• Nenhum resultado encontrado

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACORDO COLETIVO DE TRABALHO"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO 2012/2013

NÚMERO DE REGISTRO NO MTE: MG001277/2012 DATA DE REGISTRO NO MTE: 02/04/2012

NÚMERO DA SOLICITAÇÃO: MR008496/2012

NÚMERO DO PROCESSO: 46248.000567/2012-26

DATA DO PROTOCOLO: 27/03/2012

SINDICATO DOS EMP EM ESTAB DE SERVICOS DE SAUDE DE UDI, CNPJ n. 23.099.179/0001-81, neste ato representado(a) por seu Presidente, Sr(a). RONALDO ROSA DE SOUZA;

E

COT - CENTRO ONCOLOGICO DO TRIANGULO LTDA, CNPJ n. 02.732.168/0001-17, neste ato representado(a) por seu Diretor, Sr(a). ZAIRA MEDEIROS LOUREIRO;

celebram o presente ACORDO COLETIVO DE TRABALHO, estipulando as condições de trabalho previstas nas cláusulas seguintes:

CLÁUSULA PRIMEIRA - VIGÊNCIA E DATA-BASE

As partes fixam a vigência do presente Acordo Coletivo de Trabalho no período de 1º de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013 e a data-base da categoria em 1º de fevereiro.

CLÁUSULA SEGUNDA - ABRANGÊNCIA

O presente Acordo Coletivo de Trabalho, aplicável no âmbito da(s) empresa(s) acordante(s), abrangerá a(s) categoria(s) todos os trabalhadores da saude, com abrangência territorial em Araguari/MG e Uberlândia/MG.

Salários, Reajustes e Pagamento

Reajustes/Correções Salariais

CLÁUSULA TERCEIRA - REAJUSTE E OUTRAS REGRAS

ACORDO COLETIVO DE TRABALHO

2012/2013

O presente Acordo Coletivo de Trabalho é celebrado com amparo no inciso XXVI do art. 7º. da Constituição Federal e de conformidade com as normas regradoras do instituto insertas no art. 611 e seguintes da Consolidação das Leis do Trabalho, pelo que são revistas as condições econômicas e sociais estabelecidas em Acordo Coletivo de Trabalho anterior, mediante adoção das seguintes cláusulas: Face características específicas de

(2)

relacionamento entre Empresa e Empregados e sendo feita a avaliação global do acordo e de sua oportunidade à conjuntura que envolve as partes, a teor do art. 7º, inciso XXVI, da Constituição Federal, é estabelecida a prevalência deste acordo sobre qualquer procedimento coletivo da categoria que venha a ser estipulado à futuro e no período de vigência aqui previsto, pelo que resta inaplicável à espécie o artigo 620 da Consolidação das Leis do Trabalho.

DAS PARTES ACORDANTES

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE UBERLÂNDIA E REGIÃO, pessoa jurídica de Direito Privado, regularmente inscrita no CGC/MF sob o n.º 23.099.179/0001-81, com sede e foro na cidade de Uberlândia, Estado de Minas Gerais e representação nas cidades de Araporã, Araguarí, Centralina, Canápolis, Frutal, Itapagipe, Iturama, Monte Alegre, Tupaciguara, Prata, constituído conforme estabelece a legislação em vigor, sob Código Sindical n.o 021.230.87359-9 Reg. N.o 2.933 Rec. No MTB sob o 46.-10.000.853/93 com endereço na Avenida Cel Antonio Alves n.o 41 Sala 03 Centro, em Uberlândia (MG), neste ato representado por seu presidente RONALDO ROSA DE SOUZA; e COT - Centro Oncológico do Triângulo Ltda , empresa jurídica de direito privado, com sede em Uberlândia-MG., na Avenida Anselmo Alves dos Santos nº 900 - Bairro Santa Mônica, devidamente inscrita no CNPJ(MF) sob o nº 02.732.168/0001-17.

PRIMEIRA DO PERÍODO DE VIGÊNCIA

As disposições do presente Acordo Coletivo de Trabalho vigorarão no período base de 1º de fevereiro de 2012, retroagindo-se todos os efeitos do presente acordo a esta data, o qual terá vigência apartir de 01 de fevereiro de 2012 a 31 de janeiro de 2013.

SEGUNDA VARIAÇÃO SALARIAL

Os salários válidos para fevereiro de 2012, dos Empregados abrangidos por este Acordo Coletivo de Trabalho, serão reajustados, para fins de revisão de dissídio coletivo, em 1º de fevereiro de 2012, com o percentual de 7% (sete inteiros por cento).

PARÁGRAFO PRIMEIRO RESCISÕES EFETIVADAS

O empregador deverá convocar no prazo de 90 dias da assinatura do presente acordo, todos os empregados demitidos em data anterior à assinatura do presente acordo e por ele abrangido, para pagamento das diferenças rescisórias em virtude da variação salarial ocorrida.

PARÁGRAFO SEGUNDO COMPENSAÇÃO

Assegura-se a faculdade de compensações concernentes a antecipações salariais concedidas após 01.02.2012 e até a assinatura do presente acordo, à exceção dos aumentos decorrentes de término de aprendizagem, implemento de idade, promoção por antigüidade ou merecimento, transferência de cargo, função, estabelecimento ou de localidade, bem assim de equiparação salarial determinada por sentença transitada em julgado, tudo de conformidade com a citada Instrução Normativa n.º 04/TST.

(3)

Assegura-se a faculdade de aplicação de reajuste proporcional ao empregado admitido após a data-base e até a assinatura do presente acordo, nos termos do item XXIV da Instrução Normativa n.º 04 do Colendo Tribunal Superior do Trabalho (DJ de 14/06/1993), observando-se:

A) O salário do recém-admitido terá como limite, o valor do salário do empregado paradigma, sem considerar vantagens pessoais, desde que respeitado o disposto no artigo 461, parágrafo 1º da CLT.

B) Aos que não tiverem paradigma na empresa, será permitida a aplicação dos percentuais proporcionais ao tempo de casa, à razão de 1/12 (um doze avos) do percentual acima ajustado, por meses efetivamente trabalhados, percentuais proporcionais esses que serão aplicados sobre o salário do mês da admissão.

TERCEIRA - HORA EXTRA

As horas extraordinárias efetivamente trabalhadas serão pagas com acréscimo de 100% (cem por cento) sobre o valor da hora normal.

QUARTA- JORNADA DE TRABALHO

Faculta-se o COT - Centro Oncológico do Triângulo Ltda, a instituição ou manutenção, em parte ou em todos os setores dos estabelecimentos vinculados a este Instrumento Normativo, de uma ou ambas das seguintes modalidades de jornadas de trabalho:

A) Jornada diária de 8 (oito) horas em 5 (cinco) dias da semana e 4 (quatro) horas no 6º (sexto) dia, ou ainda 08:48 (oito e quarenta e oito horas) durante 5 (cinco) dias na semana, com intervalo para refeição e repouso nos termos do art. 71 e parágrafos da CLT, totalizando assim as 44 (quarenta e quatro) horas semanais;

B) "Jornada de plantão", com 12 (doze) horas de trabalho por 36 (trinta e seis) horas de folga, observando-se:

1 - Para aqueles que trabalharem sob a denominada "jornada de plantão", as 12 (doze) horas serão entendidas como normais, sem incidência do adicional referido na cláusula terceira, acima, ficando esclarecido igualmente não existirem horas extras no caso de serem ultrapassadas as 44 (quarenta e quatro) horas semanais, desde que o excesso seja compensado na semana seguinte, o que é próprio desta jornada de plantão.

2 - Fica assegurado, no curso da "jornada de plantão", um intervalo de 1 (uma) hora de repouso e refeição, a ser gozado na oportunidade indicada pela empresa e compatível com a disponibilidade do serviço em execução (artigo 71 e parágrafos da C.L.T.).

PARÁGRAFO PRIMEIRO

O presente Acordo Coletivo reconhece que a jornada de trabalho mencionada na letra "A" desta cláusula tem peculiaridades diferentes daquelas da jornada de trabalho descrita na letra "B", razão por que admite salários iguais ou diferenciados, a critério do empregador, e sem implicação das regras do art. 461/CLT.

PARÁGRAFO SEGUNDO - BANCO DE HORAS - Acordam as partes, que será adotado o regime de compensação de jornada denominado Banco de horas, o qual constitui na redução de jornada de trabalho em ocasiões de baixo ou nenhum serviço, sem redução de salário, por compensação das horas trabalhadas em outras ocasiões de serviço excedente, sem o pagamento de horas extras, ficando estabelecido que a operação compensatória ocorrerá em qualquer ordem, ou seja, diminuição do trabalho, seguida do respectivo aumento ou o aumento da jornada seguida da respectiva compensação, seguindo a ordem e critério do empregador, tudo nos termos da lei nº 9.601/98, que modificou o parágrafo 2º do Artigo 59 da

(4)

CLT, ficando estabelecidas as seguintes condições:

A) Os dias de compensação, conforme o regime de Banco de horas, ficarão a critério do COT- Centro Oncológico do Triângulo Ltda.,sendo que o total de horas acumuladas a ser compensado, seja de débito ou de crédito fica limitado a 90 horas, e acaso superado este limite, as horas extras dos empregados serão automaticamente pagas.

B) Considera-se débito as horas compensadas a favor da empresa e crédito as horas extras a favor do empregado, que serão todas lançadas no Banco de Horas e ficarão registradas no cartão de ponto de cada empregado.

C) Poderá ser solicitado o trabalho em dias de sábados, domingos e feriados com a conseqüente compensação dentro do sistema de Banco de horas.

D) As horas compensadas com folgas não terão reflexos no repouso semanal remunerado, nas férias, no 13º salário, no FGTS, no aviso prévio ou em qualquer outra verba trabalhista. E) A não compensação das horas acumuladas, no prazo de vigência deste instrumento, ou em casos de rescisão contratual, serão pagas aos empregados, de acordo com o percentual citado na cláusula terceira.

F) As jornadas especiais de trabalho ora convencionadas terão início na data da vigência do presente acordo e término quando expirar o prazo de sua vigência.

G) Depois de expirado o prazo de vigência deste instrumento normativo, existindo horas extras, a COT Centro Oncológico do Triângulo Ltda, se obriga a efetuar o pagamento delas até o 30º (trigésimo) dia após o término da vigência do presente acordo, observando o método para o fechamento dos cartões de registro de ponto da empresa, e havendo débito, as horas negativas não serão descontadas do empregado, exceto em caso de rescisão de contrato de trabalho.

H) Na hipótese de rescisão de contrato de trabalho sem que tenha havido a compensação integral da jornada extraordinária, na forma do parágrafo anterior, fará o trabalhador jus ao pagamento das horas extras não compensadas, calculadas sobre o valor da remuneração na data da rescisão, ou ao desconto das horas faltas não compensadas.

QUINTA - UNIFORME

O empregador que exigir uniforme deverá fornecê-lo gratuitamente ao empregado, que dele fará uso somente quando em serviço, com zelo, por se tratar de instrumento do trabalho de propriedade da empresa.

SEXTA - COMPROVANTE DE PAGAMENTO

O empregador fornecerá ao empregado, no ato do pagamento dos salários, envelope ou documento similar que comprove os valores pagos e os descontos efetivados.

SÉTIMA - SALÁRIO-SUBSTITUIÇÃO

Enquanto perdurar a substituição plena que não tenha caráter meramente eventual, o empregado substituto fará jus ao salário do substituído, sem considerar vantagens pessoais. OITAVA - PAGAMENTO EM CHEQUE

Recomenda-se aos empregadores, quando o salário for pago em cheque, que estabeleçam condições e meios para que o empregado possa receber o valor do cheque no mesmo dia do pagamento.

NONA - COMUNICAÇÃO DE DISPENSA

Ao despedir o empregado, o empregador deverá comunicá-lo por escrito. DÉCIMA - DESCONTO DE SALÁRIO

(5)

Ao empregador é vedado efetuar qualquer desconto nos salários do empregado, salvo quando este resultar de adiantamentos, de dispositivos de Lei, de Instrumento Coletivo ou de autorização expressa do empregado.

PARÁGRAFO ÚNICO

Em caso de danos causados pelo empregado, o desconto será licito desde que esta possibilidade tenha sido acordada, ou em caso de dolo do empregado ( artigo 462, e parágrafo 1º, da C.L.T ).

DÉCIMA - PRIMEIRA - ACERTO NAS RESCISÕES

O acerto das verbas rescisórias deverá ser feito segundo as disposições da Lei n.º 7.855/89, publicada no D.O.U de 25/10/89, que introduziu os parágrafos 6º, 7º e 8º do artigo 477 da C.L.T.

DÉCIMA - SEGUNDA - RELAÇÃO DE EMPREGADOS

Os empregadores remeterão à Entidade Profissional representativa dos seus empregados, dentro de 15 (quinze) dias da data do recolhimento da contribuição sindical dos empregados, relação nominal desses empregados contribuintes, indicando a função de cada um, o salário recebido no mês a que corresponder a contribuição, e o respectivo valor para um dos endereços mencionados na cláusula 23ª.(vigésima terceira) desta ACT.

DÉCIMA - TERCEIRA - HIGIENE E SEGURANÇA

O empregador se obriga a observar as normas de higiene e segurança em seu estabelecimento, bem como a fornecer os EPIs a seus empregados , segundo dispõe a Portaria n.º 3.214/78, do MTB, que deles se obrigam a fazer uso.

DÉCIMA - QUARTA - VALE TRANSPORTE

O empregador se obriga a observar as normas da Lei n.º 7.619/87 e as do seu Regulamento (Decreto n.º 95.247/87) que dispõem sobre o "Vale-Transporte".

DÉCIMA - QUINTA - GESTANTE

Fica assegurada a estabilidade provisória da empregada gestante, a partir do momento em que comprovar a gravidez ao empregador, por atestado médico, e até 60 (sessenta) dias após o término da licença-maternidade concedida pela Previdência Social.

DÉCIMA - SEXTA - AUXÍLIO DOENÇA - ACIDENTE

O empregado que retornar de "auxílio doença", para o qual a Previdência Social tenha concedido licença de, no mínimo 30 (trinta) dias contínuos, fará jus à garantia de salário durante 60 (sessenta) dias, contados da data de seu retorno à empresa e dentro do prazo fixado na Lei.

PARÁGRAFO ÚNICO

Nos termos do art.118 da Lei n.º 8.213/91, ao empregado que retornar de acidente do trabalho, será garantida a manutenção do seu contrato de trabalho, na empresa, pelo prazo mínimo de 12 ( doze) meses, contado da cessação da licença referente ao acidente, independentemente da percepção de auxílio acidentário.

DÉCIMA - SÉTIMA - LICENÇA PATERNIDADE

(6)

DÉCIMA - OITAVA - ATESTADO DE AFASTAMENTO E SALÁRIO - AAS

A empresa se obriga a fornecer, no prazo de 5 (cinco) dias, desde que solicitado por escrito pelo empregado interessado, seu Atestado de Afastamento e Salário - AAS.

DECIMA NONA - ABONOS DE FALTAS Serão abonadas duas ausências por ano, para levar ao médico ou acompanhar enquanto internado, filho (a) ou dependente menor de 14 (quatorze) anos, mediante comprovação até 48 (quarenta e oito) horas após.

VIGÉSIMA - INSTRUÇÃO N.º 04 DO T.S.T.

Ao empregado admitido para função de outro dispensado "sem justa causa " será garantido àquele (admitido) salário igual ao empregado de menor salário na função, sem considerar vantagens pessoais ( parte final do item XXIII da Instrução Normativa n.º 04/93 do TST ). VIGÉSIMA - PRIMEIRA - EMPREGADO ESTUDANTE

Fica assegurada ao empregado-estudante nos dias de provas ou exames escolares que coincidam com o horário de trabalho, sua ausência não remunerada, ao serviço, durante (uma) hora antes das provas ou exames escolares , desde que pré-avise o empregador com um mínimo de 72 ( setenta e duas ) horas , por escrito e, depois, comprove o seu comparecimento às provas ou exames, mediante documento fornecido pelo estabelecimento de ensino.

VIGÉSIMA- SEGUNDA - QUADRO DE AVISOS

A entidade profissional terá direito de afixar, no quadro de avisos dos estabelecimentos em que tiver trabalhadores por ela representados, os avisos do interesse da categoria, desde que previamente submetidos ao conhecimento do empregador e que não contenham matéria politico-partidária nem sejam ofensivos a qualquer pessoa física ou jurídica.

VIGÉSIMA- TERCEIRA - REPRESENTANTE DE EMPREGADOS

Nas empresas com mais de 200 (duzentos) empregados, é assegurada a eleição de 1 (um) representante destes com a finalidade exclusiva de promover-lhes o entendimento direto com os empregadores, segundo dispõe o artigo 11 da Constituição Federal.

PARÁGRAFO ÚNICO

O empregado eleito terá mandato de 1 (um) ano, com garantia de emprego assegurada aos membros da CIPA.

VIGÉSIMA- QUARTA - CONTRIBUIÇÃO ASSISTENCIAL PROFISSIONAL A empregadora recolherá, sem descontar do funcionário, como contribuição assistencial, o valor de R$40,00 (quarenta reais), a serem pagos em duas parcelas de R$20,00 (vinte reais) cada uma, multiplicadas pelo número de funcionários participantes da categoria profissional abrangida por este sindicato. Sendo que a primeira parcela de R$20,00 deverá ser encaminhada/recolhida ao SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE UBERLÂNDIA até do dia 10 de agosto de 2012 e a segunda parcela de R$20,00 até o dia 10 de novembro de 2012.

PARÁGRAFO PRIMEIRO

O Sindicato profissional fornecerá guias bancárias para o recolhimento mensal da contribuição de que trata esta cláusula.

(7)

PARÁGRAFO SEGUNDO

O não recolhimento, no seu momento oportuno, da contribuição aqui prevista, sujeitará a entidade patronal convenente ao pagamento de uma multa de 10% (dez por cento) sobre o valor devido, alem da atualização do valor pelo índice utilizado para a correção dos débitos trabalhistas e incidência de juros de 1% (um por cento) ao mês, tudo "pro rata temporis", sem nada descontar do empregado.

VIGÉSIMA- QUINTA - MATERIAL DE SERVIÇO

A empresa se compromete a fornecer a seus empregados o material de trabalho necessário ao desempenho de suas funções no serviço.

VIGÉSIMA- SEXTA - CONVÊNIOS/DESCONTO EM FOLHA

Fica assegurado o desconto em folha de pagamento do empregado, quanto a despesas deste relativamente a convênios firmados pelo Sindicato Profissional visando benefícios à categoria que representa, desde que a prévia e expressa autorização do empregado tenha sido apresentada formalmente ao empregador.

VIGÉSIMA SÉTIMA - CONTROLE DE PONTO

As empresas que possuem mais de 10 (dez) empregados observarão as disposições do art.74, parágrafo 2º, da C.L.T, no tocante ao controle de ponto. As empresas que tenham menos de 10 (dez) empregados ficam "aconselhadas" a manter controle de ponto, para segurança mútua.

VIGÉSIMA OITAVA - LANCHE NOTURNO

O empregador fornecerá um lanche aos que trabalharem em jornada predominantemente noturno, composto de café com leite e pão, lanche esse que não terá caráter ou natureza salarial.

VIGÉSIMA NONA VALE ALIMENTAÇÃO

A empresa fornecerá o vale alimentação valor não inferior a R$100,00 (cem reais) por meio do cartão POLICARD ou outro que venha a sucedê-lo, em substituição a cesta básica em favor de seus empregados e tal benefício não terá caráter salarial.

TRIGÉSIMA - POLÍTICA SALARIAL

O presente ACT aplica-se a todos os estabelecimentos de serviços de saúde e respectivos empregados que estejam sob a representação dos Sindicatos signatários e aqueles que individualmente possuem política própria de salário também se obrigam à presente ACT e, principalmente , às regras do inciso VI art. 7º, da CF de 1988, que proíbe a irredutibilidade salarial.

TRIGÉSIMA - PRIMEIRA - ADICIONAL NOTURNO

Trabalho em horário noturno, previsto em Lei, será remunerado com o adicional de 50% (cinqüenta por cento) exceto na hipótese de vigia propriamente dito ou quando o trabalho advier de necessidade em caso fortuito ou força maior, quando o adicional será de 30% (trinta por cento)

PARÁGRAFO ÚNICO

Usando o direito da livre negociação, e levando em conta outras vantagens aqui concedidas, os convenentes ajustam que a duração da hora noturna é de 60 (sessenta) minutos

(8)

TRIGÉSIMA - SEGUNDA - INÍCIO DAS FÉRIAS.

O início das férias deverá ocorrer no primeiro dia útil após o repouso/folga do empregado. TRIGÉSIMA - TERCEIRA - COMUNICAÇÃO DE ACIDENTE.

Nos exatos termos da Ordem de Serviço n.º 329/93 do INSS, o empregador deverá encaminhar, ao Sindicato Profissional correspondente, cópia da comunicação de Acidente do Trabalho.

TRIGÉSIMA - QUARTA - ASSISTÊNCIA HOSPITALAR.

Enquanto tiver convênio com o "SUS", o empregador assegurará assistência hospitalar aos seus empregados, em seu estabelecimento, nos limites da sua especialidade e nos moldes do "SUS".

TRIGÉSIMA - QUINTA DO DISSÍDIO COLETIVO

O SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE UBERLÂNDIA E REGIÃO e o COT - Centro Oncológico do Triângulo Ltda, Por seus representantes legais firmam o presente acordo, desistindo de quaisquer outros direitos que venham a ser deferidos em outros instrumentos coletivo referente ao período e a matéria ora transacionado inclusive nos autos do DC- Dissídio Coletivo - n.o 00425-2008-000-03-00-6, ficando assegurado todos os direitos já alcançados em dissídios ou acordos coletivos acontecidos.

TRIGÉSIMA - SEXTA - SEGURO.

Recomenda-se que os empregadores façam seguro de vida em favor de seus empregados e respectivos dependentes previdenciários, objetivando, em especial, socorrer-lhes a título de auxílio-funeral.

TRIGÉSIMA - SETIMA - VIGÊNCIA.

O presente acordo Coletivo vigerá pelo prazo certo de 12 (doze) meses, retroagindo-se todos os efeitos do presente instrumento a 1º de fevereiro/2012, vigorando, portanto, a partir de 01/02/2012 até 31 de janeiro de 2013, aplicando-se-lhe as regras da política salarial em vigor e as da Instrução n.º 04/T.S.T.

E, por estarem de acordo com o presente Instrumento Coletivo firmam-no em 03 (três) vias de igual teor e forma, para que possa produzir seus jurídicos efeitos.

Uberlândia, 07 de fevereiro 2012.

___________________________________________________________

SINDICATO DOS EMPREGADOS EM ESTABELECIMENTOS

DE SERVIÇOS DE SAÚDE DE UBERLÂNDIA E REGIÃO

(9)

_________________________________________________________

COT - Centro Oncológico do Triângulo Ltda.

CNPJ (MF) sob o nº 02732168/0001-17

(Assessor Jurídico Sindical Donizete Reinaldo -OAB/MG 54286

RONALDO ROSA DE SOUZA Presidente

SINDICATO DOS EMP EM ESTAB DE SERVICOS DE SAUDE DE UDI ZAIRA MEDEIROS LOUREIRO

Diretor

COT - CENTRO ONCOLOGICO DO TRIANGULO LTDA

A autenticidade deste documento poderá ser confirmada na página do Ministério do Trabalho e Emprego na Internet, no endereço http://www.mte.gov.br .

Referências

Documentos relacionados

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O primeiro passo para introduzir o MTT como procedimento para mudança do comportamento alimentar consiste no profissional psicoeducar o paciente a todo o processo,

5 “A Teoria Pura do Direito é uma teoria do Direito positivo – do Direito positivo em geral, não de uma ordem jurídica especial” (KELSEN, Teoria pura do direito, p..

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Dessas, 35 constam no Museu Municipal Aparício Silva Rillo, 13 encontra-se em poder da Igreja Católica e as demais (33) estão espalhadas por casas de famílias 16. Além

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

Taking into account the theoretical framework we have presented as relevant for understanding the organization, expression and social impact of these civic movements, grounded on