• Nenhum resultado encontrado

SE 80. SleepExpert. P Sensor de sono Instruções de uso... 2

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SE 80. SleepExpert. P Sensor de sono Instruções de uso... 2"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

SE 80

P Sensor de sono

Instruções de uso ... 2

(2)

Leia atentamente estas instruções de uso, guarde-as para

utilização futura, disponibilize-as a outros utilizadores e respeite

as indicações nelas contidas.

PORTUGUÊS

1. Conhecer o equipamento ...3

2. Explicação dos símbolos ...3

3. Utilização prevista ...4

4. Nota ...4

5. Informações interessantes sobre

o tema “sono” ...4

6. Descrição do aparelho ...5

7. Primeiros passos ...6

8. Funções da aplicação ...7

8.1 Estatísticas de sono ...7 8.2 Diário ...7 8.3 Fresh Wake ...7

9. Limpeza e armazenamento ...7

10. Eliminação ...7

11. Dados técnicos ...8

Índice

AVISO

• Este aparelho pode ser usado por crianças com 8 ou mais anos de idade e

por pessoas limitadas nas suas faculdades psíquicas, sensoriais ou

men-tais ou por pessoas com falta de experiência e conhecimentos, desde que

o façam sob a supervisão de uma pessoa responsável pela sua segurança

ou se tiverem sido instruídos na utilização segura do aparelho e tomado

co-nhecimento dos perigos daí resultantes.

• As crianças não podem brincar com o aparelho.

• Antes de cada utilização, verifique se o aparelho e o cabo de alimentação estão

intactos. Se o aparelho estiver danificado, não pode ser usado.

• Os trabalhos de limpeza e manutenção que sejam da responsabilidade do

utilizador não podem ser realizados por crianças, a não ser sob vigilância.

• Durante os processos de limpeza, desligue o aparelho da rede elétrica.

• Limpe o aparelho unicamente da forma descrita.

• Não use produtos de limpeza que contenham solventes.

• Se o cabo de ligação à rede elétrica deste aparelho for danificado, tem de

ser eliminado. Se não for possível retirá-lo, o aparelho terá de ser eliminado.

Material fornecido

• 1 sensor de sono

• 1 fonte de alimentação com ficha • 1 exemplar de instruções abreviadas • 1 exemplar destas instruções de uso

(3)

Estimado(a) cliente:

Agradecemos que tenha optado por um dos nossos produtos. A nossa marca é sinónimo de produtos de alta qualidade nas áreas do calor, da terapia suave, da tensão arterial, do diagnóstico, do peso, da massagem, da beleza, ventilação e bebé, submetidos a controlos rigorosos. Leia atentamente estas instruções de uso, guarde-as para utilização futura, disponibilize-as a outros utilizadores e respeite as indicações nelas contidas. Com os melhores cumprimentos,

A sua equipa da Beurer

1. Conhecer o equipamento

Muitos anos de pesquisa e o uso profissional de dispositivos para a medição de valores vitais no âmbito hos-pitalar assumiram um papel importante no desenvolvimento do sensor de sono SE 80 SleepExpert da Beurer. Este inovador sensor de sono sem contacto físico regista o seu comportamento de sono com precisão e fiabilidade. Isso permite analisar o seu comportamento durante o sono e, por consequência, melhorar a qualidade de sono e a sua qualidade de vida em geral.

O SE 80 é posicionado debaixo do colchão e regista a sua frequência cardíaca, a sua frequência respirató-ria e os seus movimentos enquanto dorme. Com base nestes dados, é possível determinar em que fase de sono se encontra num determinado momento. Adicionalmente, é criado diariamente o chamado Sleep Sco-re. Uma aplicação usa os valores registados para calcular um índice que fornece informações compiladas sobre a qualidade do seu sono quotidiano. A aplicação gratuita beurer SleepExpert permite visualizar todos os valores registados, em forma de gráfico, e compará-los. Graças à função de diário, também é possível ter em consideração fatores de influência como, por ex., a prática de desporto ou o consumo de álcool.

Com a aplicação, terá à sua disposição as seguintes funções:

• Cálculo da qualidade de sono e visualização gráfica através do índice Sleep Score • Registo da fase de adormecer, da frequência com que se acorda e da duração do sono • Visualização gráfica das diversas fases de sono

• Função Fresh Wake (função de despertar suave através da identificação das fases de sono) • Dicas sobre o tema “sono” personalizadas e adaptadas ao seu comportamento de sono • Visualização do sono/Visualização de análise (em modo de dia/semana/mês)

• Função de diário • Fases da lua

• Correlação entre frequência cardíaca/frequência respiratória/movimentos • Função de deteção de apneias

Requisitos do sistema

• Bluetooth® 4.0, iOS a partir da versão 8.0, dispositivos Android™ a partir da versão 4.3 com Bluetooth®Smart

Ready

2. Explicação dos símbolos

Nestas instruções de uso são usados os seguintes símbolos:

AVISO

Advertência para o risco de lesões ou perigos para a sua saúde.

ATENÇÃO

Indicação de segurança alertando para o risco de danos no(s) aparelho(s)/acessório(s).

Nota

(4)

3. Utilização prevista

Use o sensor de sono exclusivamente para o registo do comportamento de sono. O sensor de sono desti-na-se a ser usado exclusivamente em recintos fechados e apenas para uma utilização no âmbito privado.

AVISO

Use este aparelho só para os fins para os quais foi desenvolvido e da forma descrita nas presentes instruções de uso. Qualquer utilização imprópria pode ser perigosa. O fabricante não poderá ser responsabilizado por danos decorrentes de uma utilização incorreta ou irresponsável.

4. Nota

Leia as presentes instruções com atenção! A inobservância das indicações seguintes pode causar danos pessoais ou materiais.

AVISO

Indicações gerais de segurança

• Mantenha as crianças afastadas do material de embalagem. Existe perigo de asfixia!

• Este aparelho não é um dispositivo médico e não é adequado para diagnosticar, tratar, curar ou prevenir doenças.

• Nunca use o aparelho se apresentar quaisquer danos visíveis. Um aparelho danificado pode causar re-sultados de medição incorretos.

• Use o aparelho apenas com a fonte de alimentação contida nos itens fornecidos. • Não use o aparelho em combinação com uma cama de água.

• Mantenha o aparelho afastado de fontes de vibração adjacentes, dado que estas podem provocar me-dições incorretas ou inexatas.

• Assegure-se de que a tomada elétrica à qual liga o aparelho se encontra nas imediações da cama.

ATENÇÃO

• Não exponha o aparelho aos raios solares nem a impactos, e não o deixe cair. • Nunca sacuda o aparelho.

5. Informações interessantes sobre o tema “sono”

Uma noite descansada com tempo suficiente para dormir é fundamental para o nosso bem-estar físico e psíquico, porque é durante o sono que processamos as novas experiências adquiridas e ganhamos forças para a nossa boa constituição mental e física. Os cientistas até descobriram que a expectativa de vida au-menta em cerca de 5 anos se dormirmos regularmente aprox. 7,5 horas por noite.

Assim sendo, o sono saudável e regenerador é extremamente importante, especialmente se tivermos em consideração que em média passamos um terço da nossa vida a dormir.

A maioria de todos nós não pensa muito sobre o processo de dormir, mesmo quando por vezes surgem alguns distúrbios do sono. Só 55 % da população mundial consegue ter um sono regenerador e profundo.

Comportamento de sono típico

É muito difícil definir uma norma para a necessidade do sono, porque cada pessoa tem necessidades espe-cíficas e individuais quando se trata do dormir. O aspeto mais importante é que a própria pessoa considere o seu sono como sendo revigorante.

É óbvio que isso também depende se a pessoa dorme pouco ou muito, ou se gosta de levantar-se cedo ou prefere estar mais ativa durante a noite. Aspetos como a genética, a idade e os hábitos também têm um papel importante.

A maioria dos jovens adultos e dos adultos dorme em média sete a nove horas por noite, embora este nú-mero possa oscilar para cima ou para baixo destes valores.

Mesmo que só durma 6 horas por noite, é importante que tenha um horário regular para se deitar e para se levantar.

(5)

Regra geral, o sono durante a noite subdivide-se nas seguintes fases do sono repetitivas:

Fase

Descrição

Sono leve

O sono leve é composto por duas fases: a primeira fase é muito curta e demora apenas cerca de 10 minutos. Os músculos começam a rela-xar e ocorrem espasmos musculares. Na segunda fase, os músculos estão relaxados. O sono leve representa em média 50 % da duração de um sono saudável. A diferença principal entre o sono leve e o so-no profundo é o número de estímulos necessários para despertar a pessoa que está a dormir. É muito mais fácil acordar alguém que está a dormir um sono leve do que um sono profundo.

Sono profundo

A respiração é muito regular e os batimentos cardíacos são mais len-tos. Agora, os músculos estão totalmente relaxados. Só com grande dificuldade é que se consegue acordar alguém que está em sono profundo, pois está a recuperar dos esforços físicos que fez. O sono REM

Em intervalos de 60 a 90 minutos, começa a fase do sono REM (“ Rapid Eye Movement”): os olhos movem-se rapidamente, o cérebro está muito ativo (muitos sonhos), a respiração é irregular, a muscu-lação está paralisada.

Efeitos da falta de sono

A falta de sono pode dar origem a uma grande variedade de consequências físicas e psíquicas. Os efeitos podem ser falta de concentração, capacidade intelectual reduzida, irritabilidade e até mesmo distúrbios de personalidade. Também as funções do corpo humano como a respiração, a tensão arterial e o metabolis-mo podem ficar perturbadas pelo distúrbio do ritmetabolis-mo do sono natural e enfraquecer o sistema imunológico e acelerar o processo de envelhecimento. Estudos de longa duração provaram que existe uma correlação entre as patologias do sistema cardiovascular e a permanente falta de sono (regularmente menos de 6 ho-ras de sono) ou os distúrbios respiratórios durante o sono.

6. Descrição do aparelho

1

2

3

4

5

1 Luz de funcionamento (verde) 4 Placa de sensor

(6)

7. Primeiros passos

Para configurar o sensor de sono, proceda da seguinte forma: 1. Certifique-se de que o seu smartphone está ligado à internet.

2. Descarregue a aplicação beurer SleepExpert na App Store da Apple (iOS) ou na Play Store da Google (Android). O sensor de sono só funciona em combinação com a aplicação beurer SleepExpert.

Nota

Dependendo das configurações do smartphone, é possível que a ligação à internet ou a transmissão de dados cause custos adicionais.

3. Ative a função de Bluetooth® no seu smartphone.

4. Abra a aplicação beurer SleepExpert e registe-se (só é preciso fazê-lo uma única vez).

5. Depois de se ter registado, a aplicação executa o processo de configuração do SE 80. A seguir, é exe-cutado um tutorial que lhe explica quais são as indicações e funções que a aplicação tem e como po-derá executar um registo do sono. Siga as instruções dadas na aplicação passo a passo:

6. Ligue a fonte de alimentação com fi-cha ao sensor de sono.

7. Ligue a outra extremidade da fonte de alimentação com ficha a uma tomada apropriada. No sensor de sono acen-de-se uma luz de funcionamento ver-de.

8. Coloque o sensor de sono debaixo do seu colchão à altura dos ombros. A dis-tância mínima entre o sensor de sono e a borda da cama deve ser de 15 cm. Assegure-se de que o logótipo da Beu-rer no sensor de sono fica virado para cima. Disponha o cabo da fonte de ali-mentação com ficha de maneira a que ninguém possa tropeçar nele. Posicione o sensor de sono de maneira que a li-gação para a fonte de alimentação com ficha aponte na direção da tomada.

Nota

Quando são duas pessoas a dormir na cama, também é possível efetuar um registo de sono separado com dois SE 80. No entanto, cada SE 80 terá de ser ligado a um smartphone separado. Não é possível ligar dois SE 80 através de um único smartphone.

Também é possível usar o SE 80 em combinação com um sobrecolchão aquecido. No entanto, o SE 80 e o sobrecolchão aquecido não devem ter contacto direto entre si. Coloque o SE 80 debaixo do colchão (conforme descrito acima) e o sobrecolchão aquecido por cima do colchão.

(7)

8. Funções da aplicação

8.1 Estatísticas de sono

Para cada registo de sono também é criada uma série de estatísticas de sono. A aplicação permite visualizar o seguinte:

• o tempo efetivo que se dorme,

• quanto tempo se passou em qual fase do sono (sono leve, sono profundo, sono REM, acordado), • a frequência respiratória/cardíaca,

• o tempo que se leva até adormecer, o número e a duração das fases acordadas, bem como o tempo total que se passa na cama,

• dicas personalizadas sobre o tema “sono”, adaptadas ao comportamento de sono pessoal,

• o chamado índice Sleep Score. A aplicação usa os valores registados para calcular um índice (de 0 a 100) que fornece informações sobre a qualidade do seu sono quotidiano. Quanto maior for este índice Sleep Score, melhor será a qualidade do sono.

8.2 Diário

Antes de iniciar o registo de sono, pode anotar no seu diário se bebeu álcool ou bebidas com cafeína antes de se ir deitar, ou se praticou desporto antes de ir para a cama.

Assim, mais tarde poderá analisar quais foram os efeitos que isso teve sobre o seu comportamento de sono.

8.3 Fresh Wake

Nas configurações da sua aplicação beurer SleepExpert existe a possibilidade de ativar o chamado Fresh Wake. O Fresh Wake é uma função de despertar que dispõe de um detetor de fases de sono. Ou seja, o sen-sor de sono evita que você seja despertado durante uma fase de sono profundo. Assim, será acordado com suavidade e poderá começar o dia com maior vitalidade.

Nota

Se não se encontrar numa fase de sono leve durante o período que definiu para o despertar, o som do des-pertador só será emitido no último segundo possível dentro desse período. Para poder usar a função Fresh Wake, tem de estar ativa uma ligação à internet.

Informação para utilizadores de dispositivos da Apple: Para poder usar a função Fresh Wake, autorize primeiro as mensagens para o beurer SleepExpert nas configurações do dispositivo.

9. Limpeza e armazenamento

• Proteja o aparelho contra embates, humidade, pó, produtos químicos, variações acentuadas de tempera-tura, campos eletromagnéticos e fontes de calor demasiado próximas (fornos, radiadores).

• Limpe o aparelho usando um pano macio e seco. Não use produtos de limpeza abrasivos. • Guarde o aparelho num local seco e limpo, protegido da poeira e a uma temperatura de 5 - 40 °C.

10. Eliminação

Por motivos ecológicos, quando estiver inutilizado, o aparelho não pode ser deitado fora juntamente com o lixo doméstico.

A eliminação deverá ser feita através dos respetivos pontos de recolha existentes no seu país de residência. Elimine o aparelho de acordo com a diretiva REEE relativa a resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos.

Se tiver qualquer dúvida a este respeito, informe-se junto do serviço municipal responsável pelo tratamento de resíduos.

(8)

11. Dados técnicos

Dimensões Ø 170 x 10 mm

Peso (sensor com fonte de

alimentação com ficha) 234 g

Conector Ficha Micro USB

Tensão de alimentação da fonte de alimentação com ficha

Entrada: 100-240 V~, 50-60 Hz, 0,3 A Saída: 5 V , 1 A

Classe de proteção da fonte de

alimentação com ficha duplo isolamento de proteção

Material Policarbonato

Peso admissível da pessoa 300 kg

Transmissão de dados Bluetooth® Smart (low energy)

Condições de funcionamento/

armazenamento admissíveis + 5 °C até + 40 °C, 15 - 85 % de humidade relativa do ar (sem condensação), 700 –1060 hPa de pressão atmosférica. Condições de transporte

admissíveis - 40 °C até + 70 °C, 15 - 85 % de humidade relativa do ar (sem condensação), 700 –1060 hPa de pressão atmosférica.

Garantimos, pela presente, que o produto cumpre os requisitos da diretiva europeia R&TTE 1999/5/CE. Contacte o endereço do serviço de assistência especificado para obter dados mais precisos, por exem-plo, a Declaração CE de Conformidade.

SE80_1215_P Salvo err

o ou omissão

BEURER GmbH • Söflinger Str. 218 • 89077 Ulm (Germany) www.beurer.com

Referências

Documentos relacionados

Este trabalho objetivou oferecer aos portadores de doença celíaca, atendidos no Ambulatório de Nutrição da Faculdade de Nutrição Emília de Jesus Ferreiro da

Dessa maneira, acreditamos que a reflexão sobre as diversas possibilidades de ser músico na sociedade atual pode criar subsídios para uma melhor consciência das

Considerando-se o patamar mencionado acima, após a análise de todos os eventos adver- sos possíveis do CI (análise primária), assim como quando a ITU foi o único

Para esse processo os parâmetros de soldagem, ilustrados na Figura 3, são: velocidade de rotação, força axial de fricção, tempo que essa força é aplicada, tempo

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Nos tempos atuais, ao nos referirmos à profissão docente, ao ser professor, o que pensamos Uma profissão indesejada por muitos, social e economicamente desvalorizada Podemos dizer que

Escala de Sono na Doença de Parkinson (PDSS), Escala de Sono de Epworth, e o Questionário para Transtorno Comportamental do sono REM (TCREMQ); alem da

Porém, através da somatória dos sete componentes (qualidade subjetiva do sono; latência do sono; duração do sono; eficiência habitual; distúrbios do sono; uso de