• Nenhum resultado encontrado

QUE SÃO PERSONALIDADES H OMEOPÁTICAS?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "QUE SÃO PERSONALIDADES H OMEOPÁTICAS?"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

O QUE SÃO PERSONALIDADES HOMEOPÁTICAS ?

As personalidades homeopáticas fornecem a forma básica para que o homeopata, em conjunto com o paciente, venha a delinear a pintura inicial do tratamento. Se ao notar alguma irritabilidade a mais, um desconforto com o meio em que vive, uma reação acima do que deveria ser, se perceber situações cotidianas que se repetem sem com que você tenha forças para mudá-las, se sente mais frio ou mais calor que os outros, se sente repulsa ou aversão a algum alimento específico, esse já é um bom motivo para procurar um homeopata. Esses sintomas significam que alguma coisa dentro de nós não está indo muito bem e que em algum momento pode alterar nosso estado de saúde física. A Homeopatia cuida do equilíbrio corpo e mente juntos. Diferente para cada um.

O desequilíbrio da energia vital ou da força interna, com queiram chamar, tende a se aprofundar no organismo, se transformando em doença – fisicamente é assim que o desequilíbrio se manifesta.

Nós os seres humanos nunca adoecemos num determinado órgão do nosso corpo apenas, não existem áreas isoladas. Não se separa o corpo da mente. Qualquer sintoma, por mais simples que se apresente, significa um desequilíbrio para todo o nosso organismo. Por isso somos um.

As pessoas podem mudar, os desequilíbrios também. Quando de uma consulta perguntamos: “DO QUE TEM MEDO?” Algumas vezes são respostas vagas, outras enormes e detalhadas, diversas são precisas e tem sempre alguém que rapidamente diz: “NÃO TENHO MEDO DE NADA”. Para cada uma dessas respostas, existe uma pintura, um quadro, uma matéria médica, um ponto que torna o indivíduo único. Até a não NÃO existência de algo é um sinal.

Samuel Hahnemann em sua doutrina homeopática afirmou não haver doenças e sim doentes. Isso possibilita que dois indivíduos os mais com o mesmo diagnóstico de doença, recebam medicamentos homeopáticos diferentes, devido a suas personalidades homeopáticas.

Aí você me pergunta: E se por ventura duas pessoas receberem o mesmo medicamento para o mesmo diagnóstico de doença? Isso significa que elas tem a mesma personalidade?

NÂO. Isso significa que por alguma razão, existe uma conjunção de fatores que se assemelha muito. Pessoas que sofreram abusos físicos e sexuais, remanescentes de acidentes e guerras, histórias de separação familiar bastante parecida, indivíduos que possuam quadro clínico epidêmico e assim por diante. Mesmo assim a reação dificilmente será igual, a resistência física e a capacidade emocional de reação sempre são diferentes, o que muda a dosagem da medicação, a hora de aplicação, enfim, a posologia em geral. Resumindo, não existe receita de bolo.

(2)

Desequilíbrios ou doenças diferentes poderão ter como base a administração de medicações iguais e promoverem a cura da mesma forma.

O mais belo da Personalidade homeopática é que sua análise, pesquisa e observação, distribuem a responsabilidade de cura de uma forma conjunta. O paciente acaba por procurar um aprimoramento maior da sua auto-observação e o homeopata desenvolve a capacidade de compreender e observar de forma minuciosa todas as cores dessa pintura.

Resumindo: A consulta homeopática é um quadro pintado a dois e as Personalidades Homeopáticas são a palheta de tinta que irá possibilitar a escolha de várias nuances. E essa pintura, esse quadro é único.

É claro que existem hoje, basicamente três realidades dignas de distinção: A primeira delas é a realidade epidêmica ou de surto. Ex: a dengue, cólera. A medicação deve e pode ser distribuída a todos de forma igualitária. Não a tempo de individualizar.

Outra realidade é a do paciente que conhece a Homeopatia e seu tratamento único, sua pintura e chega a usar homeopatias diferenciadas, baseadas apenas em sintomas emergenciais.

A terceira é banalizar a Homeopatia como Composto Homeopático e pronto. Remédio de balcão. Isso pode até apresentar um ponto positivo à primeira vista, já que se excluem medicamentos pesados e cheios de reações adversas, entretanto esse procedimento sendo efetuado de forma única pode camuflar sintomas sérios de desequilíbrios severos e apenas fazer com que a doença física ou mental cresça de forma camuflada. AUTO MEDICAÇÃO SEMPRE É UM RISCO.

Um ponto grave da desinformação é de que em face a um acidente de carro por exemplo, ou um diagnóstico de câncer, uma gastrite, enfim, a Homeopatia ou a Fitoterapia ou mesmo a Naturopatia deva ser abandonada em detrimento exclusivo de um tratamento ortodoxo. Mais uma vez fica o alerta. Somos únicos, mais não somos feitos somente de um tipo de barro. Melhorar, observar e mudar os nossos hábitos ruins é um grande avanço e o segredo tão claro para vivermos melhor com o que somos, quem somos e o que queremos.

aqui estudaremos:

ASARUM EUROPAEUM ROBÍNIA PSEUDACÁCIA

(3)

RICINUS COMMUNIS

SAMYDA SYLVESTRIS - OU ERVA DE BUGRE S SALVIA OFFICINALIS

CHELIDONIUM MAJUS PARREIRA BRAVA – ABUTUA

fonte da matéria:

(4)

ASARUM EUROPAEUM

Vulgarmente conhecido como Asarabacca, europeu Wild Ginger, Haselwort e nardo Wild, ou ainda como “Orelha de Homem” é uma espécie de gengibre selvagem (não relacionar com o tempero rizoma de gengibre) com um único axilar de flores roxas, deitado no chão. É generalizada em toda a Europa, que vão do sul da Finlândia e norte da Rússia do sul para o sul da França, Itália e República da Macedônia. É também cresceu bastante fora do seu alcance como ornamental. Às vezes é colhida para uso como uma especiaria ou um condimento.

O extrato seca de asarum europaeum é utilizado para condições inflamatórias do sistema respiratório, do tipo bronquite crônica ou aguda, para o caso dos conhecidos espasmos brônquicos ou ainda para a asma brônquica. São usados para indicações na medicina popular.

(5)

“No passado, os medicamentos eram usados como eméticos.” Os eméticos são capazes de produzir vômito e dados em doses maiores são medicações tóxicas.

Mas, para quem pensa que essa é uma informação aleatória, muito se engana, errado está quem não repara na natureza das plantas e seu uso na homeopatia.

Um remédio para afecções nervosas, perda de energia, com eretismo excessivo – ligado aqui a grande irritação das fibras. A histeria e a irritabilidade acompanham o clássico estado de eretismo aqui. A sensação dessa personalidade é bastante definida quando a própria pessoa relata: “Tenho a sensação como se meu corpo flutuasse no ar.”

(6)

As vezes temos a impresão de ver sua histeria no seu broto, ainda em flôr. Arrepia-se só em pensar no linho ou em arranhá-lo. Essa sensação também acompanha a seda. A crepitação do papel é algo insuportável. Assim sendo são pessoas que se irritam com muita facilidade, constantemente nervosas e muito friorentas.

Imaginem, sua surdez é nervosa. Antes desse por menor da surdez por nervoso, qualquer barulho, qualquer um, por menor que seja se torna quase insuportável.

O alcoolismo apresenta aqui uma fragilidade dessa personalidade, muito ligada a Nux, Ipeca nas diarréias de alimentos que não foram devidamente digeridos, da Silícia e da China. Vale a pena comparar com essas medicações e com as personalidades é claro, para não confundir, ou melhor diferenciá-las. As medicações que lhe caem bem, por exemplo, são: Causticum, Silícia, Pulsatilla, Bismuth e Sulphor acid.

Uma marca forte dessa personalidade com os nervos a se contorcer é que ele sente emocionalmente essa tensão, fisicamente seu corpo contorce de tensão e ele sabe disso.

Nas mulheres antes da menstruação e após, não tem diferença.

Essa é mais uma medicação que pode passar despercebida ou ser fortemente confundida. Vale a pena prestar atenção. Seu chá não é aconselhado, principalmente para quem acha que chá não produz efeito colateral e não causa nenhum problema. A tintura mãe deve ser observada com cuidado também. essa é o tipo de planta que pode provocar intoxicação, vômitos violentos e suas conseguencias.

Assarum ou orelha de homem tem vontade própria e sua personalidade é bem definida. Vale a pena diferenciá-la.

(7)

ROBÍNIA PSEUDACÁCIA – UMA BELA ACÁCIA

Um carinho vindo das Acácias. Seu maior foco é sem sombra de dúvida a acidez.

(8)

Nas crianças quando as fezes são de cheiro fétido e espinhento, que chega a assar o anús. Outro fator é a transpiração fétida, pelo menor esforço.

Entretanto, é nas deficiências ligadas ao estômago que sua ajuda chega a ser mais premente. A acidez de estômago. Nos vômitos ácidos. Na gastralgia. Nas eructações intensas e acres.

Observa-se seu valor nas cólicas flatulentas, seguidas ou antecedidas por distenções estomacais. Uma grande ajuda no Cancro do estômago, seg. Dr. Brickmann.

A acidez de Robínia interliga dois pontos que se seguem, sempre acompanhados: a dor de cabeça frontal sempre vem acompanhada da acidez. Seu uso é indicado na CH 3 ou em tintura mãe e seu uso pode ser prolongado.

(9)

RICINUS COMMUNIS - VILÃO OU HERÓI ?

RICINUS COMMUNIS –PRA NÓS; HERÓI.

Eis uma ajuda e tanto para os menos favorecidos. Para muitos, simplesmente Mamona. E quem não conhece? Qualquer camponês ou gente humilde de roça, se utiliza dessa plantinha e dela faz seu óleo e cuida de suas mazelas.

Eis o famoso óleo de rícino. Herói para muitos, vilão para outros.A tudo que já foi dito, ele prestou serviços grandiosos e ainda presta, quando usado de forma correta.

Famoso por aumentar o leite das mulheres no período da amamentação, não pode ser aplicado mais de 4 gts e até 3 x ao dia. Quando existem tonturas com palidez imediata, pensa-se nele.

(10)

Um uso pouco conhecido é no caso da Anorexia e essa indicação é feita por nada mais nada menos que o Dr. Brickmann.

Hoje podemos dizer que se emprega na anemia precedida de colapso.

Seu uso nas contrações musculares e nas cólicas de intestino violentas.

Seu uso nos casos de cólera que acometeram a Índia no passado, sempre foi defendido e elogiado pelo Dr. Ghose.

Ainda hoje quando ocorrem as diarréias esbranquiçadas e a evacuação não é precedida de cólica, pode-se aplicar o uso do Óleo de Rícino.

(11)

Pele úmida e fria, mas nos membros inferiores. A Icterícia com a coloração de açafrão, amarelo.

Rosto vermelho e erupções cutâneas com comichão nos pulsos e atrás dos joelhos.

Para o inchaço dos seios e as menstruações dolorosas.

Rícinos está sempre esticado, essa é a característica da sua pele e da sua dor/contração.

(12)

SAMYDA SYLVESTRIS - OU ERVA DE BUGRE PARA OS ÍNTIMOS

Quem nunca ouviu falar na Erva de Bugre? Conhecido no Brasil como um dos melhores ajudantes no caso da Sífilis. DISSO APOSTO QUE MUITA GENTE NÃO SABIA. Ainda faltam estudos mais resolutivos, entretanto o Dr Nilo Cairo á tinha com devida atenção.

NÃO PRECISA FALAR MUITO, QUANOD LEMBRAMOS DA SÍLILIS, ENTENDEMOS MUITAS COISAS. AOS HOMEOPATAS, NÃO A ESQUEÇAM.

Para as moléstias da pele ele também presta seus serviços. Sua fama se fez dentro da Homeopatia Vegetal e com isso e no intuito de limpar a pele, ele acaba por ser um excelente diurético. Sua indicação é na TM.

Quanto ao chá, seu uso indiscriminado é absolutamente errado. A Samyda é mais que isso.

(13)

SALVIA OFFICINALIS – UMA AJUDA E TANTO

Existem diversas espécies de Sálvia, porém, a única considerada como planta mestra ou professora é a Salvia Divinorum. Também conhecida como Maria Pastora pelas tribos indígenas mexicanas e Diviner's Sage pelas tribos americanas. Sua substância ativa chama-se Salvinorin A. essa é uma planta que muito ajuda nas crises neuróticas e, portanto pode ser definida como “A Planta que nos remete a experiências visionárias”.

Muito usado nos estados de tosse, seu uso se aplica mais na fase da tintura mãe. Usada nas laringites, aquelas que nos dão a sensação de sufocamento, de engasgos constantes e que nos fazem ter suores abundantes, debilitantes e sempre noturnos. Muitos chegam a usá-lo como inibidor dos suores, assim encontramos sua aplicabilidade na D2.

(14)

Outra coisa comum é a pele descontraída e flácida, servindo assim como tônico, pois se identifica facilmente. A pele é mole, parece estar relaxada o tempo todo, sem tônus. Apresenta a temperatura sempre fria e de uma palidez também constante.

Muito usada como tônico da tosse que acompanha a tuberculose. Ajuda e muito nesse combate, até porque a tristeza acompanha essa doença e sendo assim, a Salvia é um tônico que ajuda todo o corpo a se recuperar do estado de debilidade e fastio.

(15)

CHELIDONIUM MAJUS Uma personalidade sem artifícios

Chelidonium majus vista sob o olhar físico do cotidiano.

Doenças crônicas do fígado, como hepatite crônica evoluindo para cirrose. Lateralidade direita acentuada de qualquer doença, icterícia, inflamação dos rins, dor de estômago que é temporariamente aliviada ao comer, bílis em abundância. Todas as doenças em que existam sintomas biliosos ou hepáticos, em especial nas pneumonias e broncopneumonias.

(16)

Traçar os principais estados psicológicos ou reações emocionais de uma personalidade não é fácil. Entretanto é possível. A estrutura emocional, psicologicamente falando, diz que ele não tem evasivas, não corre do confronto direto sendo bastante pragmático seu estado de enfrentamento das coisas acaba por derrubar o fígado e suas funções, deixa suas marcas emocionais na pele e se realça nos gostos alimentares.

O que seria isso? A cor dessa plantinha é a amarela, pois bem, essa cor estará marcada na pele, nos dentes, na língua dessa personalidade. Quanto ao alimento é simples e direto: amo leite e odeio queijo, manteiga, coalhada e derivados do leite, mas sinto muito desejo em tomar leite, quanto ao resto tenho repugnância e aversão.

Chelidonium tem ansiedade pelos outros, tem ansiedade de consciência, acha que cometeu algum crime, tem certeza disso, entretanto, sua maior marca é a de um ditador, um dominador. Esse sistema rígido leve a complicação de várias estruturas e várias doenças. Esquece o que fez e esquece o que vai fazer com muita facilidade. Todas seguem a linha principal, inclusive seu medo, ele teme pela saúde, mas teme que ele mesmo a tenha estragado, não culpa coisas e nem pessoas, acha que ele mesmo causou o prejuízo a sua saúde, que ele foi o responsável pelo seu fim. Isso é tão forte que ele chega a imaginar o fim da sua própria saúde. Tem certeza que ficará louco e que acabou de vez com sua saúde. Ofende-se facilmente, claro, qual o ditador que não.

Seu lado de eleição é o direito e isso é realmente notado. Dor no joelho e no ombro direito, nevralgia do lado direito, dor em vesícula biliar que se estende à escápula direita, dor nas costas irradiando para o ombro direito (como sanguinária).

Isso de um lado sim e o outro não são marcantes nessa personalidade, uma extremidade quente e a outra fria, frio em uma mão e a outra quente. Uma orelha fria e a outra quente.

(17)

Quando falamos da coloração, é verdade, a língua é amarela, o nariz amarelo, a pele amarela, as fezes amarelas, o rosto é amarelado, as feridas são em pústulas amarelas.

Quando se dita uma regra pra própria vida, a coisa fica difícil, é isso que acontece com a personalidade de Chelidonium, ele sente cheiro de fezes o tempo todo, do tipo enxofre e acaba se impressionando com isso, sonha com cadáveres e funerais, sendo que seu sono não repara o desgaste.

Náuseas, Anorexia, Distúrbios de fígado e vesícula biliar, Hepatite, dor no estômago. Junte isso, sabemos que é assim que todo mundo reclama, junte a coloração da qual essa personalidade não escapa. Já temos um bom começo. A mágoa parece estar presente. Lycopodium sempre foi considerado seu complementar e sua medicação seguinte, Bryonia com suas fortes raízes e coloração também deve ser cuidadosamente analisadas. Entretanto a rigidez do Arsênico pode complementar definitivamente essa personalidade. Ambas são fortes e tem em comum a grande possibilidade do comando organizado e dinâmico. Esse é o lado bom dessa personalidade.

Quando o equilíbrio se estabelece, ante qualquer doença, ele traz a resolução de conflitos pessoais, sociais e físicos. Chelidonium não muito usado, é muito confundido e pouco aproveitado no seu potencial individual. Vale a pena prestar atenção nele.

(18)

Em forma de chá ... eis a ERVA ANDORINHA, usada para as seguintes enfermidades:

Acne, ansiedade, artrite, asma brônquica, bronquite, cãibras no estômago, enxaqueca, cálculos biliares, calos, câncer de pele, chagas ulceradas, congestão hepática, doenças da pele, dores reumáticas, catarata, intestinais, vesiculares e de cabeça, eczemas, hepatite, icterícia (raiz), impigem (dermatoses), feridas supuradas, gota, hepatite, hidropsia, hipertensão arterial, inflamação nos olhos e vesícula biliar, choques anafiláticos, males da pele, manchas de pele, oftalmias, problemas hepáticos, psoríase, espasmos musculares, úlceras escrofulosas, escorbúticas e de feridas velhas, verrugas. Cabe-nos ressaltar que é sempre bom observar o uso natural das plantas que muito contribuíram para as descobertas da Homeopatia vegetal e que devem ocupar seu devido lugar e terem seu devido valor.

(19)

PARREIRA BRAVA – ABUTUA

Eis uma amiga dos mais simples. Homens e mulheres recorrem a essa homeopatia para sanar problemas relativamente comuns e com grande eficiência ela está marcando ponto. Estamos falando da Abutua ou Parreira Brava, quase mato pelas bandas do Brasil.

Mais usada em chá ou tintura, ela vem como um reforço nas dores e cólicas que antecedem e precedem a expulsão dos cálculos renais. Alivia dores no conduto urinário e nas cistites.

(20)

No caso da cistite, as dores são violentas, com cheiro de amoníaco e com muita, mais muita dor e ardência.

Nas hipertrofias da próstata seus resultados na medicina popular e na Homeopatia na DH5 – segundo Nilo Cairo é usado com sucesso.

As dores violentas nos músculos e as hidropisias generalizadas também merecem a atenção do uso da Parreira Brava.

Vale lembrar de Sépia e Berberis quando ocorrem essas urgências acima descritas, pois, a Parreira Brava poderá ter sua importância devida no combate a esses tipos de incômodo.

Lembramos, entretanto que cólicas renais e expulsões de cálculos devem sempre ter o acompanhamento médico devido. A Parreira Brava assim como muitas homeopatias de plantas ou Homeopatia Vegetal, vão seguindo a linha da ajuda segura e sempre voltada aos mais necessitados, por se tratar de fácil uso.

Referências

Documentos relacionados

Por isso estas tendem a ter um impacto anticíclico sobre a atividade econômica: quando a economia está em recessão, a taxa de emigração cresce, assim como o montante de remessas,

20206 JAMILY DANTAS BARBOSA MOREIRA EDIFICAÇÕES - INTEGRAL CAJAZEIRAS Não. 18897 JANATHA DA SILVA PEREIRA ELETROMECÂNICA - INTEGRAL

Em 2010 foi instalado o campus Ouricuri do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Sertão Pernambucano que fica localizado Estrada do Tambuiu, s/n Ouricuri-PE, com

A segmentação manual de estruturas anatômicas pode gerar resultados volumétricos bem distintos justificados pela diversidade de processos de delimitação da região

O mesmo já não é verdade para os obturadores de cortina que são muito mais difíceis de sin- cronizar porque correm como uma cortina atravez da janela Por isto, câmaras que

Segundo Moraes (2007), o conceito científico de acessibilidade mais comum é o que se refere a um conjunto de características de um ambiente, produto ou serviço, que possa ser

Cristina Bruschtni Doutora em Sociologia pela Universidade de Sao Paulo e pesquisadora da Fundaçao Carlos Chagas onde desenvolve estudos sobre trabalho feminino e familia e coordena

2) preparações à base de DIFENOXILATO, contendo por unidade posológica, não mais que 2,5 miligramas de DIFENOXI- LATO calculado como base, e uma quantidade de Sulfato de