• Nenhum resultado encontrado

PROJETO I / 2019 Turma: Professora: Coordenadora: Tema do Projeto I Perguntas Levantadas pelas Crianças: Contexto:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PROJETO I / 2019 Turma: Professora: Coordenadora: Tema do Projeto I Perguntas Levantadas pelas Crianças: Contexto:"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

PROJETO I / 2019

Turma: Nível II – Grupo Amizade

Professora: Denise Groszewica

Coordenadora: Graziele Aparecida Vasques Rufca

Tema do Projeto I: Fraternidade e Políticas Públicas “Serás libertado pelo direito e pela Justiça” Educação Infantil- Carta da Terra em Ação.

Perguntas Levantadas pelas Crianças: O que é isso saneamento?

• Saneamento é para cuidar da natureza? • Bueiro e esgoto são iguais?

A água vem dos lagos, dos oceanos ou da chuva mesmo? • Será que tem bichos nojentos no esgoto?

Se jogar papel no vaso para onde ele vai? • Como a água chega na caixa azul?

Um cano leva a água do mar até a nossa casa né?

Se a água do rio é suja, por que em casa é limpa?

Contexto:

Como proposta da Rede Santa Paulina de Educação, o Primeiro Projeto da Educação Infantil aborda a temática da Campanha da Fraternidade. Para este ano de 2019, o tema é Fraternidade e Políticas Públicas, “Serás libertado pelo direito e pela Justiça”. A temática de Políticas Públicas é bastante ampla, e nos faz refletir sobre quais ações individuais e coletivas são de responsabilidade e direito de todo cidadão para o bem-estar comum, como Saneamento Básico, Transporte Público, Moradia, Saúde, Educação, Cultura e Lazer. Pensar sobre os problemas nestas áreas e encontrar soluções para enfrentá-los é função de todas as instituições que estejam comprometidas com a mudança em nossa sociedade. Isto chama-se Cidadania. Iniciar este trabalho na Infância, conscientizando as crianças dos seus direitos é uma oportunidade e também uma forma eficiente de transformar a realidade em que vivemos.

(2)

Pensar no trabalho sobre Políticas Públicas para a Educação Infantil, nos faz levar o olhar para o cotidiano das crianças, quais são as suas relações com o mundo? O que observam? Quais as vivências acontecem no transporte de casa até a Escola? Que atividades realizam nos finais de semanas que influenciam na sua percepção de mundo? Como observam os profissionais que oferecem suporte para sua saúde (pediatra, dentista, professor, entre outros)? Desta maneira, vamos ampliar suas percepções, fazendo-a enxergar para além de EU, percebendo o OUTRO e O ESPAÇO em que vive.

Intencionalidade:

O trabalho por projetos abre oportunidades para que professor, educando, família e comunidade escolar dialoguem e, de forma criativa e participativa, estabeleçam relações significativas no desenvolvimento e maturidade das crianças. Um projeto abre várias possibilidades de encaminhamentos, percursos imprevisíveis, imaginativos e criativos com uma flexibilidade de organização e permite que, pessoal e coletivamente, o grupo conquiste sua autonomia. Conforme o Referencial Curricular Nacional 1998, “o trabalho realizado por projetos na educação infantil vê a criança como um ser capaz, competente, com um imenso potencial e desejo de crescer. Alguém que se interessa, pensa, duvida, procura soluções, tenta outra vez, quer compreender o mundo a sua volta e dele participar, alguém aberto ao novo e ao diferente”.

O espírito investigativo, a valorização dos conhecimentos prévios das crianças, bem como o desenvolvimento pleno de suas capacidades intelectuais fazem parte da Iniciação Científica. O trabalho com a pesquisa permite construir, com autoria pessoal e coletiva, uma situação problema, tratar dela para apresentar soluções. Com essa proposta, pretende-se fazer as crianças pensarem, refletirem e procurarem soluções às questões que se apresentam na vida. É possível ainda, levá-las a aprender a estudar e a perceber que o conhecimento é algo inacabado e em contínua construção. Para a temática do Primeiro Projeto, “Fraternidade e Políticas Públicas”, separamos os grandes temas: Saúde, Trabalho, Transporte Público, Moradia, Cultura, Educação, Lazer, Saneamento Básico e Meio Ambiente, para que cada turma da Educação Infantil possa pesquisar, levantar questionamentos e explorar de maneira colaborativa. As crianças do Grupo Amizade ficaram responsáveis pela investigação a respeito de Saneamento Básico e Meio Ambiente.

Dentro da área de Linguagens, como motivação inicial, as crianças irão apreciar a Contação da “Carta da Terra” e também um vídeo que foi criado com imagens das crianças como agentes de transformação. Este vídeo, irá apresentar a problemática em relação ao Meio Ambiente e Relações Humanas. Cada turma receberá um “Planeta” para ir customizando à medida que irão pesquisando sobre sua temática: Saneamento Básico e Meio Ambiente. A pergunta e os questionamentos: “O que sabemos?” e “O que queremos saber?” serão constantes durante este percurso, para que aos poucos as crianças encontrem possibilidades de viver e explorar a temática.

(3)

Neste sentido, o nosso projeto será dividido em partes: o ciclo da água, quem precisa de água, o desperdício e a presença da água em nosso cotidiano, a importância do tratamento de esgoto e a reciclagem, tendo como objetivos principais: conhecer os fenômenos da natureza referentes à água (rios e chuvas); perceber a dependência dos seres vivos em relação ao meio ambiente, em especial a água; reconhecer a ação do homem na transformação do meio ambiente, principalmente no que diz respeito à poluição e ao desperdício. Isto se dará através de investigações e observações de curiosidades que poderão nascer de uma situação cotidiana ou de um desencadeador premeditado pelo professor e também os educandos explorarão o assunto a partir de perguntas que queiram saber em relação ao que está posto. A esta pesquisa desenvolvida pelas crianças e mediada pelas professoras, chamamos de Projeto de Iniciação Cientifica (PCG - Educação Infantil p.1). Nele, as quatro áreas determinadas pelo Plano Curricular geral da Rede Santa Paulina (2017), Linguagens, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas, serão abordadas, desenvolvendo competências, habilidades e valores relacionados a cada uma com estratégias variadas como: rodas de conversa, atividades de casa, músicas relacionadas ao tema, cartazes, histórias, aula de campo e vídeos, experiências entre outras.

Para enriquecer o projeto iremos realizar saídas da sala de aula, “quando as crianças serão encorajadas a observarem elementos que serão transcritos por desenhos ou produções com diferentes objetos”, exercitando com as crianças o pensar: Será que quando estiver chovendo aqui no Colégio São José, também estará chovendo em nossa casa? (PCG - Educação Infantil p. 1, Espaço-temporal).

Trabalharemos com o Numeramento "com o objetivo de entender o número não somente para quantificar os objetos e ações, mas para qualifica-los” (PCG - Educação Infantil p. 2,) em nosso dia a dia, levando as crianças a pensarem sobre situações variadas envolvendo os números, uma vez que a matemática está presente a nossa volta. Será que beber dois copos de água para nosso corpo é o mesmo que beber duas caixinhas de suco? Quanto chove em nossa cidade em um dia? Quanta água gasta para tomar banho? Quantos copos de água cabe em um litro?

Também será atrelada de forma interdisciplinar, através do tema escolhido, um Projeto de Leitura (PCG - Educação Infantil p. 1) através do qual iremos trabalhar uma obra clássica: Peter Pan de James Matthew Barrie – e algumas obras contemporâneas como: O Mundinho de Ingrid Biesemeyer; Quem vai salvar a vida de Ruth Rocha; O planeta está com febre de Luciana Rosa, entre outros que irão enriquecer e aguçar a curiosidade das crianças durante o desenvolvimento do projeto. Dentro deste Projeto, o Grupo Amizade irá produzir um livro com boas ações para melhorar a vida em nosso planeta, as crianças irão mostrar através de ilustrações com desenhos e colagens que podemos mudar algumas atitudes com pequenos gestos no dia a dia. Este livro fará parte de nossa Ciranda Literária, com o objetivo de ser apreciado pelas famílias e que assim as crianças possam colocar em prática as ações que escolheram desenvolver.

Acreditamos que o projeto será de grande importância para o Grupo Amizade, que se mostra muito interessado e curioso a respeito do tema, onde poderão contribuir, decidir e opinarem para novas descobertas e momentos de partilha, através de seus próprios interesses. Também é

(4)

importante lembrarmos que "jamais se domina, ao trabalhar com esta metodologia, o que se deveria saber para o empreendimento desde o início ou o tempo que o processo irá durar. É uma incógnita para pais, professores e crianças" (BARBOSA & HORN, 2008, p. 47). Assim, é imprescindível contarmos com a flexibilidade no planejamento de nossas ações pedagógicas a fim de contemplar o desejo investigativo das crianças do Grupo Amizade. Isto será feito através de atividades prazerosas com momentos únicos de partilha, convivência, experiências e descobertas entre o grupo e as famílias.

Referenciais teóricos:

Plano Curricular Geral da Educação Infantil – Rede Santa Paulina 2017 Referencial Curricular nacional Para a Educação Infantil, 1998.

BARBOSA & HORN. Projetos Pedagógicos na Educação Infantil. Porto Alegre: Artmed, 2008.

VALORES, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES QUE SERÃO TRABALHADAS NO PROJETO I ÁREA DO

CONHECIMENTO VALORES COMPETÊNCIAS HABILIDADES

Linguagem

Percepção do belo em si, multe expressividade, interação cooperativa.

C1- Ampliar suas possibilidades de comunicação e expressão, interessando-se em conhecer vários gêneros orais e escritos.

- Ter autonomia para resolver pequenos problemas do cotidiano;

- Elaborar perguntas e respostas de forma clara e objetiva;

- Relatar vivências nas diversas situações de interação;

- Utilizar a linguagem para conversar, brincar, comunicar e expressar ideias e desejos;

- Participar de situações que envolvam a necessidade de argumentar ideias e pontos de vista;

- Aplicar novos vocábulos em situações cotidianas; - Comunicar suas ideias, pensamentos e opiniões por meio de expressões livres e dirigidas.

(5)

C2- Ampliar o contato com a escrita e leitura por meio do manuseio de livros, revistas, jornais, panfletos e da vivência de diversas situações.

C5-Interessar-se pelas próprias produções, pelas de outras crianças e pelas diversas obras artísticas com as quais entre em contato, ampliando o conhecimento de mundo e de cultura.

C6- Desenvolver o poder criatório, utilizando diferentes linguagens das artes e respeitando o processo de produção artística.

C7- Vivenciar e interagir com os elementos da música para expressar gostos, preferências e sentimentos.

- Praticar a escrita espontânea, utilizando o conhecimento de que dispõe, expressando ideias; - Reconhecer os nomes de seus colegas;

-Recontar histórias conhecidas de forma aproximada com as características da história original;

- Participar de situações de leitura de diferentes tipos de textos impressos;

- Fazer a leitura de obras de arte a partir da observação, narração, descrição, questionamentos e interpretação de imagens;

- Respeitar a construção dos colegas;

- Explorar e utilizar procedimentos necessários para desenhar, pintar e modelar;

- Criar desenhos, pinturas, colagens e modelagens, utilizando elementos da linguagem das Artes Visuais;

- Desenhar, fazendo representações de histórias, cenas ouvidas ou vivenciadas;

- Produzir trabalhos de arte, utilizando diferentes linguagens;

- Desenhar figuras humanas com maiores detalhes e diferenciações;

- Valorizar as próprias produções;

- Participar de jogos e brincadeiras que envolvam a dança e/ou a improvisação musical;

(6)

C8—Expressar-se por meio de diversos movimentos, explorando dinâmicas espaciais, temporais e corporais.

C9- Apropriar-se progressivamente da imagem global de seu corpo, identificando seus segmentos e elementos e desenvolvendo uma atitude de interesse e cuidado com o próprio corpo.

C10- Utilizar a língua estrangeira como forma de agir e interagir no mundo social.

C11– Brincar construindo cenários que estruturem o jogo simbólico considerando noções de tempo, espaço e ação em diferentes papeis sociais.

- Acompanhar coreografias simples e dramatizar músicas;

-Identificar elementos da música, ampliando o conhecimento de mundo;

- Participar de brincadeiras e jogos que ampliem gradualmente o controle sobre o corpo e movimento;

- Manipular objetos diversos, inclusive brinquedos, para aperfeiçoamento da motricidade;

- Praticar atividades que envolvam coordenação, atenção, equilíbrio e agilidade;

- Lidar com o sentimento de ganhar e de perder.

- Reconhecer sensações, limites e possibilidades expressivas do próprio corpo;

- Utilizar recursos de deslocamento e das seguintes qualidades: flexibilidade e resistência.

- Construir pequenas frases utilizando-se de vocabulário estudado;

- Quantificar utilizando a Língua Estrangeira; - Produzir diferentes textos de forma espontânea utilizando-se da língua estrangeira.

- Simular acontecimentos imaginários, por meio de brincadeiras com as diversas situações que observam do mundo social.

(7)

Matemática

Resolver problemas respeitando os direitos humanos e

o meio ambiente.

C1- Reconhecer e aplicar o conhecimento lógico-matemático nas diferentes situações cotidianas.

C2- Explorar e identificar características geométricas de objetos e figuras, reproduzindo em registros variados.

C3- Reconhecer e identificar os números como função social, utilizando-os em diferentes contextos.

C4 - Utilizar a oralidade e a linguagem matemática para comunicar ideias e construir hipóteses relativas às quantidades.

- Identificar números nos diferentes contextos em que se encontram;

- Reconhecer formas geométricas;

- Compreender classificação, seriação e ordenação de objetos (quantidade, cor, forma, espessura, textura);

- Identificar e representar propriedades geométricas de objetos e figuras;

- Comparar, quantificar e ordenar agrupamentos;

- Lidar com situações matemáticas novas utilizando conhecimentos prévios;

- Fazer registros espontâneos dos numerais em situações de uso funcional;

- Associar e registrar números relacionando-os as suas respectivas quantidades e significados;

-Utilizar a contagem oral nas situações de necessidade;

CIÊNCIAS HUMANAS

VALORES COMPETÊNCIA HABILIDADES

Compreensão respeito à diversidade, relacionamento e desenvolvimento sustentável.

C1 – Ter uma imagem positiva de si, aumentando sua autoconfiança e identificando suas limitações e capacidades, agindo de acordo com elas.

C2- Identificar e enfrentar situações de conflito de forma mais autônoma, respeitando as outras

Identificar progressivamente algumas singularidades próprias e das pessoas com as quais

convive;

-Expressar, manifestar e controlar progressivamente necessidades, desejos e sentimentos em situações cotidianas;

(8)

crianças e os adultos e exigindo reciprocidade, recorrendo à mediação de adultos apenas quando necessário.

C3 – Interagir com o grupo e profissionais da escola, conseguindo respeitar as regras de convivência

C4- Estabelecer relações entre o modo de vida de seu grupo social e de outros grupos.

C6- Observar a paisagem local, constatando as mudanças ao longo do tempo.

C7- Desenvolver a sensibilidade para reconhecer, acolher e oferecer pequenos gestos que unem as pessoas e as aproximam de Deus.

- Realizar pequenas tarefas do cotidiano que envolva ações de cooperação e solidariedade e ajuda;

- Conhecer e utilizar regras elementares de convívio social e respeito a essas regras;

- Valorizar e cuidar dos materiais de uso individual e coletivo;

- Participar de atividades que digam respeito às tradições culturais da comunidade;

- Respeitar os colegas, educadores e demais profissionais da escola, denunciando qualquer forma de discriminação;

- Demonstrar em atitudes a conservação dos espaços coletivos e do meio ambiente;

- Identificar os elementos que compõem a paisagem local (escola/ casa);

- Perceber as mudanças ocorridas na paisagem local;

- Compreender o significado de experiência religiosa nas tradições religiosas e suas consequências na vida das pessoas;

- Demonstrar os valores enfatizados através de atitudes colaborativas, respeitosas e solidárias junto ao grupo;

(9)

CIÊNCIAS DA NATUREZA Busca respeitosa do conhecimento, convivência saudável, preservação da vida.

C1- Manifestar curiosidade pelo mundo social e natural formulando perguntas, imaginando meios para compreendê-lo, manifestando opiniões próprias sobre os acontecimentos, buscando informações e confrontando ideias.

C2- Valorizar a preservação das espécies pelo entendimento das relações entre o ambiente e os seres vivos, reconhecendo a qualidade de vida nestas relações.

- Organizar o pensamento para perguntar e responder perguntas a partir do desenvolvimento da curiosidade;

- Formular hipóteses e respeitar as hipóteses formuladas pelos colegas;

- Antecipar respostas de perguntas formuladas; - Desenvolver o interesse pela pesquisa em diferentes fontes;

- Perceber as diferentes possibilidades de relação com o meio ambiente e a importância dos cuidados relativos à saúde;

- Estabelecer algumas relações entre os seres vivos, reconhecendo características e necessidades vitais;

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

A partir de 05/01/2017, aos estudantes com direito ao Passe Livre deverão ser incluídos (CPF, RG, CEP, curso, tipo de bolsa, período e ano de conclusão do

Métodos: Dentre os 328 pacientes acompanhados no Ambulatório de Imunodeficiências do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto, foram analisa- dos 30 pacientes com diagnóstico

No caso de uma apresentação de Artigo em formato Áudio, o arquivo deverá ser enviado em CD por correio postal para:.. Comitê Editorial INFEIES - RM

O algoritmo do filtro de Kalman pode ser usado para estimar os estados e a saída de um sistema dinâmico em situações, nas quais as variáveis não estão disponíveis a todo o momento

Os processos adotados podem ser resumidos em: • Avaliação de riscos e controles; • Documentação e armazenamento da base de perdas; • Gestão de continuidade de negócios;

Os dois são necessários para se ter sucesso (Lamento ter que advertir aos alunos de que se você chegou tão embaixo na Esfera das Posses a ponto de estar privado de

A derrota, dizia a opinião corrente, não se devia apenas à Cadorna, mas também à atitude derrotista e à falta de patriotismo de tantos italianos (ponto de vista reforçado