• Nenhum resultado encontrado

Projeto Básico para Serviço de Especificação dos Produtos de Software Controle de Almoxarifado do SECPRA/CDTN e Controle de Equipamentos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Projeto Básico para Serviço de Especificação dos Produtos de Software Controle de Almoxarifado do SECPRA/CDTN e Controle de Equipamentos"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

Projeto Básico para Serviço de Especificação dos Produtos de

Software Controle de Almoxarifado do SECPRA/CDTN e

Controle de Equipamentos

OBJETIVOS

Definir as condições gerais para contratação de serviços que compreendem a especificação dos produtos de software para Controle de Almoxarifado da Seção de Produção de Radiofármacos (SECPRA) e para Controle de Equipamentos do Centro de Desenvolvimento da Tecnologia Nuclear (CDTN), o que inclui: identificar, detalhar e analisar os requisitos funcionais e não-funcionais dos produtos; desenhar a solução arquitetônica para os produtos.

A finalidade do sistema para Controle de Almoxarifado é gerenciar os produtos armazenados no SECPRA. Os produtos são organizados em lotes sendo possível acompanhá-los desde a chegada até a utilização. Também deve ser possível avaliar produtos com prazo de vencimento próximo ou estoque mínimo sendo atingido. Outros requisitos serão levantados nesse trabalho.

O sistema para Controle de Equipamentos objetiva armazenar doados completos de qualquer equipamento. Também deve alertar sobre a proximidade da data de manutenção e/ou calibração. Esse sistema deve interagir com o sistema Controle de Patrimônio (linguagem de programação: Visual Basic 6.0; banco de dados: MS Access 97; compartilhado em rede), já existente no CDTN, permitindo gerenciar equipamentos patrimoniados ou não. Possíveis alterações no Controle de Patrimônio podem ser necessárias. Outros requisitos serão levantados nesse trabalho.

Uma lista inicial e provisória das funcionalidades desejadas para os produtos é apresentada a seguir. Somente após as primeiras etapas do trabalho é que serão levantados e detalhados todos os requisitos para o sistema.

Controle de Almoxarifado do SECPRA:

Funcionalidade Descrição

Cadastro de Produto Cadastro das informações do produto como, por exemplo, nome, código, fabricante, especificação, status, quantidade em estoque, quantidade mínima, tipo de produto.

Cadastro de Lote de Produtos Cadastro das informações de lotes de produtos como, por exemplo, código, produto, validade, quantidade, data de recebimento, NF. Movimentação de Produtos

(Inclusão/Retirada)

Registro das entradas e saídas de produtos e informações como, por exemplo, data, local, quantidade, lote.

Cadastro Status de Lote Cadastro das situações possíveis de lotes. Cadastro Status de Produto Cadastro das situações possíveis de produtos. Cadastro de Tipo de Produto Cadastro dos possíveis tipos de produtos.

Cadastro Fabricante Cadastro de informações básicas dos fabricantes de produtos. Cadastro de Locais Cadastro dos possíveis locais do CDTN que poderão receber itens do

almoxarifado.

Cadastro Usuário Cadastro de dados básicos dos usuários. Cadastro Perfil Usuário Cadastro dos possíveis perfis de usuários. Alteração de Senha de Usuário Opção para alteração de senha do usuário.

Relatório Resumo Relatório contendo todas as informações do almoxarifado dispostas de maneira sumarizada.

(2)

como os dados originais.

Exportação de Dados Geração de relatório, na forma de planilha, contendo as informações presentes no sistema, permitindo a utilização dessas informações em outros sistemas.

Busca de Produto Consulta de produtos com múltiplos filtros e ordenação.

Controle de Equipamentos:

Funcionalidade Descrição

Cadastro de Equipamento Cadastro das informações do equipamento como, por exemplo, nome, código, referência do levantamento de dados, número de patrimônio, data de fabricação, número de série, modelo, especificação, status, observação, referencia para manuais e documentos, órgão interno, localização. Os equipamentos já existentes no sistema Controle de Patrimônio devem ser vinculados ao Controle de Equipamentos evitando duplicidade de informações. Podem ser necessárias atualizações no Controle de Patrimônio.

Cadastro de Documento Cadastro das informações de documentos (manuais, processos, etc) como, por exemplo, nome, localização, observação, referencia para manuais e documentos.

Manutenção Registro e acompanhamento de informações de manutenção de equipamentos como, por exemplo, data, empresa mantenedora, periodicidade de manutenção.

Calibração Registro e acompanhamento de informações de calibração de

equipamentos como, por exemplo, data, empresa calibradora, localização do certificado, periodicidade de calibração.

Cadastro de Status de Manutenção Cadastro das situações possíveis de manutenção. Cadastro de Status de Calibração Cadastro das situações possíveis de calibração. Cadastro de Tipo de Manutenção Cadastro dos tipos possíveis de manutenção. Cadastro de Tipo de Calibração Cadastro dos tipos possíveis de calibração. Cadastro de Tipo de Equipamento Cadastro dos tipos possíveis de equipamentos.

Cadastro Fabricante Cadastro de informações básicas dos fabricantes de equipamentos. Cadastro Perfil Usuário Cadastro dos possíveis perfis de usuários.

Cadastro Usuário Cadastro de dados básicos dos usuários.

Alteração de Senha de Usuário Opção para alteração de senha do usuário.

Cadastro de Locais Cadastro dos possíveis locais do SECPRA onde estarão os itens, manuais,

documentos.

Relatório Resumo Relatório contendo todas as informações de equipamentos dispostas de

maneira sumarizada.

Exportação de Operações de Usuários

Exportação, em formato de planilha, das operações realizadas pelos usuários no sistema. Permite avaliar quais dados foram alterados bem como os dados originais.

Exportação de Dados Geração de relatório, na forma de planilha, contendo as informações

presentes no sistema, permitindo a utilização dessas informações em outros sistemas.

Busca de Equipamento Consulta de equipamentos com múltiplos filtros e ordenação.

Consulta de Operações de Usuários Consulta das operações realizadas pelos usuários no sistema. Permite

avaliar quais dados foram alterados bem como os dados originais.

(3)

São considerados como responsáveis designados pelo CDTN uma pessoa do Serviço de Tecnologia da Informação (SETIN), bem como a chefia do SETIN, duas pessoas do SECPRA, cada uma com conhecimento necessário em um dos produtos em questão, além da chefia do SECPRA.

Seguem as definições gerais a serem seguidas e cumpridas efetivamente pela Contratada. Todas estas definições podem ser acompanhadas e verificadas pelos responsáveis do CDTN.

O projeto deverá ser executado de acordo com o processo PRAXIS, processo descrito no livro “Engenharia de Software – Fundamentos, Métodos e Padrões”, Editora LTC, 3a Edição, 2009, autor “Wilson de Pádua Paula Filho” e também no site web Praxis com endereço “http://homepages.dcc.ufmg.br/~wilson/praxis/”. O trabalho compreende as fases de Iniciação e Elaboração incluindo as seguintes atividades: Realização de oficinas de levantamento e análise de requisitos, realizadas em conjunto com os usuários-chave dos produtos (ou seus representantes) para especificação das funcionalidades a serem construídas; Realização de visitas e reuniões para discussão de dúvidas e pendências relacionadas ao levantamento e análise dos requisitos; Realização de estudos de tecnologia e arquitetura, de modo a definir as bases para a solução técnica dos produtos; Documentação dos requisitos e do desenho arquitetônico.

A empresa Contratada devera, ainda na apresentação de propostas, demonstrar capacidade técnica e recursos humanos suficientes para a execução do trabalho. É indispensável experiência comprovada no processo PRAXIS. A comprovação da experiência será feita através da avaliação de outros projetos do mesmo porte ou superiores já concluídos pela Contratada que deverá fornecer informações suficientes para tal, além de referências passíveis de serem contatadas pelo CDTN. A impossibilidade, por qualquer motivo, de contatar as referências fornecidas para comprovação da experiência declarada poderá ser considerada motivo suficiente para desqualificação da proposta apresentada.

O gerenciamento do projeto estará a cargo da Contratada. O CDTN atuará no acompanhamento e aprovação do serviço.

A interação com os usuários dos produtos deve ser sempre intermediada pelos responsáveis da área de informática.

A Contratada deverá comparecer ao CDTN sempre que requisitada para reuniões de acompanhamento, discussão de dúvidas e pendências relacionadas ao projeto. O horário de expediente a ser seguido é de 08:00 as 17:00, de segunda-feira à sexta-feira.

A Contratada deve atender, em até 6 horas comerciais, sem ônus para a Contratante, desde que feitas em dias úteis e no horário de expediente, as ligações telefônicas, fax e mensagens de correio eletrônico, enviados para dirimir dúvidas ou quaisquer pendências quanto ao projeto.

A Contratada reconhece o direito do CDTN sobre a documentação e qualquer artefato a ser desenvolvido e se compromete a manter o mais completo sigilo sobre quaisquer informações, documentos, especificações técnicas ou comerciais de que venha a ter conhecimento ou lhe sejam confiados em razão da prestação de serviços ora proposta, comprometendo-se a não divulgá-los ou repassá-los a outros sob nenhuma circunstância.

A documentação e todos os artefatos a serem desenvolvidos serão de propriedade do CDTN que dele disporá para incorporação ao seu patrimônio ou comercialização futura, nada mais sendo devido à Contratada, a qualquer título, além do preço ajustado neste instrumento.

EXECUÇÃO DO TRABALHO

(4)

• A Elaboração é a fase na qual se atinge uma arquitetura sólida e uma visão bem fundamentada dos riscos, que permitirá o desenvolvimento estável e bem controlado do restante do projeto.

Cada um dos dois produtos deverá seguir um ciclo de desenvolvimento

independente, ou seja, fases, artefatos, aprovações e demais itens do processo

independentes. Caso os produtos não possam ser especificados em paralelo a prioridade inicial será dada para o Controle de Almoxarifado.

A cada uma das iterações dessas duas fases deverão ser entregues todos os

artefatos previstos nos scripts apresentados no PRAXIS.

• As entrevistas realizadas com os responsáveis do CDTN e outros usuários em potencial dos produtos serão documentadas eletronicamente, pela Contratada, e entregues aos responsáveis do CDTN em um prazo máximo de 2 dias.

A cada final de iteração, os responsáveis do CDTN deverão seguir os critérios de aprovação, relativos à iteração, definidos nos scripts do PRAXIS. Caso sejam observadas não conformidades a Contratada deverá corrigir os problemas de forma que o prazo final definido para a iteração não seja extrapolado.

• Os modelos serão feitos utilizando-se ferramenta CASE (Computer-Aided Software Engineering) Enterprise Architect Corporate Edtion 7.1.

• A tecnologia futura de construção dos produtos será definida durante a execução deste serviço.

• As estimativas de esforço e tamanho utilizadas na especificação devem seguir o método de pontos de função.

• Inclui-se nos artefatos a serem entregues, um protótipo para cada aplicação especificada. Este protótipo não deve possuir funcionalidades implementadas e deverá permitir sua execução num ambiente com sistema operacional Windows convencional. Deve mostrar as telas com as funcionalidades do produto, a interação entre as telas, os campos necessários. As telas devem ser preenchidas com algumas informações de teste relacionadas ao negócio em questão. O protótipo não substitui as anotações a serem feitas nas reuniões.

PRAZO E PAGAMENTO

O tempo máximo de execução deste serviço será de 6 meses a partir da aprovação desta proposta pelos responsáveis do CDTN.

Os pagamentos deverão ser realizados logo após a aprovação, pelos responsáveis do CDTN, realizada após a conclusão das fases.

Caso existam não conformidades ou problemas que comprometam a consistência dos artefatos entregues, a Contratada deverá realizar a pronta adequação dos mesmos. O pagamento somente será efetuado após a aprovação dos responsáveis do CDTN, independente de quantas revisões seja necessário.

Na hipótese do não cumprimento das obrigações contratuais ou caso as faça fora do prazo convencionado, fica rescindido de pleno direito o contrato, nada mais sendo devido ao contratado.

Seguem os prazos e porcentagem do valor a ser pago, a contar a partir da aprovação desta proposta, pelos responsáveis do CDTN:

(5)

Etapa Prazo % Controle de Almoxarifado 1. Iniciação 1 mês - 2. Elaboração 2 meses 50% Controle de Equipamentos 1. Iniciação 1 mês - 2. Elaboração 2 meses 50% TOTAL 6 meses 100%

Belo Horizonte, 25 de Novembro de 2009.

______________________________________ Fernando Ernesto Pena

Chefe do SETIN/CDTN

______________________________________ Marcos Flávio de Oliveira

Analista do SETIN/CDTN

______________________________________ Eduardo Sarmento

Referências

Documentos relacionados

As relações hídricas das cultivares de amendoim foram significativamente influenciadas pela a deficiência hídrica, reduzindo o potencial hídrico foliar e o conteúdo relativo de

No Estado do Pará as seguintes potencialidades são observadas a partir do processo de descentralização da gestão florestal: i desenvolvimento da política florestal estadual; ii

No primeiro, destacam-se as percepções que as cuidadoras possuem sobre o hospital psiquiátrico e os cuidados com seus familiares durante o internamento; no segundo, evidencia-se

Assim, propusemos que o processo criado pelo PPC é um processo de natureza iterativa e que esta iteração veiculada pelo PPC, contrariamente ao que é proposto em Cunha (2006)

Pretendo, a partir de agora, me focar detalhadamente nas Investigações Filosóficas e realizar uma leitura pormenorizada das §§65-88, com o fim de apresentar e

• Os municípios provavelmente não utilizam a análise dos dados para orientar o planejamento de suas ações;. • Há grande potencialidade na análise dos micro dados do Sisvan

Veem o soalho da tribuna, as gelosias 4 que dão para a capela real, e amanhã, à hora da primeira missa, se entretanto não regressarem aos veludos e à arca, hão de ver

Quando os dados são analisados categorizando as respostas por tempo de trabalho no SERPRO, é possível observar que os respondentes com menor tempo de trabalho concordam menos que