• Nenhum resultado encontrado

DECISÃO TÉCNICA DT-138/2011 R-00

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "DECISÃO TÉCNICA DT-138/2011 R-00"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

DIRETORIA TÉCNICA PLANEJAMENTO E ENGENHARIA DE AT E MT

D

D

T

T

--

1

1

3

3

8

8

/

/

2

2

0

0

1

1

1

1

DECISÃO TÉCNICA

DT-138/2011 R-00

EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS PARA

FINS URBANOS DESTINADOS ÀS FAMÍLIAS

DE BAIXA RENDA

(2)
(3)

Código

Página

Revisão

Emissão

DECISÃO TÉCNICA

EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS PARA FINS URBANOS DESTINADOS ÀS FAMÍLIAS

DE BAIXA RENDA

DT-138

I 00 OUT/2011

APRESENTAÇÃO

Esta Decisão Técnica estabelece critérios para definir um empreendimento habitacional como de interesse social destinados às classes de baixa renda, e fixa prazos e regras para apresentação e análise de projeto e execução de obras de Rede de Distribuição de Energia Elétrica.

Elaboração:

Rômulo Thardelly Alves Moreira Sales Área de Normas e Procedimentos

Equipe de Consenso:

Alfredo Pereira da Costa Filho Normalização Técnica Metropolitana

Fábio da Rocha Ribeiro Projeto e Obras de Média e Baixa Tensão Fortaleza/Metropolitana

Joao Vianney Bezerra Novos Clientes Grupo B

José Caminha Alencar Araripe Regulação e Mercado

José Carlos Alves Filho Novos Clientes Grupo B

Keyla Sampaio Câmara Normas e Procedimentos

Lael Ezer da Silva Júnior Novas Tecnologias

Mardônio Jenner de Melo Normalização Técnica Fortaleza

Roberto Gentil Porto Filho Planejamento e Engenharia de AT e MT

Apoio:

(4)

1 OBJETIVO ...1 2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS ...1 3 DEFINIÇÕES...1 4 CAMPO DE APLICAÇÃO...2 5 DISPOSIÇÕES GERAIS ...2 5.1 RESPONSABILIDADE...2 5.2 APRESENTAÇÃO DE PROJETO...3 5.3 PRAZOS...4 5.3.1 Elaboração do Projeto...4

5.3.2 Opção do Responsável pela Implantação ...5

5.3.3 Execução da Obra...5

5.4 PONTO DE ENTREGA E MEDIÇÃO...5

6 ÓRGÃO EMITENTE E RESPONSÁVEL ...6

(5)

Código

Página

Revisão

Emissão

DECISÃO TÉCNICA

EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS PARA FINS URBANOS DESTINADOS ÀS FAMÍLIAS

DE BAIXA RENDA

DT-138

1/6 00 OUT/2011 1 OBJETIVO

Definir os empreendimentos habitacionais de interesse social, bem como estabelecer regras e recomendações para apresentação e análise de projeto e execução de obra da Rede de Distribuição de Energia Elétrica para estes empreendimentos, destinados predominantemente às famílias de baixa tenda.

2 REFERÊNCIAS NORMATIVAS

Para elaboração do projeto e execução da obra, devem ser seguidas as seguintes legislações, resoluções da ANEEL e documentos técnicos da Coelce, em suas últimas revisões:

2.1 Legislação

Lei No 6.766, de 19/12/1979, Dispõe sobre Parcelamento do Solo Urbano e dá outras Providências.

2.2 Resoluções da ANEEL

Resolução Normativa ANEEL Nº 414 de 09/09/10, Estabelece as condições gerais de fornecimento de energia elétrica de forma atualizada e consolidada.

2.3 Normas Coelce

CP-001, Rede de Distribuição Aérea de Média e de Baixa Tensão;

DT-044, Projeto e Construção de Extensão de Rede de Distribuição Aérea de Baixa e Média Tensão Executada por Terceiro;

NT-001, Fornecimento de Energia Elétrica em Tensão Secundária de Distribuição;

NT-003, Fornecimento de Energia Elétrica a Prédios de Múltiplas Unidades Consumidoras; NT-009, Encargos e Participação Financeira em Obras do Sistema Elétrico da Coelce; PA-10, Gestão Ambiental de Novos Projetos e Modificações;

PE-031, Rede Primária de Distribuição Aérea de Energia Elétrica Urbana e Rural; PE-038, Rede Secundária de Distribuição Aérea 380/220V.

3 DEFINIÇÕES

3.1 Programa Minha Casa, Minha Vida – PMCMV

Tem por finalidade criar mecanismos de incentivo à produção e aquisição de novas unidades habitacionais, requalificação de imóveis urbanos e produção ou reforma de habitações rurais, para famílias com renda mensal de até dez salários mínimos.

3.2 Empreendimentos Habitacionais para fins Urbanos

Loteamentos, desmembramentos, condomínios e outros tipos estabelecidos na forma da legislação em vigor, localizados em zonas urbanas, de expansão urbana ou de urbanização específicas, assim definidas pelo plano diretor ou aprovadas por lei municipal.

3.3 Empreendimentos Habitacionais para fins Urbanos de Interesse Social

Empreendimentos habitacionais, destinados predominantemente às famílias de baixa renda, estabelecidos nas modalidades do item 3.2, em uma das seguintes situações:

a) Implantados em zona habitacional declarada por lei como de interesse social;

b) Promovidos pela União, Estados, Distrito Federal, Municípios ou suas entidades delegadas, estas autorizadas por lei a implantar projetos de habitação, na forma da legislação em vigor;

(6)

público.

3.4 Cadastro Único para Programas Sociais - CADÚNICO

Instrumento de identificação e caracterização socioeconômica das famílias brasileiras de baixa renda, entendidas como aquelas com renda igual ou inferior a meio salário mínimo por pessoa (per capita) ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

3.5 Famílias de Baixa Renda

Famílias cadastradas no CADÚNICO que possuam renda per capita de até meio salário mínimo ou famílias com até 3 (três) salários mínimos que participem de programa específico de habitação.

3.6 Ponto de Entrega

O ponto de entrega é a conexão do sistema elétrico da Coelce com a unidade consumidora e situa-se no limite da via pública com a propriedade onde esteja localizada a unidade consumidora, exceto quando:

a) tratar-se de condomínio horizontal, onde a rede elétrica interna não seja de propriedade da distribuidora, caso em que o ponto de entrega se situará no limite da via pública com o condomínio horizontal;

b) tratar-se de condomínio horizontal, onde a rede elétrica interna seja de propriedade da distribuidora, caso em que o ponto de entrega se situará no limite da via interna com a propriedade onde esteja localizada a unidade consumidora;

c) tratar-se de fornecimento a edificações com múltiplas unidades consumidoras, em que os equipamentos de transformação da distribuidora estejam instalados no interior da propriedade, caso em que o ponto de entrega se situará na entrada do barramento geral.

3.7 Loteamento

Subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com abertura de novas vias de circulação, de logradouros públicos ou prolongamento, modificação ou ampliação das vias existentes.

3.8 Desmembramento

Subdivisão de gleba em lotes destinados a edificação, com aproveitamento do sistema viário existente, desde que não implique na abertura de novas vias e logradouros públicos, nem no prolongamento, modificação ou ampliação dos já existentes.

4 CAMPO DE APLICAÇÃO

Esta Decisão Técnica se aplica as áreas de análise e elaboração de projeto e execução de obras para atendimento a Empreendimentos Habitacionais para fins Urbanos de interesse social, predominantemente destinados às famílias de baixa renda, conforme definido neste documento.

5 DISPOSIÇÕES GERAIS 5.1 Responsabilidade

5.1.1 A Coelce é responsável pelos investimentos necessários e pela construção das redes de distribuição de energia elétrica para o atendimento das unidades consumidoras situadas em empreendimentos abrangidos por este documento, destinados às famílias de baixa renda e que estejam em conformidade com a legislação aplicável.

5.1.2 Os investimentos referidos no item 5.1.1 compreendem as obras em quaisquer níveis de tensão do ponto de entrega até a conexão com a rede de distribuição de energia existente da

(7)

Código

Página

Revisão

Emissão

DECISÃO TÉCNICA

EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS PARA FINS URBANOS DESTINADOS ÀS FAMÍLIAS

DE BAIXA RENDA

DT-138

3/6 00

OUT/2011

Coelce. Tais obras devem ser executadas conforme padrões da Coelce, PE-031 e PE-038, devendo ser utilizados equipamentos e materiais conforme especificações e padrão de material da mesma.

5.1.3 O ponto de entrega somente deve ser localizado na área interna do empreendimento habitacional na forma de condomínios horizontais quando este atender as características do item 5.4

5.1.4 A Coelce deve adotar todas as providências com vistas a viabilizar o fornecimento, operar e manter o seu sistema elétrico até o ponto de entrega, caracterizado como o limite de sua responsabilidade, observadas as condições estabelecidas na legislação e regulamentos aplicáveis.

5.1.5 A Coelce não é responsável pela implantação do sistema de iluminação pública ou de

iluminação das vias internas.

5.1.6 O empreendedor é responsável pelos investimentos necessários pela construção das redes de distribuição de energia elétrica e instalações elétricas internas do empreendimento habitacional quando os custos da construção das redes de distribuição de energia elétrica estejam contemplados na planilha de custos do contrato de financiamento com a Caixa Econômica Federal.

5.1.7 O empreendedor é responsável por apresentar o projeto conforme item 5.2.

5.2 Apresentação de Projeto

5.2.1 O projeto da rede de distribuição de energia elétrica apresentados à Coelce deve atender a todos os requisitos do CP-001, NT-001, NT-003, PE-031 e PE-038 e demais normas pertinentes.

5.2.2 A solicitação para o atendimento a empreendimentos contemplados neste documento deve ser realizada formalmente à Coelce pelo responsável pela implantação, com antecedência mínima de 1(um) ano, sendo necessário fornecer as seguintes informações:

a) Documentação comprobatória emitida pela Caixa Econômica Federal de caracterização do empreendimento como sendo enquadrado como de interesse social e destinados predominantemente às famílias de baixa renda, conforme definido no item 3.3 ;

b) Cópia do contrato de financiamento da Caixa Econômica Federal contento a planilha de custos detalhado;

c) Licenças obrigatórias como:

– Licença para travessias de linhas férrea, rodovias ou aproximações de aeroportos;

– Licença ambiental emitida por órgão ambiental competente, quando a extensão de rede ou o

empreendimento ocupar área de conservação da natureza, conforme definidas em legislação específica;

– Licenças urbanísticas emitidas pela Prefeitura;

d) Cópia do projeto aprovado pela Prefeitura e pela Caixa Econômica Federal;

e) Cópia do Diário Oficial do Estado ou recorte de jornal local contendo a publicação do pedido do registro do loteamento com pequeno desenho de localização;

f) Cópia da certidão de registro do loteamento emitido pelo oficial de registro de imóveis à Prefeitura;

g) Todas as informações técnicas necessárias, em coordenadas georreferenciadas (X e Y em UTM/UPS), para projeto da infraestrutura básica;

(8)

unidades consumidoras ou agrupamento dos mesmos devem ser apresentados para análise da Coelce na Área de Novos Clientes do Grupo B. A mesma deve solicitar à Área de Projetos e Obras a elaboração estudos, orçamentos e projetos conforme item 5.3.1, quando for identificada pela Coelce ou indicada pelo responsável do empreendimento a necessidade de construção de rede de distribuição de energia elétrica.

5.2.4 Os projetos de empreendimentos habitacionais classificados como loteamentos, desmembramento e condomínios horizontais devem ser apresentados para análise da Coelce na área de projetos e obras.

5.3 Prazos

Após o recebimento do projeto, conforme item 5.2, a Coelce deve encaminhar resposta ao responsável pela implantação do empreendimento habitacional, por escrito, observando os prazos definidos nos itens abaixo.

5.3.1 Elaboração do Projeto

5.3.1.1 A Coelce tem o prazo de 30 (trinta) dias, contado da data da solicitação de fornecimento para elaborar os estudos, orçamentos, projetos e informar ao interessado, por escrito, quando:

a) Inexistir rede de distribuição que possibilite o pronto atendimento da unidade consumidora; b) A rede necessitar de reforma ou ampliação; ou

c) O fornecimento depender de construção de ramal subterrâneo.

5.3.1.2 No documento formal encaminhado pela Coelce ao responsável pela implantação do empreendimento habitacional, devem ser informados as condições de fornecimento, requisitos técnicos e respectivos prazos, contendo obrigatoriamente:

a) Relação das obras e serviços necessários, no sistema de distribuição;

b) Prazo de início e de conclusão das obras, observado o disposto no item 5.3.3;

c) Características do sistema de distribuição acessado e do ponto de entrega, incluindo requisitos técnicos, como tensão nominal de fornecimento.

5.3.1.3 Adicionalmente, quando necessário, devem ser adicionados ao documento formal do item 5.3.1.2 as seguintes informações:

a) Orçamento da obra, contendo a memória de cálculo dos custos orçados, do encargo de responsabilidade da distribuidora e da participação financeira do consumidor;

b) Cronograma físico-financeiro para execução das obras; c) Cálculo do fator de demanda;

g) Obrigações do interessado; h) Classificação da atividade; i) Tarifas aplicáveis;

j) Limites e indicadores de continuidade;

k) Especificação dos contratos a serem celebrados;

l) Reforços ou ampliações necessários na Rede Básica ou instalações de outros agentes, incluindo, conforme o caso, cronograma de execução fundamentado em parecer de acesso emitido pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico - ONS.

(9)

Código

Página

Revisão

Emissão

DECISÃO TÉCNICA

EMPREENDIMENTOS HABITACIONAIS PARA FINS URBANOS DESTINADOS ÀS FAMÍLIAS

DE BAIXA RENDA

DT-138

5/6 00

OUT/2011

5.3.2 Opção do Responsável pela Implantação

5.3.2.1 O responsável pela implantação do empreendimento habitacional tem o prazo máximo de 30 (trinta) dias, após a data do recebimento das informações descritas nos itens 5.3.1.2 e 5.3.1.3, para manifestar, por escrito, à distribuidora sua opção por:

a) Aceitar os prazos e condições, estipulados pela Coelce;

b) Solicitar antecipação no atendimento mediante aporte de recursos; c) Executar a obra diretamente, observado as condições da DT-044.

5.3.2.2 Findo o prazo de que trata o item 5.3.2.1, sem que haja manifestação do interessado sobre a sua opção pela forma de execução da obra, o orçamento apresentado pela distribuidora perde a validade.

5.3.3 Execução da Obra

5.3.3.1 Satisfeitas, pelo interessado, as condições estabelecidas na legislação aplicável e aceitos os prazos e condições estipulados pela distribuidora, a Coelce tem o prazo mínimo de 1 ano para iniciar as obras, observado o disposto no item 5.3.2.

5.3.3.2 A obra somente deve ser iniciada quando houver unidade consumidora com condições de ser ligada.

5.3.3.3 Os prazos estabelecidos ou pactuados, para início e conclusão das obras a cargo da distribuidora, devem ser suspensos, quando:

a) O interessado não apresentar as informações sob sua responsabilidade;

b) Cumpridas todas as exigências legais, não for obtida licença, autorização ou aprovação de autoridade competente;

c) Não for obtida a servidão de passagem ou via de acesso necessária à execução dos trabalhos; d) Em casos fortuitos ou de força maior.

5.3.3.4 Os prazos continuam a fluir depois de sanado o motivo da suspensão.

5.4 Ponto de entrega e Medição

5.4.1 A rede de distribuição de energia da Coelce somente pode ser instalada no interior de empreendimentos habitacionais fechados quando:

a) For possível a Coelce e empresas parceiras o livre e fácil acesso a área fechada do empreendimento, incluindo os veículos de construção, manutenção e operação de redes aéreas de distribuição de energia;

b) Estiverem bem definidas as vias de circulação de veículos e pedestres e as regras de ocupação das redes de serviços essenciais como: água, esgoto, escoamento de água, telecomunicação.

5.4.2 As vias de circulação de pedestres citadas no item 5.4.1 devem ser projetadas de forma a

permitir a instalação dos postes de distribuição de energia sem impedir a acessibilidade das pessoas e atendendo aos afastamentos mínimos de segurança a edificações e outras estruturas.

5.4.3 Não deve haver rede de distribuição de energia da Coelce na parte interna de empreendimentos habitacionais abrangidos por este documento que não atendam aos requisitos dos itens 5.4.1 e 5.4.2. Neste caso o ponto de entrega situa-se no limite da via pública com o empreendimento habitacional.

5.4.4 Os centros de medição devem ser instalados em locais de livre e fácil acesso as pessoas credenciadas pela Coelce, devendo sempre que possível, ter acesso direto para a via pública. Por exemplo: locais como pilotis, paredes externas do prédio ou muro;

(10)

Área de Normas e Procedimentos

7 DISTRIBUIÇÃO

Diretorias: Comercial Técnica

Gerências: Planejamento e Engenharia de AT e MT Distribuição Fortaleza e Metropolitana Distribuição Sul

Distribuição Norte Áreas: Clientes Institucionais

Distribuição Atlântico Distribuição Centro Norte Distribuição Centro Sul Distribuição Leste Distribuição Norte Distribuição Sul

Referências

Documentos relacionados

O Programa Mais Alfabetização será implementado nos anos iniciais do ensino fundamental das unidades escolares públicas estaduais, distritais e municipais, por meio de

hondurensis, apresenta diferenças significativas entre as faces radial e tangencial para todos os parâmetros colorimétricos, exceto para o ângulo de tinta, tanto para o sítio de

Em seguida, os corpos de prova de cada resina composta foram distribuídos aleatoriamente em quatro grupos experimen- tais (n=10), de acordo com o controle e os sistemas de

40.. Observe as frases a seguir e identifique quais das frases são orações. Verbo seguir/ oração. c) Psiu! Silêncio! é uma frase mas não

Os modelos teóricos sobre estrutura de capital não indicam haver uma composição ótima, que seria a ideal para a empresa adotar visando maximizar o valor de suas ações, porém

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia