• Nenhum resultado encontrado

TIPOS SANGUÍNEOS EM CÃES E GATOS*

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "TIPOS SANGUÍNEOS EM CÃES E GATOS*"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

________________________

* Soratto, P.C. Tipos sanguíneos em cães e gatos. Seminário apresentado na disciplina Bioquímica do Tecido Animal, Programa de Pós-Graduação em Ciências Veterinárias, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2016. 9p.

TIPOS SANGUÍNEOS EM CÃES E GATOS*

Histórico da transfusão

A transfusão sanguínea é considerada uma forma de transplante, onde o sangue é transplantado do doador para o receptor, utilizada geralmente em casos de anemia, hemorragia, coagulopatia ou hipoproteinemia. Após ser coletado do cão doador, o sangue pode ser imediatamente transfundido em um animal receptor, ou pode ser fracionado em hemocomponentes (KRISTENSEN; FELDMAN, 1995).

A história do início das transfusões sanguíneas passou por várias etapas. Inicialmente envolvendo transfusões de um animal para outro e em seguida, transfusões de animais ao homem. Os primeiros experimentos relatos com transfusão de sangue ocorreram em Oxford no ano de 1666, com Richard Lower (1631-1703) quem realizou experimentos com sangue transfundido de um cão para outro. Em 1667 Lower realizou outra transfusão, em um estudante da Universidade de Cambridge que havia rachado a cabeça, com sangue de ovelha transfundido duas vezes, e o estudante sobreviveu. Porém após este caso, outras transfusões foram realizadas sem o mesmo sucesso e logo esta terapia caiu em descrédito (GIANGRANDE, 2000)

A primeira pessoa que realizou transfusão de sangue de um humano para outro foi James Blundell, obstetra do Hospital St. Thomas, em Londres. Após ver muitos casos de pacientes morrendo por hemorragia pós-parto, desenvolveu uma pesquisa sobre transfusão de sangue usando apenas cães. Ele mostrou que a morte por hemorragia poderia ser evitada em cães e concluiu que "somente o sangue humano deveria ser empregado", depois de observar que a doação de sangue canino para humanos levava a morte. Ele desenvolveu uma seringa com duas vias, e isso foi usado com um considerável grau de sucesso no tratamento de mulheres com hemorragia pós-parto. Seu primeiro relato de uma transfusão de sangue de entre humanos foi apresentado à Sociedade Médico-Cirúrgica de Londres em 22 de dezembro de 1818. Isso representou o início da era moderna da medicina transfusional (BLUNDELL, 1828; JONES; MACKMUL, 1928).

A medicina transfusional veterinária teve início apenas a partir de 1950 quando a existência de equipamentos apropriados tornou praticáveis as transfusões, e nos últimos anos, tem ocorrido interesse cada vez mais intenso na pesquisa, e também nos aspectos clínicos da medicina transfusional veterinária. Bancos de sangue veterinários, para suprir a demanda das clínicas, foram estabelecidos desde então principalmente nos grandes centros (KRISTENSEM; FELDMAN, 1995).

(2)

2 Atualmente no Brasil houve um crescente interesse da comunidade científica na área da medicina veterinária transfusional, resultando em algumas publicações recentes sobre armazenamento de hemocomponentes, frequência de tipo sanguíneo, reações transfusionais e fatores de exclusão laboratorial em cães doadores de sangue (Reichmann e Dearo, 2001; Gonçalves, 2006; Callan, M.B. et al., 2008; Lacerda et al., 2009; Back et al., 2011; Baumgarten et al., 2011; Costa, 2011; Esteves et al., 2011; Viana, 2011; Casari, 2012; Kohn, Classe e Weingart, 2012; Souza et al., 2012; Thomovsky e Bach, 2014).

Os doadores caninos

O candidato a doador de sangue canino deve ser saudável, ter idade entre 2 e 8 anos, com preferência para mais novos que serão doadores por mais tempo e o peso deve estar em torno de 28 kg. Devem ser cães com temperamento calmo, para facilitar a manipulação durante a coleta. O cão deve receber cuidados veterinários, incluindo vacinas e vermífugos regularmente. Os doadores não podem estar recebendo nenhuma medicação, assim como não podem ter recebido nenhuma transfusão sanguínea anteriormente, evitando a presença de anticorpos contra diferentes tipos de sangue. O uso de sedativos não é recomendado para doadores, pois requerer de sedação para o processo é um dos fatores que leva a exclusão de um possível doador. Para prevenir a possibilidade de efeitos adversos de estresse na cadela e seus filhotes, fêmeas em período pós-parto são evitadas como doadoras. As fêmeas doadoras devem ser nulíparas e castradas. Cães podem doar de 13 a 17 mL de sangue/kg de peso corporal em intervalos de 3 a 4 semanas.

Após o levantamento do histórico do animal, um segundo processo de triagem inicia através do exame clínico do doador, sendo importante que a saúde do doador seja assistida regularmente por um veterinário. Exames laboratoriais incluindo hemograma completo, bioquímica sérica de função renal e hepática, urinálise e exame de fezes são indicados para triagem. O hematócrito dos candidatos a doadores deverá estar acima de 40%. A determinação do hematócrito é indispensável para garantir produtos sanguíneos com adequada concentração de hemácias para transfusão e para prevenir a ocorrência de anemia secundária à doação nos cães e gatos doadores.

Os testes específicos para doenças infecciosas, vão depender da epidemiologia de determinada doença na região geográfica do animal. Doenças infecciosas que potencialmente são transmitidas através da transfusão sanguínea incluem Babesia sp., Leishmania spp., Erlichia

spp., Anaplasma sp., Neorickettsia sp., Brucella canis, Trypanossoma cruzi, Bartonella vinsonii

(3)

3 que vivem em regiões endêmicas. Triagem para agentes infecciosos que podem ter algum impacto sobre a saúde do doador também é uma importante consideração.

Tipagem sanguínea em caninos

As membranas celulares de eritrócitos têm antígenos espécies específicos (glicolipídeos e glicoproteínas) que constituem a base para a classificação de grupos de sangue. Sabe-se que assim os cães têm diferentes tipos sanguíneos, denominados DEA 1.1, DEA 1.2, DEA 3, DEA 4, DEA 5, DEA 7. Os grupos DEA 6 e DEA 8 foram reconhecidos na Segunda Oficina Internacional de Imunogenética, mas devido a inexistência de anti-soros para estes antígenos não têm sido estudados. Cães não apresentam em seu organismo anticorpos naturais contra o sistema DEA 1, o que ocorre apenas nos sistemas DEA 3, DEA 5 e DEA 7.

Anticorpos contra DEA 1.1 ou 1.2 são produzidos num receptor negativo 4-14 dias depois a primeira transfusão de eritrócitos positivos para ambos os DEA 1.1 ou 1.2 e induz a uma reação transfusional retardada que leva a destruição rápida de eritrócitos transfundidos, diminuindo a eficácia da transfusão. Se o cão recebe subsequentes transfusões de sangue incompatíveis, o destinatário sensibilizado pode desenvolver uma reação hemolítica aguda.

DEA 1.1 é referido como tendo a maior relevância clínica por sua antigenicidade forte,

e é considerado o mais forte entre todos antígenos. Portanto, a tipagem sanguínea de

ambos, doadores e destinatários, para este antígeno é altamente recomendado.

Os anticorpos anti-DEA 4 raramente ocorrem, e os cães DEA 4 negativos sensibilizados não apresentam hemólise após transfundidos com sangue DEA 4 positivos. Sendo assim, são considerados doadores universais os cães negativos para todos os outros grupos e positivos para DEA 4.

Cães DEA 3 tem uma baixa prevalência nos Estados Unidos (6%), com maior frequência em cães da raça Greyhound. DEA 4 tem uma alta prevalência (98%) . Reação hemolítica grave à transfusão ocorreu em um cão DEA 4-negativo previamente sensibilizado a partir de exposição a um doador DEA 4-positivo. Antígenos DEA 5 e 7 estão presentes em 23% e 45%, respectivamente, da população canina, e controvérsia existe a respeito do significado clínico dos anticorpos dirigidos.

A prática de transfusão exclusivamente de produtos DEA 1.1 limita a sensibilização e a ocorrência de reações de transfusão hemolítica aguda. A tipagem para outros antígenos DEAs tem sido difícil devido à disponibilidade limitada dos reagentes e à dificuldade na interpretação dos resultados de aglutinação. Atualmente, aglutinação em tubo é o único procedimento utilizado para testar DEA 1.1, 1.2, 3, 4, 5, e 7. O teste é restrito a um laboratório (Animal Blood

(4)

4 Resources International). Métodos disponíveis para tipagem de antígenos DEA 1.1 incluem cartões de digitação (DMS RapidVet-H, DMS Laboratories), kits de cartucho (Teste Rápido DEA1.1, Alvedia), aglutinação em tubo e coluna de aglutinação em gel dentro de microtubos (ID-Gel Teste Canine DEA 1.1, DiaMed-Vet).

A tipagem sanguínea é sempre recomendada em cães, assim em casos de emergência transfusional canina é preconizado o uso de bolsas de doadores DEA 1.1 negativo, por ser o grupo sanguíneo mais seguro. Um novo tipo sanguíneo foi identificado recentemente em Dálmatas denominado Dal. Dálmatas que não apresentam o antígeno Dal, podem sofrer reações transfusionais hemolíticas tardias e agudas.

O teste de reação cruzada pode ser usado quando a tipagem sanguínea não é avaliada ou não está disponível. Um resultado compatível não significa que o doador e o receptor possuem o mesmo tipo sanguíneo, mas que não foram detectados anticorpos no soro do receptor contra as hemácias do doador, prevenindo apenas a ocorrência de reação transfusional hemolítica aguda e não as demais reações imunológicas. O teste de compatibilidade sempre deve ser realizado antes da transfusão.

Os doadores felinos

O doador felino ideal deve ter idade aproximada de 1 a 8 anos e pesar acima de 4,0 kg. Machos são mais procurados por serem maiores. O animal deve ser vacinado anualmente para doenças infecciosas importantes. Devido à preocupação com doenças infecciosas os doadores devem viver preferencialmente sem acesso à rua. É preconizado que os animais tenham temperamento dócil, mas independentemente do temperamento, a maioria dos gatos irá exigir algum tipo de sedação ou contenção química para a coleta do sangue. Um protocolo eficaz consiste na associação de cetamina ao midazolam, a dose necessária de sedativos, bem como a escolha do protocolo varia entre os estudos, com relatos sobre a coleta com a associação de cetamina, na dose 5-6 mg/kg, ou midazolam na dose 0,1 mg/kg.

A avaliação do histórico do animal a fim de identificar qualquer tratamento recente, doença grave anterior ou transfusão já realizada é tão importante quanto um exame físico adequado. Exames laboratoriais como hemograma completo e triagem bioquímica devem realizados e atualizados a cada doação. Exames complementares para algumas doenças específicas também devem ser realizados como vírus da leucemia felina (FeLV), imunodeficiência felina (FIV) e peritonite infecciosa felina (PIF), além de testes para dirofilariose e infecção por Hemobartonella. Gatos adultos podem doar no máximo 11 a 13 mL/kg a cada dois ou três meses.

(5)

5

Tipagem sanguínea em felinos

Em felinos o sistema de antígenos de células vermelhas adotado foi o de grupo sanguíneo AB, que contém três tipos de sangue: tipo A, Tipo B e do tipo raro AB (AUER & BELL 1981, GIGER 2000). Embora os antígenos de superfície dos eritrócitos do sistema de grupo sanguíneo AB dos felinos seja diferente do sistema de grupo sanguíneo ABO humano os gatos também possuem aloanticorpos naturais (também conhecido como isoanticorpos) contra o antígeno de grupo sanguíneo faltante. Estes aloanticorpos são de grande importância na prática clínica porque podem induzir a reações de incompatibilidade sanguínea. O tipo sanguíneo de gatos é determinado por seus 3 alelos, aonde A é dominante sobre o raro AB que é dominante sobre o B. O tipo A é o sangue mais comum encontrado em gatos domésticos. Contudo, a frequência dos tipos de sangue em gatos domésticos sem raça definida varia em todo o mundo. Em uma pesquisa feita em gatos de raça foi relatado que 46% de Angora Turco e 60% de Van Turco tinham sangue tipo B (ARIKAN et al., 2003).

Gatos tipo A podem ter fracos anticorpos anti-B, o que pode causar uma sobrevida curta dos eritrócitos em um receptor tipo B. No entanto, gatos tipo B, tem fortes anticorpos anti-A podendo causar uma reação fatal com apenas 1 mL de sangue transfundido. O tipo AB não possui anticorpos tipo A nem B. Porém, gatos AB apenas devem receber transfusões de tipos A ou AB, pois o tipo B possui muitos anticorpos anti-A.

Incompatibilidade sanguínea pode causar duas reações potencialmente fatais. A primeira é a reação transfusional hemolítica aguda que esta associada com anemia hemolítica grave, choque anafilático e pode levar até a morte, especialmente quando um gato tipo B recebe sangue tipo A. Estas reações podem ser evitadas pela tipagem de felinos doadores e receptores e antes da transfusão. A segunda reação de incompatibilidade é a isoeritrólise neonatal felina, que ocorre quando gatos filhotes do tipo A ou AB são gerados de uma gata do tipo B. Isoeritrólise neonatal é provocada pela absorção de aloanticorpos anti-A, que ocorrem naturalmente no colostro da gata tipo B. Estes aloanticorpos só são transferidos através do colostro para os filhotes durante o primeiro dia de vida e causa destruição de glóbulos vermelhos destes. Os sinais clínicos em filhotes afetados podem ser variáveis, variando de ausentes para hemoglobinúria grave e da morte nos primeiros dias de vida. Isoeritrólise neonatal pode ser evitada, evitando acasalamentos entre gatas do tipo B e gatos tipo A ou AB.

Um dos métodos utilizado para tipagem sanguínea felina é preparado a partir de soro de gatos do tipo B contendo anticorpos anti-A e uma solução anti-B preparada com Triticum

vulgaris, uma lectina de germe de trigo que induz preferencialmente aglutinação das células do

(6)

6

ressuspensas em solução tamponada com fosfato para alcançar um hematócrito de 4%. Depois são pipetados o anti-soro (50 µL) e uma solução de anti-B (50 µL) em dois tubos separados, é adicionada a suspensão de células do sangue (25 µL) para cada tubo e mistura-se cuidadosamente. Em seguida os tubos são incubados a temperatura ambiente durante 15 minutos, e recentrifugados durante 15 segundos. Finalmente, os tubos são suavemente agitados, e a presença de aglutinação é registrada.

Em gatos como não existem doadores universais deve-se sempre fazer uma tipagem sanguínea antes da transfusão, mesmo em caso de emergência para evitar risco de vida. Recentemente o antígeno MiK também foi detectado (WEINSTEIN, 2007). É essencial que além da tipagem sanguínea realize-se um teste de compatibilidade entre doador e receptor antes da primeira transfusão em felinos.

Reações transfusionais

Antes de indicar uma transfusão é importante avaliar a relação risco-benefício deste hemocomponente para o animal, pois algumas reações transfusionais podem ocorrer e prejudicar a condição clínica do receptor. As reações podem ser imunológicas, hemolíticas ou não e não imunológicas. A triagem correta do doador evita que ocorra algumas reações durante a transfusão.

As reações hemolíticas agudas ou reações de hipersensibilidade tipo II, são caracterizadas por hemólise intra ou extravascular, mediadas por IgG ou IgM e verificadas nos cães previamente sensibilizados para DEA 1.1. Nessa alteração pode ocorrer fixação do complemento, liberação de substâncias vasoativas e de citocinas infamatórias. A severidade depende da titulação de anticorpos e os sinais clínicos observados são hipertermia, taquicardia, taquipneia, dispneia, tremores vasculares, vômito, icterícia, hemoglobinemia e hemoglobinúria. Na suspeita desta reação a transfusão deve ser suspensa e o paciente monitorado. Os mesmos sinais ocorrem em contaminação bacteriana da bolsa de sangue. Neste caso uma hemocultura deve ser realizada para confirmar esta reação.

As reações não hemolíticas são reações agudas alérgicas ou anafiláticas (hipersensibilidade tipo I), muitas vezes mediadas pelo IgE e mastócitos, e os sinais mais comuns são prurido, eritema, edema, vômito e dispneia. Quando esse tipo de reação ocorre, a transfusão também deve ser suspensa e o paciente deve ser examinado em busca de evidências de choque. Revertendo o caso a transfusão pode ser retomada. Reações não hemolíticas também podem ocorrer contra leucócitos e plaquetas, caso em que hipertermia é verificada em até 20 horas após a transfusão.

(7)

7 Reações tardias podem ocorrer até 2 a 21 dias após a transfusão e os sinais são de uma hemólise extravascular, e uma redução do hematócrito é observada.

Reações não imunológicas podem ocorrer por rápida administração de hemocomponentes. Nestes casos a transfusão deve continuar, porém com uma menor taxa de infusão. Policitemia e hiperproteinemia podem ser observadas também por excesso de administração de hemocomponente. Outras causas de reações incluem contaminação bacteriana, trombose, acidose, hipercalemia, embolia gasosa e transmissão de doenças infectocontagiosas.

A ocorrência de reações transfusionais pode ser diminuída seguindo as normas apropriadas do uso de produtos sanguíneos. Um dos métodos mais importantes para evitar uma reação é minimizar a transfusão de produtos desnecessários ao paciente, fracionando os hemocomponentes sempre que possível.

Referências bibliográficas

ABRAMS-OGG, A.C.G. Pratical Blood Transfusion. In DAY, M.; MACKIN, A.; LIT-TLEWOOD.J. Manual of Canine and Feline Haematology anad Transfusion Medicine. 1 ed. Hampshire: British Small Animal Veterinary Association, cap.2, 2000, p.263-303. AUER, L. & BELL, K. The AB blood group system of cats. Animal Blood Groups,

Biochemistry and Genetics 12, 1981, p. 287-297.

ARIKAN, S., DURU, S. Y., GURKAN, M., AGAOGLU, Z. T. & GIGER, U. Blood type A and B frequencies in Turkish Van and Angora cats in Turkey. Journal of Veterinary Medicine A 50, 2003, p. 303-306.

BACK, F. P. et al. Exclusão laboratorial pré-doação de cães doadores de sangue no serviço de hemoterapia “Pets que salvam- LACVET/UFRGS” 38° Congresso Brasileiro de Medicina Veterinária, Florianópolis, 2011.

BAUMGARTEN, A. et al. Changes of platelet function and blood coagulation during short-term storage of CPDA-1-stabilised ovine blood. Res. Vet. Sci., v. 91, p. 150-8, 2011. BLAIS M.C. et al. Canine Dal blood type: A red cell antigen lacking in some Dalmatians.

Journal Veterinary Internal Medicine, v.21, p. 281-286, 2007.

BROWN, D.; VAP, L. Princípios sobre transfusão sanguínea e reação cruzada. In: THRALL, M.A. et al. Hematologia e Bioquímica Clínica Veterinária. São Paulo: Rocca, 2007. Cap. 15, p. 188-198.

BUTLER, M., ANDREWS, A. & SMITH, J. E. Reactivity of lectins with feline erythrocytes. Comparative Haematology International 1, 1981, p. 217-219.

CALLAN, M. B. et al. Clinical and clinicopathologic effects of plateletpheresis on healthy donor dogs. Transfusion, v. 48, n. 10, p. 2214-21, 2008.

CASARI, T. M. Reações transfusionais na clínica de pequenos animais. Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, Universidade de Brasília, Brasília, 2012.

COSTA, C. C. M. R. Influências das alterações físicas e químicas sobre a função plaquetária e a expressão da GPIIbIIIa em concentrados de plaquetas caninos estocados. 2011. 91 (Mestrado). Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia,

(8)

8 Departamento de Clínica Médica, Universidade do Estadual Paulista, Botucatu, São Paulo.

ESTEVES, V. S. et al. Frequencies of DEA blood types in a purebred canine blood donor population in Porto Alegre, RS, Brazil. Pesquisa Veterinária Brasileira 31: 178-181. 2011.

GIBSON, G.; ABRAMS-OGG, A. Canine transfusion medicine. In: DAY, Michael J.; KOHN, Barbara. BSAVA Manual of Canine and Feline: Haematology and Trans-fusion Medicine. 2. ed. Inglaterra: Bsava, 2012. Cap. 34, p. 289-290.

GIANGRANDE, P.L.F. Historical Review: The history of blood transfusion. British Journal Of Haematology, Oxford, p. 758-767, 2000.

GIGER, U.; BÜCHELER, J. Transfusion of type-A and type-B blood to cats. Journal of the American Veterinary Medical Association, v.198, n.3, p.411-418, 1991.

GIGER, U.; GELENS, CJ.; CALLAN, MB.; OAKLEY, DA. An acute hemolytic transfusion reaction caused by dog erythrocyte antigen 1.1 incompatibility in a previously sensitized dog. J Am Vet Med Assoc. 1995; p.1358–1362.

GIGER, U.; BLAIS, MC. Ensuring blood compatibility: update on canine typing and crossmatching. Proceedings of 23th ACVIM Forum, Baltimore, 2005, p. 721–723.

GIGER, U. & AKOL, K. G. Acute hemolytic transfusion reaction in an Abyssinian cat with blood type B. Journal of Veterinary Internal Medicine 4, 1990, 315-316.

GOMES, S.G.R. Transfusão Sanguínea. In: SANTOS, M. M.; FRAGATA, F. S. Emergência e Terapia Intensiva Veterinária em Pequenos Animais. 1ª edição. São Paulo, ROCA, 2008. cap. 15, p. 172 – 190.

GRIOT-WENK, M., PAHLSSON, P., CHISHOLM-CHAIT, A., SPITALNIK, P. F., SPITALNIK, S. L. & GIGER, U. Biochemical characterization of the feline AB blood group system. Animal Genetics 24, 1993, p. 401-407.

HALE, A. Canine transfusion medicine. In: DAY, Michael J.; KOHN, Barbara. BSAVA Manual of Canine and Feline: Haematology and Transfusion Medicine. 2. ed. Inglaterra: Bsava, 2012. Cap. 32, p. 280-282.

HOHENHAUS, A. E. Canine Blood Transfusion. Problems in Veterinary Medicine. vol. 4. n. 4, p. 612 – 623, 1992.

HUBLER, M., KAELIN, S., HAGEN, A., FAIRBURN, A.,CANFIELD, P. & RUESCH, P. Feline neonatal isoerythrolysis in two litters. Journal of Small Animal Practice 28, 1987, p. 833-838.

JONES, H.W. & MACKMUL, G. The influence of James Blundell on the development of blood transfusion. Annals of Medical History. p.242-48, 1928.

KRISTENSEN, A. T.; FELDMAN, B. F. Bancos de sangue e medicina transfusional. In: ETTINGER, S. J.; FELDMAN, E. C. Tratado de Medicina Interna Veterinária. 4ª edição. Philadelphia: WB Saunders, 1995. cap. 64, p. 497 – 517.

KOHN, B.; REITEMEYER S.; GIGER U. Determination of the blood group DEA 1.1 and its importance in dogs. Kleintierpraxis. 1998, p. 43:77–86.

LACERDA, L. Transfusão sanguínea em medicina veterinária: desafio a vencer. In: González, F.H.D., Santos, A.P. (eds.): Anais do II Simpósio de Patologia Clínica Veterinária da Região Sul do Brasil. Porto Alegre: Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2005 p. 64 -71.

LACERDA, L. A. et al. Prevalência dos tipos sanguíneos A, B e AB em gatos domésticos mestiços da cidade de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil. Brazilian Journal of Veterinary Research and Animal Science, v. 45, p. 46 - 53, 2009.

(9)

9 LUCAS, R.L.; LENTZ, K.D.; HALE, A.S. Collection and preparation of blood products.

Clinical Techniques in Small Animal Practice, v. 19, n. 2, p. 55-62, 2004.

REICHMANN, P.; DEARO, A. C. O. Blood and blood component transfusion in large animals. Semina: Ciências Agrárias v. 22: 223-228, 2001.

SETH, M.; WINZELBERG, S.; JACKSON, KV.; GIGER, U. Comparison of gel column, card and cartridge techniques for DEA 1.1 blood typing of dogs [abstract]. J Vet Intern Med. 2008; p. 22:775.

SOUZA, R. S. et al. Storage lesions caused during blood conservation in the different species: Review. Acta Veterinaria Brasilica. 6: 68-79. 2012.

THOMOVSKY, E. J.; BACH, J. Incidence of acute lung injury in dogs receiving transfu-sions. J Am Vet Med Assoc, v. 244, n. 2, p. 170-4, 2014.

VIANA, S. S. Uso da hemoterapia em cães e reato de quatro casos na cidade de Manaus, AM. 2011. 33 (Graduação). Curso de Medicina Veterinária, Escola Superior Baptista do Amazonas, Manaus.

WARDROP, K.J. et al. Canine and feline blood donor screening for infectious disease. Jour-nal of Veterinary InterJour-nal Medicine, v.19, n.1, p. 135-142, 2005.

WEINGART, C.; GIGER, U.; KOHN, B. Whole blood transfusions in 91 cats: a clinical evaluation. Journal of Feline Medicine and Surgery, v.6, n.3, p. 139-148, 2004.

WEINSTEIN NB. et al. A newly recognized blood group in domestical shortair cats: the MiK red cell antigen. Journal Veterinary Internal Medicine, 21, 287-292, 2007.

Referências

Documentos relacionados

Métodos: Na primeira consulta de crianças e adolescentes com excesso de peso (IMC > percentil 85) em um ambulatório de referência, foi avaliada a presença

Diante  da  ausência  quer  na  lei  quer  na  CID  10  de  definição  precisa  do 

Desenvolvido por LIVE HORSE | DUETO WEB - Copyright 2016 © Todos os Direitos Reservados. Prova 14 – 1ª Qualificativa Amador B

O presente estudo objetiva caracterizar citogeneticamente, estimar os parâmetros genéticos e a diversidade genética em acessos de Heliconia pertencentes ao banco

Por determinação da Assembléia Geral Extraordinária dos Trabalhadores realizada no dia 13 de fevereiro de 2005, as empresas descontarão de seus empregados, sindicalizados ou

Sul Rio de Janeiro 24 Av.Nossa Sra.Copacabana, 659 Não Assistido Mc Donald​​s Sul Rio de Janeiro 276 Av.Nossa Sra.Copacabana, 967 Não Assistido Mc Donald​​s Sul Rio de Janeiro

Junto à prevalência do espaço nos títulos dos romances – La strada che va in città e La cittá e la casa – e marcando as distinções formais entre eles, busco propor a

Na notificação, a empresa pede que o negócio seja aprovado sem restrições.O Cade tem até fevereiro do ano que vem, prazo prorrogável por mais 90 dias, para analisar a