• Nenhum resultado encontrado

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA ATE FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA ATE FACULDADE SANTO AGOSTINHO FSA"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ASSOCIAÇÃO TERESINENSE DE ENSINO S/C LTDA – ATE FACULDADE SANTO AGOSTINHO – FSA

XI SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO – SEC 2013

Tema: A ÉTICA NA PESQUISA NA ERA DAS INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS

EDITAL CPGPEX Nº 001/ 2013

Teresina, 30 de setembro a 05 de outubro de 2013.

1. APRESENTAÇÃO

A Coordenação de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão - CPGPEX torna público o Edital de abertura de inscrições para a participação na XI SEMANA CIENTÍFICA DA FACULDADE SANTO AGOSTINHO – SEC 2013, que visa fomentar a pesquisa e o desenvolvimento científico, consolidando a posição da Instituição junto à sociedade acadêmica e científica teresinense e brasileira. Na programação estão contemplados, ainda, os seguintes eventos científicos: o X Encontro de Iniciação à Docência (monitoria) e o VI Encontro de Extensão.

2. OBJETIVO

O evento tem por objetivo a divulgação das atividades de pesquisa realizadas por estudantes de graduação e pós-graduação (lato sensu e stricto sensu) de diversas Instituições de Ensino Superior que estejam realizando atividades de pesquisa, iniciação científica, estágios, monitoria e extensão, bem como de professores pesquisadores, visando integração cultural e científica.

3 – PÚBLICO ALVO

Docentes, discentes e pesquisadores de Instituições de Ensino Superior.

4 – DATA DE REALIZAÇÃO

30 de setembro a 05 de outubro de 2013.

5 – CRONOGRAMA

Período para inscrição de participantes: 20 de abril de 2013 a 10 de setembro de 2013 Período de submissão de trabalhos: 15 de abril de 2013 a 25 de junho de 2013

Período de avaliação dos trabalhos: 25 de junho de 2013 a 04 de Agosto de 2013

Período de divulgação dos trabalhos selecionados no site www.fsanet.com.br: 08 de agosto de 2013 Entrega dos Anais e certificados aos participantes inscritos: 30 de setembro a 05 de outubro de 2013.

6. ORIENTAÇÃO SOBRE AS INSCRIÇÕES NA CATEGORIA PARTICIPANTE

6.1. Todos os participantes da XI SEC 2013 da Faculdade Santo Agostinho devem se inscrever por meio da modalidade

online, no link disponível no site www.fsanet.com.br. Preencher o formulário eletrônico no período especificado neste edital.

6.2. Taxas. A inscrição na XI SEC 2013 só será efetivada mediante pagamento da taxa de inscrição. Investimento: Valor: R$ 25,00 (para alunos); R$ 35,00 (profissionais). O boleto de pagamento será gerado após o cadastro. A taxa de inscrição na XI SEC 2013 assegura ao participante o direito de comparecer ao evento, como ouvinte, debatedor ou como apresentador de trabalho.

6.3. Certificados de participantes. Somente os participantes inscritos terão direito a certificados. Os participantes

inscritos, com frequência igual ou superior a 75% de frequência nas atividades da XI SEC 2013, terão direito a certificados com 40h de atividades.

6.3.1. Certificados de apresentação de pesquisas. Somente os participantes que estiverem regularmente inscritos no evento, tendo apresentado o trabalho a comissão de avaliação in loco, na data, horário e local especificado pela organização, terão direito a este certificado. Os comunicadores inscritos nessa modalidade também irão receber certificado de 40h/a, referente à inscrição no evento.

(2)

7. ORIENTAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS CIENTÍFICOS

7.1. Somente participantes previamente inscritos e após o pagamento da taxa de inscrição poderão submeter trabalhos científicos à XI SEC 2013 da Faculdade Santo Agostinho.

7.2. Os trabalhos devem ser inéditos, não tendo sido submetidos anteriormente em outros eventos científicos. O texto deve estar digitado rigorosamente conforme as normas cultas da Língua Portuguesa e atender rigorosamente às Normas Técnicas da ABNT. Não serão aceitos trabalhos que estiverem fora do modelo padrão de submissão de trabalhos.

7.3. Não serão aceitos trabalhos enviados fora do prazo estabelecido.

7.4. Os participantes devem fazer a submissão de trabalhos científicos na plataforma do evento, no prazo especificado.

7.5. Na hipótese de haver coautoria no trabalho, deve-se identificar quem será o relator. Os demais autor(es) inclusive professor(es) orientador(es), terão direito a certificado, contanto que também façam sua inscrição no evento. Os certificados na categoria “Relator” serão entregues após a apresentação dos trabalhos.

7.6. A seleção dos trabalhos científicos inscritos será feita por um comitê de avaliação composto por especialistas nas áreas específicas. Os trabalhos que não atenderem às normas científicas serão recusados.

7.7. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação em qualquer dos eventos do Congresso, o autor estará outorgando, formal e graciosamente, à Faculdade Santo Agostinho o direito de reprodução dos referidos trabalhos nos Anais da Semana Científica, que serão distribuídos durante o evento ou posteriormente a ele.

7.8. Cada autor poderá estar citado em pesquisas diferentes, mas, nesse caso, cada trabalho deverá ter um relator diferente.

7.9. Cada trabalho poderá constar, no máximo, até oito (8) coautores. Para efeito de registro da produção cientifica no lattes e para o correto registro no certificado, os autores deverão registrar no texto, o nome completo e a titulação de cada autor. No momento da submissão, os autores já deverão ter pago a taxa de inscrição.

7.10 O trabalho deverá constar obrigatoriamente o nome do (a) professor (a) orientador (a), com titulação superior aos dos demais autores citados, e a instituição a qual os autores mantêm vínculo.

8. MODALIDADE DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS:

Os trabalhos científicos inscritos na XI SEC da FSA 2013 deverão ser apresentados em forma de artigo, obedecendo

às seguintes modalidades:

a) Revisão bibliográfica/ reflexão teórica; b) Estudo de caso;

c) Relato de experiência; d) Pesquisa de campo;

f) Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC) – Graduação, além de dissertações e teses (devidamente transformadas em artigos, seguindo modelo especificado pela organização do evento).

g) Sessões de audiovisuais, de Fotografias e de Softwares Educativos: Pesquisas ou trabalhos de intervenção

concluídos ou em andamento, que devem ser acompanhados de “memorais descritivos” dos referidos trabalhos; h) Sessões Especiais (Cases e relatórios de ações junto a organizações): Apresentação de painéis com experiências e ações institucionais realizadas por empresas, indústrias, universidades, prefeituras, ONGs, associações e sindicatos, visando interagir com o meio acadêmico e discutirem suas ações junto à comunidade acadêmica.

(3)

Os trabalhos apresentados devem ser escritos preferencialmente em português e relatar resultados parciais (dados preliminares de pesquisas em andamento) ou resultados finais (obtidos em pesquisas concluídas).

8.1. FORMATO DAS COMUNICAÇÕS CIENTÍFICAS:

* Os trabalhos devem ser inscritos exclusivamente no formato banner (1,40m x 1,0 m). Confira nas normas, o padrão de formatação dos trabalhos. Os trabalhos selecionados para o evento serão previamente divulgados no site www.fsanet.com.br no período de 08 de agosto de 2013, após o encerramento das inscrições.

* A apresentação de trabalhos em formato banner / pôster será realizada por apenas um dos autores. O relator deve permanecer no referido local, na data e horário especificado, para responder aos possíveis questionamentos efetuados pelo comitê científico e demais participantes. Após o período de exposição, os autores devem levar seus materiais.

9. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS

Os artigos científicos devem ser apresentados em Painéis/Pôsteres/Banners, seguindo as referências normativas abaixo, além das normas estabelecidas no edital.

 NBR 6022 de 2003 apresenta os elementos que constituem um artigo cientifico;

 NBR 6023:2002 –Informação e documentação – Referências – Elaboração;

 NBR 6024:2003 – Informação e documentação – Numeração progressiva das seções de um documento escrito – Apresentação;

 NBR 6028:2003 – Informação e documentação - Resumo – Apresentação;

 NBR 10520:2002 – Informação e documentação – Citações em documentos – Apresentação;

 IBGE. Normas de apresentação tabular. 3. ed. Rio de Janeiro, 1993.

9.1 ESTRUTURA DO ARTIGO CIENTÍFICO

O artigo científico deve conter no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) páginas com texto corrido, obedecendo à seguinte estrutura:

• Título completo;

• Autor e filiação institucional;

• Titulação do(s) autor(es) em nota de rodapé;

• Opcionalmente, constar em nota de rodapé informações indicando as fontes de apoio financeiro e o evento científico em que o trabalho foi apresentado;

• Resumo (em inglês Abstract, em espanhol Resumen) do artigo será na língua escolhida para o trabalho. O resumo deve ressaltar o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, conforme NBR 6028:2003. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original. Indica-se que o resumo deverá ter exatamente 250 palavras.

• Palavras-chave, que devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Não é aconselhável o uso de palavras muito genéricas, ambíguas ou combinações longas e sim palavras ou termos bem específicos. As palavras-chave também devem estar na versão da língua selecionada para o texto (em inglês Keywords; em espanhol Palabras clave);

• Corpo do texto, que deve se possuir as seguintes partes: introdução, desenvolvimento e considerações finais, se necessário, devidamente renomeadas, sendo o texto elaborado em conformidade com normas da ABNT elencadas anteriormente.

• Introdução, que é a parte inicial do artigo. A introdução vem logo após o resumo, seguida de as palavras-chave na língua selecionada (Português, Espanhol ou Inglês). Nesta parte devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado.

• Corpo do texto, parte principal do artigo, contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Esta parte do trabalho divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024:2003, que variam em função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos.

• Considerações Finais, que é a finalização do artigo. As considerações finais deve corresponder ao problema, aos objetivos e às hipóteses do estudo.

(4)

9.1.1 Formatação de texto:

 O texto deve ser digitado em espaço 1,5. Deve-se usar fonte Times New Roman, tamanho de fonte 12 (exceto quando utilizar citações recuadas). As páginas do trabalho devem estar numeradas (exceto a primeira página) na margem superior direita.

 O formato de papel deverá ser A4, com formatação de margens superior e esquerda (3 cm), inferior e direita (2 cm).

 Os textos devem primar pela produção própria e apresentar introdução, desenvolvimento e conclusões ou considerações finais, sendo elaborado em conformidade com normas da ABNT elencadas acima.

 As referências também devem seguir rigorosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, NBR 6023:2002.

 Utiliza-se o mínimo de notas de rodapé (notas explicativas). As notas, quando utilizadas, devem ser indicadas por algarismos arábicos no texto.

 Os anexos serão incluídos somente quando considerados indispensáveis para a complementação de uma parte do artigo. As folhas dos anexos também devem ser numeradas e contam na paginação total. Tabelas, quadros e figuras apresentam-se devidamente numerados, com legendas e títulos apropriados.

9.1.2. NORMAS DA ABNT: os artigos submetidos à seleção devem estar de acordo com as regras da ABNT e já revisados em relação à Língua Portuguesa, Espanhola ou Inglesa. As referências devem seguir rigorosamente as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas ABNT, NBR 6023:2002.

9.1.3. INEDITISMO: todos os trabalhos apresentados devem ser inéditos e não devem estar em avaliação para publicação por nenhum outro veículo. Por inédito considera-se trabalho não publicado em nenhum periódico, impresso ou virtual.

9.1.4. AUTORIA e COAUTORIA: os artigos poderão ser elaborados de forma individual ou em grupo, contemplando, no máximo, oito coautores, podendo concorrer graduandos, graduados e estudantes Pós-Graduação, bem como, profissionais das áreas de atuação especificadas. Poderão participar, ainda, autores e profissionais não vinculados às instituições de ensino superior.

9.1.5. Os artigos completos submetidos à XI SEC FSA 2013 serão publicados na íntegra na seção das revistas da Faculdade Santo Agostinho, ficando disponíveis no link: http://189.43.21.151/revista/index.php/anaissec

9.16. DECLARAÇÃO DO CONSELHO DE ÉTICA

Os autores de artigos que envolvem relatos e experiências envolvendo seres humanos e animais devem indicar, no corpo do texto, na descrição dos procedimentos metodológicos, se o trabalho está em conformidade com as normas éticas da comissão responsável pela experimentação humana (institucional e nacional) e animais. A pesquisa a ser publicada deve apresentar termos de consentimento livre e esclarecido, a constar nos anexos e/ou apêndices. Verifique as normas no link: http://www.fsanet.com.br/institucional/comite-de-etica

9.2 ESTRUTURA DO PAINEL/POSTER/BANNER:

O painel/pôster/banner deve ser elaborado obedecendo à seguinte estrutura:

 Título do trabalho completo em português;

 Autor e filiação institucional;

 Titulação do(s) autor (es);

 Resumo em português, que deve ressaltar: o objetivo, o método, os resultados e as conclusões do documento, conforme NBR 6028:2003. A ordem e a extensão destes itens dependem do tipo de resumo (informativo ou indicativo) e do tratamento que cada item recebe no documento original;

As palavras-chave devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave, separadas entre si por ponto e finalizadas também por ponto. Não é aconselhável o uso de palavras muito genéricas, ambíguas ou combinações longas e sim palavras ou termos bem específicos;

 Logo após o resumo e as palavras-chave na língua vernácula (português), vem a introdução que é a parte inicial do artigo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema explorado. Em seguida desenvolve-se a parte principal do artigo, que contém a exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções, conforme a NBR 6024:2003, que variam em função da abordagem do tema e do método. Nesta etapa deve constar o referencial teórico do estudo, a metodologia utilizada para a execução da pesquisa e a análise dos resultados obtidos. Na finalização do artigo apresenta-se a conclusão ou considerações finais correspondentes aos objetivos e hipóteses do estudo;

(5)

 Após a conclusão segue-se com as referências (elemento obrigatório, elaborado conforme a NBR 6023:2002).

 Formato. O pôster/banner/painel deve ter a seguinte dimensão: 1,40 cm de altura por 1,00 cm de largura. Nos trabalhos vinculados a Faculdade Santo Agostinho devem constar a logomarca FSA.

10. INFORMAÇÕES E CONTATO

A organização da XI SEC 2013 pode ser contatada por meio dos seguintes meios:

Faculdade Santo Agostinho: av. Valter Alencar, 665 – Bairro São Pedro, Teresina –PI Telefone (86) 3215-8721

E-mail: sec@fsanet.com.br Site: www.fsanet.com.br

11. DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

A Coordenação de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da FSA reserva-se o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas nas normas expressas neste edital.

Teresina (PI), 11 de abril de 2013.

PROFA DRA. MARLENE ARAÚJO DE CARVALHO

Referências

Documentos relacionados

das políticas de saúde e saúde mental no Brasil, como subsídio para uma melhor compreensão dos aspectos históricos que influenciaram a constituição do Sistema Único

Table 7 presents the 20 features obtained using the GLCM, in which few chosen features have vital information regarding the tumor section, which further can be

Considerando a importância dos tratores agrícolas e características dos seus rodados pneumáticos em desenvolver força de tração e flutuação no solo, o presente trabalho

A simple experimental arrangement consisting of a mechanical system of colliding balls and an electrical circuit containing a crystal oscillator and an electronic counter is used

Fonte: Canada Mortgage and Housing Corporation.. Na África do Sul, a conjuntura macroeconómica manteve-se relativamente estável no 2T 2009 e os nossos preços e volumes de

Figura 6: Variação da condutividade elétrica com a fração cristalizada, a temperatura ambiente, para todas as amostras (a) e para as amostras com baixas frações cristalizadas

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Primeiramente, antes de discorrer sobre o assunto da ressocialização do preso tendo em vista a política do egresso almejada pela da Lei n° 12.433/2011, que permite a remição da