• Nenhum resultado encontrado

Aluno (a): Turma: 1ª série Professor: Daniel Disciplina: Gramática

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Aluno (a): Turma: 1ª série Professor: Daniel Disciplina: Gramática"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

1

TRABALHO DE RECUPERAÇÃO SEMESTRAL

01. Enem Texto I

Antigamente

Antigamente, os pirralhos dobravam a língua diante dos pais e se um se esquecia de arear os dentes antes de cair nos braços de Morfeu, era capaz de entrar no couro. Não devia também se esquecer de lavar os pés, sem tugir nem mugir. Nada de bater na cacunda do padrinho, nem de debicar os mais velhos, pois levava tunda. Ainda cedinho, aguava as plantas, ia ao corte e logo voltava aos penates. Não ficava mangando na rua, nem escapulia do mestre, mesmo que não entendesse patavina da instrução moral e cívica. O verdadeiro smart calçava botina de botões para comparecer todo liró ao copo d’água, se bem que no convescote apenas lambiscasse, para evitar flatos. Os bilontras é que eram um precipício, jogando com pau de dois bicos, pelo que carecia muita cautela e caldo de galinha. O melhor era pôr as barbas de molho diante de um treteiro de topete, depois de fintar e engambelar os coiós, e antes que se pusesse tudo em pratos limpos, ele abria o arco.

ANDRADE, C. D. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 1983 (fragmento). Texto II

Expressão Significado

Cair nos braços de Morfeu Dormir

Debicar Zombar, ridicularizar

Tunda Surra

Mangar Escarnecer, caçoar

Tugir Murmurar

Liró Bem-vestido

Copo d'água Lanche oferecido pelos amigos

Convescote Piquenique

Treteiro de topete Tratante atrevido

Abrir o arco Fugir

Bilontra Velhaco

FIORIN, J. L. As línguas mudam. In: Revista Língua Portuguesa, n. 24, out. 2007 (adaptado). Na leitura do fragmento do texto Antigamente constata-se, pelo emprego de palavras obsoletas, que itens lexicais outrora produtivos não mais o são no português brasileiro atual. Esse fenômeno revela que

a) a língua portuguesa de antigamente carecia de termos para se referir a fatos e coisas do cotidiano. Aluno (a): ________________________________

Turma: 1ª série___

Professor: Daniel Disciplina: Gramática

(2)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

2

b) o português brasileiro se constitui evitando a ampliação do léxico proveniente do português europeu. c) a heterogeneidade do português leva a uma estabilidade do seu léxico no eixo temporal.

d) o português brasileiro apoia-se no léxico inglês para ser reconhecido como língua independente. e) o léxico do português representa uma realidade linguística variável e diversificada.

02. A seguir são apresentados alguns fragmentos textuais. Sua tarefa consistirá em analisá-los, atribuindo a variação linguística condizente aos mesmos:

a – Antigamente

“Antigamente, as moças chamavam-se mademoiselles e eram todas mimosas e muito prendadas. Não faziam anos: completavam primaveras, em geral dezoito. Os janotas, mesmo sendo rapagões, faziam-lhes pé-de-alferes, arrastando a asa, mas ficavam longos meses debaixo do balaio."

Carlos Drummond de Andrade

_______________________________________________________________________________

b - Vício na fala

Para dizerem milho dizem mio Para melhor dizem mió

Para pior pió

Para telha dizem teia Para telhado dizem teiado E vão fazendo telhados.

Oswald de Andrade

_______________________________________________________________________________

c –“ Aqui no Norte do Paraná, as pessoas chamam a correnteza do rio de corredeira. Quando a corredeira está forte é perigoso passar pela pinguela, que é uma ponte muito estreita feita, geralmente, com um tronco de árvore. Se temos muita chuva a pinguela pode ficar submersa e, portanto, impossibilita a passagem. Mas se ocorre uma manga de chuva, uma chuvinha passageira, esse problema deixa de existir.”

_______________________________________________________________________________ d – E aí mano? Tá a fim de dá uns rolé hoje?

Qual é! Vai topá a parada? Vê se desencana! Morô, velho?

_______________________________________________________________________________ 03. Leia o texto abaixo:

Gerente – Boa tarde. Em que eu posso ajudá-lo?

Cliente – Estou interessado em financiamento para compra de veículo.

Gerente – Nós dispomos de várias modalidades de crédito. O senhor é nosso cliente?

Cliente – Sou Júlio César Fontoura, também sou funcionário do banco.

Gerente – Julinho, é você, cara? Aqui é a Helena! Cê tá em Brasília? Pensei que você inda tivesse na agência de Uberlândia! Passa aqui pra gente conversar com calma.

(3)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

3

(BORTONI-RICARDO, S. M. Educação em língua materna. São Paulo: Parábola, 2004 (adaptado))

Na representação escrita da conversa telefônica entre a gerente do banco e o cliente, observa-se que a maneira de falar da gerente foi alterada de repente devido

a) à adequação de sua fala à conversa com um amigo, caracterizada pela informalidade b) à iniciativa do cliente em se apresentar como funcionário do banco.

c) ao fato de ambos terem nascido em Uberlândia (Minas Gerais). d) à intimidade forçada pelo cliente ao fornecer seu nome completo. e) ao seu interesse profissional em financiar o veículo de Júlio.

04. (ENEM) No romance “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, o vaqueiro Fabiano encontra-se com o patrão para receber o salário. Eis parte da cena:

Não se conformou: devia haver engano. (…) Com certeza havia um erro no papel do banco. Não se descobriu o erro, e Fabiano perdeu os estribos. Passar a vida inteira assim no toco, entregando o que era dele de mão beijada! Estava direito aquilo? Trabalhar como negro e nunca arranjar carta de alforria? O patrão zangou-se, repeliu a insolência, achou bom que o vaqueiro fosse procurar serviço noutra fazenda. Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou. Bem, bem. Não era preciso barulho não.

Graciliano Ramos. “Vidas Secas”. 91a ed. Rio de Janeiro:Record, 2003.

No fragmento transcrito, o padrão formal da linguagem convive com marcas de regionalismo e de coloquialismo no vocabulário. Pertence à variedade do padrão formal da linguagem o seguinte trecho: a) “Não se conformou: devia haver engano”.

b) “e Fabiano perdeu os estribos”. c) “Passar a vida inteira assim no toco”.

d) “entregando o que era dele de mão beijada!”. e) “Aí Fabiano baixou a pancada e amunhecou” . 05. Enem

As diferentes esferas sociais de uso da língua obrigam o falante a adaptá-la às variadas situações de comunicação. Uma das marcas linguísticas que configuram a linguagem oral informal usada entre o avô e o neto neste texto é

(4)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

4

(a) a opção pelo emprego da forma verbal “era” em lugar de “foi”. (b) a ausência de artigo antes da palavra “árvore”.

(c) o emprego da redução “tá” em lugar da forma verbal “está”. (d) o emprego da contração “desse” em lugar de “de esse”. (e) a utilização do pronome “que” em lugar de frase exclamativa.

06. Por que é possível afirmar que não existem formas "certas" ou "erradas" na língua portuguesa, mas sim formas "adequadas" e "inadequadas"? A maneira que você usa para se expressar, falando ou escrevendo, é a mesma em todas as situações? Comente.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

07. Na divisa paulista com o sul de Minas Gerais, vivia, em uma caverna de pedra, um senhor de 81 anos conhecido por Juca da Toca. Leia o trecho que segue, em que ele, usando sua linguagem bastante típica, fala da importância de se ter um lugar para morar.

"O que dexa a gente triste é ficá véio. A gente ansim é meio custoso, né? Tem que tê um ranchinho pa gente incostá, não? É triste a gente andá ca mala na cacunda, quando vem a noitinha. A gente num sabe agardecê quanto é bão tê o ranchinho da gente, né? Nem qui seja piqueninho. Quando é di tardi, pricurá ele cumo um passarinho pricura o ninho. Purque é triste ficá sem ele, um dia posá num lugá oto dia posá noto. "

Reescreva esse trecho duas vezes, usando:

a) A “língua dos jovens”, isto é, a maneira como, geralmente, os jovens se expressam na sua fala cotidiana. (Valem inclusive as gírias)

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ b) A língua culta, de acordo com as regras gramaticais estabelecidas.

_______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

08. Cada frase abaixo possui uma figura de linguagem. Assinale aquela que não está classificada corretamente:

a) O céu vai se tornando roxo e a cidade aos poucos agoniza. (prosopopeia) b) "E ele riu frouxamente um riso sem alegria". (pleonasmo)

(5)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

5

d) "Toda vida se tece de mil mortes." (antítese) e) Ele entregou hoje a alma a Deus. (eufemismo)

09.Relacione as colunas de acordo com o tipo de figura de linguagem utilizado na construção de sentido das frases a seguir:

a) Estou rindo para não chorar. ( )

b) Eu nasci em Minas; meu irmão, em Goiás. ( ) c) Não se deve faltar com a verdade. ( )

d) Chorei rios de lágrimas. ( )

e) Quem foi o educado que estacionou onde não devia? ( ) f) Seus olhos são dois topázios. ( )

g) O sol beijava o alto das montanhas. ( ) h) “Sorri um sorriso pontual” - Chico Buarque ( )

1. Eufemismo. 2. Prosopopeia. 3. Antítese. 4. Ironia. 5. Elipse. 6. Pleonasmo. 7. Hipérbole. 8. Metáfora.

10. Indique as figuras presentes nos trechos:

(1) Comparação; (3) Antítese; (5) Metonímia; (7) Prosopopeia; (2) Metáfora; (4) Paradoxo; (6) Hipérbole; (8) Eufemismo.

( ) "...dão um jeito de mudar o mínimo para continuar mandando o máximo" ( ) "O pavão é um arco-íris de plumas"

( ) "...o essencial é achar-se as palavras que o violão pede e deseja" ( ) "Um dia hei de ir embora / Adormecer no derradeiro sono." ( ) "A neblina, roçando o chão, cicia, em prece.”

( ) "O bonde passa cheio de pernas."

( ) "É como mergulhar num rio e não se molhar." ( ) Eles morreram de rir daquela cena

( ) Aqueles olhos eram como dois faróis acesos. ( ) Às sete horas da manhã, a rua acordava. ( ) Aquelas crianças choravam rios de lágrimas.

( ) “A explosiva descoberta / Ainda me atordoa./ Estou cego e vejo./Arranco os olhos e vejo”. ( ) "O meu amor, paralisado, pula."

(6)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

6

11. Levando em consideração o contexto atribuído pelos enunciados, empregue corretamente um dos termos propostos pelas alternativas entre parênteses.

a – O atacante aproveitou a jogada distraída e deu o ___________ no adversário. (cheque/xeque) b – O visitante pôs a _____________ no cavalo, despediu-se de todos e seguiu viagem. (cela/sela) c – No presídio, todos os ocupantes foram trocados de _____________. (cela/sela)

d – O filme a que assisti pertence à ______ das dez. (seção/sessão/cessão) 12. Os hiperônimos de gato, rosa e amor são, respectivamente:

a) esporte – órgão - sentimento. b) insetos – mamíferos - veículos. c) felino – flor - sentimento. d) felino – sentimento - esporte. e) felino – sentimento - órgão.

13. A palavra tráfico não dever ser confundida com tráfego, seu parônimo. Em que item a seguir o par de vocábulos é exemplo de homonímia e não de paronímia?

a) estrato / extrato b) flagrante / fragrante c) eminente / iminente d) inflação / infração e) cavaleiro / cavalheiro

14. Indique a letra na qual as palavras completam, corretamente, os espaços das frases abaixo. Quem possui deficiência auditiva não consegue ______ os sons com nitidez.

Hoje são muitos os governos que passaram a combater o ______ de entorpecentes com rigor. O diretor do presídio ______ pesado castigo aos prisioneiros revoltosos.

a) discriminar - tráfico - infligiu b) discriminar - tráfico - infringiu c) descriminar - tráfego - infringiu d) descriminar - tráfego - infligiu e) descriminar - tráfico - infringiu

15.Substitua as palavras destacadas por meio da hiperonímia.

Ronaldinho Gaúcho vestiu pela primeira vez a camisa do Atlético Mineiro. O _______ declarou estar muito feliz pela chance de reiniciar a carreira.

A situação no Iraque tem estado tensa. A população do ______ reage constantemente ao domínio americano.

A Polícia Federal apreendeu 5 mil comprimidos de ecstasy, mas não conseguiu prender os traficantes que entraram com a ________ no país.

As possibilidades de se contrair dengue têm aumentado consideravelmente. A população deve eliminar os focos de concentração dos mosquitos transmissores da __________.

16. Qual das alternativas abaixo possui palavras com mais letras do que fonemas? a) Caderno b) Chapéu c) Flores d) Livro e) Disco

Justifique a resposta.

(7)

Pré-Universitário Colégio Anhanguera – lista de exercícios

7

____________________________________________________________________________________ 17. Todas as palavras abaixo possuem um encontro vocálico e um encontro consonantal, exceto:

a) destruir b) magnésio c) adstringente d) pneu e) autóctone

18. A alternativa que apresenta uma incorreção é: a) "chapéu" possui um dígrafo e um ditongo decrescente. b) "guerreiro" possui dois dígrafos e um ditongo decrescente. c) "mangueira" possui dois dígrafos e um ditongo decrescente. d) "enxaguei" possui dois dígrafos e um tritongo.

e) "exato" não possui dígrafos e nem encontro vocálico.

19. Assinale a única alternativa em que todas as palavras são oxítonas: a) material – barro – sólida b) café – poderoso – pedra

c) até – capital – urubu d) grafite – após – aliança e) étnicas – anéis – chapéus

20.Quanto à posição da sílaba tônica, as palavras sótão, esquemático e funil são, respectivamente: a) Proparoxítona – oxítona – paroxítona.

b) Oxítona –paroxítona – proparoxítona. c) Paroxítona – proparoxítona – oxítona. d) Paroxítona – oxítona – proparoxítona.

Referências

Documentos relacionados

Quando contratados, conforme valores dispostos no Anexo I, converter dados para uso pelos aplicativos, instalar os aplicativos objeto deste contrato, treinar os servidores

Os roedores (Rattus norvergicus, Rattus rattus e Mus musculus) são os principais responsáveis pela contaminação do ambiente por leptospiras, pois são portadores

Quando esse EU está presente você pode se sentir inseguro, incapaz de lidar com alguma situação, ansioso, medroso, com dificuldade em lidar com figuras de

O teste de patogenicidade cruzada possibilitou observar que os isolados oriundos de Presidente Figueiredo, Itacoatiara, Manaquiri e Iranduba apresentaram alta variabilidade

Anne Teresa De Keersmaeker e Jean-Guihen Queyras (o violoncelista que vai acompanhar ao vivo os bailarinos, tocando as suites de seguida, em tours de force de mais de duas

hospitalizados, ou de lactantes que queiram solicitar tratamento especial deverão enviar a solicitação pelo Fale Conosco, no site da FACINE , até 72 horas antes da realização

No entanto, expressões de identidade não são banidas da linguagem com sentido apenas porque a identidade não é uma relação objetiva, mas porque enunciados de identi- dade

Almanya'da olduğu gibi, burada da bu terimin hiçbir ayrım gütmeden, modern eğilimleri simgeleyen tüm sanatçılar için geçerli olduğu anlaşılıyor.. SSCB'de ilk halk