• Nenhum resultado encontrado

Ogoverno chinês anunciou,

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ogoverno chinês anunciou,"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Um dia depois da China anunciar que começará a importar carne suína de frigoríficos brasileiros, a Asemg comemorou um levantamento sobre o ingrediente indispensável à boa parte da saborosa e diversificada culinária mineira: o consumo per capita do alimento no estado subiu de 19 quilos, em 2009, para 21 quilos em 2010. O número supera a média nacional, que é de 14 quilos, e a de outros países, como Rússia (16 quilos) e Japão (18 quilos) – a Espanha, com 66 quilos, é o campeão mundial.

Leia mais na Pág. 3

Mineiro consome

mais carne suína

O

governo chinês anunciou,

no dia 11 de abril, a abertura de mercado para a carne suína brasileira. Em reunião, em Pequim, o ministro da Administração-Geral de Qualidade, Inspeção e Quarentena da China, Zhi Shuping, informou ao ministro da Agricultura do Brasil, Wagner Rossi, a aprovação inicial de três frigoríficos nacionais exportadores de suínos. A liberação ocorreu apenas cinco meses depois da vinda de missão chinesa ao Brasil para inspecionar 13 indústrias.

Com a decisão, o Brasil venderá o produto pela primeira vez para os chineses. Wagner Rossi, integrou comitiva da presidenta Dilma Rousseff, desembarcou em Pequim onde deu continuidade as negociações para ampliação do comércio bilateral.

“O anúncio do ministro da China reforça a importância da visita de autoridades de alto nível para dar andamento a assuntos de nosso interesse. A pujança do crescimento chinês mostra o potencial do comércio agropecuário bilateral”, afirmou o ministro da Agricultura brasileiro.

“Com a aprovação das indústrias de suínos do Brasil, estamos cumprindo parte da missão que a presidenta Dilma Rousseff nos deu de ampliar a venda de produtos de maior valor agregado”, completou Rossi. O aumento dos embarques de carnes representa agregar valor a matérias-primas, como farelo de soja e milho, usados na

China abre comércio de carne suína

alimentação do rebanho suíno e de aves. A expectativa é que nos próximos meses, o governo chinês amplie a lista de frigoríficos exportadores de suínos e aves, período em que se pretende sanar todas as dúvidas e questionamentos dos chineses em relação às demais indústrias. Também se espera que sejam liberadas as exportações de gelatina do Brasil.

“A decisão do governo da China representa uma oportunidade imediata como também de rápido crescimento para o futuro. Os chineses respondem por 50% da carne suína produzida no mundo, porém estão cada vez mais aumentando a renda per capita e devem ampliar o consumo de carnes”, informou o secretário de Relações Internacionais do Agronegócio, do Ministério da Agricultura, Célio Porto.

*Fonte: Suinocultura Industrial

(2)

Assuvap, Coosuiponte e Farmabase promovem curso sobre

“Medicação Via Água De Bebida”, “Farmacologia” e “Quarentena”

Com o objetivo de colaborar na qualifica-ção e tecnificaqualifica-ção da mão-de-obra das granjas e prestar um serviço ao suinocultor e ao fornecedor, a Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e a Cooperativa dos Suinocultores de Ponte Nova e Região (Coosuiponte), com apoio da empresa Farmabase, deram, no dia 13 de abril, continuidade ao Programa de mini-cursos para Gerentes de Granja e Chefes de Setor.

O encontro foi realizado na sede das entidades e abordou os temas “Medicação Via Água de Bebida”, “Farmacologia” e “Quarentena e Seus Benefícios”, este último, com ênfase em:

O porquê da quarentena; Fundamento da boa quarentena; Falhas mais comuns nas quarentenas; Manejo dos animais nas quarentenas.

Os temas foram discorridos pelo gerente técnico de Suínos da Farmabase, Flávio

Hirose, pelo diretor técnico da Tecsa, Dr. Luiz EduardoRistow,epeloassessorcientificodaTecsa, Dr. Weston Lemos. Os palestrantes trabalharam o conteúdo de forma didática, através de exemplos sobre os processos, provocando discussões e sugestões para correção e readaptação de alguns procedimentos.

Ainda estiveram presentes no encontro, Carlos Bedani (supervisor Comercial da Farmabase), Télcio Ferreira (coordenador de Vendas da Nutrinova – distribuidor de produtos Farmabase em Minas Gerais) e Antônio Luiz Brum (auxiliar de Vendas da Farmabase).

“Gostaríamos de agradecer a Assuvap e a Coosuiponte pela oportunidade de discutirmos assuntos tão relevantes. E dentre esses assuntos, a medicação via água

! ! ! !

para suínos que é um ponto onde a Farmabase se tornou referência. Foi possível apresentar e discutir o “Programa M e d i d a C e r t a ”, u m p r o g r a m a q u e a Farmabase desenvolveu especificamente para a medicação via água de bebida para suínos. Ta m b é m t i v e m o s a

oportunidade de apresentar alguns de nossos produtos aos participantes do curso”, pontuou Flávio Hirose.

“Nós da Tecsa Laboratórios, agradecemos a oportunidade de estar junto ao suinocultor do Vale do Piranga, trazendo informação, discutindo melhorias e a implantação de uma segurança sanitária para o plantel da região. É muito importante estarmos próximos e sempre alavancarmos a sanidade dessa suinocultura que é uma referência nacional”, enfatizou Dr. Ristow.

P a r a B e d a n i , “ o suinocultor ainda não aproveita dos benefícios que a medicação via água de bebida podem trazer para a sanidade do rebanho, além de ajudar nos custos de produção. Ponte Nova que é um polo de produção suinícola também deve usufruir desse benefício. A Farmabase atualmente é referência no assunto e possui cerca de 60% do mercado. Pelo site da Farmabase (www.farmabase.com.br) ou até mesmo pelo site do Programa Medida Certa (www.programamedidacerta.com.br), que a Farmabase desenvolveu especificamente para a medicação via água de bebida, o suinocultor encontra todas as informações passadas no curso, inclusive poderá realizar algumas simulações de dosagem, opção que o programa oferece através de simulador no próprio site”.

“Trabalhamos para oferecer ao suinocul-tor informações sobre os variados processos contidos em uma granja ou que tem relação com ela. A escolha do tema desse módulo

Dr. Weston Lemos, Dr. Luiz Eduardo Ristow, Télcio Ferreira, Flávio Hirose, Antônio Luiz Brum e Carlos Bedani

partiu de uma análise das tendências do mercado e da visualização de uma carência a respeito de informações sobre esse assunto. O suinocultor que inscreveu seu colaborador, com certeza irá colher os frutos, que informa-ção correta e precisa pode trazer”, destacou o presidente da Assuvap, Fernando Soares.

O próximo módulo do programa

acontecerá, no dia , no salão

nobre do Pontenovense Futebol Clube e terá como tema “Armazenagem de Grãos e Controle de Micotoxinas", com ênfase em:

Colheita dos grãos; Manejo na origem; Manejo na granja;

Limpeza e prevenção na fabrica de ração; Estratégias e controle de micotoxinas; Realidade atual das micotoxinas.

25 de maio ! ! ! ! ! !

Profissionais das granjas durante o curso

Participantes do curso junto aos representantes das empresas Farmabase, Tecsa e da Assuvap/Coosuiponte.

(3)

Mineiro consome mais carne suína com a alta no preço de bovinos

Um dia depois de a China anunciar que começará a importar carne suína de frigoríficos brasilei-ros, a Associação dos Suinocultores de Minas Gerais (Asemg) comemora um levantamento sobre o ingredien-te indispensável à boa paringredien-te da saborosa e diversificada culinária mineira: o consumo per capita do alimento no estado subiu de 19 quilos, em 2009, para 21 quilos em 2010. O número supera a média nacional, que é de 14 quilos, e a de outros países, como Rússia (16 quilos) e Japão (18 quilos) – a Espanha, com 66 quilos, é a campeão mundial. O resultado, além de manter Minas com o título de estado que mais consome o produto no Brasil, antecipou uma meta que a entidade, no início de 2010, havia se programado para alcançar apenas no fim de 2012.

O bom desempenho do mercado de suínos she deve a vários fatores, mas, principalmente, ao aumento do poder aquisitivo das classes mais baixas e às sucessivas escaladas do preço da carne bovina nos açougues. Para se ter ideia, entre janeiro e dezembro de 2010, enquanto o preço da carne de gado saltou 25,51%, o da de porco subiu 14,86%, segundo l e v a n t a m e n t o d a F u n d a ç ã o Ipead/UFMG. “Também se deve a outros motivos, como a adaptação nossa ao mercado. Por exemplo, há 20 anos atrás, o suíno tinha quatro cortes (costela, lombo, lombinho e pernil). Hoje, há mais de 90. Ou seja, a pessoa não precisa mais levar para casa a peça inteira do pernil. Pode levar bifes”, explica João Bosco Martins de Abreu, presidente da Asemg.

Ele admite que os negócios envolvendo frango e boi ainda colecionam números mais atraentes do que o do setor que representa. No fim de janeiro, estudo da

A diferença entre os dois tipos de carne favorece a família da represen-tante comercial Marcilene Andrade, de 36 anos, fã de pratos preparados com a carne suína. “Em casa, fazemos muito lombo assado”, diz Marcilene, que ontem levou ao Mercado Central dois colegas de São Paulo – o assessor comercial Thiago Chessa, de 29, e a e n f e r m e i r a R o b e s s i A n d r é i a Rodrigues, de 30 – para apreciar uma porção de torresmo de barriga acompanhada de uma cer veja gelada. “Não deixaríamos de provar um dos pratos típicos de Minas”, afirmou o rapaz.

“O paulistano adora carne de porco”, acrescentou a amiga, que se encantou com o cartão-postal da capital, onde os bares e restauran-tes servem um cardápio variado cujo carro chefe é a carne de porco. Os pratos com suínos também têm boa saída na tradicional churrasca-ria Porcão, no Bairro São Bento, Região Centro-Sul da capital. Lá, porém, o pernil e a costelinha são os preferidos dos clientes. “Em média, servimos 80 quilos destes cortes por semana”, calcula Sidnei Ferreira da Silva, chefe de carne do restaurante.

Fonte: Paulo Henrique Lobato -Estado de Minas - Publicação: 13/04/2011 consultoria Informa Economics FNP

revelou que cada brasileiro, em média, consome 44,7 quilos da ave e 35 quilos de carne de boi. Mas o presidente da Asemg d e s t a c a q u e o s s u i n o c u l t o r e s v ê m c o n q u i s-t a n d o m a i o r espaço a cada ano. E cita um indicador impor-tante para reforçar suas palavras: a média de

animais vivos comercializados semanal-mente saltou 18,6% entre 2009 e 2010, de 1.107.154 cabeças para 1.313.276.

Só o frigorífico Uberaba, um dos maiores do estado, abateu cerca de 1,2 mil suínos por dia no ano passado. “Foram cerca de 84 toneladas de carne (a cada 24 horas). Em 2011, o número já subiu para 1,5 mil (cabeças), ou aproxi-madamente 100 toneladas”, comemora Carlos Ferreira Rocha, gerente comercial da empresa e assessor da presidência do Sindicato das Indústrias de Carnes e Derivados de Minas Gerais (Sinduscar-ne). “No confronto entre 2010 e 2009, o setor vendeu 20% a mais de carne suína. O grande motivo foi a alta do preço do mercado de boi”.

Alguns açougues, tipo de estabeleci-mento que interessa diretamente ao consumidor, registraram justamente este percentual. O proprietário do açougue Rei da Carne, Orlando Costa Amaral, ressalta que “boa parte da clientela migrou” para o alimento mais barato. “Estamos vendendo 20% a mais de porco e 20% a menos de boi, pois a primeira custa pouco mais da metade da segunda”, acrescenta o comerciante, apontando para a tabela de preços do tradicional ponto de venda no Mercado Central de BH, na qual consta que o contra-filé bovino sai a R$ 17,90 e o lombo sem osso a R$ 9,90.

(4)

MASTER NUTRIÇÃO ANIMAL IND. E COM.LTDA

MASTER NUTRIÇÃO ANIMAL IND. E COM.LTDA

MATRIZ

AV.JOSÉ BIANUCCI, 586 - B. BIANUCCI CEP: 37706-400 - POÇOS DE CALDAS/MG

(35) 3697 1900

FILIAL

AV.S.ANTÔNIO, 237 - B.S.ANTONIO CEP: 35430-191 - PONTE NOVA/MG

(31) 3817 2053

FILIAL

AV.S.ANTÔNIO, 237 - B.S.ANTONIO CEP: 35430-191 - PONTE NOVA/MG

(31) 3817 2053 E-mail: master@masternutricao.com.br

www.masternutricao.com.br

"NÚCLEOS, PREMIXES, SAIS MINERAIS ATUALIZADOS TECNOLOGICAMENTE" "E UMA EQUIPE CAPACITADA AO SEU DISPOR"

"NÚCLEOS, PREMIXES, SAIS MINERAIS ATUALIZADOS TECNOLOGICAMENTE" "E UMA EQUIPE CAPACITADA AO SEU DISPOR"

Lideranças suinícolas discutem setor

No dia 14 de abril, representantes de diversas entidades ligadas ao setor suinícola reuniram-se na sede da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abstecimento (Seapa) para discutirem temas que fazem parte do cotidiano do setor.

"As câmaras representam a cadeia produtiva de cada setor e existem para induzir o crescimento do mesmo", explicou José Arnaldo Cardoso Penna, vice-presidente da Associação dos Suinocultores do Estado de Minas Gerais (Asemg) e presidente dessa Câmara Técnica.

Dando início às atividades, o professor da UFMG, Afonso Liguori de Oliveira, falou sobre o bem-estar animal: Bem-estar, Saúde e Qualidade da Carne e Derivados. Em seguida, a disponibilidade de milho,

sorgo e soja para Minas Gerais foram tema da palestra do Dr. João C a r l o s G a r c i a , d a Embrapa CNPMS. Também na pauta do dia o Sistema de Vigilância Sanitária na Zona Livre de Peste Suína, que contou com a e x p l a n a ç ã o d a

coordenadora do programa de defesa sanitária do Instituto Mineiro de A g ro p e c u á r i a ( I M A ) , J ú n i a M af ra Gonçalves. O atual estágio do Projeto N a c i o n a l d e D e s e nvo l v i m e nto d a Suinocultura em Minas Gerais, tema apresentado pela gerente executiva da Asemg, Sabrina Cardoso, também esteve em discussão.

Finalizando os trabalhos, o secretário do Conselho Estadual de Política Agrícola do Estado, Lindomar Antônio Lopes, tratou da reformulação da Câmara, que a partir da próxima reunião passa a contar com a presença de 21 entidades ligadas ao setor. Também foram decididas as datas das próximas reuniões: 09/06/2011, 15/9/2011 e 17/11/2011.*Com informações da ABC Comunicação

(5)

Qualidade Total Rural capacita suinocultores mineiros

O desafio

Sabemos da necessidade de atuar em todas as áreas (econômica, financeira, fiscal, etc.) para o bom andamento nas cooperativas. No entanto não podemos esquecer que uma questão fundamental para que todas as outras sejam trabalhadas com responsabilidade, transparência, suavidade e alegria é a busca constante dos “processos democráticos”. Esses sim, nos ensinam que da pluralidade de interesses e propostas divergentes, surgem o estímulo à convergência e uma “tomada de decisão” mais segura e consciente com a assinatura de todos os envolvidos, fazendo prevalecer o interesse comum.

Júlio Márcio Natali (Lico) Gerente Geral da ssuvap/Coosuiponte

COOPER

ATIVO

ESP

AÇO

** A Campanha tem duração de março a julho.

* O sor

teio ocorrerá no dia 28/07/11.

Mais informações: Brasminer (31) 38174483 - Coosuiponte (31) 3819-3900

Mais informações: Brasminer (31) 38174483 - Coosuiponte (31) 3819-3900

Na

Na compra de 1 bombona de Poly Phen (5L), 1 bombona de AVT 450 (5L) e 1 litro de Deter-sell (ou o volume de 11 litros de produtos POLLYSELL, que compõem esse kit), o cooperado ganha 1 bônus. Ao final da campanha, o cooperado concorre a uma TV LG de 42 polegadas e se comprar esses produtos todos os meses, ele ganha uma bonificação extra de 10%.

*Imagens meramente ilustrativas

Na tarde do dia 27/4, aconteceu na sede da Assuvap/Coosuiponte a quarta instruto-ria do Programa SEBRAE da Qualidade Total Rural, estiveram presentes suinocultores e colaboradores das 10 granjas participantes.

Além de suinocultores do Vale do Piranga, estão sendo capacitados pelo Programa SEBRAE de Gestão da Qualidade Total Rural, realizado por meio do PNDS, suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. O programa permite aos empresários do setor agropecuário entender e praticar os princípios e funda-mentos da qualidade no gerenciamento dos negócios, com o objetivo melhorar a qualidade de vida e a renda das pessoas que trabalham na empresa rural, alcançando excelência em produtos e serviços, utilizan-do o gerenciamento ou gestão pela qualida-de. O curso, que teve início em novembro de 2010, será executado em um ano com 79 horas de treinamento e 23 horas de consultoria por propriedade rural.

Mais de 20 produtores da Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga (Assuvap) e também da Associação dos Suinocultores do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba (Astap) – estão na primeira etapa do treinamento, que acontece de fevereiro a maio e tem como tema principal a “A Conquista da Qualidade” que proporciona a implementação de ações e procedimentos que gerem resultados

positivos por meio da satisfação do cliente e também auxilia na utilização das ferramen-tas da qualidade para uma gestão mais eficiente. O tema é dividido em quatro módulos: “Conhecendo a Qualidade”; “Qualidade no processo financeiro”; “Mandamentos da Qualidade e Solução de problemas em equipe”; e “Estratégia empresarial rural”, todos eles compostos de instrução teórica e visita de acompanha-mento.

A capacitação conta também mais três etapas: “D´Olho na Qualidade Rural”; “Melhorias de Processos” e “Compromisso com o Futuro”, que juntos buscam otimizar os recursos, melhorar o bem-estar físico,

mental e social de todos, respeitando a relação com o meio ambiente, além de elaborar um planejamento do desenvolvi-mento de competências da propriedade, bem como montar um plano de ação com critério de seleção e avaliação de desempe-nho dos fornecedores.

*Com informações da ABCS. Dr. Leonardo Leite (instrutor) fala aos participantes do programa, no Vale do Piranga.

(6)

EXPEDIENTE:

Associação dos Suinocultores do Vale do Piranga - Assuvap

Assessoria de Comunicação: Gilmar Aleixo Produção Editorial: Paula Gomides

500 exemplares mensal

Tiragem: Periodicidade:

Distribuição dirigida e gratuita

Ano XI - nº 399 - abril 2011

Telefone: (31) 3819-3919 e-mail:assuvap@assuvap.com.br

Site: www.assuvap.com.br Rua Euclides da Cunha, 71- Centro

Ponte Nova/MG / CEP: 35430-033

I Curso de Capacitação em Tecnologia de Cortes Suínos Data: Horário: Local: Programação: 09 de maio. das 14h às 18h.

Centro Vocacional Tecnológicos -Ponte Nova/MG.

Introdução sobre a carne suína; Técnicas de corte;

Nomenclatura e reconhecimento das peças; Formato de apresentação.

Eventos

Projeto

A Assuvap e a Coosuiponte parabenizam seus colaboradores pelo Dia do Trabalho - 1º de Maio.

empresa são seus colaboradores!”

empresa são seus colaboradores!”

“O maior patrimônio de uma

“O maior patrimônio de uma

Referências

Documentos relacionados

O score de Framingham que estima o risco absoluto de um indivíduo desenvolver em dez anos DAC primária, clinicamente manifesta, utiliza variáveis clínicas e laboratoriais

Não fez Com duas soluções uma sofrendo redução e a outra oxidação, em um circuito fechado com fio condutor metálico e uma ponte salina é possível produzir uma pilha química

em efeitos superiores, contudo, considerando-se a realização do experimento apenas no Rio Grande do Sul e as particularidades de cada região produtiva, a extrapolação dos

São Tomé e Príncipe, pertence às seguintes organizações: Banco Africano para o Desenvolvimento, Aliança dos Pequenos Estados Insulares, União Africana, Comunidade dos Países

Preliminarmente, alega inépcia da inicial, vez que o requerente deixou de apresentar os requisitos essenciais da ação popular (ilegalidade e dano ao patrimônio público). No

Feitiço do Segredo: deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica deposita um segredo numa pessoa de confiança, essa pessoa fica sendo o "Fiel do sendo o

O destaque é dado às palavras que abrem signi- ficados e assim são chaves para conceitos que fluem entre prática poética na obra de arte e sua reflexão em texto científico..

A respeito das propostas de desregulamentação nas relações de trabalho e da seguridade social no Brasil, percebidas tanto nas defesas do Banco Mundial quanto nas