• Nenhum resultado encontrado

vivian nutricao

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "vivian nutricao"

Copied!
22
0
0

Texto

(1)

A importância da nutrição no

processo ensino aprendizagem

Alguns nutrientes => protegem o cérebro => mais concentração, diminuem o envelhecimento cerebral, melhoram a memória.

Ponto muito importante => não pular refeições (principalmente o café da manhã), pois compromete o desempenho cerebral por falta de glicose (fadiga mental).

IDEAL => fazer 5 refeições por dia com intervalo de 3 horas (sem pular nenhuma refeição).

(2)

GLICOSE

"A glicose é o principal combustível para o funcionamento dos neurônios". A hipoglicemia, que é a falta de glicose em nosso organismo, pode comprometer nosso raciocínio, atenção e concentração. Em casos extremos pode até levar ao coma. Ao escolher as melhores fontes de glicose fique com os cereais integrais, legumes e frutas.

(3)

ZINCO

O ZINCO atua na atividade neuronal, na memória e na concentração, além de possuir ação anti-inflamatória. “O zinco protege os neurônios contra os radicais livres e preserva as membranas dos neurônios, colaborando para a troca de informações entre eles”. Você pode encontrar zinco em carnes vermelhas, ovos, ostras, caranguejo, laticínios e fígado.

(4)

SELÊNIO

Pessoas com baixos níveis de selênio podem sofrer distúrbios na atividade dos neurotransmissores, podendo até sofrer alterações de humor. "O selênio ajuda substâncias como a serotonina, a dopamina e a acetilcolina, que são fundamentais para a transmissão de mensagens entre os neurônios e o bom funcionamento cerebral". Boas fontes de selênios são: grãos, alho, carne, frutos do mar, castanha-do-pará, nozes, avelãs e abacate.

(5)

FERRO

A principal função do ferro no nosso organismo é ajudar a carregar o oxigênio para os tecidos, inclusive para o cérebro. Quando os níveis de ferro diminuem, o organismo fica com pouco oxigênio disponível, resultando em fadiga, perda de memória, concentração reduzida, apatia, perda de atenção e atenção reduzida no trabalho. Dentre as fontes animais estão as carnes vermelhas, principalmente fígado de qualquer animal, carnes de aves, de peixes e mariscos crus. Entre os alimentos de origem vegetal, destacam-se as folhas na cor verde-escura, como o agrião e couve; as leguminosas, como feijões, fava, grão-de-bico, ervilha e lentilha; e grãos integrais ou enriquecidos.

(6)

FÓSFORO

O Fósforo atua na constituição da membrana celular. Este mineral deve estar presente principalmente na alimentação dos estudantes, já que o nutriente ajuda a evitar a sobrecarga que o corpo pode sofrer devido ao excesso de atividades mentais. São boas fontes de fósforo: leite, carne bovina, aves, peixes e ovos, cereais, leguminosas, frutas.

(7)

VITAMINA E

A vitamina E é um antioxidante e sua deficiência pode provocar danos nas fibras nervosas. A falta de vitamina E pode provocar alterações neurológicas e ocasionar a falta de concentração para exercer as atividades. São fontes de Vitamina E os azeites vegetais, cereais e verduras frescas.

(8)

VITAMINA C

Ela também é um antioxidante e participa da atividade química dos neurônios, sendo importante para a memória e para a concentração. Boas fontes de vitamina C são as frutas cítricas, laranja, acerola, Kiwi e vegetais como o pimentão vermelho e o verde.

VITAMINA B1

A vitamina B1 desempenha um papel essencial no metabolismo dos carboidratos, que são a maior fonte de energia para as células. Pessoas com falhas no metabolismo cerebral, como desnutridos e alcoólatras, apresentam deficiência desse nutriente. As principais fontes: carnes, cereais, nozes, verduras.

(9)

Vitamina B3

“A vitamina B3 (Niacina) ajuda a desenvolver a memória e a concentração, além de combater o stress”. Você pode encontrar a niacina em carnes e miúdos, produtos de trigo integral, produtos de farinha branca enriquecida, legumes.

Vitamina B6

Uma das vitaminas mais importantes para o sistema nervoso central, pois ajuda o cérebro a produzir os

neurotransmissores, vitais ao seu funcionamento. Fontes: fígado e carne vermelha, grãos integrais, batatas, vegetais verdes e milho.

(10)

VITAMINA B12

A vitamina B12 está relacionada ao tratamento de deficiências cerebrais e processos degenerativos, principalmente doenças que comprometem funções cognitivas do sistema nervoso periférico, como o movimento. Fontes: alimentos de origem animal, carnes, miúdos, leite em pó e produtos lácteos e ovo (inteiro ou a gema).

OMÊGA 3

É um ácido graxo que faz parte da estrutura da matéria cinzenta do cérebro. E promove a comunicação entre as células nervosas, mantendo-as leves e funcionais. "Ele ajuda o cérebro a monitorar o humor bem como a memória e a concentração". Alimentos fonte de ômega3 são peixes como atum, salmão, cavala e arenque.

(11)

CARBOIDRATOS COMPLEXOS

Por sua digestão ser lenta, os carboidratos complexos fornecem energia ao cérebro constantemente, auxiliando assim na concentração. Deve-se consumir este nutriente em todas as refeições, mas em quantidades moderadas.

Você pode encontrar carboidratos complexos em pães integrais, arroz integral, barra de cereal e frutas.

(12)
(13)

O nosso corpo é o resultado do que comemos. Em geral, as doenças crônico-degenerativas que adquirimos com o tempo são o resultado dos excessos cometidos durante uma vida inteira.

A alimentação adequada, da infância até a fase adulta, pode diminuir os riscos destas doenças. Portanto, deve-se REDUZIR o consumo de alimentos ricos em gorduras saturadas (como as frituras), gorduras hidrogenadas (como Sanduíches fast food, nuggets, biscoitos recheados, pipocas de micro-ondas e outros alimentos que possuírem esta gordura no rótulo) e açúcares (como doces e refrigerantes).

(14)

A alimentação antes de uma PROVA deve ser

leve, então temos que:

=>EVITAR ingerir alimentos gordurosos e com alta concentração de proteínas que são de difícil digestão como carnes gordurosas e frituras (ex: bife à milanesa, estrogonofes...);

=>EVITAR o consumo de grandes quantidades de carnes em geral, pois para se fazer a digestão destes alimentos o estômago demanda uma maior circulação o que reduz a circulação no cérebro causando sonolência;

=>EVITAR também balas, salgadinhos e refrigerantes, pois eles aumentam o apetite e provocam perda de concentração!!

(15)

ALHO Anticoagulante, protege o fígado, antiinflamatório, combate viroses, diurético, antioxidante, antibiótico, estimula o sistema imunológico, previne o diabetes, reduz o colesterol, ajuda na digestão de gorduras.

BERINGELA Auxilia na prevenção do câncer; antidepressivo; analgésico; reduz o colesterol; estimula o sistema imunológico.

BRÓCOLIS Previne o câncer, antiinflamatório, combate viroses, protege o fígado; antibiótico, anticoagulante; reduz o colesterol; combate a dor muscular; diminui a pressão arterial; analgésico

CEBOLA Previne doenças cardiovasculares; antioxidante; antialérgico; antiinflamatório; antibiótico; ajuda na digestão de gorduras.

CENOURA Antialérgico; antiinflamatório; tratamento do câncer de mama, bexiga e próstata, laxante combate viroses, antioxidante, reduz o colesterol, vasodilatador, previne a catarata.

LIMÃO Reduz o colesterol, ajuda a prevenir o câncer de cólon, mama e pulmão (torna o sangue mais básico).

MAÇÃ Previne doenças cardiovasculares, antibiótico, antiinflamatório, fortalece artérias e veias, diurético, anestésico, expectorante

MORANGO Antiinflamatório, antioxidante, ajuda a evitar o câncer, estimula o funcionamento do coração

(16)

LEI Nº 12.061, de 18 de dezembro de 2001

Natureza – PL 292/01

DO. 16.810 de 20/12/2001

Dispõe sobre critérios de concessão de serviços de lanches e bebidas nas unidades educacionais, localizadas no Estado de Santa Catarina.

Art. 2° Atendendo ao preceito nutricional e de acordo com o artigo anterior, fica expressamente proibida, nos serviços de lanches e bebidas ou similares, a comercialização do seguinte:

a) bebidas com quaisquer teores alcoólicos; b) balas, pirulitos e gomas de mascar;

c) refrigerantes;

d) salgadinhos industrializados; e) salgados fritos; e

(17)

EDITAL DE TERCEIRIZAÇÃO DO REFEITÓRIO

CARNES PER CAPITA

(alimentos crus)

INCIDÊNCIA MENSAL

Carnes bovinas Carne moída 200 g 1 vez/mês Bife 200 g 4 vezes/ mês Cubos 200 g 1 vez/ mês Iscas 200 g 1 vez/ mês Chuleta 350 g 1 vez/ mês Costela 350 g 1 vez/ mês Aves Filé de peito de

frango 200 g 2 vezes/ mês Sassami 200 g 2 vezes/ mês Coxa e

sobrecoxa

300 g 4 vezes/ mês Peixes Filé de peixe 200 g 2 vezes/ mês

(18)

B) SALADAS

● 3 opções diárias de vegetais do tipo “A” e “B”, sendo 1

cozida e 2 cruas.

● 1 opção de salada de batatas: 1 vez/ mês

● 1 opção de salada de leguminosas como grão-de-bico,

(19)

TABELA DE VEGETAIS:

VEGETAIS

“A” “B” “C” “D”

Acelga Abobrinha Abóbora Abacaxi Agrião Berinjela Batata baroa Mamão Alface Brócolis Batata-doce Maçã Almeirão Beterraba Mandioca Banana Chicória Cenoura Milho verde Goiaba Cebola Couve Batata

inglesa Melancia Ervilha Couve-flor Laranja

Pepino Chuchu Melão

Pimentão Nabo Rabanete Repolho Rúcula Vagem

(20)

C) GUARNIÇÕES QUENTES

Arroz parboilizado e Feijão: Diariamente Farofa: Diariamente

Arroz integral: 3 vezes/ semana

1 opção de vegetais dos tipos “B” ou “C”: 3 vezes/ semana

1 opção do grupo das massas: 2 vezes/ semana (Obs.: Preparações como lasanha: 1 vez/ mês).

Opção de batata frita: no máximo 1 ou 2 vez/ mês (Esta deverá ser porcionada).

(21)

D) SOBREMESAS

1 opção de vegetais do tipo “D” (frutas): Diariamente

1 opção de sobremesa elaborada com leite: 1 vez/ semana 1 opção de sobremesa tipo gelatina ou sagú: 1 vez/ semana

Frequência Mensal: frutas 20 vezes/ mês; sobremesa elaborada com leite 4 vezes/ mês; e sobremesa tipo gelatina ou sagú 4 vezes/ mês. E) BEBIDAS

1 opção de suco concentrado líquido (variando o sabor): Diariamente Obs.: O sabor do suco nunca será igual àquele servido no dia anterior.

(22)

REFEIÇÃO TIPO COMPOSIÇÃO PORÇÃO AO USUÁRIO QUANTIDADE Almoço Acompanhamentos Arroz branco Arroz integral Feijão (preto ou vermelho) Farofa

Livre necessidade de cada Conforme a pessoa

Prato principal Carne (bovina ou suína

ou pescado ou frango) Porcionado

Especificadas conforme tabela acima* OPÇÃO -Ovo Porcionado (02 porções)

Guarnição Guarnição: prato à base de legumes ou vegetais folhosos; massas, cereais Batata frita Livre Porcionado Consumo à vontade Mínimo, 150 g Saladas Saladas: 03 tipos –

folhosos, legumes, grãos/leguminosas

Livre Consumo à vontade

Sobremesa Sobremesa: fruta ou

doce Porcionado (01 Porção) Mínimo, 100 g Suco Suco de frutas líquido Porcionado (01 Mínimo, 300 ml

Referências

Documentos relacionados

Com o fomento de políticas voltadas o contexto da Língua de Sinais nos cursos de Ensino Superior tem como fator de observação a prática docente e o uso de

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

do medo de que um dia o seu primeiro marido volte (D. Voltar para o local onde já tinha vivido com D. Manuel é o herói romântico que luta pela liberdade, contra a tirania

1 - Compete ao promotor do espetáculo desportivo, para os espetáculos desportivos integrados nas competições desportivas de natureza profissional ou não profissional considerados

SENSOR DE

“Uma vez realizada uma generalização, somente pode ser descrita como boa ou má, não como certa ou errada, uma vez que as alterações introduzidas na informação têm

A fim de adequar o produtor de cachaça artesanal aos parâmetros de qualidade de exigência para exportação, estudaram-se métodos para diminuição do teor de

200 ml de água de coco 200 ml de água de coco 1 folha de couve 1 folha de couve Hortelã a gosto Hortelã a gosto Modo de preparo Modo de preparo Bater todos os. Bater todos os