• Nenhum resultado encontrado

15-08-2009-QUESTIONÁRIOAVALIATIVOP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "15-08-2009-QUESTIONÁRIOAVALIATIVOP"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

QUESTIONÁRIO AVALIATIVO

1-

Antes da década de 50, os computadores eram muito difíceis de serem programados. Era necessário conhecer totalmente sua arquitetura, e tal operação era efetuada em painéis com cerca de 6.000 conectores. Nesta fase os computadores não possuíam ainda dispositivos para interagir com o usuário, como teclados e monitores. Que linguagem era utilizada?

Resposta: Era utilizada a linguagem de máquina.

2-

Na década de 50, sucedeu-se um grande avanço tecnológico, melhorando a velocidade dos processadores e a capacidade dos meios de armazenamento, em especial a memória e os discos magnéticos. Que recurso utilizado na época contribuiu para esse grande avanço?

Resposta: A utilização de transistores.

3-

Quando foi implantado o primeiro Sistema Operacional e qual era finalidade operacional?

Resposta: Por volta de 1953. Tinha como finalidade um programa de controle que permitia uma interação, mesmo que limitada, entre o operador e a máquina, otimizando a execução das tarefas.

4-

Em qual década a Segunda Geração de Computadores pertenceu? E na época o que proveio de tão importante para o aprimoramento dos computadores e o que o favoreceu?

Resposta: A década de 60. O surgimento dos circuitos integrados. Foi possível difundir o uso de sistemas computadores em empresas, com diminuição de custos e tamanho dos equipamentos.

5-

Na Terceira Geração de Computadores foram presenciadas inúmeras inovações na área de Sistemas Operacionais, presentes até os dias de hoje. Descreva essas inovações bem como seus respectivos ambientes.

Resposta: quando às inovações, foram implementadas as tecnologias baseadas em arquitetura VLSI (chips), as primeiras redes de computadores, e o desenvolvimento de diversas linguagens de programação de alto nível e seus ambientes são: ambientes de multitarefa, multiprogramação, multiprocessamento e time-sharing, tendo o desenvolvimento destas técnicas avançado até o meado da década de 70.

6-

Os computadores eram tão grandes que ocupavam salas imensas, seu tamanho era equivalente a uma quadra poliesportiva. Os sistemas operacionais "não existiam". Os programadores, que também eram os operadores, controlavam o computador por meio de chaves, fios e luzes de aviso. Basicamente foram construídos de que maneira?

Resposta: Foram basicamente construídos com válvulas e painéis.

7-

Na Primeira Geração de Computadores não havia interface gráfica em que houvesse controle entre dois dispositivos hardwares, entre um usuário e um programa ou sistema operacional, ou entre duas aplicações. Defina as chamadas APIs?

Resposta: as APIs (Application Programming Interface (ou Interface de Programação de Aplicativos) é um conjunto de rotinas e padrões estabelecidos por um software para a utilização das suas funcionalidades por permitem utilizar características do software menos evidentes ao utilizador tradicional/interface humana.

8-

Dê um exemplo de rotinas e padrões de API estabelecidos por um software?

Resposta (1): Quando um sistema operacional possui uma grande quantidade de funções na API, que permitem ao programador criar janelas, acessar arquivos, criptografar dados, etc.

Resposta (2): Quando então programas de desenho geométrico que possuem uma API específica cria automaticamente entidades de acordo com padrões definidos pelo utilizador.

(2)

Resposta (3): No caso de sistemas operacionais, a API costuma ser dissociada de tarefas mais essenciais, como manipulação de blocos de memória e acesso a dispositivos. Estas tarefas são atributos do kernel ou núcleo do sistema, e raramente são programáveis.

9-

Mais recentemente o uso de APIs tem se generalizado nos plugins. O que são plugins?

Resposta: Plug-in é um termo que significa "de encaixe", na informática, um plugin ou plug-in é um (geralmente pequeno e leve) programa de computador que serve normalmente para adicionar funções a outros programas maiores, provendo alguma funcionalidade especial ou muito específica.

10-

O transistor é considerado uma das maiores descobertas ou invenções da história moderna. O que ele tornou possível?

Resposta: Tornou-se possível a revolução dos computadores e equipamentos eletrônicos.

11-

É praticamente impossível encontrarmos circuitos integrados que não possuam internamente centenas, milhares ou mesmo milhões de transistores, juntamente com outros componentes como resistências e condensadores. O circuito integrado é considerado uma das maiores descobertas ou invenções da história moderna de qual Geração de Computadores?

Resposta: Da Terceira Geração (1965-1970)

12-

Em que consiste a memória virtual?

Resposta: A memória virtual consiste num conjunto de recursos de hardware e software que possui três funções básicas:

(i) assegurar que cada processo (aplicação) tenha seu próprio espaço de endereçamento, começando em zero (problema de realocação ou recolocação);

(ii) proteção de memória, para impedir que um processo utilize um endereço de memória que não lhe pertença; (iii) possibilitar que uma aplicação utilize mais memória do que a fisicamente existente (essa é a função mais conhecida).

13-

O que significa a sigla FAT e defina?

Resposta: FAT significa Tabela de Alocação de Arquivos. É uma estrutura de dados que o Windows cria após a formatação física de uma unidade. Esta tabela guarda informações sobre a localização de cada arquivo dentro da unidade física para que elas possam ser salvas, recuperadas, alteradas ou deletadas posteriormente.

14-

O que significa a sigla NTFS e defina?

Resposta: O NTFS (New Technology File System) é o sistema de arquivos padrão para o Windows NT e seus derivados (2000, XP, Vista, Server 2003 e 2008). Desenvolvido para superar as limitações do sistema FAT (p. ex., para endereçamento de blocos - clusters).

15-

Nos sistemas modernos, como é dividida a memória física?

Resposta: É dividida em blocos de bytes contíguos, em geral com 4 KiB ou 8 KiB de tamanho, denominados molduras de páginas (page frames). Por sua vez, o espaço de memória de um processo é dividido em páginas (contendo as instruções e dados do programa), que são fisicamente armazenadas nas molduras e possuem o mesmo tamanho.

16-

Como é gerado um endereço virtual?

Resposta: é gerado durante o processamento da aplicação e encaminhado para a unidade de gerenciamento de memória (MMU - Memory Management Unit), um dispositivo do processador cuja função é transformar o endereço virtual em físico e solicitar este último endereço ao controlador de memória. A conversão de endereços virtuais em físicos baseia-se em tabelas de páginas, que são estruturas de dados mantidas pelo sistema operacional.

17-

Quanto à capacidade de processamento, pode-se usar a seguinte classificação, exemplifique:

Monotarefa: Resposta: pode-se executar apenas um processo de cada vez Ex.: MS-DOS.

Multitarefa: Resposta: além do próprio SO, vários processos de utilizador (tarefas) estão carregados em memória,

(3)

compartilhamento de tempo no processador é distribuído de modo que o usuário tenha a impressão que vários processos estão sendo executados simultaneamente. Ex: OS/2, Windows, Linux, FreeBSD e o Mac OS X.

Multiprocessamento: Resposta: o S.O. distribui as tarefas entre dois ou mais processadores.

Multiprogramação: Resposta: O S.O. divide o tempo de processamento entre vários processos mantendo o

processador sempre ocupado.

18-

Defina Sistemas Multiprogramáveis/Multitarefas em três características. Resposta (1): Vários programas dividindo os mesmos recursos da Máquina;

Resposta (2): Sistema operacional gerencia o acesso concorrente aos recursos de forma ordenada e protegida; Resposta (3): Aumento da produtividade dos usuários e a redução dos custos (Devido ao compartilhamento de recursos do sistema);

Resposta (4): Utilização de vários usuários;

Resposta (5): Realiza diversas tarefas concorrentemente ou simultaneamente.

19-

Preencha o organograma:

Sistemas Multiprogramáveis/

Multitarefa

Sistemas BATCH Sistemas de

Tempo Compartilhado

Sistemas de Tempo Real

20-

Um sistema grande e complexo como um sistema operacional só pode ser desenvolvido se for subdividido em partes menores e mais simples. Cada uma dessas partes deve ser bem delineada, com entradas, saídas e comportamentos bem definidos. Nem todo o sistema tem a mesma estrutura. Portanto, marque com um “X” a Hierarquia do Sistema Operacional correta.

[ ] [ ] [ ] [ ] [ X ]

USUÁRIO UTILITÁRIOSUSUÁRIO HARDWARE USUÁRIO USUÁRIO

UTILITÁRIOS USUÁRIO DO SISTEMANÚCLEO HARDWARE UTILITÁRIOS

NÚCLEO DO SISTEMA NÚCLEO DO SISTEMA UTILITÁRIOS NÚCLEO DO SISTEMA NÚCLEO DO SISTEMA

HARDWARE HARDWARE USUÁRIO UTILITÁRIOS HARDWARE

21-

Explique o que é Sistema Operacional?

Resposta: O sistema operacional é formado por um conjunto de rotinas que oferecem serviços essenciais aos usuários, às suas aplicações, e também ao próprio sistema. A esse conjunto de rotinas dá-se o nome de núcleo do sistema ou Kernel.

(4)

22-

É fundamental não se confundir o núcleo do sistema com aplicações/aplicativos, utilitários ou o interpretador de comandos, que acompanham o sistema operacional. Portanto, especifique o que é kernel?

Resposta: O Kernel de um sistema operacional é entendido como o núcleo deste ou, numa tradução literal, cerne. Ele representa a camada de software mais próxima do hardware, sendo responsável por gerenciar os recursos do sistema computacional como um todo.

23-

As funções normalmente atribuídas ao kernel são: Resposta:

(1) Criação, agendamento e finalização de processos; (2) Alocação e liberação de memória;

(3) Controle de sistema de arquivos;

(4) Operações de entrada e saída com dispositivos periféricos, acesso à memória, entre outros.

24-

Em um computador, a parte central é a UPC (unidade central de processamento), normalmente um microprocessador no qual os processos são executados. A memória RAM é o outro recurso crucial do computador o conjunto de chips em que os programas são carregados para execução e no qual são armazenados os seus dados.

25-

O que significa a sigla IPC e defina?

Resposta: IPC (Inter-Process Communication, ou comunicação entre processos), é o grupo de mecanismos que permite aos processos transferirem informação entre si, memória compartilhada ou interrupções.

26-

O conceito de processo é a base para a implementação de um sistema multiprogramável. O processador é projetado apenas para executar instruções, não sendo capaz de distinguir qual programa se encontra em execução. Através dos processos, um programa pode alocar recursos, compartilhar dados e trocar informações. Diante desse conceito, especifique o que é processo e o papel do S.O.?

Resposta:

Processo: Um processo é um programa em execução; Não tem conhecimento acerca dos outros processos e, como

tal, não consegue trocar informação; Necessita de CPU, memória, arquivos, dispositivos de E/S.

Papel do SO: Criar e terminar processos; Suspender e recomeçar processos; Prover mecanismos para

Sincronização; Comunicação entre processos.

27-

No contexto dos Sistemas Operacionais, o que vem a ser Deadlock?

Resposta: Deadlock (blocagem, impasse), no contexto dos sistemas operacionais, caracteriza uma situação em que ocorre um impasse e dois ou mais processos ficam impedidos de continuar suas execuções, ou seja, ficam bloqueados.

28-

Descreva os Tipos de Computadores: Resposta:

Grande e Médio Porte- Mainframe Minicomputadores – Servidores de rede

Workstation – Grande velocidade para realizar muito trabalho ao mesmo tempo Microcomputadores – PC, Macintosh, Power PC

Portáteis – Laptops, Notebooks, Palmtops

29-

Como os computadores funcionam:

(5)

30-

De forma sucinta, defina o que é Informática? Resposta:

Infor = mação Mática = auto

31-

O computador está composto por uma combinação de? Resposta: Hardwares e Softwares

32-

O que é Placa Mãe e qual sua principal função?

Resposta: É a principal placa do computador, por isso a denominação “Mãe”. É a partir da placa mãe que é feita a comunicação entre os componentes do computador, pois nela são conectados todos os fios e cabos dos outros componentes, o que permite a troca de informações entre os circuitos elétricos e eletrônicos.

33-

Especifique corretamente os nomes dos componentes da Placa Mãe dos quais as setas apontam: ( 3 ) Barramento PCI ( 9 ) Slot Memória DDR ( 7 ) Slot IDE ( 1 ) Bios ( 5 ) Bateria ( 6 ) Chipset ( 10 ) Socket CPU ( 11 ) Slot AGP ( 2 ) Fonte ATX ( 8 ) Floppy ( 12 ) Conector Teclado ( 13 ) Rede ( 15 ) Conector Monitor ( 14 ) Porta Serial ( 4 ) Barramento ISA ( 16 ) Alto-Falante ( 17 ) Painel do Gabinete

34-

Quais são as principais características da CPU ou Microprocessador? Resposta:

1. Cérebro do computador;

2. Executa as instruções dos programas; 3. Coordena o fluxo de informações; 4. Executa operações lógicas e aritméticas; 5. Lê e escreve informações na memória; 6. Reconhece e executa comandos.

35-

O que é Gabinete e quais seus principais componentes?

Resposta: É considerado a estrutura do computador porque nele todos os componentes internos (fonte, placa mãe, dispositivos de armazenamento, placas de expansão, memória) são instalados e fixados. Exigem compatibilidade com o tipo de fonte e, em alguns casos, com a placa mãe.

36-

O que é Barramento e quais suas principais vias?

Resposta: é um conjunto de linhas de comunicação que permitem a interligação entre dispositivos, como o CPU, a memória e outros periféricos. Esses fios estão divididos em três conjuntos:

15 14 13 12 11 10 9 8 7 6 5 4 3 2 1 16 17

(6)

1. via de dados: onde trafegam os dados;

2. via de endereços: onde trafegam os endereços;

3. via de controle: sinais de controle que sincronizam as duas anteriores.

37-

O que é Periférico e como são classificados?

Resposta: São aparelhos ou placas que enviam ou recebem informações do computador. Estes são classificados em três tipos: entrada, saída e armazenamento.

38-

Dê alguns exemplos de periféricos de entrada?

Resposta: Teclado, mouse, drive, de CD/DVD-ROM, scanner, microfone, joystick, câmara filmadora, câmara digital, Webcam.

39-

Dê alguns exemplos de periféricos de saída?

Resposta: Monitor de vídeo, drive de CD-ROM, caixa de som, impressora, data show.

40-

Dê alguns exemplos de periféricos de entrada e saída?

Resposta: Modem, drive de disquete, gravador de CD/DVD, Pendrive e disco rígido.

41-

Dê alguns exemplos de periféricos de armazenamento?

Resposta: Hd interno/externo, Mídias CD-RW, Zip drive/Jaz Drive, Disquete, Pen Drive, MP3, MP4, Fita Date.

42-

O que é Fonte de Alimentação?

Resposta: É o equipamento designado a enviar energia para alimentar os outros componentes, como placa-mãe, drives de cd-rom, disco rígido.

43-

O que é Memória?

Resposta: É um meio de armazenamento das informações. Sua quantidade determina a rapidez com que os programas serão operados.

44-

O que é Cooler?

Resposta: Equipamento responsável por manter o processador em temperatura adequada.

45-

O que é Bios?

Resposta: Pequeno programa armazenado em um Chip da Memória ROM da CPU. Responsável por “acordar” o computador: contar e verificar a memória RAM, iniciar dispositivos e dar início ao processo de boot.

46-

O que é Boot?

Resposta: Boot é a operação de passagem do sistema operacional do disco onde se encontra para a memória do computador.

47-

O que é Chipset?

Resposta: Circuitos de apoio ao computador que gerenciam praticamente todo o funcionamento da placa-mãe. É responsável pelas informações necessárias ao reconhecimento de Hardware (Armazenadas em sua Memória ROM).

48-

O que é Clock e como é expressa sua velocidade?

Resposta: Velocidade ao qual um processador executa instruções. Quanto mais rápido o Clock, mais instruções uma CPU pode executar por segundo.

(7)

49-

O que é Hard Disk?

Resposta: Dispositivo de armazenamento de dados mais usado nos computadores. Nele, é possível guardar não só seus arquivos como também todos os dados do seu sistema operacional. Sem ele você não conseguiria utilizar o computador.

50-

O que é Cabo Flat?

Resposta: Cabo que serve para interligar Drives (HD, CD-ROM, Disquete) e placa mãe.

51-

O que são Placas de Expansão? Exemplifique:

Resposta: Permitem que se acrescentem novos recursos ao computador. São conectadas à placa mãe através de Slots.

Exemplo: Placas de som, placas de vídeo, placas de rede...

52-

Qual diferença entre Drive e Driver:

Resposta: Drive: São dispositivos periféricos que compõe um computador, referente a uma unidade de acesso como armazenamento ou de leitura de dados.

Driver: São programas que são instalados para permitir o correto funcionamento de determinados dispositivos.

53-

Quanta a unidades de medida de armazenamento defina Bit e Byte:

Resposta: Bit – é a contração do tempo em inglês “Binary Digit” que significa “Dígito Binário”. É a menor quantidade de informação que pode ser processada e armazenada na memória do computador. Um conjunto de 8 bits forma o que chamamos de caractere. Este caractere pode ser uma letra, um símbolo de pontuação (vírgula, dois pontos, acento agudo, sinal de porcentagem, etc).

Byte – é o espaço de memória que cada letra, símbolo ou dígito ocupa para ser armazenado. Então podemos afirmar que: byte é a unidade de medida de memória.

Referências

Documentos relacionados

As TIC nas Escolas: Multimídia, hipermídia e redes nas escolas Programa Mídias na Educação (2005):. Convergência de distintas mídias para a tecnologia digital; Integração

Alerta-se para o facto da necessidade de salvaguarda dos dados pessoais, sendo que, de acordo com o artigo 27.º da Lei n.º 58/2019, de 8 de agosto (Assegura a execução, na ordem

Os novos processos desenvolvidos de reciclagem química permitem a reciclagem de misturas de plásticos diferentes, com aceitação de determinado grau de contaminantes como, por

 Problemas complexos, como previsão de falências e estratégias para negociação em bolsas de valores, podem adotar os.. métodos de

Tecle SHIFT TAB, utilize a seta para baixo e para cima para localizar a pasta em que o arquivo está gravado, tecle ENTER para abrir a pasta, TAB para ir para a lista de arquivos

Os antigos druidas acreditavam que em uma certa noite (31 de outubro), bruxas, fantasmas, espíritos, fadas, e duendes saiam para prejudicar as pessoas.. LUA CHEIA, GATOS

Endereço de email, forma de tratamento, primeiro e último nomes, morada de faturação, informação de pagamento, dados de login. Afiliados: também nomeámos um prestador de serviços

A mineração de criptomoedas, a grosso modo, é adicionar registros de novas transações no livro razão público da moeda (Bitcoin, por exemplo) em troca de pequenas taxas e