• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO+..

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO+.."

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Universidade Estadual de Ponta Grossa

PRÓ-REITORIA DE GRADUAÇÃO

DIVISÃO DE ENSINO

PROGRAMA DE DISCIPLINA SETOR: Ciências Humanas, Letras e Artes DEPARTAMENTO: Educação

DISCIPLINA: Educação e Currículo ANO: 2007

CÓDIGO: 501

Carga Horária Total: 68h

Destina-se para o curso de: Pedagogia

Série: 2a

EMENTA

Currículo como campo de estudo e prática da educação. Concepções de currículo (tradicionais, críticas e pós-críticas). Currículo na sociedade contemporânea. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Currículo no sistema de ensino, na prática da escola e na sala de aula. O currículo com vistas ao planejamento escolar.

OBJETIVOS

Evidenciar a análise do currículo numa perspectiva histórica, possibilitando a avaliação do impacto das propostas curriculares na prática escolar, por membro do exame do discurso pedagógico das regulamentações das relações de poder, das contradições no próprio campo, e suas transformações em relação às mudanças no cenário educacional e no contexto social mais amplo, tendo em vista a logística pedagógica e curricular.

(2)

Universidade Estadual de Ponta Grossa

CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

I – Genealogia do Currículo

 Currículo como campo de reflexão, pesquisa e prática da educação.  Dimensão formal e informal como categorias de análise da prática

educativa.

 Mudanças, perspectivas e contradições presentes nas definições de Currículo.

 Perspectivas derivadas das análises do campo curricular brasileiro e de estudos sócio-históricos e do significado do currículo.

 Tradição curricular americana alocada no contexto brasileiro e o histórico do currículo no Brasil.

 Orientações filosóficas que alicerçam o currículo.

 Cronologia e mapeamento das diferentes teorias e práticas do currículo no cenário educacional brasileiro e internacional.

 Categorias do Currículo educacional (contemporâneo e pós-moderno) em paralelo ao lento processo de fabricação social, no qual estão presentes conflitos, rupturas e ambigüidades.

 História do Currículo centrada na história social, na epistemologia social do conhecimento escolar e em sintonia com determinantes sociais e políticos do conhecimento educacional.

II – Currículo como campo de estudo e de prática

 Construção de uma Matriz de Currículo e os seus remanescentes.  Currículo Científico.

(3)

 Princípios Lógicos de Tyler; Princípios básicos de currículo e ensino face a elaboração de objetivos e seleção e organização de experiências de aprendizagem e avaliação.

Universidade Estadual de Ponta Grossa

 Conceituação polissêmica e as representações sociais sobre currículo no cotidiano escolar.

 Teoria Tradicional de Currículo: concepção técnica - linear de currículo.  Teorias Tradicionais, Críticas e Pós-Críticas e as suas representações

da realidade sobre o que significa o currículo.

 Natureza do conhecimento, da cultura e da sociedade e as suas relações com a seleção curricular.

 Concepção crítica de currículo: currículo como artefato sócio-cultural.  Currículo como reprodução social e cultural da ideologia, poder e classe

social.

 Currículo como política do “conhecimento oficial”.

III – Currículo e Cultura

 O currículo e suas dimensões Multirracial e Multicultural.

 Escola e a concepção universalista e deferencialista da cultura.  Diversidade Cultural.

 A cultura escolar: cultura curricularizada.

 A Lei Federal nº 10.639/03 e a inserção dos conteúdos de História e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares.

(4)

 O currículo escolar representado como cruzamento de culturas num espaço de síntese entre a cultura elaborada e as experiências sociais, urbanas e do campo.

 Currículo como produção cultural.

Universidade Estadual de Ponta Grossa

IV – Currículo e Organização do sistema escolar

 Matrizes Curriculares como documento técnico – pedagógico.

 Matrizes Curriculares como retratos da logística pedagógica de cada escola.

 Níveis de Currículo: currículo formal, currículo real, currículo oculto.  Níveis e modalidades de ensino.

 Variáveis intervenientes na avaliação do planejamento do currículo e da Educação Escolar.

 Proposta Curricular e as suas inter-relações com as Diretrizes Curriculares Estaduais e os Planos de Ensino.

 O Planejamento de Currículo, seus objetivos e tipos.

 Formas de Organização Curricular da pesquisa ao currículo escolar: ordenamentos da LDB 9394/96, Regimento Escolar, Resoluções, Atos Administrativos de Cessação Curricular, Portarias, Pareceres, Deliberações, Coletâneas Curriculares vigentes na esfera nacional e do Estado do Paraná.

 Subsistemas prático – pedagógico: de criação de conteúdos, do sistema educativo, de inovação político – administrativa.

 Fases da Objetivação do Currículo e suas determinações na realidade escolar.

(5)

 Currículo e o sistema de ensino no Brasil e os “antigos” Currículos e Programas.

 O Currículo das Escolas do Campo: reflexões sobre experiências com temas geradores.

 A importância do planejamento escolar e curricular no contexto da gestão escolar.

 O currículo e os ciclos de formação e mediante a seriação.

 Processos de Implantação, Reconhecimento e Renovação de Reconhecimento Curricular de uma instituição escolar.

Universidade Estadual de Ponta Grossa

 Estrutura organizacional, pedagógica e curricular da Biblioteca e dos Laboratórios da Escola.

 Currículo escolar e a educação contemporânea de: Educação Infantil, Ensino Fundamental de 9 anos, Ensino Médio e a Educação Profissional.

 Concepções de organização Curricular: (Currículo Tradicional, Currículo Racional-tecnológico (tecnicista), Currículo Escolanovista ou Progressivista), Currículo Construtivista, Currículo Sociocrítico. (ou histórico-social), Currículo Integrado ou Globalizado.

 Dimensão estrutural e organizacional do currículo: Calendário Escolar, Horário Escolar, Conselho de Classe, Censo escolar, Gestão de recursos financeiros, Processo de Distribuição de Aulas, Boletim do aluno, Captação de Recursos.

 Problemática de Currículo e a formação e papel do pedagogo na organização do trabalho escolar.

 Currículo como proposta político-pedagógica mediante os encaminhamentos das organizações curriculares: eixos-norteadores, currículo integrado, projetos de trabalho, Parâmetros (PCN’s), e diretrizes curriculares para os segmentos de ensino.

 Diretrizes curriculares da Educação Especial para a construção de currículo inclusivos.

(6)

V – O Currículo e seu desdobramento na escola

 Interligação do Currículo com as finalidades Educativas Interdisciplinares.

 Pedagogia disciplinar e a organização da escola face ao currículo prescrito.

 Currículo e Sujeitos da Escola.

 (Novas) formas de utilização do espaço e do tempo escolar mediante as novas tecnologias do poder.

 Processo de escolarização: livros didáticos; a seleção de saberes ou conteúdos de ensino e das relações de poder.

Universidade Estadual de Ponta Grossa

 Organização dos espaços e tempos sociais e escolares refletidos pelo e a partir do currículo oculto da escola.

 A escola e a sua produção e reprodução dos padrões culturais de seus sujeitos nos espaços cotidianos de suas relações sociais.

 O currículo e os sujeitos da escola de Educação Básica.

 O espaço escolar entendido como dimensão material do currículo.  As perspectivas e relações entre currículo, cotidiano e tecnologias.  A educação e suas relações com o currículo

(7)

Universidade Estadual de Ponta Grossa

METODOLOGIA

A metodologia estará contemplada pelas diferentes leituras, bem como a partir das produções acadêmicas escritas individuais e coletivas à luz das indicações bibliográficas desta disciplina sob articulação permanente com as reflexões em torno da vivência e experiência concreta da pedagogia do “estar-junto” com todos os sujeitos da escola. Nesta direção, as reflexões viabilizadas em sala de aula estarão permeadas pela constante recomendação da efetiva fundamentação teórica e prática oriunda das leituras prévias sugeridas em aula, tendo em vista as relações dialógicas com o conhecimento em face da organização do trabalho pedagógico e do planejamento da educação escolar cotidiana do pedagogo em formação. Nesta direção, ao longo da disciplina, estaremos viabilizando a estruturação individual de uma problemática de currículo tendo em vista o contexto da educação básica, pois cabe considerar que, segundo APPLE (1997, p.210) no tocante a conceber a ocorrência do planejamento curricular... “Refiro-me aqui a atividades que conectam

preocupações estéticas com a produção pessoal do sentido (de um modo não essencialista), com um compromisso claramente ético e político.

Se o currículo é de fato um problema de desenho, então, por sua natureza, é um ato estético”.

Para isto, a metodologia que respalda a disciplina “Educação e Currículo” está delineada a partir da participação acadêmica de forma a refletir

(8)

suas reflexões e análises à luz dos princípios da democratização do saber em face ao conhecimento oficial nos espaços da educação escolar.

Os conteúdos serão trabalhados num processo educativo que possibilite aos acadêmicos a construção de uma análise crítica sobre as questões envolvidas nesse campo de debate e de prática da educação. Neste sentido, dar-se-á preferência à construção de uma relação dialógica e instrumental que provoque uma compreensão sustentada teórico-metodologicamente sobre cada elemento programático trabalhado.

Estudos da produção teórica, exposições e cotejo de sínteses produzidas individual e coletivamente, trabalhos em grupos, seminários, pesquisa do contexto social a partir das dinâmicas da realidade escolar, construções de painéis expositivos e atividade de vídeo são os mecanismos que estarão sendo propostos no desenvolvimento da disciplina.

Universidade Estadual de Ponta Grossa

BIBLIOGRAFIA BÁSICA E/OU COMPLEMENTAR:

APPLE, Michael W. Conhecimento oficial: a educação democrática numa era conservadora. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.

BERNSTEIN, Brasil. A estruturação do discurso pedagógico: classes, códigos e controle. Petrópolis, Rio de Janeiro: Vozes, 1996.

DOLL JR, William E. Currículo: uma perspectiva pós-moderna. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997, 224 p.

LIBÂNEO, José Carlos. Organização e gestão da escola: teoria e prática. 5.ed. Goiânia: Alternativa, 2004, 319 p.

MANFREDI, Silvia Maria. Educação profissional no Brasil. São Paulo: Cortez, 2002, 317p.

MOREIRA, Antônio F. M. & ALVES, Regina L.G., (orgs). Currículo,

cotidiano e tecnologias. Araraquara, SP: Junqueira & Marin, 2006, p.216.

MOREIRA, Antônio F. M. Currículo e Programas no Brasil. Campinas, SP: Papirus, 1990, 232 p.

OLIVEIRA, Ramon de. A (des) qualificação da educação profissional

(9)

OLIVEIRA, Telma Alves de. et al. Cadernos temáticos: avaliação institucional. Curitiba: SEED-PR, 2004, 40 p.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Cadernos temáticos: inserção dos conteúdos de história e cultura afro-brasileira e africana nos currículos escolares. Curitiba: SEED-PR, 2005, 43 p.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Ensino de Primeiro Grau. Currículo Básico

para Escola Pública do Paraná. Curitiba: SEED-PR, 1990, .216 p.

PARANÁ, Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação. Departamento de Ensino Fundamental. Cadernos temáticos: educação no campo. Curitiba: SEED-PR, 2005, 72 p.

PEDRA, José Alberto. Currículo, conhecimento e suas representações. Campinas, SP: Papirus, 1997, 120 p.

SACRISTÁN, J.G. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3.ed. Porto Alegre: ArtMed, 2000.

SILVA, T. T. da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do Currículo. 2ª ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

SOUZA, Rosa Fátima de. Escola e currículo. Curitiba, IESDE, 2006, 181p. TRALDI, Lady Lina. Currículo: conceituação e implicações metodologia de avaliação, teoria e prática, formas de organização, supervisão, fundamentos, currículo universitário. 3ª ed. São Paulo: Atlas, 1987, 406 p.

TYLER, Ralph W. Princípios básicos de currículo e ensino. Porto Alegre: Globo, 1976.

ZABALA, Antoni. Enfoque globalizado e pensamento complexo: uma proposta para o currículo escolar. Porto Alegre: ArtMed, 2002.

REGISTRADO EM REUNIÃO DEPARTAMENTAL NO DIA DE DE 200

Referências

Documentos relacionados

Por sua vez, Poulantzas (1972) mostra que o que há de comum entre, por um lado, a classe do capital e suas frações de classe e, por outro lado, a classe do trabalho assalariado e

O feijão-caupi (Vigna unguiculata L., Walp .) é amplamente cultivado pelos pequenos produtores na região Nordeste, e constitui um dos principais componentes da

Quanto às suas desvantagens, com este modelo, não é possível o aluno rever perguntas ou imagens sendo o tempo de visualização e de resposta fixo e limitado;

A produção informacional digital – nado-digital ou pela via da digitalização - é indissociável da sociedade contemporânea e reflete o desenvolvimento tecnológico

Para o contexto empresarial, este artigo demonstra que a orientação para o valor da força de vendas tem influência na performance dos departamentos comerciais,

Os recursos financeiros de que trata este Programa serão depositados pela Prefeitura Municipal de Limeira diretamente em conta corrente aberta, especialmente para este fim, em nome

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

A pesquisa objetivou correlacionar sete variáveis: a produção de leite, as infestações parasitárias por Haematobia irritans, Rhipicephalus (Boophilus) microplus e larvas de