• Nenhum resultado encontrado

ORIENTAÇÃO LEGAL ' GOMES, João Novaes 1 ; NOVAES, Valcemia Gonçalves de Sousa 2. Palavras-chave: diretos, criança, trabalhador, consumidor.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ORIENTAÇÃO LEGAL ' GOMES, João Novaes 1 ; NOVAES, Valcemia Gonçalves de Sousa 2. Palavras-chave: diretos, criança, trabalhador, consumidor."

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

ORIENTAÇÃO LEGAL

'

GOMES, João Novaes1;

NOVAES, Valcemia Gonçalves de Sousa2.

Palavras-chave: diretos, criança, trabalhador, consumidor. Introdução

A cidade de Palmeiras de Goiás vem apresentando hodiernamente significativos avanços tanto no aspecto econômico como populacional. Consequentemente, junto ao progresso surgem alguns problemas de ordem pública que, muitas vezes passam despercebidos dos diversos agentes inseridos na comunidade. Muitos desses problemas se agravam ou por falta de conhecimentos dos agentes, ou até mesmo por negligência tanto da população ou das autoridades em geral.

Como professor, de Direito Agrário, dos acadêmicos do Curso de Agronomia recebo solicitações para esclarecimento a respeito de direito trabalhista e direito do consumidor, pois os mesmos desenvolverão atividades nestas áreas. Como professor de Direito Ambiental, no Curso de Ciências Biológicas, recebo solicitações para esclarecimento a respeito do Estatuto da Criança e Adolescente e sua relação com a licenciatura e educação. Neste sentido justifica-se a apresentação de um projeto que atenda estas necessidades acadêmicas, mas que também possa colaborar para maiores esclarecimentos junto à comunidade.

Nos termos da determinação constitucional, a expedição do Código de Defesa do Consumidor responde a antiga exigência da economia de mercado, que se ressentia de instrumental adequado para contrabalançar os desequilíbrios existentes entre as grandes concentrações empresariais e os consumidores em geral, na

' Resumo revisado por Adriana Aparecida Ribon, Coordenadora Adjunta de Extensão,

Cultura e Assuntos Estudantis da UEG-UnU de Palmeiras de Goiás. Orientação legal. Código 20120503151358. Coordenador: João Novaes Gomes.

1 Professor da UEG-UnU de Palmeiras de Goiás, advogado; joaonovaesadv@yahoo.com.br 2 Professora da UEG-UnU de Palmeiras de Goiás; valcemia@yahoo.com.br

(2)

aquisição e na fruição de bens e de serviços para a satisfação de necessidades humanas primárias (BITTAR, 1991).

Os conceitos do Direito do Trabalho podem compreender os seguintes aspectos: (a) subjetivos, em que se verificam os tipos de trabalhadores. Alguns autores entendem que seriam todos os trabalhadores e outros apenas os trabalhadores subordinados; (b) objetivos, em que será considerada a matéria do Direito do Trabalho e não os sujeitos envolvidos. Para alguns autores diria respeito a todas as relações de trabalho, enquanto outros afirmar que compreenderia apenas a relação de trabalho subordinado; (c) mistos, abrangendo pessoas e objeto.

Direito do Trabalho é o conjunto de princípios, regras e instituições atinentes à relação de trabalho subordinado e situações análogas, visando assegurar melhores condições de trabalho e sociais ao trabalhador, de acordo com as medidas de proteção que lhe são destinadas. (MARTINS, 2009).

Assim, o presente projeto pretende fornecer orientação legal e capacitar, além dos acadêmicos, os comerciantes, consumidores, empregadores, trabalhadores, professores da educação básica, conselheiros tutelares e demais interessados, quanto ao entendimento e aplicação dos ditames insculpidos na Constituição Federal, Código Civil, Lei nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor – CDC, Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, Decreto-Lei nº 5.452/1943 – Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, e outros dispositivos legais pertinentes aos assuntos focados no referido projeto.

O projeto foi planejado e está sendo desenvolvido em três etapas e cada qual com seus objetivos, apresentados a seguir:

Etapa I - Código de Defesa do Consumidor – CDC. Apresentar o Código de Defesa do Consumidor para conhecimento dos participantes (comerciantes, comerciários e acadêmicos); Conhecer as principais atribuições da Lei nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor – CDC, levando os participantes a interagir na busca de seus direitos, deveres e obrigações no bojo desta lei; Identificar os principais entraves burocráticos que dificultam os consumidores na hora de reclamar os seus direitos; Capacitar os participantes com o intuito de combater as publicidades enganosas, as práticas/cláusulas abusivas e proteção contratual entre indústria, comércio e consumidores em geral e fornecer informações aos participantes com relação aos contratos de adesão, infrações penais e a defesa do consumidor em juízo

(3)

Etapa II - Legislação Trabalhista. Apresentar a Consolidação da Legislação Trabalhista -CLT para conhecimento dos participantes (empregadores, trabalhadores e acadêmicos); Conhecer as principais atribuições do Decreto-Lei nº 5.452/1943 – Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, levando os participantes ao entendimento das diversas relações de trabalho e emprego; Fornecer informações aos participantes sobre as diversas relações de emprego, tais como: trabalhador aprendiz, trabalhador doméstico, trabalhador rural, empregado público, trabalhador temporário, trabalhador autônomo, trabalhador eventual, trabalhador avulso, estagiário, terceirização e cooperativas de trabalhadores; Proporcionar informações aos participantes sobre os diversos tipos de Empregadores, tais como: Empresa de trabalho temporário, empregador doméstico, empregador rural, e empregadores em geral e levar ao conhecimento dos participantes orientações sobre política salarial, salário mínimo, auxílio doença, acidente de trabalho, aposentadoria (idade/invalidez), aviso prévio, rescisão contratual de trabalho, férias, 13%, greve, etc

Etapa III - Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA. Apresentar o Estatuto da Criança e do Adolescente para conhecimento dos participantes (professores de educação básica, pais, conselheiros tutelares e acadêmicos); Conhecer as principais atribuições da Lei nº 8.069/1990 – Estatuto da Criança e do Adolescente, levando os participantes a interagir sobre os direitos, deveres e obrigações das crianças e dos pais no bojo desta lei; Capacitar os participantes na busca do entendimento sobre os direitos fundamentais como direito à vida e à saúde, direito à liberdade, direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, direito à convivência familiar e comunitária, da família substituta, da guarda da criança, da tutela, da adoção, como também, direito à profissionalização e à proteção no trabalho, etc. e fornecer informações aos participantes sobre a política de atendimento dos direitos da criança, das entidades de atendimento, da fiscalização das entidades, das medidas de proteção, da prática do ato infracional, dos direitos individuais, das garantias processuais, das medidas socioeducativas e da reparação de danos em geral.

Metodologia

Inicialmente, foram capacitados três acadêmicos para cada etapa do projeto, que são colaboradores do projeto que visando atender além dos acadêmicos dos

(4)

cursos de Agronomia e Ciências Biológicas da UnU de Palmeiras de Goiás, o público alvo elencado acima.

As atividades são desenvolvidas em encontros semanais de duas horas, totalizando dez horas por etapa, para exposição e discussão da legislação pertinente em cada uma. Após a realização de cada encontro os participantes recebem indicação de material bibliográfico de suporte para leitura que apoiará a realização de avaliação no Sistema Moodle.

Resultados parciais e discussão

Como o projeto tem vigência até junho de 2012, está em desenvolvimento. Uma das etapas, referente ao Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA já foi desenvolvida, quando foi possível obter um resultado satisfatório. Esta etapa contou com a participação de acadêmicos do Curso de Ciências Biológicas e professores da rede pública municipal de educação, quando foi possível apresentar e discutir o ECA, concentrando se em alguns pontos como, os direitos fundamentais da criança e adolescente como direito à vida e à saúde, direito à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer, direito à convivência familiar e comunitária. Os participantes avaliaram esta etapa como excelente, pois conforme maioria deles foi possível adquirir o conhecimento dos aspectos legais que envolvem os direitos da criança e relacioná-los com a prática docente e o cotidiano escolar.

Destaca-se que, mesmo após contatos repetidos e insistentes junto ao Presidente do Conselho Municipal da Criança e do Adolescente e Conselheiros Tutelares, não foi possível contar com a presença dos mesmos.

Outra etapa, Código de Defesa do Consumidor – CDC, vem se desenvolvendo com a presença de comerciários e acadêmicos , quando foi possível apresentar as principais atribuições da Lei nº 8.078/1990 – Código de Defesa do Consumidor – CDC, levando os participantes a interagir na busca de seus direitos, deveres e obrigações no bojo desta lei. Restando, ainda discutir os principais entraves burocráticos que dificultam os consumidores na hora de reclamar os seus direitos, bem como capacitar os participantes com o intuito de combater as publicidades enganosas, as práticas/cláusulas abusivas e proteção contratual entre indústria, comércio e consumidores em geral e fornecer informações aos

(5)

participantes com relação aos contratos de adesão, infrações penais e a defesa do consumidor em juízo.

Nesta etapa, em desenvolvimento, não foi possível contar com a presença de comerciantes, mesmo após contato com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL. A avaliação dos resultados só ocorrerá no final da etapa, porém a participação e questionamentos por parte dos participantes, desta etapa, permite afirmar que a mesma terá resultado plenamente satisfatório.

A última etapa, Legislação Trabalhista, será desenvolvida a partir da segunda quinzena de maio, se encerrando em meados de junho.

Conclusões parciais

O desenvolvimento das atividades e ações relacionadas com o Projeto de Extensão “Orientação Legal”, até o momento, nos permite afirmar a carência de conhecimentos por parte dos participantes e que o mesmo tem contribuído para o conhecimentos dos direitos individuais e coletivos, colaborando assim com a construção da cidadania, uma vez que cada participante tem efeito multiplicador.

Referências

ALBERGARIA, Jason. Comentários ao Estatuto da Criança e do Adolescente. Rio de Janeiro: Aide,1991.

BITTAR, Carlos Alberto. Direitos do Consumidor. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense, 1991.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

________. Código Civil Brasileiro. Brasília: Senado Federal, 2006.

________. Estatuto da Criança e do Adolescente. Brasília: Senado Federal, 2007. ________. Código de Proteção e Defesa do Consumidor. Brasília: Senado Federal, 2008.

________. Consolidação das Leis do Trabalho. 11 ed. São Paulo: Revista dos Tribunais, 2010.

Referências

Documentos relacionados

A sonoridade dos livros do Lobato foi conseguida através do uso de onomatopeias, maiúsculas, sinais de exclamação, interrogação e reticências (Novaes Coelho,

Os espaldares encurvados para trás eram mais raros que os retos,.. sendo os assentos

A publicação “Elementos para a avaliação do impacto da racionalização e da Coordenação Modu- lar na indústria de materiais de construção”, de ju- lho de 1978,

No caso da maçã ‘Fuji’, minimamente processada, a melhor coloração da polpa foi obtida com frutos processados a partir dos lotes de frutos inteiros armazenados até 78 dias

Espírito Santo, que negou pedido liminar para concessão de direito de resposta em desfavor de João Carlos Coser, também candidato ao cargo de Prefeito de Vitória, em razão

Direção: Shawn Levy Gênero: Comédia Duração: 122 min.. CM:

O Cupom Fiscal ou a Nota Fiscal de Venda ao Consumidor, modelo 2, são documentos hábeis para acobertar o transporte de mercadorias, para entrega em domicílio de pessoa natural

A cada dia mais sinto uma energia interior me dando forças