividando-se muito 17,6% 37,5% 24,9% 9,3% 10,6% Ótimo para poupar

Bom para poupar Não é um bom momento para

poupar

Péssimo para poupar

(19)

Novembro de 2017 | Página 19

Figura 22. Qual dessas frases melhor descreve a situação financeira de sua família?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 23. Você pretende comprar algum bem de consumo durável (eletroeletrônicos, utilidades doméstica ou outros, exceto automóveis e imóveis)?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

5,0% 36,0% 49,0% 4,3% 5,7% Estamos poupando muito Estamos poupando um pouco Não estamos poupando nem endividando Estamos usando recursos de poupança para cobrir as despesas correntes Estamos nos endividando 28,7% 6,7% 64,7%

(20)

Novembro de 2017 | Página 20

Figura 24. Caso afirmativo, que tipo de bem seria?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 25. Nos próximos 6 meses, em relação aos últimos 6 meses, os seus gastos com bens de consumo durável (eletroeletrônicos, utilidades domésticas ou outros), serão:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

34,5% 34,5% 16,4% 4,5% 4,5% 3,6% 1,8% 4,6% 23,6% 46,4% 12,9% 12,5%

Muito maiores Um pouco maiores Iguais Um pouco menores

(21)

Novembro de 2017 | Página 21

Figura 26. Nos próximos 6 meses, você pretende COMPRAR um automóvel?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 27. Caso afirmativo, o automóvel será:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

14,2%

4,0%

81,8%

Sim Incerto Não

41,4% 43,1%

15,5%

(22)

Novembro de 2017 | Página 22

Figura 28. Nos próximos 6 meses, você pretende COMPRAR um imóvel residencial?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 29. Caso afirmativo, o imóvel será:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

11,8%

6,1%

82,2%

Sim Incerto Não

50,0%

17,9%

32,1%

(23)

Novembro de 2017 | Página 23

Figura 30. Nos próximos 6 meses, você pretende REFORMAR um imóvel residencial?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 31. Nos próximos 6 meses, você pretende viajar de férias?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

24,4%

2,8%

72,8%

Sim Incerto Não

45,8%

8,1%

46,1%

(24)

Novembro de 2017 | Página 24

Figura 32. Caso afirmativo, a viagem de férias que você planeja fazer será:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 33. Caso a viagem seja dentro do país ela será:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

81,2%

13,6%

5,2%

Dentro do país Fora do país Não sabe

46,5%

53,5%

(25)

Novembro de 2017 | Página 25

Figura 34. Caso a viagem seja para outra região ela será para o:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 35. Qual será o meio de transporte utilizado?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

41,9%

21,5%

17,2%

12,9%

6,5%

Sul Nordeste Sudeste Norte Centro-Oeste

47,3%

33,8%

17,6%

1,4%

(26)

Novembro de 2017 | Página 26 Figura 36. Você pretende viajar:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 37. Caso tenha respondido acompanhado(a), a viagem será com:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

15,4% 84,6% Sozinho Acompanhado 50,6% 28,0% 11,0% 8,5% 0,6% 1,2% Cônjuge Filhos Outros parentes Amigos Companheiro

de trabalho ou estudos

(27)

Novembro de 2017 | Página 27 Figura 38. Onde irá se hospedar?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 39. Gráfico Box Plot gerado no Stata 12 para identificação dos outliers

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

44,4% 37,7% 9,3% 7,9% 0,7% Casa de parentes e/ou amigos

Hotel/pousada Residência alugada Residência própria Outros

0 5 10 15 20 in fl a ca o _ e sp e ra d a

(28)

Novembro de 2017 | Página 28

No quesito inflação, para o cálculo da média da expectativa inflacionária brasileira nos próximos 12 meses, com base no Gráfico Box Plot acima, identificamos os outliers (valores atípicos ou inconsistentes) e os excluímos da amostra, evitando assim a distorção da média.

Após a exclusão dos outliers, a média de inflação esperada para o Brasil nos próximos 12 meses, na concepção dos maringaenses, será 3,79%.

Figura 40. Na sua opinião, nos próximos 6 meses a taxa de juros irá:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

48,2%

24,9%

13,0% 14,0%

(29)

Novembro de 2017 | Página 29

Figura 41. Na sua opinião, nos últimos 3 meses os preços dos produtos nos supermercados estão:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 42. Na sua opinião, nos próximos 3 meses os preços dos produtos nos supermercados estarão:

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

67,6%

22,0%

4,2% 6,1%

Subindo Estáveis Caindo Não sabe

60,0%

28,6%

3,4%

7,9%

(30)

Novembro de 2017 | Página 30

Figura 43. Quanto você pretende gastar nas festas de fim de ano?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

Figura 44. O que fará com o décimo terceiro salário?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

48,5% 12,7% 5,9% 1,6% 2,0% 0,3% 29,0% Até R$ 937,00 R$ 938,00 a R$ 1.874,00 R$ 1.875,00 a R$ 2.811,00 R$ 2.812,00 a R$ 5.622,00 R$ 5.623,00 a R$ 7.496,00 Acima de 7.496,00 Não declarou/Não Gastará 20,2% 18,8% 17,5% 17,2% 26,3% Quitação de dívidas Viagem Poupança ou investimento Compras de final de ano

Não recebe décimo terceiro

(31)

Novembro de 2017 | Página 31 Figura 45. Como realizará as compras?

Fonte: FCV, ACIM e CODEM.

3.2 Índice de Confiança do Consumidor de Maringá - PR (ICCM)

Em relação a sondagem do consumidor, o Índice de Confiança do Consumidor de Maringá (ICCM) subiu 5,1 pontos, atingindo 100,6 pontos em novembro de 2017, contra 83,7 pontos do ICC-Brasil apurado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), em outubro, conforme Tabela 1.

Tabela 1. Índice de Confiança do Consumidor (ICCM).

Região Índice de Confiança (ICC) Índice da Situação Atual

(ISA)

Índice de Expectativas (IE)

Ago/17 Nov/17 Ago/17 Nov/17 Ago/17 Nov/17

Maringá - FCV 95,5 100,6 94,6 100,7 96,2 100,5

Brasil - FGV 80,9 83,7 70,7 73,2 88,9 91,8

Fonte: FCV, ACIM, CODEM e FGV.

53,8%

24,8%

15,9%

5,4%

Compras comércio local Não comprará presentes Compras pela internet Compras em outras cidades

(32)

Novembro de 2017 | Página 32

Em novembro, os consumidores maringaenses avaliaram mais favoravelmente tanto a situação atual quanto as perspectivas futuras. O Índice de Situação Atual (ISA) avançou 6,1 pontos e atingiu 100,7 pontos. O Índice de Expectativas (IE) subiu 4,3 pontos, indo para 100,5 pontos.

Os consumidores se mostraram menos insatisfeitos com a situação econômica em geral. Os indicadores que medem as avaliações sobre a situação econômica no momento futuro próximo exerceram influência positiva no índice de confiança deste mês. Apesar da recuperação mais consistente da economia contribuir para que a confiança do consumidor melhorasse, na comparação com indicadores empresariais, no entanto, a confiança do consumidor ainda é baixa, sinalizando cautela diante dos níveis elevados de incerteza.

Enquanto a incerteza estiver elevada, o consumidor continuará cauteloso na hora de assumir novos gastos de consumo, como demonstrado na Tabela 2, em que o pior quesito dos cinco pesquisados, é a intenção de compra de bens duráveis nos próximos seis meses, com 92,1 pontos.

Tabela 2. Sondagem do Consumidor Maringaense por Quesitos, Novembro de 2017.

Quesitos da Pesquisa Pontos

Ago/17 Nov/17 Diferença

Situação Econômica Local no momento 90,14 98,6 + 8,46

Situação Financeira da Família no momento 99,06 102,8 + 3,74

Situação Econômica Local nos próximos seis meses 97,29 102,9 + 5,61

Situação Financeira nos próximos seis meses 103,74 106,3 + 2,56

Intenção de Compra de Bens Duráveis nos próximos seis meses

87,44 92,1 + 4,66

(33)

Novembro de 2017 | Página 33

Em que pese a instabilidade política continuar contribuindo negativamente para o resultado global do Índice de Confiança do Consumidor, a percepção do consumidor maringaense sobre a condição das finanças familiares nos próximos seis meses apresentou relativamente o melhor resultado absoluto, dentre os quesitos analisados, atingindo 106,3 pontos.

Maringá, 27 de novembro de 2017.

Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva Coordenador FCV

Prof. Me. Luiz Henrique Paloschi Tomé Coordenador Adjunto FCV

Prof. Me. Murilo Borges Coordenador Adjunto FCV

Referências

BERNI, D. A. Técnicas de Pesquisa em Economia. São Paulo: Saraiva, 2002.

IBRE. Sondagem de Expectativas do Consumidor: Aspectos Conceituais e Metodológicos. Rio de Janeiro: FGV, setembro de 2012.

Referências

Documentos relacionados

O Design Thinking Canvas para jogos veio mostrar que é possível pensar em competitividade na concepção de artefatos, sem abrir mão da simplicidade, da

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Tendo como exemplo a realização do exercício supino reto e pecdeck de forma sequenciada sem intervalo com 10RM em cada exercício independente da ordem

Esta realidade exige uma abordagem baseada mais numa engenharia de segu- rança do que na regulamentação prescritiva existente para estes CUA [7], pelo que as medidas de segurança

F REQUÊNCIAS PRÓPRIAS E MODOS DE VIBRAÇÃO ( MÉTODO ANALÍTICO ) ... O RIENTAÇÃO PELAS EQUAÇÕES DE PROPAGAÇÃO DE VIBRAÇÕES ... P REVISÃO DOS VALORES MÁXIMOS DE PPV ...

Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo realizar testes de tração mecânica e de trilhamento elétrico nos dois polímeros mais utilizados na impressão

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se