• Nenhum resultado encontrado

DIRETRIZ DO MOVIMENTO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL PARA 2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DIRETRIZ DO MOVIMENTO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL PARA 2016"

Copied!
52
0
0

Texto

(1)

DIRETRIZ DO MOVIMENTO DA

(2)

SEICHO-NO-IE DO BRASIL

Av. Engo Armando de Arruda Pereira, 1.266 CEP 04308-900 – São Paulo, SP

Fone: (11) 5014-2222 Website: http://www.sni.org.br

E-mail: sni@sni.org.br

(3)

Junji Miyaura

Presidente Doutrinário da Seicho-No-Ie para América Latina

Tuguio Teramae Diretor-Presidente da SEICHO-NO-IE DO BRASIL São Paulo, 05 de janeiro de 2016.

Aos(Ás) Srs.(as)

Supervisor(a) Administrativo(a) e Doutrinário(a) Regional Presidente da Associação dos Preletores Regionais Presidente da Federação das Assoc. Fraternidade Presidente da Federação das Assoc. Pomba Branca Presidente da Associação dos Jovens da Regional Presidente da União das Assoc. da Prosperidade Presidente da Assoc. Regional dos Educadores Preletor(a) e Líder da Iluminação

Coordenador(a) da Organização Setorial (núcleo) Presidente de Associação Local / APL

Prezados(as) Senhores(as) Reverências, muito obrigado.

É com grata satisfação que estamos encaminhando às suas mãos a DIRETRIZ DO MOVIMENTO DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL para 2016, aprovada na reunião do Conselho Nacional dos Representantes e homologada na Assembleia Geral Ordinária, ambos realizados na Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie – Ibiúna (SP) de 27 a 29/11/2015.

Trata-se de material fundamental para o desenvolvimento do nosso movimento para cumprir e alcançar com sucesso todas as metas traçadas.

Contamos com a habitual dedicação e colaboração de V.Sas. no sentido de concretizarem infalivelmente o objetivo estabelecido para sua Regional de acordo com a Diretriz aprovada, contribuindo assim, para o engrandecimento do Movimento de Iluminação da Humanidade – Movimento Internacional de Paz pela Fé.

(4)

Prefácio da Diretriz de 2015

O Movimento de Iluminação da Humanidade – Movimento Interna-cional de Paz pela Fé – visa desper-tar na mente de todas as pessoas a Verdade de que o homem é filho de Deus, isento de doença, pecado e de qualquer sofrimento. Sabemos que a nossa vida é a própria Vida de Deus e que ela é uma e comum a todas as pessoas e a todos os seres. Portanto, ao praticar qualquer ato em relação a outros seres, na verdade estamos praticando esse mesmo ato para nós mesmos. No Prefácio do livro O Amor Tudo Cura, o sagrado prof. Seicho Tanigu chi escreve:

O amor tudo realiza. O amor tudo vivifica. E o amor tudo cura. Penso que, na sociedade huma-na atual, o que mais se exige é o amor profundo, muito profundo, que tudo cura. A humanidade se destrói quando perde de vista o amor. A mesma força que provo-ca a explosão de uma bomba nu-clear, quando espiritualizada pelo amor do homem, transforma-se em energia elétrica capaz de pro-duzir todos os tipos de felicidade à humanidade.

Ocorre o mesmo no lar. O que vivifica tudo que envolve o lar é o amor entre pais e filhos, entre marido e mulher, entre

irmãos , entre sogro e nora. É esse amor que salva concreta-mente, e rapidaconcreta-mente, todas as pessoas da família.

Sabemos que a situação contur-bada da sociedade atual é fruto do es-quecimento desse profundo amor por parte das pessoas que, ignorando a Verdade, procuram alcançar a felici-dade própria mesmo causando sofri-mento a outros seres. Conhecendo a lei de causa e efeito, sabemos que a verdadeira felicidade se obtém somen-te quando praticamos o bem a outras pessoas e outros seres. Entretanto, por desconhecerem essa Verdade, as pessoas procuram a salvação em outras formas de vida, caminhando em vão para rumos totalmente diferen-tes. O objetivo do nosso movimento é levar a Verdade justamente a essas pessoas.

Por outro lado, o problema am-biental é, atualmente, uma das maio-res preocupações dos cientistas e da grande maioria dos governantes do mundo todo. Observamos a ocorrên-cia de grandes catástrofes causadas por fenômenos da natureza, como vendavais, tufões, secas, tempesta-des, tornados, terremotos, todos eles de enormes proporções, vitimando milhares de pessoas em todo o mun-do. O Brasil também não é exceção. Têm ocorrido tempestades, secas, inundações, vendavais, e até tornado,

Diretriz do Movimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL para a concretização de “Um Movimento que Cresce com a Natureza” (2015 e 2016)

(5)

em locais que nunca havia ocorrido. Os cientistas afirmam que tudo isso é consequência da violação da natureza pelo homem.

A Seicho-No-Ie vem alertando para esse problema desde a sua fun-dação, dizendo que devemos viver em harmonia com a natureza.

No livro Viver com Alegria, o prof. Seicho Taniguchi escreve:

Como resultado disso tudo, nos últimos tempos a Terra tor-nou-se agressiva. As condições meteorológicas se alteraram: há falta de chuva em alguns luga-res, enquanto em outras regiões caem chuvas torrenciais, des-truindo lavouras e casas. Muitos problemas têm surgido nos últi-mos tempos. Têm ocorrido ca-tástrofes como erupções vulcâ-nicas, grandes inundações etc., e pode-se dizer que são sinais de alerta que o planeta Terra está emitindo para a humanida-de. [...]

Por exemplo, se causar-mos danos às pessoas ou aos animais, acabaremos sofrendo danos na mesma proporção. Se continuarmos destruindo flores-tas e matando animais, chegará o dia da “prestação de contas” e seremos agredidos pela própria natureza. [...]

Até agora, os homens têm causado muitos danos às mais variadas espécies de animais deste planeta. E, em consequên-cia da agressão ao ambiente, vêm sofrendo problemas graves, tais como: escassez de provisão,

alterações climáticas, catástrofes etc. (pp. 18-20)

Em outro trecho no mesmo livro, o prof. Seicho Taniguchi cita:

Também nas relações hu-manas, se causarmos danos aos outros, um dia sofreremos da-nos de algum modo e da-nos torna-remos infelizes. Por outro lado, se contribuirmos para o bem dos outros amando-os, prote-gendo-os e contribuindo para o desen volvimento e prosperidade deles, seremos também amados, protegidos e beneficiados. (p.19) Isso significa que, enquanto não houver uma grande mudança no modo de vida das pessoas, o ser humano não poderá ser verdadeiramente feliz.

Na Conferência Especial da Seicho-No-Ie, realizada no Brasil em 2014, enfatizou-se que o problema ambiental está diretamente relaciona-do com a alimentação à base de car-ne, e que, portanto, é urgente a neces-sidade de eliminarmos do cardápio de nossas refeições os pratos que têm como base a carne. Na verdade, esse assunto foi tema da Conferência Es-pecial de 2006, quando fomos orien-tados pelo prof. Masanobu Taniguchi de que devemos controlar os nossos desejos e ir, aos poucos, diminuindo a quantidade de carne de nossas re-feições. Dessa forma, contribuiremos não só com a redução da matança de animais, como também com a redução do ritmo de aquecimento global.

É citado por órgãos oficiais que o Brasil, que tem a quinta maior

(6)

popula-ção mundial, é o maior exportador de carne bovina no mundo, seguido por Índia, Austrália e Estados Unidos; e é o segundo maior consumidor de carne bovina, depois apenas dos Estados Unidos. No Brasil, em 80% das áreas desmatadas, há o predomínio de cria-ção de gado de corte, criados em sis-tema de pastagem. Em outras áreas, são produzidos grãos, dos quais mais de um terço é destinado para alimen-tar o gado. Isso significa que, quanto mais aumenta o consumo de carne, mais aumenta o desmatamento.

Portanto, é premente que pas-semos a adotar uma conduta de vi-venciarmos verdadeiramente o ensi-namento da Seicho-No-Ie, que nos ensina a parar de tirar dos outros e a eliminar a prática de fazer os outros sofrerem, e, em vez disso, nos doar-mos uns aos outros, com um compor-tamento amoroso e afetuoso, não só para o bem dos seres humanos, mas também para beneficiar a todos os se-res vivos. Essa prática deve ser adota-da no cotidiano por todos os membros, adeptos e simpatizantes da Seicho--No-Ie.

Com essa visão, apresentamos a diretriz para “Um Movimento que Cresce com a Natureza” (para o ano de 2015).

1. Contribuição para a solução do problema da paz, do meio am­ biente e dos recursos naturais. Na Diretriz Quinquenal do Movimen-to da Sede Internacional, Japão, consta que é chegado o momento de mudarmos da “civilização de

re-cursos subterrâneos” – civilização que tem como fonte de energia os recursos provenientes do subsolo, que prioriza a ganância, que busca suas fontes de energia em combus-tíveis fósseis e em energia nuclear e que planeja seu crescimento eco-nômico com a destruição da nature-za – e passarmos para uma Nova Civilização, uma “civilização de re-cursos terrestres” renováveis. Isto é, mudarmos para uma “nova civi-lização”, que utilize a energia natu-ral renovável e sustente os recursos naturais limitados por meio da circu-lação, e onde todos os seres vivos coexistam e prosperem.

A) Reduzir o consumo de carne e praticar as Quatro Mentes Imen-suráveis também em relação à natureza.

1- Eliminaremos a carne bovina e suína do cardápio das refei-ções, quando servidas, nas Academias, na Sede Central e nas Regionais.

2- Divulgaremos em cursos e re-uniões de estudos o conceito e o objetivo do Escritório na Flo-resta, adotado como modelo para a concretização da nova civilização.

3- A Sede Central, Subsede e to-das as Regionais da SEICHO--NO-IE DO BRASIL elaborarão projetos para a introdução de tecnologia ambiental, incluindo a geração de energia fotovol-taica, geração de energia

(7)

eóli-ca, baterias de armazenamen-to, carros elétricos etc.

4- A Academia Sul-Americana de Treinamento Espiritual de Ibiúna – SP será transformada em um centro de referência de aplicação de energias renová-veis, reutilização de água, reci-clagem e cultivo orgânico.

5- Será introduzida a leitura do Canto em Louvor à Natureza e do Canto em Louvor ao Bo-disatva que Reflete os Sons do Mundo, nos Seminários de Treinamento Espiritual que ocorrem nas Academias.

2. Realização de um “Movimento Or­ ganizacional de Alta Qualidade”.

A) A Sede Central da SEICHO--NO-IE DO BRASIL colaborará com a Sede Internacional na elaboração de manuais de es-tudo e no aprimoramento dos preletores e líderes da ilumi-nação (LIs). Após a conclusão, orientará os preletores e LIs a procederem estudos de acordo com esses manuais, promoven-do cursos e reuniões de estu-dos.

B) A SEICHO-NO-IE DO BRASIL atuará de forma ativa na forma-ção de sucessores, por meio de Reuniões de crianças e de Reu niões de juvenis. Todas as organizações se responsabili-zarão pela sua atuação. Para

tanto, serão formadas comis-sões, tanto na Sede Central como nas Regionais, para de-finir formas de trabalho para esse objetivo.

C) A Sede Central da SEICHO--NO-IE DO BRASIL colaborará com a Sede Internacional na tradução do Canto em Louvor à Natureza e do Canto em Lou-vor ao Bodisatva que Reflete os Sons do Mundo para o idioma espanhol.

D) A SEICHO-NO-IE DO BRASIL continuará atuando intensa-mente na formação de novas Associações Locais (ALs) e Nú-cleos, realizando reuniões pe-riódicas e dominicais, a fim de dar oportunidade a novas pes-soas para participarem das reu-niões da Seicho-No-Ie e viven-ciar as Três Práticas Religiosas Importantes (Três Práticas Es-pirituais) e a prática do Princípio do Relógio de Sol em seu coti-diano.

E) Dinamização Organizacional. O programa de Dinamização Or-ganizacional está trabalhando ativamente para criar reuniões dinâmicas, mais organizadas e mais estruturadas, em todas as ALs e organizações setoriais (Núcleos). Seu objetivo é pro-mover o desenvolvimento das organizações setoriais, para uma expansão sólida e eficaz do Movimento de Iluminação da Humanidade pela

(8)

SEICHO--NO-IE DO BRASIL, alinhando competências individuais e or-ganizacionais, objetivos sagra-dos e missão da Seicho-No-Ie, de maneira integrada e focada na essência da doutrina.

Pontos-chave do movimento para o ano de 2016 (último ano da Diretriz Quinquenal)

1. Contribuição para a solução do problema da paz, do meio am­ biente e dos recursos naturais.

Pontos a acrescentar a partir de 2016

A) Formação de orientadores preleto-res e lídepreleto-res da iluminação versa-dos em educação ambiental

1) Participação de preletores e lí-deres da iluminação na Confe-rência Especial a ser realizada no Escritório na Floresta, nos dias 29 a 31 de julho de 2016. 2) Realização de cursos para

for-mação de preletores e líderes da iluminação versados em educação ambiental que orien-tarão nos seminários das Aca-demias.

B) Como “Cidadãos Éticos”1 basea-dos na fé, os líderes e os adeptos

1 A expressão “cidadão ético” aqui empregada se refere a uma pessoa que, do ponto de vista humano, além de ser atencioso com os pobres, socialmente vulneráveis, faz escolhas em suas atividades diárias, incluindo o que consome, com base na ética entre gerações e ética ambiental, a fim de realizar uma sociedade em que a natureza e os seres humanos estão em harmonia.

deverão, no âmbito da área de pro-pagação e também na comunidade em que vivem, praticar a “Vida de dieta alimentar sem carne2 e com baixa emissão de carbono”, “Vida com economia de recursos natu-rais e baixa emissão de carbono”, e cada iniciativa será introduzida na “Festa das Dádivas da Natureza da Seicho-No-Ie” e nas redes so-ciais mantidas pela SEICHO-NO--IE DO BRASIL, a fim de expandir o círculo de alegria, como também divulgar o ensinamento da Seicho--No-Ie nas formas apresentadas abaixo.

1 – Vida de dieta alimentar sem carne e com baixa emissão de carbono.

1.1 Aprofundar a compreensão do “Movimento que Cresce com a Natureza”, que busca a paz mundial por meio da Grande Harmonia de Deus--natureza-seres humanos e divulgar para outras pessoas. 1.2 Exibir em eventos na Sede

Central, nas Academias e nas Regionais, o vídeo que apre-senta o Escritório na Floresta e o “Arvoredo da Vida” e tam-bém o vídeo “A paz a partir da mesa de refeição” e “Shoku ga musubu hito-chiiki-shizen” (“Pessoas-região-natureza

2 O uso da expressão “sem carne” aqui se refere a pesso-as que ingerem alimentos à bpesso-ase de vegetais, derivados do leite, ovos e peixes; além disso, o termo inclui tam-bém pessoas que incluem frango em sua dieta. Futura-mente, no entanto, vamos avançar no sentido de reduzir também o consumo de frango.

(9)

conectadas pela alimenta-ção”), todos elaborados pela Sede Internacional, na medi-da que forem traduzidos. 1.3 Ao adquirir ingredientes

ali-mentares, lembrar-se de consumir produtos locais e da época a fim de diminuir a “distância percorrida” pela co-mida, optando por alimentos naturais, não processados e alimentos orgânicos, contri-buindo para desenvolver as indústrias locais de pesca e agricultura.

1.4 Incentivar o cultivo de hortas caseiras e comunitárias, reflo-restamento e plantio de árvo-res e experimentar pessoal-mente a união entre as vidas individuais e a natureza e ser grato às dádivas da natureza.

2 – Estilo de vida com economia de recursos naturais e baixa emissão de carbono.

2.1 Quando possível, utilizar meio de transporte coletivo e com-bustíveis que causem menor impacto ambiental.

2.2 Procurar, na medida do possí-vel, energia elétrica limpa, uti-lizando gerador fotovoltaico ou eólico.

C) Realização da Festa das Dádivas da Natureza 2016. A Sede Central realizará a festa nas dependências da Academia Sul-Americana de

Treinamento Espiritual de Ibiúna em 2016, para que a experiência seja compartilhada também com as Regionais no futuro. Por meio da participação da comunidade lo-cal no evento, visamos elevar o ní-vel de conscientização do estilo de vida de crescer junto com a natu-reza.

D) Carbono zero. A Sede Central fará estudos e elaborará plano concreto para reduzir gradativamente o con-sumo de energia até o ano de 2020 e posteriormente trabalhar para atingir o estágio de carbono zero.

Pontos presentes no ano anterior aos quais será dada ênfase em 2016

A) A Sede Central, Subsede e todas as Regionais elaborarão projetos para a introdução de tecnologia ambiental, incluindo geração de energia fotovoltaica, energia eóli-ca, baterias de armazenamento etc.

B) Continuaremos transformando a Academia Sul-Americana de Trei-namento Espiritual de Ibiúna em um centro de referência de aplica-ção de energias renováveis, reutili-zação de água, reciclagem e culti-vo orgânico.

C) Será introduzida a leitura do Canto em Louvor à Natureza e do Canto em Louvor ao Bodisatva que Re-flete os Sons do Mundo e da Sutra em Seis Capítulos Todos os Seres em Harmonia nos seminários de treinamento espiritual que ocorrem nas Academias, visando à

(10)

cons-cientização dos participantes da importância de viver em harmonia com a natureza.

2. Realização de um “Movimento Or ganizacional de Alta Qualida­ de”.

Pontos a acrescentar a partir de 2016

A) Concretização de uma “Organiza-ção Atrativa”. As organizações serão orientadas a dar maior aten-ção aos participantes de reuniões, a fim de concretizar uma organiza-ção atrativa, por meio de manual comum às organizações, que será elaborado pela Sede internacional com a colaboração da Sede Cen-tral da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL.

B) Premiação. Serão premiadas Re-gionais que desenvolverem proje-tos próprios e executarem ativida-des a fim de concretizarem orga-nizações atrativas, considerando as características e diferenças da Regional.

C) Visando obter um resultado sinér-gico na internet e um movimento enraizado na comunidade, a Sede Internacional irá rever a área de atuação dos preletores, consoli-dando dessa forma a política edu-cacional de preletores quanto à globalização mundial. A SEICHO--NO-IE DO BRASIL seguirá as orientações da Sede Internacio-nal, considerando sempre a

estru-tura e a realidade brasileira, visan-do ao crescimento visan-do movimento no Brasil e na área de atuação da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

D) Para que “Um Movimento que Cres-ce com a Natureza” se desenvolva de maneira organizada e como um movimento internacional unifica-do, a Sede Internacional revisa-rá o uso previsa-rático de sites e mídias sociais. E visará a um movimen-to com maior eficácia por meio da sintonia entre a mídia impres-sa e a virtual, a fim de conseguir melhor eficiência no crescimento do movimento. A Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRASIL se-guirá as orientações da Sede In-ternacional.

Pontos presentes no ano anterior aos quais será dada ênfase em 2016

A) Formação de sucessores. A SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL atuará de forma ativa na formação de su-cessores por meio de Reuniões de Crianças e de Juvenis. Todas as organizações serão responsáveis pela sua atuação. Para tanto, se-rão formadas comissões tanto na Sede Central como nas regionais para definir formas de trabalho para esse objetivo, inclusive sobre o coordenador dessa comissão. B) A Sede Central da

SEICHO-NO--IE DO BRASIL colaborará com a Sede Internacional na tradução do Canto em Louvor à Natureza e do Canto em Louvor ao Bodi satva que Reflete os Sons do

(11)

Mun-tantes (Três Práticas Espirituais) – Meditação Shinsokan, leitura das sutras sagradas e dos cantos em louvor, livros e outras publicações da Seicho-No-Ie e dedicação de atos de amor –, e o estilo de vida do Relógio de Sol, utilizando ativa-mente o Diário do Relógio de Sol. Além disso, deverão ser aprimo-radas as reuniões com palestras, reuniões de Associações Locais, Domingo da Seicho-No-Ie, Reu-niões de Crianças etc., a fim de expandir a oportunidade de trans-mitir a Verdade a novas pessoas. do para o idioma espanhol, bem

como a Sutra em Seis Capítulos Todos os Seres em Harmonia, para os idiomas português e espa-nhol, de acordo com a nova polí-tica da tradução. Colaboraremos também na tradução dos vídeos que forem elaborados pela Sede Internacional para serem exibidos nas atividades do Brasil e países de atuação da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

C) Os líderes e adeptos viverão as Três Práticas Religiosas

(12)

Impor-Apresentamos os pontos-chave do movimento da Associação Frater-nidade para o ano de 2016, conforme determinado em nosso Plano de Ação que consta na Diretriz Quinquenal do Movimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL para a concretização de “Um Movimento que cresce com a Nature-za” (2015-2016).

Para uma melhor compreensão do nosso Plano de Ação, dividimo-lo em duas partes:

1) Plano de Ação de Ação 2015-2016.

2) Dentro de cada uma das duas colunas fizemos constar:

1. Pontos a serem acrescenta-dos a partir de 2016.

2. Pontos presentes no ano anterior aos quais será dada ênfase em 2016.

1) PLANO DE AÇÃO DE AÇÃO 2015-2016

A Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, em con-formidade com a Diretriz Quinquenal da Sede Internacional (2012 a 2016) e da Diretriz Trienal do Movimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (2013 a 2015), não poupará esforços e contri-buirá substancialmente para a concre-tização de todas as propostas nelas definidas. Para tanto, apresentamos a seguir o nosso Plano de Ação para o ano de 2015 (resumido):

1. Contribuição para a solução do problema da paz, meio ambiente e recursos naturais.

Por meio de todos os departa-mentos de nossa organização, so-bretudo o Departamento de Meio Ambiente e Ação Social, utilizan-do a revista mensal Fonte de Luz, eventos nas Academias de Treina-mento Espiritual (português e japo-nês), eventos nacionais e regionais dos Núcleos e Associações Locais, orientaremos continuamente nos-sos adeptos, associados e líderes em geral a respeito da consciência e da necessidade de criarmos as condições necessárias para a im-plantação da nova civilização, ou seja, mudarmos da atual “civiliza-ção de recursos subterrâneos” para uma “civilização de recursos terres-tres”.

Para cumprirmos esse intento priorizaremos:

1.1 Redução do consumo de carne e a prática das Quatro Mentes Imensuráveis

1.1.1 Com o advento da come-moração dos cinquenta anos de edição da revis-ta Fonte de Luz (inicial-mente intitulada revista

Acendedor) durante todo

o ano, a partir de feve-reiro de 2015 criaremos nessa revista uma seção mensal fixa para

(13)

mos o conceito correto da relação entre Deus--natureza-ser humano. 1.1.2 Divulgaremos

maciça-mente os filmes produ-zidos pela Sede Inter-nacional entre nossos associados, os quais es-tarão focalizando a “Paz mundial a partir da mesa de refeição” e “Pensando sobre a paz mundial e a alimentação à base de carne”.

1.1.3 Adotaremos a alimenta-ção sem carne em todos os eventos promovidos pela Associação Frater-nidade da SEICHO-NO--IE DO BRASIL e em todos os níveis hierárqui-cos (nacional, regional e local).

1.1.4 Tomando como exemplo a determinação da Sede Internacional e da Sede Central da SEICHO-NO--IE DO BRASIL, também instituiremos em nos-sos eventos, em espe-cial nas Academias de Treinamento Espiritual, pelo menos uma refeição mais simples em cada evento (português e ja-ponês). A economia obti-da por essa prática será destinada a instituições que cuidam de pessoas que não possuam recur-sos materiais.

1.1.5 Faremos a inserção da leitura do Canto em

Lou-vor à Natureza e da Ora-ção para Visualizar a Grande Harmonia entre a Natureza e os Seres Hu-manos em todos nossos eventos nas Academias de Treinamento Espiri-tual. Com isso, orienta-remos e incentivaorienta-remos todos nossos associados a introduzirem a leitura dessas orações em suas práticas diárias.

1.1.6 Por meio do Departa-mento de Meio Ambiente e Ação Social, incentiva-remos, mapearemos e acompanharemos proje-tos e ações inovadores das Federações, Asso-ciações Locais e de as-sociados da Associação Fraternidade, que visem à preservação e restau-ração de biomas e áreas florestais da região dou-trinária a que pertencem e que sejam economica-mente viáveis.

1.1.7 Por meio do mesmo de-partamento, incentiva-remos, mapearemos e acompanharemos proje-tos e ações inovadores das Federações, Asso-ciações Locais e de as-sociados da Associação Fraternidade, que visem à geração de energia re-novável e que esta seja economicamente viável. 1.1.8 Apoiaremos e

(14)

2. Realização de um “movimento organizacional de alta qualida­ de”.

Acreditamos que a proposição desse segundo pilar será plena-mente atingida com a continuação da implantação da Dinamização Or-ganizacional em todas as Regionais do Brasil. Para tanto, a Associação Fraternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL trabalhará cada vez mais integrada com todas as demais or-ganizações da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Para cumprirmos esse inten-to, priorizaremos nossas ações por meio dos objetivos sagrados, dos indicadores e das metas, a saber: 2.1 Auxílio mútuo

Para que possamos vivenciar a Verdade “eu e o outro somos um” e, sem exigir nada em tro-ca, praticar ao máximo o ensi-namento, preenchendo de ale-gria e gratidão a própria vida e a do próximo, nos esforçaremos enormemente para melhorar a qualidade de nossas Associa-ções Locais (ALs), ao mesmo tempo em que reativaremos as ALs que eventualmente estejam inativas e fundaremos novas. Nesse caso, intensificaremos as visitas de bênção, as orien-tações pessoais, as maratonas de sutras sagradas e a

Medita-ção Shinsokan de OraMedita-ção

Mú-tua, que são os indicadores. Também trabalharemos para o cumprimento das metas de Mis-são Sagrada e Cura Divina (For-ma Hu(For-mana). Para tanto, anga-ações semelhantes

pro-movidas pelas Associa-ções Pomba Branca, dos Jovens, Prosperidade, dos Educadores e dos Preletores.

1.1.9 Nas assistências às Regio nais (apadrinha-mento), trabalharemos de forma integrada com as demais organizações, vi sando a uma melhor oti mização com menos deslocamento de pes-soas para redução do CO2. 1.1.10 As Secretarias Executi-va e de Comunicação e Tecnologia trabalharão exaustivamente para au mentar a disponibili-za ção de matérias de apoio, por meio de arqui-vo eletrônico, diminuindo o consumo de papéis e CDs. Para isso, utilizare-mos cada vez mais nos-sos ambientes virtuais e espaços “na nuvem” para compartilhar docu-mentos e arquivos com nossa liderança.

1.1.11 Por meio do Setor de Su-porte às Organizações (SSO), desenvolveremos um sistema de coleta de dados ou envio de infor-mações (organizacional) por meio virtual, dimi-nuindo assim, de manei-ra significativa, o consu-mo de papel.

(15)

riaremos novos contribuintes da Missão Sagrada, por meio de momentos de explicação so-bre a importância espiritual da Missão Sagrada, nas reuniões semanais. Também realizare-mos um trabalho para ativar to-dos os contribuintes inativos da Missão Sagrada, por meio de telefonemas, visitas de bênção, orações, utilizando a listagem fornecida pela Superintendên-cia da Missão Sagrada. E con-tinuaremos realizando, mensal-mente, nas ALs, a Cerimônia de Consagração do Agradecimen-to da Missão Sagrada.

2.2 Divulgação da Verdade

Para melhorar o destino da hu-manidade mediante o poder criador das boas palavras, se-remos firmes e persistentes no aumento consistente da quan-tidade mensal de divulgação das revistas da Seicho-No-Ie, buscando novos cotistas e as-sinantes. Também intensificare-mos a divulgação dos livros da Seicho-No-Ie e das Palavras de Luz.

O principal meio de avaliarmos o crescimento do nosso movi-mento está na quantidade de participantes/mês e de novos participantes/mês que uma AL ou Núcleo consegue ter. Para isso, implantaremos o projeto “casa cheia”, que contempla o “projeto 30”, buscando a reali-zação de reuniões de alta quali-dade, além da intensificação da implantação das reuniões

espe-cíficas para homens, inclusive na organização em japonês. Outra forma eficaz de divulga-ção da Verdade está na realiza-ção de reuniões de vizinhança e do Domingo da Seicho-No-Ie (ou reunião da Seicho-No-Ie). Por isso, em 2015, daremos ainda mais importância na reali-zação das reuniões de vizinhan-ça, mas, sobretudo, no envolvi-mento e comprometienvolvi-mento no Domingo da Seicho-No-Ie (ou reunião da Seicho-No-Ie), tra-balhando totalmente integrado com as demais organizações. Para completar o ciclo da Divul-gação da Verdade, o Seminá-rio da Luz – o mais importante evento de uma Regional. Em-penharemos ao máximo para que todas as Regionais consi-gam ultrapassar suas metas. 2.3 Estudo da Verdade

Conforme descrito na “Defini-ção dos Resultados Esperados” desse Objetivo Sagrado – “Es-tudar a Verdade para que em conjunto com a prática da

Medi-tação Shinsokan e a prática de

amor ao próximo, a humanida-de compreenda integralmente a Verdade e siga o verdadeiro caminho do progredir infinito” –, para que isso seja uma realida-de, é fundamental que o Núcleo realize os Módulos de Estudos da Seicho-No-Ie.

Para 2015, será formada uma comissão composta por todas as organizações para definir estratégias de divulgação e

(16)

ofe-recer melhor acompanhamento e assistência às Regionais e Núcleos, quando da sua reali-zação.

Também incentivaremos nos-sos associados a participarem da aula virtual de Estudo de A

Verdade da Vida, orientada pelo

preletor da Sede Internacional Heitor Miyazaki, às quartas-fei-ras.

Outro importante meio para es-tudo é, sem qualquer sombra de dúvida, os seminários e cursos nas Academias de Treinamen-to Espiritual. Trabalharemos com atenção redobrada para o cumprimento das metas de par-ticipação em todos os nossos seminários e cursos nas Aca-demias. Cabendo um destaque especial a dois eventos inéditos em nossa organização, que é a realização do primeiro Semi-nário de Treinamento Espiritual com Oferenda de Trabalho para Homens na Academia de Ibiúna e o primeiro Curso para Líderes da Associação Fraternidade de quatro dias que acontecerá pa-ralelamente.

2.4 Confraternização

Nesse Objetivo Sagrado, o con-ceito é “unir como irmãos, par-tilhar sentimentos e ideais, co-memorar com outras pessoas e conviver pacificamente. Para isso, em 2015, teremos a Con-venção Nacional da SEICHO--NO-IE DO BRASIL, em idioma japonês, a Convenção Nacional Infantil, a Convenção Nacional

para Juvenis, a 60a Convenção

Nacional da AJSI/BR e também a comemoração do Jubileu de Diamante da AJSI/BR. Em to-das essas atividades, atuare-mos com muita alegria, tanto no que diz respeito a divulgação de convites quanto a organiza-ção antes, durante e depois. Teremos a 59a Festividade do

Santuário Hoozo do Brasil em que participaremos ativamen-te da divulgação dos registros espirituais, seguindo sempre as orientações do Regulamento In-terno da Festividade do Santuá-rio Hoozo.

2.5 Meio ambiente

Este Objetivo Sagrado está con-templado no primeiro pilar des-te Plano de Ação da Associação Fraternidade da SEICHO-NO--IE DO BRASIL – 2015.

2.6 Formação de líderes (sucesso-res do movimento)

Com a visão de que devemos formar líderes desde a base, apoiaremos integralmente às Associações Pomba Branca e dos Jovens quanto às reuniões infantil, juvenil e jovens. Para que se cumpra essa finalidade, foram criados os Departamen-tos de Apoio ao Departamento Infantil e o Departamento de Apoio à AJSI/BR, Departamen-to Juvenil.

Trabalharemos para o aumento significativo do quadro de nos-sos associados. Para isso, os líderes e os atuais associados

(17)

valorizarão seus contatos com pessoas da sua comunidade, e transmitirão os ensinamentos da Seicho-No-Ie, distribuindo pessoalmente as nossas revis-tas mensais, livros da Seicho--No-Ie e outras publicações. Na reunião da AL, falaremos da im-portância de serem associados, incentivando-os a serem cotis-tas de pelo menos uma revista da SNI e contribuintes da Mis-são Sagrada.

Com o conceito de que a As-sociação Fraternidade é uma organização que congrega ho-mens adultos, ou seja, jovem (acima de 35 anos), meia-idade e melhor idade (terceira idade), criamos os Departamentos de Terceira Idade (que trabalhará em conjunto com a Associação Pomba Branca) e Departamen-to de Homens Solteiros (nome provisório), cuja principal atri-buição é fazer a ponte entre a AJSI/BR e a Associação Frater-nidade, dando atenção especial aos homens de meia-idade. Ainda dentro desse Objetivo Sagrado, trabalharemos con-juntamente com as demais or-ganizações e com o apoio da Associação dos Preletores para aumentar significativamente os alunos matriculados nos Módu-los de Estudos da Seicho-No--Ie, objetivando também a for-mação de grande quantidade de novos divulgadores e prele-tores.

Tendo elegido a “família” como prioridade da Associação

Fra-ternidade da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, terá papel de alta relevância o Departamento de Casais que atuará sempre em conjunto e total sintonia com a Associação Pomba Branca. Na organização em idioma ja-ponês, terá o mesmo papel o Departamento de Soonen, que atuará da mesma forma com o Departamento Wakahato.

2) Pontos-chave do movimento para o ano de 2016

1. Contribuição para a solução do problema da paz, meio am­ biente e recursos naturais. Pontos a acrescentar a partir de 2016

A) Formação de orientado-res da educação ambien-tal.

1) Incentivaremos a par-ticipação de preletores que atuem na Associa-ção Fraternidade na Conferência Especial a ser realizada no Es-critório na Floresta nos dias 29 a 31 de julho de 2016, a fim de estudar sobre a educação am-biental para possibilitar formação de orientado-res.

2) Em parceria com a Su-perintendência das Ati-vidades para Preletores, realizar cursos para

(18)

for-mação de orientadores da educação ambiental nas Regionais, Núcleos e Associações Locais. B) Como cidadãos éticos

ba-seados na fé, os líderes e os associados da Associa-ção Fraternidade deverão, no âmbito de divulgação e também na comunidade em que vivem, praticar a “ali-mentação diária sem carne e com baixa emissão de carbono”, o “modo de viver com economia de recursos naturais e baixa emissão de carbono”, como também, divulgar o ensinamento da Seicho-No-Ie nas formas apresentadas abaixo.

Além disso, cada iniciativa será apresentada para os membros do CDOR para que a avaliem e indiquem as melhores para represen-tar a sua Regional na Festa das Dádivas da Natureza e nas redes sociais virtuais mantidas pela SEICHO--NO-IE DO BRASIL, a fim de expandir o círculo de alegria.

a. Alimentação diária sem carne e com baixa emissão de carbono. 1. Aprofundaremos a

com-preensão do “Movimen-to que Cresce com a Natureza”, que busca a paz mundial por meio

da Grande Harmonia de Deus-natureza-seres humanos e divulgare-mos para outras pes-soas por meio da revista

Fonte de Luz.

2. Exibiremos nos eventos da Associação Fraterni-dade na Sede Central, nas Academias e nas Regionais, o vídeo que apresenta o Escritório na Floresta e o “Arvore-do da Vida” e também o vídeo “A paz a partir da mesa de refeição” e “Shoku ga musubu hito-chiiki-shizen” (“Pes-soas-região-natureza conectadas pela alimen-tação”), todos elabora-dos pela Sede Interna-cional, na medida que forem traduzidos.

3. Faremos campanha de conscientização aos nossos líderes e asso-ciados para que, ao ad-quirirem ingredientes ali-mentares, lembrarem-se de consumir produtos locais e da época, a fim de diminuir a “distância percorrida” pela comida, optando por alimentos naturais, não processa-dos, e alimentos orgâ-nicos, contribuindo para desenvolver as indús-trias locais de pesca e agricultura.

(19)

4. Incentivaremos nossos líderes e associados a vivenciar experiências por meio de hortas pró-prias e hortas comuni-tárias, reflorestamento e plantio de árvores, expe-rimentar pessoalmente a conexão entre vidas individuais e natureza e ser grato às dádivas da natureza.

b. Modo de viver com economia de recursos naturais e baixa emis-são de carbono.

1. Orientaremos e incenti-varemos nossos líderes e associados para que, sempre que possível, utilizarem meio de trans-porte coletivo e combus-tíveis que causem me-nor impacto ambiental. 2. Motivaremos nossos

lí-deres e associados a procurarem, na medi-da do possível, energia elétrica limpa, utilizando gerador fotovoltaico ou eólico.

C) Realização da Festa das Dádivas da Natureza.

A Associação Frater-nidade participará ativa-mente na organização e realização da festa nas de-pendências da Academia de Ibiúna em 2016, para

que a experiência da Sede Central seja compartilhada também com as Regionais no futuro. Por meio da par-ticipação da comunidade local no evento, visa-se elevar o nível de conscien-tização do estilo de vida de crescer junto com a natu-reza.

D) Carbono zero até 2020. A Associação Fraterni-dade colaborará integral-mente com os estudos que a Sede Central fará, assim como com a elaboração de um plano concreto para reduzir gradativamente o consumo de energia até o ano de 2020 e, posterior-mente, trabalhar para atin-gir o estágio de carbono zero.

Pontos presentes no ano an-terior aos quais será dada ên-fase em 2016

A) Por meio do Departamento de Meio Ambiente e Ação Social, incentivaremos, ma-pearemos e acompanhare-mos projetos e ações ino-vadores das Federações, Associações Locais e de associados da Associação Fraternidade, que visem à geração de energia renová-vel e armazenamento, em que ela seja economica-mente viável.

(20)

manual comum às organi-zações da Sede Internacio-nal e adaptado pela Sede Central do Brasil de acordo com a realidade brasileira, daremos ainda maior aten-ção aos participantes de nossas reuniões, a fim de concretizar uma organiza-ção realmente atraente. B) Premiaremos as Regionais

que desenvolverem proje-tos e executarem ativida-des a fim de ativida-desenvolverem Associa ções Locais atraen-tes, considerando as carac-terísticas e diferenças da Regional.

C) Colaboraremos na reali-zação de 2 conferências anuais de aproximadamen-te 2 horas cada, para pes-soas que participaram pela primeira vez de um Seminá-rio da Luz ou Conferência da Prosperidade – Soonen e Wakahato.

Pontos presentes no ano an-terior aos quais será dada ên-fase em 2016

A) Auxílio mútuo. Intensifica-remos a Campanha Nacio-nal de Visitas de Bênção, assim como o trabalho de conscientização sobre o significado e a importância da Missão Sagrada, tanto no que diz respeito à mu-dança para uma categoria superior quanto a inscrição B) Apoiaremos e

participare-mos ativamente de ações relacionadas à questão am-biental promovidas pelas Associações Pomba Bran-ca, dos Jovens, Prosperida-de, dos Educadores e dos Preletores.

C) Nas assistências às Re-gionais (apadrinhamento), trabalharemos de forma in-tegrada com as demais or-ganizações visando a uma melhor otimização com me-nos deslocamento de pes-soas para redução do CO2. D) Faremos a inserção da

lei-tura do Canto em Louvor à Natureza, do Canto em Louvor a Bodisatva que Re-flete os Sons do Mundo e da Sutra de Seis Orações (denominação provisória) em todos nossos eventos nas Academias de Treina-mento Espiritual. Com isso, orientaremos e incentivare-mos todos nossos associa-dos a introduzirem a leitura dessas orações em suas práticas diárias. 2. Realização de um “movi­ mento organizacional de alta qualidade”. Pontos a acrescentar a partir de 2016

A) Concretização de uma or-ganização atraente. Se-guindo as orientações do

(21)

de novos membros contri-buintes.

B) Divulgação da Verdade. Para melhorar o destino da humanidade mediante o poder criador das boas

palavras, seremos firmes e persistentes no aumento consistente da quantidade mensal de divulgação das revistas da Seicho-No-Ie, buscando novos cotistas e assinantes.

(22)

Em conformidade com a Diretriz da Sede Internacional e da Sede Cen-tral da SEICHO-NO-IE DO BRASIL, apresentamos nosso Plano de Ação (resumido) para o ano de 2016.

1) Contribuição para a solução do problema da paz, do meio ambiente e dos recursos na-turais.

a) Continuaremos com a se-ção Planeta em Harmonia, em nossa revista SNI

Mu-lher Feliz, acrescentando

relatos de ações que estão sendo desenvolvidas em prol do meio ambiente. Co-lheremos esses relatos com a nossa liderança, com pla-no de ação específico para cada região. Assim, incenti-varemos a todos os nossos leitores uma vida de esforço para a redução da emissão de gás carbônico (CO2). Continuaremos publicando, em nossa seção “Gastrono-mia”, somente receitas sem o uso de carne. Também divulgaremos mensalmente a nossa rede social própria, o Postingjoy, em que incen-tivaremos a publicação de registros de alegria, segun-do o Princípio segun-do Relógio de Sol, e a contribuição com receitas sem o uso de carne vermelha.

Continuaremos também com os artigos atuais da profa Junko Taniguchi, a fim

de estarmos alinhadas com o pensamento da nossa Su-prema Presidente da Asso-ciação Pomba Branca.

b) Além de todos os nossos seminários terem um cardá-pio sem carne, instituiremos ainda, nos Seminários Ale-gria da Mulher, Mulher Feliz e Terceira Idade, um dia com uma refeição bem simples, e a economia obtida por essa prática será destinada a ins-tituições que cuidam de pes-soas que não possuam re-cursos materiais.

c) Continuaremos realizando o Momento Meio Ambien-te em todas as nossas reu-niões semanais nas ALs, Reuniões de Crianças, de Mães, Terceira Idade e nos Domingos da Seicho-No-Ie, desenvolvendo a consciên-cia ecológica, por meio de vivências e trocas de expe-riências, estimulando-as à redução, reutilização e reci-clagem de materiais.

d) Eliminaremos a carne bovi-na e suíbovi-na do cardápio de todas as atividades promo-vidas pela Associação Pom-ba Branca e diminuiremos a carne de aves.

(23)

e) Utilizaremos o DVD sobre a alimentação e a paz, produ-zido pela Sede Internacio-nal, em nossos seminários nas Academias de Treina-mento Espiritual, entre ou-tros. Também em nossos Seminários específicos nas Academias, continuaremos e intensificaremos as ofici-nas de meio ambiente, com aprendizagem de compos-tagem, plantio de sementes e mudas, reaproveitamento de materiais recicláveis etc. f) Capacitaremos a CEC da

APB para reproduzirem as orientações sobre educação ambiental, que recebere-mos na Conferência Espe-cial pela Paz a ser realiza-da no Escritório realiza-da Floresta dos dias 29 a 31 de julho de 2016.

g) Como plano piloto, criare-mos reuniões específicas em algumas Associações Locais, com explicação e prática da culinária sem o uso de carne e incentivo ao uso de produtos locais e cul-tivo de hortas domiciliares.

h) Coletaremos receitas sem o uso de carne, aproveitando, principalmente, o cardápio utilizado no Seminário Ale-gria da Mulher de todas as Academias, para a elabora-ção do livro Delícias sem a Carne – Brasil (título provi-sório).

2) Realização de um “movimen-to organizacional de alta qua-lidade”

a) Para o aumento de quadro de nossas associadas, as lí-deres e adeptas valorizarão seus contatos com pessoas de sua comunidade, reali-zarão comunicação face a face (encontros e conver-sas, cooperação, compar-tilhamento de experiências e outros), e transmitirão os ensinamentos da Seicho--No-Ie, distribuindo pessoal-mente as nossas revistas mensais, livros da Seicho--No-Ie e outras publicações. Na reunião da AL, falaremos da importância de ser asso-ciada, incentivando-as a se-rem cotistas de pelo menos uma revista da SNI e contri-buintes da Missão Sagrada. b) Atos de amor ao próximo,

uma das Três Práticas Re-ligiosas Importantes (Três Práticas Espirituais) que todo o adepto deve reali-zar. Para isso, realizaremos mensalmente a sagrada Visita de Bênção aos líde-res, adeptos e pessoas da comunidade. Também visi-taremos casas de repouso, hospitais, orfanatos etc., num trabalho conjunto com o Departamento da Terceira Idade e Filantropia. Conti-nuaremos realizando o tra-balho com as gestantes e o Encontro Anual em Prol da

(24)

reuniões semanais, em en-contros mensais específicos e também com módulos em nossos seminários nas Aca-demias.

e) Vivenciando uma das Três Práticas Religiosas Impor-tantes (Três Práticas Espi-rituais): leitura de livros da Seicho-No-Ie e outras publi-cações.

e1) Uma vez ao mês, um grupo de dirigentes fará a divulgação de revis-tas da SNI nas proximi-dades da AL.

e2) Utilização das revistas nas reuniões das ALs, Reuniões de Estudos para Mães, Reuniões para Casais, juntamen-te com o livro-juntamen-texto.

e3) Projeto Mulher Feliz: cada Associação Lo-cal receberá a meta de doação de 3(três) assi-naturas da revista Mu-lher Feliz, para serem enviadas às penitenciá-rias femininas, entida-des assistenciais (asi-los, creches, postos de saúde, hospitais, mães de jovens internos de casas de recuperação etc.). Para a concreti-zação da meta, de ma-neira tranquila, rápida e eficaz, realizaremos a Conferência Mulher Feliz até o mês de maio de cada ano, em todas Pequena Vida com o apoio

das demais organizações. c) Angariaremos novos

contri-buintes da Missão Sagrada, por meio de momentos de explicação sobre a impor-tância espiritual da Missão Sagrada, periodicamente, nas reuniões semanais. Também realizaremos um trabalho para ativar todas as contribuições inativas da Missão Sagrada, por meio de telefonemas, visitas de bênção, orações, utilizan-do a listagem fornecida pela Superintendência da Missão Sagrada. E conti-nuaremos realizando, men-salmente, nas ALs, a Ceri-mônia de Con sagração do Agradecimen to da Missão Sagrada.

d) Para a expansão de adep-tas da meia-idade, atuare-mos por meio do Departa-mento de Casais, junto com a Fraternidade, iniciando re-uniões nas federações que ainda não as realizam, e por meio do Departamento Wa-kahato, iniciando um traba-lho para casais, implemen-tando Reuniões de Mães à noite e nos finais de sema-na, para que essas jovens senhoras das organizações em japonês e em portu-guês possam participar, e promovendo atividades es-pecíficas para mulheres de meia-idade, com palestras de temática adequada nas

(25)

as Associações Locais, seguindo o programa específico aprovado pelo Conselho Doutri-nário Organizacional Central (CDOC). f) Formação de sucessores. f1) As ALs se empenharão no sentido de promover a participação de suas associadas e dirigentes no Módulo de Estudos da SNI ou Ciclo de Es-tudos da Prosperidade, habituando-as ao cons-tante estudo da Verda-de e à formação Verda-de di-vulgadoras da SNI. A Federação promo-verá mensalmente o Encontro Regional de Divulgadores da SNI, podendo ser paralelo à Reunião mensal da As-sociação Regional dos Preletores, juntamente com as demais organi-zações.

f2) Com as demais organi-zações, firmando laços de mútua colaboração, trabalharemos para a consolidação e aumen-to das Reuniões de Crianças e Kodomokai em todo o Brasil, dando condições para a conti-nuidade do movimento pela formação das Re-uniões de Juvenis e Jo-vens. • Envolveremos toda a família participante da Pomba Branca e Fraternidade nesta missão! • Contamos, agora, com a figura do coor-denador nacional do Departamento In-fantil pela Associa-ção da Fraternidade, consolidando nosso trabalho de uma or-ganização unida por laços de amor.

• Utilizaremos o DVD com orientações de como fazer apresen-tação nas Reuniões de Crianças.

• Realizaremos treina-mento na Regional, para preparar orien-tadores e coordena-dores para as ativi-dades infantis, com o apoio do Depto. Infantil Nacional, uti-lizando nossos ma-nuais e vídeos.

• Realizaremos um Treinamento Nacio-nal para Coordena-dores e OrientaCoordena-dores de Reunião de Crian-ças, na Subsede Central, com a parti-cipação das demais organizações.

• Atualizaremos as 52 programações para Reunião de Crianças, disponível no site do

(26)

Domingo da Seicho--No-Ie, para que se-jam modelos para to-das as reuniões. g) Fortalecimento das ALs.

g1) Vivenciaremos em nos-sas reuniões as Três Práticas Religiosas Im-portantes (Três Práticas Espirituais): Meditação Shinsokan, leitura de sutras sagradas, can-tos em louvor, livros da Seicho-No-Ie e outras publicações, e atos de amor ao próximo, além do viver segundo o Prin-cípio do Relógio de Sol, promovendo momentos para o público expor suas vivências de ale-gria ou escrevê-las no Diário.

g2) Ao final de todas as reuniões nas Associa-ções Locais, deverá ser realizada a Medi-tação Shinsokan bási-ca por 10 minutos, em substituição à oração de encerramento, ex-ceto nos dias em que, após a palestra, for realizada uma das prá-ticas simplificadas ou nos dias de práticas ou cerimônia s, em que não será realizada a oração de encerramen-to (Material do CDOR-12/2012).

g3) Visando ao viver regis-trando apenas as horas em que o sol brilha, in-tensificaremos a divul-gação e uso do Diário do Relógio de Sol, de autoria da profa Junko Taniguchi, em nossas reuniões de ALs, Reu-nião de Estudos para Mães e nos Seminários Alegria da Mulher em todas as Academias. g4) Para que nossas

reu-niões sejam mais ale-gres, dinâmicas e cria-tivas, incentivaremos as manifestações artís-ticas e culturais, como formação de corais, grupos teatrais, entre outros, inclusive nas Reuniões de Crianças.

g5) Premiaremos, no

En-contro Nacional, as fe-derações que se desta-carem em promoverem reuniões de Associa-ções Locais bem atra-tivas, apresentando qua lidade na recepção, apresentação, progra-mação, atendimento ao público etc.

h) Reuniões de Vizinhança: aumentando a oportunida-de para transmitir a Verdaoportunida-de para novas pessoas.

Iniciamos, no final de 2014, a pesquisa de quantidade de Reuniões de Vizinhança

(27)

ALs, e a Superintendência da Associação Pomba Bran-ca continuará dando todo o apoio na preparação e re-solução de dúvidas sobre a programação do DSNI, juntamente com as demais organizações, num trabalho conjunto de dinamização. j) Seminários nas Academias.

Trabalharemos com atenção redobrada para o cumpri-mento das metas de partici-pação em todos os nossos seminários nas Academias.

“Sejamos nós, as mulheres, o sol no lar e anjos de amor para

iluminar o Brasil!”

promovidas pela Federação das Associações Pomba Branca, e o número foi sur-preendente. Continuaremos apoiando esse trabalho, in-clusive incentivando a aber-tura de novas Reuniões de Vizinhança.

i) Domingo da Seicho-No-Ie: aumentando a oportunida-de para transmitir a Verdaoportunida-de para novas pessoas.

As líderes locais da Asso-ciação Pomba Branca con-tinuarão participando ativa-mente da equipe de coor-denação do Domingo da Seicho-No-Ie nos Núcleos/

(28)

Em conformidade com a Diretriz Quin-quenal da Sede Internacional e Sede Central da SEICHO-NO-IE DO BRA-SIL, para o ano de 2016.

Contribuição para a solução do pro-blema da paz, meio ambiente e re-cursos naturais:

a) A Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL acompanhará as publicações em redes sociais da Sede Inter-nacional e promoverá campa-nhas para que os vídeos sejam divulgados a todos os jovens em estilo viral e em sua página institucional.

b) Em comum acordo com as Aca-demias de Treinamento Espi ri-tual, continuará a adotar a refei-ção sem carne vermelha. Além disso, adotará uma refeição mais simples em cada seminá-rio.

c) Incluirá mensalmente artigos sobre a preservação do meio ambiente no Espaço Meio Am-biente nas revistas Mundo Ideal, apresentando, além do embasamento doutrinário, di-cas prátidi-cas para o cotidiano, seja no trabalho, em casa ou em outros ambientes sociais. d) Intensificará os treinamentos

e reuniões em formato virtual para redução de CO2.

e) Aumentará os materiais de ar-quivo eletrônico, diminuindo

o consumo de papéis e CDs. Para isso, utilizaremos cada vez mais nossos ambientes vir-tuais e espaços na nuvem para compartilhar documentos e ar-quivos com nossa liderança. f) Criará a coleta de dados ou

envio de informações (organi-zacional) por meio virtual, dimi-nuindo de forma significativa o consumo de papel.

g) Orientará os líderes sobre a im-portância de comprar alimentos de época e de consumir produ-tos locais, diminuindo a distân-cia percorrida pela comida e optando por alimentos naturais, não processados e orgânicos. h) Participará e promoverá o

Clu-be de Horta Orgânica da Sei-cho-No-Ie, por meio do incen-tivo da realização da atividade em âmbito regional, promoven-do, assim, o alívio para o meio ambiente da carga causada pelo estilo de vida alimentar pessoal e o esforço para con-servar o ecossistema.

i) Participará e promoverá o Clu-be de Bicicletas da Seicho-No--Ie, orientando os líderes das Regionais, quando possível, a utilizar meios de transporte que causem baixo impacto no am-biente, como as bicicletas, pro-movendo também a boa saúde, que é uma das dádivas da natu-reza.

PLANO DE AÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DOS JOVENS DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL PARA 2016

(29)

j) Os Departamentos Cultural e de Meio Ambiente e Ação So-cial da Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL participarão e promoverão o Clube de Artesanato da Seicho--No-Ie, como atividade, nas Re-gionais, para expressar um sen-tido de unidade com a nature-za, criando peças de artesanato que usem material natural. Será feito a exposição dessas peças artesanais em nossos even-tos, compartilhando, assim, a criatividade e o sentimento de uni dade com a natureza com o maior número de pessoas pos-sível.

k) A Associação dos Jovens da SEICHO-NO-IE DO BRASIL participará da Festa das Dádi-vas da Natureza 2016, compar-tilhando exemplos concretos do estilo de vida de “crescimento em conjunto com a natureza” com participantes da comunida-de. E, por meio da experiência pessoal, elevar o nível de cons-cientização e expandir o estilo de vida de “crescimento junto com a natureza”.

Realização de um “movimento orga-nizacional de alta qualidade”

a) Dois focos da AJSI/BR.

• Fortalecer as Associações Locais, tendo como foco as pessoas (associados).

• Em relação aos líderes da AJSI/BR.

(a) Os líderes da AJSI/BR e adeptos valorizarão seus

contatos com pessoas da sua comunidade, dan-do importância às ativi-dades pessoais, como encontros e conversas, cooperação, troca de ex-periências etc.

(b) Os líderes da AJSI/BR realizarão a divulgação dos ensinamentos da Seicho-No-Ie, por meio das revistas mensais, dos livros da Seicho-No--Ie e de outras publica-ções. Além disso, por meio do amor, gratidão e bênção, reverenciarão a Imagem Verdadeira do outro e se engajarão em atividades de apoio. (c) Os líderes e membros da AJSI/BR praticarão as Três Práticas Religiosas Importantes (Três Práti-cas Espirituais): 1a – Meditação Shinso-kan.

2a – Leitura de sutras sa-gradas, dos Cantos em Louvor (Canto em Lou-vor à Natureza, Canto em Louvor ao Bodisatva Que Reflete os Sons do Mundo) e de livros e ou-tras publicações da Sei-cho-No-Ie.

3a – Realizar atos de amor, o estilo de vida do Relógio de Sol e cons-tantemente usar o Diário do Relógio de Sol.

(30)

b) Trabalho integrado com todas as organizações da SEICHO--NO-IE DO BRASIL.

c) Associação Local.

Por meio do projeto Pescar no Aquário: divulgar a re-união dos jovens em ativi-dades e eventos de outras organizações (Fraternidade, Pomba Branca e Prospe-ridade), solicitando apoio para convidar filhos, netos e amigos para participarem das reuniões dos jovens.  Por meio do projeto

Pes-car no Oceano, em parce-ria com a Superintendência das Atividades dos Educa-dores: convidar preletores para palestrar em escolas da comunidade (pública ou privada), abordando temas que possam despertar a natureza divina dos jovens. Criar uma programação anual ou semestral dessas palestras, sendo que, na última oportunidade dessa programação, a palestra se-ja feita em um ambiente da Seicho-No-Ie (Regional ou Núcleo).

d) Auxílio mútuo: preparar um pla-no (anual ou semestral) de visi-ta de bênção, tendo como fon-te as pessoas que fazem parfon-te dos projetos Pescar no Aquário e Pescar no Oceano. Levar im-preterivelmente revistas da Sei-cho-No-Ie para os membros de toda a família.

e) Revista da Seicho-No-Ie: par-ticipar ativamente de todos os dias pré-determinados pela Sede Central, Semana da Paz e do Meio Ambiente.

f) Divulgadores: acompanhar os requisitos para divulgadores da Seicho-No-Ie. Ter mais de um ano de participação ativa no movimento da Associação Local a que pertence como as-sociado; estar inscrito como membro contribuinte da Missão Sagrada, titular ou beneficiário; ser leitor dos livros e das re-vistas da Seicho-No-Ie e divul-gar mensalmente, no mínimo, uma cota de dez exemplares de revistas da Seicho-No-Ie; ter participado de pelo menos um Seminário da Luz ou um Semi-nário de Treinamento Espiritual, em uma das Academias da Sei-cho-No-Ie.

g) Formação de sucessores (De-partamento Juvenil): estreitar a relação entre os coordena-dores dos juvenis com os das Reuniões de Crianças, por meio de atividades em conjun-to com o espíriconjun-to de auxílio mú-tuo. Acompanhar a transição da criança para juvenil, criando um ambiente e condições para uma transição natural de uma fase para outra, por meio de pontos como local e horário.

h) Conferências regionais: como forma de dar boas-vindas e re-ceber participantes pela primei-ra vez, cada Regional realizará

(31)

conferências para jovens de aproximadamente 2 horas, pelo menos uma vez ao ano.

i) Seminário da luz: coletar infor-mações das pessoas que foram pela 1a vez e manter contínuo contato para terem acesso ao ensinamento, por meio de con-vite às Associações Locais, as-sinatura de revistas da Seicho--No-Ie e convite para os semi-nários.

j) Missão sagrada: promover ações de conscientização de sua importância e, com isso, aumentar o número de contri-buintes. Também com base na lei do “dás e receberás”,

convi-dar os membros a aumentarem sua categoria, aproximando cada vez mais os nossos as-sociados ao princípio de serem dizimistas. Identificar os mem-bros inativos e que continuam atuando, ou seja, simpatizantes da Seicho-No-Ie, a voltarem a ser ativos com base no senti-mento de gratidão. Acompanhar nas datas predeterminadas os treinamentos sobre a Missão Sagrada, para que haja parti-cipação ativa da liderança da AJSI das Regionais. Conscien-tizar o membro beneficiário a se tornar membro titular. Convidar os contribuintes para autorizar o débito automático.

(32)

Esta Associação tem o propósi-to fundamentado no espíripropósi-to do livro A Verdade da Vida; divulgar, espe-cialmente no mundo empresarial, os princípios da prosperidade preconiza-dos pela Seicho-No-Ie, a fim de formar empresários de futuro promissor, que possuem visão globalizada; e, simulta-neamente, desenvolver um grandioso movimento nacional que vise à con-cretização da prosperidade de todo cidadão brasileiro, por meio das ativi-dades empresariais de cada membro, participando, assim, de forma efetiva do Movimento de Iluminação da Hu-manidade e de Paz pela Fé.

1 – DIRETRIZ DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

A Associação da Prosperida-de da SEICHO-NO-IE DO BRASIL (APSI B) desenvolverá todas as suas atividades de divulgação dos ensi-namentos da Seicho-No-Ie, visando cumprir a Diretriz do Movimento SEI-CHO-NO-IE DO BRASIL elaborada conforme segue:

Seicho-No-Ie “um movimento

or-ganizacional de alta qualidade”

Seicho-No-Ie em movimento que

cresce com a natureza 2 – Associado

O Associado da APSIB é aquele que tem um vínculo espiritual com a organização Prosperidade e, por essa

razão, participa das atividades desvolvidas por ela, a fim de aplicar os en-sinamentos da Seicho-No-Ie em sua vida pessoal, familiar, profissional e empresarial. Faz contribuições físicas, mentais e monetárias para manter a sustentabilidade das atividades da SEICHO-NO-IE DO BRASIL em sua localidade e para ampliar o desenvol-vimento do Modesenvol-vimento da APSIB nes-sa região.

A APSIB entende que a principal razão do nosso movimento é o asso-ciado. Ele é o principal ponto de todo o esforço a ser desenvolvido. Cada associado que foi salvo por meio do conhecimento da Verdade e da práti-ca dos ensinamentos da Seicho-No-Ie significa mais felicidade e prosperida-de para a família, para a empresa e para toda a comunidade. Sendo as-sim, a APSIB proporcionará ao asso-ciado atividades que contribuam para manifestar a natureza divina do ser humano que é a de filho de Deus.

3 – Atividade específica da APSIB

No ano de 1932, o sagrado mestre Masaharu Taniguchi decla-rou o seguinte, no discurso da Liga da Economia da Seicho-No-Ie (que atualmente se denomina Associação da Prosperidade): “A partir de agora, o Movimento não ficará restrito unica-mente à salvação do indivíduo, pois ficou decidido que será expandido também no aspecto da salvação

eco-PLANO DE AÇÃO DA ASSOCIAÇÃO DA PROSPERIDADE (APSIB) PARA 2016

(33)

tua colaboração entre os adeptos, de modo a viverem com intensidade o amor de maneira prática e vívida. Dessa forma, nos conscientizaremos e nos fortaleceremos na fé e na prá-tica desse preceito dos ensinamentos da Seicho-No-Ie, por meio dos se-guintes pontos:

A.1) Incentivos nas Três Práticas Religiosas Importantes (Três Práticas Espirituais): Medi­

tação Shinsokan, leitura das

escrituras sagradas (sutras sagradas, livros e revistas da Seicho-No-Ie), Dedicação de Amor ao Próximo.

Em nossas atividades, rea-lizaremos estudos e treina-mentos sobre a prática da Meditação Shinsokan, prin-cipalmente nas APLs (Nú-cleos), no Ciclo de Estudos da Prosperidade para Empre-sários e nos Seminários para Empresários realizados nas Academias de Treinamento Espiritual da Seicho-No-Ie. Entendemos que o movimen-to da Seicho-No-Ie se iniciou com a publicação de uma re-vista em 1930 pelo sagrado mestre Masaharu Taniguchi e seu crescimento também se deve ao aumento da quanti-dade de revistas publicadas e divulgadas. Sendo assim, incentivaremos em todas as nossas atividades a aquisição e a divulgação das revistas da Seicho-No-Ie. Os livros da Sei-cho-No-Ie são compilações do nômica da sociedade e de toda a

hu-manidade”.

A APSIB promoverá atividades no âmbito nacional, regional e local, com base nos princípios da pros-peridade preconizados pela Seicho--No-Ie.

4 – Formação contínua da liderança

Os “pilares” de sustentação do nosso movimento são os líderes que desenvolvem um nobre trabalho na linha de frente, realizando as mais diversas atividades, recebendo e aju-dando os novos adeptos e associa-dos na busca do aprimoramento es-piritual.

Nenhum dos objetivos poderá ser atingido sem um forte envolvimento e comprometimento dos líderes. Para tanto, intensificaremos a capacitação de nossa liderança, ingrediente fun-damental para o desenvolvimento da nossa organização.

CUMPRIMENTO DA DIRETRIZ DA SEICHO-NO-IE DO BRASIL

A) Seicho-No-Ie “um movimento or-ganizacional de alta qualidade”

Na primeira revista publicada pela Seicho-No-Ie, em março de 1930, o sagrado mestre Masaharu Tanigu-chi disse: “Na região onde há dez ou mais assinantes da revista, instala-mos uma Associação da Seicho-No--Ie, órgão de divulgação e estudo do modo de viver feliz, de confraterni-zação e de auxílio mútuo”. Naquele momento, ficou claro que no local em que um grupo de pessoas professa-rem os ensinamentos deverá ter

(34)

mú-ensinamento realizadas pelo próprio sagrado mestre Masa-haru Taniguchi como também por outros professores e pre-letores da Seicho-No-Ie. Nes-te sentido, para que não haja distorção da doutrina apre-goada pela Seicho-No-Ie, não só utilizaremos em todas as nossas atividades os livros da Seicho-No-Ie como também incentivaremos exaustivamen-te aos participanexaustivamen-tes dessas atividades, assim como toda a liderança da APSIB, a terem, estudarem e divulgarem os li-vros da Seicho-No-Ie

Quanto à prática de amor ao próximo, além da divulgação dos ensinamentos por meio das nossas atividades profis-sionais diárias, continuaremos participando das atividades de visitas a entidades filantrópi-cas e realizando doações para elas.

A.2) O papel das Associações Prosperidade Locais

As Associações Locais têm um papel fundamental para o crescimento e desenvolvi-mento do Movidesenvolvi-mento de Ilu-minação da Humanidade, pois é por meio das Associações Locais que adentram ao ensi-namento os novos adeptos da Seicho-No-Ie.

Juntamente com os nossos lideres nas bases, orientare-mos a elaboração de planos de ações, que visem a

aten-der e atingir as expectativas dos nossos associados de modo que eles absorvam e pratiquem o ensinamento da Seicho-No-Ie em sua vida co-tidiana.

As APLs que fazem parte de uma Organização Setorial (Núcleo) da Seicho-No-Ie se empenharão para colabora-rem com as reuniões da Sei-cho-No-Ie e o Domingo da Seicho-No-Ie. Contudo, como a harmonia é a base do suces-so nas atividades, estas defini-ções de fundefini-ções e atribuidefini-ções ficarão a cargo dos dirigentes do Núcleo e sua diretoria, con-forme as normas estabeleci-das pela SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

Incentivaremos as APLs a pro-moverem eventos específi-cos fora do ambiente “Núcleo e ou APL”, como em hotéis e restaurantes. Essas ativida-des visam atrair pessoas que atuam no mundo empresarial e em atividades profissionais nas quais, em um primeiro momento, “resistem” em par-ticipar de atividades que não sejam neste tipo de ambiente. Assim sendo, as APLs, que estão dentro de um Núcleo e que forem realizar este tipo de atividade, deverão se pro-gramar de modo que essa ati-vidade não seja apenas uma despesa e que ela apresente um equilíbrio financeiro ou te-nha um superávit.

(35)

A.3) Eventos Regionais da Pros-peridade (seminários, encon­

tros, jantares, cafés execu­ tivos ou para empresários etc.).

Com o objetivo de divulgar os ensinamentos da Seicho-No--Ie e captar novos associados para o movimento da APSIB, cada UAP deverá realizar 1 (um) ou mais Seminários Re-gionais da Prosperidade por ano, de preferência em locais fora da sua Regional e que possam acomodar um grande número de pessoas com o mí-nimo de conforto necessário. Assim sendo, sugerimos que as UAPs planejem eventos unindo os associados e as APLs de forma que fortale-ça o Movimento da APSIB na região. Para tanto, deve-rá promover eventos, como o Seminário da Prosperidade, Encontros da Prosperidade, Jantares da Prosperidade, Ca fés executivos, Cafés para empresários. Em todos esses eventos, o planejamento de-verá ser sempre no sentido de haver um superávit finan-ceiro para que a APSIB possa contribuir para a sustentação financeira do Movimento da SEICHO-NO-IE DO BRASIL.

A.4) Seminário nas Academias de Treinamento Espiritual

Os Seminários de Treinamen-to Espiritual são oportunida-des para que novas pessoas

vivenciem a Verdade “Ho-mem, filho de Deus” e se tor-nem nossos companheiros de fé. Com o objetivo de dar a oportunidade aos nossos adeptos, associados e líderes a aprofundar a fé e fortalecer a convicção da missão que têm em relação ao Movimento de Iluminação da Humanidade e ao Movimento Internacio-nal de Paz pela Fé, a APSIB desenvolverá ativamente um movimento de participação de todos os seus adeptos, as-sociados e líderes para que estejam presentes em seus eventos ao menos uma vez ao ano, conforme a região a que pertencem. Para isso, or-ganizará programações es-pecificas para o público-alvo, com a finalidade de que esses eventos se tornem um marco na vida de cada um e possam despertar o filho de Deus per-feito de cada participante.

A.5) Seminário Especial da Pros-peridade

Com a finalidade de coroar os ensinamentos da Seicho-No--Ie, o Seminário Especial da APSIB é hoje um dos princi-pais eventos de âmbito nacio-nal realizado pela SEICHO--NO-IE DO BRASIL. A APSIB, visando ampliar ainda mais a abrangência desse evento em nível nacional com a máxima qualidade que os ensinamen-tos merecem, buscará

Referências

Documentos relacionados

situada à Rua das Artimísias n°40, no bairro Jardim das Indústrias, São José dos Campos – São Paulo, mantida por Centro Educacional Transformar LTDA – ME, CNPJ

Este foi parte do enquadramento que concorreu para a formulação do objeto principal do projeto de investigação que se enunciou. Para se atingir o objetivo principal foram

Sob influência de princípios como os da Convenção da UNESCO sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, da Agenda Europeia para a Cultura, da

Usando técnicas como modelação matemática para analisar situações complexas, a Investigação Operacional dá aos executivos o poder de tomar decisões mais efectivas e

I - limite de crédito: até o valor suficiente para liquidação do saldo devedor das operações de que trata este artigo, apurado na forma dos incisos I, II e III do caput deste

Ao concluir esta pesquisa, realizada com o objetivo de estimar o efeito da idade sobre a latência do P300 em um grupo de 62 indivíduos idosos jovens com audição normal ou com

As rendas das operações de crédito vencidas há mais de 60 dias, independentemente de seu nível de risco, somente são reconhecidas como receita, quando efetivamente recebidas.

Garantindo , até ao limite do valor fixado nas Condições Particulares, os danos ou prejuízos causados a quaisquer máquinas elétricas, transformadores, aparelhos e instalações