• Nenhum resultado encontrado

Vamos falar de gestão e qualidade?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Vamos falar de gestão e qualidade?"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

IM

P

R

E

S

S

O

Ano 13 • nº 41 Jukho, Agosto e Setembro de 2017

Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisa da Região Serrana do RS

Vamos falar de

gestão e qualidade?

Vamos falar de

gestão e qualidade?

Jantar Baile do SESCON é

dia 21 de Outubro

Página 3

Presidente Ronaldo Tomazzoni palestra em

Convenção Estadual da Contabilidade

Página 5

Página 8

Entidades criam PQC-RS,

(2)

2

Fale conosco:

www.sesconserragaucha.com.br

relacionamento@sesconserragaucha.com.br presidencia@sesconserragaucha.com.br

Conselho Editorial: Ronaldo Tomazzoni e Thais Trevisol Edição: Chris Finger Informação&Conteúdo

Fone: (54) 3538.2578 | 9967.6489 imprensa@chrisfinger.com.br

Editora: Christiane Finger (MTB 11370)

Diagramação e revisão: Quanta Ideias - www.quantaideias.com.br Impressão: Gráfica JM

Tiragem: 300 unidades

SESCON-SERRA GAÚCHA

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, Bairro Jardim América CEP 95050-520 - Caxias do Sul/RS - Fone:(54) 3228.2425

SESCON em Revista é uma publicação do Sindicato das Empresas de Serviços Contábeis e das Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas da Região Serrana do Rio Grande do Sul.

EDITORIAL

Ronaldo Tomazzoni

Presidente do SESCON-Serra Gaúcha

No competitivo mercado atual as empresas de ser-viços contábeis mais uma vez estão sendo postas a prova.

Os cenários que se desenham apontam para muitos desafios. Sejam pelas imposições da legislação da era sped, pelos constantes desafios trazidos por clientes cada vez mais exigentes ou pelos desafios da utilização dos inovado-res recursos tecnológicos. Mas o maior, e que será o grande diferencial das empresas neste competitivo mercado, é o desenvolvimento da gestão organizacional.

A gestão da organização traz a cultura de boas prá-ticas, de valores e de planos estratégicos definidos pelos gestores e que norteiam os recursos humanos das empre-sas. Pensando nessa realidade, o Sescon apresenta aos seus associados uma nova ferramenta voltada a gestão or-ganizacional das empresas de serviços contábeis, que virá

“A gestão da organização traz a cultura de boas práticas, de

valores e de planos estratégicos definidos pelos gestores e que

norteiam os recursos humanos das empresas. “

auxiliar o processo de modernização e evolução dos negó-cios, denominado “PQC” Programa de Qualidade Contábil.

Esse programa chega num momento bastante opor-tuno, com o propósito de implementar metodologias de qualidade desenvolvidas especialmente para as empresas de serviços contábeis e que serão de grande valia para o continuo desenvolvimento na busca da prosperidade às or-ganizações contábeis e a plena satisfação de seus clientes.

A evolução das empresas passará necessariamen-te pela rápida adaptação às novidades e sua sobrevivência pela atualização da gestão e da especial atenção aos seus recursos humanos.

(3)

3

SESCON-SERRA GAÚCHA

Rua Ítalo Victor Bersani, 1134, Bairro Jardim América CEP 95050-520 - Caxias do Sul/RS - Fone:(54) 3228.2425

NOTÍCIAS

Jantar e Baile para

comemorar o aniversário

O Salão Verde do Recreio da Juventude receberá o Jan-tar e Baile do Sescon-Serra Gaúcha, comemorativo aos 41 anos da entidade. O evento será no dia 21 de outubro, sába-do, às 20h. Os convidados serão recepcionados com jantar e serão embalados pelo show da Banda os Blugs. Ainda haverá uma apresentação surpresa, um presente do Sescon aos seus associados.

Cada empresa associada tem o direito a dois convites (individuais) que deverão ser retirados na secretaria da entida-de até o dia 03 entida-de outubro.  Demais ingressos serão vendidos por R$ 100,00 (individual). Informações - 54. 3228.2425.

Prefeitura e Sescon prestam homenagem às empresas

associadas por tempo de atuação

No dia 24 de outubro, mês em que o Sescon Serra Gaú-cha completa seus 41 anos de fundação, o já tradicional Café com Estudos da entidade receberá as empresas associadas que completam ou completaram em 2017 10 ou mais anos, múltiplos de 10, de atuação na comunidade caxiense.

As homenagens são uma realização da Prefeitura de Caxias do Sul, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Eco-nômico, Trabalho e Emprego (SDETE), e seguem os critérios contidos na lei n° 7.329, de 27 de julho de 2011.

Confira as empresas homenageadas esse ano:

Entidade - Razão Idade

CONTROLLE ASSESSORIA E CONTABILIDADE LTDA - ME 20

PRUX & PRUX LTDA 20

ECHER & ROSA CONTADORES ASSOCIADOS LTDA - EPP 20

GERENCIAL ASSESSORIA CONTABIL LTDA 20

DE MARCHI CONTABILIDADE LTDA - EPP 30

MARTINI OMIZZOLO ORGAN. CONTABEIS LTDA 30

CENCI CONTABILIDADE LTDA 40

ORGANIZA. TEC. CONTABIL RAZAO LTDA 50

Ajudar crianças e idosos em situação de vulnerabilidade pode ser um importante gesto para diminuir as mazelas sociais. Pensando nisso, SESCON-RS e entidades do segmento contábil promovem no dia 29 de setembro a primeira edição do Jantar Contábil Solidário. Os renomados chefs do União Cooks irão preparar doze pratos da alta gastronomia para o jantar-baile no Grêmio Náutico União. A renda será revertida para fundos da Criança e do Idoso, apoiados pelo Programa Escolha o Destino, do Governo do Estado. O evento é aberto a todos os interessa-dos.

O Sescon/Serra gaúcha possui convites para o Jantar Contábil Solidário no custo de R$ 170,00. Além de nossa enti-dade, são parceiros do Jantar Contábil Solidário promovido pelo

SESCON apoia 1º Jantar Contábil Solidário

SESCON-RS, o CRCRS, o Sindiconta, o Ibracon, e a Fenacon. Mais informações pelo e-mail eventos@sesconserragaucha. com.br ou 54. 3228.2425.

(4)

4

MHC Corretora de seguros, empresa com especialida-de nas áreas especialida-de responsabilidaespecialida-de civil, benefícios e garantias, atuando desde 1984. A partir do ano de 2000 estabeleceu par-ceria com a SESCON –SP e lançou o seguro de responsabilida-de civil para empresas contábeis no Congresso responsabilida-de Campos responsabilida-de Jordão e desde então vem participando ativamente dos eventos da categoria em todo Brasil.

A partir de 2004 firmou parceria com a SESCON Ser-ra Gaúcha e desde então vem atuando conosco, atSer-ravés de eventos, visando compartilhar a cultura e conhecimento deste importante instrumento de gestão.

Agora nesta nova fase da parceria, o grande objetivo é o de auxiliar as empresas de serviços em todas as suas

responsabilidades na área de seguros, bem como ampliar o compartilhamento de experiência de tão conceituada corretora no que tange aos riscos profissionais, de gestão e cibernéticos.

A MHC Corretora de Seguros no ramo há mais de 30 anos, atualmente apresenta mais de 10.000 segurados, den-tre pessoas físicas e jurídicas. Ademais, a empresa apresenta referência no mercado para os seguros nas área Responsa-bilidade Civil, Gestores(D&O)e Profissional, nos seguintes seg-mentos, contador, advogado, medico, empresas de tecnologia entres outras .Também atua na áreas de Benefícios , Property e Garantias.

Tendo em vista a relevância da matéria de Responsabi-lidade Civil Profissional e levando em conta a importância da empresa de contabilidade estar atenta a sinistros e indeniza-ções, prevenir é a solução.

MHC Seguros é a nova patrocinadora de gestão da entidade

MHC Corretora de Seguros

Rua Campos Sales, 303 - salas 401 e 402 Centro - Barueri - SP

Fone/Fax (11) 4688.1001 - DDG 0800 101 505

luizlourenco@mhcseguros.com.br - mhc@mhcseguros.com.br mhcseguros.com.br

Seja uma empresa contábil Certificadora Digital

Valorize seu negócio e garanta outros benefícios.

Emita os certificados aos seus clientes com agilidade, economia de tempo e ótimo retorno financeiro. Se preferir, o SESCON se encarrega de contatar o cliente, vender ou renovar os certificados.

Ganhe benefícios e ainda ajude a fortalecer seu sindi-cato.

Mais informações:

(5)

NOTÍCIAS

5

Sescon irá palestrar na Convenção Estadual de Contabilidade

Sescon-Serra Gaúcha e SESCON-RS terão estande na

XVI Convenção Estadual da Contabilidade

Dentro da programação da XVI Convenção Estadual da Contabilidade, que ocorre de 13 a 15 de setembro no Serra Park em Gramado, Sescon Serra Gaúcha e SESCON-RS pro-movem talk show para debater a gestão das empresas de con-tabilidade. Os presidentes Ronaldo Tomazzoni (Sescon Serra Gaúcha) e Diogo Chamun (SESCON-RS) vão realizar a palestra “A importância da gestão para o sucesso das empresas contá-beis” e trazer exemplos de práticas de qualidade dentro de suas empresas. A mediação ficará a cargo do Presidente da Fena-con, Mário Berti, que virá de Brasília para o evento. A palestra acontecerá no dia 13 de setembro, às 16h.

Na ocasião também será divulgado o PQC-RS, Progra-ma de Qualidade Contábil, um projeto ousado construído pelos dois sindicatos e que visa levar práticas de excelência para dentro das empresas contábeis do Rio Grande do Sul.

Com o objetivo de divulgar o PQC-RS - Programa de Qualidade Contábil entre os participantes da XVI Convenção Estadual de Contabilidade do Rio Grande do Sul e XI Encontro Nacional da Mulher Contabilista (ENMC), que acontecerá de 13 a 15 de setembro no Serra Park em Gramado, o Sescon-Serra Gaúcha e o SESCON-RS possuirão um estande na Feira de Negócios e Oportunidades, promovido paralelamente à Convenção.

Além de distribuir material informativo sobre as entidades, as equipes de trabalho dos Sindicatos estarão divulgando o PQC-RS - Programa de Qualidade Contábil e recebendo inscrições das empresas interessadas em se qualificar através do projeto.

(6)

6

No Brasil, o processo contábil envolve, atualmente, três participantes principais: as organizações contábeis (que so-mam cerca de 60 mil escritórios em todo o país), as pequenas e médias empresas e o Governo. Para que todos troquem infor-mações entre si com segurança e precisão, é necessário que as plataformas de tráfego de dados sejam sincronizadas, inde-pendente de sua arquitetura tecnológica ou tipos de dados em uso. Como criar um mecanismo que capacite esses três níveis para uma integração rica e automatizada e, ao mesmo tempo, baixando os custos de operação? A solução está na Contabili-dade Colaborativa, um modelo que poderá mudar o futuro da atividade contábil no Brasil e representar, de forma definitiva, a evolução deste universo.

A Contabilidade Colaborativa tem como princípios re-duzir custos e remover barreiras entre processos e entregas. Além de ajudar o empresário a potencializar o valor de seu negócio perante o mercado, a colaboração na contabilidade ajuda a equilibrar a carga de trabalho ao longo do ano, reter e fidelizar clientes, ter mais flexibilidade e aumento da receita mensal recorrente.

Nos processos que envolvem a Contabilidade Colabora-tiva, a nuvem é usada como ambiente padrão para a troca de informações, tornando possível o trabalho de múltiplos partici-pantes em um arquivo e minimizando a necessidade de pro-cessos sequenciais. A atualização constante pode dar origem a relatórios e análises oportunos, incrementando e diferenciando o atendimento prestado pela empresa contábil ao cliente, com total segurança e solidez.

Por Roberto Regente Jr.,

CEO da Wolters Kluwer, Unidade de Negócios Fiscal e Contábil no Brasil

Em paralelo, a instantaneidade poderá criar o paradigma da não necessidade de relação contratual entre empresas con-tábeis e clientes para o contador, significa poder vender tran-sações pontuais dentro do universo de serviços que oferece e sem necessariamente ter ou estabelecer vínculos contratuais. Para o cliente, significa total liberdade de escolha. Para a so-ciedade como um todo, representa a adoção de uma economia de escala (preços mais baixos para serviços pontuais). E, para o Governo, uma gestão mais eficiente dos riscos e total aderência a políticas de conformidade.

Atentas a este cenário e consciente das possibilida-des de implantação possibilida-dessa cultura no Brasil, várias empresas – como a Wolters Kluwer – já se adiantaram ao chamado do mercado e desenvolvem soluções responsivas à Contabilidade Colaborativa, que permitem encurtar a distância entre contado-res e clientes. Embarcar nesta jornada significa promover uma evoluão do modelo de negócio das empresas contábeis, trans-formar o que hoje é considerado atividade braçal em serviço consultivo e, ainda, abrir novas

possibilidades para o empresário contábil. C M Y CM MY CY CMY K MKT-181_REVISTA_SESCON_SERRA_GAUCHA_FINAL.pdf 1 8/31/17 4:59 PM

Contabilidade Colaborativa, um movimento que

poderá mudar o futuro da atividade no Brasil

(7)

NOTÍCIAS

Sescon realiza Pesquisa Salarial e de Indicadores Econômicos 2017

Empresas associadas ao Sescon-Serra Gaúcha

po-dem realizar a Pesquisa Salarial e de Indicadores Econômicos 2017. As informações dispostas nesta ferramenta poderão ser utilizadas para definir políticas salariais em suas empresas, acompanhando a realidade atual do setor e auxiliando a área de Recursos Humanos a manter uma política bem definida de pagamento dos colaboradores.

Ainda, a pesquisa serve para auxiliar na gestão e nas tomadas de decisões, por conta da inclusão dos Indicadores Econômicos neste ano. Acompanhar e comparar alguns destes dados que impactam o setor de serviços contábeis de nossa re-gião pode mostrar como seu negócio está em relação a outras empresas do setor.

A pesquisa é online e sigilosa, onde os dados são pre-enchidos por meio de planilhas eletrônicas e armazenados na nuvem. Após, os resultados poderão ser acessados por meio

de login e senha. O associado pode participar até dia 30 de setembro e, dessa forma, garantir a devolução dos resultados comparativos dos indicadores.

Solicite seu login e senha para acesso ao sistema pelo email pesquisarh@sesconserragaucha.com.br ou pelo telefone (54) 3228.2425.

Café com Estudos terá palestra especial pelo Outubro Rosa

O Café com Estudos de outubro do Sescon-Serra

Gaú-cha será especial. Na oportunidade, além das homenagens que a Prefeitura de Caxias do Sul e a entidade farão pelas empresas associadas por tempo de serviço, a Comissão da Mulher do CRC/RS divulgarão ações pelo outubro rosa, mês mundialmen-te conhecido para estimular a luta contra o câncer de mama.

Durante o evento, que acontecerá dia 24 de outubro, às 8h, no restaurante subsolo na CIC Caxias, terá como pales-trante a coaching Carolina Maino, sobre o tema “Inteligência Emocional, da teoria à prática”.

As vagas são limitadas, sendo um ingresso gratuito por empresa associada ao Sescon-Serra Gaúcha e os demais a um custo de R$ 25,00. Empresas não

asso-ciadas o valor é de R$ 35,00. Informa-ções e inscriInforma-ções pelo telefone

(54) 3228.2425 ou pelo e-mail eventos@sesconserragaucha.com.br

(8)

8

O PQC-RS - Programa de Qualidade Contábil é um programa criado pelo SESCON-RS e SESCON Serra Gaúcha, que visa fortalecer e reconhecer as organizações contábeis do Rio Grande do Sul pelo trabalho desenvolvido em prol da me-lhoria da gestão e aumento dos resultados.

O PQC-RS está embasado em critérios isentos e in-dependentes, tendo como principal norteador o Modelo de Ex-celência da Gestão® (MEG), da FNQ – Fundação Nacional da Qualidade. O MEG está alicerçado por um conjunto de concei-tos denominados Fundamenconcei-tos da Excelência em Gestão. Os Fundamentos da Excelência expressam conceitos reconhecidos internacionalmente e traduzem-se em processos gerenciais e consequentes resultados, que são encontrados em organiza-ções classe mundial, ou seja, aquelas que buscam, constante-mente, aperfeiçoar-se e adaptar-se às mudanças globais.

Benefícios do PQC-RS: Aprimoramento dos processos internos e estrutura, Capacitação e atualização profissional, Di-ferencial de mercado, Atualização de acordo com as mudanças do mercado e a globalização do setor, Fidelização dos clientes, Qualidade nos serviços prestados

Novas tendências de atuação, Melhoria contínua nos serviços prestados, Aumenta o nível de organização interna da Empresa, Possibilita conhecer e melhorar os processos impor-tantes para a conformidade do serviço, Aumenta o controle da Direção e a produtividade, Melhora a transferência interna de conhecimentos e desenvolvimento de competências, Redução

dos custos com retrabalho, Aumento da competitividade, com custo mais baixo, Aumento da satisfação dos Clientes.

O PQC está estruturado para que as organizações con-tábeis possam participar independente do tamanho, do estágio da gestão e da localização. Trata-se de um incentivo a evolução da gestão e o reconhecimento a cada estágio alcançado. As possibilidades de participação são:

Participação, Uma Estrela, Duas estrelas, Três Estrelas, Quatro Estrelas e Cinco Estrelas

 Para cada estágio estão estabelecidos critérios mínimos de participação, possibilitando que cada organização escolha o nível que queira participar. Além dos critérios mínimos de parti-cipação, nos estágios dois (2) a seis (6), as organizações terão que se submeter a uma avaliação por uma Comissão Organiza-dora e Avaliadores Externos isentos e independentes. Ao atin-gir os requisitos básicos exigidos por cada estágio, a empresa participante receberá o certificado e a permissão para utilizar o selo referente ao seu nível atual dentro do Programa, obser-vando os parâmetros legais, de identidade visual e período de vigência (12 meses a partir da certificação).

Acesse o site do programa  www.pqcrs.com.br e veri-fique como funciona, quais modalidades, regulamento, investi-mento e como participar. 

(54)3228.2425 ou eventos@sesconserragaucha.com.br

Empresas podem se qualificar

através do PQC-RS

Referências

Documentos relacionados

 Tendo em vista a importância das culturas de língua francesa para o patrimônio cultural mundial, o domínio da língua francesa favorece a leitura de

Vale reforçar que a classificação das áreas sob suspeita de contaminação ou contaminadas subdivide-se em: Áreas com Potencial de Contaminação (AP), Áreas

Vale reforçar que a classificação das áreas sob suspeita de contaminação ou contaminadas subdivide-se em: Áreas com Potencial de Contaminação (AP), Áreas Suspeitas

AUTO POSTO BOA VISTA LTDA - POSTO BOA VISTA Atividade: Postos revendedores de combustíveis e afins Endereço: Avenida Elisio de Brito, 195. Coordenadas: X= -43.906736 | Y= -19.896134

Atividade: Postos revendedores de combustíveis e afins Endereço: Avenida Cristiano Machado, 2.000 - Belo Horizonte Coordenadas: X= -43.928691 | Y= -19.890004 | Datum:

Qualquer participante do Programa de Qualidade de Empresas Contábeis – PQEC, entendido este como o associado do SESCON-SP ou da AESCON/SP admitido ao programa pode

O tempo utilizado mostrou-se eficiente para observarmos em longo prazo os efeitos da deficiência hormonal, confirmando que os maiores efeitos sobre o tecido ósseo ocorrem

Situação 2: Organização que está concorrendo a Quinta Estrela e não alcança os 50% das exigências relacionadas a práticas de gestão e resultados no Modelo