• Nenhum resultado encontrado

REITORIA EDITAL Nº 49/2016 FOMENTO À PESQUISA PARA NOVOS PESQUISADORES

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REITORIA EDITAL Nº 49/2016 FOMENTO À PESQUISA PARA NOVOS PESQUISADORES"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Página 1 de 10

REITORIA

EDITAL Nº 49/2016

FOMENTO À PESQUISA PARA NOVOS PESQUISADORES

O Reitor da Universidade Vila Velha – UVV torna público a todos os interessados que estarão abertas, de 06 de dezembro de 2016 até 06 de fevereiro de 2017, as inscrições de propostas provenientes de Docentes que não estejam vinculados aos Programa de Pós-graduação Stricto Sensu, na condição de docentes permanentes, para concessão de Apoio à Pesquisa nas modalidades e nos termos a seguir estabelecidos.

1. Este Edital será regido pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão – PRPPGE – que, por meio de seu Conselho Técnico, detém a competência para receber o protocolo de projetos, analisar as propostas, avaliar e emitir parecer sobre sua relevância, aprová-los e encaminhar aos Conselhos Superiores as recomendações de sua homologação e gerir a execução das pesquisas aprovadas.

OBJETIVOS

2. Concessão de Apoio Financeiro a projetos dos Docentes da Universidade Vila Velha com vistas a futuro credenciamento nos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu já implantados.

REQUISITOS

3. Os projetos de pesquisa poderão ser propostos por Docentes da Universidade Vila Velha que atendam aos seguintes requisitos gerais:

3.1. Ter titulação de Doutor e não estar vinculado a Programas de Pós-Graduação Stricto

Sensu, na condição de docente permanente;

3.2. Estar em dia com as obrigações acadêmicas perante a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão;

(2)

Página 2 de 10 3.4. Ter afinidade por uma das linhas de pesquisa deste edital.

4. É desejável que os projetos de pesquisa tenham a participação de Docentes Permanentes dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu como colaboradores voluntários.

5. Os projetos deverão ser elaborados de acordo com formulário próprio (Anexo A);

6. Os projetos de pesquisa deverão se enquadrar em ao menos uma das linhas de pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu listadas no Quadro 1.

Quadro 1 – Linhas de Pesquisa dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu da Universidade Vila Velha

Linha 1 Gestão e Desempenho do Projeto de Arquitetura e Urbanismo – PPG Arquitetura e Cidades

Linha 2 Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo – PPG Arquitetura e Cidades

Linha 3 Sanidade e Produção Animal – PPG Ciência Animal

Linha 4 Conservação e Reprodução de Animais Domésticos e Silvestres – PPG Ciência Animal

Linha 5 Produtos Naturais: Aspectos Químicos, Biológicos e Aplicações – PPG Ciências Farmacêuticas

Linha 6 Fisiopatologia de Doenças Humanas e Animais – PPG Ciências Farmacêuticas

Linha 7 Biodiversidade – PPG Ecologia de Ecossistemas

Linha 8 Ecologia de Interações e Processos – PPG Ecologia de Ecossistemas

Linha 9 Biomonitoramento e Recuperação de Ambientes Impactados – PPG Ecologia de Ecossistemas

Linha 10 Justiça, Direitos Humanos e Cidadania – PPG em Segurança Pública

Linha 11 Perspectiva Social, Econômica e Territorial da Criminologia – PPG em Segurança Pública

Linha 12 Estado e Sociedade – PPG em Sociologia Política

Linha 13 Políticas Públicas e Questões Contemporâneas – PPG em Sociologia Política

Linha 14 Assistência Farmacêutica – PPG em Assistência Farmacêutica

(3)

Página 3 de 10 7.1 Descrições das linhas de pesquisa:

Linha 1: Gestão e Desempenho do Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Estudo e reflexão sobre os conhecimentos relacionados à formação, produção e gestão do ambiente construído contemporâneo consolidado a partir de projetos de Arquitetura e Urbanismo. Análise e avaliação dos aspectos relacionados aos condicionantes e ao desempenho ambiental, cultural, tecnológico, comportamental, legal e social do ambiente construído. Gestão e avaliação do fenômeno arquitetônico e urbano, no que se refere às políticas públicas, planos, programas e projetos, sua eficácia, e seus resultados nas diferentes escalas espaciais.

Linha 2: Teoria e Prática do Projeto de Arquitetura e Urbanismo

Estudo e reflexão dos conhecimentos relacionados à teoria e prática do projeto de Arquitetura e Urbanismo, com foco nas questões contemporâneas que permeiam a concepção projetual do edifício e da cidade a partir dos desafios que se apresentam na atualidade e complexificam os sistemas arquitetônicos e urbanos. Estudo de métodos, processos e sistemas de representação dos projetos de arquitetura, urbanismo e paisagismo. Investigação sobre processo de projeto, visando a compreensão das relações estabelecidas entre o projeto e a qualidade do ambiente construído contemporâneo.

Linha 3: Sanidade e Produção Animal

A linha de pesquisa Sanidade e Produção Animal tem como objetivo avançar em pesquisas sobre sanidade animal e desenvolver conhecimento visando a melhoria nos métodos e biotécnicas utilizadas na criação de animais domésticos, de importância regional, sejam eles de companhia, produção ou trabalho. Dentro desta linha são realizados estudos de avaliação da exigência nutricional e dos principais alimentos e subprodutos utilizados na alimentação; de determinação de parâmetros fisiológicos de animais de produção, esporte e trabalho; de métodos inovadores com o uso de organismos vivos para controle de endo e ecto parasitas e de utilização de células-tronco para recuperação de lesões.

Linha 4: Conservação e Reprodução de Animais Domésticos e Silvestres

A linha de pesquisa Conservação e Reprodução dos Animais Domésticos e Silvestres tem como objetivo analisar e subsidiar conhecimentos básicos e aplicados sobre manejo e conservação de animais silvestres

in situ e ex situ, possíveis implicações da interação da tríade animal silvestre, doméstico e homem, além de

estudar métodos de recuperação e reintrodução e/ou manutenção em cativeiro destes animais. Linha 5: Produtos Naturais: Aspectos Químicos, Biológicos e Aplicações

Compreende o estudo de plantas, alimentos, microrganismos e produtos naturais isolados nos seus aspectos químicos, de qualidade e segurança, de caracterização biológica e de desenvolvimento tecnológico.

Linha 6: Fisiopatologia de Doenças Humanas e Animais

Compreende o estudo dos diversos fatores determinantes dos principais agravos à saúde humana e animal, com ênfase no estudo de seus mecanismos (aspectos celulares e moleculares) e de sua fisiopatologia, além de aspectos epidemiológicos. Estudos que possam levar ao aprimoramento do diagnóstico laboratorial e,

(4)

Página 4 de 10 ainda, à descoberta de novos alvos terapêuticos, além da melhor compreensão de fatores biológicos que contribuem para o processo saúde-doença. Também envolve o estudo da prática profissional farmacêutica, em especial o impacto sobre desfechos clínicos, morbidade e mortalidade de diferentes agravos à saúde. Linha 7: Biodiversidade

Contempla estudos de caracterização, gestão e uso sustentável da biodiversidade neotropical, incluindo a ecologia de populações e comunidades considerando os diferentes níveis de diversidade biológica, mensuração da biodiversidade nos ecossistemas e propõe estratégias de conservação e manejo da fauna e flora. Os seus projetos baseiam-se na multidisciplinaridade, sendo os estudos de sistemática, filogenia, biogeografia, ecologia de organismos, comunidades e ecossistemas responsáveis pela caracterização da Biodiversidade e de planejamento ambiental, com enfoque econômico, responsáveis pela gestão e uso sustentável da biodiversidade.

Linha 8: Ecologia de Interações e Processos

Estuda os processos estruturais e funcionais como a ciclagem da matéria e fluxo de energia em ecossistemas terrestres, fluviais e marinhos, abordando aspectos desde a diversidade de organismos à complexidade ecológica das suas interações ao nível da comunidade e ecossistemas. Aborda estudos das respostas ecofisiológicas, dos organismos e das suas interações, a fatores bióticos e abióticos.

Linha 9: Biomonitoramento e Recuperação de Ambientes Impactados

Estuda os impactos em populações, comunidades e ecossistemas, utilizando diferentes métodos de avaliação que envolvem biomonitoramento sistemático, biomarcadores, bioindicadores, dentre os ensaios ecotoxicológicos que subsidiam o desenvolvimento de estratégias de manutenção e recuperação de ambientes antropizados. Compreender os processos geradores, mantenedores e impactantes da biodiversidade nos vários ecossistemas de forma a desenvolver bases metodológicas e padrões de referência para estudos de impacto ambiental.

Linha 10: Justiça, Direitos Humanos e Cidadania

Esta linha trata das políticas de segurança pública e investiga questões relativas aos direitos humanos e à promoção da justiça como ação de afirmação da cidadania e consequente controle do avanço de uma cultura da violência.

Linha 11: Perspectiva Social, Econômica e Territorial da Criminologia

Esta linha concatena estudos fundamentados nas Teorias Criminais, conjugando conhecimentos de diversas disciplinas, a saber, Sociologia, Economia, Geografia, Urbanismo, Serviço Social, Psicologia, História, Direito, Educação e Administração. Realiza estudos, portanto, numa abordagem interdisciplinar, de variadas manifestações de violência e de criminalidade visando compreender suas causas e apontar novas maneiras da sociedade realizar o controle dessas manifestações.

(5)

Página 5 de 10 Estuda as inter-relações entre Estado e Sociedade analisando o pensamento político e social, a formação e transformação do Estado, com ênfase no Estado brasileiro e a problemática da ação coletiva em âmbitos local e global. Analisa os mecanismos institucionais e socioculturais que regulam a participação cidadã, os processos decisórios, bem como as representações em geral.

Linha 13: Políticas Públicas e Questões Contemporâneas

Estuda as ações de produção de serviços planejados, promovidas pelo poder público, nas esferas federal, estadual e ou municipal direcionadas para atividades de regulação que possam atingir a realidade econômica, social, espacial, cultural e ambiental, objetivando o bem coletivo e um desenvolvimento sustentável. Busca a reflexão sobre o planejamento e o desenvolvimento das políticas públicas e sua relação com as condições de vida coletiva, vinculadas a saúde, educação, segurança, migração, habitação, infraestrutura e problemas sociais urbanos e ambientais implícitas na natureza da relação e articulações entre Estado e sociedade e na própria representação sócio-política do indivíduo como cidadão.

Linha 14: Assistência Farmacêutica

Área que estuda o conjunto de ações voltadas à promoção, proteção e recuperação da saúde, tanto individuais quanto coletivas, tendo o medicamento como insumo essencial, visando acesso e seu uso racional.

PRAZOS DE EXECUÇÃO

8. As propostas aprovadas terão vigência de até 24 meses contados a partir de março de 2017, observando-se o seguinte:

8.1. O cronograma de execução deverá prever a submissão de, pelo menos, dois artigos científicos e/ou outros tipos de produção científica relevantes para o(s) Programa(s) de Pós-graduação Stricto Sensu em que o projeto de pesquisa se encaixa (vide Anexo B);

8.2. Após seis meses do término do Projeto, o proponente deverá comprovar, junto à PRPPGE, a publicação de, pelo menos, um artigo científico e/ou outros tipos de produção científica relevantes para o(s) Programa(s) de Pós-graduação Stricto Sensu em que o projeto de pesquisa se encaixa (vide Anexo B);

8.3. As produções de que tratam os itens anteriores, referem-se apenas aos dados obtidos com o projeto de pesquisa contemplado neste edital;

8.4. O proponente deverá prever no cronograma de execução a submissão de, pelo menos, um projeto de pesquisa a uma Agência de Fomento à Pesquisa (ex: FAPES, CNPq);

(6)

Página 6 de 10 8.6. O plano de trabalho do Bolsista de Iniciação Científica terá prazo de até 12 meses, podendo ser renovado por mais 12 meses;

9. Após seis meses do término do Projeto, o proponente deverá atingir os requisitos mínimos de credenciamento como Docente Permanente no(s) Programa(s) de Pós-graduação Stricto Sensu no(s) qual(is) o projeto se enquadre(m) (Anexo C);

10. O planejamento para se atingir esse nível com ações que envolvam ou não o projeto submetido deverá estar explícito em campo específico do formulário de projeto (Anexo A);

11. Os docentes que não atingirem os requisitos mínimos de credenciamento como Docente Permanente poderão solicitar o credenciamento como Colaboradores e apresentar um novo planejamento para atingir o nível de Docente Permanente em até mais seis meses.

FINANCIAMENTOS

12. O presente edital terá o valor total de financiamento de custeio de R$ 200.000,00; além de verba para bolsas de iniciação científica.

13. Os Projetos financiados obedecerão a ordem de classificação e o número de vagas por programa (definição interna da PRPPGE) e o número total contemplados será aquele até atingir o teto do orçamento com custeio deste edital, conforme item 12.

14. O valor indicado para Custeio destina-se a: aquisição de material de consumo; de material bibliográfico e de software; despesas com transporte comprovadamente indispensáveis às atividades do Projeto; cópias e encadernações; serviços de terceiros, em casos excepcionais e desde que comprovada sua necessidade observando o seguinte:

14.1. O valor máximo para a aquisição de Livros é de R$ 1.000,00;

14.2. O valor máximo para despesa com material de consumo de escritório é de R$ 500,00; e 14.3. O valor máximo para despesa com transporte é de R$ 150,00 por mês.

15. A Instituição não disponibilizará, neste Edital, recursos para compra de Material Permanente e despesas de Capital.

16. A proposta que necessitar de compra de produtos via Importa Fácil, ou que necessitem de autorização especial, deverá prever as atividades que dependam destes produtos. A solicitação no SOX de aquisição desses produtos deverá ocorrer, obrigatoriamente e no máximo, a três meses da implantação do projeto.

17. Itens de despesas e de recursos não justificados em termos de realização das atividades de pesquisa serão, automaticamente, eliminados do orçamento do projeto.

(7)

Página 7 de 10 18. Aprovada a proposta, a responsabilidade de execução, apresentação de resultados, relatórios de controle do projeto e de publicações, será do proponente, que passará a figurar como Coordenador do Projeto.

PROCEDIMENTOS DE INSCRIÇÃO

19. Cabe ao proponente protocolar junto à PRPPGE os seguintes documentos para inscrição no edital até o dia 06 de fevereiro de 2017:

a) Projeto de pesquisa (Anexo A);

b) Carta de ciência da chefia imediata (Anexo D); c) Cópia do currículo Lattes atualizado;

d) Formulário de Disponibilidade de Infraestrutura (Anexo F) ou declaração do Docente Coordenador do Laboratório onde a pesquisa será desenvolvida, autorizando a utilização dos equipamentos e do espaço necessário;

e) Comprovante de submissão ou aprovação do projeto pelos respectivos comitês de ética, em caso de pesquisa envolvendo seres humanos ou animais.

20. Cabe ao proponente, também, encaminhar à PRPPGE os documentos listados no item anterior, na forma digital, para o e-mail pesquisa@uvv.br, até a meia noite do dia 06 de fevereiro de 2017.

21. Todos os Formulários e Anexos deste edital estão disponíveis no endereço: http://www.uvv.br/pesquisa/Default.aspx

PROCESSO DE SELEÇÃO

22. O Processo de Seleção ocorrerá em quatro fases, a saber:

22.1. Avaliação Técnica Documental pela Coordenação de Pesquisa da PRPPGE;

22.2. Avaliação do Mérito/Adequação das Propostas, pelo Conselho Técnico de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão.

23. A PRPPGE poderá solicitar documentação suplementar para subsidiar a avaliação a que se refere o item 22.2;

24. A avaliação de que trata o item 22.2 ocorrerá conforme os critérios expressos no Anexo E; 25. Após o processo de avaliação as propostas poderão ser classificadas como:

25.1. Aprovadas: propostas que atinjam pelo menos 7,5 pontos na avaliação do item 22.2 (9,0 pontos para as propostas aderentes as linhas de pesquisa do PPG em segurança Pública), conforme critérios do Anexo E;

(8)

Página 8 de 10 25.2. Reprovadas: propostas que atinjam menos de 7,5 pontos na avaliação do item 22.2 (9,0 pontos para as propostas aderentes as linhas de pesquisa do PPG em segurança Pública), conforme critérios do Anexo E.

26. Da recomendação do parecer referido no item anterior caberá:

26.1. Em caso de Aprovação: progressão à fase de implantação conforme itens 29 a 31;

26.2. Em caso de Reprovação: recurso por escrito do proponente ao Conselho Técnico de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão no prazo de até três dias.

27. Os prazos deste Processo de Seleção observarão o seguinte:

Quadro 2 – Cronograma de Seleção e Julgamento

Fases Responsável Período Passos

1ª Avaliação Técnica Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Coordenação geral de Pesquisa e Pós-graduação Stricto sensu Até 06 de fevereiro de 2017

Recebimento das Propostas Até 7 de

fevereiro de 2017

Avaliação Técnica Documental Até 8 de fevereiro de 2017 Complementação da Documentação 2ª Avaliação da PRPPGE Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão Conselho Técnico de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão Até 17 de fevereiro de 2017

Divulgação do resultado parcial Até 20 de

fevereiro de 2017

Recebimento de recurso ao resultado do edital

Até 21 de fevereiro de

2017

Divulgação do resultado final

28. Os projetos enquadrados no item 26.2 deste edital poderão ter autorização ad referendum da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão para execução, mediante justificativa, enquanto aguardam análise do recurso perante os Conselhos Superiores.

(9)

Página 9 de 10 IMPLANTAÇÃO

29. A implantação das propostas aprovadas ocorrerá a partir do dia 06 de março de 2017, após a aprovação pelo Conselho Técnico.

30. Para o registro das pesquisas aprovadas, no prazo de cinco dias úteis após a aprovação nos termos dos itens 25 e 28, caberá aos Coordenadores de Projetos de Pesquisa, encaminhar a proposta dos Bolsistas de Iniciação Científica, no Formulário disponível no site da PRPPGE, observando os seguintes requisitos ao discente indicado:

30.1. Estar regularmente matriculado em um curso de graduação da Universidade Vila Velha; 30.2. Não estar em dependência em nenhuma disciplina do curso e não possuir sanção disciplinar;

30.3. Apresentar o Histórico Escolar e a Ficha Financeira obtida na Intranet Acadêmica, contanto que em ambos constem o nome do aluno e o curso em que está matriculado;

30.4. Ter aptidão para as atividades de pesquisa e ter seu Plano de Trabalho integrado à proposta aprovada neste edital;

30.5. Não participar de nenhuma outra modalidade de bolsa na Instituição;

30.6. Comprovar disponibilidade para o exercício das funções previstas no Plano de Trabalho, com jornada de doze horas semanais, em turno diferente daquele em que esteja matriculado; e 30.7. Estar devidamente em dia com as obrigações financeiras e acadêmicas da Universidade Vila Velha.

31. É de exclusiva responsabilidade de cada Coordenador de Pesquisa adotar todas as providências que envolvam elegibilidades, permissões e autorizações de caráter legal e ético, necessários para a aprovação e execução do projeto proposto.

ACOMPANHAMENTO

32. Aos docentes financiados, a qualquer título, com recursos da Universidade Vila Velha, requer-se: 32.1. Apresentar relatórios parciais, sempre que solicitada diligência sobre a pesquisa, ou haja, por qualquer motivo, interrupção das atividades previstas;

32.2. Apresentar Relatório Final das atividades de pesquisa no prazo de 30 dias após o término de cada ano do projeto;

(10)

Página 10 de 10 32.3. Atingir os critérios mínimos de produção intelectual previstos para a área de conhecimento ao qual o projeto se encaixa no Anexo C;

32.4. Fazer referência à sua condição de Pesquisador da UVV nas publicações e trabalhos apresentados decorrentes da proposta aprovada; e

32.5. Autorizar a inclusão dos resultados das pesquisas financiadas por este edital no Repositório Institucional, desde que livre de restrições quanto à propriedade intelectual de terceiros ou sigilo.

DISPOSIÇÕES FINAIS

33. Os casos omissos serão resolvidos pelos Conselhos Superiores.

34. Este Edital entra em vigor na data de sua publicação no sitio eletrônico desta IES na Internet (www.uvv.br).

______________________________________ HERÁCLITO AMÂNCIO PEREIRA JUNIOR

Referências

Documentos relacionados

Os resultados deste estudo mostram que entre os grupos pesquisados de diferentes faixas etárias não há diferenças nos envoltórios lineares normalizados das três porções do

Câmara dos Santos.. A pesquisa deste casal é divulgada no mundo a partir da publicação do primeiro artigo que tratava da teoria pelo Van Hiele na França, pois até então a teoria

Analisando mais pormenorizadamente a estrutura da receita corrente, podemos concluir que as rubricas mais relevantes foram a de Impostos diretos, onde se inclui

Figura 4.4 - Curvas granulométricas das escórias de aciaria LD do estudo...97 Figura 4.5 - Resultados dos ensaios de compactação com reuso de material, amostra tratada 1, energia

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

DA CAUÇÃO - O arrematante deverá depositar 10% (dez) por cento do valor da arrematação no prazo de 24h (vinte e quatro horas) do encerramento do leilão para garantia

correspondentes às situações de ZCAS (esquerda) e frentes frias (direita) que causaram deslizamentos de terra na Serra do Mar.. Figura 2: anomalias de umidade específica (sombreado)