• Nenhum resultado encontrado

POPULARIZAÇÃO DE C&T e GESTÃO DO CONHECIMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "POPULARIZAÇÃO DE C&T e GESTÃO DO CONHECIMENTO"

Copied!
23
0
0

Texto

(1)

PLANOS E PRÁTICAS PARA INSTITUIÇÕES DE ENSINO

*

(2)

*

*

CIÊNCIA - Conjunto organizado dos conhecimentos relativos ao universo, envolvendo seus fenômenos naturais, ambientais e comportamentais. A geração do conhecimento científico se faz através da pesquisa ou investigação científica, seguindo as etapas do método ou metodologia científica. (FINEP, 2013)

*

TECNOLOGIA - “Conjunto ordenado de conhecimentos empregados na produção e comercialização de bens e serviços, e que está integrada não só por conhecimentos científicos - provenientes das ciências naturais, sociais, humanas, etc. - , mas igualmente por conhecimentos empíricos que resultam de observações, experiência, atitudes específicas, tradição (oral ou escrita), etc. (FINEP, 2013)

(3)

*

*

O conhecimento é entendido como a capacidade que o aluno tem, diante da informação, de desenvolver uma competência reflexiva, relacionando os seus múltiplos aspectos em função de um determinado tempo e espaço, com a possibilidade de estabelecer conexões com outros conhecimentos e de utilizá-lo na sua vida quotidiana (PELIZZARI et al., 2002 apud COUTINHO; LISBOA, 2011).

(4)
(5)

Definições tradicionais do conhecimento

Crítica de Firestone e McElroy (2003)

Platón - Nonaka e Takeuchi (1995): Crença verdadeira justificada

O conhecimento não pode ser justificado por falta de evidências suficientes para provar sua a veracidade ou falsidade. Davenport e Prusak (1998):

Informação em contexto

Não há distinção entre informação e conhecimento, aspecto demonstrável pela impossibilidade de existir informação fora de contexto.

Sveiby (1998):

Capacidade de agir

Mesmo que o conhecimento seja necessário para a ação, ele não é suficiente, já que também são indispensáveis a intenção para o ato (atitude) e a capacidade ou poder para efetivá-lo (habilidade).

(6)
(7)

*

*

A epistemologia, também chamada teoria do conhecimento, é o ramo da filosofia interessado na investigação da natureza, fontes e validade do conhecimento. Entre as questões principais que ela tenta responder estão as seguintes. O que é o conhecimento? Como nós o alcançamos? Podemos conseguir meios para defendê-lo contra o desafio cético? (GRAYLING, 2002)

(8)

*

*

CIÊNCIAS EXATAS E DA TERRA

*

CIÊNCIAS BIOLÓGICAS

*

ENGENHARIAS

*

CIÊNCIAS DA SAÚDE

*

CIÊNCIAS AGRÁRIAS

*

CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS

*

CIÊNCIAS HUMANAS

*

LINGUÍSTICA, LETRAS E ARTES

(9)

*

*

Conhecimento empírico, ametódico e assistemático, senso comum obtido ao acaso após acertos e erros.

*

Conhecimento científico, metódico e sistemático, procura conhecer além do empírico, suas causas e leis que regem o fenômeno.

(10)

*

*

Conhecimento filosófico, constituído de realidades imperceptíveis aos sentidos e que ultrapassam a experiência material.

*

Conhecimento teológico, conceito aceito pela fé em Deus apoiados pela inteligência.

(11)

*

*

“A GC é definida como a coordenação deliberada e sistemática das pessoas, tecnologias, processos e estrutura de uma organização, com o objetivo de agregar valor, por meio da reutilização do conhecimento e da inovação”. (CASTILLO; CAZARINI, 2010)

(12)

*

*

“O planejamento institucional em ciência e tecnologia reconhece diferentes estratégias que podem ser sintetizados em planejamento normativo, extrapolativo e exploratório. Na primeira técnica, normas exaradas pela autoridade definem o modelo gestor e orientam as atividades. Na segunda, projeções de séries passadas definem parâmetros para a estratégia de gestão, e na última, cenários alternativos são construídos a partir de impressões de atores definidos, sejam usuários, agentes da produção de C&T ou formadores de opinião no campo.” (PEREIRA; SAES; ESCUDER, 1997)

(13)

Temas Conceitos de Gestão de C&T

Gestão de Projetos 1. Carteira de projetos 2. Seleção de projetos

3. Monitoramento de projetos 4. Administração de pesquisas

5. Planejamento operacional de pesquisas Gestão de Recursos

Materiais e

Financeiros para Pesquisa

6. Planejamento de recursos por projetos

7. Autonomia de recursos segundo previsão por projeto

8. Dotação de recursos segundo avaliação de andamento de projeto 9. Financiamento institucional de projetos

10. Captação de recursos externos para projetos Gestão de

Infraestrutura para Pesquisa

11. Biblioteca com acesso eficiente à literatura necessária à pesquisa 12. Serviço de reprografia para material bibliográfico

13. Infra-estrutura para processamento de dados

14. Infra-estrura de assessoria metodológica para planos de análise de pesquisa

15. Infra-estrutura para elaboração de material de divulgação de resultados de pesquisa

Gestão de Recursos Humanos para

Pesquisa

16. Delegação de autoridade por projeto

17. Reconhecimento de mérito no trabalho realizado pelo pesquisador 18. Remuneração complementar do pesquisador segundo o projeto de pesquisa que realiza

(14)

*

*

“Um dos aspectos da inclusão social é possibilitar que cada brasileiro tenha a oportunidade de adquirir conhecimento básico sobre a ciência e seu funcionamento que lhe dê condições de entender o seu entorno, de ampliar suas oportunidades no mercado de trabalho e de atuar politicamente com conhecimento de causa.” (MOREIRA, 2006, p.1)

(15)

*

*

“a formação do indivíduo está cada vez menos restrita ao espaço escolar. Ampliaram-se os espaços de formação complementar, como museus e centros de ciência, exposições, publicações etc., que efetivamente contribuem para a cultura científica, despertando o interesse pela ciência e ampliando o conhecimento de sua importância no cotidiano da vida social moderna, bem como para a conservação do patrimônio histórico e cultural de um povo.” (CNPq, 2013, p.1)

(16)

*

Conhecimento docente CONHECIMENTO EDUCACIONAL Conhecimento em Administração Escolar Conhecimento discente

(17)

*

*

1. apoio a centros e museus de ciência (criação e fortalecimento de centros e museus de ciência, itinerância de exposições, Programa Ciência Móvel);

*

2. estímulo a uma presença maior e mais qualificada da CT na mídia;

*

3. colaboração na melhoria do ensino de ciências nas escolas (em parceria com o MEC), com apoio a olimpíadas, feiras de ciências, concursos e outros eventos e à melhoria da qualificação e das condições de trabalho dos professores;

(18)

*

*

4. criação e consolidação da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

*

5. apoio a eventos importantes de divulgação científica, como encontros da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC

*

6. promoção de ações regionais de divulgação em parceria com governos estaduais e municipais, universidades e instituições de pesquisa, Terceiro Setor e outras;

(19)

*

*

7. apoio à formação e qualificação de comunicadores em ciência e busca de valorização acadêmica da área;

*

8. programas dos centros vocacionais tecnológicos e de inclusão digital com forte componente voltada para a popularização da CT;

*

9. estabelecimento de cooperações com governos e organismos internacionais [Ibero-América (Cyted), Mercosul (Recyt), Unesco, RedPop e outros] na área da popularização da CT.

(20)

*

*

LINHAS DE AÇÃO

1.

POPULARIZAÇÃO DA C&T

a)

Ações conjuntas entre instituições de ensino

b)

Atividades comunitárias

c)

Realização de cursos

2.

MEIOS DE COMUNICAÇÃO

a)

TVs e rádios

b)

Produção de encartes em jornais

c)

Uso de revistas nas escolas

(21)

*

*

LINHAS DE AÇÃO

3.

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA

a)

Introdução de ciências no ensino fundamental

b)

Qualificação de professores nas áreas de ciências

c)

Realização de feiras de ciências, olimpíadas, concursos...

d)

Acesso à internet

4.

FONTES DE FINANCIAMENTO

a)

MCT, MEC, Agências de fomento e empresas estatais

b)

Secretarias de CT estaduais, municipais e FAPs

c)

Setor Privado, Lei de Inovação, Lei Rouanet

(22)

*

CASTILLO, Lucio Medrano; CAZARINI, Edson Walmir. Conceitos importantes na gestão do conhecimento e a taxonomia do conhecimento. Anais... SIMPOI, 2010.

CERVO, Amado L.; BERVIAN, Pedro A.; DA SILVA, Roberto. Metodologia

Científica. 6 ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007.

COUTINHO, Clara Pereira; LISBÔA, Eliana Santana. Sociedade da informação, do conhecimento e da aprendizagem: desafios para educação no século XXI. Revista de Educação, Vol. XVIII, nº 1, 2011. CNPq, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico. Popularização da Ciência. Disponível em:

http://www.cnpq.br/web/guest/popularizacao-da-ciencia . Brasília: 2013.

FINEP, Financiadora de Estudos e Projetos. Glossário. Disponível em:

http://www.finep.gov.br Brasília: 2013.

MANSANO NETO, João; AZEVEDO, Hilton. Gestão do Conhecimento

Educacional. Disponível em : www.utfpr.edu.br. Curitiba, 2013.

MOREIRA, Ildeu de Castro. A inclusão social e a popularização da ciência e tecnologia no Brasil. Inclusão Social, Vol. 1, No 2, 2006.

(23)

*

NONAKA, I.; TAKEUCHI, H. The knowledge-creating company:

how Japanese companies create the dynamics of innovation.

New York: Oxford University Press, 1997.

PEREIRA, J. C. R., SAES, S. G.; ESCUDER, M. M. L. Definindo

prioridades de gestão de ciência e tecnologia em saúde. Rev.

Saúde Pública, 31 (6): 624-31, 1997

GRAYLING, A. C. Epistemologia. Compêndio de Filosofia,

tradução. Luiz Paulo Rouanet, S. Paulo, Loyola, 2002.

Referências

Documentos relacionados

Com o objetivo de compreender como se efetivou a participação das educadoras - Maria Zuíla e Silva Moraes; Minerva Diaz de Sá Barreto - na criação dos diversos

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -

Internal sac armature (Fig. 5) consisting of two basal spine-shaped straight sclerites, 2.8 times as long as wide (Fig. 5a) or as in figure 5A; two long, laminar and median