• Nenhum resultado encontrado

Giovanni Salera Júnior Lorena Siqueira Araújo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Giovanni Salera Júnior Lorena Siqueira Araújo"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

Giovanni Salera Júnior Email: salerajunior@yahoo.com.br

Lorena Siqueira Araújo Email: lorena-siqueira@hotmail.com

Milene Pereira de Souza Email: milene_ipb@hotmail.com

Gurupi – Tocantins Setembro de 2009

(2)

Catalogação

Salera Júnior, Giovanni.

Projeto Quelônios na Escola. Giovanni Salera Júnior/ Lorena Siquera Araújo/ Milene Pereira de Souza. Gurupi (TO). 2009. 19 páginas; 21,5 x 29,5 cm.

1. Quelônios 2. Educação Ambiental 3. Conservação Ambiental 4. Rede de Ensino Municipal 5. Gurupi 5. Estado do Tocantins.

(3)

SUMÁRIO

Pág.

01

Apresentação

04

02

Objetivos

06

03

Justificativa

07

04

Parceiros

08

05

Metodologia

09

06

Recursos Utilizados

12

07

Resultados Esperados

13

08

Avaliação

14

09

Cronograma

15

10

Bibliografia

16

11

Agradecimentos

19

(4)

1. APRESENTAÇÃO

A Educação Ambiental é uma ferramenta extremamente importante para sensibilizar, conscientizar, informar e formar cidadãos plenos. Promover a Educação Ambiental nas Escolas da Rede de Ensino é fundamental dentro das propostas de desenvolvimento local e sustentável, pois, por meio dela, se trabalha a consciência ambiental, a valorização da ética, a mudança de comportamento e a efetiva participação nas tomadas de decisões.

Por isso, através de diferentes práticas e metodologias, a Educação Ambiental formal ou informal tem tido relevante papel em nosso país, servindo para despertar crianças, jovens e adultos para uma vida integrada com o meio ambiente.

Atualmente, existem inúmeras experiências bem sucedidas de projetos de Educação Ambiental que buscam trazer a realidade de um contexto local para dentro das Escolas, possibilitando que novos conhecimentos, valores e atitudes transformem o educando em um cidadão atuante que participa ativamente no processo de transformação do atual quadro ambiental do nosso planeta. Assim, o Educador deve aproveitar ao máximo as experiências dos contextos local, regional e global para orientar seus alunos a agirem ativamente na sociedade, e, com isso, envolver o corpo docente e toda a comunidade escolar na busca constante de novas atitudes necessárias ao bom desempenho da vida comunitária, com foco permanente nas freqüentes mudanças socioambientais.

Em muitos locais onde existem projetos e programas de conservação dos recursos naturais (fauna, flora, solo, água e ar) os resultados têm mostrado que o processo de Educação Ambiental tem sido fundamental para garantir o sucesso dos esforços empreendidos.

O Brasil possui dimensões continentais e é considerado um dos países detentores de grande riqueza natural. E, é sabido por todos que parte de nossa população, especialmente nas regiões Norte e Nordeste, ainda hoje depende do uso e da exploração direta de bens e produtos da natureza, o que muitas vezes pode levar a conflitos com as ações governamentais de controle e proteção desses recursos. Nesse grande grupo de pessoas que tiram da natureza parte ou a totalidade de seu sustento estão os povos indígenas, os quilombolas, as comunidades tradicionais (ribeirinhos, quebradeiras-de-coco, seringueiros, caiçaras etc.) e até mesmo parte dos moradores urbanos de pequenas cidades do interior do país.

Nesse contexto, propomos o “Projeto Quelônios na Escola” como uma proposta de conectar o público estudantil com as atividades de manejo e conservação de espécies da fauna de quelônios de nossa região. Os quelônios, que constituem uma ordem de répteis (Chelonia ou Testudinata) incluindo as tartarugas, os tracajás, os cágados e os jabutis, representam um importante grupo animal em muitas localidades do Brasil. Os quelônios estão subdivididos em três grupos: (1) “Terrestres”, conhecidos popularmente como “jabutis”; (2) “Marinhos”, conhecidos popularmente como “tartarugas-marinhas”; e (3) “de Água doce”, conhecidos popularmente como “tartarugas” ou “cágados”.

O Brasil é reconhecido como a nação mais rica em espécies de quelônios, pois possui 36 espécies de quelônios distribuídas nos seus diversos ecossistemas terrestres e aquáticos, sendo 29 de água doce, duas terrestres (jabutis) e cinco marinhas. Para a Amazônia brasileira, estão registradas 16

(5)

espécies, distribuídas em cinco famílias; dessas espécies, nove ocorrem no Estado do Tocantins, sendo sete aquáticas.

Esses animais, desde os primórdios da colonização portuguesa têm sido explorados e usados de forma intensa. O consumo indiscriminado, somado à destruição ou ocupação desordenadas do ambiente natural, provocaram um declínio acentuado dos estoques naturais de quelônios, tornando algumas espécies brasileiras, como as tartarugas marinhas (Caretta caretta, Chelonia

mydas, Dermochelys coriacea, Eretmochelys imbricata e Lepidochelys olivacea), a

tartaruga-da-amazônia (Podocnemis expansa) e o tracajá (Podocnemis unifilis) dependentes de conservação. Foi assim que surgiram por todo país nos últimos 30 anos vários projetos e programas com foco na proteção desses animais. Com o passar dos anos, percebeu-se que a conservação dos quelônios não se deve limitar apenas à implantação de ações de fiscalização com intuito de reprimir e coibir a predação excessiva de animais e a degradação de seus habitats.

Hoje se sabe que a eficácia de iniciativas conservacionistas depende, principalmente, do envolvimento das comunidades locais. Para tanto, deve-se não só conhecer a biologia básica do animal, mas, ir muito além, entendendo as percepções e valores culturais das comunidades que usam esses animais. Quando a espécie é perseguida e morta por ser temida, ou quando ela é superexplorada por ser valorizada, essas relações devem ser entendidas e inseridas nos programas conservacionistas.

É baseando nesse arcabouço de idéias e experiências que propomos o presente Projeto com intuito de inserir nas Escolas da Rede Pública Municipal uma prática de ensino e aprendizagem que contextualiza a realidade ambiental local, com ênfase nas ações de proteção e manejo de quelônios que são desenvolvidas em nosso município.

O “Projeto Quelônios na Escola” será executado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Educação e demais parceiros, por tempo indeterminado, de forma continuada e com enfoque multidisciplinar e transversal para sensibilizar e envolver alunos e demais membros da comunidade Escolar de modo efetivo em ações de conservação dos recursos naturais de nossa região.

As ações propostas pelo “Projeto Quelônios na Escola” se baseiam, principalmente, na metodologia dos trabalhos de Educação Ambiental realizados pelas equipes do “Projeto Quelônios da Amazônia” do IBAMA, do “Projeto TAMAR” do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO, do “Projeto Quelônios SAMA”, e do “Projeto QUELOCAN” executado pelos professores da Escola de Canuanã da Fundação Bradesco, que se encontram referenciados ao final desse trabalho.

(6)

2. OBJETIVOS

Os objetivos do “Projeto Quelônios na Escola” se baseiam, principalmente, em ARAÚJO & SOUZA (2009).

2.1. OBJETIVO GERAL

- Contribuir com o desenvolvimento de práticas em Educação Ambiental nas Escolas da Rede Pública Municipal, com ênfase no ensino sobre quelônios.

2.2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS

- Avaliar as ações de Educação Ambiental desenvolvidas em Escolas da Rede Pública Municipal, por meio da aplicação de questionários.

- Propiciar às comunidades Escolares prática de convivência com as espécies de quelônios da região.

- Elaborar material pedagógico (cartazes, folders, cartilhas etc.) para subsídio nas atividades educativas nas Escolas.

- Capacitar professores para que se tornem potenciais multiplicadores do ensino sobre a temática ambiental a seus alunos, contribuindo para formar cidadãos com responsabilidade e que atuarão na conservação da biodiversidade local.

(7)

3. JUSTIFICATIVA

O “Projeto Quelônios na Escola” surgiu da necessidade de oferecer às nossas crianças e jovens uma atividade que vá além do currículo e do âmbito da Escola, pois é certo que a fauna, de modo geral, e os quelônios, especificamente, fazem parte do dia-a-dia dos nossos alunos, independente de sua classe socioeconômica.

Não se pode pensar na Educação com a simples visão reducionista de ensinar a ler, escrever e tão somente com o vislumbre da formação profissional. Mais que isso, a Escola precisa se comprometer com a cidadania, formando seres humanos plenos e pensantes, que certamente terão maiores oportunidades na vida dos tempos modernos. Nessa visão de uma Educação que busca a formação plena do aluno há uma gama de possibilidades de ações e trabalhos que podem ser realizados com foco na criação de oportunidades. Isso deve ser feito sempre por meio do incentivo a criatividade e conhecimento de boas experiências realizadas em outras localidades, que certamente podem ser adaptadas ao contexto local de cada município, como é o caso da presente proposta.

Assim, pelos resultados de outros trabalhos de Educação Ambiental em diferentes cidades e Estados, sabe-se que o envolvimento em atividades práticas e contextualizadas com as de conservação e manejo dos quelônios tornam os alunos mais disciplinados, concentrados, motivados e responsáveis em sala de aula e, também, fora da Escola.

Com tudo isso, por intermédio do “Projeto Quelônios na Escola” espera-se contribuir para a melhoria dos resultados do trabalho de manejo e conservação dos quelônios amazônicos por meio da redução das pressões antrópicas sobre esses animais, pois acreditamos que cada aluno será um agente multiplicador da consciência ambiental em sua casa e por todos os lugares que ele for, por toda vida.

(8)

4. PARCEIROS DO PROJETO

O “Projeto Quelônios na Escola” será executado pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação, e contará com a parceria de diversas instituições que estão abaixo relacionadas.

- Secretaria Municipal de Meio Ambiente; - Conselho Municipal de Meio Ambiente;

- Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA; - Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – ICMBIO;

- Órgão Estadual de Meio Ambiente – OEMA; - Polícia Militar Ambiental;

- Universidades Federais, Estaduais e Locais; - ONG's estabelecidas no município.

No decorrer da apresentação das ações e trabalhos propostos pelo presente Projeto serão apresentados com maiores detalhes quando e onde cada um dos citados parceiros estará atuando e colaborando.

(9)

5. METODOLOGIA

Conforme apresentado anteriormente, a proposta do “Projeto Quelônios na Escola” se espelha em outros projetos de proteção e manejo de quelônios amazônicos que utilizam ações de Educação Ambiental como ferramenta integradora das comunidades próximas das áreas de ocorrência desses animais.

Preliminarmente, apresentamos brevemente um resumo das etapas previstas que estão detalhadas nos tópicos seguintes. Com essa apresentação inicial e resumida das ações a serem desenvolvidas, cada parceiro desse Projeto saberá exatamente como e quando contribuir. Destacamos que cada uma dessas etapas propostas estará ocorrendo de acordo com o “Cronograma do Projeto” que se encontra ao final desse trabalho.

A primeira etapa a ser cumprida se refere à elaboração e reprodução do Projeto para ser encaminhado a cada um dos parceiros. Essa etapa inicial será feita pela equipe organizadora do Projeto que é composta por profissionais da equipe de Supervisão Pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e representantes das entidades parceiras.

Na segunda etapa será feitos contatos com todos os possíveis parceiros, através do protocolo na entidade ou órgão visitado de uma cópia do Projeto, para que assim cada parceiro possa conhecer todos os detalhes dessa proposta.

A terceira etapa será a sensibilização da maioria do público envolvido. Assim, a equipe organizadora do Projeto entrará em contato com todos os gestores, professores e funcionários da Escola onde serão desenvolvidos os trabalhos. E, posteriormente, os professores sensibilizarão os alunos e a comunidade em geral que vem à Escola, principalmente, nas reuniões de pais e em eventos especiais ao longo do ano. Dessa forma, propomos que sejam elaborados convites apresentado o “Projeto Quelônios na Escola” para cada um dos funcionários da Escola e para que cada aluno leve também para sua casa. Além disso, nas reuniões dos “Conselhos de Classe” serão repassadas informações sobre os trabalhos do Projeto que serão executados nas Escolas da Rede de Ensino do município.

Após isso, haverá o início da quarta etapa do Projeto que se dará com as ações propriamente ditas, que contarão com uma gama diversificada de atividades que serão desenvolvidas em classe e, também, nas atividades agendadas para fora das Escolas, com a participação dos parceiros envolvidos.

Por fim, haverá a avaliação constante e divulgação dos resultados obtidos. Logo a seguir, cada uma dessas ações será apresentada com detalhes.

5.1 PROBLEMATIZAÇÃO/ SENSIBILIZAÇÃO

O processo de sensibilização dos parceiros (especialmente dos alunos, professores e funcionários da Escola) será realizado com a função de despertar o interesse destes, visando fomentar as ações de mobilização que possam contribuir para a aceitação e envolvimento das ações propostas. Essa sensibilização se dará com a atuação direta da equipe organizadora do Projeto, composta por servidores das Secretarias de Educação e de Meio Ambiente, além de funcionários do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), que organizarão reuniões para

(10)

apresentar e discutir a importância da realização do presente “Projeto Quelônios na Escola” com todos os parceiros.

Assim, após o despertar de todos os parceiros, os professores organizarão a agenda de atividades práticas e teóricas de acordo como o currículo Escolar, sempre pensando na possibilidade da presença de convidados do Conselho Municipal de Meio Ambiente, do Órgão Estadual de Meio Ambiente (OEMA), entre outros.

5.2 AÇÕES PROPOSTAS

Por meio do “Projeto Quelônios na Escola” propomos uma série de ações baseadas em ARAÚJO & SOUZA (2009).

A – APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Conforme apresentado anteriormente, o primeiro passo consistirá na apresentação do Projeto a todos os parceiros, incluindo assim todas as Escolas. Assim, a equipe organizadora dessa proposta conversará com professores, e demais servidores da Educação (Direção, coordenadores e corpo administrativo), com vistas a verificar a aceitação do Projeto no local.

B – DIAGNÓSTICO DA ESCOLA

O segundo passo iniciará com um diagnóstico, por meio da aplicação de questionários aos professores, alunos e funcionários, com a finalidade de obter dados como a percepção socioeconômica, cultural e ambiental do público que será envolvido no presente Projeto. Assim, buscar-se-á a quantificação dos projetos e programas que já desenvolvidos nas Unidades Escolares. Além disso, levantaremos informações sobre as ações de Educação Ambiental que estão inseridas no Projeto Político Pedagógico da Escola.

Após a aplicação do questionário será realizada a análise de todos os dados obtidos durante a pesquisa para que com isso se possa obter um diagnóstico da percepção ambiental que as Escolas e seus respectivos alunos, professores e funcionários apresentam (ARAÚJO & SOUZA, 2009).

C – ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Essa etapa se refere propriamente ao início do trabalho de Educação Ambiental com ênfase nos quelônios. Assim, propomos que as entidades parceiras do “Projeto Quelônios na Escola” apresentem trabalhos diversos para introduzir e contextualizar as informações que são realizadas na região que tratam do manejo e proteção dos quelônios. Nisso, contaremos com diversos profissionais, técnicos e ambientalistas que desenvolveram diferentes metodologias para tratar a temática ambiental nas Escolas.

Algumas das atividades que serão executadas nas Escolas são: (1) leitura de textos para sensibilização, (2) debates e discussões, (3) pesquisas na biblioteca, (4) mostra de vídeos, (5) palestras, (6) oficinas, etc.

(11)

Serão elaborados materiais pedagógicos como panfletos, cartazes, jogos educativos e cartilhas de acordo com a realidade das Escolas. Estes serão utilizados pelos professores em salas de aula a fim de informar e incentivar os alunos em relação ao entendimento de questões ambientais (ARAÚJO & SOUZA, 2009).

D – VISITAS ÀS ÁREAS DE MANEJO E PROTEÇÃO AOS QUELÔNIOS

Após isso tudo, haverá a parte de convivência prática com as ações de manejo e proteção dos quelônios, por meio de visita às áreas próximas onde esses animais são protegidos. Essas visitas terão a finalidade de ensinar as principais características dos animais, seu habitat e as ameaças que eles sofrem. Acreditamos que por meio do contato direto com os animais, os alunos e professores serão profundamente tocados e poderão internalizar mais apropriadamente os conteúdos e informações apresentadas nas atividades em classe.

Após cada visita, serão realizadas entrevistas com intuito de verificar suas impressões e opiniões a respeito dos quelônios e da importância de conservar tais animais, verificando assim se realmente ocorreu a sensibilização dos alunos, professores e demais pessoas participantes.

Mais adiante apresentamos os recursos necessários para a realização de tal proposta e, também, descrevemos os resultados esperados e a proposta de avaliação da eficiência do Projeto.

(12)

6. RECURSOS UTILIZADOS

Este tópico reúne todas as informações sobre os recursos humanos e materiais necessários para a execução do “Projeto Quelônios na Escola”.

6.1 RECURSOS HUMANOS

Nesse tópico “Recursos Humanos”, trazemos apenas a relação das pessoas que estarão executando as ações propostas, o que não inclui toda a parcela da comunidade que será atingida pelo presente Projeto. Dessa forma, não há previsão para gastos adicionais com os recursos humanos (como por exemplo, com a contratação de prestadores de serviço), pois a maioria dos profissionais que estarão sendo envolvidos já são servidores públicos da Escola ou das entidades e órgãos parceiros. Assim, os gastos financeiros só serão aplicados na produção e aquisição de recursos materiais, que estão detalhadamente descritos a seguir.

- Equipe pedagógica da Escola; - Equipe administrativa da Escola;

- Servidores da Secretaria Municipal do Meio Ambiente;

- Representantes do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis – IBAMA;

- Representantes do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade - ICMBIO; - Representantes da Polícia Militar Ambiental;

- Pesquisadores e professores das Universidades Federal, Estadual e Municipal; - Membros de ONG's estabelecidas no município.

6.2 RECURSOS MATERIAIS

Nesse tópico apresentamos de forma detalhada os recursos materiais básicos necessários para a execução do “Projeto Quelônios na Escola”.

A – MATERIAL DIDÁTICO

Resma de papel A4; Cartolinas e papel crepom;

Tesouras, cola branca e fita adesiva; Pincel atômico;

Pincel para pintura; Tinta guache;

Caixas de lápis-de-cor; Caneta hidrocor;

Revistas, jornais, gibis e folhetinhos; etc.

B – MATERIAL DE APOIO

Aparelho de DVD; TV tela plana; Filmes de DVD;

Aparelho de som portátil; CD's diversos;

(13)

7. RESULTADOS ESPERADOS

Por meio da presente proposta, esperamos obter vários resultados específicos, sendo alguns de curto prazo e, outros, de médio e longo prazos, que estão abaixo descritos.

- Primeiramente, esperamos pretende-se obter um diagnóstico da percepção ambiental local, com dados como a percepção socioeconômica, cultural e ambiental dos professores, alunos e funcionários, os projetos já desenvolvidos na instituição, a proposta curricular de educação ambiental em prática, o Projeto Político Pedagógico (PPP) e a realidade social da qual está inserida a Escola (ARAÚJO & SOUZA, 2009).

- A partir da capacitação dos professores e com o fornecimento de informações relativas ao meio ambiente, espera-se que estes se tornem multiplicadores deste conhecimento para os alunos e que tais temas sejam inseridos em todas as disciplinas, de forma interdisciplinar. A utilização dos materiais pedagógicos visa informar e incentivar a Escola em relação ao entendimento de questões ambientais (ARAÚJO & SOUZA, 2009).

- As visitas às áreas de manejo e proteção dos quelônios terão com foco a sensibilização tanto os professores como os alunos para que estes, tendo o contato direto com os animais sejam despertados de maneira mais efetiva e passem a adotar comportamentos sociais direcionados para a sustentabilidade ecológica (ARAÚJO & SOUZA, 2009).

- Por meio da realização de práticas educativas com enfoque multidisciplinar e transversal, esperamos envolver e integrar todos os educadores, corpo administrativo e comunidade escolar criando um ambiente saudável e melhorando os índices de aprendizagem e satisfação com a vivência escolar.

- O resultado das práticas educativas propostas culminarão na elaboração de material pedagógico (livretos, cartilhas, folders, baners, adesivos etc.) contendo informações sobre os temas abordados. Também serão realizados relatórios contendo os dados obtidos durante as etapas do “Projeto Quelônios na Escola”.

- Acreditamos que tal proposta servirá para formação de cidadãos plenos, capazes de atuem de forma responsável com o meio ambiente, contribuindo assim para a conservação da biodiversidade local.

(14)

8. AVALIAÇÃO

A avaliação do “Projeto Quelônios na Escola” irá ocorrer em todas as fases, desde seu início com os contatos e sensibilização dos parceiros, até a execução propriamente dita, que ocorrerá dentro das Unidades Escolares, e que conforme esperamos chegará a outros locais de nossa comunidade, principalmente, no ambiente familiar dos alunos e funcionários da Escola.

Na fase de implantação será verificada a aceitação do Projeto pelo público-alvo. Quanto às demais metas, serão observadas de forma contínua e após a execução, verificando-se assim o cumprimento dos objetivos propostos.

Os alunos serão avalizados durante toda execução do “Projeto de Quelônios na Escola” através da observação do interesse, participação, realização das atividades, orais, escritas e práticas. Os conteúdos explorados também serão analisados pelos trabalhos e provas aplicadas em sala de aula durante cada bimestre.

Como instrumentos de avaliação serão utilizados formulários e relatórios, bem como a escolha, premiação e divulgação dos melhores trabalhos através do boletim informativo e nos veículos de comunicação da cidade (canais de TV, rádios, jornais locais, etc.).

Será verificada a eficiência do material pedagógico elaborado, incluindo folhetos, folders, jogos educativos, no subsídio das atividades educativas realizadas. O desempenho dos alunos na realização de atividades relacionadas à temática ambiental no decorrer do projeto possibilitará verificar a eficiência dos professores como multiplicadores destes saberes (ARAÚJO & SOUZA, 2009).

(15)

9. CRONOGRAMA --- Cronograma do Projeto --- Etapas --- Meses --- ---Jan--Fev--Mar--Abr--Mai--Jun--Jul--Ago--Set--Out--Nov—Dez -- 1a --- X --- 2a --- X -- X --- 3a --- X -- X --- 4a --- X -- X -- X --- X --- 5a --- X--- X -- X --- X -- X -- X -- X --- 6a --- X--- X -- X --- X -- X -- X -- X --- 7a --- X -- X -- X --- X -- X -- X -- X -- X ---- 8a --- X -- X -- X -- X -- X -- X --- X -- X -- X -- X -- X ----

Descrição das etapas: 1a – Elaboração do Projeto e preparativos iniciais; 2a – Estabelecimento de parcerias; 3a - Sensibilização dos Gestores, professores e funcionários; 4a - Sensibilização da Comunidade; 5a - Palestras nas Escolas; 6a - Desenvolvimento das ações e atividades previstas no Projeto; 7a - Divulgação dos resultados; e 8a - Avaliação do Projeto.

(16)

10. BIBLIOGRAFIA

ALHO, C.J.R; CARVALHO, A.G. & PÁDUA, L.F.M. 1979. Ecologia da tartaruga da Amazônia e avaliação de seu manejo na Reserva Biológica de Trombetas. Brasil Florestal, 38: 29-47.

ANDRADE, P.C.M.; LIMA, A.C.; DUARTE, J.A.M.; COSTA, P.M.; OLIVEIRA, P.H.G.; PINTO, J.R.S.; NASCIMENTO, M.N. 2001. Manejo Sustentável de Quelônios (Podocnemis unifilis, P. sextuberculata, P. expansa e P. erythrocephala) nos Municípios de Terra Santa e Oriximiná- PA e Nhamundá e Parintins- AM - "Projeto Pé-de-Pincha".. Revista de Extenção Rural da Universidade do Amazonas, Universidade do Amazonas, Volume 01, p. 1-25.

ANDRADE, P.C.M.; DUARTE, J.A.M.; OLIVEIRA, P.H.G.; PINTO, J.R.S.; LIMA, A.C.; AZEVEDO, S.H. 2005. Projeto Pé-de-pincha, Parceria de futuro para conservar quelônios na várzea amazônica. 1ª edição. Manaus (AM): IBAMA, Volume 1, 27p.

ANDRADE, P.C.M. 2008. Criação e Manejo de Quelônios no Estado do Amazonas. 1ª edição. Manaus (AM): IBAMA. Volume 1, 593p.

ARAÚJO, M.L.F. 2002. Educação ambiental, parâmetros curriculares e universidade. Porto Velho (RO). Disponível em: http://www.primeiraversao.unir.br/artigo107.html

ARAÚJO, L.S.; SOUZA, M.P. 2009. Projeto de Educação Ambiental com ênfase em quelônios da Amazônia. Grupo de Pesquisa CROQUE – Crocodilianos e Quelônios da UFT: Palmas (TO). 12p.

BIONDO, E. 2008. A educação ambiental na escola básica do vale do Taquari/RS – Atuação, temas e dificuldades dos docentes. Dissertação de Mestrado. Lajeado (RS).

CANTARELLI, V.H. 2006. Alometria reprodutiva da tartaruga-da-Amazônia (Podocnemis expansa): bases biológicas para o manejo. Tese de Doutorado em Ecologia de Agroecossistemas Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz - ESALQ. Piracicaba (SP).

CENAQUA/ IBAMA – Centro Nacional dos Quelônios da Amazônia/ Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - 1997. Rio Araguaia: A temporada da Consciência. MMA/ IBAMA/ CENAQUA, Brasília (DF), 28p.

DIAS, G.F. 1992. Educação Ambiental: princípios e práticas. São Paulo, Gaia.

EFFTING, T.R. 2007. Educação ambiental nas escolas públicas: realidade e desafios. Monografia de Pós Graduação. Marechal Cândido Rondon (PR).

ELFLAND STUDIOS. 2009. Tartarugas (Jogo). Disponível em:

http://www.elfland.com.br/jogos/tartarugas/index.html

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - 1989. Projeto Quelônios da Amazônia - 10 anos. IBAMA. Brasília (DF), 119p.

IBAMA - Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis - 1989. Projeto Quelônios da Amazônia: Manual Técnico/IBAMA. Brasília (DF): O Instituto, xi, 125p.

IBDF - Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal. 1973. Preservação da Tartaruga Amazônica. IBDF. Belém (PA), 110p.

(17)

IBDF - Instituto Brasileiro do Desenvolvimento Florestal. 1978. Boletim Técnico nº 5. IBDF. Brasília (PA), 84p.

JACOBI, P. 2003. Educação ambiental, cidadania e sustentabilidade. Cadernos de Pesquisa. n.118, p. 189-205. São Paulo (SP).

JACOBI, P. 2004. Educação e meio ambiente – transformando as práticas. Revista Brasileira de Educação Ambiental. Brasília (DF).

MELO, L.A.S. ; IZEL, A.C.U.; ANDRADE, P.C.M.; SILVA, A.V.; HOUSSAINE-LIMA, M.G. 2003. Documentos: Criação de Tartaruga da Amazônia (Podocnemis expansa). 1. ed. Manaus: EMBRAPA, Volume 1, 14 páginas.

MISHMISH, WAJDI RASHAD. 2006. Diagnóstico dos Trabalhos de Conservação e Manejo dos Quelônios do Projeto Quelônios da Amazônia no Parque Nacional do Araguaia. Monografia apresentada ao curso de Pós-graduação latu sensu em “Gestão e Manejo Ambiental na Agroindústria”, na Universidade Federal de Lavras, Minas Gerais (orientador Dr. Eduardo Van Den Berg).

NASCIMENTO, A.C.; GAMA, E.L. 2007. Educação para práticas socioambientais. T&C Amazônia, Ano V, Número 10, 29p.

NATURATINS – Instituto Natureza do Tocantins. 2001. Sugestões de atividades para multiplicadores em educação ambiental. Provisão Estação Gráfica e Editora Ltda. Palmas (TO). 78p.

NATURATINS – Instituto Natureza do Tocantins. 2004. Ambiente-se: oficina de multiplicadores em educação ambiental. Palmas (TO). 60 páginas.

OLIVEIRA, T.D. 2009. Compilação dos registros de répteis e aves do Estado do Tocantins: biodiversidade, lacunas do conhecimento. Palmas (TO), Universidade Federal do Tocantins. (Mestrado em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins).

PEDRINI, A. G. 2006. A educação ambiental com a biodiversidade no Brasil - um ensaio. Revista Ambiente & Educação. Volume 11. Rio de Janeiro (RJ).

PEREIRA, N. 1954. A tartaruga verdadeira do Amazonas. Ministério da Agricultura – Divisão de Caça e

Pesca, Reedição, Rio de Janeiro (RJ), 17p. Disponível em:

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/374905

RAN/ IBAMA – Centro de Conservação e Manejo de Répteis e Anfíbios. 2007. Educação Ambiental. Goiânia (GO). Disponível em: http://www.ibama.gov.br/ran/index.php

RODRIGUES, A.C. et al. 1999. Educação Ambiental: aprendendo com a natureza. Palmas (TO): Poligráfica. 80p.

RUSCHEINSKY, A. 2002. Educação ambiental: abordagens múltiplas. 183p. Porto Alegre (RS).

SALERA JÚNIOR, G. 2005. Avaliação da biologia reprodutiva, predação natural e importância social em quelônios com ocorrência na bacia do Araguaia. Palmas (TO), Universidade Federal do Tocantins. 191p. (Mestrado em Ciências do Ambiente, Universidade Federal do Tocantins). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/1731432

(18)

SALERA JÚNIOR, G. & MALVASIO, A. 2005. Biologia e Conservação dos Quelônios da Amazônia. Palmas (TO). Ed: UFT. 172p. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/e-livros/1722948

SALERA JÚNIOR, G. 2006. Projeto Quelônios da Amazônia: um breve histórico. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/291473

SALERA JÚNIOR, G. MALVASIO, A. & GIRALDIN, O. 2006. Relações cordiais. Ciência Hoje, 39 (226): 61-63. Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/275873

SALERA JÚNIOR, G. 2007. Quelônios: aspectos gerais de sua biologia. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/373007

SALERA JUNIOR, G. 2008. Projeto de Educação Ambiental na Escola. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1112201

SALERA JÚNIOR, G. 2008. Projeto Quelônios do Assentamento Loroty. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1048641

SALERA JÚNIOR, G. 2009. Projeto Quelônios da Ilha do Bananal: um breve histórico. Gurupi (TO). Disponível em: http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1570079

SANTOS, E. 1994. Anfíbios e Répteis do Brasil (Vida e Costumes). Villa Rica, 4a Edição Revista e Aumentada, 263p.

SANTOS FILHO, J.W.; SANTOS, C.L.; ALVES, A.C.M.; BRITO, C.E.N.; SCHNEIDER, H. N. 2007. Objetos de Aprendizagem na Educação Ambiental: O Caso Tartarugas. Seminário Internacional de Educação - UFS, v. 01, p. 1547.

SANTOS FILHO, J.W.; SANTOS, C.L.; ALVES, A.C.M.; BRITO, C.E.N.; SCHNEIDER, H. N. 2008. Jogo Tartarugas: Objeto de Aprendizagem na Educação Ambiental. Anais IV Seminário Jogos Eletrônicos, Educação e Comunicação, v. 1, p. 10/45.

SATO, H. 2005. Projeto de Educação Ambiental Parque Cinturão Verde de Cianorte. Disponível em: http://www.apromac.org.br/ea005.htm

SILVA, F.M.; SANTOS, C.L. 2009. Protetores das tartarugas: um ambiente colaborativo para Educação Ambiental. GT 2 – Jogos eletrônicos e educação. 9 páginas.

TOCANTINS – Governo do Estado do Tocantins. 2004. PEEA – Programa Estadual de Educação Ambiental: ações estratégicas. Palmas (TO). 14p.

(19)

11. AGRADECIMENTOS

Sou profundamente grato a todos os amigos e colegas de trabalho que apoiaram a realização desse “Projeto Quelônios na Escola”. Destaco que essa proposta se espelha em inúmeros bons exemplos de Projetos e Programas sócio-educativos que estão em desenvolvimento em nosso Estado e por todo país.

Aproveito esse momento para dedicar esse trabalho a algumas pessoas que muito me inspiraram, especialmente à pesquisadora da UFT, Drª Adriana Malvasio; ao Analista Ambiental do ICMBIO, Rafael Antônio Machado Balestra; e ao professor de Educação Ambiental da Escola de Canuanã da Fundação Bradesco, Lucrécio Filho de Oliveira.

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

Gurupi – TO, Setembro de 2009.

Giovanni Salera Júnior é Mestre em Ciências do Ambiente e Especialista em Direito Ambiental. E-mail: salerajunior@yahoo.com.br

Lorena Siqueira Araújo é Engenheira Ambiental e Mestranda em Ciências do Ambiente. Email: lorena-siqueira@hotmail.com

Milene Pereira de Souza é graduanda em Engenharia Ambiental. Email: milene_ipb@hotmail.com

Referências

Documentos relacionados

etc. A razão de ser desta alternativa reside no facto de nem todas as datas de- terminadas por métodos físicos terem exactamente o mesmo significado, i.e., de

Assim, pelo cálculo das médias, evidenciou-se que: os acadêmicos consomem churrasco desde a sua infância, sendo uma tradição de família; são influenciados pelos amigos

O Centro de Educação Ambiental de Parauapebas – CEAP e seus parceiros (Prefeitura Municipal de Parauapebas, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio

Sendo assim, é um livro sobre uma história da arte feminina e feminista, notadamente analisadas e realizadas como uma presença intensiva no cotidiano, no processo, este

Trata-se de um estudo transversal realizado em um hospital privado de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, para conhecer o perfil de utilização de antimicrobianos por

O projeto foi executado pela Secretaria Municipal do Meio Ambiente de Niterói, em conjunto com a EMATER e a TECMA, com financiamento do SEGA/EMS (Secretaria de

pase un dedo maestro por encima del sensor dactilar. el LeD verde parpadea 1 vez para confirmar. el LeD azul parpadea rápido indicando que esta listo para memorizar un dedo de

O Retábulo do Cordeiro Místico (completado em 1432) dos irmãos Hubert e Jan Van Eyck, Catedral de Saint Bavon, Gand.. «…vi o retábulo de São João