• Nenhum resultado encontrado

Segue o modelo do funcionamento do OSOKO:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Segue o modelo do funcionamento do OSOKO:"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

A experiência da Rússia na esfera de conquistas educacionais dos escolares.

Víctor Bólotov,

Vice-Presidente da Academia Russa da Educação

Galina Kovalyova,

Dirigente do Centro de Avaliação da Qualidade da Educação da Academia Russa da Educação

No mundo actual a educação torna-se um dos principais factores que garantem o incremento económico, a estabilidade social, desenvolvimento dos institutos da sociedade civil. Em muitos documentos internacionais, aprovados por muitos países do mundo a idéia principal é o desenvolvimento adiantado do homem, dos sistemas educativos na sociedade e do intelecto social. A qualidade da educação e a qualidade dos recursos intelectuais tornam-se o principal factor geopolítico no mundo. Nestas condições a criação de um sistema de avaliação da qualidade da educação que fornece à sociedade a informação segura sobre o estado e o desenvolvimento do sistema da educação, torna-se uma necessidade objectiva para o aperfeiçoamento da gestão da qualidade da educação, i.e. para o ajustamento do conteúdo da educação, aprefeiçoamento do processo educacional e, caso necessário, modificação da direção da política praticada na esfera da educação.

Uma das prioridades principais da política nacional da educação é a criação de um sistema pan-russo de avaliação da qualidade da educação (OSOKO), que inclui as formas objetivas independentes de avaliação e controlo. Para a gestão bem sucedida da educação são necessárias os dados objectivos sobre o estado do sistema da educação em níveis diferentes e tendências do seu desenvolvimento.

(2)

No quadro da criação do OSOKO, um papel importante é concedido para o aperfeiçoamento do sistema de avaliação das conquistas educacionais dos alunos.

Presentemente, na Rússia a avaliação das realizações educacionais dos alunos realiza-se mediante:

 Avaliação estatal final dos graduados da escola secundária (11-o ano) em forma do Exame Estatal Único, EEU (Unified State Examination, USE);

 Atestamento Estatal Final dos graduados da escola básica (9-o ano) em uma forma nova e independente (GIA-9);

 Pesquisas comparativas internacionais;

 Pesquisas de monitoração dos níveis federal e regional;

 Credenciamento das instituições de ensino;

 Certificação dos quadros pedagógicos;

 Diferentes projetos de inovação, realizados por colectivos científicos individuais do país com os objectivos de pesquisas.

Institutos de Investigação Científica

Elaboração das bases metodológicas e científico-metodológicas da avaliação da qualidade da

educação e dos instrumentos

EEU, avaliação final dos graduados do 9-o ano, Monitoração da qualidade da educação em todos os níveis Credenciamento e certificação dos estabelecimentos de ensino Avaliação externa da qualidade de preparação dos quadros

Base de dados único de avaliação da qualidade da educação

Análise do estado da qualidade da educação e das tendências de alterações

Centro de Análise e Informação Ministério da Educação e da Ciência

Serviço Federal do Controlo na Esfera da Educação e Ciência

Relatório Nacional

RESULTADOS e bases de dados

Modelo do funcionamento do Sistema Pan-russo de Avaliação da Qualidade da Educação

(3)

0 20 40 60 80 100 1 кв 2 кв 3 кв 4 кв Восток Запад Север Стандарты общего образования второго поколения

Fig. 2. Cronograma da introdução da avaliação independente da qualidade da educação na Rússia

Exame Estatal Único

O elemento principal, relacionado com a realização da reforma complexa do sistema da educação na Rússia, orientada para o aumento de acessibilidade, de qualidade e eficácia da educação é o Exame Estatal Único (EEU), cujas provas iniciaram em 2001.

Desde 2009 o EEU se realiza de forma centralizada em todo o território do país. Na base dos resultados do EEU emitem-se os atestados sobre a instrução secundária básica e realiza-se o ingresso para todas as escolas superiores do país. A introdução do EEU contribui para:

 a criação e o desenvolvimento do sistema da gestão da qualidade da educação na base de avaliação externa independente;

 a introdução dos padrões educacionais, orientados para os novos resultados educacionais;

 a introdução do ensino perfilado no degrau superior da escola,

 a passagem ao financiamento orçamental normativo;

 o desenvolvimento da participação social na gestão da educação.

Em 2009, de Abril a Julho a EEU foi realizado em 83 unidades federativas da Federação da Rússia e em 52 países estrangeiros (nas escolas junto às embaixadas, nos destacamentos militares da Federação da Rússia). A realização do EEU na Rússia foi atribuída ao Centro Federal de Provas. O número total dos participantes do EEU em Abril-Junho de 2009 foi de 995 295 pessoas, e em alguns exames particulares para todos os participantes – 3 258 606. Para realizar o EEU em 2009 os especialistas do Instituto Federal

Cronograma da Introdução e da Participação da Rússia

nas pesquisas internacionais de avaliação da qualidade da educação escolar PIRLS 2001 2006 PISA 2000 2003 2006 2009 TIMSS 1995 1999 2003 2007 EEU

2001 prova 2009 regime efectivo

GIA-9

(4)

das medições pedagógicas prepararam 470 variantes diferentes dos trabalhos de exame em 14 disciplinas. Em seis disciplinas os materiais de exame foram transferidos para os carácteres em Braille para realizar o EEU para as crianças com defeitos profundos de visão (cegos).

Os materiais para os exames para graduados do 11-o ano elaboram-se na base dos padrões educacionais da educação secundária básica e da educação secundária geral de 2004. Neles é reforçada a atenção para a avaliação das habilidades de aplicar os conhecimentos recebidos em diferentes situações, bem como para a avaliação das habilidades da educação em geral e intelectuais, relacionadas com a análise, interpretação e generalização da informação, manifestação de opinhões de avaliação e argumentação.

Os resultados do EEU de 2009 são amplamente discutidos nos níveis federal, regional, municipal, bem como em cada instituição de ensino terminado pelos graduados ou à qual eles ingressaram. Na discussão participam políticos, representantes da comunidade proficional (cientistas, pedagogos, metodologistas, gerentes da educação) e amplos círculos públicos. Os resultados do EEU são analizados e apresentados tanto a respeito do país inteiro, como sobre um corte regional em índices separados. Pelos resultados do EEU são escolhidos os níveis separados das conquistas dos graduados da escola secundária do país inteiro em diferentes disciplinas. Na base da análise realizada compõem-se relatórios analíticos e cartas metodológicas dos professores, autores sobre a aplicação dos resultados do EEU no ensino de disciplinas de estudos para um amplo círculo de usuários (professores, metodologistas, autores dos manuais, etc.)

Os resultados do EEU são aproveitadas pelas regiões da Federação da Rússia para avaliar a qualidade da educação na própria região e para tomar decisões de gestão.

Atestação Estatal (Final) dos graduados do 9-o ano das instituições de ensino em nova forma

A segunda inovação pela sua influência sobre o sistema da educação é a realização de Atestação Estatal (Final) dos graduados do 9-o ano das instituições de ensino básico em nova forma (exame externo independente da escola). A presente forma do exame organiza-se pelas comissões de exames municipais, territoriais, distritais, e não escolares internas como era anteriormente. A formação do sistema de avaliação independente das conquistas dos graduados da escola básica (9 anos) foi iniciado em 2003 no quadro da experiência de introdução da educação perfilada.

Em 2009 a Atestação Estatal (Final) dos graduados do 9-o ano em nova forma foi realizada em 9 disciplinas do ensino básico. Os materiais de exames

(5)

foram elaborados na base dos padrões da educação secundária básica de 2004 pelos especialistas do Instituto Federal de medições pedagógicas. Praticamente em todas as unidades federativas da Federação da Rússia (80 das 83) em 2009 começou a realizar-se o exame do curso da escola básica em nova forma. A abrangência dos graduados superou 95% e constituiu mais de 1.487 pessoas.

Os dados da experiência mostram que o novo sistema de avaliação das conquistas educacionais dos graduados da escola básica apresenta os resultados objectivos e seguros e contribui para a orientação proficional dos alunos na passagem para um degrau mais avançado da escola secundária. A nova forma da avaliação independente da qualidade de preparação dos graduados de 9 anos torna-se uma parte inalienável dos sistemas regionais de avaliação da qualidade da educação, criados no quadro do projeto complexo da modernização da educação.

Os Estudos Internacionais Comparativos

A Academia Russa da Educação junto com o Ministério da Educação e Ciência da Federação da Rússia, desde 1988, realizam os estudos sobre a avaliação comparativa das conquistas dos escolares na Rússia no quadro dos projetos internacionais, realizados nas selecções representativas, organizadas para as pesquisas internacionais.

A pesquisas internacionais (PIRLS, TIMSS e PISA)1, realizados pela Associação Internacional para Avaliação das Conquistas Educacionais - IEA (International Association for the Evaluation of Educational Achievement) e pela Organização da Cooperação Económica e do Desenvolvimento - OECD (Organisation for Economic Co-operation and Development) permitem avaliar o estado e as tendências do desenvolvimento da educação básica nos países do mundo, revelar as particularidades do ensino de leitura, matemática e ciências nas escolas primária, básica e secundária de diferentes países, bem como avaliar a qualidade da educação básica na Rússia do ponto de vista de prioridades na educação elaboradas pela comunidade internacional. Em 2006 – 2009 nos estudos internacionais nomeados participaram mais de 60 países do mundo.

Pelos dados do estudo PIRLS em 2006 os escolares russos do 4-o ano (graduados da escola primária) demonstraram os melhores resultados entre os seus coetâneos de 40 países do mundo no saber ler e compreender os textos (v. tabela 1). Em 2006 melhoraram os índices da Rússia, tanto em comparação com os índices internacionais médios, como em relação aos índices russos de

1

PIRLS – O Estudo Internacional do Progresso na Esfera da Competência na Leitura (Progress in International Reading Literacy Study), TIMSS – o Estudo Internacional das Tendências na Educação Matemática e Científica (Trends in Mathematics and Science Study), PISA – Programa Internacional de Avaliação das Conquistas Educacionais dos Alunos (Programme for International Student Assessment).

(6)

2001. Para o ano de 2006, 61% dos alunos do 4-o ano alcançaram um nível alto e elevado na compreenção dos textos. Foram registadas mudanças positivas em habilidades dos escolares. É importante assinalar que houve um crescimento considerável nos resultados no grupo de habilidades de encontrar informação no texto, formular conclusões, interpretar, generalizar a informação e analisar, avaliar o conteúdo do texto. Os altos resultados dos escolares russos podem ser interpretados, observando todas as mudanças ocorridas no sistema da educação primária em conjunto e no país em geral.

Tabela 1

Os principais resultados do estudo PIRLS-2006 (países, cujos resultados superaram os resultados médios internacionais)

País Nota média Ano em que foi realizada a prova Idade média Índice do desenvolvimento** Rússia 565 4 10,8 0,797 Hong Kong 564 4 10 0,927 Canadá, Alberta 560 4 9,9 0,950 Singapura 558 4 10 0,916 Canadá,Colómbia Británica 558 4 9,8 0,950 Luxemburgo 557 5 11 0,945 Canadá, Ontário 555 4 9,8 0,950 Itália 551 4 10 0,940 Hungria 551 4 10,7 0,869 Suécia 549 4 11 0,951 Alemanha 548 4 10,5 0,932 Países Baixos 547 4 10 0,947 Bélgica (fl.) 547 4 10 0,945 Bulgária 547 4 11 0,816 Dinamarca 546 4 10,9 0,943

Canadá, Nova Escócia 542 4 10 0,950

Letônia 541 4 11 0,845 EUA 540 4 10 0,948 Inglaterra 539 5 10,3 0,940 Austria 538 4 10 0,944 Lituánia 537 4 10,7 0,857 Taiwan 535 4 10 0,910 Canadá, Quebeque 533 4 10,1 0,950 Nova Zelândia 532 4,5 - 5,5 10 0,936 Eslováquia 531 4 10,4 0,856 Escócia 527 5 10 0,940 França 522 4 10 0,942 Eslovênia 522 3 или 4 10 0,910 Polônia 519 4 9,9 0,862 Espanha 513 4 10 0,938 Israel 512 4 10,1 0,927 Islândia 511 4 10 0,960

(7)

Os resultados dos estudos na esfera da educação matemática e científica (TIMSS 1995, 1999, 2003 e 2007) mostram que o nível da preparação dos escolares do 4-o e 8-o anos nas disciplinas matemáticas e de ciências utrapassa constantemente os índices médios internacionais. Os escolares russos não têm diferenças essenciais na preparação em ensino geral dos seus coetâneos na maioria dos países desenvolvidos do mundo. O grupo-líder é constituído pelo grupo dos países da Ásia Sud-Este e da Região do Pacífico (Japão, Coreia do Sul, Singapura).

Ao mesmo tempo nestes estudos foi revelado que mesmo com um nível bem alto de apropriação dos conhecimentos de disciplinas e habilidades, os escolares russos passam dificuldades na aplicação destes conhecimentos nas situações, semelhantes na vida cotidiana, bem como no trabalho com a informação apresentada em diferentes formas.

As mudanças consideráveis das prioridades na educação escolar no mundo, nos últimos anos (re-orientação à aproximação competente, autodidaxia in-interrupta, apropriamento de novas tecnologias, etc.) foram refletidas no programa internacional PISA. O estudo PISA avalia a habilidade dos graduados da escola básica (os alunos de 15 anos) de aplicar conhecimentos e habilidades recebidos na escola nas situações individualmente e socialmente significativas, que saem dos limites puramente educatórias (avalia-se a competência na leitura e na compreenção dos textos, na competência em matemática e ciências).

Os resultados do presente estudo em 2006 demonstraram que em todas as direções que os perítos dos países-participantes reconheceram como principais para a formação da competência funcional, os alunos russos de 15 anos graduando-se a escola básica têm um atraso considerável dos seus coetâneos da maioria dos países desenvolvidos do mundo.

As conclusões sobre um nível insuficiente na composição das habilidades do ensino básico e comunicativos dos escolares russos são confirmados pelos especialistas nacionais com base nos resultados da experiência em modernização do conteúdo da educação geral (2001-2004), do EEU, bem como na atestação final dos graduados de 9 anos em nova forma.

A comparação dos resultados da Rússia com os outros países demonstra com evidência a diferença das prioridades da educação geral nacional das prioridades características para muitos países. Os resultados do estudo internacional das conquistas educacionais dos escolares TIMSS testemunham que o nível dos conhecimentos em disciplinas e habilidades dos alunos do 8-o ano é igual ou mais alto que o nível dos alunos de muitos países que nos estudos PISA demostraram um nível consideravelmente mais alto das habilidades para aplicar os seus conhecimentos em situações, que diferem dos de ensino (por exemplo, Finlândia, Países Baixos, Canadá, Austrália, República Tcheca, Hungria, Nova Zelândia, Suécia, etc.). Isso significa que presentemente, ao abastecer os alunos com uma bagagem considerável dos

(8)

conhecimentos de disciplinas, o sistema russo da educação não contribui para a criação de habilidades fora dos limites das situações de ensino em que se formam estes conhecimentos e para a solção dos problemas criativos.

Uma das causas deste fenômeno são os extremos na realização da orientação académica da escola russa, sobrecarga de programas e de manuais, orientação do processo de estudos para o estudo de conteúdo de diversas disciplinas.

Padrões da educação comum

O desenvolvimento actual da comunidade exige uma nova compreensão da qualidade da educação. O homem capaz de ser ensinado tornou-se mais procurado que o homem já ensinado. Não é a reserva encilopédica passiva dos conhecimentos que começou a determinar o sucesso do homem, mas a habilidade de aproveitar estes conhecimentos e inovações. A qualidade da educação tornou a ser observada como um recurso da socialização e auto-realização dos alunos. Aumenta-se a atenção para a avaliação do nível de formação e de saude da crescente geração.

Nos padrões da educação de 2004, agora vigentes, foi reforçada a atenção para a formação das habilidades da educação geral e para a aplicação dos conhecimentos recebidos nas atividades práticas e na vida cotidiana. Porém, não é sufuciente. É preciso, guardando as melhores tradições da educação russa, reorientá-lo para os novos resultados educacionais, que refletam não apenas a apropriação do conteúdo de disciplina (conhecimentos e habilidades, experiência das atividades criativas, etc.), mas ao mesmo tempo, apropriação das habilidades meta-disciplinares (meios de actividades, aplicáveis tanto nos estudos, como na solução dos problemas em situações reais da vida), e que incluiam também os resultados pessoais (sistema de relações axiológicas, interesses, motivação dos alunos, etc.). Mesmo nesta direção desenvolvem-se

Cronograma do desenvolvimento do padrão russo da educação comum

1998 Padrão do mínimo do conteúdo e exigências para a preparação 2004 Padrão de conteúdo 2010 Padrão dos resultados em disciplinas, metadisciplinas e individual

(9)

os trabalhos da Academia Russa da Educação na criação dos padrões educacionais da segunda geração.

Alcançar uma nova qualidade da educação, i.e. resolver os problemas não exigidos anteriormente, pode-se fazer apenas por via complexa, ao achar novas aproximações para a selecção do conteúdo da educação, aperfeiçoamento do processo de educação e renovação do sistema de avaliação das conquistas educacionais e da qualidade da educação.

Os novos padrões russos da educação geral, cuja introdução é prevista para 2010, são chamados para encontrar os caminhos para a solução destes problemas. Eles determinam as exigências para os resultados de apropriação dos principais programas de educação e prevêm a distribuição da responsabilidade pelos resultados alcançados entre o sistema da educação, instituições de ensino e alunos. Então, eles estabelecem:

 pontos de referência do sistema da educação que determinam as principais direcções da política educacional, a responsabilidade cuja realização assome principalmente o sistema da educação (federal, regional e municipal);

 exigências para o conteúdo e organização do processo de educação, a responsabilidade cuja realização e assumida principalmente pelas instituições de educação;

 descrição geral das conquistas individuais esperadas dos escolares, inclusive sujeitas e não sujeitas a avaliação final.

Por isso, as direções principais de avaliação na nova aproximação tornam-se a avaliação dos resultados das actividades:

 dos sistemas de educação (de toda a Rússia, regional e municipal);

 das instituições de educação e dos pedagogos;

 dos alunos.

O sistema de avaliação que corresponde às particularidades das aproximações, realizadas em novos padrões, pode ser observado como um núcleo instrumental dos padrões educacionais estatais da educação geral. Ela desempenha as funções da conexão de volta e da regularização do sistema da educação e é chamada a orientar o processo de educação para a realização e alcance dos resultados planejados no domínio dos programas inter-disciplinares (inclusive e antes de tudo dos programas de formação das acções universais de ensino) e programas de ensino em cada disciplina.

Entre as particularidades do sistema proposto de avaliação cabe destacar especialmente:

 a aproximação complexa para a avaliação dos resultados de educação (avaliação dos resultados em disciplinas, meta-disciplinas e pessoais da educação geral);

 o aproveitamento dos resultados planejados dos principais programas educacionais, como a base de avaliação de conteúdo e de critérios;

(10)

 avaliação do sucesso de domínio de conteúdo de disciplinas individuais de educação na base de aproximação sistemática e de actividades que se revela na capacidade do cumprimento dos problemas prácticos de estudos;

 avaliação da dinâmica das conquistas de educação dos alunos;

 combinação de avaliação interna e externa como um mecanismo para garantir a qualidade de educação;

 uso complexo dos procedimentos da avaliação final e atestação dos alunos e dos estudos de monitoração do estado e tendências do desenvolvimento do sistema da educação;

 aproximação em degraus para a elaboração dos resultados planificados, para os instrumentos e para a apresentação dos dados;

 utilização do sistema de acumulação de avaliação (portfólio), que caracteriza a dinámica das conquistas educativas individuais;

 aplicação, junto com os trabalhos orais e escritos padronisados dos métodos de avaliação, como trabalhos prácticos, trabalhos criadores, auto-análise e auto-avaliação, observações, etc.;

 aplicação da informação de contexto sobre as condições e peculiaridades da realização dos programas na interpretação dos resultados de medições pedagógicas.

Apenas os resultados em disciplinas e meta-disciplinas, descritos na secção “O graduado aprenderá“, passam para a avaliação final na escola primária, cujos resultados são aplicados na decisão da possibilidade e impossibilidade de continuação dos estudos no próximo degrau.

A habilidade dos alunos de resolver os problemas práticos e cognitivos de estudos, é o objeto de avaliação final. É construida na base do material do sistema de conhecimentos de apoio, por meio de disciplinas de estudos, inclusive aqueles que se baseiam nas acções formadas de meta-disciplinas.

A habilidade de resolver os problemas de uma outra classe é o objecto de estudos de monitoração de géneros diferentes.

A assimilação de um sistema de conhecimentos de base em russo e em matemática, bem como domínio das acções de fala em meta-disciplinas, entre as quais cabe frisar experiências de leitura consciente e experiências de trabalho com a informação no degrau inicial dos estudos tem um significado especial para a continuação da educação.

Monitoração dos níveis federal e regional

Os estudos das conquistas educacionais dos escolares novos de princípio que começaram a ser realizados pela Academia Russa da Educação junto com o Instituto Federal das medições pedagógicas em 2007-2009 são os projetos sobre o digagnóstico de partida de prontidão dos escolares em diversas etapas

(11)

O projeto do estudo da prontidão dos primeiranistas para os estudos na escola serve de exemplo de um tal estudo. Durante o presente projeto foram examinados 36 mil primeiranistas de instituições de ensino de 8 regiões do país. Foi recolhida a informação sobre o nível do desenvolvimento cognitivo dos alunos, formação de premissas de alfabetizmo e de matemática, presença dos hábitos de estudo, etc.

O estudo da prontidão dos graduados da escola primária para o estudo na escola geral é a continuação do projeto. Depois de testar 11 mil dos alunos

do 5-o ano no início dos estudos na escola geral foram diagnosticadas os seus conhecimentos e habilidades, que constituem a base para a continuação dos estudos na escola geral (em matemática e língua russa). Ao mesmo tempo, foram avaliadas as habilidades dos estudos em geral, capacidade para a organização individual das actividades educacionais, motivação e capacidade de entrar em comunicação disciplinar, etc.

Em ambos os projetos estudou-se a situação na família (status socio-económico da família e apoio dos estudos na escola), estado da saude da criança e alguns outros factores.

Os dados, recebidos nestes estudos permitem tomar decisões nos níveis regionais sobre a organização do apoio individual a cada criança, aumentar a eficácia das actividades dos pedagogos na organização do processo educacional de pleno valor, orientado para o desenvolvimento de cada aluno. Os resultados dos estudos realizados são considerados na avaliação das actividades dos pedagogos e das instituições de educação.

Junto com os estudos científico-prácticos, uma série de organizações com base na experiência do Instituto Federal da Medições Pedagógicas realiza iniciativas na avaliação da qualidade da educação nos termos de prestação de servições pedidos pelas regiões.

Os objectivos destas actividades são:

 assistência à formação do sistema independente de avaliação da qualidade da educação na Rússia;

 assitência aos órgãos da gestão da educação das unidades federativas da Federação da Rússia na solução das tarefas administrativas e metodológico-educativas na gestão da educação;

 desenvolvimento das metodologias e tecnologias de provas na educação;

 popularização de diferentes aspectos de avaliação da qualidade da educação.

Desde 2007 foram formados três programas de iniciativas que se realizam em 20 regiões do país.

1. Monitoração das conquistas educacionais dos alunos. Uma atenção especial no quadro da presente direção é dada ao controlo das habilidades da educação geral, prácticas e espécies das actividades cognitivas com material das disciplinas concretas. A monitoração nas escolas primária,

(12)

básica e secundária realiza-se em 4 direções em matemática, língua russa, ciências e ciências humanas e sociais.

2. Peritagem da qualidade da preparação dos graduados com o

credenciamento estatal das instituições de educação. Os instrumentos para

a organização de provas estão apontados para a avaliação da conquista do padrão estatal da educação geral de 2004.

3. Controlo de prontidão para a atestação estatal final. As iniciativas realizam-se em duas direções:

 preparação para a atestação estatal (final) dos graduados da escola geral em nova forma;

 preparação para o Exame Estatal Único.

As provas elaboradas de propósito conforme os modelos aprovados da realização dos programas na educação, com consideração das especificações dos trabalhos de exames em disciplinas terminam de forma lógica os estudos de grandes blocos temáticos, permitem realizar o controlo pedagógico e, caso necessário, organizar rápidamente o sistema de iniciativas pedagógicas compensatórias.

Os resultados das iniciativas realizadas na avaliação da qualidade da educação podem ser usados para avaliar a eficácia do trabalho dos sistemas regionais de educação e sistemas do aumento da qualificação dos funcionários da educação, bem como das direcções do seu aperfeiçoamento; gestão da qualidade na educação, atestação dos quadros pedagógicos e credenciamento das instituições de educação.

Além dos programas estipulados anteriormente, na Rússia também realizam-se outros estudos de perspectiva na esfera de avaliação das competências dos alunos da escola primária e análises aprofundadas dos resultados da participação dos escolares russos nos estudos comparativos internacionais.

Monitoração das competências em estudos e disciplinas dos alunos da escola primária

Uma das tarefas actuais na esfera de avaliação das conquistas escolares é a aproximação de avaliação com a práctica educacional. Mesmo esta tarefa da criação do mecanismo da comunicação de retorno para o professor procura ser rezolvido pelo grupo de especialistas russos que elabora os instrumentos de monitoração das competências em estudos e disciplinas dos alunos da escola primária.

Os presentes instrumentos elaboram-se com base nas conquistas da psicologia pedagógica russa, relacionada com a escola científica do L.S. Vygódsky. Na base do instrumento está a compreenção do processo de educação como um “desenvolvimento cultural”.

(13)

Os criadores dos instrumentos concentraram-se no processo de apropriação dos meios culturais, modos de pensar e de acção como o essencial conteúdo da educação escolar.

Os instrumentos criados são orientados para a avaliação do meio dos escolares da escola primária de algumas espécies de “alfabetização” relacionadas com o domínio do conteúdo de actividades no quadro das disciplinas principais: matemática, ciências, linguística, de estudos, bem como competência na leitura dos textos artísticos e informativos.

Para o conjunto dos materiais de medição anexam-se os questionários para a colheita de dados adicionáis sobre os termos dos estudos e parámetros do processo de educação através do interrogatório dos alunos, professores, pais e administração da escola.

De 2006 até o presente momento os instrumentos passaram a aprovação em 12 unidades federais da Federação da Rússia com participação de uns 2,5 mil alunos da escola primária. Presentemente está para terminar a peritagem internacional dos instrumentos. Os trabalhos se realizam no quadro dos programas do Centro da Cooperação Internacional para o Desenvolvimento da Educação.

Os resultados da monitoração permitem avaliar tanto o sucesso individual do aluno, como do grupo de alunos. Por seu turno, as possibilidades nomeadas dos instrumentos permitem ao professor fixar de um modo objectivo os resultados do seu trabalho e também aperfeiçoar e desenvolver a sua práctica pedagógica.

Análise aprofundada dos resultados dos estudos internacionais comparativos da qualidade da educação PIRLS e PISA

Os estudos internacionais comparativos da qualidade de educação PIRLS e PISA, realizados em 2006 permitiram revelar uma particularidade importante na preparação dos escolares russos na esfera de competência na leitura. Nos PIRLS-2006 os alunos russos do 4-o ano demonstraram altos resultados na leitura. A Rússia liderou o grupo dos países-líderes dos estudos.

Nas provas PISA-2006 que verificam a alfabetização funcional dos alunos de 15 anos os resultados da Rússia são consideravelmente mais baixos que o índice médio dos países da Oragnização da Cooperação e Desenvolvimento Económico, tanto na competência da leitura, como na competência matemática e de ciências: 37-o – 40-o lugar entre os 57 países-participantes. Desta forma, cabe fixar a redução da qualidade das conquistas dos escolares depois de passar da escola primária para a escola geral. Por isso, para aumentar a qualidade da educação e garantir a igualdade do acesso a ela de todas as crianças, é preciso responder as perguntas: “Por que a compertência da leitura dos alunos russos do 8-o ano é mais baixa que dos alunos do 4-o ano?”, “Por que as diferentes escolas revelam diferentes resultados nos PIRLS e PISA?”.

(14)

A tarefa de responder estas perguntas foi colocada no projeto dedicado à análise dos resultados dos estudos internacionais PIRLS e PISA, que se realiza pelo Centro da Cooperação Internacional do Desenvolvimento da Educação em parceria com a Universidade Estatal – Escola Superior da Economia. Na base dos dados da análise aprofundada dos resultados dos PIRLS e PISA e dos estudos qualitativos adicionais definem-se as particularidades do sistema nacional da educação comparado com sistemas de educação mais eficazes e em contexto dos países com um potencial económico-social semelhante: revela-se a dinâmica da competência de leitura em diferentes degraus da educação; estabelecem-se as causas da ruptura no nível das conquistas na leitura em diferentes instituições de educação; descrevem-se as prácticas pedagógicas mais eficazes; e elaboram-se as estratégias e programas de auxílio a escolas e a pedagogos.

Fluxos de dados dos PIRLS e PISA, resultados de provas adicionais em diferentes degraus do ensino e dos estudos qualitativos em escolas de diferentes regiões da Rússia, servem de base informativo para os estudos.

Pedagogos tanto na Rússia, como nos países que passam pela etapa de transformação dos sistemas nacionais da educação, dirigentes dos órgãos da gestão da educação de todos os níveis, bem como aqueles que elaboram a política na esfera da educação são os destinatários de recomendações e sujestões.

O potencial institucional do sistema russo de avaliação da qualidade da educação

O trabalho na criação dos elementos do sistema pan-russo de avaliação da qualidade da educação realiza-se no quardo dos programas federais e do Projeto Nacional da Modernização Complexa da Educação. Em mais da metade das regiões da Rússia criam-se activamente os sistemas regionais de avaliação da qualidade da educação que participam no sistema dos estudos comparativos da qualidade da educação, relizados no nível federal e também organizam os próprios estudos de monitoração independentes.

A organização do OSOKO prevê o uso activo das estruturas de organização, dos mecanismos e dos procedimentos do Exame Estatal Único, da peritagem e certificação, do credenciamento, dos estudos de monitoração, das pesquisas diagnósticas, da colheita dos dados estatísticos, nas condições da sua modernização conforme a estratégia do desenvolvimento do sistema pan-russo de avaliação da qualidade da educação, bem como a criação de novas estruturas e mecanismos. Em diante apresentamos o esquema dos elementos vigentes do OSOKO.

(15)

O Ministério da Educação e da Ciência da Federação da Rússia formula

as prioridades na esfera da educação através do padrão estatal de educação.

O Serviço Federal de Supervisão na Esfera da Educação e da Ciência

realiza as iniciativas de controlo e supervisão nas regiões da Federação da Rússia visando a garantia do acesso dos jovens para a educação de qualidade e certificação das instituições da escola superior.

Ela inclui quatro elementos estruturais, orientados para as tarefas especiais na esfera de avaliação da qualidade da educação:

O Instituto Federal das Medições Pedagógicas elabora os materiais

padronizados de provas, e também realiza a preparação dos especialistas na esfera de avaliação da qualidade da educação para organizar e executar as iniciativas de avaliação.

O Centro Federal de Provas realiza o abastecimento tecnológico e

informativo da organização e execução do Exame Estatal Único na Rússia.

O Centro de Avaliação da Qualidade da Educação do Instituto de Conteúdo e dos Métodos do Ensino da Academia Russa da Educação participa

na organização e na execução dos estudos comparativos internacionais da qualidade da educação (PIRLS, TIMSS, PISA, CIVIC, SITES) na Rússia, participa na elaboração das garantias científico-metodológicas do Exame

SERVIÇO FEDERAL DE CONTROLO NA ESFERA DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA

Certificação e credenciamento das instituições da escola superior

INSTITUTO FEDERAL DAS MEDIÇÕES PEDAGÓGICAS CENTRO FEDERAL DAS PROVAS CENTRO DA PREPARAÇÃO DE TESTES SERVIÇO DE MONITORAÇÃO DE EDUCAÇÃO ORGANIZAÇÕES REGIONAIS:

Serviços de controlo e suoervisão na esfera da educação, centros de avaliação da qualidade da educação

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CIÊNCIA DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA ACADEMIA RUSSA DA EDUCAÇÃO CENTRO DE AVALIAÇÂO DA QUALIDADE DA EDUCAÇÃO SERVIÇO DE PERITAGEM E DE CERTIFICAÇÃO DO MATERIAIS DE PROVAS INSTITUTO FEDERAL DO DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO

(16)

Estatal Único, e também na elaboração do sistema de avaliação do alcance dos padrões educacionais da segunda geração.

Além disso, as garantias científico-metodológicas do OSOKO incluem institutos de pesquisas científicas regionais e federais, e também serviços regionais de supervisão e controlo na esfera da educação e centros de avaliação da qualidade da educação.

O sistema pan-russo da avaliação da qualidade cria-se com o objectivo de aperfeiçoamento do controlo e da gestão da qualidade da educação na Rússia, e também abastecimento de todos os participantes do processo educativo e da sociedade em geral com a informação sobre o nível das conquistas na educação.

A criação do sistema pan-russo de avaliação da qualidade da educação na educação contribuirá para o alcance dos seguintes objetivos importantes para todos:

 garantia da objetividade e justiça na admissão para instituições da educação;

 garantia de um espaço de educação único;

 aumento do nível da informação dos consumidores dos serviços de educação para tomar as decisões da importância vital (na continuação da educação ou no emprego);

 adoptação das decisões administrativas argumentadas pelos órgãos da gestão na educação em diferentes níveis;

 formação do potencial pericial nacional;

 criação do sistema da preparação e treinamento dos proficionais na esfera de medições pedagógicas e de avaliação da qualidade da educação.

Referências

Documentos relacionados

Tratamento da sintomatologia do refluxo do suco gástrico para o esófago (doença do refluxo gastroesofágico): O médico decidirá qual dose que deve ser administrada dependendo do

Gilmore (2) publicou um trabalho.. descrevendo desestruturações no canal inguinal caracterizadas por três achados operatórios: 1) ruptura da aponeurose do músculo oblíquo externo

Estes limites são avaliados antes do envio de cada ordem ao sistema de negociação, permitindo estabelecer, para cada comitente¹, os seguintes parâmetros de negociação:

As espécies exóticas utilizadas em processos de recuperação, além de impedirem a sucessão por não estabelecerem interações interespecíficas nos ecossistemas brasileiros, tendem

Já na camada mediana do solo, o cultivar Catuaí 15 apresentou aumentos lineares no comprimento radicular específico - indicando produção de raízes mais finas - com o aumento

Este trabalho discute os aspectos relacionados ao universo das práticas de seleção de pessoas utilizadas nas organizações públicas brasileiras; os processos de mudanças

Durante as quatro semanas de permanência no Hospital Lusíadas, tive a oportunidade de assistir a várias das actividades desenvolvidas pela Ginecologia e Obstetrícia,

Fluminense, UFF; Alberto Efendy Maldonado de la Torre, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, UNISINOS; Alexandre Almeida Barbalho, Universidade Estadual do Ceará, UEC; Amparo