• Nenhum resultado encontrado

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CORAÇÃO EUCARÍSTICO ATIVIDADES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CURSO DE ADMINISTRAÇÃO CORAÇÃO EUCARÍSTICO ATIVIDADES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – CORAÇÃO EUCARÍSTICO

ATIVIDADES DE

FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Este documento foi elaborado com vistas a divulgar, para os docentes e os discentes, as condições e os critérios estabelecidos para a convalidação das atividades de formação complementar, nos termos previstos no Projeto de Reforma Curricular do Curso de Administração. Essa é a nova versão do programa que apresenta alterações em relação a alguns critérios estabelecidos na versão original, que passou a vigorar a partir do segundo semestre de 2005, além de novas modificações que resultaram no presente documento, o qual entra em vigor a partir do primeiro semestre de 2012.

1 CONCEITO E FUNDAMENTO

A formação complementar é fruto da participação do aluno, durante o período de realização do seu curso de graduação, em atividades que não estão inseridas na grade curricular, mas, que, reconhecidamente, contribuem para o desenvolvimento de conhecimentos e competências relevantes para a sua formação acadêmica e profissional e que, por essa razão, são integradas ao seu currículo escolar.

A incorporação das 60 horas de formação complementar ao currículo do curso de Administração teve como fundamento a necessidade de promover maior integração entre ensino, pesquisa e extensão, por meio do estímulo aos alunos no intuito de que eles venham exercitar práticas de estudo de forma independente e que haja um enriquecimento de seu currículo, assim como a facilidade do reconhecimento da sua participação em atividades que contribuam para o fortalecimento da articulação entre teoria e prática e para uma sólida formação como profissional e como cidadão.

Nesse sentido, é de inteira responsabilidade do aluno buscar as oportunidades para a realização das atividades de formação complementar, tendo em vista que o exercício de tal iniciativa e de uma

(2)

autonomia relativa na construção do currículo constitui fatores relevantes para o desenvolvimento profissional. Embora alguns eventos e atividades promovidos pela Coordenação do Curso de Administração e pelo seu corpo docente abram perspectivas que podem ser aproveitadas pelos alunos para a composição da sua formação complementar, não é responsabilidade, nem da Coordenação, nem dos professores, oferecer um “pacote” de atividades destinadas a esse fim. Desse modo, os objetivos de estímulo à iniciativa e à independência dos alunos na busca do conhecimento, que fundamentaram a inclusão da formação complementar no projeto curricular do curso, não podem ser comprometidos por uma posição paternalista da Coordenação.

2 CRITÉRIOS PARA CONVALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Não poderá colar grau o aluno que deixar de comprovar as horas de atividades de formação complementar, como tais computadas em seu histórico escolar, em número não inferior a 60 (sessenta) horas. As atividades consideradas como formação complementar e os critérios para sua convalidação são apresentadas no Quadro 1, apresentado no final desse documento.

3 ATIVIDADES NÃO VALIDADAS COMO FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

Não são consideradas como atividades de formação complementar, para os fins previstos no projeto pedagógico do Curso de Administração:

 as horas cumpridas no exercício do Estágio Obrigatório Supervisionado. Assim, os alunos matriculados na disciplina Estágio Supervisionado não podem apresentar essa modalidade para comprovação de atividades complementares;

 atividades que, embora se enquadrem no quadro de atividades previstas (Quadro 1), tenham sido realizadas no horário normal de aulas, como atividade integrante da disciplina na qual o aluno está matriculado;

 atividades que, embora se enquadrem no quadro de atividades previstas (Quadro 1), tenham sido realizadas em período anterior ao que o aluno foi efetivamente matriculado no curso de Administração da PUC/Minas. Observação: o aluno que vier transferido do Curso de Administração de outra Instituição de Ensino Superior deverá trazer a mesma documentação

(3)

comprobatória, requerida dos alunos originários da PUC, de que as atividades que pretende que sejam validadas foram realizadas dentro do período em que estava matriculado no referido curso da outra IES, ficando a convalidação da mesma sujeita à apreciação da Coordenação.

4 OUTRAS INFORMAÇÕES RELEVANTES SOBRE A CONVALIDAÇÃO DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR

4.1 O certificado formal de reconhecimento da atividade de formação complementar emitido pela entidade promotora, por si só, não habilita o discente para efeito de cumprimento da carga horária de formação complementar. Compete à Coordenação do Curso de Administração da PUC/Minas decidir sobre o aceite ou não de cada atividade, com base na sua relevância para a formação profissional do aluno. Nesse sentido, a Coordenação do Curso poderá, quando julgar necessário, solicitar novas informações à entidade promotora ou exigi-las da parte interessada.

4.2 Em casos excepcionais de atividades de formação complementar que apresentam difícil comprovação em termos de horas e que não estejam devidamente contempladas nos critérios estabelecidos no Quadro 1, a carga horária será definida pela Coordenação do Curso, ouvidos, quando necessário, especialistas da área a que estejam vinculadas.

4.3 Quanto aos eventos promovidos pela PUC/Minas, em horário de aula, e às atividades extraclasse realizadas em suas dependências, será da competência da Coordenação do Curso decidir quanto à pertinência de seu enquadramento como atividade de formação complementar.

4.4 As atividades de formação complementar não se configuram como uma “disciplina”, no que se refere aos critérios de gestão acadêmica, tais como: custeio hora/aula; regime de matrícula, notas de aproveitamento e aferição de frequência.

4.5 Os critérios e procedimentos estabelecidos neste documento foram aprovados pela Coordenação do Curso de Administração do Campus Coração Eucarístico, com vigência a partir do primeiro semestre de 2012. Semestralmente, a Coordenação do Curso realizará o acompanhamento e a avaliação de sua aplicação, promovendo os ajustes e alterações que se fizerem necessários.

(4)

5 FLUXO DO PROCESSO DE REQUISIÇÃO E DE INCORPORAÇÃO DOS CRÉDITOS

DAS ATIVIDADES DE FORMAÇÃO COMPLEMENTAR 1

Devem ser observados os procedimentos internos que se seguem para encaminhamento, análise e registro das atividades de formação complementar.

5.1 O aluno matriculado no Curso de Administração deverá cadastrar a solicitação de créditos de formação complementar no site do ICEG (Portal Aluno – Atividade Complementar – Administração); imprimir 2 (duas) cópias do formulário eletrônico e entregá-las assinadas, juntamente com os documentos ORIGINAIS comprobatórios das atividades que pretende que sejam validadas como formação complementar e as RESPECTIVAS CÓPIAS XEROX, a cada semestre, a partir do 1º. período do curso. Para cadastrar as atividades, o aluno deve entrar em www.iceg.pucminas.br, clicar em “ICEG Virtual alunos”, entrar com seu login e senha, clicar em “formação complementar – Administração” e, depois, em “cadastrar atividades”. Para verificar as atividades já cadastradas, clicar em “atividades cadastradas”. Para imprimir a solicitação de atividades cadastradas, clicar em “imprimir formulário”.

5.2 A cada semestre será feita a divulgação do cronograma, especificando as datas de recebimento desse material, de acordo com o período em curso pelos alunos.

5.3 Após a conferência do requerimento e dos documentos originais com as cópias, o requerimento será protocolado, sendo os originais e uma via do requerimento devolvidos aos alunos, enquanto a outra via do requerimento, juntamente com as cópias, serão encaminhadas à Coordenação do Curso.

5.4 A Coordenação do Curso, ou o responsável designado, fará a análise do requerimento e da documentação e a avaliação da pertinência das atividades apresentadas, segundo os requisitos estabelecidos para a formação complementar no projeto pedagógico do curso.

1

Tendo em vista as especificidades de cada unidade, a definição da operacionalização desse processo ficará a cargo de cada unidade. O fluxo do processo, aqui apresentado, refere-se exclusivamente ao Curso de Administração do Campus Coração Eucarístico.

(5)

5.5 Com base nessa análise e avaliação, será realizado o processamento de registro, no SGA, das atividades que, efetivamente, atendem os requisitos de formação complementar. Para verificação das atividades de formação complementar, validadas pela Coordenação do Curso, o aluno poderá consultar sua definição curricular, disponível no SGA. A Coordenação do Curso deverá processar a avaliação das solicitações e a inclusão das horas validadas de formação complementar no histórico curricular dos alunos até o final do período letivo de cada semestre.

5.6 Após o processamento do registro das atividades no SGA, as cópias dos documentos serão encaminhadas à Coordenação do Curso e podem ser retiradas pelo aluno, mediante apresentação da cópia do requerimento que ficou em seu poder, até o último dia letivo do semestre subsequente à entrada do requerimento. Após essa data, essas cópias serão incineradas.

5.7 O aluno que somar 20 horas, ou mais, de atividades complementares deverá entrar com o requerimento para validação das atividades desenvolvidas, solicitando que sejam incorporadas ao seu histórico escolar em cumprimento à exigência curricular de formação complementar, repentindo esse processo, sucessivamente, até que seja cumprida a carga horária exigida (60 horas de formação complementar). Atividades realizadas acima de 60 horas não serão consideradas para efeito de registro no sistema.

5.8 Os requisitos e os procedimentos necessários para validação de atividades de formação curricular são apresentados nesse folder e estão disponíveis, também, no site do ICEG (www.iceg.pucminas.br).

5.9 As normas apresentadas nesse documento destinam-se a processos que envolvam alunos do Currículo 2003, não se aplicando a outros currículos ou cursos.

(6)

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO – CORAÇÃO EUCARÍSTICO

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar

(Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 1 PESQUISA 1.1 Própria 60h 60h Conclusão de projetos de iniciação à pesquisa científica como o PROBIC, PIBIC, CNPQ, FAPEMIG e similares. Para comprovação das horas deverá ser apresentado o relatório da pesquisa, aprovado pelo professor orientador e pela PROPPG. 1.2 Participação como bolsista em projetos de pesquisa 30h 03 meses = 15h + 03 meses = 30h Participação em projetos de pesquisa, por no mínimo 03 meses, desenvolvidos por professores, com recursos do FIP e do CNPq, entre outros. Para comprovação das horas deverá ser apresentado o relatório das atividades desempenhadas pelo aluno e da carga horária cumprida, certificada pelo professor responsável pelo projeto, ou cópia do contrato que comprove sua vinculação como bolsista do projeto de pesquisa, após o cumprimento do tempo mínimo previsto.

(7)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 2 EXTENSÃO 2.1 Participação em projetos 30h 03 meses = 15h + 03 meses = 30h Participação do aluno em projetos de extensão vinculados à PROEX da PUC Minas, por no mínimo 03 meses.

Para comprovação, o aluno deverá apresentar relatório aprovado pelo coordenador do projeto e uma declaração da instituição onde o trabalho foi realizado.

2.2 Voluntariado 30h Cada 02 dias = 5h

Participação do aluno, como voluntário, em atividades de filantropia ou de apoio a programa social.

Para comprovação, o aluno deverá apresentar relatório das atividades desempenhadas e da carga horária de dedicação, fornecido pela instituição em que o trabalho foi desenvolvido.

2.3 Participação em eventos promovidos pela Universidade como voluntário 30h Cada evento = 5h Participação do aluno em atividades promovidas pela PUC/MINAS como: PUC Aberta, Pastoral Universitária, oficina como instrutor e similares. Para comprovação, apresentar o certificado do evento assinado pela coordenação responsável.

(8)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 2.4 Participação em Diretórios acadêmicos 15h Cada mandato = 15h

Participação do aluno como membro da chapa eleito para os diretórios acadêmicos da Universidade: DA e/ou DCE. Para comprovação, o aluno deverá apresentar uma cópia da ata de eleição e posse da chapa.

3 PARTICIPAÇÃO EM PROJETOS DA EMPRESA JÚNIOR DOS ALUNOS DE ADMINISTRAÇÃO E DE ECONOMIA DA PUC 45h 03 meses = 30h + 03 meses = 45h

Participação efetiva do aluno em projetos realizados pela Empresa Júnior.

Para comprovação, o aluno deverá apresentar um relatório com a descrição do projeto, a definição das atividades por ele desempenhadas e a carga horária dedicada ao cumprimento dessas atividades. Esse relatório deve ser aprovado pelo professor responsável pelo projeto.

4 MONITORIA REMUNERADA OU VOLUNTÁRIA 30h Cada mês = 7h e 30 minutos. Trabalho de monitoria, em disciplinas do Curso de Administração, realizado no próprio curso ou em disciplinas de Administração, ofertadas em outros cursos da Universidade.

Para comprovação, o aluno deverá apresentar relatório comprovando as horas de atendimento aos alunos, aprovado pelo professor responsável pela disciplina e pela Coordenação do Curso no qual foi realizado o trabalho de monitoria, ou cópia do contrato de monitoria, se for o caso.

(9)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 5 PARTICIPAÇÃO EM PALESTRAS 5.1 Participação como ouvinte 30h Cada palestra corresponderá a 2 (duas) horas de formação complementar. Participação em palestras efetivamente relacionadas à formação profissional do administrador e reconhecidas pela Coordenação do Curso de Administração. 5.2 Participação como palestrante/ expositor 30h Cada palestra corresponderá a 10 horas.

No certificado, emitido pela entidade promotora, devem constar: nome do evento e da entidade promotora; data de realização; número de horas, e a forma de participação do aluno – se como ouvinte ou como expositor.

Deve constar, também, o nome completo da pessoa responsável pela emissão do documento, a identificação do cargo ou função que ela ocupa na entidade promotora do evento e sua assinatura.

O aluno, cuja participação se configurar como palestrante deverá anexar à cópia do certificado uma cópia do material utilizado em sua apresentação.

(10)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 6 PARTICIPAÇÃO EM CONGRESSOS E SEMINÁRIOS 6.1 Participação como ouvinte 30h Cada evento corresponderá a 5 (cinco) horas de formação complementar. Participação em eventos, efetivamente relacionados à formação profissional do administrador e reconhecidos pela Coordenação do Curso de Administração. 6.2 Participação como apresentador de trabalho 30h Cada evento corresponderá a 15 (quinze) horas.

No certificado, emitido pela entidade promotora, devem constar: nome do evento e da entidade promotora; data de realização; número de horas, e a forma de participação do aluno – como apresentador de trabalho. Deve constar, também, o nome completo da pessoa responsável pela emissão do documento, a identificação do cargo ou função que ela ocupa na entidade promotora do evento e sua assinatura.

O aluno, cuja participação se configurar como apresentador de trabalho, deverá anexar à cópia do certificado uma cópia do trabalho apresentado.

(11)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 7 CONCLUSÃO DE DISCIPLINA DE GRADUAÇÃO EXTRACURRICUL AR 30h Cada hora/aula corresponderá a ½ (meia) hora de formação complementar. Comprovação da aprovação em disciplina de outro curso de graduação. A disciplina deverá ser complementar à formação do administrador e não pode estar contemplada no currículo em vigor.

Para comprovação, o aluno deverá apresentar a ementa/programa e carga horária da disciplina, além do certificado de aprovação emitido pela IES na qual foi cursada. No caso de disciplina cursada na PUC Minas, a comprovação será feita com base no histórico escolar, no qual conste como disciplina extracurricular.

(12)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 8 PARTICIPAÇÃO EM CURSOS 30h Cada hora corresponderá a 1 (uma) hora de formação complementar até o limite de 10 horas por curso.

Participação do aluno em cursos de formação complementar ou treinamentos, comprovadamente relacionados e relevantes no campo da Administração.

Os cursos poderão ser desenvolvidos e/ou promovidos pela empresa empregadora do aluno, pela PUC/MINAS ou outra instituição de ensino superior, por instituições reconhecidas na área da indústria, serviços e comércio como: FIEMG, SEBRAE, SESC, SESI/SENAI, CDL, universidades corporativas, cursos de idiomas no país e no exterior. O curso deverá ser aprovado pela Coordenação do Curso de Administração, tendo como referência sua pertinência ao campo da Administração. Para comprovação, o aluno deverá apresentar documento referente ao programa do curso e o certificado de conclusão do mesmo, emitido pela entidade promotora, discriminando: o nome do curso, data e local de realização e a carga horária. No caso de cursos e de treinamentos internos oferecidos por empresas,

(13)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO

apenas serão aceitos certificados de participação mediante comprovação da existência de vínculo do aluno, como empregado, como proprietário, como estagiário ou como “terceirizado” da empresa promotora do evento. A participação do aluno em cursos à distância está restrita a 1/6 do total das horas desta modalidade (cinco horas). Nestes casos, os alunos deverão comprovar efetivamente o tempo de vinculação on line ao curso, além do certificado. Cursos de computação não serão considerados.

9 PUBLICAÇÃO DE TRABALHO

30h

A correspondência entre cada trabalho publicado e o número de horas de formação complementar é a seguinte:  artigo ou capítulo de livro: 30h;  resenhas, abstracts, cases: 15h.

O trabalho deverá ter seu conteúdo relacionado ao campo da Administração e pode ter sido publicado em livro, periódico, Anais de Congresso, entre outros.

Para comprovação, o aluno deverá apresentar uma cópia da publicação.

(14)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 10 VISITAS TÉCNICAS

15h Cada visita técnica corresponderá a 3 (três) horas de formação

complementar.

Participação em visitas técnicas, de comprovada relevância para a formação do administrador, realizadas fora do horário de aula do aluno.

Para comprovação, o aluno deverá apresentar certificado, emitido pelo professor ou entidade promotora do evento, discriminando o local e o objetivo da visita, a data e o número de horas de duração da visita. Deverá ser anexado ao certificado o relatório, elaborado pelo aluno e aprovado pelo professor, ou entidade promotora da visita, descrevendo as atividades realizadas e sua pertinência com os objetivos propostos. OBSERVAÇÃO: visitas técnicas realizadas pelo aluno no exercício de sua atividade profissional, como empregado ou proprietário de empresa, não serão avaliadas no quesito “Visitas técnicas”, mas, no quesito “Exercício profissional” (nº 12, neste quadro)

(15)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 11 ESTÁGIO CURRICULAR NÃO OBRIGATÓRIO, EXERCÍCIO COMO EMPREGADO OU COOPERADO, OU COMO PROPRIETÁRIO OU SÓCIO DE EMPRESA 30h 03 meses = 15h +03 meses = 30h

Estágio curricular não obrigatório, efetivamente realizado, com o cumprimento mínimo de 03 meses, no qual o aluno exerce atividades que comprovadamente contribuam para a formação profissional do administrador realizada após ingresso no Curso de Administração da PUC/MINAS. Para comprovação, o aluno deverá apresentar cópia do Termo de Compromisso do estágio, discriminando a natureza das atividades desempenhadas, o período de realização e o número de horas. A atividade deverá ser supervisionada por um profissional legalmente habilitado na área gerencial.

(16)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Continua) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO

Exercício profissional como empregado ou funcionário público: para comprovação, o aluno deverá apresentar o registro de vínculo empregatício e uma relação das atividades que executa na organização, informando o nome da área, do cargo e a carga horária semanal de trabalho.

Exercício profissional como sócio ou proprietário de empresa: o aluno deve apresentar cópia do contrato social devidamente registrado e uma relação de atividades informando a carga horária de trabalho semanal. Exercício profissional como cooperado: para a comprovação, o aluno deverá apresentar cópia do estatuto da organização e uma relação de atividades que executa, informando o nome da área, do cargo e a carga horária semanal de trabalho. Para todos os casos, as atividades executadas devem estar relacionadas ao campo gerencial de uma organização. ATENÇÃO: o aluno somente

poderá apresentar a

documentação enquadrando-se em uma das categorias acima.

(17)

Quadro 1 - Atividades de Formação Complementar (Conclusão) ATIVIDADES CARGA HORÁRIA MÁXIMA EQUIVALÊNCIA DE CARGA HORÁRIA REQUISITOS PARA AVALIAÇÃO 13 PARTICI-PAÇÃO EM ATIVIDADES PROFISSIONAIS OU EM PROGRAMAS (CURSOS) DE FORMAÇÃO NO EXTERIOR 45h Até 01 mês = 15 h 01 a 03 meses =30h Acima de 03 meses = 45 h Participação do aluno em programas oficiais de intercâmbio com outros países para o aprimoramento da sua formação profissional ou exercício de atividades profissionais no exterior.

Tanto o exercício de atividades profissionais, quanto à participação em programas de formação, devem, necessariamente, contribuir para a capacitação profissional na área da Administração.

Para comprovação de realização de programas de formação profissional no exterior, o aluno deverá apresentar o certificado de conclusão do mesmo, emitido pela entidade promotora, discriminando o nome do programa, seu conteúdo programático, data e local de realização e carga horária.

Para comprovação do exercício de atividades profissionais no exterior, o aluno deverá apresentar certificado, emitido pela empresa ou instituição à qual esteve vinculado, discriminando as atividades desempenhadas e o período em que as exerceu fora do país.

Referências

Documentos relacionados

Valverde Zarco 2003. Saxo

 Ambiente interno: Elementos de dentro da organização, que estão sob controle do administrador, como os recursos, a produção, as pessoas, etc.  Ambiente externo:

A pesquisas internacionais (PIRLS, TIMSS e PISA) 1 , realizados pela Associação Internacional para Avaliação das Conquistas Educacionais - IEA (International

Vários estudos têm procurado determinar de que forma as fratrias podem constituir um fator protetor para estas crianças e quais as diferenças existentes entre as

figura da página seguinte. Em cada lado do robô existe um sensor infravermelho com intervalo de medida de distância entre 25cm e 2m. b) Calcular o mapa de grades de ocupação para uma

Define critérios para validação de carga horária das atividades complementares à formação acadêmica dos alunos do Curso de Nutrição do Instituto

Seoses sellega, et ettevõtja infrastruktuuri läbilaskevõimet kasutab ettevõttega ühte kontserni kuuluv raudtee- veoettevõtja ja ettevõtja ei ole läbilaskevõime

Durante muitos anos os maracatus de baque sofreram com a falta de reconhecimento por parte dos pesquisadores assim como também, eles foram “perseguidos” pela imprensa