• Nenhum resultado encontrado

Relatório estágio profissional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório estágio profissional"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa

Relatório final do 6ºano

Mestrado Integrado em Medicina (MIM)

Fábio Gil Barreiros Simões; 2011369

Ano letivo de 2017/2018

(2)

Índice

Introdução

Corpo de trabalho Reflexão crítica final Anexos

1 - Certificado de participação nas jornadas de cardiologia de lisboa ocidental

2 - Certificado de participação no 9º curso de antibioterapia do Hospital da Luz

3 - Certificado de participação no curso TEAM

4 - Certificado de participação na Ação de Formação “Violência e Maus Tratos a Crianças e Jovens – Da Notificação aos Diversos Relatórios”

5 - Certificado de participação em atividades de voluntariado e conferências sobre temáticas da área da saúde com a Ordem Hospitaleira de São João de Deus

6 - Certificado de participação no II Ciclo de conferências em cuidados paliativos

(3)

Introdução

Tenho como objetivo usar este relatório para expor de forma resumida alguns pontos importantes do meu percurso académico.

Neste relatório, tendo por base as orientações dadas pelos responsáveis da faculdade, farei uma breve descrição das principais atividades realizadas ao longo deste 6ºano. Depois farei uma reflexão crítica final acerca do que foi realizado. Por fim, anexarei os documentos que comprovem a minha participação em atividades que considero valorativas do meu percurso e formação.

Corpo de trabalho

Estágio parcelar de Medicina Interna

Realizei o meu estágio de Medicina no Serviço de Medicina 1b do Hospital Egas Moniz e pude participar em atividades quer de carácter prático, ao ter sido integrado nos diferentes meios de apoio assistencial ao doente (enfermaria, consulta externa e serviço de urgência geral), quer teórico-prático (visitas médicas, sessões clínicas e seminários).

No primeiro dia de estágio, eu e a minha colega Joana Almeida fomos integrados na tira do Dr. João Delgado. Apesar de o médico se encontrar de férias durante a nossa primeira semana de estágio, integrámos a equipa e colaborámos com o Dr. Ricardo Sousa e a Dr.ª Maria Serrano na assistência diária dos doentes atribuídos.

(4)

Nas semanas seguintes, com a presença do Dr. João Delgado demos continuidade à colaboração nas atividades diárias.

Apresentei um trabalho juntamente com 2 colegas. Estágio parcelar de Cirurgia Geral

Realizei o estágio de Cirurgia Geral no Hospital da Luz e tive como tutor o Dr. José Damião Ferreira.

Tive oportunidade de participar nas aulas teóricas e teórico-práticas realizadas no Hospital Beatriz Ângelo (HBA); no curso TEAM realizado na Faculdade de Ciências Médicas (FCM); nas atividades do bloco operatório e da pequena cirurgia do Atendimento Médico Permanente do Hospital da Luz; na atividade assistencial da qual o meu tutor era responsável no internamento de Cirurgia Geral (correspondeu à visita aos doentes no pós-operatório, a fim de avaliar o seu bem-estar e estado clínico, informá-los acerca do procedimento cirúrgico, incluindo eventuais alterações de planos e/ou complicações intraoperatórias, prescrever ou ajustar terapêutica e relembrar os cuidados a ter no período pós-operatório, nomeadamente limitação da atividade física e sinais de alerta a saber reconhecer); na consulta externa de Cirurgia Geral; na atividade assistencial da Unidade de Cuidados Intensivos (colhi histórias clínicas, realizei exames objetivos, realizei diários, colaborei na instalação de linha arterial, de cateter venoso central, acompanhei o trabalho dos médicos assistentes de forma pró-ativa, discutindo as questões inerentes aos casos clínicos. Também acompanhei a atividade assistencial dos enfermeiros.); nas reuniões multi-disciplinares de consulta de decisão terapêutica oncológica do aparelho digestivo; nas sessões clínicas do hospital; nas várias formações que decorreram na primeira semana

(5)

de estágio no hospital; e no mini-congresso realizado no HBA em que apresentei um trabalho juntamente com 3 colegas.

Estágio parcelar de Pediatria

Realizei o estágio de Pediatria no Hospital Dona Estefânia (HDE), tendo como tutora a Dra. Leonor Sassetti.

Tive oportunidade de participar na atividade assistencial da Unidade de Adolescentes, na consulta externa da minha tutora, no serviço de urgência, na consulta de Imunoalergologia, na atividade do serviço de pedopsiquiatria e em várias sessões formativas e aulas teóricas.

Apresentei um trabalho juntamente com 4 colegas. Estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia

Realizei o estágio de Ginecologia e Obstetrícia no Hospital São Francisco Xavier (HSFX), tendo como tutora a Dra. Lina Salgueiro.

Tive oportunidade de participar na atividade assistencial do serviço de urgência e bloco de partos; na realização de ecografias (diagnóstico pré-natal, consulta de patologia fetal, entre outros contextos); em diversas consultas realizadas no HSFX; no bloco operatório; e em reunião de serviço em que apresentei um trabalho juntamente com uma colega.

Estágio parcelar de Saúde Mental

Realizei o estágio de Saúde Mental no Hospital Fernando Fonseca (HFF), tendo como tutor o Dr. José Ramos.

(6)

Tive oportunidade de participar na atividade assistencial do internamento; no serviço de urgência; na realização de Eletroconvulsivoterapia; nos seminários teórico-práticos realizados na FCM; nas reuniões do serviço; nas reuniões das equipas comunitárias; e nas reuniões do internamento.

Estágio parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF)

Realizei o estágio de MGF na USF São Julião, tendo como tutora a Dra. Teresa Libório.

Ao longo deste estágio tive oportunidade de participar em diversas atividades da USF: consultas de saúde de adulto, intersubstituição, doença aguda, vigilância, planeamento familiar, saúde infantil, saúde materna, domicílios, vacinação, sessões de educação para a saúde.

Participei no dia 27 de abril numa sessão de treino da aplicação da metodologia OSCE.

Nos primeiros dias participei, maioritariamente, como “ajudante” da Dr.ª Teresa no seu consultório e no resto do estágio atendi muitos doentes de forma autónoma num gabinete diferente tendo, no final das consultas, conferenciado sempre com a minha tutora acerca da abordagem diagnóstica e terapêutica mais adequada.

Estágio Clínico Opcional – Clínica São João de Ávila (CSJA)

Realizei o estágio opcional na CSJA e a responsável pelo estágio foi a Dra. Fátima Carvalho.

Ao longo destas 2 semanas tive oportunidade de acompanhar o trabalho assistencial da CSJA. Enumero algumas das atividades realizadas:

(7)

- Observação de doentes

- Análise do dossier de encaminhamento para observação médica - Exame objetivo dirigido às situações clínicas

- Discussão de casos, abordagem diagnóstica e terapêutica - Registo de informações clínicas

- Reunião clínica com cuidador e utente

- Reunião multidisciplinar da Unidade de Cuidados Paliativos - Terapia da fala

- Terapia ocupacional - Fisioterapia

- Reunião multidisciplinar da Unidade de Convalescença e Centro de Reabilitação Física

Reflexão crítica final

“A Medicina moderna é uma Ciência, porventura a mais jovem de todas, como o referiu Lewis Thomas, requer a perceção da globalidade do ser humano doente, na sua dimensão pessoal, física, espiritual e familiar e não pode ser indiferente ao componente social. Por isso a educação dum Médico é complexa; não pode ser apenas a aprendizagem de gestos e atitudes que lhe permitam prática profissional. Requer cultura, sem o que a sua compreensão do indivíduo doente será sempre limitada; formação científica sólida, sem o que não dominará as

(8)

razões da sua atuação e não poderá progredir e inovar; impõe sentido ético e moral e interesse pelo próximo, sem o que não poderá apreender e viver o espírito de serviço que deve ser o paradigma da sua profissão.”

Por Professor Doutor José Fernandes e Fernandes, escrito no texto “O Licenciado Médico em Portugal” Ao começar o último ano do MIM tinha como objetivo aproveitar estes meses para aperfeiçoar as minhas capacidades técnicas, clínicas, sociais e humanas. Procurei identificar os aspetos mais importantes a serem trabalhados usando, por exemplo, a leitura dos objetivos dos estágios do 6ºano, do texto O Licenciado Médico em Portugal e do documento The Tunning Project - Learning Outcomes/Competences for Undergraduate Medical Education in Europe. Apesar de os primeiros 5 anos do MIM se caracterizarem por uma aposta forte na vertente mais teórica da medicina, penso que é útil um aluno ser exposto à realidade clínica de forma mais atempada e completa para que possa constatar a aplicação prática dos conhecimentos e compreender de que forma deve usar as oportunidades de estudo teórico futuras da melhor maneira. Digo isto porque me apercebi que ao longo do curso e à medida que fui contactando de forma mais próxima e completa com a realidade clínica fui corrigindo a forma como estudava e fui aperfeiçoando a abordagem que fazia à componente teórica da Medicina. Tendo isto em conta tinha também a intenção de aproveitar a vivência de situações clínicas reais para confirmar quais as áreas do conhecimento que necessitava de rever, aprofundar e consolidar.

Identifico como principais dificuldades sentidas o facto de ter tido pouca experiência anterior ao 6ºano em ficar responsável por doentes e por isso ter demorado um pouco a conseguir ganhar maior desenvoltura no planeamento da

(9)

abordagem diagnóstica e terapêutica. Isto verificou-se principalmente no estágio de Medicina Interna e no de MGF, em contexto de trabalho na enfermaria e na realização autónoma de consultas. Relaciono este facto com o medo de errar que demonstrei e que me levava a confirmar várias vezes se a abordagem que estava a projetar era a mais correta e adequada. Penso que estas dificuldades acabaram por revelar fatores positivos pois incentivaram-me a ser mais exigente comigo mesmo no aprofundamento dos conhecimentos teóricos e na prática de gestos clínicos. Julgo que este aperfeiçoamento nunca está completamente concluído e que por isso um médico deve esforçar-se para ir identificando continuamente os aspetos da sua prática que podem ser melhorados e ter a humildade de aceitar as suas limitações para que consiga projetar de forma realista, exigente e humana as tarefas a desempenhar para se tornar um profissional cada vez mais completo, informado, crítico, eficaz, sem nunca descurar a importância da compaixão e competências humanas.

Destaco, para exemplificar, um objetivo definido pela ficha da UC do estágio de Cirurgia que procurei ter em mente e esforçar-me para concretizar. “Adotar uma atitude proativa perante o desenvolvimento das competências pessoais inerentes à profissão médica, nomeadamente no que se refere à integridade, responsabilidade e interesse pela valorização pessoal.

Destaco também um objetivo do estágio de Pediatria que foi desenvolvido ao longo do 6ºano. “Desenvolver competências transversais como autonomia e capacidade de pesquisa, treino e desenvolvimento das qualidades de preletor.” Houve também objetivo do estágio de MGF que julguei particularmente importante e que motivou um esforço particular da minha parte para que, com a ajuda dos tutores e os profissionais de saúde com quem me cruzei ao longo

(10)

deste ano, aprendesse melhores formas de aperfeiçoar. “Coordenar cuidados de saúde.”.

Apesar de considerar que evolui as minhas capacidades e cumpri os objetivos propostos nas fichas das Unidades Curriculares, tenho intenção de continuar este esforço de contínua introspeção humilde e persistente empenho em aperfeiçoar as capacidades necessárias à atuação de um médico.

Em anexo apresento vários certificados que comprovam a participação em várias atividades que considero terem sido importantes para a minha formação.

Destaco as atividades que fui desenvolvendo com a Ordem Hospitaleira ao longo dos últimos anos. Em anexo encontram-se os certificados de dois exemplos dessas atividades. Considero importantes pelo facto de me terem ajudado a crescer enquanto médico e pessoa. Pela intervenção que a Ordem tem através das suas obras, permite que um voluntário como eu ganhe competências na área da saúde e das relações humanas.

Em jeito de balanço, considero que o curso e o 6ºano em particular foram exigentes, mas enriquecedores. Os principais objetivos foram atingidos e o balanço é positivo.

Quero aproveitar a oportunidade para agradecer a todos aqueles que tornaram possível este percurso e contribuíram para o sucesso do mesmo.

(11)

Anexos

(12)
(13)
(14)

Certificado de participação na Ação de Formação “Violência e Maus Tratos a Crianças e Jovens – Da Notificação aos Diversos Relatórios”

(15)

Certificado de participação em atividades de voluntariado e conferências sobre temáticas da área da saúde com a Ordem Hospitaleira de São João de Deus

(16)

Referências

Documentos relacionados

O incentivo á pratica de exercício físico em simultâneo com a ingestão adequada de alimentos, deverá ser um ponto a investir na política de saúde pública, a

integrom o universo deste estudo de caso centro-se no gestão da mobilidode internacional. Tendo como ponto de partida a questão de investigação, designadamente: Como é

Desperdício quantificado na linha de produção 8 (semana 20).. Tabelas utilizadas para conversão dos níveis de fase gorda e emulsão medidos com auxílio das réguas de aço

Como oportunidade de reestruturação do departamento e inclusão de um processo mais robusto e que atingisse os níveis desejáveis de tempo de preenchimento de vaga de um novo

Visualiza-se que o aumento de 1% no índice ANEEL de satisfação do consumidor (IASC) reduz a ΔDER em 0,0346%, o que mostra que a percepção geral da satisfação do cliente –

Keywords: optimal design; bifurcated tubes; heat flux; laminar and turbulent flows; minimum expenditure of power; constructal law.. Miguel is an Associate Professor of

Como podemos verificar pelos dados anteriormente já apresentados (Nielsen, 2012), cerca de 70% dos consumidores confiam no comentários publicados por

A Instituição de Ensino Superior voltada para a excelência de ensino e qualidade dos serviços educacionais prestados deverá exercitar-se na busca do novo, da reflexão