• Nenhum resultado encontrado

Programa de candidatura APEI com futuro 2013/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Programa de candidatura APEI com futuro 2013/2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Programa de candidatura APEI com futuro – 2013/2016

A presente candidatura pretende dar continuidade e consolidar o trabalho desenvolvido no triénio anterior e também o trabalho desenvolvido por todos quantos, desde 1981, deram vida e visibilidade à APEI.

O programa de candidatura assume-se como um trabalho em progresso que durará o tempo correspondente ao mandato a que diz respeito (2013-2016). Procura honrar os compromissos até agora assumidos e ambiciona alargar o âmbito e influência da APEI, contando para isso com todos os associados, assinantes, parceiros e simpatizantes da nossa Associação que trabalham para uma Educação de Infância de Qualidade para todas as crianças dos 0 aos 6 anos, conforme ao artigo 29º da Convenção Universal dos Direitos da Criança.

O programa assenta nos princípios orientadores expressos na Missão, Visão e Valores da APEI, bem como nas finalidades expressas nos seus Estatutos (art. 2.º) http://www.apei.pt/associacao/

Linhas Programáticas 1. Vida associativa

► Continuar o trabalho desenvolvido com vista à consolidação e crescimento do número de associados e garantir condições para a sua participação na vida da Associação, reforçando a intervenção dos delegados regionais, organizando formação e informação através de espaços de debate e inovação, da construção de parcerias nacionais e

(2)

internacionais, da participação em fóruns de discussão pedagógica, da organização de itinerários pedagógicos e outros eventos que se enquadrem nas finalidades da associação.

► Manter e melhorar os canais de comunicação com os associados através do INFORMAPEI, da página web e Facebook da APEI e do correio eletrónico.

► Criar a versão inglesa da página web contendo a informação mais importante.

► Publicar no sítio da APEI os artigos relevantes que não é possível publicar nos Cadernos de Educação de Infância, bem como Actas de congressos e conferências, constituindo um repositório de recursos digitais.

► Disponibilizar informação sobre pedagogia, modelos curriculares e instrumentos de observação/avaliação contextualizados e cientificamente validados.

► Valorizar o trabalho de voluntariado a prestar pelos associados. ► Alargar a representação da APEI ao arquipélago dos Açores e consolidar a posição da representante privilegiada da APEI na Madeira.

2. Gestão e comunicação

► Manter e consolidar os instrumentos de gestão financeira e orçamental da Associação.

► Assegurar a conveniente criação do Regulamento Disciplinar incentivando o grupo de trabalho constituído para o efeito.

► Prosseguir com a otimização da base de dados de associados e assinantes.

► Melhorar os canais de informação e comunicação da APEI, nomeadamente através da atualização constante de dados de correio electrónico de todos os associados e assinantes.

(3)

► Recorrer à comunicação online de forma extensiva, nomeadamente para a realização de reuniões de Direcção com os delegados e interlocutores privilegiados nos arquipélagos dos Açores e da Madeira.

► Melhorar a capacidade de difundir a associação através de vários documentos e suportes e da participação em congressos.

3. Centro de Formação

► Consolidar e ampliar a dinâmica de formação estabelecida e que vem demonstrando resultados a qual assenta na combinação de formação acreditada pelo Conselho Científico Pedagógico da Formação Contínua de Professores (CCPFC) com formação não-acreditada e os Sábados temáticos e ainda com formação para pessoal não docente (Assistentes Operacionais e outros).

► Continuar o esforço de identificação e estabelecimento de parcerias com outras organizações, de modo a criar mais possibilidades de assegurar formação em todo o território.

► Explorar todas as possibilidades de aumentar as dinâmicas formativas dirigidas a outros públicos para além dos educadores. 4. Grupos de Trabalho

► Manter os Grupos de Trabalho existentes: Revista Cadernos de Educação de Infância, Autoformação, Avaliação e Creche.

► Prosseguir a tradução e publicação, como suplemento dos CEI, dos 10 princípios para uma abordagem europeia aos serviços para a infância (Rede Infância na Europa). O princípio 7, sobre avaliação, está atualmente em fase final de revisão. Seguir-se-ão os princípios 6 e 1.

(4)

► Apoiar as iniciativas dos Delegados Regionais do Centro e Sul nas suas acções de divulgação da APEI, actividades de formação, representação, etc.

► Apoiar o trabalho do representante privilegiado na Madeira e o estabelecimento de Delegados Regionais ou representantes privilegiados em outras regiões do país.

6. Projecto Crescer a ler

► Continuar a reforçar as parcerias, melhorar o sitio

http://cresceraler.apei.pt/ , traduzir e publicar os materiais da Bookstart

(http://www.bookstart.org.uk/Home) e promover a adesão das organizações

e das pessoas ao projecto.

► Continuar o processo de distribuição e oferta de livros a bebés, em parceria com outras organizações.

► Organizar e/ou participar em espaços de debate sobre literacia. 7. Encontros, Conferências

► Realizar o XIII Encontro Nacional em 2014.

► Realizar o Encontro Ser Bebé, pelo menos uma vez em cada ano e em cidades diferentes.

► Realizar o 1.º Encontro Regional na Madeira.

► Realizar o encontro As expressões artísticas na Educação Pré-escolar -Apresentação de atividades integradoras decorrentes da formação: operacionalização das OCEPE no âmbito das expressões plástica e musical, no dia 9 de março 2013 em Almada.

► Realizar outras conferências/seminários sobre temas que venham a revelar-se pertinentes.

8. Parcerias Internacionais e Nacionais

► Manter e aprofundar a parceria com a Rede Infância na Europa de que resulta a publicação Infância na Europa.

(5)

► Manter e aprofundar a parceria com a Bookstart.

► Manter e aprofundar a parceria com a organização Children in Scotland.

► Manter e aprofundar a parceria com a Fundação Francisco Manuel dos Santos;

► Firmar, manter e/ou aprofundar as parcerias estabelecidas ou em processo com o CNE, o PNL, a Associação Criança, a CRIANET, a Ediciones Junior, instituições de Ensino Superior, Fundações e outras Associações ou grupos de trabalho que visam promover a qualidade da educação de infância no nosso país.

► Apoiar associações ou grupos de educadores organizados nos PALOP divulgando e disponibilizando materiais, estabelecendo contactos, etc, que possam ser relevantes para o desenvolvimento da educação de infância naqueles países (foram estabelecidos contactos e inicio de parceria com Cabo Verde, Angola).

9. Investigação

► Continuar o trabalho de contextualização do Baby Effective Early Learning (BEEL) que está a ser realizado em parceria com a Associação Criança. O BEEL é um modelo de auto-avaliação com vista ao desenvolvimento e melhoria da qualidade dos contextos de creche, da autoria de Chris Pascal e Tony Bertram. Baseia-se nos mesmos princípios educativos que o Effective Early Learning (EEL). O EEL, destinado a contextos de Jardins de Infância, foi adaptado pela DGIDC ao contexto português com o nome DQP Desenvolvendo a Qualidade em Parcerias e divulgado a toda a comunidade educativa, no seu sitio: http://sitio.dgidc.min-edu.pt/recursos/ .

► Realizar o Projeto de Investigação: A ciência na EPE que tem como Questões do estudo saber Quais os conhecimentos, atitudes e competências que estão a ser valorizados nos jardins de infância na promoção da desejável literacia cientifica das crianças antes da idade

(6)

escolar? e São as nossas salas dos jardins de infância “amigas das ciências” (partindo do pressuposto empírico de que existe uma relação positiva entre a qualidade do contexto de aprendizagem e a qualidade das aprendizagens realizadas pelas crianças)?. Este projeto foi proposto e aprovado em 2012 e será financiado pela Fundação Francisco Manuel dos Santos, iniciando-se a sua implementação em 2013.

10. Participação da definição de políticas educativas

► Manter e aprofundar o debate público em torno da importância da qualidade na educação de infância como resposta de educação e cuidado integrada, dos 0 aos 6 anos.

► Assegurar o papel e reconhecimento da APEI como parceiro de discussão das políticas educativas.

► Garantir o cumprimento do protocolo de cooperação com o Ministério da Educação que permite a afectação de recursos humanos especializados à associação; prestar a colaboração e trabalho relevante através da emissão de pareceres, consultas, participando em grupos de trabalho, apresentando propostas ou outros.

► Reforçar a parceria com o Plano Nacional de Leitura. 11. Novos Projetos Editoriais

► Projeto: Textos de Educação de Infância cujos dois primeiros números A Casa [que] se Procura Percursos Curriculares na Educação de Infância em Portugal, de Teresa Vasconcelos e Para uma ética situada dos profissionais de educação de infância, de Maria da Conceição Moita, serão lançados em Janeiro de 2013. Mais dois números estão em processo de criação (por Maria João Cardona e Assunção Folque respetivamente).

(7)

► Publicar o livro Documentar os projetos nos serviços de educação de infância traduzido do original: Documentare le progettualità nei servizi e nelle scuole per línfanzia de Laura Malavasi e Barbara Zocatelli. Edizioni Junior 2012

Tradutora: Lucia Margutti

► Publicar uma edição especial no contexto da rede Infância na Europa com o titulo Bem vindo ao nosso mundo: serviços de educação e cuidados para crianças até aos 3 anos. Este número especial de Infância na Europa aborda as questões da qualidade nos serviços para crianças antes dos 3 anos e defende que o acesso a serviços de elevada qualidade é um direito para todas as crianças dos 0 aos 6 anos. Exemplos e práticas do Reino Unido, Portugal, Itália e Hungria ilustram formas de apoiar a transição de casa para os serviços de educação e cuidados, de oferecer oportunidades e ambientes criativos e pró-ativos, de interagir com as famílias e desenvolver uma avaliação participativa. É publicado em conjunto com Itália, Reino Unido e Polónia. Inclui artigos de autores nacionais de: Teresa Vasconcelos, Graça Cardoso, Hélia Pedroso, Sara Araújo, Gabriela Portugal.

► Publicar um caderno de apontamentos (notebook) contendo a Carta de Princípios para uma Ética Profissional em versão bilingue (PT e EN) – atualmente em fase de produção.

Referências

Documentos relacionados

Diante do exposto, pode ser observado que a estabilidade química de poliésteres em sistemas de liberação em sua forma micro e nanoestruturada foi investigada e que

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

Atualmente o predomínio dessas linguagens verbais e não verbais, ancorados nos gêneros, faz necessário introduzir o gênero capa de revista nas aulas de Língua Portuguesa, pois,

A Tabela 6 identifica as categorias de CI mais empregadas nos estudos investigados. Percebe-se que as categorias empregadas referem-se a categorias que mesclam a

Aristides Cimadon, no uso de suas atribuições, torna público o presente Edital destinado a inscrições para o Curso de Pós- graduação stricto sensu, Mestrado Acadêmico em Sanidade

Os estudos iniciais em escala de bancada foram realizados com um minério de ferro de baixo teor e mostraram que é possível obter um concentrado com 66% Fe e uma

Este trabalho é resultado de uma pesquisa quantitativa sobre a audiência realizada em 1999 envolvendo professores e alunos do Núcleo de Pesquisa de Comunicação da Universidade

mandar para Eretz,para os chaverim da Aliat-Hancar de Bror Chail, Além do dinheiro da Kupa, vancs fazer trabalhos manuais para vender, e mais fâãcilmente comprar o presente,.