• Nenhum resultado encontrado

Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - KIRCHHOFF Automotive Portugal, S.A. (Ovar)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Biblioteca Digital do IPG: Relatório de Estágio Curricular - KIRCHHOFF Automotive Portugal, S.A. (Ovar)"

Copied!
124
0
0

Texto

(1)

TPG

folitécnico

dajGuarda

Polyteclrnic of Guarda

RELATÓRIO DE ESTÁGIO

Licenciatura em Gestão

Ana Rita Azevedo Correia

(2)

Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Instituto Politécnico da Guarda

RELATÓRIO PARA OBTENÇÃO DO GRAU DE LICENCIADO EM GESTÃO

Ana Rita Azevedo Correia

Gestão

(3)

R

ELATÓRIO DE

E

STÁGIO

C

URRICULAR DA

L

ICENCIATURA DE

(4)

Relatório de Estágio Curricular

F

ICHA DE

I

DENTIFICAÇÃO

Identificação da Aluna: Ana Rita Azevedo Correia Número de Aluna: 1011427

Contacto: 962 854 576

Correio Eletrónico: ritacorreia24@hotmail.com

Estabelecimento de Ensino: Instituto Politécnico da Guarda – Escola Superior de Tecnologia e Gestão

Morada: Escola Superior de Tecnologia e Gestão Avenida Dr. Francisco Sá Carneiro, nº50 6300-559 Guarda

Contatos: Tel: +351 271 220 164 / +351 271 220 120 Correio Eletrónico: estg-geral@ipg.pt

Website: http://www.estg.ipg.pt/

Empresa Recetora de Estágio: KIRCHHOFF Automotive Portugal, S.A. Morada: Avenida 16 de Maio

Zona Industrial Norte de Ovar 3880-102 Ovar

Contatos: Tel: +351 256 579 210

Website:http://www.kirchhoff-automotive.com/international/company/locations-worldwide /europe/portugal/ovar/

Nome do Professor Orientador do Estabelecimento de Ensino: Francisco José Sanches Tomé

Nome da Supervisora na Empresa: Mariana Carvalho Duração do Estágio: 400 horas

(5)

Relatório de Estágio Curricular

“Fiz de algumas das fragilidades força, percebi que muitas das minhas escolhas se inscrevem em momentos que vivi no passado. Tudo o que me aconteceu fez de mim o que sou hoje.”

(6)

Relatório de Estágio Curricular

P

LANO DE ESTÁGIO

O Plano de Estágio Curricular realizado na empresa, KIRCHHOFF Automotive Portugal, S.A. Ovar, foi previamente elaborado e definido pela Responsável de Ambiente, Mariana Carvalho e pela Sónia Baptista Responsável do Departamento de Recursos Humanos, que traçaram os seguintes objetivos:

Conhecer o Sistema de Gestão Ambiental da empresa. Definir o conceito de Gestão Documental via SharePoint. Gestão do arquivo de documentos.

Colaborar na certificação da segurança.

(7)

Relatório de Estágio Curricular

R

ESUMO

O estágio curricular e o presente relatório decorreram no âmbito do plano curricular da Licenciatura de Gestão da Escola Superior de Tecnologia e Gestão do Instituto Politécnico da Guarda. Este estágio tem como objetivo complementar a formação académica desenvolvida ao longo de seis semestres, proporcionando uma aprendizagem de competências profissionais num contexto real de trabalho. Durante os seis semestres, foram adquiridos conhecimentos em diversas áreas da Gestão, entre as quais, Gestão de Recursos, Estratégia Empresarial e Gestão da Qualidade. Assim sendo, este estágio é uma aproximação à vida ativa, de modo a que não só seja possível colocar em prática todos os conhecimentos adquiridos, como também adquirir outros que só é possível quando estamos diretamente no mundo de trabalho. Traz consigo vantagens não só a nível pessoal, como também a nível profissional.

O estágio teve a duração de 400 horas, decorreu durante os meses de outubro a dezembro, na KIRCHHOFF Automotive Portugal, S.A (KPT). Durante estes quatro meses, foi possível a realização de várias atividades, entre as quais: a arquivação de documentos, quer em suporte em papel, quer a nível digital; preenchimento de documentos diversos; atualização de manuais de processos e procedimentos; presença em reuniões, entre as quais, as reuniões de Shape Management Floor (SFM); formação na nova norma IATF 16949; acompanhamento de visitas entra as quais a VLM consultores.

O presente relatório contempla as atividades realizadas durante o estágio. Encontra-se dividido em três partes: a primeira consiste na apresentação geral da Empresa; na segunda parte são caracterizados os diversos departamentos onde foi realizado o estágio; a terceira e última parte centra-se nas atividades efectivamente desenvolvidas ao longo do estágio.

Palavras-Chave: Gestão, Qualidade, Ambiente, Segurança, Indústria Automóvel. JEL-Classification: M1 – Business Administration, M10 – General, M11 – Production Management

(8)

Relatório de Estágio Curricular

A

GRADECIMENTOS

Agradeço a todos que, de uma forma em geral, contribuíram para a concretização deste meu sonho.

Aos meus pais por todo o esforço, apoio, confiança e esperança que depositaram em mim. Que apesar dos muitos quilómetros de distância sempre se fizeram presentes em todos os momentos. Por terem acreditado, quando todos outros desacreditaram.

Ao meu irmão que apesar das brigas, quer o melhor para mim, como eu para ele. Por partilharmos a vivência de estudantes universitários ao mesmo tempo. Por estar constantemente a questionar-me sobre o mundo por me ensinar a aprender fora da escola.

Ao meu namorado por estar sempre presente, pelo seu carinho e compreensão. Por ter acreditado e dado força para estudar. Por todas as horas que passou a meu lado. Por simplesmente estar.

Aos meus avós por todo o apoio, interesse e orgulho que depositaram em mim. Aos amigos, alguns desde a infância, que sempre estiveram presentes.

Aos professores do IPG, especialmente aos da Escola Superior de Tecnologia e Gestão, que contribuíram, nestes três anos, para a minha formação.

Ao Professor Orientador, Francisco Tomé, por ter aceitado ser meu orientador, pela disponibilidade e dedicação.

(9)

Relatório de Estágio Curricular

À KPT por ter aceite o meu estágio ao longo destes quatro meses. E à toda a equipa que me recebeu de braços abertos, que me proporcionou oportunidades de crescimento e aprendizagem.

Por fim, à Mariana Carvalho, por ter sido das pessoas mais importantes nesta reta final. Por me ter acolhido, por todo o apoio que me deu. Por todo o tempo que me dedicou e me ouviu. Por me ter passado grandes conhecimentos para chegar ao sucesso como ela chegou. Por ser a melhor funcionária que alguma vez conheci. Por ser a melhor orientadora que alguém poderia ter. Por toda aquela simpatia e alegria que tinha todos os dias, com todos os funcionários, que contagiava. Obrigada por me proporcionar a aprender outras vertentes da Gestão. Por aprender a amar o trabalho. Obrigada pela confiança depositada em mim. Obrigada, por ter vivido todos os momentos, por ter tido todas conversas e por levar esta amizade para a vida.

(10)

Relatório de Estágio Curricular

L

ISTA DE SIGLAS

DGERT – Direção Geral do Emprego e das Relações de Trabalho EOP- End of Production

GAR- Guia de Acompanhamento de Resíduos

GARH – Guia de Acompanhamento de Resíduos Hospitalares KAPS- KIRCHHOFF Automotive Production System

KPT – KIRCHHOFF Automotive Portugal, S.A.

PDCA – Plan (Planear), Do (Executar), Check (Verificar), Act (Atuar) SFM- Shop Floor Management

SIRAPA - Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa do Ambiente. SQA – Sistema de Qualidade e Ambiente

SQG- Sistema de Qualidade e Gestão SOP- Start of Production

(11)

Relatório de Estágio Curricular

C

ONCEITOS GERAIS

Ambiente: Conjunto dos sistemas físicos, químicos, biológicos e suas relações e dos fatores económicos, sociais e culturais com efeito direto ou indireto, mediato ou imediato, sobre os seres vivos e a qualidade do homem. 1

Aspeto Ambiental: Elemento das atividades, produtos ou serviços de uma organização que interage ou que pode interagir com o ambiente.

Auditoria: Processo sistemático, independente e documentado para obter evidências de auditoria e respetiva avaliação objetiva, com vista a determinar em que medida os critérios da auditoria são cumpridos.

Auditoria interna: é conduzida pela própria organização ou por uma entidade externa em seu nome.

Organização: Pessoa ou conjunto de pessoas que tem as suas próprias funções com responsabilidades, autoridades e relações para atingir os seus objetivos.

Gestão de topo: Pessoa ou grupo de pessoas que dirige e controla uma organização ao mais alto nível.

Melhoria Contínua: processo recorrente de aperfeiçoamento do sistema de gestão, por forma a atingir melhorias no desempenho global, de acordo com a política da organização.

Qualidade Total: “Pensamentos estratégicos que antecedem o agir e o produzir. Também, em relação à mudança de postura da gerência e a forma de entender o sucesso de uma organização. Esse termo abrangente, fornece ao leitor uma sensação de totalidade, estando relacionada a ética, moral, qualidade intrínseca, atendimento e

(12)

Relatório de Estágio Curricular

segurança. Utiliza-se a palavra ‘total’ como forma de mostrar que todos os setores da empresa serão incluídos no processo.” 2 (LTDA, 2017)

Sistema de Gestão Ambiental: Parte de um sistema de gestão, utilizada para gerir os aspetos ambientais, cumprir as obrigações de conformidade e tratar os riscos e oportunidades.3

Sistema de Gestão da Qualidade: Parte do sistema de gestão de uma organização utilizada para desenvolver e implementar a sua política de qualidade e gerir os seus aspetos da qualidade.

Manual de Processos: Manual onde constam um conjunto de atividades inter-relacionadas ou interatuastes que transforma entradas em saídas.

Manual de Procedimentos: Manual onde é explicado como fazer uma determinada atividade.

(13)

Relatório de Estágio Curricular

Índice

RELATÓRIO DE ESTÁGIO CURRICULAR DA LICENCIATURA DE GESTÃO ... i

FICHA DE IDENTIFICAÇÃO ... ii

PLANO DE ESTÁGIO ... iv

RESUMO ... v

AGRADECIMENTOS ... vi

LISTA DE SIGLAS ... viii

CONCEITOS GERAIS ... ix

ÍNDICE DE FIGURAS ... xiv

CAPÍTULO 1-APRESENTAÇÃO DA EMPRESA E DO GRUPO KIRCHHOFF ... 2

1.1. Apresentação da empresa ... 3

1.2. Localização das unidades industriais em Portugal ... 5

1.3. Evolução Histórica da Empresa ... 8

1.4. Apresentação e Evolução Histórica do Grupo ... 10

1.5. Perspetivas futuras ... 12

1.6.Visão ... 13

1.7. Valores... 14

1.8.Comportamentos ... 16

1.9. Normas de conduta profissional ... 19

1.10.Organigrama KPT ... 20

1.11. Certificados de Qualidade e Prémios ... 22

1.12.Produtos KIRCHHOFF Automotive Potugal, S.A... 24

1.13. Principais Clientes ... 34

CAPÍTULO 2 DESCRIÇÃO DAS POLÍTICAS SUBJACENTES DOS PRINCIPAIS DEPARTAMENTO ... 36

(14)

Relatório de Estágio Curricular 2.1 PRINCÍPIOS E OBJETIVOS KAPS 37

2.2 Política da Qualidade e Certificações ... 39

2.3 Política De Ambiente ... 41

2.3.1 Aspetos Ambientais ... 43

2.3.2 Separação de Resíduos ... 49

CAPÍTULO 3–ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO ESTÁGIO CURRICULAR ... 52

3.1 Formação inicial ... 53

3.2 Sistema Informático ... 54

3.3 Arquivo Físico de Documentos ... 57

3.4 Auditoria 5S’s ... 58

3.5 Arquivação das Guias de Acompanhamento de Resíduos (GAR) ... 60

3.6 O Sistema Integrado de Registo da Agência Portuguesa de Ambiente ... 66

3.7 Atualização e recolha dos manuais de processos e procedimentos ... 68

3.8 Reuniões de SFM ... 69

3.9. Auditorias Internas ... 73

3.10. Visitas à fábrica ... 74

3.10.1 Colaboração com a empresa VLM consultoras ... 74

3.10.2 Levantamento de resíduos oleosos ... 76

3.11 Participação em Ações de Formação ... 78

3.11.1 Formação profissional apresentação IATF 16949 ... 78

3.11.2 Formação em PDF Adobe Reader ... 79

3.11.3 Formação Resíduos Perigosos ... 83

3.12. Gestão Documental... 85

CONCLUSÃO ... 86

(15)

Relatório de Estágio Curricular

Anexo 2- Certificados ... 92 Anexo 3- Conceito de Gestão Documental via SharePoint ... 96

(16)

Relatório de Estágio Curricular

Í

NDICE DE FIGURAS

Figura 1: Instalação da Fábrica de Ovar... 3

Figura 2: Instalação da Fábrica de Cucujães ... 3

Figura 3: Localização Internacional do Grupo KIRCHHOFF ... 4

Figura 4: Mapa de localização da fábrica de Ovar ... 6

Figura 5: Mapa de localização da fábrica de Cucujães ... 7

Figura 6: Liderança KIRCHHOFF ... 12

Figura 7: Estrutura Organizacional KPT ... 20

Figura 8: Estrutura Organizacional Departamento Qualidade ... 21

Figura 9: Produtos ... 25

Figura 10: Opel Corsa 4400 ... 25

Figura 11: Opel Meriva 4470 ... 26

Figura 12: Volkswagen Polo W250 ... 27

Figura 13: Volkswagen Sharan/Alhambra ... 28

Figura 14: Ford C-Max C344 ... 29

Figura 15: Ford Transit Connect V48 ... 30

Figura 16: Peugeot 301/ Citroen C ... 31

Figura 17: Citroen C4 Picasso ... 32

Figura 18: Daimler V-Class/ Vito ... 33

Figura 19: Princípios KAPS ... 37

Figura 20: Os 6 básicos da Qualidade ... 40

Figura 21: Página inicial Intranet KPT ... 54

Figura 22: Pasta Público Estagiária ... 56

Figura 24: Campo 1 da GAR... 61

Figura 25: Guia de Acompanhamento de Resíduos ... 63

Figura 26: Modelo de GARHP ... 65

Figura 27: SIRAPA ... 66

(17)

Relatório de Estágio Curricular

Figura 32: Ações de 48 horas ... 71

Figura 33: Mapa auditorias por nível ... 72

Figura 35: Mapa resultados finais auditoria ... 73

Figura 36: ISO contentores 1m ³ ... 76

Figura 37: Armazenamento óleos e resíduos contaminados ... 77

Figura 38: Carregamento ... 77

Figura 39: PDF Escrita ... 80

Figura 40: PDF Assinatura ... 81

Figura 41: PDF Formulário ... 82

Figura 42: Simulação derrame de óleo ... 84

(18)

Relatório de Estágio Curricular

Í

NDICE DE TABELAS

Tabela 1: Principais Clientes ... 34

Tabela 2: Emissões Gasosas ... 43

Tabela 3: Resíduos Sólidos/ Líquidos ... 44

Tabela 4: Contaminação do Solo ... 45

Tabela 5: Matérias-Primas ... 46

Tabela 6: Consumo de Água ... 46

Tabela 7: Consumo de Energia ... 47

Tabela 8: Ruído Ambiental ... 47

Tabela 9: Outros Aspetos ... 48

Tabela 10: Separação Resíduos Comuns ... 49

Tabela 11: Resíduos Perigosos ... 50

Tabela 12: 5S's Japão Japonês ... 58

(19)

I

NTRODUÇÃO

O estágio, como parte integrante do plano de estudos da Licenciatura de Gestão do Instituto Politécnico da Guarda, decorreu na empresa KIRCHHOFF Automotive Portugal, S.A, sediada em Ovar, com a duração de 400 horas.

É sem dúvida um momento importante na vida de um estudante, é o primeiro impacto com o mundo de trabalho após três anos no ensino superior. Este é o momento de novos desafios em que os conhecimentos do estudante são colocados à prova num contexto real.

Este relatório descreve todas as atividades que foram desenvolvidas ao longo do estágio. Tarefas que permitiram colocar em prática diversos conhecimentos adquiridos ao longo do curso, consolidar e adquirir novos conhecimentos.

O presente relatório está dividido em três capítulos: o primeiro capítulo centra-se na apresentação da Empresa; no segundo é feita uma breve apresentação dos departamentos onde foi realizado o estágio; por fim, no terceiro capítulo, é elaborada a descrição das atividades desenvolvidas ao longo destes quatro meses.

No final é feito uma breve conclusão de todas as atividades realizadas e das aprendizagens adquiridas ao longo do estágio.

(20)

CAPÍTULO

1

-

APRESENTAÇÃO DA EMPRESA E DO

G

RUPO

KIRCHHOFF

No presente capítulo dá-se a conhecer a KIRCHHOFF, com a sua história, expansão, missão, visão e valores.

Será apresentada a sua localização a nível mundial, inclusive em Portugal, onde foi realizado o estágio curricular, a gama de produtos, principais clientes, fornecedores, e métodos de produção.

(21)

Relatório de Estágio Curricular

1.1.

A

PRESENTAÇÃO DA EMPRESA4

A KPT é uma empresa especializada na produção de componentes metálicos, através dos processos de Estampagem, Soldadura, Pintura e Montagem. É fornecedora de componentes metálicos para a Indústria Automóvel, caracterizando-se pelo elevado nível de exigência em relação aos produtos e serviços fornecidos.

A KPT faz parte do grupo alemão KIRCHHOFF. Tem sede social em Ovar e duas unidades industriais em Portugal: uma em Ovar e outra em Cucujães, conforme é ilustrada das seguintes Figuras 1 e 2.

Figura 1: Instalação da Fábrica de Ovar

Figura 2: Instalação da Fábrica de Cucujães

(22)

Relatório de Estágio Curricular

O grupo KIRCHHOFF tem várias unidades de negócio, sendo uma delas o setor automóvel, sob a designação de KIRCHHOFF Automotive, onde se inclui a KPT. A geo-localização à escala mundial da empresa está representada conforme é ilustrado na Figura 3. Alemanha (sede) Espanha Hungria Irlanda Polónia México USA Canadá Portugal França China Roménia Japão

A empresa internacional aliada à diversidade e qualidade dos seus produtos, permite ser a fornecedora preferencial das grandes marcas mundiais de automóveis e de muitos dos seus fornecedores.

(23)

Relatório de Estágio Curricular

1.2.

L

OCALIZAÇÃO DAS UNIDADES INDUSTRIAIS EM

P

ORTUGAL

O grupo detém duas unidades industriais em Portugal, cujas coordenadas são:

Fábrica de Ovar Fábrica de Cucujães

Av. 16 de Maio, Zona Industrial Norte de

Ovar – AP 287, 3881 Ovar Faria de Cima, 3720-785, Vila de Cucujães, Oliveira de Azeméis

Portugal Portugal

Telefone: +351 256 579 210

Fax: +351 256 579 224 Telefone: +351 256 579 210 Fax: +351 256 886 136

De acordo com informação do Manual de Integração da KPT (RH- KIRCHHOFF Automotive Portugal, 2015), a fábrica em Ovar abrange uma área de mais de 40 000m2,

dos quais 14.700m2 são destinados à produção de componentes metálicos através das

tecnologias principais de estampagem e soldadura. É também em Ovar que está localizado o centro de logística da empresa. A unidade possui um departamento próprio de produção de ferramentas que assegura a manutenção das ferramentas destinadas às prensas da fábrica.

Já em Cucujães, numa área de produção de 11 000 m2, são aplicadas as competências-chave da moldagem, soldadura, pintura catódica por imersão e montagem.

As duas fábricas portuguesas em Ovar e Cucujães são geridas pela mesma equipa de administração. A direção da empresa faz questão que ambas as unidades se pautem pelos mesmos valores e cumpram o princípio orientador “duas fábricas, uma visão, uma missão.”

As duas fábricas têm um total de 505 funcionários, sendo que 379 pertencem à fábrica de Ovar e os restantes 126 à fábrica de Cucujães.

(24)

Relatório de Estágio Curricular

Os trajetos de localização das duas unidades fabris são ilustrados nas seguintes figuras:

Fábrica de Ovar

(25)

Relatório de Estágio Curricular

Fábrica de Cucujães

Figura 5: Mapa de localização da fábrica de Cucujães 6

(26)

Relatório de Estágio Curricular

1.3.

E

VOLUÇÃO

H

ISTÓRICA DA

E

MPRESA

De uma forma sistemática, é apresentada a evolução histórica da KPT como é ilustrada a seguir7:

1963 Início da atividade, dedicando-se ao fabrico de cunhos e cortantes para a

estampagem de metais. É fundada a Molaflex.

1967 Transferência para as novas e atuais instalações.

1976 Evolução no sentido de passar a ter como atividade principal o fabrico de

peças estampadas.

1977 É homologada como fornecedora dos fabricantes nacionais de automóveis

(Renault, Ford, Fiat, Volkswagen) fornecendo diretamente conjunto de pedais, suportes e reforços de chassis e cabina, filtros de ar, cinzeiros, blindagens.

1979 É admitida como sócia (30%) da empresa francesa “Bertrand Faure” (um

dos maiores fabricantes europeus de componentes para a indústria automóvel).

1980 Aumenta a sua área coberta para 2800m2.

1984 Renovação e reimplantação da GAMETAL. Aumento da área coberta para

3500m2.

1989 A Bertrand Faure passa a deter 100% do capital da GAMETAL.

1992 É classificada como fornecedora “A” da Renault e como “Q1” da Ford.

(Melhores classificações dadas pelos clientes. Ambas equivalem o mesmo, têm é denominações diferentes).

1993 Com as perspetivas resultantes do “projecto AutoEuropa”, o Grupo

KIRCHHOFF, interessado em instalar-se em Portugal, adquire a totalidade do capital.

1994 Com as perspetivas resultantes do “projecto AutoEuropa”, o Grupo

KIRCHHOFF, interessado em instalar-se em Portugal, adquire a totalidade do capital.

1995 Início dos fornecimentos para a AutoEuropa.

(27)

Relatório de Estágio Curricular

1998 Certificação da empresa segundo a norma QS 9000. Aquisição de uma

fábrica em Ovar e início da produção nesta unidade.

1999 Certificação da empresa segundo norma VDA 6.1.

2000 Ampliação das instalações da fábrica de Ovar e aumento do parque das

máquinas.

2003 Certificação da empresa segundo a norma NP EN ISO 14001.

2004 Certificação da empresa segundo a norma ISO/TS 16 949:2002.

2015 Alteração da designação social para KIRCHHOFF Automotive, S.A. e a sede

(28)

Relatório de Estágio Curricular

1.4.

A

PRESENTAÇÃO E

E

VOLUÇÃO

H

ISTÓRICA DO

G

RUPO8

De uma forma sistemática é de seguida, apresentada a evolução histórica do Grupo Kirchhoff:

1785 Fundação e início de atividade do grupo.

1894 Surge a primeira empresa de estampagem em Iserlohn. Inicialmente produzia peças para polias, depois peças para carruagens férreas e por último peças para a Indústria Automóvel.

1984 A expansão da KIRCHHOFF Automotive iniciou-se com a aquisição da M. Kutsch em Attendorn – Alemanha.

1993 Aquisição da Gametal em Portugal, hoje KIRCHHOFF Automotive Portugal, SA, a fábrica Sigro em Olpe e uma fábrica na Irlanda, sendo hoje a KIRCHHOFF Irlanda. 1995 Primeira participação no Salão Automóvel em Frankfurt.

1997 Fundação da KIRCHHOFF México em Puebla-México.

1998 Fundação da KIRCHHOFF Polónia em Mielec- Polónia e abertura da segunda fábrica em Portugal (Ovar)- KIRCHHOFF Portugal.

1999 Fundação da parceria com a empresa Van Rob Kirchhoff – VRK em Querétaro- México.

2000 Fundação KIRCHHOFF Espanha em Zaragoza/Espanha.

2004 Fundação da KIRCHHOFF Hungria em Esztergom- Hungria e abertura de uma fábrica de estampagem em Gliwice – KIRCHHOFF Polónia.

2005 Aquisição da empresa SOEC em Ymeray- França e abertura da terceira fábrica na Polónia (Gliwice).

2006 Fundação KIRCHHOFF Automotive na China (Suzhou).

2007 Implementação do processo de estampagem na KIRCHHOFF Hungria em

Esztergom.

Implementação do Centro Tecnológico de Pesquisa e Desenvolvimento em Attendorn na Alemanha.

2008 Aumento das Instalações da KIRCHHOFF China com a construção da fábrica de estampagem.

(29)

Relatório de Estágio Curricular

2010 Celebração do 225º aniversário do grupo KIRCHHOFF.

Abertura do Centro de Desenvolvimento Técnico & Vendas em Hamamatsu- Japão. 2011 A KIRCHHOFF Automotive comprou a maioria das ações do parceiro de longa data –

a Empresa Van-Rob na América do Norte. O grupo tem 30 fábricas de produção em cerca de 12 Países.

(30)

Relatório de Estágio Curricular

1.5.

P

ERSPETIVAS FUTURAS

O Grupo KIRCHHOFF é uma empresa familiar alemã, que conta com uma grande presença a nível mundial há diversos anos, sendo também uma empresa conceituada em todo o mundo. Esta conta com todos os que, direta ou indiretamente, contribuem para o contínuo sucesso da empresa, nunca esquecendo todos os seus valores.

De acordo com (RH- KIRCHHOFF Automotive Portugal, 2015), “a liderança do Dr. Jochen F. Kirchhoff e dos filhos Arndt G., Dr. Johannes F. e J. Wolfgang Kirchhoff, dá sequência a 225 anos de tradição do negócio na família, e são uma garantia de determinação e de maturidade na visão do futuro da organização.”

O sucesso depende, porém, de todos os colaboradores que contribuem com o seu trabalho para os objetivos da organização, permitindo atingir os resultados indispensáveis ao seu crescimento sustentado.

Os Administradores atuais do Grupo KIRCHHOFF encontram-se na figura seguinte.

(31)

Relatório de Estágio Curricular

1.6.

V

ISÃO

A visão de uma empresa define o que esta quer ser no futuro e identifica também todos os objetivos a alcançar.

A visão da KIRCHHOFF Automotive incide na sua produção, na qualidade, na saúde de todos, na sua autonomia financeira e posição mundial.

“De modo a que a KIRCHHOFF Automotive tenha sucesso, é essencial que os seus colaboradores tenham um atendimento comum sobre os objetivos da organização. Uma visão partilhada propicia um sentido de alinhamento e uma orientação para as nossas inspirações. Define a sua nossa ambição de estar sempre entre os melhores em tudo o que fazemos. Cada um de nós contribui para que a nossa visão se torne realidade. A KIRCHHOFF Automotive é líder global no desenvolvimento e no fornecimento de estruturas de carroçarias e chassis de qualidade superior para veículos automóveis. A KIRCHHOFF Automotive é orientada à performance e propõe-se fornecer os seus clientes ao mais alto nível.

O Grupo fomenta um crescimento sustentado e rentável, comprometendo-se ainda em ser financeiramente independente e detido pela família.

A organização desenvolve os seus colaboradores e promove ativamente a sua saúde e a sua satisfação.” (RH- KIRCHHOFF Automotive Portugal, 2015)

(32)

Relatório de Estágio Curricular

1.7.

V

ALORES

Os valores incidem nas convicções que fundamentam as escolhas por um modo de conduta tanto de um indivíduo quanto em uma organização. Os valores organizacionais podem ser definidos como princípios que guiam a vida da organização, tendo um papel tanto de atender seus objetivos quanto de atender às necessidades de todos aqueles a sua volta.

Na KPT os valores são : Honestidade e fiabilidade, confiança e respeito,

responsabilidade social, ambiental e cultural.

Os valores da KPT reafirmam a responsabilidade de, ao mesmo tempo, desenvolver a sociedade de uma maneira sustentável e de preservar a natureza e a biodiversidade para as futuras gerações. Eles são os laços que unem entre si todos os colaboradores da KIRCHHOFF Automotive, fazendo uma equipa mais forte.

A empresa defende um conjunto de valores implícitos nas seguintes frases.

Honestidade e Fiabilidade

Somos honestos entre nós e com os nossos parceiros de negócio. Fornecemos informação de um modo aberto e atempado. Damos grande importância à comunicação fiável e transparente, usando eficientes canais de comunicação e sistemas de informação. Estas são as bases para uma elevada produtividade e para a tomada de decisões.

Somos sempre justos e abertos uns com os outros.

Somos fiáveis, mantemos as nossas promessas e orientamo-nos segundo as regras instituídas e a legislação em vigor.

(33)

Relatório de Estágio Curricular

Confiança e Respeito

Confiamos uns nos outros e nos nossos parceiros de negócio. Confiamos na honestidade de cada indivíduo, na fiabilidade e na veracidade do que cada um diz, faz ou acredita. Reconhecemos, valorizamos, apreciamos e respeitamos cada individuo. Mostramos atenção, apreço e deferência por cada pessoa, independentemente da sua nacionalidade, etnia, sexo, religião, idade, deficiências, ou dos seus estilos de vida pessoais.

A adversidade dos nossos colaboradores conduz à inovação e enriquece a nossa organização.

Responsabilidade Social, Ambiental e Cultural

Entendemos que as nossas ações devem ser compatíveis com os interesses da sociedade. Neste sentido, fazemos um esforço voluntário para o desenvolvimento sustentado da sociedade que excede o legalmente exigido. Comprometemo-nos a apoiar e a promover iniciativas de solidariedade social e apoiamos o trabalho de voluntariado dos nossos colaboradores, sempre que possível.

É importante preservar a natureza e a biodiversidade para as futuras gerações. Protegemos o ambiente usando os recursos necessários de modo eficiente e respeitando integralmente os padrões ambientais em todos os nossos processos de produção. Damos regularmente formação aos nossos colaboradores para que estes adotem comportamentos ambientalmente responsáveis e cumprimos as disposições relativas à Saúde e Segurança no trabalho. Encorajamos os nossos colaboradores a agirem de um modo responsável para as outras pessoas e para com o ambiente.

Comprometemo-nos a apoiar e a promover os valores culturais. Reconhecemos e promovemos a singularidade cultural e as tradições dos países em que mantemos atividade.

Acreditamos que a arte, a literatura, a música, as tradições e aquilo em que acreditamos são fatores importantes para a nossa qualidade de vida.

(34)

Relatório de Estágio Curricular

1.8.

C

OMPORTAMENTOS

Os Comportamentos KIRCHHOFF Automotive são as formas de atuar e agir no ambiente de trabalho. Estas incidem sobre a confiança, respeito, capacidade e desenvolvimento da equipa, e na competitividade através da rentabilidade, na partilha de conhecimento de modo a promover a melhoria contínua.

A empresa defende um conjunto de comportamentos implícitos nas seguintes frases.

Eu atuo com confiança e respeito

Eu respeito a personalidade de cada indivíduo e a diversidade cultural.

Eu promovo um ambiente de confiança que favorece a criatividade e a melhoria. Eu respeito opiniões diferentes.

Eu apoio a minha equipa.

Eu sou imparcial no âmbito da minha equipa.

Eu escuto ativamente e espero a minha vez para falar. Eu valorizo o trabalho de todos.

Eu respeito os standards Eu utilizo sempre EPI’s.

Eu respeito as regras estabelecidas para as reuniões.

Eu observo as regras sobre políticas internas, bem como as normas legais. Eu respeito as normas estabelecidas para a proteção ambiental.

Eu respeito o processo de escalação definido.

Eu respeito os standards e as expectativas dos meus clientes e empenho-me no melhor serviço.

(35)

Relatório de Estágio Curricular

Eu capacito e desenvolvo a minha equipa

Eu pergunto aos meus colegas pelas suas opiniões.

Eu delego tarefas e responsabilidades, porque confio que a minha equipa procerá corretamente.

Eu apoio a cooperação no âmbito da minha equipa e na esfera da relação com outras equipas.

Eu estimulo a aprendizagem contínua.

Eu invisto mais tempo perguntando “porquê” do que questionando “como”. Eu motivo a minha equipa.

Eu forneço um feedback construtivo.

Eu comunico claramente

Eu expresso-me de forma clara.

Eu comunico de forma aberta e demonstro respeito.

Eu articulo o meu discurso corretamente e com o volume apropriado. Eu falo em factos e números.

Eu defino responsabilidades e prazos.

Eu escrevo legivelmente e de modo a ser compreendido.

Eu asseguro os necessários fluxos de informação na organização. Eu encorajo os meus colegas a partilharem o seu conhecimento.

Eu partilho o meu conhecimento

Eu não guardo o meu conhecimento só para mim. Eu compreendo que todas as questões são válidas. Eu invisto tempo em explicações.

Eu comunico de forma clara e regularmente.

Eu asseguro os necessários os necessários fluxos de informação na organização. Eu encorajo os meus colegas a partilharem o seu conhecimento.

Eu promovo a melhoria contínua

Eu encorajo a geração de ideias.

Eu estabeleço um ambiente de confiança que permite que os erros sejam considerados como oportunidades de aprendizagem.

(36)

Relatório de Estágio Curricular Eu sou aberto a críticas construtivas.

Eu valorizo as sugestões e propostas de todos. Eu dou atempadamente feedback às propostas.

Eu promovo a mudança como uma oportunidade, não como um problema.

Eu sou um bom exemplo

Eu sou honesto e confiável.

Eu mantenho-me fiel aos meus compromissos. Eu faço sempre aquilo que digo.

Eu asseguro que a minha área funcional é gerida corretamente.

Eu estou consciente de que a minha equipa irá refletir o meu próprio comportamento.

Eu equilibro o volume de trabalho entre os membros da minha equipa.

Eu respeito todos os comportamentos instituídos na KIRCHHOFF Automotive.

Eu respeito os standards Eu utilizo sempre EPI’s.

Eu respeito as regras estabelecidas para as reuniões.

Eu observo as regras sobre políticas internas, bem como as normas legais. Eu respeito as normas estabelecidas para a proteção ambiental.

Eu respeito o processo de escalação definido.

Eu respeito os standards e as expectativas dos meus clientes e empenho-me no melhor serviço.

(37)

Relatório de Estágio Curricular

1.9.

N

ORMAS DE CONDUTA PROFISSIONAL

As regras incorporam os valores, reforçando-os no plano de ética do trabalho. Todos os colaboradores estão obrigados a adotarem comportamentos compatíveis com estas regras de conduta.

A empresa defende um conjunto de regras de conduta para todos os colaboradores implícitos nas seguintes frases.

Comprometemo-nos a ser íntegros nas relações negociais. A concorrência leal é sempre a base das nossas transações.

Asseguramos condições de trabalho justas e comprometemo-nos a manter relações interpessoais baseadas no mútuo respeito.

Distinguimos os interesses pessoais dos interesses comerciais e evitamos conflitos entre ambos.

A proteção do ambiente, segurança no trabalho e proteção da saúde, são os valores fundamentais com os quais a nossa empresa se compromete.

Protegemos a propriedade intelectual da nossa empresa e respeitamos os direitos de terceiros sobre marcas registadas.

Praticamos uma correta gestão da informação e da documentação relacionada com a empresa e os nossos relatórios financeiros são claros e transparentes.

A nossa rentabilidade aumenta a nossa competitividade. O objetivo da companhia não são as vendas mas sim os resultados.

A rentabilidade é a nossa medida para o crescimento controlado como empresa familiar.

Uma componente estratégica do nosso crescimento são as políticas de produto e de localização claramente definidas e orientadas para as necessidades dos nossos clientes.

Empresas rentáveis garantem clientes satisfeitos, fornecedores satisfeitos, colaboradores satisfeitos e proprietários satisfeitos.

(38)

Relatório de Estágio Curricular

1.10.

O

RGANIGRAMA

KPT

A Organigrama consiste numa representação gráfica de uma organização ou parte dela, tendo em conta os seus elementos e interações.

De seguida será apresentada o organigrama da KPT e do Departamento de Qualidade, onde se realizou o estágio.

(39)

Relatório de Estágio Curricular

Figura 8: Estrutura Organizacional Departamento Qualidade 11

(40)

Relatório de Estágio Curricular

1.11.

C

ERTIFICADOS DE

Q

UALIDADE E

P

RÉMIOS

De acordo com a NP EN ISO 9001, a Qualidade consiste no grau de satisfação de necessidades ou expectativas expressas dado por um conjunto de características, ou seja, a Qualidade passa pela satisfação e concretização de necessidades dos clientes e/ ou partes interessadas.

Empresa e/ou produto com qualidade, capta clientes fiéis, satisfeitos, levando a gerar um maior lucro e reputação perante as outras empresas e produtos idênticos, sendo assim mais competitiva no mercado.

Como é possível verificar no Anexo 2- Certificados, a empresa é certificada a nível: Certificado ISO TS 16949 – Sistema de Gestão da Qualidade

“A ISO/TS 16949 é uma especificação técnica com base na ISO 9001 e é a norma que define os requisitos do sistema de qualidade para a cadeia de fornecedores da indústria Automotive.

O objetivo da ISO/TS 16949 é o desenvolvimento de um sistema de gestão da qualidade que proporciona a melhoria contínua, enfatizando a prevenção de defeitos e a redução da variação e desperdício na cadeia de fornecimento automotivo.

A especificação ISO/TS 16949 é aplicável ao projeto e desenvolvimento, produção e, se aplicável, instalação e manutenção de produtos relacionados.

Para empresas que atuam no setor automotivo, a certificação ISO/TS 16949 é uma oportunidade de padronização e melhoria significativa, independentemente de a empresa deve cumprir obrigações contratuais, pretende ganhar novos negócios ou entrar

(41)

Relatório de Estágio Curricular

Certificado ISO TS 14001 (desde 2004) – Sistema de Gestão Ambiental “A certificação de sistemas de gestão ambiental suportados na norma de referência ISO 14001 constitui uma ferramenta essencial para as Organizações que pretendem alcançar uma confiança acrescida por parte dos clientes, colaboradores, comunidade envolvente e sociedade, através da demonstração do compromisso voluntário com a melhoria contínua do seu desempenho ambiental. A ISO 14001 adota a abordagem por processos, que incorpora o ciclo PDCA de melhoria contínua, e integra o pensamento baseado em risco e a perspetiva de ciclo de vida. Pode ser adotada por qualquer Organização, pública ou privada, independentemente da sua dimensão e setor de atividade.” (ISO 14001 Sistema de Gestão Ambiental, s.d.)

Outras Certificações de Qualidade obtidas por clientes: Renault A (desde 1991)

Ford Q1 (desde 1992) VDA 6.1 (desde 1999) GM QSB+ (desde 2011) VW A Supplier (desde 2014)

Face a todas as certificações que a KPT possui, verifica-se que é uma empresa que não só se preocupa em gerar lucro, como também com meio-ambiente, a qualidade dos produtos, a manutenção de uma boa imagem de marca no mercado. É uma empresa que se destaca face às empresas concorrentes.

Neste momento, a KPT também se encontra certificada em OHSAS 18001, ou seja, é certificada em Sistema de Gestão da Saúde e Segurança.

(42)

Relatório de Estágio Curricular

1.12.

P

RODUTOS

KIRCHHOFF

A

UTOMOTIVE

P

OTUGAL

,

S.A.

Neste ponto, é feita uma descrição detalhada de todos os componentes que são fabricados na KIRCHHOFF Automotive, sendo também apresentados todos os modelos de automóveis, a tecnologia utilizada na empresa e onde são fabricados os componentes, conforme as figuras seguintes:

Cross Car Beams

Tecnologia: Estampagem a frio, Resistência, Soldadura por Arco e KTL.

Produção: Fábricas de Ovar e Fábrica de Cucujães.

Modelo: Mercedes V-Class. Crash Management Systems

Tecnologia: Estampagem a frio, Soldadura por ponto, Soldadura e KTL.

Produção: Fábrica de Ovar e Fábrica de Cucujães.

Modelo: Ford Transit

Connect. Rocker Panel

Tecnologia: Produção a quente, Estampagem a frio, Resistência, Soldadura de arco, Mig Brazing, Sealer.

Produção: Fábrica de Ovar Modelo: Ford C- Max. Front end + Wheel House Assembly

Tecnologia: Estampagem a frio, Resistência e Soldadura em Arco, Mig Brazing, Sealer. Produção: Fábrica de Ovar e Fábrica de Zaragoza (Espanha).

(43)

Relatório de Estágio Curricular Figura 9: Produtos12

Opel Corsa

4400

Peças: 28 SOP: Agosto 2006 EOP: Dezembro 2016 Volume: 280 000 p.a.

Figura 10: Opel Corsa 4400 13

(44)

Relatório de Estágio Curricular

Opel Meriva 4470

Peças: 27 SOP: Abril 2010 EOP: Julho 2017 Volume: 70 000 p.a.

(45)

Relatório de Estágio Curricular

Volkswagen Polo

W250

Peças: 22 SOP: Junho 2009 EOP: Agosto 2016 Volume: 280 000 p.a.

Figura 12: Volkswagen Polo W250 15

(46)

Relatório de Estágio Curricular

Volkswagen

Sharan/

Alhambra

Peças: 22 SOP: Junho 2010 EOP: Dezembro 2017 Volume: 60 000 p.a.

(47)

Relatório de Estágio Curricular

Ford C-Max C344

Peças: 21 SOP: Agosto 2010 EOP: Outubro 2016 Volume: 100 000 p.a.

Figura 14: Ford C-Max C344 17

(48)

Relatório de Estágio Curricular

Ford Transit Connect V

408

Peças: 84

SOP: Setembro 2013 EOP: Dezembro 2022 Volume: 130 000 p.a.

(49)

Relatório de Estágio Curricular

PSA Peugeot 301/

Citroën C –

Elysée(M3/ M4)

Peças: 21 SOP: Outubro 2012 EOP: Dezembro 2019 Volume: 75 000 p.a.

Figura 16: Peugeot 301/ Citroen C 19

(50)

Relatório de Estágio Curricular

PSA Citroën C4 Picasso

(B78)

Peças: 19

SOP: Março 2013 EOP: Abril 2020 Volume: 140 000 p.a.

(51)

Relatório de Estágio Curricular

Daimler V-Class/ Vito

(VS20)

Peças: 51

SOP: Março 2014 EOP: Agosto 2023 Volume: 120 000 p.a.

Figura 18: Daimler V-Class/ Vito 21

(52)

Relatório de Estágio Curricular

1.13. P

RINCIPAIS

C

LIENTES

De seguida serão descritos os principais Clientes da KPT. Esta fornece as principais marcas, conforme se pode constatar na Tabela 4, bem como a Sede das empresas clientes:

Tabela 1: Principais Clientes22

Logótipo

Marca

Observações

GM Sede: Detroit, Estados Unidos. A GM tem várias marcas, entre as quais: Chevrolet e Cadillac. Opel Sede: Rüsselsheim, Alemanha.

Vauxhall Sede: Luton, Inglaterra.

Ford Sede: Dearborn, Estados Unidos

Mazda Sede: Hiroshima, Japão

Daimler Fabricante da Mercedes-Benz. Volkswagen Sede: Wolfsburg, Alemanha.

(53)

Relatório de Estágio Curricular

Skoda Sede: Mladá Boleslav, República Checa. Audi Sede: Ingolstatd, Alemanha.

Renault Sede: Boulogne- Billancourt, França

Nissan Sede: Tóquio, Japão.

Volvo Sede: Gotemburgo, Suécia.

Fiat Sede: Turim, Itália. Suzuki Sede: Hamamatsu, Itália.

Jaguar Sede: Coventry, Inglaterra. PSA Peugeot

Citroën

Sede: Paris, França. Produz automóveis sob as marcas

(54)

Relatório de Estágio Curricular

CAPÍTULO

2

DESCRIÇÃO DAS POLÍTICAS

S

UBJACENTES DOS

P

RINCIPAIS

D

EPARTAMENTO

Este capítulo é dedicado à descrição das políticas subjacentes a Departamentos fundamentais para o bom funcionamento da KPT, que são, Departamento de KAPS. Departamento de Qualidade e Ambiente.

(55)

Relatório de Estágio Curricular

2.1

P

RINCÍPIOS E OBJETIVOS

KAPS

Os objetivos fundamentais do Departamento centram-se na Melhoria Contínua/ Plano de Progresso para satisfação de Clientes, Acionistas e Colaboradores. O programa KAPS foi lançado em todas as fábricas e é a matriz dos processos produtivos transversal do Grupo.

Este programa assenta num conjunto de princípios gerais presentes na Figura 19.

Figura 19: Princípios KAPS 23

Os princípio centram-se em: 0 desperdícios, tentando, em qualquer oportunidade reduzir eventuais desperdícios; 0 defeitos, não aceitando qualquer defeito, comunicando a existência do mesmo à pessoa competente; Standards, respeitar sempre os standards, para evitar erros; Nivelamento, manter sempre o equilíbrio; Melhoria Contínua, com o lema de que é preciso trabalhar melhor e não durante mais tempo; Fluxo, produzir

(56)

Relatório de Estágio Curricular

apenas o que é necessário; Aprendizagem contínua, nunca parar de aprender, querer saber sempre mais.

(57)

Relatório de Estágio Curricular

2.2 Política da Qualidade e Certificações

No Departamento de Qualidade, o centro das preocupações, está, sempre, a satisfação das necessidades e exigências sentidas por parte dos clientes. Para atingir esses objetivos, a KIRCHHOFF Automotive privilegia o conceito da Qualidade Total dos seus produtos, serviços e da sua organização. O esforço da Melhoria Contínua é essencial para o sucesso, ambicionando atingir a excelência em todas as áreas de atuação.

Os processos produtivos são sujeitos a permanentes melhorias para elevar os níveis de qualidade e otimizar custos, de forma a melhorar a competitividade. Por outro lado, a responsabilidade social e cívica da empresa exige a maior integridade no momento de atuação, quer no plano ético- laboral, quer no ético- económico, quer ainda no plano ético- comercial.

No plano das relações com os Clientes é de grande importância a prestação de garantia da Qualidade dos seus Produtos e do seu Serviço. As normas de Certificação que a KPT está obrigada a ter, garantem a adoção de medidas e processos adequados destinados à Garantia da Qualidade.

Os princípios seguintes consubstanciam, de modo resumido, as seis etapas essenciais do processo de Garantia da Qualidade nos postos de trabalho.

(58)
(59)

Relatório de Estágio Curricular

2.3 Política De Ambiente

A política ambiental consiste num conjunto de intenções e os princípios relacionados com o desempenho ambiental global, levando à definição dos objetivos e das metas ambientais da KPT.

Esta política é importante uma vez que leva à aquisição de diversos benefícios, entre os quais, maior eficiência dos processos, maior capacidade competitiva no mercado, melhor gestão de riscos, menores custos com seguros, maior capacidade de adaptação a novas exigências.

O compromisso da KPT é assegurar o respeito pelo ambiente, prevenir e limitar a poluição.

Devido a ser indispensável a utilização de matérias-primas e o consumo de recursos naturais para a laboração das unidades fabris, e consequentemente, a produção de resíduos, emissão de ruído, poluentes para a atmosfera, entre outros, denota-se que é impossível a KPT, trabalhar e/ou produzir sem afetar o Ambiente. Contudo, com a sensibilização e apoio de todos os colaboradores KPT, é possível controlar e minimizar as consequências prejudiciais para o meio ambiente.

Cada vez mais é notável, que devido à crescente concorrência global, os clientes procuram não só um determinado nível de qualidade mas também o menor custo possível, tentando respeitar ao máximo o meio ambiente.

“A Certificação Ambiental traz vantagens ao nível de:

Melhoria na organização interna e da imagem externa da empresa. Aumento da satisfação e confiança dos clientes.

(60)

Relatório de Estágio Curricular

Aumento da motivação e envolvimento no sistema, por parte dos colaboradores internos.

Melhoria da posição competitiva, face aos concorrentes não certificados. Redução de custos.

Acesso a mercados internacionais, face a um sistema com base em critérios internacionalmente aceites.

Minimização do impacto ambiental das atividades.” Fonte: (RH- KIRCHHOFF Automotive Portugal, 2015)

(61)

Relatório de Estágio Curricular

2.3.1 Aspetos Ambientais

Um dos mais importantes passos na implementação de um Sistema de Gestão Ambiental é o levantamento dos aspetos ambientais.

Na tabela seguinte, são apresentados os principais fatores de risco e as soluções para os resolver, para as Emissões Gasosas.

Tabela 2: Emissões Gasosas 25

Descrição E m issõ es G aso sa

sferro, zinco e manganês na soldadura e na caldeira, monóxido de carbono, Emissões de partículas e fumos compostos orgânicos voláteis, cobre,

nitratos e compostos orgânicos totais.

• Exigências legais a cumprir para Valores Limite de Emissão para a atmosfera e Valores Limite de Exposição para os trabalhadores.

Fator muito importante de impacte negativo na atmosfera e na Saúde dos Trabalhadores.

Solução Obrigatório caracterizar as emissões gasosas geradas em especial na parte da soldadura e na caldeira (melhoria do ambiente por se conhecerem as características dos poluentes emitidos e poderes controlar-se excessos).

Instalação de sistema de exaustão na zona de soldadura (melhoria das condições de trabalho).

(62)

Relatório de Estágio Curricular

Na tabela 6, são apresentados os Principais fatores de risco dos resíduos Sólidos/ Líquidos existentes na KPT.

Tabela 3: Resíduos Sólidos/ Líquidos 26

R es íduo s Só lido s/ L íqui do s Na Empresa: Sucata

Resíduos Perigosos: todos os que estão contaminados com óleo. São tóxicos e prejudicam gravemente o ambiente:

o Óleos usados. o Toner/Tinteiros. o Solventes.

o Material Absorvente, Materiais Filtrantes, Panos de Limpeza e Vestuário de Proteção Contaminados com óleo.

o Metais pesados (varredura de soldadura).

o REEE- Resíduos Equipamento Elétrico Eletrónico: Lâmpadas (fluorescentes, iodetos metálicos e vapor de mercúrio), equipamento informático fora de uso.

o Luvas. o Tintas.

o Águas Oleosas.

o Embalagens contendo ou contaminadas com substâncias perigosas. o Pilhas e acumuladores.

o Resíduos Hospitalares (gabinete médico). o Produtos químicos fora uso.

Resíduos Genéricos o Papel e cartão. o Plástico e latas. o Resíduos mistos. o Madeira.

(63)

Relatório de Estágio Curricular

De seguida, na tabela 7, são apresentados os Principais fatores de risco para a contaminação do solo.

Tabela 4: Contaminação do Solo 27

C on tam in ão d o S ol o

1. Óleo (hidráulico, lubrificante ou de estampagem de peças). Muita atenção: é uma substância derivada do petróleo.

Evitar derrames de óleo no chão porque contaminam o solo (por infiltração) e a sua remoção com material absorvente nunca é completamente eficaz.

2. Caixas Pluviais: para onde são encaminhadas as águas da chuva. Destas

caixas, as águas da chuva são direcionadas para os cursos e linhas de água naturais, desaguando nos rios. Por infiltração no solo, estas águas também se dirigem aos lençóis subterrâneos de água.

3. Abastecimento de veículos ou máquinas a gasóleo: Evitar derrames de gasóleo no chão durante esta operação porque contaminam o solo (por infiltração) e a sua remoção com material absorvente nunca é completamente eficaz.

4. Parque de Resíduos: zona no exterior da fábrica onde os resíduos são

armazenados até serem recolhidos pelas empresas com licença para o fazer. Acondicionar devidamente os resíduos:

• Fechar bem os sacos de plástico para que não hajam fugas de resíduos ou, em dias de chuva, não aconteçam derrames de água contaminada com poluentes o que contaminará toda a zona do parque de resíduos.

• Não deixar bidões com óleos ou outros resíduos perigosos armazenados fora do parque de resíduos, isto é, em local descoberto. Isto evitará que, se chover, a água que cai sobre os bidões se contamine com óleo, escorra e se infiltre no solo pelas caixas pluviais- evitar ao máximo esta possibilidade.

(64)

Relatório de Estágio Curricular

Na tabelo 8 são descritas as principais matérias primas utilizadas no processo de fabrico, os cuidados a ter e a importância desses cuidados.

Tabela 5: Matérias-Primas28 U til iza çã o d e Ma téri as -p ri m as e A poi o à P rod ão Matérias Primas • Chapa de aço • Parafusos • Porcas e Borrachas Materiais de Apoio • Fio de Soldadura • Gás Arcal (soldadura)

• Óleos de estampagem e lubrificação Cuidados a ter com estes materiais:

1. Devem estar armazenados no interior da fábrica em locais próprios que garantem o seu estado de conservação.

2. Devem estar protegidos contra todas as condições adversas como as atmosféricas e ser armazenados com identificação, de acordo com o tipo e/ou suas características.

3. O transporte de todos os materiais deve ser feito com o máximo de cuidado de modo a garantir a segurança de todos os trabalhadores e do ambiente.

Importância destes cuidados:

• Melhoria das condições de trabalho dos colaboradores (maior organização do posto de trabalho e maior facilidade nas operações).

• Bom exemplo para outras empresas seguirem.

Na tabelo 9 é ilustrada a importância da água e como reduzir o seu consumo desnecessário.

Tabela 6: Consumo de Água29

C ons um o de Ág ua Água:

• Elemento essencial para todos os organismos vivos, não só necessária para o consumo próprio, mas também utilizada nos mais diversos processos industriais.

• Torna-se escassa sendo necessário um correto uso.

• Reduzir os gastos de água em qualquer situação (nas instalações sanitárias, nos equipamentos de fábrica, no refeitório, entre outros) implica contribuir para uma melhor eficiência do seu uso, usando-a apenas quando necessária.

(65)

Relatório de Estágio Curricular

Na tabelo 10 são retratados os principais consumos de energia e os cuidados a ter para evitar o seu consumo desnecessário.

Tabela 7: Consumo de Energia30

C ons um o de E ne rg ia

Energia: distribuída e usada de diversas formas. A sua utilização tem custos elevados pelo que convém garantir que o seu uso é adequado e não há desperdícios e consumos desnecessários.

Na fábrica:

Consumo de energia elétrica movimentar equipamentos para produzir trabalho: compressores, prensas, soldadura, entre outros.

Consumo de gás natural utilizado pela caldeira para aquecer água que, por intermédio de um sistema de aquecimento, promove aquecimento de toda a zona da produção nos dias mais frios garantindo melhores condições para trabalhar. Consumo de gasóleo  Usado pelos empilhadores e veículos da empresa. Cuidados a ter:

1. Desligar os equipamentos sempre que o tempo de paragem o justifique (por exemplo durante os intervalos).

2. Avisar imediatamente o Chefe ou a Manutenção no caso de encontrar ou saber de um equipamento não esteja a funcionar corretamente.

A seguinte tabela mostra os cuidados a ter para evitar o Ruído Ambiental.

Tabela 8: Ruído Ambiental31

R do A m bi ent al

Legislação nacional e europeia a cumprir que determina os valores limite para a laboração diurna e noturna para cada atividade da zona – Obrigatório!

Cuidados com o manuseador dos equipamentos e das peças ou na coleção das peças nos contentores bem como na movimentação de cargas com empilhadores.

Reduzir ao máximo a geração de ruído.

Usar obrigatoriamente protetores auriculares na fábrica e usar óculos de proteção na zona de soldadura (para proteção dos olhos contra a projeção de resíduos de soldadura).

(66)

Relatório de Estágio Curricular

A tabela 12 descreve outros aspetos relevantes a ter em conta na empresa.

Tabela 9: Outros Aspetos32

O ut ro s A sp et

os Fossa Sética para águas residuais do saneamento:

A recolha destas águas pelos serviços da Câmara Municipal é frequente para que não ocorra libertação de odores desagradáveis que resultam num impacte ambiental negativo.

(67)

Relatório de Estágio Curricular

2.3.2 Separação de Resíduos

A nível da separação de resíduos criou se um conjunto de regras para todos os colaboradores cumprirem, presente na tabela 13

.

Tabela 10: Separação Resíduos Comuns33

Resíduo Depositar Não Depositar

Pl ás tic os / L at as

• Garrafas e copos de água e refrigerantes. Copos de café. Latas de bebidas.

• Embalagens de leite, sumo plástico, Detergentes e produtos de higiene. Esferovite limpa. • Sacos de hipermercado ou maiores. • Película de envolver embalagens ou grupos de embalagens. • Latas de conserva. • Spray. • Papel e cartão. • Embalagens de óleo lubrificante.

• Materiais com óleo ou outros produtos químicos (por exemplo, luvas e absorvente).

• Recipiente de produtos tóxicos (tintas e agro-químicos). Pap el / C ar tão • Jornais. • Papel de escrita. • Pepel de embrulho. • Caixas de cartão. • Papel Absorvente. • Papel de Lustro. • Papel químico. • Papel vegetal. • Papel de alumínio. • Louça de Papel. • Papel autocolante. V id ro • Embalagem de vidro:

garrafas e frascos de vidro. •• Espelhos. Vidros de automóveis. • Lâmpadas.

• Cristais.

• Alguns tipos de porcelana semelhante ao vidro. R esí du os Mi st os • Restos de comida. • Pontas de cigarro. • Papel de limpar as mãos. • Embalagens diversas não recicláveis.

• Resíduos recicláveis. • Resíduos perigosos.

• Sucata (aparas e limalhas metálicas, parafusos, peças diversas de metal). Su cat a Met ál

ica Peças de metal. Fitas de metal.

• Parafusos e porcas. • Peças diversas de metal.

• Resíduos recicláveis. Resíduos perigosos (por exemplo, luvas e papel com óleo).

(68)

Relatório de Estágio Curricular

A nível da separação de resíduos perigosos criou se um conjunto de regras especificas, presente na tabela 14

.

Tabela 11: Resíduos Perigosos34

Resíduo Depositar Não depositar

R

esí

duo

s P

er

ig

oso

s

Material Absorvente com óleo

• Panos e vestuário com óleo.

• Papel com óleo.

• Luvas gastas contaminadas com óleo.

• Material absorvente. • Resíduos recicláveis não contaminados, como plásticos ou papel. • Sucata ou resíduos de soldadura. • Resíduos mistos de soldadura. • Resíduos mistos não contaminados.

Óleos usados Óleos usados Outros líquidos. Águas

Oleosas Águas oleosas provenientes do compressor, do banho de peças, das bacias de contenção do parque de manutenção de empilhadores e outras águas oleosas.

Outros líquidos.

Líquidos de lavagem

aquosas

Águas oleosas provenientes do banho de peças, das baicas de contenção do parque de manutenção de empilhadores, e outras águas das lavadoras do pavimento fabril.

Outros líquidos.

Em conformidade com o manual de integração já referido, a proteção do meio ambiente e a integridade física de todos os colaboradores da empresa são uma prioridade da Administração da KPT e fazem parte da estratégia de negócios e da responsabilidade para com a comunidade, pretendendo:

Aos clientes- garantir produtos que não prejudiquem o ambiente. Aos colaboradores- aumentar a segurança nos locais de trabalho.

À comunidade em geral- cumprir a legislação em vigor, preservar recursos naturais, recuperar resíduos, prevenir e limitar a poluição.

(69)

Relatório de Estágio Curricular

Estes objetivos serão atingidos através do envolvimento de toda a organização: Identificando perigos e aspetos ambientais.

Implementando medidas preventivas, corretivas, de melhoria e de emergência. Informando e educando os colaboradores sobre os temas de Ambiente, Higiene e Segurança.

Envolvendo todos os colaboradores no respeito pelas normas e na melhoria contínua.

Definindo objetivos, responsáveis e prazos e disponibilizar os recursos necessários para o cumprimento desta política.

Fazendo cumprir os requisitos legais, normas e outros requisitos aplicáveis. Mantendo sistemas de verificação e revisão que garantam um processo de melhoria contínua.

Fomentando e potencializando os canais e o fluxo de comunicação interna e externa.

Adotando tecnologias e recursos inovadores na prevenção de poluição, desperdício de recursos, doenças e acidentes.

(70)

Relatório de Estágio Curricular

CAPÍTULO

3

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NO

E

STÁGIO

C

URRICULAR

O Capítulo três tem como objetivo a descrição das atividades desenvolvidas na KPT. Este capítulo está dividido em duas partes. A primeira parte consiste nas atividades desenvolvidas e a segunda centra-se na definição do Sistema de Gestão Documental via SharePoint.

(71)

Relatório de Estágio Curricular

3.1 Formação inicial

Esta primeira etapa tem como propósito a integração dos estagiários e dos futuros colaboradores, adquirissem conhecimentos adequados da Cultura e dos Valores da organização, além de providenciar informações importantes sobre procedimentos internos.

Nesta primeira semana, foram realizadas formações nos diferentes departamentos existentes, que incidiram sobre as áreas: Ambiente, Segurança, Qualidade, KAPS, Contabilidade, Logística, Manutenção, Compras e Recursos Humanos, nas quais a estagiária participou.

(72)

Relatório de Estágio Curricular

3.2 Sistema Informático

Após a formação inicial, foi criada uma conta de utilizador, com o intuito de possibilitar à estagiária, o acesso ao sistema de trabalho e à plataforma da intranet KIRCHHOFF Automotive (ver figura 23).

(73)

Relatório de Estágio Curricular

A empresa utiliza a intranet, para ter uma visão global do funcionamento interno e externo da mesma. É através desta que circula a informação relativamente às atividades executadas (compras, vendas, encomendas, fornecedores, clientes, entre outos). Este método facilita o armazenamento, a organização e a localização dos documentos, com vantagens de rapidez e fiabilidade.

A KPT tem procedido a um forte investimento nesta área, dispondo, entre outros, dos seguintes sistemas: SAP Hydra Citrix PLM PDM

O SAP e o Hydra são os sistemas operativos da empresa, que recolhem todos os dados produtivos, registados pelos colaboradores nas atividades de Produção.

O Hydra é um sistema específico que recolhe diretamente todos os registos ligados à operação (produções, paragens, intervalos), de acordo com os lançamentos efetuados pelos colaboradores. Todos os dados são transferidos, de nove em nove minutos, para o Sistema SAP através de um interface informático.

A estagiária trabalhou essencialmente com, uma pasta de partilha no servidor. Esta pasta permite que todos os colaboradores da KPT possam partilhar documentos, ficheiros e informações necessárias entre os membros desta organização.

Assim, neste servidor existem diversos separadores, sendo o mais utilizado pela estagiária o separador “Público”, uma vez que continha grande parte da informação que era necessária para a realização de atividades. Criou-se também uma pasta “SQA” e “Estágio” para que a estagiária colocasse todos os documentos trabalhados até então.

(74)

Relatório de Estágio Curricular Os documentos ficaram arquivados na seguinte pasta:

(75)

Relatório de Estágio Curricular

3.3 Arquivo Físico de Documentos

Devido à existência de grande quantidade de informação que as empresas atualmente possuem, torna-se imprescindível a existência de um arquivo bem organizado na empresa, de modo a que, posteriormente, seja facilitado a sua consulta.

A KPT promove a organização de arquivo de modo a que, independentemente da altura ou da circunstância, seja possível a consulta rápida dos documentos a qualquer colaborador.

Uma das tarefas realizadas pela estagiária, no decorrer da auditoria 5S (explicada no ponto 3.4), consistiu na identificação das capas de arquivo do Sistema de Ambiente e respetiva organização com base na relevância e ano de ocorrência.

Outra das tarefas incumbida foi a arquivação de diversos documentos, tais como, as Guias de Ambiente, Guias de Acompanhamento de Resíduos, registos dos Carros de Serviços, Ausências por Baixas Médicas nos respetivos dossiers, por ordem de chegada.

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Entre as atividades, parte dos alunos é também conduzida a concertos entoados pela Orquestra Sinfônica de Santo André e OSESP (Orquestra Sinfônica do Estado de São

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o

A Lei nº 2/2007 de 15 de janeiro, na alínea c) do Artigo 10º e Artigo 15º consagram que constitui receita do Município o produto da cobrança das taxas

[r]

Houve um aumento significativo das instituições que atendem os usuários de Crack, na área da saúde entra o CAPS AD Miriam Makeba que foi inaugurado em 2014 e

A partir das discussões a respeito do ensino de ciências eleva a importância das formas inovadoras ou alternativas de se ensinar os temas envolvidos nesse âmbito.