• Nenhum resultado encontrado

Aplicativo para a Geolocalização de Ônibus e Transporte de Estudantes

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aplicativo para a Geolocalização de Ônibus e Transporte de Estudantes"

Copied!
33
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA

ADRIANO KARAS GONÇALVES GUSTAVO DE SOUZA FRANCISCO

Aplicativo para a Geolocalização de Ônibus e Transporte de

Estudantes

Tubarão 2020

(2)

ADRIANO KARAS GONÇALVES GUSTAVO DE SOUZA FRANCISCO

Aplicativo para a Geolocalização de Ônibus e Transporte de

Estudantes

Trabalho de conclusão de curso apresentado ao curso de Ciências da Computação como parte dos requisitos exigidos para a obtenção do título de Bacharel em Sistemas de Informação da Universidade do Sul de Santa Catarina.

______________, ________ de ________________ de 20 ____. Local dia mês ano

____________________________________________ Prof. e Orientador Luciano Sávio

____________________________________________ Prof. Márcia Giraldi

____________________________________________ Prof. Silvana Dal-Bó

(3)

RESUMO

Resumo. Este artigo descreve um sistema para auxiliar o transporte de estudantes e

facilitar a compra de passagens aos mesmos. Através do uso de recursos de geolocalização como o GPS e o desenvolvimento através do React Native o sistema possibilitará a compra de passagens pelo App e rastrear a localização do ônibus em tempo real, para que possa garantir seu transporte com comodidade.

Palavras-chaves: GPS, React Native, Transporte, Ônibus, Geolocalização.

Abstract. This article describes a system to help transport students and facilitate the purchase of tickets for students. Through the use of geolocation features such as GPS and the development through React Native the system will enable the purchase of tickets through the App and track the location of the bus in real time, so that you can guarantee its transport with convenience.

(4)

LISTA DE ILUSTRAÇÕES

Figura 1 – Cobertura VIVO...10

Figura 2 – Tela de Login...12

Figura 3 – Tela de Cadastro...13

Figura 4 – Tela de Login (Mensagem de erro 1)...13

Figura 5 – Tela de Login (Mensagem de erro 2)...14

Figura 6 – Tela de compra de passagem (Visão do Passageiro)...15

Figura 7 – Tela de compra de passagem (Visão do Passageiro)...15

Figura 8 – Tela de confirmar/cancelar ida (Visão do Passageiro)...16

Figura 9 – Tela do mapa (Visão do Passageiro/Motorista)...17

Figura 10 – Tela listando usuários cadastrados no ponto (Visão do Motorista)...17

Figura 11 – Tela de Pendências (Visão do Administrador)...18

Figura 12 – Tela de administração (Visão do Administrador)...19

Figura 13 – Menu Lateral (Visão do Passageiro)...20

Figura 14 – Tela de Histórico de Transações (Visão do Passageiro)...20

Figura 15 – Tela Menu Lateral (Visão do Administrador)...21

Figura 16 – Tela do mapa com o menu do motorista aberto (Visão do Motorista)...22

Figura 17 – Modelo Entidade Relacionamento...22

Figura 18 – Diagrama de Caso de Uso...23

(5)

LISTA DE TABELAS

Tabela 1 – Requisitos Funcionais...10

Tabela 2 – Requisitos Não Funcionais...11

Tabela 3 – Caso de Uso: Confirmar Chegada...23

Tabela 4 – Caso de Uso: Informar Atraso...24

Tabela 5 – Caso de Uso: Cadastrar...24

Tabela 6 – Caso de Uso: Histórico de Compras...24

Tabela 7 – Caso de Uso: Logar...25

Tabela 8 – Caso de Uso: Consultar Saldo...25

Tabela 9 – Caso de Uso: Comprar Passagem...25

Tabela 10 – Caso de Uso: Recuperar Senha...26

Tabela 11 – Caso de Uso: Abrir Mapa...26

Tabela 12 – Caso de Uso: Selecionar Ponto de Ônibus...27

Tabela 13 – Caso de Uso: Confirmar Ida...27

Tabela 14 – Caso de Uso: Cancelar Ida...28

Tabela 15 – Caso de Uso: Alterar Permissão...28

Tabela 16 – Caso de Uso: Alterar Custo da Passagem...28

(6)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO...7 2 TRABALHOS CORRELATOS...8 3 OBJETIVOS...8 3.1 OBJETIVO GERAL...8 3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS...9 4 SOLUÇÃO...9

4.1 PROJETO LÓGICO DO SISTEMA...9

4.1.1 Análise e Levantamento dos Requisitos...9

4.1.2 Limitações de Sinal...10

4.1.3 Requisitos...10

4.1.4 Funcionalidades...12

4.1.5 Modelo Entidade Relacionamento...22

4.1.6 Modelagem UML...23 4.1.7 Diagrama de Classes...29 5 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO...30 6 RESULTADOS ESPERADOS...30 7 TECNOLOGIAS UTILIZADAS...30 8 CONSIDERAÇÕES FINAIS...31 9 CONCLUSÃO...32 REFERÊNCIAS...33

(7)

1 INTRODUÇÃO

Há poucos anos seria necessário enfrentar uma fila de banco para realizar

transações, assim teríamos que ir até uma lotérica para pagar boletos, mas atualmente podemos fazer tudo na comodidade da sua casa através de algum aplicativo ou web site. Um exemplo disso é a empresa Nubank que desenvolveu um aplicativo bancário totalmente digital, onde qualquer tipo de transação ou suporte ocorre através do celular poupando horas de filas ou em ligações.

A comodidade e rapidez na compra de passagens de forma online de qualquer lugar que estejamos e a garantia de não perder o horário do ônibus é o objetivo principal deste trabalho, garantindo a compra de passagens pelo aplicativo e evitando o trabalho de ir até a empresa, esperar todo processo de impressão, filas, demora do sistema, ou até mesmo quando esquecer de comprar com antecedência e necessitar das passagens na hora de utilizar o transporte. Garantindo o acesso ao transporte sem precisar das passagens impressas e o rastreamento do ônibus em tempo real através do uso do GPS.

No trecho das cidades de Braço do Norte a Tubarão, a empresa TCL (Transportes Capivari Ltda.) leva diariamente em média cerca de 60 alunos até a faculdade Unisul. Através do rastreio do ônibus em tempo real os estudantes não ficarão mais esperando pelo ônibus por um longo tempo, desinformados sobre a posição do ônibus, pois muitas vezes os mesmos chegam pouco tempo após o ônibus ter passado pelo ponto de coleta e ficam esperando e/ou cogitando se o transporte ainda não passou por lá, e somente depois de um longo tempo de espera ou perguntando para alguma pessoa que já está no ônibus, descobrem que perderam e terão esperar o próximo ônibus chegar ou pedir para o mesmo voltar, causando um atraso que prejudicará todos os outros estudantes.

Outro ponto forte deste projeto é a importância do motorista ter a informação de exatamente quais passageiros pegarão o ônibus em cada ponto de coleta de estudantes, evitando a frustração dos mesmos perdendo o transporte por questão de minutos ou por questão de falta de atenção do motorista, com a lista de passageiros informada em cada ponto de coleta o motorista poderá verificar a lista de passageiros que esperam naquele ponto e então terá que verificar se todos que pegariam naquele ponto já estão no ônibus.

O processamento e uso de informações relacionadas ao espaço geográfico baseia-se no posicionamento de acordo com um sistema de coordenadas, normalmente latitude e longitude, que pode ser obtido através da técnica de geocoding. Atualmente, a visualização desses dados é possível através de serviços de mapas, tais como o Leaflet, Open Street Maps (OSM), Google Maps, entre outros.

O uso do GPS (Sistema de Posicionamento Global) é um recurso que tem sido muito utilizado no estágio atual da tecnologia, Apps como Uber, Waze e BlaBlaCar e até jogos como Pokémon Go utilizam do GPS como um dos principais recursos de seu programa.

(8)

2 TRABALHOS CORRELATOS

Aplicativo Waze

O aplicativo “Waze”, desenvolvido pela startup Waze Mobile de Israel, é um dos aplicativos mais populares para motoristas, que além de servir como GPS, calcula a melhor rota e trajetos para o ponto destino, também mostra, por exemplo, postos de gasolina no Mapa. O aplicativo funciona com a colaboração em tempo real com os seus usuários, informando, por exemplo, a velocidade de tráfego da região que o usuário se encontra.

Aplicativo Cadê o Ônibus?

O aplicativo “Cadê o Ônibus?”, desenvolvido pela empresa Nano IT é um aplicativo totalmente gratuito para a Geolocalização de ônibus do sistema de transporte público. Através do App é possível ver todas as ruas pelas quais a linha passa, além do percurso e o horário de partida das linhas selecionadas. O App funciona em algumas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

Société de Transport de Montréal

A STM é uma empresa de transporte público, que está no coração do desenvolvimento sustentável da região de Montreal. A um custo razoável, o STM estabelece, opera e mantém uma rede de trânsito eficiente e integrada, contribuindo para o seu desenvolvimento. Em seu site possuem uma aplicação web que permite ao usuário colocar uma origem e destino, então mostra todos os pontos de coleta por onde passará e mostra o metro em tempo real no mapa.

3 OBJETIVOS

3.1 OBJETIVO GERAL

Manter os passageiros informados sobre a localização do ônibus e horários de chegada em cada ponto, manter o motorista informado sobre os passageiros que vão pegar o ônibus em cada ponto e disponibilizar a compra e uso de passagens virtuais.

3.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Desenvolver uma tela mostrando o ônibus em tempo real e os pontos por onde o ônibus passará;

• Mostrar a lista de passageiros em cada ponto para manter o motorista informado sobre quem vai ou não no dia em cada ponto;

• Desenvolver uma tela para permitir o usuário comprar passagens para otimizar a compra de passagens;

(9)

4 SOLUÇÃO

Desenvolver um aplicativo para dispositivos móveis que, com sua utilização, permitirá que um passageiro acompanhe o ônibus em um mapa com todos os pontos onde o ônibus passará, e o horário estimado para chegada, o passageiro poderá apertar no ponto que deseja e confirmar a ida. O motorista poderá ver todos os passageiros que confirmaram a ida em cada ponto, garantindo que não deixará ninguém para trás. Além disso, o passageiro poderá comprar passagens virtuais e consultar o histórico de compras e uso de passagens.

4.1 PROJETO LÓGICO DO SISTEMA

4.1.1 Análise e Levantamento dos Requisitos

Foi realizada uma entrevista com profissionais na área de transporte de estudantes da empresa de transportes TCL de Braço do Norte e também com os estudantes da Universidade do Sul de Santa Catarina.

Foi verificado com os estudantes da Unisul dos quais utilizavam ônibus, quais dificuldades e sugestões possuíam sobre o transporte, dos quais destacaram-se a dificuldade de compra de passagens e problemas com o horário do ônibus, algo que costuma ser muitas vezes instável.

Logo após, na entrevista realizada com os profissionais foi destacado o que era necessário para poder usar o aplicativo privado de transporte, documentos requeridos como carteirinha do ônibus, e-mail e telefone para o cadastro no App.

(10)

4.1.2 Limitações de Sinal

Figura 1 – Cobertura VIVO

Fonte: Site da operadora Vivo, 2020.

Para usar o aplicativo é necessário ter uma conexão com a internet, seja 3G/4G ou Wi-Fi. Atualmente a maior parte dos ônibus disponibilizam uma rede Wi-Fi para os passageiros se conectarem, a área de cobertura das operadoras no Brasil é maior que 80%, segundo o site da Anatel.

No caso da cobertura da empresa VIVO mostrada na figura 1, é possível ver que apenas um pequeno trecho entre as cidades de Braço do Norte e Gravatal fica sem sinal, e geralmente nesse trecho não tem passageiros esperando, mas mesmo em trechos sem cobertura de rede, será possível ver última posição do ônibus e também o horário estimado para chegada no ponto.

4.1.3 Requisitos

Tabela 1 – Requisitos Funcionais

Título Descrição

RF01. Cadastro de Usuários Cadastro de usuário passageiro com todos os requisitos exigidos, nome, telefone e foto da carteirinha.

RF02. Gerenciamento de Cadastros Gerenciar os cadastros feitos através do App, podendo aprovar ou recusar o mesmo. Somente o usuário com permissão de administrador poderá utilizar essa

(11)

ferramenta.

RF03. Compra de Passagem Habilitar a compra de passagens no App. Podendo comprar de 1 a n passagens com os meios de pagamento que o MercadoPago proporciona.

RF04. Acompanhamento do Ônibus Acompanhar a localização do ônibus em tempo real através do mapa.

RF05. Ação Cadastro no Ponto de

Ônibus

Incluir o usuário passageiro atual na lista de passageiros do ponto selecionado, descontando uma passagem virtual no cadastro. Somente o usuário passageiro poderá utilizar essa ferramenta.

RF06. Histórico de Transações Consultar o histórico de transações realizadas no App.

RF07. Ação Confirmar Chegada Confirmar a chegada do ônibus no ponto de ônibus destino, gerando uma notificação aos usuários cadastrados no ponto. Somente o usuário motorista poderá utilizar essa ferramenta.

RF08. Ação Cancelar Ida Caso o usuário passageiro se cadastre no ponto de ônibus, poderá cancelar até o ônibus chegar no destino para remover o mesmo da lista de passageiros, devolvendo a passagem utilizada.

RF09. Login de Usuários Autenticação de usuários.

RF10. Alterar Permissão Alterar a permissão de usuários cadastrados. Somente o administrador pode acessar essa ferramenta.

RF11. Alterar Preço da Passagem Altera o preço da passagem para o usuário passageiro.

Somente o administrador pode acessar essa ferramenta.

Tabela 2 – Requisitos Não Funcionais

Título Descrição

RNF01. Restrição de Cadastro no Ponto de Ônibus

O usuário passageiro só poderá se cadastrar no ponto de ônibus caso tenha ao menos uma passagem em sua conta.

(12)

mail acesso ao sistema. Portanto, não é possível ter duas contas com o mesmo e-mail.

RNF03. Restrição de Login O usuário só poderá utilizar o App caso tenha sido aceito por um administrador.

RNF04. Restrição de Cadastro em Ponto de Ônibus

O usuário passageiro só poderá se cadastrar em 1 ponto de ônibus simultaneamente.

4.1.4 Funcionalidades

4.1.4.1 Login/Registro

Logo que entra no aplicativo será exibido uma tela de login para logar ou se registrar com e-mail e senha e uma foto da carteirinha do ônibus, essas informações serão enviados por e-mail para empresa, para eles fazerem a conferência dos documentos e, posteriormente, a aprovação ou rejeição do usuário.

Figura 2 – Tela de Login

Fonte: do autor.

Na figura 2, é possível ver a tela inicial do aplicativo, podendo informar os dados para entrar ou selecionar a opção de “Ainda não possui conta?” para registrar uma nova ou “Esqueceu a senha?” para recuperar a senha.

(13)

Figura 3 – Tela de Cadastro

Fonte: do autor.

Através da figura 3 é possível ver a tela de cadastro do sistema, após incluir todos os campos necessários poderá registrar sua conta ou selecionando a opção “Já possui conta?” o levará de volta para a tela de login.

Figura 4 – Tela de Login (Mensagem de erro 1)

(14)

A figura 4 mostra o erro causado por tentar entrar sem o e-mail cadastrado no sistema.

Figura 5 – Tela de Login (Mensagem de erro 2)

Fonte: do autor.

A figura 5 mostra o erro causado pelo usuário tentar entrar no sistema antes do cadastro ser aprovado.

4.1.4.2 Compra das passagens

O passageiro possui um saldo que é o número de passagens que ele possui, para a compra das passagens virtuais será utilizado a API do Mercado Pago, assim que a compra for confirmada o saldo aumentará de acordo com o número de passagens compradas.

(15)

Figura 6 – Tela de compra de passagem (Visão do Passageiro)

Fonte: do autor.

Na figura 6, é possível ver a tela de compra de passagens, que possui campo para digitar o número de passagens que deseja comprar, um campo com o valor total.

Figura 7 – Tela de compra de passagem (Visão do Passageiro)

Fonte: do autor.

Na figura 7, é possível ver como se dá o preenchimento de dados para efetivar a compra de passagens, aumentando o saldo de passagens após a confirmação do pagamento.

(16)

4.1.4.3 Uso das passagens virtuais

Quando o usuário passageiro for se cadastrar em um ponto de ônibus, será necessário haver ao menos uma passagem, quando o usuário confirmar sua presença no ponto, será descontado uma passagem do saldo do mesmo.

Figura 8 – Tela de confirmar/cancelar ida (Visão do Passageiro)

Fonte: do autor.

O passageiro poderá confirmar sua presença no ponto ou cancelar, como mostrado na figura 8.

(17)

Figura 9 – Tela do mapa (Visão do Passageiro/Motorista)

Fonte: do autor.

Através da opção “Mapa” escolhida no menu lateral é possível ter acesso em tempo real à localização do ônibus e sua rota através do mapa exibido na app, mostrado na figura 9.

4.1.4.5 Paradas de ônibus

Figura 10 – Tela listando usuários cadastrados no ponto (Visão do

Motorista)

(18)

As paradas de ônibus, mostram onde os usuários estudantes pegarão o ônibus, será escolhido pela empresa em pontos de coleta específicos, nos quais os usuários poderão indicar sua presença em cada ponto de ônibus. Cada parada contará com uma lista de todos os usuários que confirmaram sua presença na mesma (Figura 10) para que o motorista garanta que todos os estudantes estejam no ônibus.

4.1.4.6 Aprovar Usuários

Figura 11 – Tela de Pendências (Visão do Administrador)

Fonte: do autor.

Na Tela de Pendências (Figura 11), será exibido todos os usuários que solicitaram cadastro no sistema e estão com status pendente, possibilitando o administrador aprovar ou recusar os cadastros.

(19)

Figura 12 – Tela de administração (Visão do Administrador)

Fonte: do autor.

Na tela de administração, é possível pesquisar pelos usuários, ver sua permissão atual e modificá-la. Selecionando sua permissão o app exibirá as permissões disponíveis para serem selecionadas, para alterar a permissão é necessário escolher a permissão desejada e, após isso, efetivar com o botão “Aplicar”, mostrado na figura 12.

Nessa mesma tela também é possível alterar o preço individual da passagem e confirmar a troca selecionando o botão “Aplicar” ao lado do campo de texto.

(20)

Figura 13 – Menu Lateral (Visão do Passageiro)

Fonte: do autor.

A consulta de saldo está incluída no menu lateral, ao lado do saldo mostrado o app possui um botão para atualizar o saldo após um uso ou uma compra para exibir a quantidade atual de passagens, como mostrado na figura 13.

4.1.4.9 Consultar Transações

Figura 14 – Tela de Histórico de Transações (Visão do Passageiro)

(21)

Através da tela de transações (Figura 14) é possível ver o histórico de transações do usuário, como operação de uso ou compra de passagens, quantidade, valor e data da transação.

4.1.4.10 Menu Lateral

Figura 15 – Tela Menu Lateral (Visão do Administrador)

Fonte: do autor.

Através do Menu lateral o usuário pode ver suas informações como nome, e-mail e outras opções de navegação entre as telas de acordo com sua permissão, como mostrado na figura 15.

(22)

4.1.4.11 Tela do Mapa

Figura 16 – Tela do mapa com o menu do motorista aberto (Visão do

Motorista)

Fonte: do autor.

Tela do mapa com o menu do motorista aberto, com as opções de confirmar a chegada no ponto e ver os passageiros que estão cadastrados naquele ponto, como mostrado na figura 16.

4.1.5 Modelo Entidade Relacionamento

Figura 17 – Modelo Entidade Relacionamento

(23)

4.1.6 Modelagem UML

4.1.6.1 Diagrama de Caso de Uso

Figura 18 – Diagrama de Caso de Uso

Fonte: do autor.

Tabela 3 – Caso de Uso: Confirmar Chegada

Confirmar Chegada

Descrição: O ator poderá selecionar a ação de

confirmar chegada para informar os estudantes.

Atores: Motorista

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login

2. Conexão com internet

Cenário Principal: O ator selecionará a ação de confirmar

chegada assim que chegar no ponto de ônibus da rota atual, gerando uma notificação aos passageiros cadastrados naquele ponto.

(24)

Tabela 4 – Caso de Uso: Informar Atraso

Informar Atraso

Descrição: O ator poderá selecionar a ação de informar

atraso para alertar os passageiros.

Atores: Motorista

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login

Cenário Principal: O ator selecionará a ação de informar atraso

para gerar uma notificação a todos os passageiros cadastrados avisando-os do atraso.

Tabela 5 – Caso de Uso: Cadastrar

Cadastrar

Descrição: O ator poderá fazer o cadastro para o uso do

sistema.

Atores: Passageiro, Motorista

Pré-Condições: 1. Possuir uma carteirinha de ônibus,

ou comprovante de motorista 2. Conexão com Internet

Cenário Principal: O ator seleciona a opção “não tenho conta”

para entrar no cadastro, após isso preencherá todos os campos exigidos e aguardará ser aprovado.

Tabela 6 – Caso de Uso: Histórico de Compras

Histórico de Compras

Descrição: O ator acessa o seu histórico de compras

para checar suas transações anteriores.

Atores: Passageiro

(25)

2. É necessário fazer o login 3. Ter comprado passagens previamente

Cenário Principal: O ator seleciona a opção de histórico de

compras para checar o valor, data e quantidade de passagens que comprou em transações anteriores.

Tabela 7 – Caso de Uso: Logar

Logar

Descrição: O usuário poderá fazer o login para acessar

o sistema.

Atores: Passageiro, Motorista, Administrador

Pré-Condições: 1. Conexão com Internet

2. Cadastrado no Sistema

Cenário Principal: O usuário acessa a tela inicial do app para

fazer o login.

Tabela 8 – Caso de Uso: Consultar Saldo

Consultar Saldo

Descrição: O ator poderá consultar seu saldo disponível

para a compra de passagens.

Atores: Passageiro

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login

Cenário Principal: O ator acessa o menu lateral para checar o

saldo disponível;

Tabela 9 – Caso de Uso: Comprar Passagem

Comprar Passagem

(26)

Atores: Passageiro

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login

2. É necessário um meio de pagamento válido

Cenário Principal: O ator acessa a tela de comprar passagem

para realizar a transação, informando a quantidade que deseja comprar e clicando no botão pagar, onde será redirecionado para a página do mercado pago para fazer o pagamento..

Tabela 10 – Caso de Uso: Recuperar Senha

Recuperar Senha

Descrição: O ator selecionará a opção de recuperar

senha para receber novamente.

Atores: Passageiro, Motorista, Administrador

Pré-Condições: 1. Conexão com Internet.

Cenário Principal: O ator esquece a sua senha de login e

seleciona a opção de recuperar senha para inserir seu e-mail e a senha será enviada ao e-mail.

Tabela 11 – Caso de Uso: Abrir Mapa

Abrir Mapa

Descrição: O ator consegue acessar o mapa para checar

a rota do ônibus e os pontos de ônibus.

Atores: Passageiro, Motorista, Administrador

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login.

2. Conexão com internet

Cenário Principal: O ator seleciona a aba de mapa para checar

informações sobre o mapa, como a localização atual do ônibus, o destino do ônibus e os pontos de ônibus.

(27)

Tabela 12 – Caso de Uso: Selecionar Ponto de Ônibus

Selecionar Ponto de Ônibus

Descrição: O ator seleciona o ponto de ônibus para

exibir o horário estimado de chegada, podendo confirmar sua ida ou cancelar a mesma. O usuário motorista poderá confirmar sua chegada no ponto e ver a lista de passageiros.

Atores: Passageiro, Motorista

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login

2. Conexão com internet 3. Mapa Aberto

Cenário Principal: O ator abre o mapa e seleciona o ponto de

ônibus no qual deseja interagir.

Tabela 13 – Caso de Uso: Confirmar Ida

Confirmar Ida

Descrição: O ator passageiro seleciona a opção de

confirmar ida para incluir o mesmo na lista de espera no ponto de ônibus previamente escolhido.

Atores: Passageiro

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login

2. Conexão com internet 3. Mapa Aberto

4. Ponto de Ônibus selecionado 5. Saldo de Passagem maior que 0.

Cenário Principal: O ator abre o mapa, seleciona o ponto de

ônibus que deseja e confirma sua ida ao mesmo.

(28)

Tabela 14 – Caso de Uso: Cancelar Ida

Cancelar Ida

Descrição: O ator seleciona a opção de cancelar a ida

para excluir o mesmo da lista de espera, caso esteja cadastrado.

Atores: Passageiro

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login

2. Conexão com internet 3. Mapa Aberto

4. Ponto de Ônibus selecionado 5. Cadastrado no Ponto de Ônibus escolhido

Cenário Principal: O ator abre o mapa, seleciona o ponto de

ônibus que deseja e cancela a ida caso tenha marcado sua presença anteriormente.

Tabela 15 – Caso de Uso: Alterar Permissão

Alterar Permissão

Descrição: O ator pode alterar a permissão dos demais

usuários cadastrados.

Atores: Administrador

Pré-Condições: 1. É necessário fazer o login

2. Conexão com internet

Cenário Principal: O ator abre o menu de alterar permissão,

busca o usuário e altera a permissão do mesmo.

Tabela 16 – Caso de Uso: Alterar Custo da Passagem

Alterar Custo da Passagem

Descrição: O ator pode alterar o custo individual das

passagens para os passageiros comprarem.

(29)

Pré-Condições: 1. Usuário logado 2. Conexão com internet

Cenário Principal: O ator abre o menu para alterar o custo das

passagens e seleciona o novo valor.

Tabela 17 – Caso de Uso: Aprovar Cadastro

Aprovar Cadastro

Descrição: O ator pode aprovar o cadastro de um

usuário.

Atores: Administrador

Pré-Condições: 1. Usuário logado

2. Conexão com internet

3. Um usuário precisa solicitar o registro no app para que apareça na lista de pendências.

4. O ator deverá conferir as informações do registro do usuário no e-mail previamente para decidir se vai aprovar ou não.

Cenário Principal: O ator abre o menu de Pendências e

seleciona a opção Aprovar ao lado do usuário que deseja.

4.1.7 Diagrama de Classes

Figura 19 – Diagrama de Classes

(30)

5 PROJETO DE IMPLANTAÇÃO

Para o uso de diversos usuários simultaneamente ao aplicativo, é necessário a instalação em um servidor, necessitando do PostgreSQL para o gerenciamento do banco. A empresa que usará o aplicativo também precisará configurar uma conta do mercado pago para receber o dinheiro das passagens

Para o uso do aplicativo é necessário que o usuário possua um dispositivo com iOS 6.0 ou Android 7.0 ou versões mais recentes e conexão com internet. Já para o rastreamento do ônibus é necessário que o motorista possua sua localização ativada para que todos os outros usuários possam ver onde o ônibus está.

Uma alternativa caso o motorista não possua celular ou conexão é possível o rastreamento do ônibus através de um rastreador GPS, o qual terá a mesma função do celular do motorista. Também será necessário cadastrar os pontos previamente nos locais onde o ônibus passará.

6 RESULTADOS ESPERADOS

É esperado que o usuário passageiro, através das opções de comodidade e usabilidade que o aplicativo possui, tenha muito mais facilidade de lidar com seu transporte fretado até seu destino, sem a necessidade de carregar passes e garantindo sua viagem tanto pela localização do ônibus e também pelo cadastro no ponto de ônibus para que o motorista veja que este usuário vai pegar o ônibus.

Também é esperado que os administradores possuam mais controle sobre seus motoristas tendo acesso à sua localização em tempo real, também da aprovação de cadastros, a qual será muito rápida e simples, e finalmente, o sistema do preço das passagens, a qual pode mudar o preço em segundos.

7 TECNOLOGIAS UTILIZADAS

Visual Studio Code. O Visual Studio Code é um editor de código simplificado com

suporte para operações de desenvolvimento como depuração, execução de tarefas e controle de versão. Seu objetivo é fornecer apenas as ferramentas de que um desenvolvedor precisa para um ciclo rápido de depuração de código.

React-Native. React Native é uma biblioteca Javascript criada pelo Facebook. É usada

para desenvolver aplicativos para os sistemas Android e iOS de forma nativa.

Android Emulator. O Android Emulator simula dispositivos Android no seu

computador. Assim, você pode testar seu aplicativo em diversos dispositivos e níveis da API do Android, sem precisar ter todos os dispositivos físicos.

O emulador oferece quase todos os recursos de um dispositivo Android real. É possível simular o recebimento de chamadas telefônicas e mensagens de texto, especificar o local do dispositivo, simular diferentes velocidades de rede, simular rotação e outros sensores de hardware, acessar a Google Play Store e muito mais.

(31)

Node.js. O Node.js é um ambiente de execução Javascript server-side. Com ele é

possível criar aplicações Javascript para rodar como uma aplicação standalone em uma máquina, não dependendo de um browser para a execução.

Nodemailer. É um módulo para aplicações Node.js que permite mandar e-mails com

facilidade.

Express.js. O Express usado para APIs possui uma miríade de métodos utilitários

HTTP e middleware a seu dispor, para criar uma API robusta rápida e fácil.

Postman. O Postman é uma plataforma que colabora para o desenvolvimento de APIs.

Os recursos do Postman simplificam cada etapa da construção de uma API e agilizam a colaboração para que você possa criar API 's melhores e rápido.

API Mercado Pago. A API Mercado Pago é uma API robusta e flexível para que você

possa se integrar ao Mercado Pago da maneira que melhor se adequa ao seu negócio. É uma interface de programação que permite trocar informações com a plataforma de pagamento Mercado Pago.

PostgreSQL. PostgreSQL é um poderoso sistema de banco de dados relacional de

objeto de código aberto com mais de 30 anos de desenvolvimento ativo que lhe rendeu uma forte reputação de confiabilidade, robustez de recursos e desempenho.

Javascript. JavaScript é uma linguagem de programação que permite a você criar

conteúdo que se atualiza dinamicamente, controlar multimídias, imagens animadas entre outras funcionalidades.

Knex. Knex.js é um query builder para Node.js que é capaz de conectar com:

Postgres, SqlServer, Mysql, Maria Db, Oracle, Amazon Redshift e SQLite3. Com o Knex obtemos controle de fluxo assíncrono respostas padronizadas entre diferentes bancos. Conta também com um sistema de migrações.

8 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O aplicativo apresentado buscou uma solução para típicos problemas em relação ao transporte fretado. O aplicativo é um meio de proporcionar segurança e comodidade ao usuário através de suas ferramentas de rastreio e compra e uso das passagens.

O primeiro passo do trabalho foi identificar os principais problemas no sistema de transporte através da pesquisa realizada com os estudantes da Unisul e profissionais da área de transporte. Após isso, foram decididos os principais objetivos do trabalho dos quais destacavam-se o rastreio do transporte em tempo real e a compra e uso das passagens de maneira virtual.

Com todas as informações obtidas até então e as tecnologias escolhidas, iniciou-se o desenvolvimento do projeto, o qual mostrou-se promissor desde o início,

(32)

obtendo um progresso muito rápido. Vários problemas, erros de compatibilidade de versão dos módulos instalados e problemas de desempenho por bugs e pouco conhecimento das tecnologias utilizadas no projeto apareceram, tornando necessário muito tempo e pesquisa para tornar o app utilizável e otimizado para o uso de diversos dispositivos móveis.

Finalmente, conforme o desenvolvimento do aplicativo surgiram algumas limitações, mas também, novas ideias de cada vez mais melhorar o desenvolvimento final, podendo adaptar o aplicativo para uso público e também para mais de uma empresa.

9 CONCLUSÃO

De forma geral, os objetivos definidos foram concluídos, desde aprender a utilizar as novas tecnologias até incluir elas no desenvolvimento do aplicativo. Durante o desenvolvimento do aplicativo vários problemas surgiram, o que gerou ainda mais desafios e metas para a equipe. Foi desenvolvido o rastreio em tempo real e a possibilidade de compra e uso de passagens que eram os grandes objetivos desse projeto para facilitar e ajudar estudantes que necessitam de transporte fretado.

O aplicativo possui algumas limitações, como a necessidade de área de telefone e internet para que possa rastrear e também ser rastreado pelos usuários, mas visa principalmente servir empresas de transporte que queiram dar um suporte melhor aos seus clientes, se adaptando à frente de outras semelhantes.

Por fim, grandes dificuldades foram encontradas, como a aprendizagem de quase todas as tecnologias utilizadas que eram completamente novas para a equipe, mas o protótipo se mostra bastante promissor, estando completamente funcional para dispositivos Android e iOS.

(33)

REFERÊNCIAS

SILVEIRA, Athus. Como usar o aplicativo Cadê o Ônibus? para acompanhar rota em tempo real | TechTudo, 2019. Disponível em: <https://www.techtudo.com.br/dicas- etutoriais/2019/03/como-usar-o-aplicativo-cade-o-onibus-para-acompanhar-rota-emtempo-real.ghtml> Acesso em: 29 de junho de 2020.

REACT NATIVE. In: WIKIPÉDIA, a enciclopédia livre. Flórida: Wikimedia Foundation, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/w/index.php? title=React_Native&oldid=59769455>. Acesso em: 09 nov. 2020.

Waze. In: WIKIPÉDIA: a enciclopédia livre. Wikimedia, 2020. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Waze>. Acesso em: 21 abr. 2020.>

BOCARD, Taysa.O QUE É GEOLOCALIZAÇÃO? SAIBA PORQUE USAR NO SEU APLICATIVO, 2019. Disponível em:

<https://usemobile.com.br/geolocalizacao-guia/>. Acesso em: 17 mar. 2020. Figura 3, Disponível em:

<https://www.vivo.com.br/para-voce/por-que-vivo/qualidade/cobertura>. Acesso em: 2 de jul. de 2020.

GeoCoding. Google, 2020. Disponível em:

<https://developers.google.com/maps/documentation/geocoding/start>. Acesso em: 15 de jun. de 2020.

Referência API, Mercado Pago, 2020. Disponível em:

<https://www.mercadopago.com.br/developers/pt/reference/>. Acesso em: 09 nov. 2020.

The Postman API Platform. Postman, 2020. Disponível em:

<https://www.postman.com/api-platform/>. Acesso em: 09 de nov. de 2020. Javascript, 2020. Disponível em:

<https://developer.mozilla.org/pt-BR/docs/Learn/JavaScript/First_steps/ O_que_e_JavaScript>. Acesso em: 08 de nov. de 2020.

PostgreSQL, 2020. Disponível em: <https://www.postgresql.org/>. Acesso em: 08 de nov. de 2020.

Knex, 2020. Disponível em: <https://www.dicastech.net/tudo-sobre-o-query-build-knex-js-para-nodejs>. Acesso em: 08 de nov. de 2020.

Referências

Documentos relacionados

A construção do ser mulher é um processo que perpassa todas as relações sociais e dinâmicas de aprendizado as quais as pessoas estão sujeitas desde a infância. O

a) Doenças pré-existentes ao período de viagem (vigência do seguro) e quaisquer de suas conseqüências, incluindo convalescenças e afecções em tratamentos ainda

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e