• Nenhum resultado encontrado

Assimetrias laterais na infância

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assimetrias laterais na infância"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

Quando se observa cuidadosamente o comportamento do ser humano, torna--se clara a existência de uma assimetria motora funcional favorecendo um dos lados, maioritariamente o direito. Na procura por um mecanismo responsável por comporta-mentos lateralizados, os teóricos têm investigado a tendência lateral direita nos huma-nos, aparecendo esta no uso da mão, do pé, do olho e do ouvido. A lateralidade manu-al, normalmente definida como o uso diferencial ou preferido de uma mão em situa-ções em que apenas uma delas pode ser usada, tem sido a mais vastamente estuda-da entre as preferências laterais humanas. Aproximaestuda-damente 90% estuda-da população, em variadas culturas, usa a mão direita na realização de actividades que envolvem vários graus de destreza.

A tendência para a preferência manual direita, típica da população adulta, pa-rece estar já presente no início da vida. Apesar da preferência manual não ser uma característica óbvia de crianças pequenas, tornando-se mais evidente aquando da

Paula Rodrigues

Universidade do Porto

Resumo

A tendência para a preferência manual direita, típica da população adulta, parece estar já presente no início da vida. Uma significativa proporção de bebés demonstra reflexos e movimentos espontâneos mais fortes e mais coordenados no lado direito do corpo do que do lado esquerdo. Porém, a observação dos comportamentos laterais de crianças até aos 3 anos de ida-de permite referir que essa tendência lateral se encontra em mudança, su-gerindo um sistema ainda em fluxo. Não obstante, à medida que a idade avança torna-se notória a preferência consistente por um dos lados. Apesar de muitos estudos confirmarem o facto da preferência manual se estabilizar gradualmente com a idade, não há consenso relativamente à idade com que isto acontece. A raridade de estudos longitudinais constitui uma limitação nas investigações quanto a este aspecto da preferência manual.

Palavras-chave

(2)

entrada na escola, podem observar-se algumas tendências motoras desde o nasci-mento ou mesmo antes do nascinasci-mento. Alguns pesquisadores, objectivando a predi-ção da direcpredi-ção da preferência manual nos adultos, têm investigado os percursores dessa preferência nas assimetrias posturais espontâneas.

Com a possibilidade da visualização directa da vida intra-uterina, o conheci-mento sobre o comportaconheci-mento lateralizado em fetos tem sido melhor estudado. Um dos comportamentos que pode ser claramente observado é o de sugar o polegar. A observação de fetos com 15 semanas revelou uma tendência marcada em sugarem o polegar direito (Hepper, Shahidullan, & White, 1991; Hepper, Wells, & Lynch, 2005) e a observação do movimento dos braços a partir de 10 semanas mostrou que aproxi-madamente 85% dos fetos exibiram maior actividade com o braço direito do que com o esquerdo (Hepper, McCartney, & Shannon, 1998; McCartney & Hepper, 1999). A posição da cabeça em relação ao corpo demonstrou, de igual forma, uma clara ten-dência para a direita em fetos com 38 semanas (Ververs, de Vries, van Geijn, & Hopkins, 1994a, 1994b). Estes comportamentos assimétricos podem ter um papel importante no desenvolvimento das assimetrias subsequentes.

A observação de recém-nascidos demonstra, do mesmo modo, uma variedade de tendências motoras laterais. A assimetria lateral mais investigada nesta idade tem sido a orientação da cabeça a partir de uma posição na linha média do corpo. Nume-rosos estudos demonstraram que a maioria dos bebés viram a cabeça para o lado direito quando deitados em decúbito dorsal (Cioni & Pellegrinetti, 1982; Ecklund-Flo-res & Turkewitz, 1996; Grattan et al., 2005; Hopkins, Lems, Janssen, & Butterworth, 1987; Liederman & Kinsbourne, 1980; Michel & Harkins, 1986; Ronnqvist, Hopkins, van Emmerik, & de Groot, 1998; Konishi, Kuryiama, Mikawa, & Suzuki, 1987; Ronnqvist & Hopkins, 1998; Thompson & Smart, 1993). Alguns autores (Hopkins et al., 1987; Michel & Harkins, 1986) sugerem que a posição da cabeça, a visualização da mão e o contacto da mão com a boca formam uma sinergia lateral que pode influenciar o de-senvolvimento da lateralidade manual.

Outros comportamentos motores, tais como o reflexo de preensão (Tan, Ors, Kurkcuoglu, & Kutlu, 1992a; Tan & Tan, 1999; Thompson & Smart, 1993), o reflexo do caminhar (Cioni & Pellegrinetti, 1982; Melekian, 1981; Peters & Petrie, 1979), o reflexo tónico do pescoço (Cioni & Pellegrinetti, 1982; Grattan et al., 2005) foram ainda investigados nos primeiros dias de vida dos bebés. Os resulta-dos destes esturesulta-dos são, no entanto, inconclusivos, visto que alguns observaram uma assimetria favorecendo a direita (Melekian, 1981; Peters & Petrie, 1979; Tan et al., 1992a; Tan & Tan, 1999) enquanto que outros não observaram assimetrias nestes comportamentos (Cioni & Pellegrinetti, 1982; Tan et al., 1992b; Thompson & Smart, 1993).

(3)

Por volta dos dois ou três meses, quando o bebé começa a demonstrar um controlo mais voluntário, começam a surgir outras tendências laterais. Por exemplo, tem sido observado que a duração média na manutenção de um objecto na mão é significativamente maior na mão direita do que na esquerda (Caplan & Kinsbourne, 1976; Petrie & Peters, 1980; Strauss, 1982). Petrie e Peters (1980) por exemplo, ob-servaram bebés com apenas 17 dias e posteriormente com 51, 82 e 108 dias, e refe-rem que a maioria dos bebés para além de manterefe-rem um objecto por mais tempo na mão direita, também produziram uma preensão mais forte com essa mão.

A partir do terceiro mês de vida, os bebés começam a usar as suas mãos e braços de uma forma mais voluntária, o que permite a observação de uma preferência no uso de uma das mãos em comportamentos como o de levar as mãos à boca, apontar e alcançar objectos. Apesar de se observar uma tendência predominante-mente para a direita (Corbetta & Thelen, 1999; Iverson & Fagan, 2004; Michel & Harkins, 1986), o uso preferencial de uma das mãos segue trajectórias não lineares (Thelen, Corbetta, & Spencer, 1996). Ramsay (1980) não observou nenhuma tendência no uso de qualquer das mãos aos 5 meses de idade, mas aos 7 meses presenciou uma tendência para o uso da mão direita que persistiu até aos 9 meses.

No período que antecede o final do primeiro ano de vida, a criança começa a discriminar o uso de ambas as mãos na manipulação de objectos, assumindo cada mão uma função qualitativamente diferente. Emerge, então, uma tendência para a preferência de uma das mãos na manipulação dos objectos, enquanto que a outra mão exerce uma função secundária (Fagard & Marks, 2000; Ramsay & Weber, 1986). Esta preferência demonstra padrões em mudança que, de acordo com alguns auto-res, está ligada às experiências sensório-motoras, nomeadamente de sentar, a gati-nhar e a andar (Corbetta & Bojczyk, 2002; Corbetta & Thelen, 1996, 1999; Corbetta, Williams, & Snapp-Childs, 2006; Ramsay & Willis, 1984).

A partir do primeiro ano de vida o uso da mão aumenta em tarefas que exigem habilidade motora fina (Fagard & Marks, 2000; Geerts et al., 2003). Rice, Plomin e De Fries (1984), observaram crianças entre os 12 meses e os 24 meses de idade envol-vidas em actividades livres. Os resultados apontaram para uma clara preferência pelo uso de uma das mãos aos 24 meses de idade. Bresson, Maury, Pieraut-Bonniec e Schonen (1977) também descrevem um uso maior de uma das mãos (direita) a partir dos 22 meses numa tarefa de alcançar objectos.

Alguns autores (Corbetta & Thelen, 1999; Corbetta et al., 2006) são da opinião que a preferência manual pode começar a demonstrar maior estabilidade por volta dos três anos de idade porque, nessa altura, as crianças já alcançaram e ultrapassa-ram a maioria das mais importantes transições motoras típicas do desenvolvimento inicial, tais como aprender a andar e aprender a falar. Contudo, a idade em que se

(4)

estabelece a preferência manual não é consensual. Uns autores referem que já é notória a partir dos 13 meses (Bates et al., 1986), outros mencionam os 18 meses (Gottfried & Bathurst, 1983) e outros ainda apontam para os 2 anos de idade (Archer, Campbell, & Segalowitz, 1988) e 3 anos (Hinojosa, Sheu, & Michel, 2003).

A ocorrência de assimetrias laterais no início da gestação aponta, de acordo com alguns autores, para uma possível origem genética, enraizada na nossa herança filo-ontogénica (Annett, 1985; Levy & Nagylaki, 1972; McCartney & Hepper, 1999; McManus, 1985).

As influências ambientais impostas ao recém-nascido estão na base de outra linha de pensamento, a qual atribui à mãe um papel fundamental (Harkins & Michel, 1988; Provins, 1997), pois é ela que determina o ambiente do bebé podendo o seu comportamento afectar o recém-nascido. Dois dos comportamentos que têm sido re-lacionados com a posterior lateralidade da criança é o lado para o qual a mãe segura o bebé quando o pega ao colo, bem como o lado para o qual o deita. Os resultados evidenciam uma clara tendência para o lado direito em ambos os comportamentos (Harris & Fitzgerald, 1985; Manning & Denman, 1994; Thompson & Smart, 1993; Turnbull, Rhys-Jones, & Jackson, 2001; van der Meer & Husby, 2006).

Tem também sido sugerido que as tendências assimétricas observadas em bebés reflectem o funcionamento de mecanismos neurais (Turkewitz, 1980). Uma das teorias mais populares sobre a assimetria lateral foi proposta por Michel (1998) e Michel, Sheu e Brumley (2002), numa versão modificada da Teoria da Lateralização Progressiva, apresentada por Lenneberg em 1967 (Hinojosa et al., 2003). Ao contrário da versão original, que atribui à maturação do sistema nervoso um papel importante na lateralização das funções, a proposta de Michel confere à interacção do indivíduo com o ambiente o desenvolvimento da lateralização. Assim, enquanto que a primeira versão sugere que as assimetrias laterais progridem a partir de um estado simétrico, a versão modificada propõe que não existe a necessidade de uma simetria inicial, sen-do que as tendências laterais simples, uma vez estabelecidas, influenciam o desen-volvimento de tendências laterais mais complexas. Consequentemente, a preferência manual no adulto seria o resultado mais complexo da lateralidade manual humana (Hinojosa et al., 2003).

Assim, explicar as assimetrias laterais requer, de acordo com Fagard (2006), um entendimento sobre os eventos genéticos, ambientais e culturais, que lhes dão forma durante o desenvolvimento de um indivíduo.

Em síntese, os dados apresentados anteriormente mostram que uma propor-ção significativa de bebés demonstram reflexos e movimentos espontâneos mais for-tes e mais coordenados no lado direito do corpo do que do lado esquerdo. Porém, a observação dos comportamentos laterais de crianças até aos 3 anos de idade permite

(5)

referir que essa tendência lateral se encontra em mudança, sugerindo um sistema ainda em fluxo. Não obstante, à medida que a idade avança torna-se notória a prefe-rência consistente por um dos lados. Apesar de muitos estudos confirmarem o facto da preferência manual se estabilizar gradualmente com a idade, não há consenso relativamente à idade com que isto acontece. A raridade de estudos longitudinais cons-titui uma limitação nas investigações quanto a este aspecto da preferência manual.

Referências

Annett, M. (1985). Left, right, hand and brain: The right shift theory. Hillsdale, NJ: LEA. Archer, L. A., Campbell, D., & Segalowitz, S. J. (1988). A prospective study of hand preference

and language development in 18- to 30-month-olds. II: Relations between hand preference and language development. Developmental Neuropsychology, 4, 2, 93-102.

Bates, E., O´Connel, B., Vaid, J., Sledge, P., & Oakes, L. (1986). Language and hand preference in early development. Developmental Neuropsychology, 2, 1, 1-15.

Bresson, F., Maury, L., Pieraut-Bonniec, G., & Schonen, S. (1977). Organization and lateralization of reaching in infants: an instance of asymmetric functions in hand collaboration. Neuropsychologia, 15, 311-320.

Caplan, P. & Kinsbourne, M. (1976). Baby drops the rattle: asymmetry of duration of grasp by infants. Child Development, 47, 532-534.

Cioni, G. & Pellegrinetti, G. (1982). Lateralization of sensory and motor functions in human neonates. Perceptual Motor Skills, 54 (3Pt2), 1151-1158.

Corbetta, D. & Bojczyk, K. E. (2002). Infants return to two-handed reaching when they are learning to walk. Journal of Motor Behavior, 34, 1, 83-95.

Corbetta, D. & Thelen, E. (1999). Lateral biases and fluctuations in infant’s spontaneous arm movements and reaching. Developmental Psychobiology, 34, 237-255.

Corbetta, D. & Thelen, E. (1996). The developmental origins of bimanual coordination: A dynamic perspective. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 22, 2, 502-522.

Corbetta, D., Williams, J., & Snapp-Childs, W. (2006). Plasticity in the development of handedness: Evidence from normal development and early asymmetric brain injury. Developmental Psychobiology, 48, 6, 460-471.

Ecklund-Flores, L., & Turkewitz, G. (1996). Asymmetric headturning to speech and nonspeech in human newborns. Developmental Psychology, 29, 3, 205-217.

Fagard, J. (2006). Normal and abnormal early development of handedness. Developmental Psychology, 48, 6, 413-417.

Fagard, J., & Marks, A. (2000). Unimanual and bimanual tasks and the assessment of handedness in toddlers. Developmental Science, 3, 2, 137.

Geerts, W.K., Einspieler, C., Dibiasi, J., Garzarolli, B., & Bos, A.F. (2003). Development of manipulative hand movements during the second year of life. Early Human Development, 75, 1-2, 91-103.

Gottfried, A. W., & Bathurst, K. (1983). Hand preference across time is related to intelligence in young girls, not boys. Science, 221, 4615, 1074-1076.

Grattan, M.P., Nelson, M.N., White-Traut, R.C., Vasan, U., Gu, G.G., & Littau, S. (2005). Sex differences in high-risk premature infants’ asymmetric movement development. Physical and Occupational Therapy in Pediatrics, 25, 4, 5-28.

Harkins, D.A. & Michel, G.F. (1988). Evidence for a maternal effect on infant hand-use preferences. Developmental Psychobiology, 21, 6, 535-541.

Harris, L.J. & Fitzgerald, H.E. (1985). Lateral cradling preferences in men and women: Results from a photographic study. Journal of General Psychology, 112, 2, 185-189.

(6)

Hepper, P.G., McCartney, G.R., & Shannon, E.A. (1998). Lateralised behaviour in first trimester human foetuses. Neuropsychologia, 36, 6, 531-534.

Hepper, P.G., Wells, D.L., & Lynch, C. (2005). Prenatal thumb sucking is related to postnatal handedness. Neuropsychologia, 43, 3, 313-315.

Hepper, P., Shahidullah, S., & White, R. (1991). Handedness in the human fetus. Neuropsychologia, 29, 11, 1007-1111.

Hinojosa, T., Sheu, C.F., & Michel, G.F. (2003). Infant hand-use preferences for grasping objects contributes to the development of a hand-use preference for manipulating objects. Developmental Psychobiology, 43, 4, 328-334.

Hopkins, B., Lems, W., Janssen, B., & Butterworth, G. (1987). Postural and motor asymmetries in newlyborns. Human Neurobiology, 6, 3, 153-156.

Iverson, J.M. & Fagan, M.K. (2004). Infant vocal-motor coordination: Precursor to the gesture-speech system? Child Development, 75, 4, 1053-1066.

Konishi, Y., Kuriyama, M., Mikawa, H., & Suzuki, J. (1987). Effect of body position on later postural and functional lateralities of preterm infants. Developmental Medicine and Child Neurology, 29, 6, 751-757.

Lenneberg, E.H. (1967). Biological foundations of language. New York: Wiley.

Levy, J. & Nagylaki, T. (1972). A model for the genetics of handedness. Genetics, 72, 117-128. Liederman, J. & Kinsbourne, M. (1980). Rightward motor bias in newborns depends upon parental

right-handedness. Neuropsychologia, 18, 579-584.

Manning, J.T. & Denman, J. (1994). Lateral cradling preferences in humans (homo sapiens): Similarities within families. Journal of Comparative Psychology, 108, 3, 262-265. McCartney, G. & Hepper, P. (1999). Development of lateralized behaviour in the human fetus from

12 to 27 weeks’ gestation. Developmental Medicine and Child Neurology, 41, 2, 83-86. McManus, I.C. (1985). Handedness, language dominance and aphasia: A genetic model.

Psychological Medicine Monogr Suppl, 8, 1-40.

Melekian, B. (1981). Lateralization in the human newborn at birth: Asymmetry of the stepping reflex. Neuropsychologia, 19, 5, 707-711.

Michel, G.F. (1998). A lateral bias in the neuropsychological functioning of human infants. Developmental Neuropsychology, 14, 4, 445-469.

Michel, G.F. & Harkins, D.A. (1986). Postural and lateral asymmetries in the ontogeny of handedness during infancy. Developmental Psychobiology, 19, 3, 247-258.

Michel, G.F., Sheu, C.F., & Brumley, M.R. (2002). Evidence of a right-shift factor affecting infant hand-use preferences from 7 to 11 months of age as revealed by latent class analysis. Developmental Psychobiology, 40, 1, 1-13.

Peters, M. & Petrie, B.F. (1979). Functional asymmeteries in the stepping reflex of human neonates. Canadian Journal of Psychology, 33, 3, 198-200.

Petrie, B.F. & Peters, M. (1980). Handedness: Left/right differences in intensity of grasp response and duration of rattle holding in infants. Infant Behavior and Development, 3, 215-221. Provins, K.A. (1997). Handedness and speech: A critical reappraisal of the role of genetic and

environmental factors in the cerebral lateralization of function. Psychological Review, 104, 3, 554-571.

Ramsay, D.S. (1980). Onset of unimanual handedness in infants. Infant Behavior & Development, 3, 377-385.

Ramsay, D.S. & Weber, S.L. (1986). Infants’ hand preference in a task involving complementary roles for the two hands. Child Development, 57, 2, 300-307.

Ramsay, D.S. & Willis, M.P. (1984). Organization and lateralization of reaching in infants: An extension of bresson. Neuropsychologia, 22, 5, 639-641.

Rice, T., Plomin, R. & De Fries, J. (1984). Development of hand preference in the Colorado adoption project. Perceptual and Motor Skills, 58, 683-689.

Ronnqvist, L. & Hopkins, B. (1998). Head position preference in the human newborn: A new look. Child Development, 69, 1, 13-23.

Ronnqvist, L., Hopkins, B., van Emmerik, R., & de Groot, L. (1998). Lateral biases in head turning and the moro response in the human newborn: Are they both vestibular in origin? Developmental Psychobiology, 33, 4, 339-349.

(7)

Strauss, E. (1982). Manual persistence in infancy. Cortex, 18, 2, 319-321.

Tan, U. & Tan, M. (1999). Incidences of asymmetries for the palmar grasp reflex in neonates and hand preference in adults. Neuroreport, 10, 16, 3253-3256.

Tan, U., Ors, R., Kurkcuoglu, M., & Kutlu, N. (1992a). The lateralization of the grasp reflex in human newborns. International Journal of Neuroscience, 62, 1-2, 1-8.

Tan, U., Ors, R., Kurkcuoglu, M., Kutlu, N., & Cankaya, A. (1992b). Lateralization of the grasp reflex in male and female human newborns. International Journal of Neuroscience, 62, 3-4, 155-163.

Thelen, E., Corbetta, D., & Spencer, J. P. (1996). Development of reaching during the first year: Role of movement speed. Journal of Experimental Psychology: Human Perception and Performance, 22, 5, 1059-1076.

Thompson, A. & Smart, J. (1993). A prospective study of the development of laterality: neonatal laterality in relation to perinatal factors and maternal behavior. Cortex, 29, 649-659. Turkewitz, G. (1980). Mechanisms of a neonatal rightward turning bias - a reply to liederman and

kinsbourne. Infant Behavior & Development, 3, 3, 239-244.

Turnbull, O. H., Rhys-Jones, S. L., & Jackson, A. L. (2001). The leftward cradling bias and prosody: An investigation of cradling preferences in the deaf community. Journal of Genetic Psychology, 162, 2, 178-186.

van der Meer, A. & Husby, A. (2006). Handedness as a major determinant of functional cradling bias. Laterality, 11, 3, 263-276.

Ververs, I. A., de Vries, J. I., van Geijn, H. P., & Hopkins, B. (1994a). Prenatal head position from 12-38 weeks. I. Developmental aspects. Early Human Development, 39, 2, 83-91. Ververs, I. A., de Vries, J. I., van Geijn, H. P., & Hopkins, B. (1994b). Prenatal head position from

12-38 weeks. ii. The effects of fetal orientation and placental localization. Early Human Development, 39, 2, 93-100.

Referências

Documentos relacionados

Este Regulamento Específico aplica-se a todas as competições de Xadrez realizadas no âmbito do Programa do Desporto Escolar, em conformidade com o estipulado no Regulamento Geral

Seja Δ ABC um triˆangulo qualquer. Sobre os lados AB e AC construa, respectivamente, triˆ angulos equil´ ateros Δ P AB e ΔRCA “para fora” do triˆangulo ΔABC. Sobre o lado

Nas universidades tal política é evidenciada tanto no ingresso de docentes, discentes e funcionários, como na sua inserção nos espaços de ensino, pesquisa e

Finalizando, foram feitos as seguintes aprovações e comunicados referentes ao item 13 (treze) da pauta da reunião (Outros assuntos): a) Aprovação por unanimidade

A PRÓ-REITORA DE ENSINO DE GRADUAÇÃO, no uso das suas atribuições delegadas, respectivamente, pela Portaria nº 239, de 10 de Abril de 2018, torna público aos

4.1.2 O tempo de execução da prova teórica é de 02h00min e da prova prática é de 04h00min e deve ser observado pelo Candidato, pois a prova deve ser rigorosamente entregue no

Os planos de Benefício Definido são geridos dentro do princípio do mutualismo – ou seja, eles se baseiam na contribuição de todos os participantes para o benefício de cada um.

ƒ Nível semântico de concordância: Uma vez que o processo de matching tem como base a comparação entre instâncias de ofertas e de demandas, é necessário que elas compartilhem