• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GUILHERME CARLOS BARCELOS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL GUILHERME CARLOS BARCELOS"

Copied!
29
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

GUILHERME CARLOS BARCELOS

ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS EM UM ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA

Lages 2017

(2)

ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS EM UM ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA

Relatório de Estágio Curricular Supervisionado da graduação de Engenharia Civil, pela Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, a fim de obter o grau Bacharel em Engenharia Civil.

Orientador: Prof. Eng. Químico e Eng. De Segurança do Trabalho Johnny Rocha Jordan, MSc.

Lages 2017

(3)

GUILHERME CARLOS BARCELOS

ELABORAÇÃO E ACOMPANHAMENTO DE PROJETOS EM UM ESCRITÓRIO DE ENGENHARIA

Relatório de Estágio Supervisionado apresentado ao curso de graduação em Engenharia Civil, da Universidade do Planalto Catarinense – UNIPLAC, como requisito parcial para obtenção do grau de Bacharel em Engenharia Civil.

Banca Examinadora:

Orientador: _______________________________________ Eng. Johnny Jordan, Bel

Universidade do Planalto Catarinense

Membro: _______________________________________ Carlos Eduardo de Liz, MSc

Universidade do Planalto Catarinense

Lages - SC 2017

(4)

Figura 1 - Capacidade de influenciar o custo final de um edifício ao longo de suas

fases ... 18

Figura 2 - Localização do local onde será construído o empreendimento ... 26

Figura 3 -Elaboração do projeto arquitetônico - Planta baixa e cobertura ... 28

Figura 4 - Elaboração do projeto arquitetônico - Cortes e fachadas ... 29

Figura 5 - Elaboração do projeto hidráulico isométrico ... 28

Figura 6 - Elaboração do projeto hidrossanitário ... 28

Figura 7 - Elaboração do projeto preventivo contra incêndio ... 28

Figura 8 - Elaboração do projeto elétrico ... 28

Figura 9 - Maquete 3D - Fachada ... 28

Figura 10 - Maquete 3D - Fachada lateral ... 28

(5)

SUMÁRIO

1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU OPORTUNIDADE ... 7

1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA ... 7

1.2 RELATO DAS OBSERVAÇÕES ... 7

2 ELABORAÇÃO DO PROJETO ... 7 2.1 TEMA ... 7 2.2 PROBLEMÁTICA ... 7 2.2.1 Limites do Projeto ... 8 2.3 JUSTIFICATIVA ... 8 2.3.1 Oportunidade do Projeto ... 8 2.3.2 Viabilidade do Projeto ... 8 2.3.3 Importância do projeto ... 8 2.4 OBJETIVOS ... 9 2.4.1 Objetivo geral ... 9 2.4.2 Objetivos específicos ... 9 3 REVISÃO DE LITERATURA ... 9 3.1 SIGNIFICADO DE PROJETO ... 9

3.2 A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS ... 10

3.3 FASES DO PROJETO ... 11

3.3.1 Estudo Preliminar ... 11

3.3.2 Anteprojeto ... 12

3.3.3 Projeto Básico ... 12

3.3.4 Projeto Executivo ... 12

3.4 PROJETO AS BUILT OU COMO CONSTRUÍDO ... 12

4 METODOLOGIA ... 14

4.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA ... 14

4.2 DEFINIÇÃO DA ÁREA ... 14

4.3 PLANOS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS ... 14

4.4 PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS ... 14

5 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO ... 15

5.1 DEFINIÇÂO DO EMPREENDIMENTO A SER PROJETADO ... 15

5.2 ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DA OBRA ... 16

(6)
(7)

APRESENTAÇÃO

Durante o período que se permanece em uma empresa, o aprendizado adquirido vai muito além do conhecimento teórico. A rotina de uma empresa e até os problemas que surgem no dia a dia são vistos na prática, complementando de maneira eficiente o que se vê em salas de aula. Além disso, se adquire um amadurecimento e crescimento pessoal que se consegue convivendo diariamente em um ambiente de trabalho onde cada dia novas situações e desafios se fazem presentes.

O presente relatório tem como finalidade o acompanhamento de projetos arquitetônicos e complementares, auxílio em orçamentos e demais atividades da empresa. Este estágio curricular supervisionado será realizado na empresa Escala Engenharia, uma empresa nova no mercado que trabalha com projetos, execuções, reformas, regularizações, perícias e consultorias. O estágio será realizado juntamente com o engenheiro responsável, auxiliando na elaboração e acompanhamento de projetos.

Este trabalho faz referência ao relatório de estágio obrigatório supervisionado do décimo semestre do curso de Engenharia Civil da Universidade do Planalto Catarinense, com duração de quarenta e cinco dias, do período de 28/08/2017 à 18/10/2017, totalizando a carga horária de 180h.

(8)

1 DEFINIÇÃO DO PROBLEMA OU OPORTUNIDADE

1.1 HISTÓRICO DA EMPRESA

Escala Engenharia é uma empresa nova no mercado, que vem inovando com diferentes métodos construtivos inteligentes e eficazes, visando sempre a maior economia e sustentabilidade, desde o projeto até a finalização da obra. Crescer com responsabilidade e respeitar as pessoas e o ambiente ao nosso redor é a visão da empresa. Um dos pontos que se evidencia, é primar pela segurança dos colaboradores, sempre buscando utilizar recursos de forma racional, reduzindo desperdícios e visando a melhor qualidade possível. A empresa realiza projetos, execuções e reformas de edificações residenciais e comerciais, também atua na área burocrática da engenharia civil, como acompanhamentos, regularizações, perícias e consultorias.

1.2 RELATO DAS OBSERVAÇÕES

O Estágio Supervisionado proporciona ao acadêmico uma visão sistêmica do mercado de trabalho atual. Será realizado no escritório de projetos da empresa Escala Engenharia, na área da construção civil, em acompanhamento de projetos e orçamentos.

2 ELABORAÇÃO DO PROJETO

2.1 TEMA

Elaboração e Acompanhamento de Projeto em um Escritório de Engenharia

2.2 PROBLEMÁTICA

Acompanhar a elaboração e planejamento do projeto de uma obra comercial, visando a sustentabilidade e as boas práticas construtivas, conforme as normas estabelecidas para cada parte do projeto. Analisando opções diante o cliente e realizando o projeto de modo que agrade o empreendedor.

(9)

8

2.2.1 Limites do projeto

O projeto limita-se aos trabalhos realizados no período de estágio, a partir disso serão apresentados os dados e procedimentos utilizados na elaboração e acompanhamento dentro do prazo estimado em cronograma.

2.3 JUSTIFICATIVA

2.3.1 Oportunidade do projeto

A elaboração e acompanhamento deste projeto, dá a oportunidade de aplicar o conhecimento teórico na prática. A elaboração de um projeto detalhado é de extrema importância para uma plena execução de obra, o engenheiro que se compromete com tal serviço é responsável pela obra até o seu término. O estágio propõe inserir o acadêmico no mercado de trabalho, tendo como oportunidade o desenvolvimento de habilidades e um aprendizado de grande valia para a carreira profissional, diante a realidade da profissão, juntamente com profissionais da área.

2.3.2 Viabilidade do projeto

A elaboração do projeto tem como fundamental princípio a conciliação do desejo do cliente com a realidade da construção, fazendo com que a execução do mesmo seja viável diante as normas e boas práticas construtivas.

2.3.3 Importância do projeto

A intenção do projeto é introduzir os acadêmicos no mercado de trabalho, com a finalidade de expor situações do cotidiano dentro da engenharia civil, objetivando alcançar algum conhecimento prático e real da área de atuação.

(10)

2.4 OBJETIVOS

2.4.1 Objetivo Geral

Acompanhar a elaboração e planejamento do projeto de uma obra comercial, visando a sustentabilidade e as boas práticas construtivas, conforme as normas estabelecidas para cada parte do projeto. Com objetivo de adquirir um conhecimento mais amplo a respeito de projetos e obter uma experiência inicial nesta área.

2.4.2 Objetivos Específicos

 Expor métodos para a elaboração do projeto;  Analisar as opções de softwares disponíveis;  Acompanhar a elaboração e planejamento;

 Visualizar a evolução e o projeto tomando forma.

3 REVISÃO DE LITERATURA

3.1 SIGNIFICADO DE PROJETO

A maior parte dos conceitos e definições de projeto, obtidos a partir da bibliografia relacionada com o tema, estão ligados ao procedimento ou prática de projetar e, nesse sentido, pode-se entender o projeto como sendo:

"Se trata de um processo para a realização de ideias que deverá passar pelas etapas de: idealização, simulação e implantação" (RODRIGUEZ, 1992);

"Uma atividade criativa, intelectual, baseada em conhecimentos (...) mas também em experiência (...) um processo de otimização" (STEMMER, 1988).

Temos nessas definições a perspectiva de projeto como criação. Entretanto, também é possível encontrar na bibliografia uma série de definições de projeto de um ponto de vista voltado mais aos resultados, delineando o seu propósito individual, social, político ou cultural:

(11)

10

"A atividade de criar propostas que transformem alguma coisa existente em algo melhor" (MCGINTY, 1984);

"O projeto é parte e reflexo de uma atitude global de seu autor e, através dele, do tempo em que vive" (FERRO, 1979);

“A ação de intervir ordenadamente, mediante atos antecipatórios, no meio ambiente. A ação pode manifestar-se em produtos, edifícios, sinais, avisos publicitários, sistemas, organizações, tanto em estruturas físicas como em estruturas não físicas" (BONSIEPE, 1983).

"É uma ideia que se forma de executar ou realizar algo, no futuro" (FERREIRA, 1986);

No entanto, é verificado geralmente uma frequente dissociação entre a atividade de projeto e a de construção, sendo que o projeto geralmente é entendido como instrumento, comprimindo-se o seu prazo e o seu custo, merecendo um mínimo de aprofundamento e assumindo um conteúdo quase meramente legal, ao ponto de torná-lo simplesmente indicativo e postergando-se grande parte das decisões para a etapa de obra. (MELHADO & VIOLANI, 1992).

3.2 A IMPORTÂNCIA DOS PROJETOS

Os projetos arquitetônicos e complementares precisam ser valorizados como a espinha dorsal do processo de construção, na mesma proporção que se exige a melhoria da qualidade das obras, considerando tanto os aspectos econômicos quanto funcionais.

Arquitetos, engenheiros, fornecedores, investidores, entre outros, são envolvidos nas fases do processo do projeto que teoricamente, termina no cliente ou usuário final. Compõem esse processo os projetos de arquitetura, estrutura, instalações hidráulicas, elétricas, telefonia, incêndio, ar condicionado, lógica, entre outros, de acordo com a necessidade do empreendimento e as exigências do empreendedor. (NUTAU, 2006)

Um projeto de engenharia deve apresentar os elementos e informações necessárias e suficientes para que a obra seja executada com segurança, funcionalidade, adequação, facilidade de construção, conservação e operação, durabilidade dos componentes e principalmente a possibilidade do emprego de mão-de-obra, material, matérias-primas e tecnologias existentes no local. (FUNASA, 2008)

(12)

É relevante considerar que para a obtenção da qualidade, que o empreendedor valorize a fase de projeto. Perante este ponto de vista, pode-se citar as considerações feitas pelo grupo Construction Industry Institute acerca da importância das fases iniciais do empreendimento. Nestas primeiras fases, as decisões tomadas são as que têm maior capacidade de influenciar o custo final. Esta influência é ilustrada pela Figura 1.

Figura 1 - Capacidade de influenciar o custo final de um edifício ao longo de suas fases.

Fonte: Construction Industry Institute, 1987.

3.3 FASES DO PROJETO

3.3.1 Estudo Preliminar

O estudo preliminar é a fase onde serão definidas as primeiras definições adotadas para a elaboração de todo o projeto. O partido arquitetônico, a disponibilidade de recursos e restrições que existam. É a fase de concepção do projeto. O estudo preliminar é composto basicamente pelo: Levantamento de dados, Programa de Necessidades, Estudo de Viabilidade.

(13)

12

3.3.2 Anteprojeto

É a fase de consolidação das informações do estudo preliminar. É onde se estabelece uma iniciação do projeto arquitetônico e se definem as demais características do empreendimento. Além de subsidiar a elaboração do projeto legal, o projeto para aprovação no município. Constituem o Anteprojeto: Estudo preliminar, Anteprojeto, Projeto Legal.

3.3.3 Projeto Básico

O projeto básico é a formalização clara de todas as soluções adotadas. São apresentados claramente todos os ambientes, fachadas, cortes, processo construtivo, acabamentos e materiais a serem utilizados. Neta fase já é possível realizar uma estimativa de custo do empreendimento.

3.3.4 Projeto Executivo

O projeto executivo é o detalhamento de todos os documentos necessários para a execução da obra. Contém todas as informações de forma clara e concisa. Além das plantas, cortes, fachadas, detalhes construtivos, definição de materiais, acabamentos, esquadrias e telhado, deve ser acompanhado de memorial descritivo e lista de materiais. (ENGENHARIA CONCRETA, 2017)

3.4 PROJETO AS BUILT OU COMO CONSTRUÍDO

O Projeto As Built ou Como Construído é o conjunto de informações elaboradas na fase de supervisão e fiscalização das obras com o objetivo de registrar as condições físicas e econômicas da execução da obra, fornecendo elementos considerados relevantes para subsidiarem futuras intervenções na obra, como reformas, ampliação e restauração.

Ao término da execução e após a entrega da obra, o Projeto Como Construído deve representar fielmente o objeto construído, com registros das alterações verificadas durante a execução.

(14)

As alterações dos projetos que implicam em novos dimensionamentos serão tratadas, exclusivamente, pelos respectivos projetistas, devendo o Projeto de Como Construído ser elaborado a partir destes projetos alterados. O projeto Como Construído é executado a partir do projeto executivo, incluindo-se os ajustes necessários quando da execução do projeto.

O Projeto Como Construído é elaborado durante o período da execução da obra e entregue no final definitivo da obra. Compreende serviços de escritório com aproveitamento de dados e informações obtidos durante o acompanhamento da obra.

O Projeto Como Construído é constituído por todos os elementos gráficos constantes do Projeto Básico ou Executivo. Quando ocorrerem as alterações, as mesmas integrarão o Projeto Como Construído, quando não ocorrerem alterações, o Projeto Como Construído será o Projeto Executivo. Também faz parte o Relatório Econômico, contendo as informações da gestão do contrato e todos os elementos pertinentes às questões ambientais. (IBEC-PB, 2007).

(15)

14

4 METODOLOGIA

Com os objetivos relatados no trabalho pode-se relatar as seguintes metodologias ao longo de toda pesquisa:

4.1 DELINEAMENTO DA PESQUISA

Trata-se de uma pesquisa que será aplicada na prática, que aborda a realização e acompanhamento do orçamento e projeto arquitetônico e complementares detalhados, para a aprovação nos órgãos competentes e também para a facilitação de leitura do projeto no momento da execução da edificação, sempre visando a qualidade e a sustentabilidade.

4.2 DEFINIÇÃO DA ÁREA

Dentre as áreas que englobam a Engenharia Civil o presente projeto se enquadra na parte de Construção Civil. Na realização do estágio supervisionado, será feito o acompanhamento de um projeto e orçamento completo de um posto de combustível, situado na cidade de Lages, Santa Catarina.

4.3 PLANOS E INSTRUMENTOS DE COLETA DE DADOS

Para o seguinte projeto serão coletadas informações através de bibliografias, normas técnicas e meio eletrônicos, e também a comunicação verbal com profissionais experientes na área de atuação. Será iniciado em um escritório de engenharia, utilizando softwares específicos, com o auxílio das normais vigentes serão realizados os projetos.

4.4 PLANO DE ANÁLISE DOS DADOS

Com base nos dados obtidos na realização dos projetos, o principal objetivo será demonstrar a importância que deve ser dada para a elaboração detalhada de um projeto, para que não haja erros ou desperdício na execução da edificação, visualizando as soluções de problemas existentes no momento da elaboração.

(16)

5 DESENVOLVIMENTO DO ESTÁGIO

O estágio supervisionado foi desenvolvido no escritório da empresa ESCALA ENGENHARIA, foi realizado o desenvolvimento de um projeto e orçamento completo de um posto de combustível, localizado na cidade de Lages, SC.

No escritório, o aluno participou da elaboração de diversos projetos, tais como o projeto elétrico, hidráulico, hidrossanitário, arquitetônico e preventivo contra incêndio. Também foi realizado a elaboração do orçamento e o levantamento 3D do projeto.

5.1 DEFINIÇÂO DO EMPREENDIMENTO A SER PROJETADO

O empreendimento que será edificado se trata de um posto de combustível que será construído no início do ano de 2018. Localizado na cidade de Lages, Santa Catarina, rua Mateus Junqueira, s/n, bairro Santa Helena. A edificação que será construída, se trata de um posto de combustível de pequeno porte, com área de conveniência, banheiros e vestiários e uma área de troca de óleo, não haverá lavação de carros. Localiza-se em um terreno de 773,54 m² de área total. O prédio comercial com dois pavimentos, terá uma área de 186,15 m², a cobertura das bombas terá uma área de 244,51 m², totalizando em 430,66 m² de área construída.

Figura 2 - Localização do local onde será construído o empreendimento

(17)

16

5.2 ELABORAÇÃO DO ORÇAMENTO DA OBRA

Na parte de orçamento, foi desenvolvido em planilha do Excel, utilizando um modelo criado no escritório como ponto de partida, adaptando e analisando as etapas construtivas que foram elaboradas e revisadas no escritório, buscando sempre o melhor custo benefício que o mercado oferece.

Durante o período de estágio ficou claro que o orçamento é um dos componentes mais importantes para a realização dos projetos e consecutivamente a inicialização da obra, nesta etapa se tem muito contato com profissionais da área da construção civil, foi necessário comparar preços de mercado em diversas lojas de materiais de construção. Também foi necessário formar uma equipe de mão de obra. Um orçamento de obras detalhado serve de base para o planejamento da execução da obra, porque nele já são realizadas pesquisas quanto a disponibilidade e custos dos materiais e equipamentos, se tornando o primeiro passo para o cronograma físico-financeiro. Outra informação relevante no orçamento de obras é quanto a mão de obra disponível, seu custo e necessidades de treinamento, que podem ser condicionantes para o início de algumas atividades, no caso do posto de combustível será necessário uma mão de obra especializada e certificada para a instalação das bombas e tanques de combustíveis.

Quando a empresa trabalha com orçamento, se tem tempo hábil para buscar diferentes fornecedores, o que permite a comparação e o poder de negociação de valores. Comprar com urgência se torna sempre mais caro, logo, com um orçamento prévio bem definido, as negociações se tornam mais fáceis e os custos são reduzidos.

Houve um pouco de dificuldade para orçar alguns componentes da obra, como por exemplo a parte especifica de tanques e bombas de combustível, assim como a definição do local que será deixado a espera para os mesmos, mesmo com apoio da concessionária de combustível que será representada. Foi elaborado um orçamento detalhado, apresentando para o cliente os detalhes da obra, e o valor de cada etapa. A partir do momento que o cliente concordou com o orçamento e contratou os serviços foi dado início a etapa dos projetos.

(18)

5.3 DEFINIÇÃO DOS PROJETOS ELABORADOS

Os projetos foram desenvolvidos em dois softwares diferentes, o AutoCad 2016 e o AltoQi Lumine V4, cada projeto apresentou características e particularidades diferentes. Para a elaboração do projeto arquitetônico, hidráulico, hidrossanitário e preventivo contra incêndio foi utilizado o software AutoCad 2016, o qual o aluno já possuía certa facilidade. A maior das dificuldades apresentadas, foi a familiarização com o software Lumine, porque sua interface se diferencia muito do AutoCad, mas após algumas tentativas e erros o projeto elétrico foi realizado com sucesso. Para a elaboração do orçamento foi utilizado o software Excel 2013, realizando um levantamento completo da obra em questão. O software SketchUp 2016 foi utilizado para a confecção da maquete eletrônica 3D do projeto.

Para elaboração de todos os projetos foram utilizadas normas ABNT vigentes. para elaboração do projeto elétrico foi utilizada a norma NBR 5410 - Instalações elétricas de baixa tensão, que tem por objetivo estabelecer as condições a que devem satisfazer as instalações elétricas de baixa tensão, a fim de garantir a segurança de pessoas e animais, o funcionamento adequado da instalação e a conservação dos bens. Esta norma aplica-se principalmente às instalações elétricas de edificações, qualquer que seja seu uso, residencial, comercial, público, industrial, etc.Para o projeto hidráulico e hidrossanitário foram utilizadas as normas NBR 10844 - Instalações prediais de águas pluviais. NBR 8160 - Sistemas prediais de esgoto sanitário - Projeto e Execução. NBR 5626 - Instalações prediais de água fria. NBR 15527 Água de chuva - Aproveitamento de coberturas em áreas urbanas para fins não potáveis - Requisitos. Para a elaboração do projeto Arquitetônico foram utilizadas as normas NBR 13532 - Elaboração de projetos de edificações - Arquitetura e NBR 6492 - Representação de projetos de arquitetura. Para elaboração do projeto preventivo contra incêndio e SPDA foi utilizada a normativa do estado de Santa Catarina, do centro de atividades técnicas da polícia militar e corpo de bombeiros, NSCI - Normas de Segurança Contra Incêndio e a NBR 5419 – Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas.

Os projetos necessários para a aprovação na SEPLAN são os seguintes: projeto arquitetônico completo, projeto hidrossanitário, projeto dos resíduos da construção civil, layout do canteiro de obras e memorial descritivo da obra. Juntamente com toda documentação, como consulta de viabilidade, certidão negativa de débitos do empreendedor, certidão do registro do imóvel, assinatura de responsabilidade técnica,

(19)

18

comprovantes das taxas e protocolo de aprovação do projeto preventivo contra incêndio. Após a consulta de viabilidade, para a realização do projeto arquitetônico, foi realizado a visita in loco no terreno que será realizada a obra, foi feito um levantamento topográfico por uma equipe especializada para definir cada ponto do terreno. Feito isto, foi elaborado um projeto base com as exigências do cliente, seguindo as leis do plano diretor do município, como mostra a figura 3, 4 e anexo 1 e 1.1.

Figura 3 - Elaboração do projeto arquitetônico - Planta baixa e cobertura

Fonte: Autor, 2017.

Figura 4 - Elaboração do projeto arquitetônico - Cortes e fachadas

(20)

O projeto hidráulico foi realizado no formato de perspectiva isométrica, a perspectiva é um método ilustrativo usado para representar objetos e espaços tridimensionais sobre uma superfície bidimensional, como no caso uma folha de papel. Pela complexidade do projeto seria impossível ter uma boa visualização se o projeto estivesse no formato comum, a isometria ajuda muito na hora da execução da obra, como mostra a figura 5 e anexo 2.

O cliente exigiu que a edificação tivesse o aproveitamento de água da chuva, portanto este projeto em específico foi o mais complexo e extenso para realizar, por conter todos os componentes de um sistema de aproveitamento de água da chuva, como filtros, cisterna, conjunto motobomba, etc. Tudo foi dimensionado levando em consideração as definições do projeto.

Figura 5 - Elaboração do projeto hidráulico isométrico

Fonte: Autor, 2017.

O projeto hidrossanitário se trata da elaboração do layout de tratamento de efluentes, sendo necessário a realização do dimensionamento dos diametros de tubulação, assim como a disposição de cada item na edificação. Foi realizado o dimensionamento da fossa septica e filtro anaeróbico seguindo as normas tecnicas vigentes. Sendo um projeto necessário para a aprovação do projeto junto a SEPLAN, mostrado na figura 6 e anexo 3.

(21)

20

Figura 6 - Elaboração do projeto hidrossanitário

Fonte: Autor, 2017.

O PPCI - Projeto preventivo contra incêndio, foi realizado seguindo os parâmetros da normativa NSCI 94, que têm por finalidade fixar os requisitos mínimos nas edificações e no exercício de atividades, estabelecendo normas e especificações para a segurança contra incêndios, no estado de Santa Catarina, levando em consideração a proteção de pessoas e seus bens. Neste projeto foi realizado a rota de fuga da edificação, demonstrando as placas de sinalização e saídas de emergência, assim como os locais das unidades extintoras de incêndio. Também foi realizado o projeto de SPDA - Proteção de estruturas contra descargas atmosféricas, que se torno obrigatório para o empreendimento que é um posto de combustível. Demonstrado a elaboração na figura 7 e anexo 4.

(22)

Figura 7 - Elaboração do projeto preventivo contra incêndio

Fonte: Autor, 2017.

Para a elaboração do projeto elétrico foi utilizado o software Lumine V4, da AltoQi e exportado para o AutoCad para melhor organização do projeto e plotagem. O projeto é consideravelmente detalhado, expondo todos os pontos elétricos, definindo suas cargas, também toda a fiação e eletrodutos, assim como o quadro de cargas completo do projeto. Como mostrado na figura 8 e anexo 5.

Figura 8 - Elaboração do projeto elétrico

(23)

22

5.4 LEVANTAMENTO DA MAQUETE 3D

Por fim, mas não menos importante, o levantamento da maquete eletrônica 3D foi desenvolvida visando obter uma melhor visualização da edificação depois de pronta, agindo também como uma ótima ferramenta de auxílio para venda de projetos e gerando portfólio da empresa prestadora do serviço. O estagiário já possuía conhecimento básico da utilização do software Sketchup, porém aprendeu muito após o término deste projeto. O processo de criação não é tão simples quanto pode parecer, além do domínio do software, os profissionais envolvidos precisam ter noções em fotografia, arquitetura, design e marketing. O projeto é erguido na plataforma 3D utilizando a planta baixa extraída do projeto arquitetônico, como na figura 9.

Figura 9 - Maquete 3D Sketchup

Fonte: Autor, 2017.

Após a maquete 3D pronta e preparada para receber o acabamento final, é utilizado o software de extensão V-ray, para finalizar a imagem, renderizando a imagem do Sketchup. Renderizar se trata do processo em que se gera uma imagem simulando condições reais. Nas imagens 10, 11 e 12 pode-se visualizar a maquete 3D finalizada, muito mais realista.

(24)

Figura 10 - Maquete 3D renderizada - Fachada

Fonte: Autor, 2017.

Figura 11 - Maquete 3D renderizada - Fachada lateral

(25)

24

Figura 12 - Maquete 3D renderizada - Fachada lateral 2

(26)

6 CONSIDERAÇÕES FINAIS

O estágio é de extrema importância para a aplicação dos conhecimentos fora da universidade. Esta oportunidade proporciona ao aluno, mesmo que em um período curto de tempo, estar frente a frente aos problemas encontrados nas empresas. Este choque fora da sala de aula obriga o estudante a procurar em várias vezes, uma solução rápida e eficaz para determinados problemas cotidianos, que possa ser executada naquele momento. Problemas estes, que sem dúvida, farão parte da sua vida profissional fora da universidade. Adquirindo uma visão mais crítica sobre uma formação acadêmica vinculada às funções exercidas junto ao cenário da construção civil, visualizando também como é trabalhar e conviver em uma equipe, com metas claras e bem estabelecidas.

As atividades do exercidas no estágio foram focadas principalmente na parte administrativa, projetos e orçamentária. Desde a elaboração do orçamento para o cliente, a contratação do serviço, a elaboração de todos os projetos, passando pelos tramites legais para a aprovação dos mesmo.

O dia-a-dia com profissionais experientes, que passaram por diversas etapas da profissão, também contribuem para o crescimento profissional, apresentando uma visão mais crítica do que é visto em sala de aula. Os questionamentos de algumas situações e projetos ao longo do estágio foram fundamentais. Quando questiona-se sobre as diferentes atividades dentro de um projeto e o por que estão sendo executadas de tal forma, o aproveitamento e aprendizado dentro da sala de aula, passa a ser de maior valia.

Por fim, o objetivo deste relatório foi amplamente alcançado, com o aluno obtendo a oportunidade de analisar o funcionamento e as necessidades de um escritório de engenharia, com a participação e aplicação dos conhecimentos obtidos durante o período de estudo, sendo eminente para seu desenvolvimento profissional e pessoal, e uma experiência que pode colocar em prática muito do que só havia visto somente em teoria.

(27)

26

9 REFERÊNCIAS

BONSIEPE, G. A tecnologia da tecnologia. São Paulo, Edgard Blücher, 1983.

DALDEGAN, Eduardo. Projeto Arquitetônico: Qual a importância para sua obra. São Paulo: Engenhariaconcreta.com, 2017.

FERRO, S. Arquitetura nova. São Paulo, GFAU-USP, 1979

FERREIRA, A.B. Produto total e projeto total: processo para qualidade do projeto a partir da voz do cliente. São Paulo, 1993. Tese (Doutorado) - Escola Politécnica, Universidade de São Paulo.

FUNASA - Fundação Nacional de Saúde. Apresentação De Projetos De Sistemas De Saúde. Esgotamento Sanitário: Engenharia de Saúde Pública. Brasília: Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde, 2008.

IBEC-PB. Termo de Referência Para Elaboração de Projeto Como Construído (As Built). Paraíba: Crea-pb, 2007.

McGINTY, T. Projeto e processo de projeto. In: Snyder, James C.; Catanese, Anthony J., coord. Introdução à arquitetura. Rio de Janeiro, Campus, 1984. p.160-194.

MELHADO, S.B.; VIOLANI, M.A.F. A qualidade na construção civil e o projeto de edifícios. São Paulo, EPUSP, 1992. (Série Texto Técnico, TT/PCC/02).

O´CONNOR, J. T. Constructability implementation guide. Construction Industry Institute, 2nd edition, 2006.

RODRIGUEZ, W.E. The modelling of design ideas. New York, McGraw-Hill, 1992

SERRA, Geraldo G.. INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS ESUSTENTABILIDADE: NUTAU. São Paulo: Fauusp, 2006.

(28)

STEMMER, C.E. A questão do projeto nos cursos de engenharia - texto no 1. In: Fórum ABENGE. Revista Ensino de Engenharia, v.7, n. 1, 1988. São Paulo, ABENGE, 1988. p.3-6.

(29)

28

ANEXOS

Anexo 1 – Projeto arquitetônico – Planta baixa ... 29

Anexo 1.1 – Projeto arquitetônico – Cortes e fachadas ... 30

Anexo 2 –Projeto hidráulico isométrico ... 31

Anexo 3 – Projeto hidrossanitário ... 32

Anexo 4.1 – Projeto de prevenção contra incêndio ... 33

Anexo 4.2 – Projeto do sistema de prevenção contra descargas atmosféricas ... 34

Referências

Documentos relacionados

8.666/93 e suas alterações, para contratação de empresa para elaboração de projeto arquitetônico, projeto hidráulico, projeto elétrico e projeto estrutural de obra de

As disputas em torno da identidade cristã a partir de Cipriano e Agostinho Cipriano de Cartago e Agostinho de Hipona, importantes bispos, deixaram obras através da quais

Ao negar a posição sujeito inglesa, nega-se os mitos, os heróis, títulos de nobreza, batalhas, as histórias de si e o próprio passado, isso de alguma forma remete ao “vazio”

O proposto trabalho tem por objetivo analisar, a partir dos recursos estilísticos, o reconhecimento da expressividade musical, ponto individual de cada compositor.

In : Rabels Zeitschrift für Ausländisches und Internationales Privatrecht..

2 - Efeito do estádio de maturação e tipo de inóculo (disco com estruturas do fitopatógeno (DF) e suspensão de conídios (SC)) sobre a podridão de Lasiodiplodia theobromae em

No segundo laboratório, à fase inicial de tratamento das amostras seguem-se os processos de secagem (em estufa nova, MMM Venticel 55, adquirida por este projecto para equipar

No menu principal da placa gráfica/aceleradora de vídeo 2D/3D, clique em Controladores dos s. 22 Placa gráfica da série ATI da ASUS O programa de instalação prepara os ficheiros