• Nenhum resultado encontrado

INFORMATIVO SEMANAL HIGIENÓPOLIS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "INFORMATIVO SEMANAL HIGIENÓPOLIS"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO SEMANAL

24 de abril de 2015 Amar em todo tempo!

Em um breve momento de reflexão, você saberia dizer quantos amigos você tem?

Salomão, filho do grande rei Davi, proferiu uma grande verdade no livro de provérbios 17.17,fazendo referência ao relacionamento interpessoal, que nos diz assim: “Em todo o tempo ama o amigo e para a hora da angústia nasce o irmão.”

No dia a dia de nossas vidas, estamos cercados por amigos, amigos de perto e de longe, amigos das redes de relacionamento e amigos de infância.

Na afirmação de Salomão, encontramos dois sujeitos, o amigo e o irmão, e entre eles um processo que converge entre ambos. Salomão, em suas sábias palavras, sabia que todos os seres humanos passam por momentos difíceis, momentos de tempestades, de crises, de dificuldades e intempéries e que é nesse processo de angústia que nasce o verdadeiro amigo, nasce o irmão.

Contudo, amar o amigo antes e após ocorrerem as tempestades é algo relativamente fácil. Mas você já se perguntou se consegue amar durante e através da tempestade? Amar, quando não sobrou mais nada que atraia ou cative exteriormente? Amar mesmo quando não há reciprocidade?

Efetivamente, provamos a verdadeira amizade no momento da angústia! Deus, em sua infinita misericórdia e graça, provou o seu amor por nós quando deu seu único filho para morrer na cruz do calvário por nossos pecados sem mesmo merecermos (João 3.16). Ele nos chama de amigos (João 15.15) e através da expiação no calvário “nasceu o Irmão”. Glória a Deus!

Que a cada dia, possamos ser mais como Cristo, amar incondicionalmente o próximo, nossos amigos, em tempo e fora de tempo!

Que a Graça e a Paz estejam com todos vocês, shalom!

Professor Eliézer Rocha da Rosa

HIGIENÓPOLIS

Schulfest

Vem aí um dos eventos mais tradicionais da nossa Escola: a Schulfest. Neste ano, comemoramos a XV edição deste evento de caráter beneficente, cuja renda é revertida para a Casa da Criança Alvorada. Detalhes como data, programação, ingressos e demais informações serão divulgadas na próxima semana.

Memórias de uma festa familiar

Quem já viveu muito a emoção da Schulfest é a professora Mirna Haas Wunsche, que trabalha no Colégio dando aulas de Oficinas (trabalhos manuais) há 30 anos e já esteve presente em, pelo menos, 12 edições. Além de festejar, a professora também auxilia na preparação do buffet e se emociona ao falar do evento. Para ela, a Schulfest representa uma festa da família e da comunidade escolar, quando as pessoas se encontram para dançar, comer e se divertir em prol de uma causa nobre. “Isso motiva muito e, por si só, já é um bom motivo para todos participarem”, diz ela.

Quando questionada sobre o que a Schulfest significa, Mirna resume: “É uma festa tradicional, em que o vovô e a vovó vêm juntos, simbolizando o encontro de gerações. Além disso, é muito divertida, mesmo que não tenha chope. Tem gente que passa o ano todo sem comer chucrute e salsicha bock só para comer na nossa festa.” .

Palestra sobre a School of Visual Arts

No dia 28 de abril, terça-feira, às 19 horas, alunos e pais de toda a comunidade escolar - mas principalmente do Ensino Médio - estão convidados a assistir a uma palestra sobre a School of Visual Arts, Faculdade de Arte e Design de Nova Iorque. Na ocasião, serão apresentados detalhes sobre o processo seletivo, a possibilidade de moradia e bolsas de estudos para os 11 cursos de graduação da instituição. O evento será no Salão Nobre.

(2)

HIGIENÓPOLIS

Saídas pedagógicas

Já estão definidas as datas das saídas pedagógicas dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Veja o cronograma e agende-se!

25/05 - 1º anos - Quinta da Estância - Programa: Jardim dos Sentidos e Labirinto das Sensações

27/05 - 4º anos - Quinta da Estância - Programa: Alfabetização Cartográfica e Horta Pedagógica

28/05 - 3º anos - Projeto: Porto Alegre - Arroio Cavalhada 29/05 - 5º anos- Quinta da Estância- Programa: Alfabetização Cartográfica

Conselhos de Classes Participativos

Neste sábado, 25 de abril, acontecem novas reuniões dos Conselhos de Classe Participativos. Confira:

25 de abril

7h30min F6A, F6E, M1E e M1G

8h30min

F6B, F6C e M2A

9h30min

F7A, F7C e M2C

10h30min

F7B, F7E e M2E

Descobrindo o corpo humano

Com o objetivo de colocar em prática os conhecimentos obtidos em sala de aula a respeito do corpo humano, os alunos do 1º ano D visitaram, nesta semana, o Laboratório de Ciências da Escola. Lá, os estudantes puderam ver de perto um esqueleto e aprender, assim, quais são os ossos que formam o nosso corpo.

HIGIENÓPOLIS

Como adquirir o hábito de estudar

Não há dúvidas de que estudar é importante e exige organização, mas, muitas vezes, alunos e pais não sabem a maneira correta de criar uma rotina de estudos, o que acaba comprometendo o desempenho escolar. Pensando nisso, a Professora e Orientadora do Nível 3, Márcia Oliveira, redigiu um texto que visa auxiliar os pais e estudantes a organizarem uma rotina de estudos adequada.

No texto, Márcia ressalta que estudar é um ato que requer disciplina, persistência e organização e que podemos abrir muitas portas através do estudo.

Leia o texto na íntegra e fique por dentro de como organizar corretamente uma rotina de estudos clicando no seguinte link:

http://dohms.org.br/Higienopolis/Destaques/1639/como-adquirir-o-habito-de-estudar

Do livro à horta

Os alunos do Turno Inverso da tarde estão desenvolvendo um Projeto de Reeducação Alimentar. O trato feito entre os estudantes com a professora Viviane Oliveira é o de “dar uma chance aos alimentos”. Intitulado de “Nossa amiga Saladinha”, o projeto foi motivado após os estudantes lerem o livro “A Saladinha: uma bonequinha muito diferente”, da autora Liane Guimarães. As crianças estão cultivando ervas aromáticas, verduras e legumes numa pequena horta na Escola e estão, também, promovendo o uso consciente do nosso lixo através da reciclagem.

O trabalho desenvolvido em sala de aula já trouxe resultados positivos na mudança dos hábitos alimentares dos estudantes. “Eu não gostava de abacaxi, agora eu amo”, disse o aluno Leonardo

(3)

COMUNIDADE MARTIN LUTHER

Cultos ao entardecer

Todos os sábados, às 18h30min, na Igreja Martin Luther (Rua Cel. Camisão, 30).

Estes encontros comunitários vespertinos querem facilitar e motivar para uma maior participação das pessoas.

Participe!

Culto das crianças

Todos os domingos, no horário do culto, às 9h30min, na Igreja Martin Luther.

Jesus Cristo diz: “deixem que as crianças venham a mim.” Pais, mães, padrinhos e madrinhas: tragam as crianças!

Ensino Confirmatório da Comunidade Martin Luther Ainda estão abertas, na Secretaria da Comunidade, as inscrições para o Ensino Confirmatório 2015.

Local: Rua Cel. Camisão, 30 - Telefones: 3343.6834 / 3337.2026 Documentos requeridos: fotocópia da identidade ou certidão de nascimento, fotocópia da certidão de batismo e uma foto 3X4. Idade: 12 anos completos até 31/12/2015.

XVII Série Internacional de Órgão

Data e horário: 26 de abril (domingo), às 10h45min, após o culto. Local: Igreja Martin Luther

Organista: Anne Schneider Trompetista: Tiago Linck

Obras: J. S. Bach, Charpentier e Alain Realização: Comunidade Martin Luther

(4)

CAPÃO DA CANOA

Feriado Nacional

Em virtude do feriado dedicado ao Dia do Trabalho, na próxima sexta-feira, dia 01 de maio, não haverá aula.

Ação comunitária - 9º ano

A Campanha de Chocolates e Balas organizada pelos alunos do F9º ano foi encerrada. Agradecem aos professores, famílias e alunos pelo envolvimento e doações. As doações foram entregues à Escola Especial Ana Bauer.

Fichas de acompanhamento do 1º trimestre (alunos do 6º ano até a 3ª do Ensino Médio)

Os Professores Conselheiros entregarão na próxima semana as fichas de acompanhamento referentes ao Conselho Participativo do 1º trimestre. Solicitamos aos pais e responsáveis pelos alunos que analisem e assinem esse importante instrumento de acompanhamento escolar. Os alunos deverão trazer a ficha assinada para o professor conselheiro.

Recado para as Mamães

Reservem as seguintes datas para um momento especial:

 Mães de alunos do turno da manhã – sexta-feira, dia 08 de maio, às 18h30min.

 Mães de alunos do turno da tarde – sábado, 09 de maio, às 9h.

Paróquia Evangélica Martin Luther – Litoral Norte – Comunidade Capão da Canoa

 Cultos- Todos os domingos, às 9h, na Igreja da Paz, na rua Tiaraju,278.

 Culto Infantil – Todos os domingos, às 9h. Momentos para cantar, ouvir histórias bíblicas e realizar atividades manuais.

“Boa comunicação começa com o ouvir. É necessário aproximar-se, caminhar junto, ouvir com atenção”

Márcia Bernardes (Revista Novo Olhar)

CAPÃO DA CANOA

Formação Continuada

Neste sábado, dia 25 de abril, as professoras dos 4º e 5º anos, Cláudia e Adriana, estarão na Unidade Higienópolis, em Porto Alegre, participando da formação em Ciências Naturais para estas séries.

Reunião de Pais Representantes e de Pais que concorreram à Diretoria do Círculo de Pais e Mestres

Dia 27 de abril, às 19h30min, na sala de vídeo, haverá uma reunião com os pais que estão concorrendo para a diretoria do C.P.M., pais representantes e todos aqueles que quiserem participar, para realizar a contagem dos votos das eleições ocorridas nos dias 23 e 24 de abril. Após a divulgação do resultado, haverá prestação de contas da diretoria anterior e a posse do grupo eleito para o biênio 2015 a 2017. Todos estão convidados

a participar deste momento importante.

Reunião dos alunos representantes de turmas e da Diretoria do Grêmio Estudantil

No dia 28 de abril, terça-feira, às 14h, este grupo se reunirá na sala de vídeo, para ouvir o relato dos colegas que participaram do Encontro de Lideranças da Rede Sinodal de Educação e, logo após, todos os líderes de turma, socializarão para os demais líderes, os seus projetos frente a turma que representam. Os professores conselheiros que puderem participar deste encontro, estão convidados.

Reunião do Conselho Escolar da Unidade

No dia 28/04, às 18h30min, na sala de vídeo, este colegiado tem o seu primeiro encontro neste bimestre.

Projeto Escolinhas

Durante este ano, mensalmente a escola realizará uma atividade pedagógica com alunos de escolas infantis parceiras. Neste dia 29 de abril, das 14h30min às 17h, acontecerá a atividade

Ciranda Recreativa, planejada pela professora Pâmela Pimentel e

pelo estagiário de Educação Física Eduardo Dornelles. A escola receberá os alunos da última turma desse nível das Escolas Bem-me-quer e Luz e Vida.

(5)

ZONA SUL

Vacina - HPV

Na segunda-feira, 27 de abril, haverá vacinação contra o HPV para meninas de 9 a 11 anos na Escola. A vacinação ocorrerá somente no turno da tarde, a partir das 13h20min.

Vacina da Gripe

No dia 11 de maio, segunda-feira, haverá vacinação contra gripe na Escola. O custo é de R$75,00 para alunos e familiares.

Uso de repelente de insetos

Direção e Equipe Pedagógica recomendam o uso de repelente de insetos na Escola, uma vez que foram encontrados exemplares de mosquito da dengue no Bairro. A medida é importante para a segurança e saúde de todos até que as temperaturas diminuam.

Anos iniciais e Educação Infantil

Formação – Anos Iniciais

No dia 25 de abril, as professoras dos anos iniciais (F4A/B e F5A/B) participarão de uma formação na área de Ciências Naturais, na Unidade de Ensino Higienópolis.

Saída Pedagógica - F5A e F5B

No dia 28 de maio, as turmas F5A e F5B realizarão uma saída pedagógica com destino a Nova Petrópolis, Caxias do Sul e Bento Gonçalves para trabalhar a Imigração Alemã e Italiana, conceito desenvolvido na área de Ciências Humanas.

ZONA SUL

6ª ano ao Ensino Médio

UFRGS Portas Abertas – M3A

No dia 4 de maio, segunda-feira, os alunos do M3A que tiverem interesse em participar do UFRGS Portas Abertas 2015 devem procurar o Coordenador Stefan Rout para realizar sua inscrição nas atividades do evento, que ocorrerá no sábado, dia 16 de maio.

Conselho de Classe Participativo

No dia 25 de abril, sábado, das 07h45h às 12h, no auditório da Escola, ocorrerá o conselho de classe participativo do 1º trimestre para as turmas do 6º ano do Ensino Fundamental até o 3º ano do Ensino Médio. Segue cronograma:

M3A – 07h45min às 08h25min M2A – 08h25min às 09h M1A – 09h às 10h F8A – 10h às 10h35min F7A – 10h35min às 11h15min F6A – 11h15min às 12h

CPM

Bazar das Mães

O CPM informa que estão abertas as inscrições para quem deseja expor seus produtos no Bazar das Mães que ocorrerá nos dias 06, 07 e 08 de maio no auditório do Colégio. O valor é de R$15,00 e 1lt de leite longa vida.

As inscrições podem ser feitas pelo e-mail cpmdohmszonasul@gmail.com ou pessoalmente, nas terças-feiras à tarde e sextas-feiras pela manhã, com Adriana, na sala do CPM. O prazo final para as inscrições será no dia 30 de abril.

Pais representantes

A Direção convoca os Pais Representantes de turma para assumirem a função em reunião a ser realizada dia 23 de abril, às 18h, no auditório.

(6)

ZONA NORTE

Convite Palestra

O Colégio Dohms Unidade Zona Norte, atento às necessidades da atualidade, quer promover, durante o letivo de 2015, momentos de informação, formação e reflexão para os pais e comunidade escolar. Nesse sentido, agendamos para o dia 13 de maio , às 19 horas, a palestra Afetividade e Limites.

O objetivo é refletirmos juntos a respeito da educação das crianças e dos adolescentes e sobre nosso papel enquanto formadores de seres humanos, físicos e emocionalmente sadios.

Com certeza, a partir de conversas sobre o cuidado e o desenvolvimento das crianças, colheremos ótimos frutos e estaremos mais preparados para os desafios que o mundo nos apresenta, preparando-os para serem protagonistas, críticos e bons cidadãos, de acordo com os valores cristãos e éticos que pautam nosso trabalho.

Formação de professores

Na quarta feira, 29 de abril, na reunião pedagógica semanal, os professores da Unidade Zona Norte terão assessoria do professor Flavio Lunardi, que abordará diversos assuntos pertinentes ao ensino de Língua Portuguesa.

Vacina contra gripe

A Escola, por meio da Clínica MultiVacinas, disponibilizará a vacina contra gripe, no dia 30 de abril (quinta-feira), das 10h às 14h30min. e das 16h às 19h. O valor da vacina para alunos e familiares será de R$ 78,00 os quais deverão ser pagos diretamente para a Clínica no dia da vacinação no colégio.

ZONA NORTE

Homenagem ao dia das mães

Conforme nosso calendário escolar, dia 09 de maio, sábado, das 9 horas às 11 horas, está agendada a homenagem às mães ou representantes. Essa homenagem destina-se para todas as mães do N2 (1° ao 5° ano). O evento está sendo preparado com muito carinho e será uma boa oportunidade de convivência.

Reunião dos pais representantes de turma

No dia 4 de maio, às 19 horas está agendada a reunião com os representantes de turma. O encontro tem como principal objetivo organizar a Festa Junina. Lembramos que o evento é realizado em grande parte pelos pais. Por esse motivo, a participação de todos/as que assumiram o compromisso de representarem uma turma é de fundamental importância.

Saída Pedagógica

As turmas F8A e F9A farão, no dia 30 de abril, uma saída pedagógica denominada Rota Cultural e Histórica de Porto Alegre. Os alunos serão acompanhados pelo professor Leandro Filho e monitoras.

Visita de escolas parceiras

Durante o ano de 2015, estamos organizando diversas atividades com as escolas Infantis, das quais advém os nossos alunos do 1° ano.

No dia 29 abril, a Escola Infantil Planeta do Saber é nossa convidada para participar da atividade de Educação Física.

No 30 abril, a Escola Infantil Pimpão visitará a nossa Escola para realizar atividades recreativas na pracinha.

(7)

TAQUARI

“Para ter sucesso este ano, olhe para frente, e... Não fique parado. Levante-se quando tropeçar e cair. Estabeleça metas. Tenha planos. Prossiga com firmeza.

Terça-feira dos Pais

Na próxima terça-feira, 28.04, haverá o atendimento a pais/responsáveis, após o Conselho de Classe Participativo dos alunos. O cronograma de atendimento será o seguinte:

19 horas: Nível 2 (1º ao 5º ano)

20 horas: Níveis 3 e 4 (6º ano do EF à 3ª série do EM) Formação de Gestores Educacionais

O SINEPE – Sindicato do Ensino Privado - está oferecendo o 10º Curso de Gestão Integrada – Formação de Gestores Educacionais - aos Diretores das escolas filiadas. O Diretor Irineu Barcelos está participando do curso, às sextas-feiras, nos seguintes dias: 10, 17 e 24 de abril; 08 e 15 de maio.

Liderança Positiva

Os representantes de turma do 5º ano, Karina Vargas e Mariana do Anjos, entre outras ações na função, escolheram como atividade cidadã recolher o lixo no ambiente da Escola. A atividade é feita às sextas-feiras pela maioria dos alunos. É um belo exemplo a ser seguido, porém é importante ressaltar que, se todos fizerem a sua parte, não será necessária a prestação desse serviço.

Convênio Ambulância

O Colégio firmou uma parceria com a Empresa Costa Plano de Assistência Familiar e Empresarial, com a finalidade de remoção e encaminhamento local, em caso de emergência, no turno de aulas dos alunos e de trabalho dos professores e funcionários. Essa parceria não terá custo adicional para os usuários.

Agenda

28.04 – Atendimento aos pais/responsáveis 1º.05 – Feriado Nacional – Dia do Trabalho

TAQUARI

Oficinas de Esportes

As inscrições para as oficinas devem ser feitas com o estagiário Eduardo, coordenador das mesmas, nos horários previstos. Abaixo as modalidades e horários:

Segunda-feira, das 13h30min às 14h30min - Iniciação Desportiva – Feminino;

Quarta-feira, das 10h20min às 11h20min – Iniciação Desportiva – masculino – 1º, 2º e 3º anos;

Sexta feira, das 13h30min às 14h30min – Futebol masculino – 4º e 5º anos / das 14h30min às 15h30min – Futebol masculino - 6º, 7º e 8º anos / das 15h30min às 16h30min – Futebol masculino - Ensino Médio.

Assembleia do CPM

O CPM - Círculo de Pais e Mestres do Colégio convida os associados (pais / responsáveis / professores) para a assembleia anual, a ser realizada no dia 27 de abril próximo, às 20 horas, no auditório. O Estatuto da Entidade será enviado por e-mail pela Direção e poderá ser acessado na Secretaria. A pauta da reunião é a seguinte: 1) Aprovação do Estatuto e 2) Eleição da Diretoria.

Sua participação é muito importante. Chá Dia das Mães

A OASE – Ordem Auxiliadora de Senhoras Evangélicas, da Comunidade Evangélica Luterana em Taquari - organizará um Chá em homenagem ao Dia das Mães.

Data: no dia 09 de maio, sábado. Horário: das 16 às 19 horas.

Local: nas dependências do novo Centro Comunitário Luterano, nos fundos da Igreja da Paz.

Cartões: Cartões já estão à venda, com as filiadas e na Secretaria da Comunidade, ao valor unitário de R$12,00. Será um evento de caráter beneficente, integrador e fraternal.

O expediente da Secretaria é às segundas, quartas e sexta-feiras, das 13h30min às 17h30min.

(8)

ALVORADA

Pesquisa na Biblioteca

Sabemos que a internet é a fonte de pesquisa mais usada no momento, mas não é a única. Os livros, também, são excelentes companheiros na hora de buscar informações, e a biblioteca da nossa Escola oferece os dois recursos para pesquisa, mas é necessário o agendamento prévio com Sandra, a funcionária do setor.

Por isso, quem se organiza com antecedência não deixa de entregar trabalhos.

Reunião com as Educadoras Sociais

Na última quinta-feira (23.04), os alunos do Projeto Social do turno da manhã não tiveram atividades na Escola, uma vez que houve a reunião de Educadoras Sociais com a Equipe Pedagógica. Na oportunidade, foram tratados assuntos da rotina do projeto, visando ao aperfeiçoamento no atendimento aos alunos.

1º Dia da Família - 2015

Famílias, reservem o dia 9 de maio (sábado) para participarem das atividades que os alunos e professores estão preparando para vocês aqui na escola.

ALVORADA

Apresentação do Coral na Schulfest

No dia 17 de maio, acontecerá a SCHULFEST na Unidade Higienópolis. Uma das atrações do evento é a participação do nosso coral, com a coordenação do Professor Eliezer.

Nos próximos dias, enviaremos a autorização e as explicações sobre horário de saída e chegada.

Comunidade Evangélica de Confissão Luterana

Maria Madalena em Alvorada

Av. Olegário José Guimarães, 750 Bairro Piratini

- Culto domingo, dia 26, às 19 horas, com Louvor.

- Encontro de Jovens, dia 25, às 17h30min, com muita brincadeira, louvor e compartilhamento da fé.

(9)

TRAMANDAÍ

Aniversário do Colégio

No dia 27 de abril, o Colégio Sinodal Tramandaí completa 29 anos.

Queremos convidar a comunidade escolar para participar deste momento muito especial para o Colégio nos seguintes horários: 10h20min e 13h15min.

No dia 30 de abril, teremos a Celebração na Igreja da Comunidade Evangélica de Tramandaí.

Conselho de Classe Participativo No dia 25 de abril, será realizado o primeiro Conselho de Classe Participativo do ano de 2015 para os alunos das turmas: F6º, F7º, F8º, F9º, M2ª e M3ª. Esta é uma oportunidade de professor e aluno poderem conversar sobre o processo de aprendizagem dentro e fora da sala de aula.

Em alguns casos, os pais podem ser convocados para estarem presentes junto com o aluno.

Seguem os horários de cada turma:

Horário Turma Horário Turma

07h30 às 08h20 F8ºA 10h às 10h50 F6ºA 08h20 às 09h10 F9ºA 10h50 às 11h20 M2ªA 09h10 às 10h F7ºA 11h20 às 12h00 M3ªA

1º Simulado do Ensino Médio

Nos dias 16 e 23 de maio, acontecerá o 1º Simulado do Ensino Médio. Importante a participação de todos os alunos do Ensino Médio, pois o simulado será considerado não só uma avaliação para todas as disciplinas, mas também dia letivo.

TRAMANDAÍ

Pais Representantes Segue a relação dos Pais Representantes: Turma: Pais representantes F1ºB Filipi Dariva Cabreira

Daniela Teixeira Xaubet e Mauricio André kaminski

F1ºD

F2ºB Lucia Carina da Silva Gomes F2ºD

F3ºB Günther Schein Hammes Susana Cordero Spode F3ºD

F4ºB Cláudia Stroshoen Marques e Paulo Ubirajara de Lara Marques/ Cristian Brentano Castilhos e Viviane Kohlrausch Castilhos

F5ºB Rogerio Silva dos Santos/Joice Eduiges Ferreira da Silva dos Santos

F5ºD Günther Schein Hammes F6ºA

F7ºA Loreno Romeu Schenkel e Síntia Batista Flores F8ºA Susana Cordero Spode

F9ºA Andréia Jung Paranhos M2ªA

M3ªA

Celebração do Dia das Mães

A Celebração do Dia das Mães será no dia 16 de maio, na Igreja da Comunidade Evangélica de Tramandaí. Os alunos já estão se preparando com muito amor e carinho, para tornar este momento especial.

(10)

GERAL

Reunião do Grupo Estratégico Pedagógico

Os integrantes do Grupo Estratégico Pedagógico se reúnem hoje, 24 de abril, para planejar o Seminário de Professores, o Seminário Professor Leitor e propostas de formação para os setores de apoio administrativo. Integram o grupo os coordenadores Tânia Lindemann, Loiva Glanzel, Rosvita Grubber, Marinês Rodolfo, Gisele Baller, Stefan Rout, a psicóloga Cristiane Burin e o pastor Bertilo Schneider.

Formação em Ciências Naturais

As Professoras Titulares dos 4os e 5os anos de todas as Unidades de Ensino participam neste sábado, 25 de abril, das 8 às 12 horas, de uma formação em Ciências Naturais, na Unidade Higienópolis. A atividade será dirigida pelos Coordenadores Pedagógicos e pelas professoras Henriqueta Castilho e Karin Carvalho, da Unidade Higienópolis, e Kelly Rodrigues, da Unidade Zona Norte.

GERAL

Preparo para o ENEM

O CEM Pastor Dohms, em todas as Unidades onde há oferta de Ensino Médio - ciente de sua responsabilidade na orientação de seus alunos para os desafios acadêmicos - organizou um programa de esclarecimentos e preparação para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio). Desse programa, fazem parte as palestras sobre a prova para todas as turmas, a cargo do SOE e do SOP, e os simulados.

Assim sendo, nas manhãs de 9 e 23 de maio, os alunos do Ensino Médio terão a oportunidade de realizar o 1º Simulado ENEM/Dohms 2015. No dia 9, durante 4 horas e 30 minutos, as áreas das Ciências Naturais e Humanas serão objeto do exame. Já no dia 23, será a vez da prova de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Matemática e da Redação. Dessa vez, serão 5 horas e 30 minutos de trabalho. Nas duas datas, as provas iniciam às 8 horas, observando-se todas as regras e procedimentos do exame real.

Aos alunos da 1ª série a participação é facultativa. Para fins de organização, os interessados dessa série devem se inscrever junto à Equipe Pedagógica até o dia 4 de maio. Aos alunos da 2ª e da 3ª série, os sábados serão dias letivos normais. Portanto, a participação é obrigatória para todas as turmas M2 e M3.

A atividade visa possibilitar aos alunos que experimentem o que significará esse desafio no futuro. Os participantes terão a oportunidade de testar seus conhecimentos e conhecer-se melhor para desenvolver estratégias de organização no tempo disponível.

Do mesmo modo, o planejamento das atividades das aulas regulares, em todas as áreas do conhecimento que compõem a prova, leva em conta as competências e habilidades exigidas, uma vez que a elaboração do instrumento baseia-se no mesmo documento norteador da Educação Básica, os Parâmetros Curriculares Nacionais.

Referências

Documentos relacionados

Os alunos que concluam com aproveitamento este curso, ficam habilitados com o 9.º ano de escolaridade e certificação profissional, podem prosseguir estudos em cursos vocacionais

Contas credor Banco c/Movimento Capital integralizado Imóveis Estoques de Materias Receita de Serviços Despesas Diversas Fornecedores Despesas Salários Custos de Materiais Títulos

Alteração geométrica no teto a jusante de comporta do sistema de en- chimento e esvaziamento para eclusa de na- vegação: simulação numérica do escoamento e análise das pressões

Comolia ovalifolia (DC.) Triana, Trans. Na região de estudo foi encontrada em áreas de tabuleiro com solo úmido e bastante arenoso, sendo este seu primeiro registro

Inspecção Visual Há inspeccionar não só os aspectos construtivos do colector como observar e controlar a comutação (em

A gestão do processo de projeto, por sua vez, exige: controlar e adequar os prazos planejados para desenvolvimento das diversas etapas e especialidades de projeto – gestão de

13 Além dos monômeros resinosos e dos fotoiniciadores, as partículas de carga também são fundamentais às propriedades mecânicas dos cimentos resinosos, pois

São considerados custos e despesas ambientais, o valor dos insumos, mão- de-obra, amortização de equipamentos e instalações necessários ao processo de preservação, proteção