• Nenhum resultado encontrado

LIÇÃO 1 O QUE É UMA SOCIEDADE. Prof. Lucas Neto

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LIÇÃO 1 O QUE É UMA SOCIEDADE. Prof. Lucas Neto"

Copied!
30
0
0

Texto

(1)

LIÇÃO 1 – O QUE É UMA SOCIEDADE

(2)

INTRODUÇÃO

(3)

OS VALORES DE UMA SOCIEDADE

Uma sociedade é normatizada por valores éticos, morais, sociais e espirituais que caracterizam se o seu comportamento de qualquer ordem se alinha ou não com a Palavra de Deus. Nesta lição estudaremos sobre o que é uma sociedade ?, seus valores, suas tendências de mudanças sociais, a pessoa de Jesus para as sociedades estabelecidas e a missão da igreja num contexto social universal.

(4)

I – O QUE É UMA SOCIEDADE

A GLÓRIA É DE DEUS

(5)

DEFINIÇÃO DE SOCIEDADE

Oriunda da Palavra "societas" (latim), podemos definir sociedade como um grande agrupamento de pessoas estratificadas em diversos grupos sociais que convivem em um mesmo ambiente geográfico com objetivos comuns especialmente o de bem estar social e de sobrevivência segundo o parâmetro de normas estabelecidas e fiscalizadas institucionalmente por esta mesma sociedade.

(6)

A FORMAÇÃO DE UMA SOCIEDADE

Deus criou o universo e tudo o que está contido nele sendo o homem a mais sublime de toda criação. Viu Deus que não era bom que o homem ficasse só e criou a partir da costela do homem uma mulher formando a primeira instituição social que é a família, a partir de um grupo de famílias, foram estabelecidos tribos, a partir de um grupo de tribos, clãs que posteriormente se estabeleceram como sociedade

(7)

DEFINIÇÃO DE SOCIEDADE LIVRE

Apesar de ter um mínimo de normatização, a sociedade livre se caracteriza por seus valores éticos, morais e sociais estarem atrelados e se modificarem ao longo do tempo segundo o progresso de desenvolvimento de suas relações interpessoais a partir dos grupos sociais segundo as suas próprias experiências de convivência social rejeitando os valores divinos e espirituais consagrados na Palavra de Deus.

(8)

INFLUÊNCIA DOS VALORES SOCIAIS

CONFUSÃO

PSICOLÓGICA

PREGUIÇA

MENTAL

EXAUSTÃO

EMOCIONAL

(9)

APRESENTAÇÃO, INCONFORMAÇÃO E

TRANSFORMAÇÃO

O apóstolo Paulo conclama aos cristãos a se apresentarem para o mundo de maneira inconformada para transformar uma cultura, uma sociedade, uma civilização integralmente segundo os valores absolutos de Deus como padrão do bem estar social e espiritual desta sociedade.

(10)

I I – MUDANÇAS SOCIAIS

A GLÓRIA É DE DEUS

(11)

DEFINIÇÃO DE SECULARIZAÇÃO

Podemos definir secularização como um movimento de ordem humanística que busca o desenvolvimento do homem em todas as áreas a partir da razão, da ciência e das organizações sociais sem reconhecer as realidades sobrenaturais, religiosas ou espirituais.

(12)

A SECULARIZAÇÃO EM NOSSO TEMPO

A separação da Igreja do Estado em nosso tempo permitiu em avançada velocidade promover a secularização da educação, a suposta supremacia da ciência sobre a religião, a larga aplicação das teorias econômicas e sociais humanísticas regendo as relações sociais em detrimento do espiritual.

(13)

MATERIALISMO

É a doutrina filosófica que diz que as únicas coisas que existem são substâncias materiais. Os fenômenos mentais, a consciência, as sensações e sentimentos são explicados como modificações da substância material sem a introdução de substância mentais ou espirituais distintivas. Em suma é a doutrina que advoga que o ter é mais importante do que o ser, a matéria é de maior valor para o homem do que espiritual. O cristianismo contraria o utilitarismo - a vida não é uma corrida atrás de riquezas e autopromoção

(14)

RELATIVISMO

A base para nossos juízos no conhecimento, na cultura e na ética difere de acordo com as pessoas, acontecimentos ou situações. É o estado mental e uma maneira de pensar que repele as reivindicações absolutas de Deus. Em suma, algo que é absolutamente errado na concepção de alguns é perfeitamente certo na concepção de outros. O cristianismo contraria o existencialismo - a vida não é só aqui e agora, existe uma vida após a vida terrena.

(15)

LIBERALISMO SOCIAL

É tipificado pela consecução de todas atividades humanas, dentre elas: as ciências, artes, filosofias, educação, economia, etc, livres de qualquer contexto da Palavra de Deus. A maneira de viver num mundo liberal não comunga com os interesses espirituais, e todo regramento das relações sociais são chanceladas por meio da razão e da experiência do homem em torno de um valor social, moral, emocional, desprovido de alinhamento com a vontade divina. O cristianismo contraria o hedonismo - a vida não é o prazer carnal e a satisfação de desejos.

(16)

ATEÍSMO – FALSOS ENSINOS TEOLÓGICOS

O Ateísmo implícito e explícito tem se fortificado nos bancos escolares em todos os níveis estabelecendo uma crença de que não existe Deus, seres ou acontecimentos imateriais e espirituais. A única coisa que importa neste mundo são os eventos materiais. O cristianismo contraria o materialismo - o homem não é só matéria é um ser moral e espiritual

(17)

VENCENDO O INIMIGO

Só há uma forma de combater e vencer a secularização social, aplicando-se ao valor da observância da Palavra de Deus, a busca de Deus de todo o coração, e a não se desviar dos mandamentos do Senhor utilizando como ferramentas espirituais a verdade, a justiça, o evangelho de Cristo, a fé, a salvação e a Palavra de Deus. A nossa fé é que vence o ataque dos inimigos.

(18)

I I I – JESUS E A SOCIEDADE DE

SEU TEMPO

(19)

A SOCIEDADE JUDAICA

Jesus curou os enfermos, restabeleceu a vista aos cegos, fez os coxos andarem, os surdos ouvirem e tantos outros sinais e prodígios que deram a grande esperança aos necessitados. Jesus não fez acepção de pessoas e recebeu a todos os homens de forma a aliviá-los da dor e do sofrimento, mas sobretudo, a dar a salvação e a vida eterna aos homens de forma universal.

(20)

A SOCIEDADE JUDAICA

Jesus enfrentou uma sociedade judaica perfilada em valores morais, sociais e espirituais não consistentes que se desviavam da Palavra de Deus no sentido mais amplo de sua prática. Jesus combateu acirradamente os grupos religiosos dentre eles os saduceus e fariseus que ensinavam e praticavam comportamentos não alinhados com os preceitos divinos e apesar da perseguição e da incompreensão destes grupos sociais e religiosos fez a opção de proteger os mais pobres e de anunciar o reino de Deus de forma universal.

(21)

JESUS , O MESSIAS ESPERADO

O Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas nos apresenta Cristo como o Salvador da humanidade de forma detalhada, com historicidade, espiritualidade explicitando o seu nascimento e infância, ministério público, sermão, ensino sobre o reino de Deus, curas, milagres, morte, ressurreição de modo a embasar e fortalecer a nossa fé cristã.

(22)

A DIVINDADE DE JESUS

Se olharmos para Cristo, vemos nEle o incomparável amor de Deus, a sublime santidade de Deus e o incomensurável poder de Deus, pois, Jesus é o próprio Deus que veio a este mundo em carne humana para salvar a humanidade da condenação eterna.

(23)

A HUMANIDADE DE JESUS

Jesus ao se manifestar em

carne humana, portanto, em

uma natureza física, assumiu

as nossas mesmas limitações

biológicas

e

emocionais,

porém, sem pecado, sendo

puro e santo com todas as

prerrogativas de se entregar

como sacrifício na cruz do

Calvário para nos libertar do

pecado e da mais profunda

sepultura que é o inferno

(24)

I V – JESUS ENVIOU DISCÍPULOS A

UMA SOCIEDADE CARENTE

(25)

OS APÓSTOLOS

Os apóstolos foram os homens que guardaram com Cristo uma maior relação de proximidade, convivência no dia a dia, aprendizagem e responsabilidade no ministério. Jesus, depois de uma longa noite de oração, ao amanhecer chama nominalmente doze homens que comporiam o núcleo central administrativo e espiritual de seu ministério, segundo a sua vontade, dando-lhes o título de apóstolos que significa mensageiros ou enviados.

(26)

OS SETENTA

O reino de Deus, a salvação em Cristo, precisava ser anunciada as multidões e frente a este desafio Jesus chama setenta discípulos para em formação de dois em dois fossem a todas as cidades precedendo a visita que o mestre faria a cada cidade de modo a anunciarem o evangelho de Cristo, realizassem curas, expulsassem os demônios, etc

(27)

A MISSÃO DA IGREJA

O ministério tríplice se compõe do ensino e pregação da Palavra de Deus, bem como da cura de enfermidades, porém, a missão nobre da igreja é a grande comissão exarada em Mt 28:18-20 que consiste em fazer discípulos de todas as nações, batizá-los em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo e ensiná-los, por meio do ensino propriamente dito e da pregação da Palavra a praticar a vontade de Deus para os homens.

(28)

V – CONCLUSÃO

(29)

O RESGATE DO EVANGELHO DE CRISTO

Numa sociedade corrompida em que os valores contrários a Palavra de Deus se perpetuam e promovem cada vez mais o afastamento destes de Deus, só nos resta como discípulos do Senhor resgatar com intrepidez e coragem a essência do Evangelho Cristo sendo sal e luz nesta terra.

(30)

Referências

Documentos relacionados

O facto das raparigas se envolverem em menos conflitos pode estar associado à dinâmica das suas interacções, ou seja, brincam em grupos mais pequenos e têm

Esses dados demonstram que o DM2 associado à pós-menopausa, apresenta um estado inflamatório crônica de baixo grau, o qual contribui na diminuição no número de

Introdução ao Design de Interiores, Biologia dos Organismos I, Tópicos de Química Geral, Textos e contextos: leituras e interpretação de diferentes gêneros textuais,

Paulo, em um encontro realizado entre os presidentes brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, e uruguaio, José Mujica, na cidade fronteiriça de Santana do Livramento, estado do

Para alcançar os objetivos propostos, a metodologia utilizada foi composta por três etapas: (i) estudo de alguns conceitos de forma a identificar os atributos da casa própria e

Publicado no Boletim do Trabalho do Emprego (BTE) nº 4 de 29 de Janeiro de 2010 com entrada em vigor a 29 de Janeiro de 2010.. Perfil de Saída 1   Descrição Geral

A Coleção 2015 de divulgação do PAEBES apresenta os resultados das provas e dos questionários socioeconômicos aplicados nas turmas de 1º, 2º, 3º e 5º anos e 8ªsérie/9º ano

Corresponde al profesional cualificado instruir al paciente sobre la higiene oral adecuada, para evitar la aparición de placa o enfermedades como la gingivitis, la periodontitis o