• Nenhum resultado encontrado

RESUMOS. Goiânia, v. 3, n. 2, p , jul./dez

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RESUMOS. Goiânia, v. 3, n. 2, p , jul./dez"

Copied!
13
0
0

Texto

(1)

389

RESUMOS

O

, Goiânia, v . 3, n. 2, p. 389-390, jul./dez. 2005.

COSTA, C. A. S. A influência do Colégio dos Jesuítas na

con-figuração da malha urbana de Salvador-BA (1549-1760).

Dissertação (Mestrado) – PPARQ/UFPE, Recife, 2005. Autor: Carlos Alberto Santos Costa

Orientador: Dr. Paulo Martin Souto Maior Defesa: 26.07.2005

objeto desta pesquisa foi o Colégio dos Jesuítas em Salvador (1549-1760). O problema inicial consistiu na verificação da existência de um choque de ideais de ocupação espacial, português e jesuíta, na formação da cidade. Buscou-se verificar se ocorreu a conver-gência desses dois ideais, como foram absorvidos e quais os seus desdobramentos na ocupação espacial da malha urbana.

Para a análise dessa hipótese, serviram os estudos das normas de instalação das cidades na América do Sul, com a demonstração de como se configuraram as fundadas pela Espanha e por Portugal. Observaram-se também as normas de instalação dos colégios jesuítas e, com este corpus infor-mativo, procurou-se compreender o objeto de estudo. Teve-se como baTeve-se factual para a pesquisa documentos históricos escritos, iconográficos, arqueológicos e arquitetônicos.

Entendendo-se o colégio como empreendimento da Companhia de Jesus, foram analisados três períodos deste projeto: 1549-1561, com dados referentes à aquisição, posse e instalação; 1561-1657, em que se trata da construção e loca-lização, com a compreensão da organização interna e com a demonstração de um modelo de ocupação para a atual Praça da Sé; 1654-1760, em que se abordou a reconstrução do colé-gio, com a apresentação do seu novo programa arquitetônico e de outro modelo de ocupação da Praça.

(2)

390

,

Goiânia, v

. 3, n. 2, p. 389-390, jul./dez. 2005.

Finalmente, demonstrou-se que existiu uma estreita relação entre os espaços da cidade e os do colégio, possibili-tando concluir que os jesuítas induziram a formação da malha urbana de Salvador numa parte do setor administrativo, com a instalação do colégio.

(3)

391

E

,

Goiânia, v

. 3, n. 2, p. 391-392, jul./dez. 2005.

COMERLATO, F. As representações rupestres do litoral de Santa

Catarina. Tese (Doutorado) – PPGH/PUCRS, Porto Alegre,

2005.

Autor: Fabiana Comerlato Orientador: Dr. Denis Vialou Defesa em: 28.02.2005

sta pesquisa tem como objeto as representações rupestres do litoral central catarinense. Esses sítios de gravura são os únicos, até o momento, conhecidos na costa brasileira. A área de estudo compreende uma faixa litorânea com ex-tensão aproximada de 120km, entre os municípios de Porto Belo e Garopaba. O levantamento arqueológico sistemá-tico ocorreu em 28 sítios, entre os quais 26 são insulares. Os dados oriundos dos trabalhos de campo foram proces-sados em laboratório, gerando um acervo composto de fo-tografias digitais, fichas de sítio e de gravura, estudos de composição, relevés e, por fim, a criação do banco de da-dos Memória Rupestre.

Os sítios de representação rupestre do litoral cen-tral de Santa Catarina foram inicialmente reconhecidos como uma unidade espaço-temporal que permitiu a criação de uma Tradição Litorânea Catarinense. Em prol dessa unidade, as convergências foram destacadas e, em contraponto, as dife-renças explicadas como fruto de contato(s) com outros siste-mas simbólicos. Dessa maneira, o objetivo central foi verificar se as representações rupestres do litoral de Santa Catarina possuem semelhanças significativas que possam levar a pen-sar em uma gramática plástica comum de populações pré-históricas que viveram neste recorte espacial.

(4)

392

Com esse objetivo, foram analisados seis aspectos: a

distribuição geográfica, as técnicas de confecção, as categorias de representação, a simetria, as técnicas gráficas e a organiza-ção espacial (níveis micro, semimicro e macro). Após a dis-cussão dos dados, foram analisadas possíveis recorrências na forma de instalação e distribuição, nas técnicas de execução, nas formas das gravuras, no agenciamento (em painéis e em dispositivos parietais) e na visibilidade e visualização das gra-vuras rupestres no contexto marítimo catarinense. Por con-seguinte, foi reavaliada a importância conferida à autoria dessas representações rupestres como questão-chave ao entendimento das gravuras. Finalmente, com a incorporação dos resultados das análises empreendidas, foi possível contribuir com um novo olhar para a problemática das representações rupestres do litoral de Santa Catarina.

,

Goiânia, v

(5)

393

A

,

Goiânia, v

. 3, n. 2, p. 393, jul./dez. 2005.

SANTANA, B. O. de. Espaços urbanos: a casa vilaboense no século XIX – memória de um tempo e de um povo. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. Autora: Beatriz Otto de Santana

Orientadora: Dra. Heliane Prudente Nunes Defesa em: 26.01.2005

objetivo deste estudo consiste em caracterizar dois espaços urbanos como símbolos da arquitetura residencial na Cidade de Goiás do século XIX, inseridos na zona tombada como Patrimônio Cultural da Humanidade e legitimados pela me-mória da população local. A metodologia adotada procurou seguir três eixos: análise da bibliografia existente sobre o patrimônio cultural, em especial o edificado e o urbano; le-vantamento da documentação oficial (jornais, inventários, registros de nascimentos e óbitos etc.) e da memória popu-lar, por intermédio da história oral sobre a Cidade de Goiás, famílias e sobre os objetos estudados; realização do inventá-rio arquitetônico dos edifícios, com a devida pesquisa dos sistemas construtivos. Os resultados obtidos permitiram con-cluir que, na casa goiana, apesar das tentativas de se buscar uma arquitetura erudita, conforme as feições adotadas nas grandes cidades brasileiras dos oitocentos, prevaleceu uma arquitetura vernacular, em que a tradição oral se faz mais determinante que o conhecimento científico, como bem po-dem provar os objetos de estudo, o Sobrado e a Chácara Moyzes.

(6)
(7)

395

,

Goiânia, v

. 3, n. 2, p. 395, jul./dez. 2005.

REZENDE, L. R. A exposição agropecuária de Goiás: símbo-lo ressignificado de uma tradição cultural. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. Autora: Larissa Rocha Rezende

Orientadora: Dra. Heliane Prudente Defesa em: 27.06.2005

finalidade deste estudo é compreender os elementos simbóli-cos que compõem a festa da exposição agropecuária de Goiás, ou festa da pecuária, nos moldes do patrimônio imaterial, es-tabelecendo sua relevância cultural para a cidade de Goiânia. Com o objetivo de identificar tais elementos, foram realizadas leituras sobre teorias de diferentes conceitos que envolvem o evento festivo, na perspectiva da antropologia cultural. A pes-quisa empírica foi realizada com base na aplicação de questio-nários e de entrevistas, cujos dados foram analisados na perspectiva da metodologia qualitativa. Os dados obtidos revelaram a fes-ta da pecuária como uma manifesfes-tação tradicional viva no imaginário da comunidade goiana, marcada por diferentes ressignificados, sobressaindo sua identidade sertaneja, presen-te na cultura local.

(8)
(9)

397

,

Goiânia, v

. 3, n. 2, p. 397, jul./dez. 2005.

BUENO, L. S. As técnicas tradicionais das fiandeiras e tecedeiras

de Hidrolândia – Goiás. Dissertação (Mestrado) –

Universi-dade Católica de Goiás, Goiânia, 2005. Autora: Luçany Silva Bueno

Orientador: Dr. Emílio Fogaça Defesa em: 09.08.2005

ssa dissertação consiste num estudo das técnicas tradicionais utilizadas pelas fiandeiras e tecedeiras de Hidrolândia. Aborda aspectos da cultura, da identidade e do patrimônio cultural. Discute a relação entre a materialidade e a imaterialidade do saber fazer técnico. Apresenta também um breve levantamen-to sobre as origens da tecelagem em geral, seus milevantamen-tos, a pre-sença feminina, os instrumentos utilizados, assim como a tecelagem manual no Brasil, no Estado de Goiás e em Hidro-lândia. Em Hidrolândia, especificamente, aborda-se o fazer e o saber que envolve a tecelagem, começando pela forma de aquisição da matéria-prima, o algodão, e de como ele é trans-formado em produto acabado para o consumo. Apresenta e analisa o mutirão das fiandeiras cujo objetivo é valorizar e mostrar as formas de trabalhar o algodão, bem como a cadeia operató-ria que envolve o fazer e o saber das fiandeiras e tecedeiras.

E

(10)
(11)

399

,

Goiânia, v

. 3, n. 2, p. 399, jul./dez. 2005.

OLIVEIRA, M.J. Família Almeida: a construção de um patrimônio imaterial. Dissertação (Mestrado) – Universida-de Católica Universida-de Goiás, Goiânia, 2005.

Autor: Manuel de Jesus Oliveira

Orientadora: Dra. Heliane Prudente Nunes Defesa em: 21.10.2005

dissertação consiste num estudo sobre a família Almeida, que se identifica com os inúmeros pioneiros que aqui chegaram atraídos pelos discursos oficiais. Em Goiânia, os Almeida cons-truíram uma nova identidade, ligada a uma sociedade que se formara com a fundação de Goiânia. Nessa construção, en-frentaram preconceitos e discriminações, granjearam amiza-des importantes que foram decisivas para a estratégia de inserção social. A alternativa para a ascensão social foi assimilacionista, com a qual disputam os espaços de acordo com as regras estabelecidas pela sociedade dominante. Por meio de entrevis-tas e depoimentos, foi possível identificar várias ações pionei-ras da família no processo da fundação de Goiânia.

(12)
(13)

401

,

Goiânia, v

. 3, n. 2, p. 401, jul./dez. 2005.

ARAÚJO, P. N. Revista Goiânia: um patrimônio cultural goianiense. Dissertação (Mestrado) – Universidade Católica de Goiás, Goiânia, 2005.

Autor: Pedro Nolasco de Araújo Orientadora: Dra. Albertina Vicentini Defesa em: 20.08.2005

ste trabalho pretende pôr em evidência um aspecto do patri-mônio cultural intangível, o teatro, ou, para ser mais preci-so, quer mostrar o teatro de revista. Mais especificamente, quer chamar a atenção do leitor para uma peça musical inti-tulada Goiânia, de autoria de Vasco dos Reis. Para tanto, in-terpreta e comenta as suas 28 cenas à luz da teoria inin-terpretativa de Clifford Geertz, tendo sempre em vista suas particulari-dades e seus detalhes. Além disso, empreende o estudo dos gêneros literários que lhe servem de estatuto, sejam eles re-cursos críticos ou orgânicos. Busca, ainda, situar a peça como patrimônio cultural local.

Referências

Documentos relacionados

Face a necessidade de transporte de familiar da vítima como acompanhante na ambulância não foi possível a minha presença no acompanhamento médico durante o transporte para o

A opção Activar menu de contexto mostra as opções Seleccionar predefinição e Ajustar ecrã do SmartControl Premium no menu de contexto exibido no ambiente de trabalho ao clicar

Para evitar choques eléctricos, certifique-se de que a unidade está ligada à terra e de que o fio de terra não está ligado a um tubo de gás, de água, a um condutor de pára-raios

Observações: O produto contém óleos minerais dos tipos que mostraram-se não carcinogênicos em estudos de pintura de pele em animais., Os óleos minerais altamente refinados não são

… § 3º - As vedações do inciso VI, "a", e do parágrafo anterior não se aplicam ao patrimônio, à renda e aos serviços, relacionados com exploração de atividades

Técnicas de Comunicações sugeridas pela CADA (Comissão de Avaliação de Documentos e Acesso), tais como a im- plantação do SIGAD (Sistema de Gestão Arquivística de

Professor assistente doutor do Departamento de Dermatologia e Radioterapia da Faculdade de Medicina de Botucatu, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Tabela 30: Porcentagem de penetração da formulação Roundup Original® na costura rebatida simples do material 50%/50% algodão/poliéster lavados nos