• Nenhum resultado encontrado

Gestão Participativa: a importância das Associadas nas Atividades da Abimed. 1. Apresentação Histórico Abimed...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Gestão Participativa: a importância das Associadas nas Atividades da Abimed. 1. Apresentação Histórico Abimed..."

Copied!
23
0
0

Texto

(1)
(2)

2ª Edição

São Paulo/SP - 2007

(3)

07 08 09 11 11 12 14

ÍNDICE

Gestão Participativa:

a importância das Associadas nas Atividades da Abimed

1. Apresentação . . . . 2. Histórico Abimed . . . 3. Diretrizes Institucionais . . . 3.1. Missão 3.2. Visão 3.3. Valores 3.4. Objetivos 4. Código de Ética . . . 5. Agenda Abimed . . . 6. Atividades e Contatos . . . 6.1. Atividades 6.1.1. Setoriais 6.1.2. Grupos de Trabalho

6.1.3. Oficinas de Trabalho ANVISA e 5 Entidades 6.1.4. Câmaras Setoriais ANVISA

6.1.5. MERCOSUL

6.1.6. ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas 6.1.7. Feiras e Congressos

6.2. Contatos

6.2.1. Órgãos Públicos

6.2.2. Embaixadas e Consulados

6.2.3. Entidades de Classe (Nacionais e Internacionais)

6.2.4. Organismos Certificadores de Produtos e Laboratórios de Ensaios 7. Organizações que podem se associar à Abimed . . . .

(4)

8. Categorias de Associadas . . . . 8.1. Efetivas

8.2. Colaboradoras Beneméritas 8.3. Colaboradoras Honorárias 8.4. Colaboradoras de Honra

9. Campo de Atuação das Associadas . . . 10. Serviços Abimed: orientações de uso . . .

10.1. Atendimento . . . 10.2. Informativos . . . . 10.2.1. Circular Abimed 10.2.2. Notícias 10.2.3. Legislações 10.2.4. Demanda Empresarial 10.2.5. Estatísticas de Importação

10.2.6. Oficinas de Trabalho ANVISA e 5 Entidades 10.2.7. Palestras e Apresentações Técnicas

10.2.8. Relação de Organismos Certificadores de Produtos e Sistemas Acreditados pelo INMETRO

10.2.9. Perguntas e Respostas Freqüentes

10.3. Banco On-line Associadas & Produtos . . . 10.4. Emissão de Atestado de Exclusividade . . . 10.5. Assessorias: Jurídica, Imprensa e Referências . . .

10.5.1. Representação em Brasília-DF

10.6. Espaço das Associadas . . . 10.7. Eventos . . . 10.8. Site Abimed . . . . 11. Estrutura Administrativa Abimed . . .

11.1. Conselho de Administração 11.2. Conselho Consultivo 11.3. Comissão de Ética 11.4. Equipe Executiva 12. Considerações Finais . . . 13. Fontes de Referências . . . 14 15 16 16 16 18 19 19 19 19 20 21 22 22

(5)

GESTÃO PARTICIPATIVA

A IMPORTÂNCIA DAS ASSOCIADAS NAS ATIVIDADES DA ABIMED

O que é uma Associação? É uma entidade de direito privado, dotada de personalidade jurídica e caracterizada pelo agrupamento de pessoas (jurídicas ou físicas) para a realização e consecução de objetivos e ideais comuns, sem finalidade lucrativa.

“Realização e consecução de objetivos e ideais comuns!” Este recorte é o ideal que a Abimed acredita e trabalha, integralmente, com o objetivo de representar o setor de importação de produtos para a saúde no Brasil de forma eficiente.

Ao longo de nossa trajetória, credibilidade e conquistas foram alcançadas com trabalhos focados. Vários caminhos foram abertos e canais de diálogos ampliados e fortalecidos junto aos órgãos competentes, para discutirmos de forma conjunta e pontual fatores críticos que interferem na dinâmica das atividades empresariais do setor.

Tais resultados só foram possíveis através da integração das Associadas nas atividades propostas pela Abimed. Destacamos dentre nossas atividades a formação dos Grupos de Setoriais e Grupos de Trabalho, ambos formados por áreas específicas do setor, que têm como alicerce para o desenvolvimento de seus trabalhos, as problemáticas intrínsecas ao seu segmento, que são debatidas em encontros específicos com a finalidade de se produzir indicações para possíveis soluções.

O fortalecimento da representatividade da Abimed depende indiscutivelmente da participação das Associadas nas suas atividades cotidianas. É primordial que as empresas Associadas despertem para esta consciência e se integrem à Abimed, pois a formação, desenvolvimento e sustentabilidade de uma Associação está dependentemente inscrito no conceito UNIÃO.

Acreditamos poder contar com sua participação nas atividades da Abimed. Informe-se e veja em quais atividades sua empresa pode participar e contribuir, definitivamente, para desenharmos diferenciados horizontes para o nosso setor.

Faça parte da Abimed! Aurimar José Pinto Presidente

(6)

1 - APRESENTAÇÃO

A Abimed em linha com suas diretrizes institucionais desenvolveu pontuais serviços, com a finalidade de contribuir com os processos estratégicos, operacionais e táticos no âmbito das operações de suas Associadas.

No processo de integração das Associadas com a Abimed percebe-se uma considerável busca de informações em relação aos serviços oferecidos pela Associação, suas vantagens e formas de uso. Principalmente quando são novas Associadas.

A transmissão qualificada dessas informações é princípio essencial para nivelar a interatividade do relacionamento Abimed e Associadas. Como também, elemento básico para potencializar e valorizar a identidade/ imagem organizacional de ambas no contexto de suas atividades.

Para contribuir com esse processo, apresentamos o “Manual da Associada Abimed”. Trata-se de um instrumento de comunicação dirigida, que traz a compilação dos principais serviços da Abimed em prol das suas Associadas, com os objetivos de:

» Transmitir as diretrizes institucionais da Abimed para as novas Associadas, como também reforçá-las junto às Associadas já integradas;

» Promover e comunicar as atividades da Abimed;

» Conscientizar as Associadas da importância de sua participação nos trabalhos da Associação;

» Orientar e esclarecer as Associadas sobre os procedimentos necessários para utilizarem de forma profícua os serviços disponibilizados.

Esperamos assim, através desta iniciativa contar com o apoio e parceria das Associadas para juntos atingirmos tais objetivos e aprimorar constantemente nossos serviços conforme a demanda emergente de suas necessidades.

(7)

2 - HISTÓRICO

Fundada em 18 de junho de 1996, a Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos, Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares - Abimed é uma entidade civil sem fins lucrativos, organizada na forma de lei e que, para promover o desenvolvimento do setor e indicar soluções para os problemas comuns, reúne as empresas e entidades do segmento que operam no Brasil.

A Abimed nasceu do idealismo do seu primeiro presidente, Fernando Afonso Salero, e de 21 empresas que acreditaram que tinham uma missão a cumprir: representar efetivamente os importadores de produtos para a saúde com o objetivo de contribuir para o avanço da medicina no país.

Em virtude disso, a Abimed cresceu rapidamente e, em poucos anos, já tinha cerca de 100 Associadas. Na atualidade pode-se dizer que fazemos parte de todas as discussões que envolvem:

» Vigilância Sanitária;

» Importação de Produtos para a Saúde;

» Certificação das empresas quanto às Boas Práticas de Fabricação e Controle e de seus produtos eletromédicos quanto à segurança e desempenho.

Diante do contexto atual do segmento Saúde, a Abimed conseguiu reunir 4 entidades co-irmãs (Abimo, Abraidi, Assibral e CBDL), que representam todos os segmentos dos produtos para a saúde, em grupos de trabalhos com a finalidade de detectar os problemas comuns a todos, discuti-los com os órgãos regulados apresentando sugestões para solucioná-los.

Assim, podemos dizer que a Abimed está trabalhando para cumprir seu papel profissional e social.

www.abimed.org.br

Acesse e leia o Estatuto Social da Abimed, em Apresentação.

(8)

3 – DIRETRIZES INSTITUCIONAIS

3.1. Missão

Representar as Associadas na defesa de seus interesses perante os órgãos governamentais e entidades privadas, do Brasil e do Exterior, contribuindo com as melhores soluções para o sistema de saúde.

3.2. Visão

Tornar-se a mais representativa entidade do setor de produtos de tecnologia médica avançada no Brasil.

3.3. Valores

» Ética - Fundamentos previstos no Código de Ética da Abimed, que são respeitados em todas as ações da Associação e que direcionam para o ideal de comportamento no setor.

» Princípios democráticos - Transparência utilizada nos processos de gestão da associação, permitindo a participação efetiva das Associadas.

» Conhecimento do setor e do mercado - Domínio dos requisitos regulatórios e dados estatísticos do mercado que são disponibilizados às Associadas e ao demais participantes do setor.

3.4. Objetivos

a) Criar estrutura de “Gestão por resultados”:

Desta forma, a ABIMED consolidará a cultura de pró-atividade e priorização de seus esforços com o foco na Visão, Missão e Valores

(9)

b) Criar Câmaras Setoriais:

As Câmaras setoriais serão fundamentais para o desenvolvimento e manutenção de competências técnicas e a extensão de forma sustentável de nossas interações com outros atores da Cadeia de Suprimento do Sistema de Saúde.

c) Desenvolver Processos para o Conhecimento Estatístico e Técnico do Setor: Com este objetivo pretendemos alcançar nível de excelência de serviços e

comunicação para com as Associadas e o setor. Acreditamos que através do conhecimento dos dados é que poderemos construir o embasamento e credibilidade de nossas ações.

d) Estimular a Prática do Código de Ética em todas as Relações no Setor:

Devemos influenciar para que o relacionamento criado por nossas Associadas com todos os profissionais do setor seja pautado pelos princípios e recomendações do nosso “Código de Ética”.

e) Interagir com o Governo / Convênios / Seguradoras para o Desenvolvimento e Introdução de Tecnologia Médica no Setor:

Devemos contribuir continuamente com o governo para que os processos de Avaliações de Novas Tecnologias sejam pautados em métodos e técnicas que assegurem análises e avaliações: econômica, científica e social. A medicina baseada em evidência necessita ser entendida e construída de forma a comprovar a qualidade clínica como mais um elemento neste processo de ATS (Avaliação de Novas Tecnologias) e de valor agregado ao paciente.

(10)

4 - CÓDIGO DE ÉTICA

A ética social e a ética empresarial são inseparáveis, algumas vezes indistinguíveis. Nossas preocupações diárias com a eficiência, competitividade e lucratividade não podem prescindir de um comportamento ético.

A Abimed lançou em novembro/ 2006 seu Código de Ética, pioneiro no setor, com o objetivo de implementar diretrizes mestras que motivem e oriente suas Associadas a estabelecerem, na sua área de atuação, as condições mínimas de conduta moral e ética nas dimensões de suas atividades comerciais.

O Código de Ética da Abimed é de aplicação requerida a todas as empresas Associadas, recomendável para as demais empresas e órgãos com os quais as mesmas interagem e subsidiário para o Legislativo, Executivo, Judiciário.

5 - AGENDA ABIMED

Para definir e nortear as linhas de desenvolvimento de seus trabalhos a Abimed elaborou uma Agenda Global, a partir da análise ambiental interna e externa de fatores específicos como tendências da área de saúde no Brasil, tendências regulatórias e expectativas de nossas Associadas. Este instrumento para melhor compreensão foi subdividido em:

»

Agenda Estratégica: visa assegurar ao corpo diretivo da Abimed foco nos

projetos de importância estratégica para o fortalecimento da Entidade e dos

serviços às Associadas.

»

Agenda de Manutenção: visa assegurar a continuidade e melhoria dos nossos

serviços, em conformidade com as necessidades imediatas e as de médio e

longo prazo identificadas pelo processo permanente de comunicação com

as Associadas.

www.abimed.org.br

(11)

6 - ATIVIDADES E CONTATOS

6.1. Atividades

» 6.1.1. Setoriais:

São formadas por grupos de empresas Associadas que atuam num mesmo segmento, e que se reúnem com objetivo de discutir problemas comuns as suas atividades e buscar sugestões para solucioná-los.

Atualmente as Setoriais formadas são das áreas de:

Audiologia, Certificação Compulsória, Estimulação Cardíaca, Implantes Ortopédicos, Laboratórios.

» 6.1.2. Grupos de Trabalho:

São compostos por empresas Associadas, Assessorias internas e externas (quando necessário), Entidades co-irmãs e convidados especiais, com a finalidade de discutir problemas inerentes a diversos segmentos de mercado.

Os Grupos de Trabalho atualmente formados são:

Grupo Técnico de Trabalho-GTT, Reuso, Avaliação de Novas Tecnologias, RDC 350 - Importação, Ostomia, Família de Produtos, Remanufaturados, Similaridade e Stent.

» 6.1.3. Oficinas de Trabalho ANVISA e 5 Entidades:

As Oficinas de Trabalho se caracterizam pelas reuniões dos representantes das Entidades (Abimed, Abimo, Abraidi, Assibral e CBDL) com a Diretoria e Gerência Geral de Tecnologia de Produtos para a Saúde – GGTPS e Gerência-Geral de Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados – GGPAF da ANVISA com o objetivo principal de debater temas que constantemente dificultam e tornam complexas as práticas empresariais do setor.

» 6.1.4. Câmaras Setoriais ANVISA:

As Câmaras Setoriais da ANVISA foram criadas pela Portaria n.º 404/ ANVISA, de 13/10/2005 (republicada em 29/11/2005). Estas Câmaras são instâncias colegiadas de explicitação de opiniões dos diversos segmentos da sociedade (instituições do setor produtivo, da sociedade civil e do governo), de natureza consultiva, vinculada à Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Estas instâncias foram formadas com objetivo de subsidiar a Diretoria Colegiada nos assuntos de sua competência. A Abimed faz parte das seguintes Câmaras Setoriais:

(12)

» Câmara Setorial Produtos para a Saúde

» Câmara Setorial Portos, Aeroportos e Fronteiras - Importação » Câmara Setorial de Sangue e Tecidos

» Câmara Setorial de Propaganda e Publicidade de Produtos Sujeitos à Vigilância Sanitária

» 6.1.5. MERCOSUL:

Atendimento a reuniões para acompanhamento dos assuntos discutidos no Subgrupo Técnico - SGT - 11 - Produtos para a Saúde.

» 6.1.6. Associação Brasileira de Normas Técnicas - ABNT:

Participação, através das Associadas, nas diversas comissões de estudo. » 6.1.7. Feiras e Congressos: Participação no Brasil e no exterior.

6.2. Contatos

» 6.2.1. Órgãos Públicos:

Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (DECEX e SECEX), INMETRO, Ministério da Justiça, Ministério da Fazenda (CONFAZ) etc.

» 6.2.2. Embaixadas/ Consulados:

Estados Unidos, Canadá, México, Grã-Bretanha, França, Espanha, Dinamarca, Áustria, Alemanha, Taiwan e outras (os).

» 6.2.3. Entidades de classe:

CADIEM - Cámara Argentina de Industrias Electromecánicas y Luminotécnicas NEMA (Brasil) - National Electrical Manufacturers Association

AMCHAM - Câmara Americana de Comércio

No Brasil temos contato com as Entidades de Classe que representam a Indústria e Comércio das áreas Médico-Hospitalar, Laboratórios e Indústria Farmacêutica, Cosméticos, Alimentos, Saneantes e Domissanitários, bem como com Entidades que representam os Hospitais e Santas Casas, Radiologistas, e ainda Fundações.

(13)

7 - ORGANIZAÇÕES QUE PODEM SE ASSOCIAR À

ABIMED

Podem se associar à Abimed todas as empresas de distribuição, de comercialização, hospitais, clínicas e laboratórios que vendam ou representem equipamentos, máquinas, materiais e medicamentos de uso médico-hospitalar e clínico importados, sediadas em qualquer parte do território nacional, sem impedimentos legais.

8 - CATEGORIAS DAS ASSOCIADAS

- (Conforme o Estatuto Social) O quadro social da Abimed constitui-se de Associadas das seguintes categorias:

8.1. Efetivas

Aquelas que foram admitidas na forma do Artigo 6º, do Estatuto Social da Abimed. As Associadas Efetivas atuarão perante a Abimed através de representantes indicados pela direção da Empresa Associada.

8.2. Colaboradoras Beneméritas

Aquelas que tiverem prestado relevantes serviços à Associação, fazendo jus, por proposta de qualquer um dos membros do Conselho de Administração e aprovada pela maioria simples desse Órgão.

8.3. Colaboradoras Honorárias

As pessoas físicas que tenham se comportado da mesma forma que as Colaboradoras Beneméritas, por proposta de qualquer um dos membros do Conselho de Administração e aprovada pela maioria simples desse Órgão.

8.4. Colaboradoras de Honra

As pessoas físicas que tenham ocupado ou ocupem cargo diretivo da Associação e que tenham se comportado da mesma forma que as Colaboradoras Beneméritas ou Honorárias, por proposta de qualquer um dos membros do Conselho de Administração e aprovada pela maioria simples desse Órgão.

(14)

9 - CAMPO DE ATUAÇÃO DAS ASSOCIADAS

Áreas

» Cardiologia » Cirurgia » Gastrologia » Nefrologia/ Urologia » Neurologia » Oftalmologia » Oncologia » Ortopedia/ Traumatologia » Otorrinolaringologia

Segmentos

» Centro Cirúrgico: Anestesia Lâmpadas/ Focos Mesa Outros

» Diagnóstico por imagem: Angio Vascular Contraste

Filmes/ Processadora

Medicina Nuclear PACS/RIS/Workstations Raios-X Ressonância NM Ultra-som » Endoscopia: Cirurgia Diagnóstico » Esterilização » Fármacos » Infra-estrutura hospitalar » Instrumental Cirúrgico » Laboratório » Móveis Hospitalares » Reabilitação Física: Eletroterapia Mecanoterapia » Tecnologia de Informação » U.T.I./ Emergência: Cardioversão Monitoração Ventilação

Tipos de produtos

» Equipamentos » Implantes

» Kits para Diagnóstico » Material de Consumo

(15)

10 - SERVIÇOS ABIMED: ORIENTAÇÕES DE USO

10.1. Atendimento

A Abimed possui um corpo executivo para atender suas Associadas de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h, e emergencialmente se for necessário. A Associada poderá entrar em contato conosco pelos seguintes canais de comunicação:

Telefax: (11) 5092-2568 Correio:

E-mail: abimed@abimed.org.br Avenida Iraí, 79, 9º Andar - Conjs. 92/93 Site: www.abimed.org.br Bloco B - Edifício Torres do Ibirapuera

Moema - CEP: 04082-000 - São Paulo – SP

10.2. Informativos

Importante:

1. Via e-mail: apenas os endereços corporativos autorizados pelas Associa-das recebem nossos informativos. Caso a empresa precise adicionar mais de um endereço no seu cadastro, terá que formalizar solicitação por e-mail ou fax, junto à Abimed.

2. Via Área das Associadas, no site Abimed: para acessar esta área é necessário que a empresa tenha login e senha. Acesse esta página e solicite!

Com os informativos da Abimed as Associadas ficam atualizadas sobre os principais as-suntos que estão em evidência e sendo debatidos no setor. Informações seletivas são tratadas e divulgadas às Associadas, via e-mail ou pela Área das Associadas no site Abimed, mediante:

» 10.2.1. Circular Abimed

Divulgada às Associadas por e-mail e disponibilizada no site Abimed, na Área das Associadas. Pelo site as Associadas têm acesso a um banco de dados com todas as Circulares enviadas, desde 2000. Este banco possui sistema de busca por ano e palavra-chave.

(16)

» 10.2.2. Notícias

Canal do site Abimed onde todos os visitantes encontram informações mais relevantes e atuais publicadas na mídia sobre o setor e as atividades da Abimed. Como também, podem acessar o sistema de clipping eletrônico com todas as matérias publicadas sobre a Abimed nos diversos veículos de comunicação.

» 10.2.3. Legislações

Banco de dados segmentado, na Área restrita às Associadas, com as principais normas do setor. Este banco possui sistema de busca por palavra-chave e tipo de Ato.

Cabe enfatizar que acompanhamos diariamente o jornal Diário Oficial da União e todas as normas (Leis, Decretos, Resoluções, Portarias, etc) relevantes ao setor são informadas às Associadas via Circular Abimed por e-mail e na Área das Associadas, no site.

» 10.2.4. Demanda Empresarial

A Abimed abre este espaço no seu site, na Área restrita às Associadas, para ofertas e buscas externas que possam vir a beneficiar as empresas Associadas como, por exemplo, empresas internacionais que buscam parceiros no Brasil. Essas oportunidades também são divulgadas via e-mail.

» 10.2.5. Estatísticas de Importação

Mensalmente a Abimed disponibiliza no seu site, na Área das Associadas, as Estatísticas de Importação compiladas sob as NCMS de interesse do setor. Esses dados são extraídos do site do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, do Sistema de Análise das Informações de Comércio Exterior via Internet - ALICE-Web, da Secretaria de Comércio Exterior - SECEX.

» 10.2.6. Oficinas de Trabalho ANVISA e 5 Entidades

Espaço aberto na Área das Associadas, no site, para que as empresas acompanhem os desdobramentos dos trabalhos estratégicos das Entidades junto à ANVISA. » 10.2.7. Palestras e Apresentações Técnicas

Na Área das Associadas estão disponibilizados para consulta e download os materiais expositivos de Palestras e Apresentações Técnicas promovidas, apoiadas e realizadas pela Abimed.

(17)

» 10.2.8. Relação de Organismos Certificadores de Produtos e Sistemas - Acred-itados pelo INMETRO

Está disponibilizada no site, na área das Associadas, para impressão e download a relação de Organismos Certificadores de Produtos e Sistemas - Acreditados pelo INMETRO.

» 10.2.9. Perguntas e Respostas Freqüentes

A Associada Abimed conta com este canal no site Abimed, na área restrita, para consultar as perguntas e respostas freqüentes sobre determinadas legislações do setor.

10.3. Banco On-line Associadas & Produtos

A Abimed disponibiliza para o visitante interessado esse banco de dados on-line, com sistema de busca, com as seguintes opções:

1. Nome da Empresa Associada 2. Linha de Produto

3. Marca Representada 4. Produto

O banco Associadas & Produtos foi desenvolvido com o objetivo de beneficiar e cooperar com as empresas Associadas na divulgação de seus produtos. A empresa Associada pode inserir ou atualizar seus dados preenchendo, na Área das Associadas, os Formulários de Inserção ou Alteração do banco de dados Associadas & Produtos.

(18)

10.4. Emissão de Atestado de Exclusividade

A Abimed emite Atestados de Exclusividade para o segmento (empresas Associadas e não Associadas), via apresentação de documentação comprobatória. Este documento é solicitado por órgãos públicos a empresas interessadas em participar de licitações públicas e em processos de importação de produtos específicos.

10.5. Assessorias

A Abimed conta com assessorias especializadas para gerir, discutir, orientar, analisar e resolver assuntos específicos de sua demanda:

» Assessoria Jurídica » Assessoria de Imprensa

Como suporte aos trabalhos de nossas Associadas temos também cadastro de empresas de Consultoria nas áreas Aduaneira e Assuntos Regulatórios, que indicamos como referência.

» 10.5.1. Representação em Brasília - DF

A Abimed tem representação em Brasília-DF para agilização tanto na obtenção de informações quanto para o encaminhamento de documentos. Este suporte facilita e dinamiza a comunicação da Entidade com os Órgãos competentes, dada a importância das decisões dos diversos Ministérios e Autarquias na atuação de nossas Associadas.

10.6. Espaço das Associadas

A empresa Associada conta com um espaço físico com infra-estrutura, na sede da Abimed, na capital Paulista, para a realização de encontros e reuniões empresariais. A utilização desse espaço deve ser pré-agendada.

www.abimed.org.br

Veja em Serviços informações complementares

sobre a Emissão de Atestado de Exclusividade.

(19)

10.7. Eventos

Organização, participação, apoio, promoção e divulgação de eventos que colaborem com o desenvolvimento do setor. A relação dos principais eventos do segmento saúde pode ser acessada na página Eventos, no site Abimed.

10.8. Site ABIMED (www.abimed.org.br)

Visite nosso site com maior freqüência, pois ele contém todas as informações divulgadas e produzidas pela Abimed que são atualizadas constantemente.

Relembramos que as empresas Associadas somente têm acesso à Área restrita através de login e senha. Acesse a página - Área das Associadas - e veja como solicitar.

(20)

11 - ESTRUTURA ADMINISTRATIVA ABIMED

A estrutura administrativa da Abimed é composta por:

11.1. Conselho de Administração

Presidente Vice-Presidente Diretor-Secretário Diretor-Financeiro 3 Diretores

11.2. Conselho Consultivo

Formado por 3 Conselheiros

11.3. Comissão de Ética

Formada por 1 Presidente e 2 membros

11.4. Equipe Executiva

(21)

12 - CONSIDERAÇÕES FINAIS

» A versão digital deste Manual encontra-se disponível, com acesso livre, no site da Abimed (www.abimed.org.br).

» As suas atualizações serão informadas às Associadas e também disponibilizadas no site Abimed.

13 - FONTES DE REFERÊNCIAS

» Código de Ética Abimed. São Paulo, 2006. » Estatuto Social Abimed.

Sites

www.abimed.org.br www.abong.org.br www.anvisa.gov.br www.desenvolvimento.gov.br www.saude.gov.br www.sebrae.sp.org.br

(22)

Associação Brasileira dos Importadores de Equipamentos,

Produtos e Suprimentos Médico-Hospitalares

Conselho de Administração (Gestão 2006 a 2007): Aurimar José Pinto - Presidente

Abrão Luiz Melnik - Vice-Presidente Silvio Ferrari - Diretor-Secretário Pedro Stern - Diretor-Financeiro Ely Dabbah - Diretor

Conselho Consultivo: Geraldo Barbosa Julio Cezar Alvarez Regina Navarro Comissão de Ética:

Vitor Eduardo Eufrosino - Presidente José Roberto Alegre

Robert Moon Júnior Equipe Executiva:

Claudio B.Marques - Secretário Executivo Edna Resende - Secretária da Diretoria Francisco Leite - Comunicação e Marketing Sede Social:

Avenida Iraí, 79 – 9º Andar - Conjs. 92/93 – Bloco B – Edifício Torres do Ibirapuera Moema – CEP: 04082-000 - São Paulo – SP

(23)

Referências

Documentos relacionados

(2008), o cuidado está intimamente ligado ao conforto e este não está apenas ligado ao ambiente externo, mas também ao interior das pessoas envolvidas, seus

--- Concluído o procedimento, é presente Relatório Final, elaborado pelo Júri do Concurso, no qual se propõe que a execução da empreitada seja adjudicada à concorrente

Estes três eventos envolvem contas de resultado (Demonstração do Resultado) e contas patrimoniais (Balanço Patrimonial).. O resultado apresentado em nada difere das

Quando o sistema de segurança para crianças não estiver em uso, remova-o do veículo ou fi xe-o fi rmemente com cinto de segurança, para que não ofereça risco para os

São eles, Alexandrino Garcia (futuro empreendedor do Grupo Algar – nome dado em sua homenagem) com sete anos, Palmira com cinco anos, Georgina com três e José Maria com três meses.

Você pode, além disso, fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 6) para ficar calado, e não dizer asneiras sobre o, fazer um teste de Força de Vontade (dificuldade 6) para

4- A responsabilidade profissional está muito bem estabelecida no Código de Defesa e Proteção ao Consumidor, pois coloca em questão a efetiva participação preventiva e

Autorizar o afastamento no País de GERMANO MELO JUNIOR, matrícula 0347608, professor do Departamento de Geologia-CCET, para participar de treinamento do equipamento MiniRAE