• Nenhum resultado encontrado

DESENGRAXANTE AUTOMOTIVO ECO 2000 Manual Técnico

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DESENGRAXANTE AUTOMOTIVO ECO 2000 Manual Técnico"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Greensun Ind. e Com. de Prod. de Limp. Ltda.

CNPJ: 39.708.888/0001-57 - Ins. Est: 85.419.269

Rua da Fonte 1028, Nova Cidade - Rio das Ostras - Rio de Janeiro / Brasil Telefax: (22) 2760-0518 - Químico Responsável: Belarmino Vianna 03200480 3ª Região

Site: www.greensun.com.br E-Mail: greensun@terra.com.br

DESENGRAXANTE AUTOMOTIVO ECO 2000

Manual Técnico

ANVISA AUTORIZ. FUNC./MS: 3.03568.8

PRODUTO NOTIFICADO NA ANVISA: 25351.273848/2010-87

1 – PROPRIEDADES:

Fórmula especialmente desenvolvida para atuar em superfícies onde haja necessidade de remoção de óleos, graxa e similares, através de ação emulsionadora. Composto por matérias-primas de primeira qualidade e totalmente biodegradáveis. Utilizado para limpeza de máquinas, motores, peças, ferramentas, chassis, carrocerias, chapas, eixos, rolamentos, mancais, entre outros.

2 – CARACTERÍSTICAS:

pH (Sol. 1%): Entre 10,00 e 11,00. ASPECTO FÍSICO: Líquido viscoso. COR: Branco a castanhado.

ODOR: Característico. TOXIDADE: Não tóxico.

CORROSIVIDADE: Não corrosivo.

3 – UTILIZAÇÃO:

É utilizado diluído em água quente ou fria a gosto e conforme a quantidade de impregnação do material que vai ser removido. Para limpezas leves deve-se diluir 1 parte do produto por 10 partes de água; Para limpezas média, diluir 1 parte do produto para 5 partes de água; E para limpeza pesada utilizar 1 parte do produto para 2 partes de água. Pode ser aplicado por pulverização, broxa, por imersão, panos, estopas, vassouras, esfregões, esponjas, máquinas hidrolavadoras, entre outros.

4 – COMPOSIÇÃO:

(2)

5 – MANUSEIO:

Recomendar e treinar os operadores com o uso de equipamentos de EPI, máscara, luva, óculos e avental.

6 – PRECAUÇÕES:

NÃO CONSUMIR ALIMENTOS, BEBIDAS OU FUMAR nas áreas onde possam ser contaminados com o produto. Não pressionar o produto para fora da embalagem ou forçar a saída do produto com ar. Evitar quedas das embalagens.

7 – COMPONENTES PERIGOSOS:

Não contém componentes considerados perigosos.

8 – DADOS FÍSICOS:

PONTO DE FUSÃO: Não Determinado PONTO DE EBULIÇÃO: 125 ºC

GRAVIDADE ESPECÍFICA: 1,232 g/cm³

SOLUBILIDADE EM ÁGUA: Completamente solúvel em água. TAXA DE EVAPORAÇÃO: Não Determinado

PRESSÃO DE VAPOR (mmHg): Não Aplicável DENSIDADE DE VAPOR (Ar = 1): Não Aplicável pH (Sol. 1%): Entre 10,00 e 11,00.

ODOR: Característico

APARÊNCIA: Líquido viscoso branco a castanhado. VISCOSIDADE: 10 a 13 segundos no Copo Ford 4.

9 – DADOS SOBRE RISCO DE FOGO E EXPLOSÃO:

PRODUTO NÃO INFLAMÁVEL: PONTO DE FULGOR: Não Aplicável MÉTODO USADO: Não Aplicável

TEMPERATURA DE AUTO-IGNIÇÃO: Não Aplicável

LIMITE DE INFLAMABILIDADE: Superior = Não Aplicável / Inferior = Não Aplicável MEIOS DE EXTINÇÃO: Não Inflamável

RISCO DE FOGO E EXPLOSÃO: Nenhum

(3)

10 – DADOS SOBRE REATIVIDADE:

ESTABILIDADE: Produto Estável em condições normais. CONDIÇÕES A SEREM EVITADAS: Luz e Calor

POLIMERAÇÃO PERIGOSA: Não Ocorre CONDIÇÕES A SEREM EVITADAS: Nenhuma INCOMPAPTIBILIDADE: Oxidantes Fortes

PRODUTOS PERIGOSOS DA DECOMPOSIÇÃO: Não determinados

REAÇÕES PERIGOSAS: O produto nunca deve ser combinado e/ou misturado com outros produtos.

11 – DADOS SOBRE DERRAMAMENTOS / VAZAMENTOS:

PRECAUÇÕES PESSOAIS: Vestir Equipamento de Proteção Individual, luvas e botas de borracha, óculos de proteção e máscara semi-facial com filtro para vapores orgânicos. Colocar as pessoas em segurança. Evitar contato com olhos e pele. Evitar o contato direto com o líquido.

PEQUENO DERRAMAMENTO: Quando diluído, é biodegradável em estação de tratamento biológico de efluentes.

GRANDE DERRAMAMENTO: Conter, formando barreiras com material absorvente. Evitar que escorra para ralos e bueiros.

DESCARTE DE RESÍDUOS: Não devem ser descartados na terra ou nos rios. Estabelecer procedimentos que não firam a legislação federal, estadual ou municipal.

OBSERVAÇÕES: Não reutilizar as embalagens vazias. Manter fora do alcance de crianças.

12 – DADOS SOBRE EFEITOS FISIOLÓGICOS:

PRINCIPAIS RISCOS: Não tem

SAÚDE:

INALAÇÃO: A simples exposição não representa perigo em potencial, porém, no caso prolongado com o produto puro, pode-se observar algum tipo de alergia em indivíduos propensos.

CONTATO COM A PELE: O produto normalmente não é absorvido pela pele, mas deve-se evitar o contato prolongado sem o uso do equipamento de EPI adequado.

CONTATO COM OS OLHOS: Causa média irritação ao globo ocular. Evite o contato.

INGESTÃO: Causa mal estar, podendo originar irritação na boca, no esôfago e no estômago. Não provocar o vômito. Encaminhar ao médico.

CONDIÇÕES FÍSICAS QUE PODEM SER AGRAVADAS: Indivíduos alérgicos ou com pele extra-sensível podem ser afetados por componentes deste produto.

(4)

NO AR: Não é Significativo

NA ÁGUA: Por ser biodegradável não impactua significativamente sobre a vida aquática.

NO SOLO: Não provoca danos significativos ao ecossistema.

CLASSIFICAÇÃO DO PRODUTO QUÍMICO: O produto não é classificado como perigoso.

13 – PRIMEIROS SOCORROS:

INALAÇÃO: Não é de se esperar que haja risco significativo, nas condições sugeridas de operação. Remover para lugar limpo, seco e arejado, mantendo as vias respiratórias livres (removendo dentes postiços ou chapas, se tiver). Encaminhar ao médico.

CONTATO COM A PELE: Não é de se esperar que haja risco significativo, nas condições sugeridas de operação. Não apalpar ou friccionar as partes atingidas. Lavar com água corrente abundante por, no mínimo, 15 minutos. Encaminhar ao médico.

CONTATO COM OS OLHOS: Não friccionar. Remover lentes de contato, caso existam. Lavar os olhos imediatamente com água corrente por, pelo menos, 15 minutos. Encaminhar ao oftalmologista.

INGESTÃO: Não induzir ao vômito e beber bastante água. Caso o vômito ocorra espontaneamente, não permitir que ele seja aspirado pelos pulmões. Manter a vítima deitada, com a cabeça acima dos quadris. Encaminhar ao médico.

NOTAS PARA O MÉDICO: Produto cáustico. Tratamento de suporte baseado no julgamento do médico, em resposta às reações do paciente.

14 – DADOS SOBRE SEGURANÇA NA MANIPULAÇÃO:

MEDIDAS DE CONTROLE DE ENGENHARIA: Não é necessária nenhuma recomendação especial.

LIMITE DE EXPOSIÇÃO: Não Determinado.

INDICADORES BIOLÓGICOS: Não Determinados.

VENTILAÇÃO: Manter o local arejado com boa ventilação.

PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA: Não é necessária em locais arejados e com boa ventilação. Em caso de ambientes fechados com grande concentração do produto usar máscara facial com filtro para vapores orgânicos.

PROTEÇÃO PARA OS OLHOS: Usar óculos de segurança.

PROTEÇÃO PARA A PELE: Usar luvas impermeáveis (PVC), avental impermeável e botas de couro ou PVC.

(5)

PRECAUÇÕES ESPECIAIS: Os equipamentos de EPI devem possuir CA (Certificado de Aprovação). Seguir rigidamente os processos operacionais e de segurança no trabalho. Não reutilizar as embalagens. Nos locais onde os produtos químicos serão manipulados deverá ser realizado monitoramento de exposição dos trabalhadores, conforme PPRA (Programa de Prevenção de Riscos Ambientais) da NR-9.

MEDIDAS DE HIGIENE: Roupas, luvas, calçados e EPIs devem ser limpos antes de sua reutilização. Usar sempre na higiene pessoal: água quente, sabão e cremes de limpezas. Lavar as mãos antes de ir ao banheiro, comer ou beber. Não usar gasolina, óleo diesel ou outro solvente derivado de petróleo para higiene pessoal. Não consumir alimentos durante a utilização. Bons procedimentos operacionais e de higiene industrial ajudam a reduzir os riscos no manuseio de produtos químicos.

15 – DADOS SOBRE MANUSEIO E ESTOCAGEM:

MANUSEIO: Recomendar e treinar os operadores com o uso de equipamentos de EPI, máscara, luva, óculos e avental.

PRECAUÇÕES: NÃO CONSUMIR ALIMENTOS, BEBIDAS OU FUMAR nas áreas onde possam ser contaminados com o produto. Não pressionar o produto para fora da embalagem ou forçar a saída do produto com ar. Evitar quedas das embalagens.

PREVENÇÃO DE INCÊNDIO E EXPLOSÃO: Apesar do produto não ser inflamável, deve-se evitar contato com fontes de ignição.

ARMAZENAMENTO: O produto deve ser armazenado sobre paletes, estrados ou ripas de madeira, ao abrigo do sol e da chuva, longe das chamas, fogo, faíscas e fontes de calor.

16 – OUTRAS INFORMAÇÕES:

Os dados contidos na presente, nos catálogos e rótulos, baseiam - se em fontes que, acreditamos, sejam corretas e confiáveis. Constitui total responsabilidade do usuário, determinar a aplicação de qualquer produto mencionado na presente a seus fins, adotando as devidas e aconselháveis precauções para proteger bens e pessoas contra quaisquer danos, que possam derivar de tal manipulação e uso.

Recomendamos ao usuário em potencial testar a aplicação desejada, antes do uso definitivo do produto. Observar atentamente a destinação e forma de uso do produto, só o utilizando, de acordo com as instruções impressas no rótulo. Não podemos assumir qualquer responsabilidade por dano conseqüente ou imprevisto, inclusive lucros cessantes, resultado do uso inadequado por terceiros, sobre cujos métodos de aplicação ou manuseio não temos controle.

Em caso de dúvidas, solicitar orientação técnica. Limitamos nossa responsabilidade unicamente à troca do produto, caso fique comprovado que o mesmo esteja defeituoso.

Referências

Documentos relacionados

Sob a coordenação e orientação de professores da universidade e a supervisão de um docente na escola em que ocorre o projeto e dos professores titulares das

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de graduação em Gestão Pública para o Desenvolvimento Econômico e Social (GPDES) sob a forma de Monografia, Relatório

A Técnica AHP - Processo Analítico Hierárquico Escala de Valores AHP para Comparação Pareada.. Escala de Valores AHP para

Embora essa lei possa ser discutida segundo as abordagens do trabalho e calor, da teoria cinética dos gases ou da teoria da informação o seu ensino tem sido realizado,

Tem-se verificado que a variedade Bouche de Bétizac apresenta resistência natural a esta praga, não havendo formação de galhas, apenas leves deformações nas folhas (Perez et

A solução aquosa saturada de cloreto de sódio NÃO pode ser usada para a refrigeração a –20 °C, pois ela congelará devido ao fato de sua tempe- ratura de fusão ser superior a

semana, o Teatro Sesi Vânia Campos abre novamente as portas, oferecendo ao longo deste mês, uma agenda repleta de atrações.. O espaço, que completou 30 anos em setembro passado, volta

O objetivo do presente estudo foi avaliar, em nosso meio, o grau de satisfação dos pacientes e de dois observadores médicos, após tratamento de seqüelas