• Nenhum resultado encontrado

Olavo A. P. Sachs, Nélson C. Menetti, Ivan R. Borghi e Vanesa Hasson

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Olavo A. P. Sachs, Nélson C. Menetti, Ivan R. Borghi e Vanesa Hasson"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

Nome Data

Elaboração

Verificação Olavo A. P. Sachs, Nélson C. Menetti, Ivan R. Borghi e

Vanesa Hasson 24/11/2009

Aprovação Diretoria Executiva, Adjunta e Conselheiros da AESABESP 24/11/2009

1. OBJETIVO

Este orientador visa estabelecer critérios básicos para incentivar a participação de nossos associados em cursos de graduação (exclusivo para associados tecnólogos que farão complementação), mestrado, pós-graduação, de extensão universitária, MBA, cursos técnicos, operacionais, com ênfase ao Saneamento Ambiental, com subsídio da AESABESP.

2. ABRANGÊNCIA

Aplica-se a todos os associados que se candidatarem e preencherem os requisitos estabelecidos neste orientador.

3. RESPONSABILIDADES

A) Diretoria Cultural da AESABESP:

▪ Responsável pela elaboração e revisão deste orientador;

▪ Responsável pelo acompanhamento e aplicação deste orientador.

B)

Conselho Deliberativo da AESABESP:

▪ Participação do acompanhamento da aplicação, da elaboração das revisões e aprovação de alterações deste orientador.

(2)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

4. PREMISSAS

São premissas básicas deste orientador:

▪ Possibilitar a formação, o aperfeiçoamento, reciclagem e especialização dos associados da AESABESP em cursos de graduação (exclusivo para associados tecnólogos que farão complementação), pós-graduação ( Ex: Stricto Sensu, Latu Sensu e MBA. ) devidamente reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação e cursos de extensão universitária, com carga horária acima de 360 horas, desde que relacionados à área de engenharia de segurança do trabalho, engenharia de saneamento ambiental e administração de empresas.

▪ Possibilitar a participação de associados de cargos não universitários em cursos técnico-operacionais de especialização na área de Saneamento Ambiental, relacionados com as finalidades da AESABESP descritas em seu estatuto, com carga horária acima de 360 horas.

Nota - A participação dos associados em cursos (carga horária inferior ou igual a 120

horas ou 40 horas), congressos, seminários, eventos, encontros técnicos e feiras dependerá da disponibilidade de recursos orçamentários exclusivos para este fim e da prévia autorização e aprovação do Conselho Deliberativo em reunião ordinária.

5. CRITÉRIOS DE ELEGIBILIDADE

Para usufruir do incentivo é necessário:

 Pertencer ao quadro de associados da AESABESP há pelo menos 1 ( um ) ano;

 Atuar em área, ocupar cargo ou desenvolver atividades que tenham relação com a temática/objetivo do curso, quer na SABESP ou fora dela;

 Ter aprovação, por escrito, do gerente da área de atuação, caso o horário do curso coincida com o horário de trabalho do associado, caso o associado seja empregado da SABESP.

 Ter parecer técnico favorável da Diretoria Cultural, que analisará se o curso ou especialização está relacionado com a área de engenharia de saneamento ambiental e ou com as finalidades da AESABESP ou de gestão empresarial.

(3)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

 É condição básica que todo candidato interessado tenha permanecido sócio ou tenha se inscrito como sócio da AESABESP e tenha participado, como Congressista, do último Encontro Técnico.

 Terão prioridade ao benefício os associados que nunca usufruíram o “auxilio bolsa” pela AESABESP.

 Estar em dia com as mensalidades da AESABESP.

6. DURAÇÃO DO AUXÍLIO BOLSA DE ESTUDOS

O auxílio bolsa de estudos é concedido pelo prazo de duração do curso, limitado a 2 (dois) anos para os cursos de nível superior e a 1 (hum) ano aos cursos técnicos ou operacionais, iniciando os benefícios a partir do mês subseqüente ao sorteio do referido subsídio.

Nota: O associado poderá pleitear o auxílio bolsa de estudos por período superior a dois

anos consecutivos, mas só poderá ser atendido no caso de não haver candidatos suficientes para preencher o número de bolsas previstas para aquele ano.

7. SUBSÍDIO

 A AESABESP poderá subsidiar até 25% do valor total da mensalidade do curso, com teto máximo de até 70% do salário mínimo vigente.

 A manutenção do subsídio fica condicionada à obtenção dos índices mínimos de aproveitamento e freqüência definidos pela entidade que realiza o curso.

8. RECURSOS FINANCEIROS

A Diretoria Técnica Cultural deve prever verba anual no seu orçamento para o desembolso dos valores previstos no Auxílio Bolsa de Estudos, conforme disponibilidade financeira da AESABESP.

9. NUMERO DE AUXÍLIO BOLSA DE ESTUDO

O Conselho Deliberativo da AESABESP aprovará, anualmente, até 10 (dez)Auxílio Bolsa de Estudos, conforme indicação da Diretoria Cultural, após avaliação prévia dos pedidos encaminhados e da disponibilidade orçamentária.

(4)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

10. RESPONSABILIDADES

A Diretoria Cultural é responsável pela análise e aprovação dos associados sorteados e assim operacionalizar:

 Todas as concessões do Auxílio Bolsa de Estudos, no limite máximo de 25% do valor total da mensalidade do curso, com teto máximo de até 70% do salário mínimo vigente na data de formalização do Termo de Compromisso.

 Aprovação da realização de cursos fora do Estado de São Paulo ou do Brasil, em conjunto com a Presidência, situação na qual devem ser cumpridas todas as demais aprovações previstas nos regulamentos internos da Sabesp e neste regulamento.

NOTA: Cabe ao associado contemplado efetuar a inscrição no curso, sendo que, em

situações específicas, esta poderá ser feita pela AESABESP.

11. PROCESSO DE DISTRIBUIÇÃO DAS BOLSAS

As bolsas serão sorteadas na reunião de Natal, em data que será divulgada previamente por e-mail, site e jornal e terão direito ao sorteio somente os associados presentes no evento, exceção feita apenas aos associados que residem no litoral e interior.

Nota 1 - A ausência ao sorteio por parte dos associados por motivo “justificável” deverá

ser avisada, antecipadamente, até o dia anterior ao sorteio, por e-mail encaminhado à Diretoria Cultural, que analisará a procedência ou não da “justificativa”.

Nota 2 - Caso haja bolsas de estudos remanescentes, elas deverão ser sorteadas ao final

da reunião ordinária, de fevereiro, do Conselho Deliberativo, realizada na sede da AESABESP, na qual é franqueada a presença de associados interessados.

12. DIVULGAÇÃO DO SORTEIO

A divulgação dos nomes dos associados contemplados com as respectivas bolsas de estudos será efetuada no momento do sorteio e, em até 30 dias após a data do sorteio, nos meios de comunicação disponíveis (e-mail, site e Informativos AESABESP).

13. PAGAMENTOS

 O associado deve responsabilizar-se pela entrega do “Termo de Compromisso”, devidamente assinado, na sede da AESABESP, logo após a divulgação do resultado do sorteio.

(5)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

 O associado é o responsável pelo pagamento integral junto à escola, das importâncias referentes à inscrição e mensalidades, nos períodos e condições acordados com a entidade educacional.

 O associado deve apresentar as cópias dos recibos de pagamentos de todas as mensalidades na secretaria da AESABESP, a partir do que lhe reembolsará o valor previamente acordado, em um prazo de 7 (sete) dias úteis.

 O associado deve arcar com o pagamento integral de todas as despesas relativas a materiais didáticos, taxas de recuperação, 2a chamada de provas e similares, despesas de transporte, estacionamento e eventuais multas e acréscimos decorrentes de atraso no pagamento da mensalidade.

14. FREQUÊNCIA E APROVEITAMENTO

O associado que não atingir os índices mínimos de freqüência e aproveitamento estabelecidos pela entidade, ou que decida desistir do curso sem autorização da Presidência / Diretoria da AESABESP, sofreráas seguintes conseqüências:

• Perda do Auxílio Bolsa de Estudos; e

• Ressarcimento à AESABESP dos valores reembolsados.

15. DESLIGAMENTO

Caso o empregado contemplado com bolsa de estudos venha a pedir, desligamento do quadro de associados,tais fatos acarretarão:

15.1- perda do Auxílio Bolsa de Estudos e, neste caso, a AESABESP deve suspender o pagamento dos valores compromissados.

15.2- ressarcimento à AESabesp dos valores reembolsados.

Nota: Caso o associado peça o desligamento do quadro de associados da AESABESP,

antes de completar 5 (cinco) anos do recebimento da última parcela do auxílio bolsa, será obrigado a ressarcir o valor pago pela AESABESP.

(6)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

Todo associado que participar do programa Auxílio Bolsa de Estudos, subsidiado pela AESABESP, deve:

• Apresentar proposta de aplicabilidade do curso na área de saneamento básico e meio ambiente;

• Disponibilizar o conhecimento adquirido para a empresa, através de programas e/ou treinamentos pré-estabelecidos e aprovados pela Diretoria Cultural da AESABESP;

• Caso o curso exija a apresentação de um trabalho final, como monografia ou tese, o objetivo do mesmo deve ser sobre temas de interesse da AESABESP;

• Apresentar seu trabalho ou parte dele no primeiro Encontro Técnico, promovido pela AESABESP, após o final de seu curso.

• Encaminhar 01 (uma) cópia encadernada e 01 (uma) cópia em CD da respectiva monografia ou dissertação para a AESABESP, que disponibilizará para divulgação no site

www.aesabesp.com.br e enviará o material à biblioteca da SABESP, desde que a

mesma não possua uma cópia em seu acervo.

Nota - A propriedade intelectual de uma dissertação ou tese deve ser compartilhada

igualmente entre a AESABESP e o autor do trabalho.

17. CABE À SECRETARIA DA AESABESP

• Assessorar a Presidência e Diretoria Cultural em todo o processo de solicitação de auxílio de bolsas para associados para os cursos de graduação (exclusivo para tecnólogos que farão complementação), de mestrado, pós-graduação e de extensão ou complementação universitária, além dos cursos técnicos e operacionais na área de Saneamento Ambiental, a serem efetuados pelos sócios colaboradores;

18. CABE AO DIRETOR CULTURAL

• Acompanhar o desenvolvimento do associado durante o curso ou conclusão do seminário, bem como o retorno de aplicabilidade dos conhecimentos adquiridos pelo associado, perante a comunidade;

• Auxiliar na programação de eventos, para viabilizar o repasse do conhecimento adquirido pelo associado, quanto à apresentação de tese ou de trabalho final do curso para os demais empregados da empresa.

(7)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

19. TERMO DE COMPROMISSO

• Todo associado que participar de cursos de graduação, de mestrado, de pós-graduação e de extensão ou complementação universitária, subsidiados pela AESABESP, deve assinar um Termo de Compromisso (conforme Anexo), onde deve constar a obrigatoriedade de transmitir o repasse do conhecimento adquirido para o quadro de associados da AESABESP, dentro de um prazo de até um ano após o término do curso. • O pagamento da última mensalidade será liberado somente após terem sido cumpridas as premissas previstas no capítulo 16.

OBS: Deverá ser apresentado, juntamente com o Termo de Compromisso, o cronograma

de desembolso das mensalidades, emitido pela entidade de ensino.

20. DEFINIÇÕES

Para os efeitos deste orientador aplicam-se as seguintes definições:

A) STRICTO SENSU: curso que objetiva, essencialmente, formar doutores e mestres aptos a planejar e desenvolver projeto(s) inovador(es) com base tecnológica e de gestão

dirigidos à solução prática dos problemas;

B) PÓS-GRADUAÇÃO: curso que objetiva, essencialmente, formar especialistas, dirigido

para aqueles que já concluíram um curso de graduação, que visa, estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica e proporcionar o treinamento de técnicos de alto padrão;

C) LATO SENSU: curso de especialização em determinado tema e/ou área, com uma

carga horária mínima de 360 horas/ aula;

D) EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA: curso de aperfeiçoamento que tem por objetivo o

aprofundamento de conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias ao domínio profissional;

E) MBA – curso de especialização em Administração, com carga horária mínima de 360

horas/aula.

F) TÉCNICO EM SANEAMENTO AMBIENTAL: curso de aperfeiçoamento na área de

Saneamento Ambiental, destinados aos associados de cargo não Universitários, voltados para o aprofundamento de conhecimentos e aplicações em trabalhos e serviços de Preservação e Educação Ambiental;

G) OPERACIONAIS: cursos voltados para o desenvolvimento das habilidades dos

(8)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

H) PREMISSAS: princípios que definem as bases para o desenvolvimento e conclusão

das proposições apresentadas;

I) SISTEMA ORGANIZACIONAL: é um conjunto de unidades organizacionais localizadas

na alta administração e/ou descentralizadas que executam atividades de mesma natureza na empresa;

J) AUXÍLIO BOLSA DE ESTUDOS ou SUBSÍDIO: contribuição financeira, valor pago

pela AESABESP.

K) COMPLEMENTAÇÃO: Interesse específico de associado com graduação em

tecnologia que pretende graduar-se em engenharia, geologia, arquitetura e geografia.

L) GRADUAÇÂO: curso que objetiva, essencialmente, formar especialistas, que visa,

estimular o desenvolvimento de pesquisa científica e tecnológica e proporcionar o treinamento de técnicos de alto padrão;

São Paulo,

Eng. Olavo Alberto Prates Sachs Eng. Hiroshi Ietsugo Diretor Cultural Presidente

(9)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

ANEXO

(10)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

De um lado AESABESP – ASSOCIAÇÃO DOS ENGENHEIROS DA SABESP, associação civil sem fins lucrativos, qualificada pelo Ministério da Justiça como Organização da Sociedade Civil de Interesse Público, conforme registro nº08071.005810/2008-96, inscrita no CNPJ/MF sob nº 56.765.472/0001-90, com sede nesta Capital à Rua Treze de Maio, n.º 1.642, casa 1, neste ato representada por seu Diretor Presidente Hiroshi Ietsugu, de ora em diante simplesmente denominada AESABESP, de outro como compromissário o senhor xxxxxx, CPF, RG, de ora em diante simplesmente denominado BENEFICIÁRIO; resolvem firmar o presente Termo de Compromisso, na melhor forma de direito e segundo as cláusulas abaixo:

Cláusula Primeira – Este Termo de Compromisso tem por objetivo estabelecer os direitos e deveres das partes, tendo em vista a concessão de bolsa de estudo auxílio ao BENEFICIÁRIO, concernente ao desconto de xxxx% dos valores das mensalidades xxxxxx do curso de xxxxx, a ser realizado no período de ___/__ a ___/__, promovido pela xxxxx, conforme Regulamento de concessão de bolsas de estudo elaborado e publicado pela AESABESP no site www.aesabesp.org.br e que faz parte integrante deste instrumento como se nele estivesse transcrito.

Cláusula Segunda – A fim de cumprir o objeto deste instrumento AESABESP depositará, mensalmente, durante ____ (________________) meses, o valor de R$ _______(...) na conta corrente de titularidade do BENEFICIÁRIO, nºxxxx, junto ao Banco xxxx, agência xxxx.

Parágrafo primeiro - O BENEFICIÁRIO deverá apresentar mensalmente à AESABESP o comprovante do pagamento da mensalidade, pessoalmente ou via fax, para que esta possa efetuar o depósito.

Parágrafo segundo - A não apresentação do comprovante de pagamento, por 2 (dois) meses consecutivos, acarretará na perda do direito ao reembolso dos meses atrasados.

(11)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

Parágrafo terceiro - O BENEFICIÁRIO deverá fornecer no prazo de xxxxx contados da data de assinatura do presente Termo, o cronograma de desembolso das mensalidades, expedido pela entidade de ensino, que passará a fazer parte integrante deste instrumento.

Cláusula terceira – A bolsa de estudo será cancelada com a rescisão do presente Termo de Compromisso nos seguintes casos:

I. Se o BENEFICIÁRIO desistir do curso;

II. Se o BENEFICIÁRIO for demitido do quadro de funcionários da Sabesp, por iniciativa

própria; e

III. Se o BENEFICIÁRIO não obtiver índices mínimos de aproveitamento e freqüência definidos pela entidade que realiza o curso.

Cláusula quarta – O BENEFICIÁRIO deverá devolver os valores pagos em seu favor a título da concessão da bolsa, corrigidos desde a data do efetivo desembolso até a data da efetiva devolução com base no valor do salário mínimo vigente no país no dia da recisão, acrescidos de juros de mora de 1% ao mês, nos seguintes casos:

I. Se sobrevier qualquer das condições de rescisão do presente instrumento, conforme

cláusula anterior, salvo se a demissão dos quadros da Sabesp for de iniciativa da empresa, sem justa causa;

II. Se for desligado do quadro de associados da AESABESP, por iniciativa própria ou

processo disciplinar, antes de completar 5 (cinco) anos do recebimento da última parcela do auxílio bolsa.

Cláusula quinta - O BENEFICIÁRIO se compromete a disseminar os conhecimentos adquiridos com a realização do curso, desenvolvendo a respectiva monografia, dissertação ou tese de conclusão em assunto relacionado aos temas da preservação ambiental e da promoção do saneamento ambiental, apresentando o trabalho O(A) BENEFICIÁRIO(A) se comprometerá a apresentar o trabalho após sua conclusão em um “Momento de Tecnologia” ou “Encontro Técnico”, a critério exclusivo da AESABESP, através de sua Diretoria Cultural, no prazo máximo de até 1 (um) ano da conclusão do curso.

(12)

PADRÃO DO SISTEMA DE GESTÃO

Emitente:

AESABESP

Revisão: 08

Titulo do documento:

PT - REGULAMENTO DE CONCESSÃO DE BOLSA DE ESTUDOS

Parágrafo único – O BENEFICIÁRIO deverá fornecer à AESABESP 01 (uma) cópia em CD e outra impressa do trabalho desenvolvido, no prazo de até 30 (trinta) dias de conclusão do curso.

E por estarem justos e compromissados, firmam o presente Termo de Compromisso em duas vias de igual teor e forma, na presença das testemunhas abaixo.

São Paulo, 24 de novembro de 2009.

_________________________________ ________________________________

HIROSHI IETSUGO OLAVO ALBERTO PRATES SACHS

AESABESP AESABESP

Presidente Diretor Cultural

_____________________________ BENEFICIÁRIO TESTEMUNHAS: _____________________________________ Nome: R.G. _____________________________________ Nome: R.G.

Referências

Documentos relacionados

Podemos então utilizar critérios tais como área, arredondamento e alongamento para classificar formas aparentadas a dolinas; no processamento digital de imagem, esses critérios

Através do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia (CCET), criou os cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia Elétrica, somando-se aos cursos já existentes de

a) Na doença de Crohn dos cólons, ao contrário da reto- colite ulcerativa, o reto tende a se apresentar pouco comprometido ou até mesmo endoscopicamente normal. b)

AMU Análise Musical MTOB Música de Tradição Oral Brasileira. AMUA Análise Musical Avançada MUSITEC Música

־ Uma relação de herança surge quando um objecto também é uma instância de uma outra classe mais geral (exemplo: “automóvel é um veículo”). ־ É sempre possível

Na região Sul da Bahia, tem-se observado que em plantios de gravioleira onde há a presença da formiga caçarema não há ocorrência de ataque da broca-do-fruto sobre os frutos,

3259 21 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas - expressão musical 50 3260 22 Animação e dinamização de actividades lúdico-expressivas -

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan