• Nenhum resultado encontrado

CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 06/2016 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 21 DE MARÇO DE (Contém 12 Folhas)

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CÂMARA MUNICIPAL LAGOA AÇORES ATA N.º 06/2016 DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 21 DE MARÇO DE (Contém 12 Folhas)"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

CÂMARA MUNICIPAL

DE

LAGOA – AÇORES

ATA N.º 06/2016

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 21 DE MARÇO DE 2016

(Contém 12 Folhas)

ESTIVERAM PRESENTES OS SEGUINTES MEMBROS:

PRESIDENTE – CRISTINA DE FÁTIMA DA SILVA CALISTO DECQ MOTA

VEREADOR – FERNANDO JORGE VENTURA MONIZ

VEREADOR – JOSÉ DUARTE BARBOSA CABECINHA

VEREADORA – GRAÇA DE LURDES RESENDES COSTA ARAÚJO

VEREADORA – SUSANA MARIA GOULART PEREIRA DA COSTA

FALTARAM OS SEGUINTES MEMBROS:

VEREADORA – ELISABETE DO CARMO PACHECO TAVARES

(2)

CÂMARA MUNICIPAL DE

LAGOA – AÇORES ATA N.º 06/2016

DA REUNIÃO ORDINÁRIA REALIZADA NO DIA 21 DE MARÇO DE 2016

Aos vinte e um dias do mês de março do ano dois mil e dezasseis, nesta cidade de Lagoa, na Sala de Reuniões do Edifício dos Paços do Concelho, realizou-se a Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Lagoa, sob a Presidência da Exma. Senhora Cristina de Fátima Silva Calisto Decq Mota, na qualidade de Presidente da Câmara Municipal, e com a presença dos Exmos. Senhores Vereadores: Fernando Jorge Ventura Moniz; José Duarte Barbosa Cabecinha, Graça de Lurdes Resendes Costa Araújo e Susana Maria Goulart Pereira da Costa.

Não compareceram à reunião os Senhores Vereadores Elisabete do Carmo Pacheco Tavares e Marco Paulo da Silva Teixeira.

Sendo a hora designada para o início dos trabalhos e verificando-se haver «quórum» para funcionamento do executivo, tendo os membros presentes ocupado os seus lugares, a Excelentíssima Senhora Presidente declarou aberta a reunião, pelas 08:30 horas.

A reunião foi secretariada por Sandra Cristina Lima Madeira Bernardo, Assistente Técnica, do Gabinete de Apoio à Presidência.

ATA DA REUNIÃO ANTERIOR:

A Senhora Presidente propôs à aprovação de todos os membros a ata da reunião ordinária de 7 de março de 2016.

A Câmara tomou conhecimento e a ata da referida reunião foi aprovada, por unanimidade e será assinada pela Senhora Presidente e pela Técnica Superior, do Gabinete de Apoio aos Órgãos Autárquicos que secretariou a reunião.

(3)

JUSTIFICAÇÃO DE FALTAS:

A Senhora Presidente deu conhecimento à Câmara que justificou as faltas dos Senhores Vereadores Elisabete do Carmo Pacheco Tavares e Marco Paulo da Silva Teixeira, de acordo com a alínea c) do artigo 39.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, competência que foi delegada em reunião de 28 de outubro de 2013.

A Câmara tomou conhecimento.

ANTES DA ORDEM DO DIA: REPRESENTAÇÕES:

O Senhor Vice-Presidente Fernando Jorge Moniz informou que participou, em representação da Câmara Municipal, nos seguintes eventos:

- Na 3.ª Gincana da Escola Secundária de Lagoa, promovida pela Turma G do 11.º ano do Curso Profissional de Animação Sociocultural, no passado dia 16 de março;

- No “Encontro com a Sociedade” promovido pela Associação Seniores de São Miguel, que teve como ilustre convidado o Doutor João Bosco Mota Amaral que abordou “A importância do Ato Eleitoral na Democracia”, no Salão Nobre do Teatro Micaelense, no passado dia 18 de março;

- No Culto “Domingo de Ramos” e homenagem ao Senhor António Augusto Borges, na Igreja Evangélica de Santa Cruz, no passado dia 19 de março.

A Câmara tomou conhecimento.

ORDEM DO DIA: PRESIDÊNCIA:

PONTO N.º 1 – INFORMAÇÃO DA PRESIDENTE DA CÂMARA SOBRE A ATIVIDADE CAMARÁRIA:

Pela Senhora Presidente da Câmara foi apresentada a informação, sobre a atividade desenvolvida que abaixo se transcreve:

(4)

“EXPOSIÇÃO “ROUPAS SUSTENTÁVEIS” NO PARQUE ATLÂNTICO

No âmbito de um projeto desenvolvido pela Câmara Municipal de Lagoa, através do Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa (CEFAL), o Parque Atlântico, em Ponta Delgada, acolheu a Exposição de “Roupas Sustentáveis” de 1 a 15 de março.

Este foi um projeto, inserido na iniciativa anual que a autarquia desenvolve, denominada “Limpeza da orla costeira e subaquática”, sendo que se concretiza através de várias parcerias locais e não locais. Na edição de 2015, uma das iniciativas foi justamente um desfile que contou com a participação de alunos da Escola Secundária de Lagoa. As roupas, elaboradas pelo CEFAL, foram concebidas a partir de materiais reutilizáveis, tais como rolhas, gravatas, sacos, tampas, guarda-chuvas, jornais, entre outros.

Com intuito de continuar a sensibilizar outros públicos para a importância da reutilização, a coleção foi, posteriormente exposta, no CEFAL e no hall da Câmara Municipal, sendo que agora estende-se ao concelho vizinho de Ponta Delgada, exposta no Piso 1 do Parque Atlântico.

CRECHE E JARDIM DE INFÂNCIA “O NINHO”

A Presidente da Câmara Municipal inaugurou, no passado dia 8 de março, as obras de ampliação da Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, situada na freguesia do Cabouco, numa cerimónia que contou também com a presença do Presidente do Centro Social e Paroquial do Cabouco, Padre Pedro Coutinho.

A execução desta obra veio dotar as atuais instalações de uma sala polivalente com cerca de 72,00 m2 com ligação direta às instalações existentes neste equipamento de educação. A nova sala destina-se, essencialmente, para um uso diário como dormitório e/ou recreio coberto, um espaço que estava em falta.

Com a concretização desta obra, a Creche e Jardim de Infância "O Ninho", gerida pelo Centro Social e Paroquial do Cabouco e com capacidade para 40 crianças, dos 4 meses aos 3 anos, e 42 crianças dos 3 aos 6 anos, ficou dotada de melhores condições para a atividade diária desenvolvida junto das crianças que frequentam a instituição.

DIA INTERNACIONAL DA MULHER

Em dia Internacional da Mulher, a Presidente da Câmara Municipal, única mulher que preside uma Câmara Municipal nos Açores, marcou o seu dia com a inauguração das obras de ampliação da Creche e Jardim de Infância “O Ninho”, situada na freguesia do Cabouco. Nesta cerimónia, frisou que esta é uma pequena obra realizada pelos funcionários da autarquia que visou dotar aquele equipamento de melhores condições para o desenvolvimento de atividades pedagógicas com as crianças que frequentam o Ninho.

(5)

Segundo a Presidente da Câmara, a necessidade da execução destas obras foi uma prospeção da autarquia que viu que, neste edifício, faltava um espaço complementar para as atividades diárias que estavam condicionadas a um espaço limitado. Tal como frisou, na ocasião, pensa que, agora, deram uma resposta certa, através da qual a Câmara Municipal demonstra continuar ao lado das suas instituições e ajudar naquilo que é essencial e prioritário para cada uma delas.

Num dia dedicado à mulher, a Presidente da Câmara não deixou ainda de saudar, em especial todas as mulheres que exercem funções naquela instituição, onde ofereceu uma flor, citando uma frase que a própria Câmara Municipal de Lagoa tem deixado durante o dia de hoje: “Em cada mulher há uma história, e em cada história há seguramente uma grande mulher”.

INTERCÂMBIO DE ALUNOS À SUÉCIA

A Presidente da Câmara Municipal recebeu, no edifício dos Paços do Concelho, a turma do 12.º A da Escola Secundária de Lagoa, no âmbito de um intercâmbio e parceria pedagógica na área da investigação científica, com a escola Sueca Orkelljunga Utbildningscentrum.

A cerimónia serviu para apresentação de cumprimentos de ambas as partes, após a viagem da turma lagoense de inglês e biologia à cidade sueca, no passado mês de fevereiro, num projeto de intercâmbio que tem por objetivo estudar e comparar ao nível genético e toxicológico a população de uma espécie marinha de interesse comercial comum aos dois países. A espécie será alvo de análises histológicas e químicas levadas a cabo na Escola Secundária de Lagoa e na Universidade dos Açores e a análise genética será realizada pelos parceiros na Suécia.

SESSÕES DE EDUCAÇÃO POLÍTICA

A Casa da Cultura Carlos César acolheu a terceira e última sessão de educação para a política e cidadania com o jornalista Rui Goulart, sob o tema “jornalismo e a liberdade de expressão”. Mais uma vez, este equipamento cultural encheu-se novamente com a turma do curso de animação sociocultural da Escola Secundária de Lagoa, que fizeram parte das sessões, bem como com a presença de outros convidados.

Durante esta sessão, o reconhecido jornalista da RTP Açores, Rui Goulart, dinamizou a sessão dedicada ao jornalismo e à liberdade de expressão, demostrando como o tema em questão, deve estar ao serviço da democracia. Rui Goulart expôs exemplos da sua experiência profissional, tanto no jornalismo público como também no privado e comparou as formas como se comunica num e noutro através da liberdade de expressão, conseguindo captar a atenção da jovem plateia.

(6)

PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

O Conselho Municipal da Juventude já se encontra oficialmente instalado na Lagoa, com a sua primeira reunião, a decorrer no passado dia 9 de março, no auditório dos Paços do Concelho. Trata-se de um Conselho, cujo objetivo é o de sustentar um fórum de discussão de todas as matérias relacionadas com a política municipal de juventude, pretendendo, assim, ser um espaço privilegiado de participação da juventude lagoense, sendo relevante o envolvimento dos jovens na vida política, social, económica e cultural do Município.

Presentes em reunião estiveram 40 dos 46 membros deste Conselho, que agora irão representar a população jovem do concelho de Lagoa, num órgão que exercerá funções consultivas para com o executivo camarário lagoense, de modo conseguir-se redirecionar recursos para aquelas que melhor corresponder as necessidades apresentadas pelos membros deste Conselho.

ORÇAMENTO PARTICIPATIVO JOVEM

O orçamento participativo jovem da Lagoa foi aprovado, por unanimidade, em reunião do Conselho Municipal da Juventude, que decorreu no auditório do edifício dos Paços do Concelho da cidade de Lagoa. A sua implementação e divulgação serão feitas através de sessões de esclarecimento nas várias freguesias. Poderão votar nas propostas, todos os residentes na lagoa com idade superior a 12 anos.

O Município de Lagoa leva assim a efeito uma medida assente no princípio de que os jovens devem ter um envolvimento acrescido na sociedade, promovendo uma cidadania ativa, sendo que o exercício de cidadania exige envolvimento, participação e aprendizagem.

EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA “PARA ALÉM DE UM OLHAR”

Está patente na Casa da Cultura Carlos César, desde o dia 11 de março, a exposição de fotografia intitulada “Para Além de um Olhar” da autoria de Nuno Bicho e André Furtado, patente até dia 25 de março.

Após a inauguração da exposição em Vila Franca do Campo, de onde são naturais os fotógrafos autores, e pela passagem ao município da Povoação, chegou agora à Lagoa a exposição constituída por 22 fotografias, numa iniciativa que demonstra um especial interesse por temas como a Natureza e a Paisagem, bem como o quotidiano açoriano, refletidos nos trabalhos da dupla de fotógrafos, que se uniram por forma a demonstrarem o seu trabalho fotográfico desenvolvido nos últimos 2 anos.

Segundo Nuno e André fazer uma exposição de apenas um autor é comum, daí quererem fazer algo diferente, uma exposição com dois autores autodidatas e ao mesmo tempo itinerante, de modo a atingir o maior número de pessoas.

(7)

LANÇAMENTO DO LIVRO “PERNALTA” DE TOMAZ BORBA VIEIRA

O Salão Nobre do Convento dos Franciscanos encheu-se, no passado dia 12 de março, para o lançamento do livro “Pernalta” de Tomaz Borba Vieira, e para a estreia do documentário de José Medeiros intitulado "Mulher com Rabo de Peixe, Homem com Rosto de Cão – Um esboço

de retrato de Tomaz Borba Vieira".

Tratou-se de um evento inserido na exposição “Pernalta” de Tomaz Borba Vieira e que foi composto por este dois momentos, onde a Presidente da Câmara Municipal marcou presença. Para a Presidente da Câmara Municipal esta foi mais uma iniciativa levada a cabo pelo serviço de educação e cultura do município, com o propósito de desenvolver o serviço educativo, destacando uma vez mais o patrono da Biblioteca Municipal, Tomaz Borba Vieira, que para além de pintor, é também escritor e pedagogo, sendo um defensor da importância da educação pela arte.

A Presidente da Câmara Municipal deixou igualmente uma palavra de gratidão claramente expressa na pessoa de Tomaz Borba Vieira que muito tem contribuído para o desenvolvimento cultural do concelho através precisamente da partilha de conhecimentos que tem deixado juntos dos lagoenses, aliás, a sua marca por excelência.

4.ª EDIÇÃO DA MARATONA MONBIKE BTT

A cidade de Lagoa acolheu, no passado dia 13 de março, e apesar das condições climatéricas, mais uma edição da Maratona Monbike em BTT, com cerca de 80 participantes, sendo que o mais novo teve apenas 4 anos, a participar na minimaratona, e o mais “experiente” com 56 anos, concorrente na maratona.

Tratou-se de um evento que, para além da vertente competitiva, se revestiu de um formato mais familiar com a meia-maratona, tendo esta um percurso de dificuldade fácil que desafiou os cicloturistas, em família, a conhecer um pouco das fantásticas paisagens lagoenses.

Este foi também um domingo em família, reforçado com as atividades que foram desenvolvidas pelo ExpoLab – Centro de Ciência Viva, especialmente preparadas para este evento e que tiveram o seu culminar com a mini-maratona, uma prova lúdica feita a pensar para os mais pequenos.

Aquando da entrega de prémios aos vencedores, a Presidente da Câmara Municipal agradeceu a participação dos cerca de 80 participantes, salientando esta vertente da iniciativa, destacando o facto de a mesma ser uma prova familiar, que também serviu para a Lagoa apresentar os seu trilhos, apesar das condições do estado do tempo não terem sido as mais favoráveis.

ASSOCIAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SERVIÇO SOCIAL

A Associação de Profissionais de Serviço Social - APSS acaba de ser instalada na Lagoa, no edifício situado em frente à Câmara Municipal de Lagoa, numa cerimónia que contou com a

(8)

presença da Presidente da Câmara Municipal, da Presidente da Delegação, Paula Andrade e Sofia Couto, Presidente do ISSA – Instituto da Segurança Social dos Açores.

Na ocasião, a Presidente da Câmara Municipal salientou todas as políticas sociais que a autarquia tem levado a cabo, centradas nas questões sociais da comunidade e nas famílias lagoenses. Frisou, assim, as melhorias e remodelações que a autarquia realizou naquele edifício, de modo a concentra-se nele, uma série de recursos disponíveis para responder as dificuldades no âmbito social no concelho.

Para a Presidente da Câmara Municipal, a APPS é uma associação que tem um conceito muito mais abrangente, e mostrou a sua satisfação por esta instalar-se na Lagoa, que agora poderá desenvolver um trabalho que dignifique o trabalho do técnico do serviço social, pois, hoje, mais do que nunca é um elemento essencial no dia-a-dia das nossas populações.”

A Câmara tomou conhecimento.

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE AÇÃO SOCIAL:

PONTO N.º 2 – PROPOSTA DE APOIO À EMPREGABILIDADE LOCAL – CASA DO POVO DE ÁGUA DE PAU:

Pela Senhora Presidente da Câmara foi presente a proposta de apoio à Empregabilidade Local que abaixo se transcreve:

“Considerando a conjuntura atual de evidente crescimento do desemprego e as graves carências sociais e económicas que advêm dessa situação, para as quais estamos todos preocupados;

Considerando a necessidade de se encontrar respostas para esta problemática, nomeadamente garantir e promover a integração social e profissional dos cidadãos nessa situação, assegurando temporariamente a reintegração destes na vida ativa;

Considerando que, de acordo com o disposto na alínea u) do n.º 1 do artigo 33.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro, a Câmara Municipal pode conceder subsídios a atividades de interesse municipal, de natureza social, cultural, desportiva, recreativa ou outra;

Considerando que a Casa do Povo de Água de Pau possui uma parceria com a Escola Secundária de Lagoa e com a Escola Básica Integrada de Água de Pau com vista a ser dada formação a duas turmas de alunos nas áreas de culinária, eletromecânica, cabeleireiro, e formação pessoal e social, torna-se necessário reforçar os serviços ao nível do apoio administrativo.

Neste sentido, proponho à Câmara Municipal que delibere a atribuição de um apoio financeiro à Casa do Povo de Água de Pau, no valor de 8.500,00 €.”

(9)

1.º Aprovar a atribuição do apoio à Casa do Povo de Água de Pau, no montante de

8.500,00 € (oito mil e quinhentos euros), para suportar os encargos com o reforço dos serviços ao nível do apoio administrativo;

2.º Dar conhecimento desta deliberação à Subunidade Orgânica de Contabilidade e à

Casa do Povo de Água de Pau.

UNIDADE ORGÂNICA DE ADMINISTRAÇÃO GERAL:

SUBUNIDADE ORGÂNICA DE CONTABILIDADE E PATRIMÓNIO:

PONTO N.º 3 – JUSTIFICAÇÃO NOTARIAL – PRÉDIO URBANO SITO NA RUA DAS MERCÊS N.º 5, LUGAR DA ATALHADA, FREGUESIA DO ROSÁRIO:

Pelos Serviços foi presente a informação referente ao processo de justificação notarial, do prédio urbano sito na Rua das Mercês n.º 5, lugar de Atalhada, freguesia do Rosário – concelho de Lagoa - Açores, que abaixo se transcreve:

“Sobre o assunto acima referenciado, informo que:

- Sabe-se que o proprietário do referido imóvel, José Botelho Nunes, mantinha o prédio desabitado, não procedendo à sua limpeza e que terá sido notificado para limpar o prédio, nomeadamente porque confinava com uma escola primária e constava que a acumulação de lixo servia de albergue a ratos.

- Sabe-se ainda que o referido proprietário e seu cônjuge não mostraram interesse em ter qualquer encargo com o prédio, pois estavam com problemas de saúde e em vias de ir viver para os EUA com os filhos, há muito lá emigrados, e dada a sua avançada idade não faziam intenções de regressar, pelo que doaram em 1965, ainda que apenas verbalmente, o referido prédio ao Município, para que este tomasse as diligências e desse o melhor destino ao mesmo. - Tudo isto se passou por volta do ano de 1965, ano em que o Município tomou posse do prédio e o passou a considerar como seu, limpando-o, tratando-o, usando-o para os fins que se revelaram adequados à vista de todos, não tendo, desde então, havido qualquer manifestação em sentido contrário de quem quer que seja dos nomeadamente doadores ou dos seus herdeiros, aliás, de paradeiro desconhecido.

- No entanto, por não ser titular de título formal que valide a sua propriedade, está o Município de Lagoa impedido de proceder ao registo do referido prédio a seu favor.

- Face ao tão longo prazo lapso de tempo decorrido, desde o início da posse até à presente data, permite a lei ao possuidor a aquisição do direito de propriedade por usucapião, conferindo-lhe um título para registo, através da via da justificação notarial.

(10)

- Visando o encerramento deste processo, e que apenas consolida o que na realidade concreta já se efetiva desde há mais de 50 anos, o Município pretende adquirir o direito de propriedade por usucapião, do prédio com o artigo matricial 832, do Rosário, com o valor patrimonial de 11.400,00 euros, não descrito na Conservatória, conforme certidão negativa passada pela Conservatória do Registo Predial de Lagoa. Por ser pública, pacífica, e de boa-fé e por ser real a posse e o exercício do domínio efetivo sobre o prédio acima identificado.

Assim e, para efeitos de registo, propõe-se em conformidade com o disposto na alínea g) do n.º 1 do artigo 33.º da Lei 75/2013, de 12 de setembro que seja autorizada a realização de uma Escritura de Justificação Notarial referente ao prédio urbano, composto por uma casa alta, telhada, em avançado estado de degradação, com quintal, com a área de 250,20 m2, conforme levantamento topográfico efetuado ao prédio, sito à Rua das Mercês, n.º 5 de polícia, lugar de Atalhada, freguesia do Rosário, Concelho de Lagoa-Açores, inscrito na matriz sob o artigo 832, em nome da herança de José Botelho Nunes.

- Que o referido prédio não se encontra descrito na Conservatória do Registo Predial de Lagoa-Açores.

- Deverá o presente assunto ser presente à reunião camarária, com o intuito de autorizar a realização de uma Escritura de Justificação Notarial referente ao imóvel urbano sito na Rua das Mercês, com o n.º 5 de polícia, lugar de Atalhada, freguesia do Rosário, Concelho de Lagoa-Açores, nos termos propostos.”

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Autorizar a realização da Escritura de Justificação Notarial, referente ao imóvel

urbano sito na Rua das Mercês n.º 5, lugar de Atalhada, freguesia do Rosário, Concelho de Lagoa-Açores, nos termos propostos;

2.º Encarregar os serviços de darem o devido andamento ao processo. SUBUNIDADE ORGÂNICA DE TESOURARIA:

PONTO N.º 4 – RESUMO DIÁRIO DE TESOURARIA:

Foi presente o resumo diário da Tesouraria do dia 18 de março do ano em curso que apresenta um saldo de Dotações Orçamentais de 996.987,60 € (novecentos e noventa e seis mil novecentos e oitenta e sete euros e sessenta cêntimos).

A Câmara tomou conhecimento.

UNIDADE ORGÂNICA GESTÃO URBANA E DE INFRAESTRUTURAS: SUBUNIDADE ORGÂNICA DE OBRAS PARTICULARES E LOTEAMENTOS:

(11)

PONTO N.º 5 – RECEÇÃO DEFINITIVA DAS OBRAS DE URBANIZAÇÃO DO LOTEAMENTO SITO À RUA ALMEIDA GARRETT, FREGUESIA DE SANTA CRUZ:

Foi presente à Câmara Municipal o processo de licenciamento de operação de loteamento n.º 109/2008, com vista à receção definitiva das obras de urbanização, referente ao alvará de Loteamento n.º 1/2010, sito à Rua Almeida Garrett, freguesia de Santa Cruz, Concelho de Lagoa, pertencente a Rogério Horácio de Melo Sousa e Vítor Luís de Melo Sousa. Considerando o auto de vistoria elaborado pelos Peritos da Comissão de Vistoria, nomeada por esta Câmara Municipal, em reunião de 26 de novembro de 2010, no qual se conclui que as obras de urbanização do respetivo loteamento estão em condições de serem rececionadas por este Município.

A Câmara tomou conhecimento e deliberou, por unanimidade:

1.º Proceder à receção definitiva das obras de urbanização do loteamento supra

referido, bem como proceder ao cancelamento (10%) da garantia bancária n.º 0381.004488.393, emitida pela Caixa Geral de Depósitos, em 22 de dezembro de 2009;

2.º Dar conhecimento da presente deliberação à respetiva entidade bancária, para os

devidos efeitos.

DEPOIS DA ORDEM DO DIA:

A Senhora Presidente da Câmara convidou todos os presentes nesta reunião, a participar no almoço comemorativo do 1.º aniversário do seu mandato, no próximo dia 1 de abril.

Sobre as comemorações do Feriado Municipal, a Senhora Presidente da Câmara informou que este ano irá retomar a alvorada, com a atuação das Bandas Sociedade Filarmónica Estrela D´Alva e Banda Lira do Rosário, às 07H00, e a salva de foguetes que ocorrerá em todas as freguesias do Concelho.

O programa prolongar-se-á durante todo o dia com atividades lúdicas para as crianças, a decorrer nas principais Praças de todas as Freguesias do Concelho. O dia encerrará com a atuação das Tunas Tunídeos e Tuna Com Elas.

Mais informou que esta é uma medida que tem por objetivo dar a saber a todo o Concelho que é Feriado Municipal e é um dia de Festa para o Concelho e para a cidade de Lagoa que comemora o 4.º aniversário da elevação de Lagoa a cidade.

(12)

PERÍODO DE INTERVENÇÃO ABERTO AO PÚBLICO:

Atendendo que foi a última reunião do mês, seguiu-se um período de intervenção aberto ao público que por não estar ninguém presente com direito a intervir, foi o mesmo dado por encerrado.

ENCERRAMENTO:

Todos os assuntos foram aprovados em minuta, para efeitos de execução imediata, de acordo com o que dispõe o n.º 3 do artigo 57.º da Lei n.º 75/2013, de 12 de setembro.

E não havendo mais nada a tratar, sendo 09:00 horas, foi pela Senhora Presidente da Câmara Municipal encerrada a presente reunião, da qual se lavrou a presente ata, que depois de lida foi aprovada e assinada nos termos da Lei.

E eu , Assistente Técnica, do Gabinete de Apoio à Presidência, a redigi, subscrevo e assino.

A PRESIDENTE DA CÂMARA MUNICIPAL

______________________________________ CRISTINA CALISTO DECQ MOTA

Referências

Documentos relacionados

de rosca – com conexão quadrada – para utilização em contra-ângulo extensor QuADrADo ADAPtADor QuADrADo CA [ [ ] ] extensor Quadrado Adaptador Quadrado CA CóDigo 12000-137

Apresenta plataforma RD de hexágono interno para indexação protética e instalação, rosca métrica 1.8 interna para fixação de componentes protéticos.. O Implante

:: Implante corpo cilíndrico com interface Cone Morse; :: Dupla rosca (instalação mais rápida e com menor trauma); :: Alto poder de compactação (expansão óssea); :: Indicado

 De todos os métodos de esterilização utilizados, o calor úmido, na forma de vapor saturado sob pressão é considerado o melhor e mais eficiente.  Entre 121 e

ção das angulações dos implantes, há necessidade de se trabalhar com componentes angulados. Em outras situações, implantes em regiões estéticas fazem ne- cessário o uso

Unidade de Competência 1: Costurar peças do vestuário em máquinas de costura ponto fixo (reta, duas agulhas, zigue-zague) realizando o acabamento necessário (travete, caseadeira

Preparar profissionais com conhecimentos teóricos e práticos para operação em máquinas de corte de Roupas, realizar risco, enfesto e corte industrial em tecidos planos e

O ASSISTENTE TÉCNICO EM MECÂNICA é o profissional que elabora projetos mecânicos, monta, instala e prepara máquinas, equipamentos e ferramentas, desenvolve processos