• Nenhum resultado encontrado

1 -O que representa o código de ética

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "1 -O que representa o código de ética"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 -O que representa o código de ética

Código de ética profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Ele é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão. É analisado e aprovado pela sua entidade de classe, organização ou governo competente, de acordo com as atribuições da atividade desempenhada, de forma que ela venha a se adequar aos interesses, lutas ou anseios da comunidade beneficiada pelos serviços que serão oferecidos pelo profissional sobre o qual o código tem efeito.

De acordo com o artigo primeiro do código de ética profissional:

Art. 1º - O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais.

2 Relação do Código de Ética com o Estudo de Caso

- A construtora Sersan construiu o edifício e foi acusada pelo Ministério Público de negligência por supostamente ter usado material barato e de baixa qualidade na construção do prédio. A empresa já havia sido processada quatro vezes antes do desabamento pela má construção, que impediu a obra de receber o habite-se da prefeitura.

Código de Ética: Art. 8º - A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta:

Da eficácia profissional: IV - A profissão realiza-se pelo cumprimento responsável e competente dos compromissos profissionais, munindo-se de técnicas adequadas, assegurando os resultados propostos e a qualidade satisfatória nos serviços e produtos e observando a segurança nos seus procedimentos;

- Em 1998, o programa Fantástico, da Rede Globo, levou ao ar uma fita de vídeo na qual o deputado contava placidamente a vereadores de Três Pontas, no interior de Minas, que não hesitava em fazer “maracutaias” para levar vantagem. Na fita, Naya se vangloriava de usar material de segunda em construções e de ter falsificado a assinatura de um governador para conseguir verbas. Também deu a entender que fez contrabando de equipamento hospitalar. Código de Ética: Art. 8º - A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta:

(2)

- O primeiro desmoronamento aconteceu dia 22 de Fevereiro de 1998, quando as colunas 1 e 2 do edifício, onde havia 44 apartamentos desabaram. 8 pessoas morreram como resultado do incidente. O segundo desmoronamento ocorreu dia 27 de Fevereiro de 1998. 30 minutos antes do desmoronamento, o laudo técnico recomendava que os moradores voltassem ao edifício para recuperar seus bens, quando uma inexplicável coluna d'água irrompeu da cobertura do 22° andar com toneladas de água.

Código de Ética: Art. 8º - A prática da profissão é fundada nos seguintes princípios éticos aos quais o profissional deve pautar sua conduta:

Do objetivo da profissão: I - A profissão é bem social da humanidade e o profissional é o agente capaz de exercê-la, tendo como objetivos maiores a preservação e o desenvolvimento harmônico do ser humano, de seu ambiente e de seus valores;

3 - Comente a afirmativa: "O engenheiro é partícipe da organização e diretamente responsável por diversos níveis de responsabilidade. Não se pode mais vê-lo como um projetista ou calculista. Este profissional deve estar plenamente cônscio de suas ações profissionais"

A formação do engenheiro não deve ser pautada tão-somente na técnica. Ele deve desenvolver outras habilidades. O futuro engenheiro, além de estar em sintonia e concordância com as crenças, valores, missão e visão da organização a qual pertence, também deve estar atento que as conseqüências de sua ação profissional afeta a todos os stakeholders. Desse modo, a sociedade acaba por esperar as seguintes características do engenheiro: * A consciência de que ações pessoais, técnicas e gerenciais afetam a vida das pessoas e do meio que as cerca (direta e indiretamente). * Desenvolvimento e aprimoramento de valores morais, pois somente a determinação das pessoas de agir com ética pode garantir o comportamento ético de uma organização. * Conhecimento da Lei (trabalhista, ambiental) e de normas reguladoras. * Envolvimento pró-ativo na comunidade, usando ou não, as suas habilidades técnicas.

(3)

Art. 12º O fabricante, o produtor, o construtor, nacional ou estrangeiro, e o importador respondem, independentemente da existência de culpa, pela reparação dos danos causados aos consumidores por defeitos decorrentes de projeto, fabricação, construção, montagem, fórmulas, manipulação, apresentação ou acondicionamento de seus produtos, bem como por informações insuficientes ou inadequadas sobre sua utilização e riscos.

Esse artigo friza a responsabilidade que o profissional (fornecedor) tem. No caso de um engenheiro, ele responderá e reparará os danos causados por um projeto ou construção inadequada. É, de fato, uma proteção ao consumidor.

Art. 40. O fornecedor de serviço será obrigado a entregar ao consumidor orçamento prévio discriminando o valor da mão-de-obra, dos materiais e

equipamentos a serem empregados, as condições de pagamento, bem como as datas de início e término dos serviços.

Os orçamentos, formas de pagamento e prazos devem ser previamente

acordados com o consumidor, que é a parte mais fraca da relação. Isso prevenirá o consumidor de ser lubridiado e prejudicado.

Art. 50. A garantia contratual é complementar à legal e será conferida mediante termo escrito.

(4)

1 - O que representa o código de Ética?

Resposta: Art. 1º O Código de Ética Profissional enuncia os fundamentos éticos e as condutas necessárias à boa e honesta prática das profissões da Engenharia, da Arquitetura, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia e relaciona direitos e deveres correlatos de seus profissionais.

2 - O engenheiro secretario de desenvolvimento pode adquirir terreno em frente a área escolhida por ele para novo distrito industrial do município?

Resposta: 6. DAS CONDUTAS VEDADAS.

Art. 10. No exercício da profissão, são condutas vedadas ao profissional:

b) Usar de privilégio profissional ou faculdade decorrente de função de forma abusiva, para fins discriminatórios ou para auferir vantagens pessoais.

3 - Explique o sigilo e a urbanidade entre os engenheiros.

Resposta: O sigilo é relativo e só pode ser quebrado pelo poder judiciário. 4 - O engenheiro pode se interpor no trabalho de outro profissional? Resposta: Somente se for autorizado, se a pessoa se negar.

5 - Quando conhecer a violação ética profissional o que deve fazer o engenheiro? Resposta:

6 - O engenheiro pode: suplantar, substituir ou corrigir outro profissional?

Resposta:

(5)

Resposta: Responsabilidade Administrativa

Resulta das restrições impostas pelos órgãos públicos, através do Código de Obras, Código de Água e Esgoto, Normas Técnicas, Regulamento Profissional, Plano Diretor e outros. Essas normas legais impõem condições e criam responsabilidades ao profissional, cabendo a ele, portanto, o cumprimento das leis específicas à sua atividade, sob pena inclusive, de suspensão do exercício profissional. (fonte: http://www.creasp.org.br)

Responsabilidade Ética

Resulta de faltas éticas que contrariam a conduta moral na execução da atividade

profissional. Em nível do CONFEA/CREAs, essas faltas estão previstas na legislação e no Código de Ética Profissional, estabelecido na Resolução nº 1002, de 26/11/02, do

CONFEA. Uma infração à ética

8 - Qual a relação do código de ética com o código de defesa do consumidor?

Resposta: Resultante das relações de consumo, envolvendo o fornecedor de produtos e de serviços (pessoa física e jurídica) e o consumidor, assegura direitos consagrados pela Lei nº 8.078 , que dispõe sobre a Proteção ao Consumidor. O Código responde a uma antiga aspiração da sociedade, visando a garantia de proteção físico-psíquica ao consumidor, incluindo proteção à vida, ao meio ambiente e a proteção no aspecto econômico, detalhando quais são esses direitos e a forma como pretende viabilizar essa proteção. A responsabilidade profissional está, mais do que nunca, estabelecida através do Código de Defesa e Proteção ao Consumidor, pois coloca em questão a efetiva participação preventiva e consciente dos profissionais.

Portanto, é fundamental que o profissional esteja atento à obrigatoriedade de observância às Normas Técnicas e à execução de orçamento prévio de projeto completo, com

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

RESPONSABILIDADE CIVIL PELO CÓDIGO DE DEFESA DO CONSUMIDOR ... A unificação da responsabilidade civil pelo Código de Defesa do

QUANDO TIVER BANHEIRA LIGADA À CAIXA SIFONADA É CONVENIENTE ADOTAR A SAÍDA DA CAIXA SIFONADA COM DIÂMTRO DE 75 mm, PARA EVITAR O TRANSBORDAMENTO DA ESPUMA FORMADA DENTRO DA

Apud José Luiz Dias Campos e Adelina 8itelli Dias Campos. Antonio

A duplicidade imposta no texto, não pretende ser vista como “corda bamba”, mas neste caso, ao contrário do que se imagina e como pudemos acompanhar durante toda esta

hormonal (análogos do GnRH, progestagênios e contraceptivos hormonais) para tratamento da doença na ocasião da cirurgia e nos três meses anteriores a esta. Quarenta pacientes

1. Conceito do código de Defesa do Consumidor. Normas e comportamentos referentes aos regulamentos organizacionais. Código de ética nas empresas da área de Administração. Cidadania

As normas e princípios estabelecidos neste código deverão ser obedecidos e cumpridos por todos os empregados da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empregados