• Nenhum resultado encontrado

EDUCAÇÃO FÍSICA. 1- FUNDAMENTOS TÉCNICOS DOS ESPORTES COM BOLA Fundamentos do Basquete Passe; Drible; Arremesso; Bandeja; Finta;

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDUCAÇÃO FÍSICA. 1- FUNDAMENTOS TÉCNICOS DOS ESPORTES COM BOLA Fundamentos do Basquete Passe; Drible; Arremesso; Bandeja; Finta;"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 7 ano

1- FUNDAMENTOS TÉCNICOS DOS ESPORTES COM BOLA Fundamentos do Basquete Passe; Drible; Arremesso; Bandeja; Finta; Fundamentos do Futebol Condução; Passe; Chute; Drible ou finta; Recepção; Cabeceio; Tabela e definição; Fundamentos do Handebol Empunhadura;

Posição de expectativa ou base; Deslocamento;

Recepção; Passes;

Progressão – 1. Dribles, 2. Sistema Trifásico; Fintas; Arremesso; Fundamentos do Voleibol Saques; Recepções; Levantamentos; Cortadas; Bloqueios; Defesas;

Entre os fundamentos dos esportes com bola, podemos considerar o PASSE como o fundamento mais importante, pois ele dá mais dinâmica, e trabalha melhor a coletividade das equipes. Em geral, as equipe que mais trocam passes, e passes com melhor precisão, costumam dominar e ganhar as partidas contra equipes que dependem mais da individualidade dos jogadores e realizam menos passes com qualidade.

DESAFIO

Os fundamentos dos esportes com bola foram explanados em sala de aula durante nossas aulas. Como forma de complementar nossos estudos, pesquise as explicações sobre os fundamentos dos esportes listados acima. Como cada um deles é, e o que significam.

2- O ATLETISMO NO MUNDO1

O homem desde seu surgimento na Terra é um ser essencialmente composto pelo movimento. Movimentos naturais que a principio serviram como meio de sobrevivência dentro de um mundo hostil e repleto de obstáculos e perigos. Ao longo do tempo, a necessidade de sobrevivência deixou de ser principal função e deu lugar as atividades ligadas mais as disputas para conhecer o mais veloz, o mais forte e o mais ágil. Na antiguidade clássica confundiram-se inclusive com a mitologia dando status de semideus aos vencedores das festividades olímpicas na Grécia antiga.

1

Texto extraído de monografia de conclusão de curso de Licenciatura em Educação Física de Antonio Carlos Monteiro Amado no ano de 2011.

(2)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 7 ano

Desde a extinção dos Jogos Olímpicos em 393 d.C. até seu ressurgimento através dos ingleses em 1790, o Atletismo passou por um longo período de abandono, mas finalmente ganhou destaque e cresceu efetivamente com a realização dos Jogos Olímpicos da era Moderna pelo barão de Coubertain em 1896, na Grécia. A partir de então as provas atléticas evoluem rapidamente através da introdução de elementos tecnológicos para aperfeiçoamento de treinamento, pistas, implementos e vestimentas utilizadas pelos atletas, além da profissionalização do esportista o que eleva as disputas a níveis nunca antes imaginados pelo homem.

A origem do Atletismo é incerta, mas de certa forma esta ligada aos primeiros seres humanos visto que o homem-de-neandertal já praticava algumas das modalidades do referido esporte como caminhar, correr, saltar e arremessar. Tais movimentos eram utilizados para se locomover, escapar dos predadores, caçar, entre outras coisas como forma de sobrevivência. Desta forma, os homens e as mulheres foram adquirindo habilidades que, mais tarde, foram aprimoradas e adaptadas passando a serem utilizadas nas provas das competições do esporte Atletismo. No livro de regras da Confederação Brasileira de Atletismo – CBAt – e Ministério da Educação e Cultura – MEC – encontramos que a prática atlética, a principio, era para preservação da espécie. Decorridos milênios, a arte do movimento foi adotada para o lazer para medir velocidade, destreza e força com seus semelhantes fazendo surgir assim o Atletismo e outros desportos. Dessa forma, o desporto Olímpico do Atletismo, que originou todos os demais desportos, surgiu da necessidade natural de correr saltar e lançar objetos desde a pré-história ajudando assim para a sobrevivência de nossos antepassados mais distantes. Afinal, o ser humano já corria, saltava obstáculos e lançava objetos, muito tempo antes de fabricar suas primeiras flechas, de aprender a montar em cavalo e de nadar. Assim, por representar movimentos próprios do ser humano, o Atletismo é chamado esporte-base. O Atletismo é considerado o esporte-base pela sua capacidade de testar todas as características básicas do homem em três tipos de provas como as corridas, os saltos e os arremessos e lançamentos, todas originarias de atividade naturais e fundamentais do homem desde seus primórdios, e porque o desenvolvimento dessas habilidades é essencialmente necessário para a prática ou execução de gestos esportivos ou atléticos em outras modalidades esportivas além do aprimoramento físico, mental e motor.

Mas o que é Atletismo? “Atletismo são provas atléticas de pista e de campo, corridas de rua, marcha atlética, corrida através do campo (cross country) e corrida em montanhas”. E também pode ser considerado como “a prática de um exercício racional, a execução organizada de jogos de agilidade, competições nobres e provas leais entre os homens, pode se chamar Atletismo”. Dessa maneira podemos considerar Atletismo toda prática atlética que se realiza em diferentes locais e busca a igualdade de condições para todos os participantes, através do respeito às regras e ao adversário, que também é companheiro de prova. Mas esse conceito não esteve sempre presente na caracterização sobre o que Atletismo.

Essa diferenciação na significação da palavra Atletismo deve-se a duas fases distintas da modalidade na Grécia Antiga. A primeira vai de sua origem até 456 a.C., quando a península grega é invadida pelo Império Romano. Nessa fase, o Atletismo tinha caráter educacional e tinha como princípio a lealdade nas disputas o que explica o significado de competição. A segunda, que acontece a partir de 456 a.C. até a extinção dos Jogos Olímpicos em 393 a.C., é marcada pelos eventos com características de combates sangrentos e com intenção de divertir o público com essas disputas, tornando assim aplicável o uso do termo combate para significar o Atletismo.

De forma primária, o Atletismo é praticado a mais de 4 mil anos, pois em 2500 a.C., os egípcios já se ocupavam de provas de luta livre e combates com paus, além de vários achados arqueológicos confirmarem que os antigos habitantes da China, Índia e Mesopotâmia também conheciam pela mesma época, as corridas e os lançamentos de peso.

Mas o registro mais antigo do Atletismo data somente de 1496 a.C. Segundo Homero, a primeira referência de uma prova de corrida como prova atlética, dataria do ano de 1496 a.C., organizada por Hércules. Diz a lenda que Hércules, depois de peregrinar pelo mundo, realizando proezas incríveis, radicou-se na ilha de Creta, ali construindo um estádio. Nele realizando competição de corridas com outros simpatizantes.

Com isso o berço do esporte organizado situa-se na Grécia Antiga, pois, “em 1225 a.C. foi disputado o primeiro pentatlo, série de cinco provas (corrida, salto em distância, luta e lançamento de disco e dardo), por um mesmo atleta”. Mas, a primeira competição oficial de Atletismo ocorreu na cidade de Olímpia, na Grécia em 1º de julho 776 a.C, quando aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade.

(3)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 7 ano

Em 456 a.C., quando a península grega é invadida e seu povo dominado pelo Império Romano, começa ali a decadência dos Jogos Olímpicos, onde as disputas cordiais e educacionais tornaram-se combates sangrentos. O atleta que, geralmente era escravo ou prisioneiro de guerra, não alcançava o prestigio que os competidores gregos dispunham e era treinado, como o gladiador2, para divertir como no circo ou teatro.

Em 393 d.C., o então imperador romano Teodósio, cristão ortodoxo, proibiu qualquer prática que tivesse motivação a cultos não-cristãos, entre as quais os Jogos “Olímpicos” Romanos, a partir daí o Atletismo é esquecido, e a chama Olímpica extinta.

De 393 d.C. até 1154, quando é encontrado o primeiro registro de provas do Atletismo na Idade Média, as competições de pista e campo são abandonadas, com exceção a alguns jogos na America pré-colombiana e atividades isoladas em poucos países do Oriente, não havendo assim Atletismo organizado nesse período. Ainda segundo esse mesmo autor, a Europa Medieval interessava-se mais por cavalaria, exercícios voltados à formação de exércitos e pelo aperfeiçoamento ao uso da espada, lanças, arco e flecha considerados mais úteis em uma época de frequentes disputas pela terra, o que explica o abandono da modalidade.

As corridas atléticas começaram a reavivar sutilmente, o interesse de diferentes povos para a retomada do Atletismo na Europa, em especial os ingleses que já na Idade Média praticavam provas de corridas entre mensageiros dos senhores feudais. Em 1790 os ingleses organizaram as primeiras competições atléticas para amadores, estabelecendo, também, as primeiras regras para esse esporte. Da Inglaterra o gosto pelo Atletismo foi se tornando popular por toda Europa. E assim ele chegou até os Estados Unidos, onde em 1865 surgiu a Associação Atlética de Nova York.

Após o ressurgimento das provas atléticas na Inglaterra, e mesmo com sua popularização por toda a Europa o que garantiu definitivamente o destaque ao Atletismo, foi a realização da primeira Olimpíada da Era Moderna. Disputada em Atenas, em 1896, o Atletismo foi o principal esporte da primeira Olimpíada e o Barão de Coubertin chegou a declarar durante os jogos: “Não podemos realizar os Jogos Olímpicos sem o Atletismo, mas só com o Atletismo realizamos uma Olimpíada.”.

O primeiro programa Olímpico contemplava 12 provas que eram: as corridas de 100m, 110m com barreiras, 400m, 800m, 1.500m, saltos em distância, salto triplo, salto em altura e salto com vara, arremesso de peso, lançamento de disco e a maratona, prova com simbolismo muito grande e com destaque especial, tendo esse nome em homenagem ao atleta Philípides que ao terminar a travessia de cerca de 40 km de Marathon a Atenas para anunciar a vitória sobre os Persas morreu devido ao esforço realizado. Vencer a Maratona é uma glória para poucos, e sempre desperta uma grande emoção ao final dos Jogos Olímpicos.

A partir do renascimento das Olimpíadas surgiram disputas nos diferentes continentes e a necessidade de um órgão mundial para organizar as regras originou em 1912 a INTERNACIONAL AMATEUR ATHLETIC FEDERATION (IAAF), entidade máxima do esporte. Que já em 1914 fez a publicação das primeiras regras internacionais e listas de recorde mundiais. A IAAF conseguiu organizar o Atletismo mundial e foi inovadora em diversas áreas como a inclusão das mulheres e a primeira regra anti-dopping em 1928, e o programa de controle de dopagem fora de competições iniciado em 1989.O Atletismo e o movimento Olímpico sempre tiveram estreita ligação até 1980, já que desde 1896 o torneio Olímpico era oficializado como Campeonato Mundial de Atletismo.

A segunda metade dos anos 1980 foi marcada pela ascensão do Atletismo tecnológico, com atletas espetaculares e parcialmente harmonizados com os tempos da modernidade. A geração formada por atletas como Carl Lewis, Sebastian Coe, Steve Ovett e – em especial para nós brasileiros – Joaquim Cruz, foram os primeiros a se beneficiarem dos avanços da medicina esportiva, dos treinamentos dirigidos e da chegada dos patrocinadores. Gradativamente o esporte passou a ser um produto comercial extremamente interessante transformando corredores, jogadores de basquete, ginastas e outros atletas em verdadeiras celebridades.

Os ingleses sistematizaram o Atletismo e o difundiram pela Europa e Estados Unidos. Os mesmos ingleses, alemães e norte-americanos introduziram-no em toda a América Latina, mas foram os Jogos Olímpicos no século XX, que tornaram as provas de pista e campo num esporte universal, base de todos os outros.

DESAFIO

2

Indivíduo que nos circos romanos combatia com outros homens ou com feras, para divertimento público. (AURELIO, 2008)

(4)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 7 ano

O Atletismo é o mais nobre dos esportes, pois serve como base para os demais esportes uma vez que os movimentos de modalidades como futebol, basquete, handebol e até mesmo a natação tem algum dos fundamentos do atletismo. Para auxiliar nos temas discutidos em sala de aula é sua vez de buscar os FUNDAMENTOS DO ATLETISMO. Lembre-se, esses fundamentos já foram citados inúmeras vez em varias oportunidades em nossas aulas, então será bem fácil lembrar e estudar os fundamentos do Atletismo. 3- As provas Atléticas e suas regras

No Atletismo existe uma diversidade de provas onde cada uma exige condições determinadas que se enquadram essencialmente NAS CORRIDAS, NOS SALTOS E NOS LANÇAMENTOS. Em cada grupo de provas há peculiaridades, e que no decorrer do tempo foram acrescentados inúmeros elementos, sobretudo tecnológicos, que tornaram as provas cada vez mais técnicas, com performances admiráveis e recordes a tempos atrás inimagináveis.

Dentro das CORRIDAS encontramos as provas de velocidade, de meio fundo, de fundo, com barreiras, revezamentos e cross-country (off-road ou corridas pelo campo). Nos SALTOS há diferenciação básica entre os saltos verticais (salto em altura e salto com vara) e os saltos horizontais (salto em distancia e salto triplo). Nos ARREMESSOS E LANÇAMENTOS (peso, disco, dardo e martelo), a grande discussão é quanto a qual terminologia (nomenclatura) - lançamentos ou arremessos - deve ser utilizada para caracterizar esse grupo de provas atléticas.

Por se tratarem de provas diferentes, cada uma delas exige regras diferentes para que a justiça e a igualdade de condições entre os atletas sejam garantidas para todos os atletas e assim tenhamos emoção, superação e talento com únicos ingredientes dessa modalidade. De maneira básica de cada conjunto de provas será descrito abaixo.

CORRIDAS – nas corridas, uma regra é igual para todas as provas: o atleta que queimar o tiro de partida, ou seja, aquele que se antecipar a autorização de largada na prova, estará automaticamente desclassificado da disputa da prova. Nas corridas de velocidade, (100m, 200m, 400m e Revezamento 4 x100m), os atletas devem disputar toda a prova dentro das raias que iniciaram a corrida – faixas distantes 1,22m uma da outra que delimitam o espaço do atleta na pista. Nas provas de meio fundo (800m, 1500m) e provas fundo em pista (5000m, 10000m, 3000m com obstáculos, 20km e 50km Marcha Atlética), não há obrigação de realizar toda a prova dentro da raia que iniciou a corrida, exceto aos 800m que a primeira volta mais 100m é dentro das raias. Nas provas de Rua (5km, 10km, 15km, meia maratona – 21km – Maratona – 42,195m – 20km e 50km marcha atlética) não existem raias e por isso é permitido correr em qualquer parte da pista, desde que não signifique cortar caminho ou atrapalhar os demais corredores.

SALTOS – nas provas de salto verticais (Altura e Vara) e saltos horizontais (Distancia, Triplo), os atletas tem direito a 3 saltos. Aqueles que atingirem as melhores marcas – os 8 melhores – tem direito a mais 3 tentativas. O Atleta que conseguir atingir a melhor marca será o vencedor da prova, desde que essa prova seja a final.

ARREMESSOS E LANÇAMENTOS – este é um único conjunto de provas, tendo essa diferenciação de nomes por conveniência de traduções de outras línguas para o português. Assim convencionou-se arremesso para a prova de Peso, que se assemelha ao gesto de empurrar ou impulsionar algo, e lançamento para as demais provas - Dardo, Disco e Martelo – pois, é semelhante ao ato de atirar ou jogar algo. Assim como nos saltos, os atletas tem direito a 3 tentativas, os 8 melhores se classificam para mais 3 tentativas. O atleta que conseguir a melhor marca em todas as 6 tentativas, sagra-se vencedor, levando em conta que essa seja a final.

4 – FUTEBOL DE BOTÃO, FUTEBOL DE MESA OU JOGO DE BOTÃO

“Os amantes do jogo de botão encontram nele um derivado emocionante do futebol. É como se seus praticantes tivessem toda a atração de um campo de futebol, em tamanho reduzido, dentro de sua própria casa. A emoção, expectativa e vibração do jogo de botão é a mesma do futebol atlético. Por isso ele encontra adeptos fervorosos entre crianças e também adultos.”

(Mello, S.D.)

Dessa forma apresentamos o Futebol de Botão, Futebol de Mesa ou Jogo de Botão, popularmente conhecido. É um jogo disputado sobre uma mesa de madeira bem lisa, de 1,60m de comprimento por 1,20m de largura, no máximo, entre dois adversários que dispõe de onze peças (dez botões, feitos de plástico resistente e uma caixa de fósforos que meça de

(5)

EDUCAÇÃO FÍSICA

PROFESSOR:

Antonio Carlos / 7 ano

comprimento 5cm, de altura, 3,5cm e de largura 5,5cm – podendo ser adaptada essas medidas), cada um.

O objetivo do jogo é marcar tentos (gols), na meta contraria. O adversário que conseguir vazar mais vezes, com a pelota, a meta contraria até o termino da partida, será o vencedor.

Existe uma série de regras que regem esse jogo. Tais regras são divididas em 18 artigos que explicam e delimitam todas as ações que os jogadores e o árbitro da partida deve tomar para o bom andamento do jogo. São regras simples e de fácil aplicação e entendimento que tornam esse jogo agradável, divertido e emocionante.

DESAFIO

O futebol de botão é um jogo de fácil compreensão e divertimento, pois é uma forma simplificada e reduzida do futebol atlético. Para complementarmos as idéias discutidas em sala de aula e como uma forma de promover essa atividade, PESQUISE AS REGRAS DO JOGO. DIMENSÔES, NÚMERO DE PEÇAS, INFRAÇÕES, FALTAS, PENALIDADES, enfim, tudo que diz respeito a forma de condução do jogo.

REFERÊNCIAS

ATLETISMO – História. s.d. Disponível em: www.msisports.com.br

BRASIL, CBAt. Atletismo: regras oficiais. Secretaria de Educação Física e Desportos, s.d.

BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacional. Ministério da Educação, Brasília, 1998.

CONFEDERAÇÃO BRASILEIRA DE ATLETISMO. Provas oficiais. Disponível em: http://cbat.org.br/provas_oficiais.asp.

_____. Atletismo: regras oficiais de competições 2008-2009: Versão oficial brasileira / CBAt, Confederação Brasileira de Atletismo, IAAF; Tradução Alda Martins Pires... [et al.]; revisão Martinho Nobre dos Santos, Harley Maciel da Silva. - São Paulo: Phorte, 2008.

DORNELLES, Luciano do Amaral. Atletismo / Luciano do Amaral Dornelles. Caderno Universitário da Disciplina Atletismo. Gravataí, RS: ULBRA, s.d.

FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa dicionário / Aurélio Buarque de Holanda Ferreira. 7ª ed. – Curitiba: Positivo; 2008.

GOMES, Elayne Crystyna Pereira Borges. O Perfil do Atletismo em Escolas da Cidade de São Luís Maranhão / Elayne Crystyna Pereira Borges Gomes. São Luís: Universidade Federal do Maranhão, 2007.

MELLO, Fred. Jogo de Botão: regras e táticas do futebol de mesa / Fred Mello. Rio de Janeiro: Ediouro, S.D.

MUSEU DOS ESPORTES. A história do Atletismo. s.d. Disponível em: http://www.museudosesportes.com.br/atletismo.php

NASCIMENTO, Paulo Alberto. História do Atletismo. s.d. Disponível em: www.coladaweb.com.br/edfisica/atletismo.htm

PERNIZA, Hamlet. Atletismo: desporto de base / Hamlet Perniza. 2ª Ed – Juiz de Fora: Grafset, 1980.

VIEIRA, Silvia. O que é Atletismo / Silvia Vieira, Armando Freitas. Rio de Janeiro: Casa da Palavra: COB, 2007.

Referências

Documentos relacionados

No período entre guerras (1919- 39) assistimos na América Latina a ascensão dos líderes carismáticos Getúlio Vargas (BRA), Domingos Perón (ARG), Lázaro Cardenaz

– Década de 70: enfraquecimento dos Somoza (terremoto em 72 + guerrilhas da FSLN + reorientação dos EUA no governo J. – Reforma agrária, alfabetização de massa e reforma

P.1 A barra de vidro e o pano de lã, por atrito, ad- quirem cargas de sinais contrários. Por contato, uma bolinha de cortiça eletriza-se com carga de mesmo sinal que o vidro, e

De acordo com estes resultados, e dada a reduzida explicitação, e exploração, das relações que se estabelecem entre a ciência, a tecnologia, a sociedade e o ambiente, conclui-se

Maymoxi LA 150 mg/ml, suspensão injetável para bovinos, ovinos e suínos Amoxicilina (como amoxicilina trihidratada).

crítica, quando existe uma prática educacional comprometida com o educando/trabalhador. Para viabilizar este trabalho percorro o seguinte caminho: apresentação e

No caso das viaturas com caixa automática inclui modo desportivo para passagens de caixa.. Inclui adicionalmente apresentação dos valores instantâneos de potência e binário em

a) Trabalho da respiração: Através dele torna-se possível a otimização de padrões respiratórios inadequados, melhorando a sensação de cansaço; a ativação de