• Nenhum resultado encontrado

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PROCESSADOR TEGRA 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO PROCESSADOR TEGRA 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO

PROCESSADOR TEGRA 2

SANTO AMARO

2011

(2)

ANGELO RAMOS

JACKELINE BARBOSA

JEANDERVAL SANTOS

PROCESSADOR TEGRA 2

Trabalho apresentado ao Instituto

Federal de Ciências e Tecnologia da Bahia, Campus Santo Amaro, curso

Licenciatura em Computação, II

semestre, como requisito para avaliação da disciplina Arquitetura de Computador. Orientador Joacir Ferreira.

SANTO AMARO

2011

(3)

INTRODUÇÃO

A NVIDIA fez a sua primeira tentativa de entrar no mercado de processadores para dispositivos móveis lançando o processador Tegra, mas teve um sucesso muito limitado. Os únicos equipamentos a tê-lo instalado foram os telemóveis KIN e o leitor multimédia Zune HD.

Já em 2010 num evento do CES (Consumer Eletronics Show) ocorrido em Las Vegas a empresa anunciou seu processador Tegra 2 para sistemas embarcados os quais proporcionam baixo consumo de energia e alto desempenho na reprodução de vídeo e gráficos 3D.

Seu projeto é unir um bom processador central à uma boa central de vídeo, garantindo bom desempenho computacional e gráfico, assim como acontece com os AMD Fusion e os Intel Sandy Bridge, mas com arquitetura ARM, por isso diferente.

PROCESSADOR TEGRA

Em 2008 a NVIDIA lançou o processador Tegra que juntava tecnologia ARM11 com uma GPU com excelentes rendimentos 3D, capaz de gravar e exibir vídeos de 720p (píxeis) com processamento via hardware além de dar suporte a câmeras de 12 MP (Mega píxeis) e ter suporte para saída HDMI.

Embora o Tegra contenha um conjunto de recursos muito bons para a época, foi deixado de lado pela maioria dos fabricantes porque a NVIDIA decidiu projetar o processador para ter bom desempenho no sistema embarcado (sistema operacional) Windows Mobile. No entanto, o interesse da maioria dos fabricantes de dispositivos móveis já estava se direcionando para o Sistema da Google, O Android.

(4)

PROCESSADOR TEGRA 2

O Tegra 2 é uma evolução do Tegra e possui características que tornam o seu desempenho excelente, chegando a superar muitos de seu concorrentes diretos (de 20 a 30% mais rápido que o PowerVR GSX540 do iPhone 3GS e de 25 a 100% mais rápido que o Snapdragon Adreno).

Suas características:

 A primeira CPU móvel de dois núcleos ARM Cortex-A9.

 CPU NVIDIA GeForce com consumo de energia ultra baixo que oferece uma jogabilidade 3D excelente e uma interface de usuário 3D.

 Vídeo móvel HD 1080p.

 Processador de áudio (onde realiza o processamento de sinal de áudio) e ARM7 (que suporta funções de gerenciamento de sistema e vários recursos proprietários) objetivando o prolongamento da carga da bateria.

 Saída para tela digital de alta definição (suporte a HDMI).

O Tegra 2 combina a tecnologia ARM Cortex A9 com uma GPU duas vezes mais eficiente que a da versão anterior. Sendo capaz de decodificar vídeos 1080p via hardware.

Veja como funciona o Cortex A9:

(5)

O modelo "Cortex A9" representa a próxima geração de processadores ARM e esta preparado para múltiplos núcleos, é capaz de chegar a uma frequência de relógio de 2 GHz e consome menos de 0,25 W de potência por CPU.

O

Cortex A9 inclui muitas mudanças estruturais, da suporte a multiprocessamento, permitindo o desenvolvimento de SoCs com dois ou quatro núcleos e é baseado em pipeline com apenas 8 estágios (contra os 13 do Cortex A8) reduzindo assim o uso do chip. No entanto, isso limita as frequências de operação que ele é capaz de alcançar. Mesmo assim não é um grande problema no caso do Cortex A9, já que os SoCs para Smartphones operam a frequências baixas, na casa dos 1.0 GHz.

O Cortex A9 inclui buffer de ordenamento de instruções e 16 novos registradores, com 64 KB de Cache L1 (32 KB para dados e 32 KB para instruções) para cada núcleo e um Cache L2 compartilhado de até 1 MB.

O Tegra 2 contém dois Cortex A9, com um Cache L2 de 1 MB e uma GPU GeForce ULV. Ela inclui 8 shader cores unificados. (arquitetura mais simples) com: 4 unidades de processamento de pixel shaders e 4 para o processamento de shaders, combinadas com unidades para o processamento de vértices.

(6)

Além dessa implantação dos Cortex A9 o processador também recebeu mudanças com a intenção de reduzir o consumo e o grande número de estágios de pipeline.

Ele Inclui aceleração de vídeos, suporte à decodificação de vídeos 1080p via hardware e da suporte a aceleração de vídeos e animações em Flash usando a GPU, permitindo que os smartphones ofereçam maior rendimento.

Também foi incluído um ISP (image signal processor), melhorando assim o desempenho da câmera com o intuito de processar imagens de 12 MP em apenas 3s (SoCs atuais atuam de 9 a 10 segundos) e oferece uma saída HDMI com a possibilidade de usar uma TV ou monitor para visualizar o desktop.

O Tegra2, o primeiro processador dual-core para telemóveis.

PERSPECTIVAS FUTURAS

Dessa vez a NVIDIA está direcionando o Tegra 2 para um único sistema operacional, deixando de lado o Windows Mobile, e partindo para o Android.

O foco no Android é mais do que justificado por causa da queda de sistemas operacionais tais como: Symbian, BlackBerry OS, Windows Mobile e até mesmo o Windows Phone 7.

No caso da Apple usa um chip particular no iPhone e no iPad.

A outra estratégia da NVIDIA é a ideia de que os smartphones vão começar a ser usados no lugar do PC para tarefas singelas e leves, conectados a monitores e teclados, deixando todo o processamento por conta do smartphone.

As projeções apontam para o crescimento do número de smartphones com o sistema operacional Android. Dado os avanços do Tegra 2, e a promessa de um Tegra 3 quad-core de 28 nm operando a 1.5 GHz para o final do ano. O processador com o nome de código “Kal-el” irá dispor de um processador principal de quatro núcleos. Para além de quatro núcleos de CPU, a NVIDIA quer integrar 12 unidades gráficas no processador. O desempenho irá aumentar cinco vezes em comparação com o Tegra 2. O "Kal-el" suporta a representação 3D estereoscópica e uma resolução de 2560 x 1600 píxeis.

(7)

CUSTO

O SoC ("sistemas em um chip" (SoC - System on a Chip)) representa (20 ou 30 dólares, em um aparelho que custa mais de 500) apenas uma pequena fração do custo final em smartphones ou tablets.

ÁREAS DE APLICAÇÃO

A NVIDIA que é uma empresa tradicionalmente ligada às placas 3D e mesmo sendo a maior empresa desse setor, começou a sofrer forte concorrência, principalmente após a compra da empresa ATI pela AMD, a qual passou a investir no desenvolvimento de GPUs (graphics processor unit).

Após as quedas, a NVIDIA passou a apostar no mercado de HPC (supercomputadores) e SoCs baseados em processadores ARM destinados a smartphones, tablets e outros dispositivos móveis.

GLOSSÁRIO

SoC (System on a Chip): Sistemas em um chip.

Processador de sinal da imagem (ISP): O ISP integrado inclui algoritmos

proprietários que permitem a estabilização de vídeo e imagem, localização de rostos entre outros.

HDMI (High-Definition Multimedia Interface): Tecnologia de conexão de

(8)

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

 Acessado em: 26, 28 e 30 de Maio de 2011.

http://www.hardware.com.br/artigos/tegra2-nvidia/ http://www.nvidia.com.br/object/tegra-2-br.html http://tecnologia.ig.com.br/noticia/2010/01/07/nvidia+anuncia+processador+tegra+ 2+e+apresenta+tablets+durante+a+ces+9265854.html http://www.guiadastecnologias.com/index/2011/01/31/processadores-hummingbird-snapdragon-omap-e-tegra-2-quais-as-diferencas/

 Acessado em: 1 de Junho de 2011.

Referências

Documentos relacionados

Resultados: Os parâmetros LMS permitiram que se fizesse uma análise bastante detalhada a respeito da distribuição da gordura subcutânea e permitiu a construção de

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

Considerando que a maioria dos dirigentes destas entidades constituem-se de mão de obra voluntária e na maioria das vezes sem formação adequada para o processo de gestão e tendo

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

Todavia, nos substratos de ambos os solos sem adição de matéria orgânica (Figura 4 A e 5 A), constatou-se a presença do herbicida na maior profundidade da coluna

Em que pese a redação do artigo 329, II, do Código de Processo Civil, na verdade veremos que há algumas exceções em que mesmo após o saneamento haverá a possibilidade de

Para GOLDRATT (1990), os direcionadores de custos e o custeio baseado em atividades são esforços infrutíferos, pois conseguem apenas ratear algumas despesas a nível